PDA

Ver Versão Completa : Como sacar a Homocinética do semi-eixo?

Marisco Off Road
28/12/2005, 10:40
Pessoal,

Como faço para sacar a homo do semi-eixo toy?
É na porrada mesmo ou tem algum segredo?

Valeu,

Marilson

Elmer_Jeep
28/12/2005, 13:44
hummm, tá querendo saber muito, ehehehe. :mrgreen:

Vou perguntar do meu pai pq as q mexemos aqui foi ele q desmontou, mais tarde t respondo :concordo:

[]'s

Marisco Off Road
28/12/2005, 14:10
ok!
Fico na escuta.

leopoldo
28/12/2005, 23:26
é na porrada.

semi-eixo preso num torno de mesa (morsa).

pancadas com um toco de madeira.

tá no manual de manutenção da toyota usar uma barra de ferro !

melhor madeira porque é duro mesmo de sair.

Alessandro Henrique
29/12/2005, 06:36
Como disse o Leopoldo, pode ser com pancadas.
Voce pode inclusive bascular a junta em seu angulo maximo em relacao ao eixo e bater com a borda da mesma sobre uma mesa de madeira convenientemente revestida. Normalmente desmonta com pouco esforco.
Outra forma e tracionar aplicando forca nos diametros escalonados do eixo e no anel interno da junta porem, para isto, e necessario uma prensa com capacidade de tracao e ferramental apropriado.

Sds.

_portela
29/12/2005, 09:10
Torno e cacete :mrgreen:

Boa sorte!

Elmer_Jeep
29/12/2005, 10:12
Bom dia, eu tava até com medo de falar q era na porrada pois podia aparecer alguém me chamando de "mecânico experto" ou coisa parecida :lol: :mrgreen: :roll:

Mas já que a maioria abriu o jogo é isso mesmo, meu pai faz da forma que o Alessandro falou, vira a homo pra um dos lados e dá-lhe uma pancada só pra desmontar.

Detalhe, as vezes o anel-trava se quebra, uma vez remontei o conjunto utilizando um anel-trava de pino de pistão, mas atualmente a ENSIMEC fabrica esse anel.

[]'s

Marisco Off Road
29/12/2005, 11:00
Valeu galera!!!

Abraço e feliz Ano Novo!

Marilson

Alessandro Henrique
29/12/2005, 11:27
Mas já que a maioria abriu o jogo é isso mesmo, meu pai faz da forma que o Alessandro falou, vira a homo pra um dos lados e dá-lhe uma pancada só pra desmontar.

O procedimento que mencionei eh o adotado na fabrica...

Detalhe, as vezes o anel-trava se quebra...

O anel de seguranca sempre deve ser substituido para a nova montagem.

Sds.

Elmer_Jeep
29/12/2005, 11:48
O procedimento que mencionei eh o adotado na fabrica...
Eu não sabia que a fábrica recomendava essas delicadezas :mrgreen:

O anel de seguranca sempre deve ser substituido para a nova montagem.
Sds.
Com certeza, e quando o cara não encontra no mercado p/ reposição :?: :pensativo:

[]'s

Alessandro Henrique
29/12/2005, 13:52
Quando mencionei a fabrica, me referi a prensa embora a desmontagem "delicada" seja utilizada em algumas circunstancias. :mrgreen: :concordo:
O anel de seguranca pode ser encontrado em casas que comercializam componentes industriais, por exemplo.
Se houver a intencao de utilizar novamente a junta (sino), substitua a graxa, verifique o estado das pistas de esferas e principalmente da gaiola (separador), esta adora trincar. Coloque um pouco de graxa no fundo do sino, isso pode ser feito atraves do furo do anel interno antes de montar novamente o eixo. Apos montar o eixo, aplique novamente graxa sobre o conjunto. Nao coloque graxa no elastomero (coifa). Nao me recordo a quantidade de graxa utilizada, mas no fundo deve ser algo em torno de 80 g e sobre o conjunto em torno de 30 g. Se for o caso, voce pode adquirir em autopecas o kit de manutencao. (nao eh o de reposicao!). A graxa e a base de bisulfeto de molibdenio.

Sds.

Elmer_Jeep
29/12/2005, 16:11
O "sino" será utilizado pois o badcluster_4x4 pretende montar as homo em semi eixos mais longos e já q vai desmontar aproveita pra fazer essa inspeção e manutenção. :concordo:

A homo da toyota não usa coifa :mrgreen:

Em autopeças tem pra vender o tubinho de graxa específica pra homocinéticas e vem na quantidade certa. :wink:

[]'s

Alessandro Henrique
29/12/2005, 17:55
Bem observado, :concordo: em todo caso, o procedimento de distribuicao do lubrificante para homocineticas de um modo geral, foi o citado.
Recomendo que certifique-se que o tal tubinho possua a quantidade recomendada e seja do tipo correto.

Sds.

leopoldo
30/12/2005, 13:45
E não se esqueçam que dentro do munhão vai muuuuuuuita graxa.

danielmotta
31/12/2005, 11:20
será que não dá para usar uma saca polia?

leopoldo
31/12/2005, 12:00
saca polia = saca a polia, ou engrenagem

saca polia :discordo: saca o eixo

sacou ?

:D

Elmer_Jeep
31/12/2005, 15:07
:lol: :wink: