PDA

Ver Versão Completa : Uma conversa SÉRIA sobre todas as picapes e seus defeitos MECÂNICOS

Imperador!
16/06/2014, 09:38
A ideia desse tópico surgiu após conversar com um dono de oficina aqui de Fortaleza (especializado em veículos 4x4) sobre os defeitos dessas picapes da nova geração. Essa loja é altamente renomada (por isso vou evitar citar nomes), mas até mesmo as concessionárias quando não conseguem resolver mandam o carro pra lá.

Esse tópico não tem a intenção de denegrir nenhuma marca ou carro, servirá como guia pra quem pretende comprar uma picape da nova geração, para que o já faça conhecendo os defeitos, virtudes e possíveis complicações que poderão ocorrer enquanto possuírem o carro.

As minhas primeiras observações feitas abaixo são uma combinação do que EU sei com o que ele me mostrou na loja dele (orçamentos e tudo mais).

Ford Ranger 3.2

Cuidado com quem pensa em remapear esse motor (meu caso em particular). Existe uma espécie deficiência no sistema de refrigeração do câmbio, que pode provocar o aquecimento das mangueiras e o consequente vazamento do fluido de arrefecimento. Esse defeito ocorre mesmo nos veículos originais, vide recall (branco) que está rolando nas 12/13 e 13/13.

Outro comentário sobre o motor remapeado é que (um caso apenas) de motor que estourou (atropelamento de válvula se não me engano) depois de remapeado. Com a devida vênia, deve ser um caso típico de motorista de corrida em uma picape. Mesmo assim, já deixou a ideia de que esse motor da NR não é tão bruto como parece.

No caso da Ranger 2.2, o único defeito que chegou na oficina até agora foi a DPF obstruído, precisando fazer regeneração estática.

Nissan Frontier 2.5

Depois que transformaram o Sprint 2.8 em eletrônico, já deixou de ser o que era (sinônimo de robustez). Depois da entrada do modelo tailandês, e a reprogramação atual para 190cv, parece que deixou de ser confiável mesmo. Não existe uma vez que não passe pela oficina que não tenha uma Frontier com motor aberto. É impressionante.
Na sexta passada, quando estava lá, tinha uma Frontier de um senhor de 60 anos cujo bloco EXPLODIU numa viagem a 110km/h. Segundo ele, o papoco foi tão grande que ele parou o carro e saiu correndo.
Outro detalhe é que o preço de manutenção desse motor depois que quebra é absurdo (igual Ford, mais barato que VW). Não existe serviço nesse motor que saia por menos de R$7000 (pra ficar bom, claro).
Os problemas na EGR também são constantes (carros mais antigos, geralmente SEL).
Parece que na verdade, o BLOCO do motor é muito pequeno para a potência toda dele. Aí a parte mais fraca sempre acaba pagando o pato.

VW Amarok

É a que dá mais problema, mas não quis colocar primeiro pra não dizerem ser perseguição.
Bloco do motor também é muito pequeno pra potência que tem... houve o caso do forista aqui no blog da Amarok que teve as bielas moídas totalmente numa condução urbana.
As duas turbinas do carro costumam dar problema quando os agroboys "botam pra arrepiar" na Amarok. A primeira coisa que acontecem é que a turbina pequena estoura.
Outro problema é o caso da correia dentada feita para ser trocada com 60.000km que estoura BEM antes e sem nenhum aviso. Sexta tinha uma Amarok lá que tinha passado por isso. Automática, 13/13, 28.000km rodados. Aconteceu atropelamento de válvula e acabou perdendo o cabeçote. Outro problema grave é o preço para se consertar esse tipo de coisa. Nenhum retífica parece (aí não posso dizer com certeza) faz a retífica do cabeçote da Amarok e dá garantia. A única solução tem sido a compra de um cabeçote novo, que custa a bagatela de R$ 14.000,00. Sem válvulas, sem nada. Só o cabeçote usinado. O orçamento dessa Amarok já passava de R$ 20.000 com MO e tudo.
Parece que aconteceu foi que pegaram um motor pequeno (ou se não foi isso, sem dúvida foi um erro de projeto), que não suportou o tipo de uso a que a Amarok se destinava, aí quem tá pagando o pato é essa correia dentada tão famosa. Sem falar que nela também já aconteceu recall por causa da infiltração de poeira na correia, reduzindo ainda mais a vida útil dela.

