Ver Versão Completa : Amortecedores e Feixe de Molas mais macios para Band
Pessoal,
Nos EUA o pessoal fabrica alguns tipos de feixes de molas mais macios para band, alguém sabe de algo similar por aqui?
Tenho uma Band 2001 que é usada 90% do tempo na cidade, toda com a configuração original.
Estou querendo mudar os amortecedores e fazer algo na suspensão traseira, visando melhorar o conforto.
Os Ranchos 9000 só tem garantia para veículos até 1994. Alguma sugestão?
Abs
Pilz
Olá Pilz!
Estou a procura de algo parecido. Na minha (curta/98) fiz um trabalho nos feixes de molas traseiros que ajudaram bastante. Na prática é rebater as molas para que imitem as molas das pkp novas, como a S10.
Além disso, tem uma fita entre-molas usada no Fiorino, que, segundo comentários, deixa o feixe mais livre para trabalhar.
Estava pensando em colocar Rancho. Não sabia desse detalhe da garantia!
Sergio c
20/06/2014, 09:27
Suspensão com feixes de molas não tem muito o que se fazer, apenas alguns pequenos ajustes como os citados acima que melhoram um pouco o conforto. Para ficar mais macia teria para a suspensão em molas espirais, mas, perde-se em estabilidade e a confiança em uma trilha mais pesada. Conheci um dono de band curta que tinha essas molas espirais nos 2 eixos e mando retirar tudo e colocar feixes de molas, isso que ele nem usava para trilhas mais pesadas, só passeios leves.
Feixes de molas foram projetados para carregar peso e aguentar todo tipo de trabalho e esforço, justamente por isso perde-se em conforto para os ocupantes dos veículos.
Ardidas///
20/06/2014, 10:01
Essa da garantia tb não sabia.
Falando em Rancho. Minha Band está com um lift de algumas polegadas. Será que o amortecedor rancho 999350 p/ "Trolla" dará certo band84? Eles estão por 350 reais em 8x sem juros na fenajeep.
Suspensão com feixes de molas não tem muito o que se fazer, apenas alguns pequenos ajustes como os citados acima que melhoram um pouco o conforto. Para ficar mais macia teria para a suspensão em molas espirais, mas, perde-se em estabilidade e a confiança em uma trilha mais pesada. Conheci um dono de band curta que tinha essas molas espirais nos 2 eixos e mando retirar tudo e colocar feixes de molas, isso que ele nem usava para trilhas mais pesadas, só passeios leves.
Feixes de molas foram projetados para carregar peso e aguentar todo tipo de trabalho e esforço, justamente por isso perde-se em conforto para os ocupantes dos veículos.
Na minha, jipe longo, fiz justamente o contrário, tirei os feixes e coloquei molas espirais, 2links, barra panhard e barra estabilizadora dianteira e traseira. O conforto melhora muuiiiito e o balanço fica bem dentro do razoável. Claro, balança mais que os feixes, mas pula menos. Eu estou satisfeito com o resultado.
Quanto a melhorar os feixes, não perca seu tempo, pois o gasto não compensa o resultado.
abçs
hercilio.neto
20/06/2014, 10:12
Na Austrália e nos EUA são vendidos os feixes com molas parabólicas para o LC FJ40.
Nos fóruns dos Estados Unidos, o comentário é de que fica mais macia.
Sergio c
20/06/2014, 21:55
Na Austrália e nos EUA são vendidos os feixes com molas parabólicas para o LC FJ40.
Nos fóruns dos Estados Unidos, o comentário é de que fica mais macia.
O que seriam essas molas parabólicas para as band"s???
Parabéns pelos 3.000 posts, é posts pra caramba rrsrsrsrsrsrrrrs.
Pois eu tb fiquei curioso com essas molas parabólicas...
Alguém fabrica aqui no Brasil?
Não espero milagres na Band...
Graças a Deus ela nunca será uma SUV..rssrsr
Os ranchos valem a pena?
Tive um willys e uma sw4 com eles...sinceramente não notei uma diferença muito grande..
Abs
Carlos
sebastiao colombi
21/06/2014, 11:40
A minha esta spoad.... muito macia... era muito gosta na cidade estrada de chão foi bem ate com pneus 31 ai coloquei pneus 33 e não consegui acostumar com ela passarinha muito em velocidade acima de 100km abaixe mas notei que esta dura não estou andando devido uma cirurgia que fiz e tenho que ficar de molha mais uns 5a dia mas já deu pra notar que não e mais como era ...
