PDA

Ver Versão Completa : Guincho manual



Sérgio Bambirra
16/06/2014, 11:01
Salve galera!

Gostaria de saber de alguém que tenha experiência com esse tipo de guincho se vale a pena a aquisição.

http://www.tanderequipamentos.com.br/upload/download/1551.pdf

Como uso a viatura mais para passeios familiares, apenas quero uma garantia de que sairei de um eventual enrosco caso esteja sozinho. Como não sou trilheiro, não acho que vale o investimento num elétrico, e vi propaganda desses manuais com alavanca com capacidade para 4 toneladas e pesando apenas 4,5 kg. Desde já, agradeço as contribuições.

Sds.

rfdex
16/06/2014, 20:20
O campo de ação deste equipamento é bem limitado. Acho mais interessante usar uma talha convencional. Mas o preço de uma talha que arraste seu veículo + correntes se iguala a um guincho mais modesto, acessível a quem pouco irá usá-lo. Abraço

Sérgio Bambirra
16/06/2014, 21:38
Valeu Rafael!

A minha questão é mesmo a relação custo /benefício de um equipamento para me mover em um eventual enrosco. Mas o que vc quer dizer com "campo de ação bem limitado"?

Sds.

rfdex
17/06/2014, 10:05
Um tifor desse ira arrastar seu veiculo no maximo em 1m, pois o cabo e pequeno. Nao acho uma boa opcao. Com pouca coisa $$ a mais voce compra um guincho mais simples.

Obs. falta de acentuacao pelo teclado sem configuracao!

guilhermeabreu
17/06/2014, 12:36
CARO SERGIO

Além das respostas acima e acrescentando o que o RFDEX falou , além de vc puxar apenas 1 metro de cada vez , vc vai demorar bastante tempo para puxar este 1 metro e reposicionar tudo novamente para puxar mais 1 metro , este TIFOR é um guincho que vai tirar vc de onde esta com certeza , mas eu compraria um deste se estivesse num fim de mundo sem recurso algum e sozinho , aí sim para não morrer de sede ou de fome compraria um deste , mas estamos num grnade centro perto de tudo e de todos e com tecnologia a porta de casa , gasta um pouco mais e tenha um grande conforto com um guincho elétrico , não precisa ser uma BRASTEMP , mas hoje tem várias marcas que vai te atender por um preço justo e como vc vai usar esporadicamente ou NUNCA usar , acho que vale a pena gastar aí perto de 2 contos de réis para ter a garantia de chegar em casa no mesmo dia .

Numa época tive uma BAND e fiz um guincho mecânico com uma coroa/pinhão de carro , ficou bom mas o poder de arraste era grande ( 10 toneladas ) , usava uma alavanca e a cada alavancada ele recolhia 2cm putzgrila , daí nunca usei de tão desanimado que era só de pensar de qtas alavancas que teria que dar para puxar 10 metros .

Willian Del Piero Rocha
17/06/2014, 13:41
Como o Guilherme falou acima, eu gastaria um pouco mais e colocava um elétrico ,mesmo não sendo uma Brastemp ,pode ser até um não tão forte ,mas ai vai ter que usar patesca para o cabo ir ao ponto de apoio e voltar ao veiculo. Segue dois exemplos abaixo ,mas no seu caso ,uma Band longa ,eu ficava com o mais forte .
Guincho ZHME 4000 ATV (http://www.savana4x4.com.br/guincho-zhme-x3000-1.html)
Guincho elétrico 6.000 libras série bb marca ZHME (http://www.paulista4x4.com.br/produto/Guincho-el%E9trico-6.000-libras-s%E9rie-bb.html)

Já usei tirfor em montagens industriais ,e como o Guilherme falou ,vai ter que bater muita alavanca para puxar 1 metro.

Sérgio Bambirra
17/06/2014, 17:33
Prezados Rafael, Guilherme e William,

Agradeço as considerações, com as quais concordo em termos de, sem dúvida nenhuma, estar mais bem servido com o elétrico, mas insisto na questão da relação custo/benefício.

De acordo com a propaganda em Guincho Talha Manual Tifor 4 Ton.c/ Catraca Tração Cargas - R$ 89,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567317563-guincho-talha-manual-tifor-4-tonc-catraca-traco-cargas-_JM), consigo um guincho para 4 ton por R$89,00, (considerando que a band longa pesa 1,7 ton), sendo que vejo o equipamento como vejo o seguro: não pretendo usar, mas surgindo a necessidade é bom ter o recurso à mão. E aí é que pega, pois investir 1,3k em um equipamento que não pretendo usar tão cedo, tendo outros desejos como turbinar e trocar as relações...

Tá valendo! :computador:

Sds.

hercilio.neto
17/06/2014, 19:03
Prezados Rafael, Guilherme e William,

Agradeço as considerações, com as quais concordo em termos de, sem dúvida nenhuma, estar mais bem servido com o elétrico, mas insisto na questão da relação custo/benefício.