Hilux e L200 Triton

Os defeitos graves nos projetos já foram corrigidos, afinal já são carros com mais de 6 anos de estrada (Triton) e 8 anos (Hilux). Mas de vez em quando aparece algum problema com Hilux e L200, mas geralmente direcionados a mau cuidado do dono. O motor da Triton (4M41) me parece ser o mais confiável rodando no Brasil. Lá anda uma Full 2004 com mais de 470.000km (vi na OS) cujo motor nunca foi aberto. Na oficina, inclusive, só lembram de ter aberto esse motor 2 ou 3 vezes, mas tudo relacionado com o motorista: rodou sem óleo ou sem água ou chipou o carro e moeu tudo.
a Hilux o defeito de motor que mais acontece é um pequeno vazamento pela turbina e motor estourado (também por culpa de dono pezão).

S10

Da nova geração mesmo parece ser a que tem motor mais confiável. Tem uma lá que trabalha na construção civil que faz manutenção na oficina com 145.000km e nunca foi feito nenhum serviço no motor, somente suspensão dianteira. Os problemas que surgiram nessa caminhonete são relacionados a problemas no combustível (não utilizar S10 por exemplo). Só que o problema de não usar S10 provoca problemas mais graves como problemas de bicos e algumas vezes na bomba de alta. Outra coisa que incomoda nela pra quem busca algum conforto é que ela "castanha" muito comparado com os outros carros.

Pessoal, esse tópico não foi para queimar nenhum carro, apenas para iniciarmos uma discussão mais saudável sobre as picapes atuais e seus defeitos mecânicos. A contribuição de todos será bem-vinda. Abraços!

SAPO-BOMBA
16/06/2014, 13:05
Motor de S10 nova, ainda não abrimos nenhum por aqui.... E estamos de olho nesses novos de 200cv pra ver como vai ser daqui uns meses de chão rodado...

Hilux, já abrimos bastante... Alguns por quilometragem, outros por desgaste prematuro, ou "azar" ( correia quebrada, junta queimada, vazamentos, etc ). Digo que é confiável, mas ao mesmo tempo não é. A sorte é que tem sempre peças nas concessionárias, e se não tiver, mandam encomendar em prazos razoáveis... Ponto pro pós-venda nesse aspecto.

Frontier, a maioria foi aberta por turbina estourada, ou junta do cabeçote ou bicos alterados/travados. Cabeçote vez e outra trocávamos algum. Boto no mesmo patamar da Hilux em termos de durabilidade. Peças ao menos por aqui, tb não são difíceis ( e nem baratas )

Nova Ranger ainda não pegamos nenhuma, quem sabe em breve...

Pegamos muitas Sprinter, o motor Mercedes é bom mas dá muito problema de turbina e bicos travados. Fora isso, ótimo motor.

Ducato, mesmo premissa dos Mercedes. Considero ainda melhor que os alemães, tem peças à rodo, é mais barato de manter e dura horrores.

NGD 3.0 das Ranger/Troller, no começo os maiores problemas foram os vazamentos de água, corrente de comando falhando e os famigerados bicos Siemens, que além de ruins, grudavam nos cabeçotes e só Deus sabe o trabalho que dava pra tirar....

Alguns poucos casos foram superaquecimento ( falha da embreagem viscosa ), queima de junta do cabeçote e problemas nos chicotes do módulo/bicos/sensores. Com o tempo aprendemos a lidar com os bicos injetores que "colavam", e depois de pegar o macete, tornou-se um motor muito bom, forte e confiável...

Motor 4M41 das Pajero/Triton, só abrimos 2 até hoje... Ambos pra fazer motor por completo, um por falta de lubrificação e outro pq levou um "senhor esquente" ( mangueira rompeu e o dono rodou por alguns quilômetros em velocidade ).

Entretanto, o maior problema mesmo era a carbonização da EGR, o que levava a ter que desmontar tudo pra uma limpeza profunda.