SEBASTIAO COLOMBI
BANDEIRANTE 91 CURTA AMARELA
SBO
hercilio.neto
21/06/2014, 12:26
As molas parabólicas tem espessuras diferentes ao longo das lâminas. São mais fortes no meio e flexíveis nas pontas.
Creio que custo benefício só compensaria se fosse necessária a troca dos feixes.
Não encontrei quem fabrique no Brasil para o Bandeirante, mas acho que é só sob encomenda.
É importante lembrar que com molas mais macias, a estabilidade do jipe muda.
Sendo um veículo pesado e com centro de gravidade alto, tende a deitar muito nas curvas.
Por isso quem retira lâminas ou usa molas mais macias, e até mesmo quem substitui por molas helicoidais, tem que usar barra estabilizadora e amortecedores melhores do que os originais.
Algumas dicas: Jumelos na vertical endurecem a suspensão e pneus grandes e calços altos aumentam o efeito "pendulo invertido".
Esse assunto foi discutido aqui há um tempo atrás:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/1420-como-melhorar-o-conforto-da-toyota-bandeirante.html
Eu coloquei os Rancho na traseira da Band e senti uma sensível melhora no conforto. Apesar do alto custo, eu acho que vale a pena. Logo o eixo dianteiro ganhará os Rancho também. Por enquanto, uso os Cofap Turbogás da Ranger.
Abrass.
Ardidas///
21/06/2014, 15:11
Eu coloquei os Rancho na traseira da Band e senti uma sensível melhora no conforto. Apesar do alto custo, eu acho que vale a pena. Logo o eixo dianteiro ganhará os Rancho também. Por enquanto, uso os Cofap Turbogás da Ranger.
Abrass.
Buenas Nirlei,
sabes dizer qual a numeração dos Rancho? Por acaso é os 999350?
abraços,
toni
Toni, eu uso os RS999118, que são para suspensão com jumelos maiores que os originais.
Abrass.
Nirlei...
Me preocupei com a garantia.
Como minha Band é 2001 o representante no Brasil me informou que o catálogo da Rancho só reconhece (e cobre com garantia) jipes até 94...
Abs
Carlos
Carlos, quando comprei os meus, acho que a garantia não cobria também, pois era o modelo para Troller 2001 (acho) e outros veículos, menos o Bandeirante. Resolvi correr o risco...
Abrass.
Sergio c
22/06/2014, 20:51
As molas parabólicas tem espessuras diferentes ao longo das lâminas. São mais fortes no meio e flexíveis nas pontas.
Creio que custo benefício só compensaria se fosse necessária a troca dos feixes.
Não encontrei quem fabrique no Brasil para o Bandeirante, mas acho que é só sob encomenda.
É importante lembrar que com molas mais macias, a estabilidade do jipe muda.
Sendo um veículo pesado e com centro de gravidade alto, tende a deitar muito nas curvas.
Por isso quem retira lâminas ou usa molas mais macias, e até mesmo quem substitui por molas helicoidais, tem que usar barra estabilizadora e amortecedores melhores do que os originais.
Algumas dicas: Jumelos na vertical endurecem a suspensão e pneus grandes e calços altos aumentam o efeito "pendulo invertido".
Esse assunto foi discutido aqui há um tempo atrás:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/1420-como-melhorar-o-conforto-da-toyota-bandeirante.html
Agora entendi esse sistema e lembrando, estava eu em um ferro velho e tinha um cara comprando as molas traseiras da FIAT/STRADA, que usa uma mola só, e era nesse sistema, no meio dela, onde vai fixada no eixo, era bem alta na espessura, uns 1,6cm, depois ia afinando até que nas extremidades-olhal- era fina que nem das bandeirantes. Na época achei meio estranho esse sistema, mas funciona, por que de Fiat/Strada tem aos montes pelo Brasil.
Meu jipe azul esta com as molas originais e amortecedores originais duplo fluxo, e esta muito bom de andar em estradas de terra, so vou ter que fazer um ajuste na frente por causa do peso extra do guincho mecânico, já no outro jipe foi adicionada uma mola na traseira pq estava "arriado", foi feito isso pq estava com pressa pra viajar, uso amortecedores originais e esta bastante duro, e tambem esta um pouco arriado na direita.. estou com um par de molas mestras novas da picape que são um pouquinho mais grossas, depois vou fazer o teste...