De acordo com a propaganda em Guincho Talha Manual Tifor 4 Ton.c/ Catraca Tração Cargas - R$ 89,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567317563-guincho-talha-manual-tifor-4-tonc-catraca-traco-cargas-_JM), consigo um guincho para 4 ton por R$89,00, (considerando que a band longa pesa 1,7 ton), sendo que vejo o equipamento como vejo o seguro: não pretendo usar, mas surgindo a necessidade é bom ter o recurso à mão. E aí é que pega, pois investir 1,3k em um equipamento que não pretendo usar tão cedo, tendo outros desejos como turbinar e trocar as relações...

Tá valendo! :computador:

Sds.

Sergio,
Para quem não tem guincho, o macaco Hi-Lift pode ser utilizado como alternativa.
O principio é o mesmo. Vai esticando a cinta (ou cabo ou corrente) alavancando o Hi-Lift.
Além disso, você terá o equipamento para a utilização normal do macaco que é erguer a viatura.

Hi-Lift jack Winch Kit - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mSPbDwnUC-M)

rfdex
17/06/2014, 19:20
Bom exemplo o do Hercílio. Mesmo funcionamento do TIFOR. Eu particularmente não gosto de tifor, muito complicado para pouco resultado. Considerando isto, acho melhor você comprar uma talha. É um pouco mais cara que o tifor, mas terá um resultado melhor e mais eficiente. E há outro detalhe: esses TIFOR geralmente são chineses e suas qualidades não são das melhores. Então não acho boa idéia você contar com a especificação máxima do equipamento. E outro detalhe, sua Toyota pesando quase 2 mil kgs, lembre-se que ela atolada ou em situação de enrosco seu "peso" não será sua tara pura. Pode acrescer uns "quilos" a mais. Sinceramente, se for para usar tifor, melhor usar um daqueles guinchos carretéis manual, tipo que saia no Gurgel. Tem mais resultado... Abraço

paulosergio
17/06/2014, 20:19
Como eu disso uma vez em algum lugar por aqui, se for para tirar o carro onde meia duzia de gente empurrando tiraria, eu pensaria nos guinchos eletricos portateis (aqueles que puxam cerca de 1000 kg)
Guincho Elétrico 12v Carretas Náuticas Off Road Puxa 1588 Kg (http://www.shopnautico.com.br/guincho-eletrico-12v-carretas-nauticas-off-road-puxa-1588-kg-p102)

Ele é portatil e nao fica fixo na frente do carro.

Guincho elétrico, acompanha cabo de aço de 9,2 metros de comprimento com 4,8 mm Gancho: 5/8" (abertura) 4-1/4" Peso: 17,5 Kg Acompanha manivela, controle sobe/desse com cabo de 3 m e cabo da bateria de 2,60 m. Voltagem: 12v Capacidade: 1588 Kg (3.500 lbs). Marinizado.

cassio xanxerê
17/06/2014, 20:43
Sergio
eu tinha um vitara v6 4 portas, um pouco mais pesado que o vitara 4 cc. so usava o carro em passeios leves, mas em duas vezes sai de sufoco usando este guincho manual, mas sinceramente o guincho de 4tom sozinho ñ puxou o vitara so saio porque enquanto uma pessoa catrava no guincho outro acelerava fundo no motor. ele me salvou custo beneficio ótimo paguei 90 R$ o meu mas uma Toyota nem em sonho que ele puxe na lama. hoje comprei um macaco hi-lift ainda ñ testei porque ainda não comprei as correntes e quero fazer alguns acessórios mas com certeza confio mais no macaco esta e minha mera opinião.

Willian Del Piero Rocha
17/06/2014, 22:56
Sergio, vc notou que é 4 ton. com duas linhas de cabo , , ,, , ou seja ,com patesca , ,, cara ,eu já usei tirfor varias vezes , e era só para posicionar peças nos locais certos ,nunca mais do que 60 cm ou 20 cm ,só para adequar ao ponto certo. Esse aí vc esquece rebocar uma Band,,, ,sem contar o risco de alguém ficar entre o jipe e o apoio para bater alavanca no tirfor , , ,se o cabinho partir , , , ,alguém vai para o hospital .Um elétrico lá no para choque não vai te incomodar nunca, mas essa tralha no porta malas , , , ,

Sérgio Bambirra
18/06/2014, 12:10
Ok galera, agradeço as informações, dicas e toques. Vou pensar melhor e ver o que faço, mas perdi o entusiasmo com o tal guincho. Trombolho por trombolho, estou considerando um macaco hi-lift.

Sds.

eliasFerreira
19/06/2014, 21:11
Vai de Hi-lift, como o Hercílio falou.

Sérgio Bambirra
21/06/2014, 15:53
Vai de Hi-lift, como o Hercílio falou.

Valeu Elias!

Sds.

nirlei
21/06/2014, 17:48
Eu acho esse sistema de guincho "na roda", bacana. E não é dificil de se fazer.

Going 4WD - The Bush Winch - Wheel Winch - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=JY4cKc4FKSM)


Abrass.

Sérgio Bambirra
24/06/2014, 10:31
Muito interessante mesmo.

Sds.