PDA

Ver Versão Completa : Consumo exagerado SW4 1994 diesel



BrunoBB
28/12/2005, 12:11
Tenho uma SW4 1994 2.8 diesel sem turbo (original), já troquei os elementos dos bicos injetores, disco de embreagem, velas de aquecimento, algumas peças de suspensão, rolamentos, etc e tal e a correia a cada 100.000km.
A viatura está na família desde 0km e ela está com 310.000km rodados.
De um ano para cá o consumo aumentou muito e está por volta de 8km/l sendo que já foi de 12km/l.
Fui a uma empresa especializada em bombas injetoras e me deram um orçamento de R$ 280,00 de mão de obra para tirar, desmontar e recolocar, até ai tudo bem mas o que me assustou foram os preços das partes que podem estar comprometendo o desempenho que podem chegar a R$ 2800,00.
Mais algum toyoteiro (SW4 da mesma safra é claro) já passou por este problema? Qual foi a solução? Quanto foi?
Ahhhh, tem mais, existe também a possibilidade do motor estar perdendo compressão, dai a coisa fica ainda mais feia, eu estava pensando em retífica só com 400.000km quando pretendo turbinar e intercoolar.

[]s

_portela
28/12/2005, 15:21
Bruno,

Não sei das cifras extamente para o reparo da bomba, mas é caro para K...mesmo. :cry:

Quanto a compressão leva numa oficina para medir isto, é simples...

Aumentou consumo de óleo, proporcionalmente neste período?

[]s

BrunoBB
28/12/2005, 16:29
Portela:

Pois é, o interessante é que não houve um aumento no consumo de óleo, talvez não tenha percebido porque faço a troca a cada 5.000km.

Luca
28/12/2005, 22:24
Olá, Bruno!
Seu carro tá com kilometragem equivalente à do meu. Por enquanto tô na mesma, média de 10 km/l à vezes mais, às vezes menos. Mais varia pouco. Penso que a dica do Portela é boa. Se não houve aumento do consumo de oleo, não deve ter havido perda de compressão. Ufa!
Mudando de assunto, por que você tem como regra fazer motor quando o carro completar 400.000 km?
Abraço, e se não nos comunicarmos, feliz 2.006!!

_portela
29/12/2005, 08:13
Pois é Bruno, o Mestre Luca completou meu raciocínio...Se não houve aumento no consumo de óleo, provavelmente não houve perda de compressão...

Cara, se em 5000km você não notou uma baixa significativa no óleo, não há nada que se preocupar em relação ao motor...

Quanto a bomba, observe a fumaça (cor e quantidade) e o rendimento da viatura...

Abraço,

BrunoBB
29/12/2005, 09:19
All:

A fumaça está como sempre em quantidade principalmente nas subidas de terceira e segunda.
Eu teria que comparar com outra toyota para ver se estou poluindo mais.
O desempenho é mediano, a SW4 aspirada não é carro para quem tem muita pressa.
De qualquer forma vou levar o carro no ano que vem para abrir a bomba e fazer uma revisão, vou separar uma graninha boa.

Abraços toyoteiros e boas festas.

_portela
29/12/2005, 09:24
É Bruno,

Esquenta muito não, pelo seu relato é, no máximo, bomba...injetora, claro... :mrgreen:

Abraço e tudo de bom!

Gabrielpol
30/12/2005, 17:05
Hola a todos, estou participando pela primeira vez, a pesar de acompanhar o forum faz tempo. Desculpem algum erro de ortografia mas o teclado que estou usando no momento nao e em portugues e eu nao sou Brasileiro.
Bruno, pelo teu relato faz um ano que comeco este problema, sera que coincide com a ultima troca da correia dentada?... se a polia dentada da bomba estiver com 1 dente "pulado" com certeza altera o consumo e o desempenho.
A tua marcha lenta esta O.K ?...700 RPM e 950 com ar cond. ligado.
Consumo elevado tambem e provocado por problemas no sistema de aspiracao, parece uma bobeira mas mesmo que teu filtro seja novo da uma olhada se nao tem nada obstruindo o bocal de aspiracao, que leva o ar para o filtro, ja aconteceu comigo de ter um pano de limpar oleo da vareta sugado pelo bocal.
Se precisar o paso a paso para tomar leitura de compressao me avisa, inclusive os parametros das taxas e dif. max. entre os cilindros.
Recomendo nao fazer estes testes em oficinas que nao sejam autorizadas toyota.
Como disse um filosofo Portugues " Ha males que vem pra nos FFDEIRE"
Espero que nao seja teu caso.
Boa sorte.

beni-rj
01/01/2006, 23:28
Gabriel

Bem-vindo à discussão dos assuntos do carro que é nossa paixão e nossa preocupação. Não se preocupe com o Português -- o que tem aqui de brasileiro assassino da " última flor do Lácio " é brincadeira -- o importante é o conteúdo e não a forma.

Gostaria que você postasse como fazer as medições e os valores tolerados, pois creio ser o assunto
importante, mesmo porque já li ou ouvi opiniões conflitantes sobre o assunto.


Bruno

Para seu consolo a minha que tem apenas 110 000 Km está fazendo 9 Km/L, em uso cerca de metade
estrada e outra cidade, sempre com ar-condicionado ligado.
Acredito que o consumo de autos diesel depende muito do "peso do pé" dos motoristas e do correto ajuste da bomba e bicos injetores.
Entretanto, vamos ouvir a opinião dos colegas mais experientes.

[]s Hiluxminados

Gabrielpol
02/01/2006, 09:22
Hola Benicio, te paso a seguir o procedimento:

1- Liga o motor ate atingir a temperatura normal de funcionamento e desliga.
2- Desconecta o plug da solenoide de corte do combustivel, o mesmo fica embaixo da bomba e tem 3 pinos
3- Desconecta o negativo da bateria, remove a ponte que une as velas de aquecimento (condutor de alimentacao de energia das velas).
apos a remocao conecta a bateria de novo.
4-Limpa bem a area em volta das velas de aquecimento, para evitar a entrada de sujeira quando da retirada das mesmas.
5-Remove a vela do cilindro a ser testado, pede a alguem dar um pequeno giro no motor afim de eliminar qualquer vestigio de oleo.
Sempre mantem a tua cara longe, usa oculos de protecao.
6-Coloca o manometro (Proprio para motores diesel) e pede pra girar o motor, repete a leitura pelo menos 3 veces e toma como referencia a mais alta.
Os parametros de leitura sao;
Motor standard- 455 psi=31 bar (aprox)
Minimo aceitavel, motor usado - 285 psi=20 bar (aprox)
Maxima diferenca aceitavel entre cilindros - 71 psi= 4.9 bar
Estes parametros foram considerados com o motor girando a 250 RPM, mais ou menos o que se consegue com o motor de arranque, bateria boa.
Espero ter ajudado, abracos.