Na picape que estou montando retirei as duas ultimas molas que são retas e adicionei apenas 1 mais fina todas foram pintadas para melhorar o atrito, nela tbm sera instalado amortecedores offshox, vai demorar um pouco pra saber o resultado, alem disso as picapes são bem mais confortáveis que os jipes...
Na minha opinião buchas de pu ou de pneu, amortecedores a nitrogênio (mesmo mandando a garantia pro espaço) e molas novas ja deixa o jipinho num conforto razoavel...
O resto não sou nem um pouco a favor...
os pneus bfgoodrich mud terrain km2 também ajudam muito no conforto, no jipe azul uso eles 265/75r16, digo isso pq tbm ja usei eles na ranger e deu uma diferença enorme quando eles acabaram e troquei por bf all, alias a ranger é muiiito mais dura que o jipe...
Olá Dudu...
Qual os amortecedores de nitrogênio q recomenda?
Olá Dudu...
Qual os amortecedores de nitrogênio q recomenda?
Os offshox apesar de nao ter instalado ainda, sao de um acabamento extraordinario, mas custaram caro pra caramba, se bem que a durabilidade deles e vitalicia , tem garantia bem longa e se estragar e so mandar pro fabricante que ele reforma...
Os rancho tem um preço atrativo, mas nao me agrada o fato de ter que regular...
ja usei os procomp sao otimos mas parece que nao sao mais importados..
tem os ohlins mas tem que importar...
vai do bolso...
lembre -se que amortecedores duram no maximo 40.000 km essa historia de que amortecedor so fica ruim quando esta vazando é balela, a simples troca por novos ja melhora, meu jipe azul com os originais esta muito bom, acima de 93 os amortecedores originais da band ja são duplo fluxo e nao custa nem R$100,00 cada...
Sergio c
23/06/2014, 09:35
Os offshox apesar de nao ter instalado ainda, sao de um acabamento extraordinario, mas custaram caro pra caramba, se bem que a durabilidade deles e vitalicia , tem garantia bem longa e se estragar e so mandar pro fabricante que ele reforma...
vai do bolso...
lembre -se que amortecedores duram no maximo 40.000 km essa historia de que amortecedor so fica ruim quando esta vazando é balela, a simples troca por novos ja melhora, meu jipe azul com os originais esta muito bom, acima de 93 os amortecedores originais da band ja são duplo fluxo e nao custa nem R$100,00 cada...
Sabe qual marca que são esses amortecedores acima de 1993, pois os meus dianteiros estão indo pro espaço heheheh
Sabe qual marca que são esses amortecedores acima de 1993, pois os meus dianteiros estão indo pro espaço heheheh
tem cofap e monroe..
e os offshox são vendidos onde? São nacionais? alguém usa?
jasmelindo rangel
23/06/2014, 19:30
estou refazendo uma band longa 98, estou preocupado com a "dureza" da bichona...pensei em colocar os ranchos, mas agora fiquei em duvida...
Ardidas///
23/06/2014, 21:53
os pneus bfgoodrich mud terrain km2 também ajudam muito no conforto, no jipe azul uso eles 265/75r16, digo isso pq tbm ja usei eles na ranger e deu uma diferença enorme quando eles acabaram e troquei por bf all, alias a ranger é muiiito mais dura que o jipe...
Tenho esses Pneus no Jipe. Mesma medida.
Você normalmente calibra eles com que pressão?
Tenho usado com 24 libras e fica muito bom, porém, acho muito baixo e o consumo aumenta bem.
[]´s
Toni
Tenho esses Pneus no Jipe. Mesma medida.
Você normalmente calibra eles com que pressão?
Tenho usado com 24 libras e fica muito bom, porém, acho muito baixo e o consumo aumenta bem.
[]´s
Toni
30 lbs, ele é meio pesado mesmo, o consumo aumenta uns 10% e o carro fica mais "fraco"
off shox tem o baner acima no forum
Dudu,
E qual a melhor medida pra usar com a roda original da Band...a lisa clássica aquela....
Meu jipe é todo original e não curto pneus muito grandes, mas na minha antiga Band 88 (q foi roubada) eu lembro da diferença q teve qdo instalei uns Bf nela...
O q recomenda?
estou refazendo uma band longa 98, estou preocupado com a "dureza" da bichona...pensei em colocar os ranchos, mas agora fiquei em duvida...
Viaja num Troller no banco traseiro por uns 100km e sua band vai parecer manteiga. Fiz a experiência neste final de semana... Estou começando a concordar com o Dudu. Comparem: 4 feixes novos custam R$1.300,00 (vi na Fenajeep). Menos que amortecedores importados! Alguém já colocou os 4 feixes novos para relatar o resultado?