Bicos apesar de serem de origem Denso como os da Hilux, foram menos problemáticos, assim como os da Frontier... No mínimo hilários os bicos da Hilux darem mais problemas que os das concorrentes, que usam da mesma subsidiária Toyota...

Sobre a Amarok, prefiro não me pronunciar.

dojao campeao
16/06/2014, 15:25
Imperador, parabéns pela criação do tópico, excelente iniciativa!

Andrejur
16/06/2014, 16:19
Parabéns,
Com esse tópico, considero que a coisa vai melhorar por aqui.
Acho que é isso que interessa a todos os proprietários de PKP, independente de marca.
As considerações daqueles que lidam no dia a dia com essas máquinas e conhecem bem os seus pontos fracos.
Assim, podemos escolher a menos pior de acordo com o perfil e interesse de cada um, uma vez que, todas apresentam um ou outro problema.

Abs.

Imperador, parabéns pela criação do tópico, excelente iniciativa!

Marcelo Schuch
17/06/2014, 20:21
Parabéns pela iniciativa.Alem de não ser criticas destrutivas como em alguns fóruns por ai afora poderá ajudar na prevenção de futuros problemas em nossas vtr.

eduardo1968
18/06/2014, 23:12
Como o tópico tem a premissa de ser sério, proponho que leiam a queixas reais no site reclameaqui.com.br. Constatarão que ali não tem dono de xxxxx dizendo que a xxxxx é ruim e explicando como deveria ser a motorização, ou deixando de comentar essa ou aquela picape. Tem na verdade é muita gente descontente com todos os modelos e é meio que equilibrada a quantidade de reclamações que recaem sobre todas as novas picapes. Numa olhada rápida vi motor dando pau em todos os modelos e com uma precocidade impressionante.

SAPO-BOMBA
18/06/2014, 23:52
Como o tópico tem a premissa de ser sério, proponho que leiam a queixas reais no site reclameaqui.com.br. Constatarão que ali não tem dono de xxxxx dizendo que a xxxxx é ruim e explicando como deveria ser a motorização, ou deixando de comentar essa ou aquela picape. Tem na verdade é muita gente descontente com todos os modelos e é meio que equilibrada a quantidade de reclamações que recaem sobre todas as novas picapes. Numa olhada rápida vi motor dando pau em todos os modelos e com uma precocidade impressionante.

Queixas reais? E quem trabalha nas oficinas ou é dono de uma, não tem validade a argumentação deles?

Quantidade "equilibrada" como, se as picapes líderes vendem 4x mais por mês do que as demais?

Não tem "equilíbrio" quanto a isso, o que se pode fazer é filtrar o teor das reclamações e comparar com a rotina das oficinas ou de quem trabalha no ramo automotivo.

Opinião de dono às vezes tem que deixar de lado, pq tem gente que reclama até se um parafuso estiver com a cor diferente dos outros ou se aumentou 0,5km/l no consumo de combustível...

Aliás, esses pontos aí eu nem discuto. Me apego ao que eu vejo MECANICAMENTE falando. Detalhes triviais eu deixo pros outros, pq ao menos pra mim, mais importante de tudo é o carro andar BEM, com confiabilidade, com segurança...

Imperador!
19/06/2014, 09:39
Aliás, esses pontos aí eu nem discuto. Me apego ao que eu vejo MECANICAMENTE falando. Detalhes triviais eu deixo pros outros, pq ao menos pra mim, mais importante de tudo é o carro andar BEM, com confiabilidade, com segurança...

A premissa do tópico é realmente falar de mecânica. Defeitos, problemas e SOLUÇÕES, se possível. Transformar o tópico numa discussão picape X é melhor que picape Y, melhor pedir logo pros administradores fecharem, porque aí não terá servido de nada.

Importante mesmo era os donos começarem a contar seus problemas e o que foi feito para corrigir. Aí poderíamos compilar um banco de dados de problemas e soluções.

Abs!

SAPO-BOMBA
19/06/2014, 12:16
A premissa do tópico é realmente falar de mecânica. Defeitos, problemas e SOLUÇÕES, se possível. Transformar o tópico numa discussão picape X é melhor que picape Y, melhor pedir logo pros administradores fecharem, porque aí não terá servido de nada.

Importante mesmo era os donos começarem a contar seus problemas e o que foi feito para corrigir. Aí poderíamos compilar um banco de dados de problemas e soluções.

Abs!

Exato... Por isso que eu falei que tem que filtrar coisas do "Reclame Aqui" com atenção, ver o que realmente procede, se é defeito mecânico ou "mimimi" de algum dono chato ou azarado ( isso pra não falar dos "nó-cegos" que fazem cagada e negam )

ignacheski
19/06/2014, 21:31
olá galera sou novo aqui no fórum, mais venho acompanhando vários post faz tempo já, aqui em casa sempre tivemos a vontade de comprar um camionete diesel, avaliem bem antes de adquirir uma s10 modelo novo automatica, essa semana fechou 40.000 km até agora só um problema com a valvula egr que teve que ser feito uma limpeza na css.

eduardo1968
19/06/2014, 22:18
Queixas reais? E quem trabalha nas oficinas ou é dono de uma, não tem validade a argumentação deles?

Quantidade "equilibrada" como, se as picapes líderes vendem 4x mais por mês do que as demais?

Não tem "equilíbrio" quanto a isso, o que se pode fazer é filtrar o teor das reclamações e comparar com a rotina das oficinas ou de quem trabalha no ramo automotivo.

Opinião de dono às vezes tem que deixar de lado, pq tem gente que reclama até se um parafuso estiver com a cor diferente dos outros ou se aumentou 0,5km/l no consumo de combustível...

Minha intenção é a de agregar valor ao tópico, através da opinião e relatos "reais" de quem tem picape e está ou esteve insatisfeito, principalmente no que tange aos seus defeitos mecânicos. Claro que existem relatos tipo mimimi, nesse caso é necessário que se separe O JOIO DO TRIGO, porém sem esses relatos, ficamos a mercê da opinião pontual do que rola em uma ou duas oficinas mecânicas que, muitas vezes, não tem uma amostragem significativa dos problema, por simplesmente conhecerem o que se passa em um nicho específico de sua especialidade.

SAPO-BOMBA
19/06/2014, 22:37
Fala Eduardo... entendi seu ponto, mas a questão é que nem sempre quem tem o carro é a melhor pessoa pra falar a respeito dele.

Por que? Pq sempre tem aquele cidadão que não conta derrota.

Teve um cara ( aqui só mexemos com linha diesel, nada de carro flex ou gasolina ) que tinha uma Hilux SRV que deu problema nos discos de freios, empenou o eixo traseiro, deu pau nos injetores ( fato até comum nas Hilux ), deu pau no chicote, etc etc...

Tudo consertado, beleza... O carro voltou a andar.

Num dia, numa roda de amigos dele eu estava por perto ouvindo a conversa sobre carros, e aí soltaram pra ele:

"E a aí fulano, a Hilux como vai indo? É boa mesmo?"

Aí ele respondeu na maior naturalidade ( pra não dizer cara-de-pau! )

- "A minha tá ótima, nunca deu problema!"

Sacou agora a premissa que estou apontando?

Além do que temos proprietários que são entusiastas, e sabem quando algo está se passando de errado com o carro, mas tem gente que vai rodar até o carro pifar, e não vai saber apontar as causas, razões, motivos, etc etc etc...

Simplesmente vai ficar chateado e vai meter o pau no carro, independente se a culpa do problema foi dele ou não. Daí a razão que a maioria dessa turma de oficina, que em sua maioria é "apartidária" da situação, tem mais respaldo pra falar.

Sempre vai ter quem defenda como um filho, e sempre vai ter quem meta o pau sem admitir que foi o autor da "cagada", e por aí vai...

Imperador!
20/06/2014, 08:14
Concordo 100%, Sapo!

TORQUE53
22/06/2014, 21:56
Muito bom esse tópico...

Realmente, opiniões de profissionais especializados, devem ser consideradas como fonte de informação preciosa.