Se quer um resultado satisfatório, sem gastar muito, coloque os Turbogás Cofap da Ranger. Eu coloquei no eixo dianteiro e achei que a viatura ficou mais macia comparando com os originais. Lembrando que só dá certo pra quem tem jumelos maiores que os originais.
Agora, se as molas estiverem cansadas ou já foram arqueadas algumas vezes, só de trocar por novas, já vai dar uma diferença significativa. Pra Bandeirante, não existe receita pronta. Cada um tem seus predicados...
Abrass.
O 245/75r16 ?
essa medida nao fica legal o ideal é 235/85r16
Se quer um resultado satisfatório, sem gastar muito, coloque os Turbogás Cofap da Ranger. Eu coloquei no eixo dianteiro e achei que a viatura ficou mais macia comparando com os originais. Lembrando que só dá certo pra quem tem jumelos maiores que os originais.
Agora, se as molas estiverem cansadas ou já foram arqueadas algumas vezes, só de trocar por novas, já vai dar uma diferença significativa. Pra Bandeirante, não existe receita pronta. Cada um tem seus predicados...
Abrass.
o amortecedor da ranger é maior, eu ja fiz o teste é mais barato colocar o original acima de 93...
Pq Dudu?
Por quais motivos?
Elmer_Jeep
30/06/2014, 09:47
Fiz um orçamento com eles e não gostei do preço(imagem no anexo)
por bem menos eu consigo importar um jogo de amortecedores FOX IFP que já li ótimos relatos de quem usa aqui e lá fora.
Jeep Shock - 2.0 Performance Series IFP Smooth Body Shock | FOX (http://www.ridefox.com/product.php?make=Jeep&t=shocks&m=truck&p=1&ref=filter)
vai do bolso...
eu uso Procomp MX6 no meu Jeep e gostei muito do resultado, eles também tem 7 níveis de regulagem mas isso aí vc define rodando num fim de semana.
Devido ao preço e facilidade de encontrar estou pensando em comprar os rancho pra minha band.
[]'s
Francisco Bicalho
30/06/2014, 10:08
essa medida nao fica legal o ideal é 235/85r16
verdade, o 245-75-16 fica bem apertado, tem que rodar com o pneu bem cheio.
Francisco Bicalho
30/06/2014, 10:13
Se quer um resultado satisfatório, sem gastar muito, coloque os Turbogás Cofap da Ranger.
Abrass.
O Turbogás é uma excelente solução com um custo benefício muito bom para o Bandeirante. E, vamos combinar, o Bandeirante não é nenhuma eminência nem na trilha nem no asfalto, portanto o Turbogás resolve a parada por um preço imbatível. Gastar 3 mil reais em amortecedores não vai melhorar tanto assim a performance do carro (trilha e asfalto) que compense essa despesa. Penso que a diferença de valores entre o Turbogás e os outros pode ser investida em coisas bem mais interessantes no Bandeirante.
Ola, na traseira eu coloquei o turbogás cofap da ranger, qual e o modelo turbogás que vcs estão falando para usar na dianteira, na traseira os jumelos sao altos na dianteira baixos, dianteira com barra estabilizadora e amortecedor de direção, pneus mud 31R15, sm folga na direção ou nos terminais, mas acima de 90km em pistas com pequenas ondulações fica muito passarinheira, so falta a troca do amortecedor dianteiro para ver se melhora.
luciano ajv
23/07/2014, 18:25
alguém sabe me dizer se será preciso trocar os amortecedores originais da minha band jipe longo quando para poder colocar os jumelos altos?
obrigado!
É bom trocar, pq os originais vão dar fim de curso. A solução mais barata são esses traseiros da Ranger ou se quiser investir mais, os Rancho ( tem que ver qual modelo ).
Abs
luciano ajv
24/07/2014, 12:03
Obrigado pela orientação Dimasi.
me fala desse turbo no 14b. qual o turbo tu colocou? tem intercooler também? como ficou o consumo?
abraço
fabiano r
24/07/2014, 13:38
Pessoal encontrei uma tabela com as medidas aproximadas dos amortecedores para possível adaptação nas bands lembrando que é preciso trocar as buchas pelas do mercedes 608.
471781se tiver algum errado por favor me corrijam estou postando para tentar ajudar quem pretende fazer adaptação.
Essa tabela serve para ter uma base mas antes de comprar confiram as medidas com o vendedor.