Marcelo-HPE
24/06/2014, 16:05
Então vamos lá !!

l200 triton 3.2 2008 a 2012 - problema de trepidação na coluna de direção :

Solução:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/127370-folga-na-coluna-de-dircao-da-l200-triton.html

Breno Costa
25/06/2014, 01:11
Vamos lá, tenho uma triton com 70 mil km rodados, os problemas que apresentou até agora foi do filtro de diesel que foi com 5 ou 10 mil km mas foi resolvido na garantia e ficou tudo certo, e a limpeza da egr(anda tenho que isolar pra não acontecer de novo).
Sinceramente tenho medo de trocar de pickup por alguma nova, ainda não passa confiança. Gostei muito da Ranger mas li cada coisa no topico dela que desanima por enquanto.
Sempre troquei o oleo da viatura a cada 5 mil km.

JunioMello
25/06/2014, 21:38
Frontier SL AT 13/14, 20 k rodados, serviços realizados em garantia: troca do sensor da turbina (recall branco) pois ela perdeu potencia e como já sabia do problema, mesmo antes de comprar, ja agendei e foi efetuado a troca por um sensor mais robusto,segundo me falou o técnico.
Feixe de molas traseiro foi colocado uma mola extra a meu pedido pois suspensão dava fim de curso com pouco peso, serviço realizado em garantia tb.
No mais só alegria estou gostando muito do desempenho do carro, faço uso do carro normalmente para trabalho e passeio, procuro trafegar na BR no máximo a 120 km, apesar do carro te convidar a andar rápido, mas se quisesse andar rápido teria comprado um VW Golf GTI...
não acho sensato andar numa picape a 180 por hora!
Abraço,

Jera
26/06/2014, 01:14
uma observação que provavelmente muitos já perceberam.....

TODO lançamento vem cheio de problemas. Lembram da Hilux em 2006/2008 com problemas nos discos de freios, problemas de injeção, Triton em 2008/2009 com problemas no filtro e tanque de combustivel, problemas na valvula EGR tb, Frontier em 2008/2009 com a tal "fumaça branca" e se não me engano problemas na turbina ou sensor da turbina. Amarok 2010/2011 com seus problemas de correia dentada, falhas eletronicas, alguns motores fundidos e cambio automatico com problemas no lançamento. Ranger 2013 com suas falhas eletronicas e a "famosa" mangueira de refrigeração do cambio automático (cambio manual está livre desse problema). S-10, não ví muitos relatos relacionados a problemas mecanicos de proprietarios aqui no forum, mas há quem diga que nas concessionarias tem sempre uma com motor aberto, vejo mais reclamações em relação a barulhos internos e externos e queixas de suspensão.

Mas a boa noticia é que smepre que as montadoras fazem a reestilização do modelo, alguns retoques externos e internos, sempre fazem tb ajustes no motor para corrigirem os problemas relatados por proprietarios. Por exemplo, Hilux 2009 mudaram os freios e o sistema de injeção e são raras as reclamações sobre a Hilux hj em dia.....a minha mesmo é uma 2009 com 181.000km e nunca tive nenhum problema mecanico.....peças? somente um rolamento do cardã (mancal) que foi trocado, o rolamento estava bom a troca foi necessaria somente pq a a borracha do suporte do rolamento rasgou.
Triton ficou boa mesmo em 2012, que cessaram ou diminuiram muito as reclamações e está bem confiavel hj.
Frontier 2010-2012 acabaram os problemas com a fumaça branca....defeito de hj aparentemente ocorre somente no sensor da turbina e na turbina, mas a marca ja sabe e faz a troca sem problemas.
Amarok 2013-2014 as reclamações diminuiram bastante.
Ranger 2016 (reestilização já certa) acredito que será uma picape muito mais confiável que a atual, acredito que irá diminuir muito os problemas eletronicos.
S10....não tenho ideia das problemas dela, mas em breve tb será uma picape bastante confiável.

Nova Hilux, Frontier e provavelmente a Triton que chegarão no ano que vem.......serão maiores, mais confortaveis, mais bonitas, motores novos, cambios novos, parte eletronica nova, cheio de novos compradores.....mas alguém tem duvida que a história de 6 - 8 anos atrás se repetirá??? cheio de novos problemas tb!!! Aí as problematicas de hj (ranger, amarok e s10) se tornarão as confiáveis do mercado.

robson010203
26/06/2014, 16:28
A questão é simples, antigamente as montadoras testavam um veículo por 2 ou três anos antes de lançar ao mercado, hoje se eles levarem todo esse tempo em testes os veículos ficam obsoletos. Devido á concorrencia quem testa eles são os compradores, clientes mais afoitos por terem um ultimo tipo na garagem, é o preço que se paga por andar na frente

monteiroalexandre
26/06/2014, 21:00
Bem, já que nenhum carro é perfeito e aqui parece ser o muro das lamentações, então lá vai:

Esvaziei o 5º tanque do veículo da assinatura, meu consumo nesses 5 tanques esta na média de 7,8 km/l, até aí tudo bem, bebendo bem mais tudo bem, porém em nenhum desses reabastecimentos tanque a tanque (sempre encho o tanque até o primeiro click da bomba, até agora no mesmo posto e na mesma bomba) o consumo médio do CB indicou menos que 8,4 km/l, en resumo, esse erro é aceitável?

No meu ex-Edge o consumo médio do CB batia certinho, inclusive ele tinha um totalizador que informava quantos litros de combustível viraram fumaça e era exatamente isso que entrava no tanque (até uma forma de confirmar se a bomba do posto não esta roubando).
Será que o carro está com algum problema ou isso é uma característica?

Moipessoa
27/06/2014, 08:52
Bem, já que nenhum carro é perfeito e aqui parece ser o muro das lamentações, então lá vai:

Esvaziei o 5º tanque do veículo da assinatura, meu consumo nesses 5 tanques esta na média de 7,8 km/l, até aí tudo bem, bebendo bem mais tudo bem, porém em nenhum desses reabastecimentos tanque a tanque (sempre encho o tanque até o primeiro click da bomba, até agora no mesmo posto e na mesma bomba) o consumo médio do CB indicou menos que 8,4 km/l, en resumo, esse erro é aceitável?

No meu ex-Edge o consumo médio do CB batia certinho, inclusive ele tinha um totalizador que informava quantos litros de combustível viraram fumaça e era exatamente isso que entrava no tanque (até uma forma de confirmar se a bomba do posto não esta roubando).
Será que o carro está com algum problema ou isso é uma característica?

depois do primeiro "click", ainda vão bem seus 6 a 7,5 litros de diesel.

monteiroalexandre
27/06/2014, 12:58
depois do primeiro "click", ainda vão bem seus 6 a 7,5 litros de diesel.

Concordo perfeitamente, porém a referência é o primeiro click, se uma vez eu abasteço até o talo e outra vez até o click isso faz com que você fique sem referência. Porém não é o caso, sempre parei no primeiro click com todos os meus carros e as informações dos CBs eram mais precisas.

BIGZAN
27/06/2014, 18:05
Frontier SL AT 13/14, 20 k rodados,
Feixe de molas traseiro foi colocado uma mola extra a meu pedido pois suspensão dava fim de curso com pouco peso, serviço realizado em garantia tb.
No mais só alegria estou gostando muito do desempenho do carro, faço uso do carro normalmente para trabalho e passeio, procuro trafegar na BR no máximo a 120 km, apesar do carro te convidar a andar rápido, mas se quisesse andar rápido teria comprado um VW Golf GTI...
não acho sensato andar numa picape a 180 por hora!
Abraço,

Mello boa noite.
Também tenho a sensação, as vezes, de que "bateu" no fim de curso ( se é que se pode falar assim de feixe de mola) a suspensão traseira mas em conversa com mecânicos até da própria fabricante, a colocação de mais uma mola nunca foi uma opção.
Poderia relatar o comportamento da pick-up com "uma mola a mais" ... Na realidade um dos diferenciais da Frontier frente aos concorrentes é o seu conforto e isso se deve a " vamos dizer ...recalibragem " da suspensão, com essa alteração ficou mais dura ? e a estabilidade como ficou ?
Obrigado

TiagoZaltron
27/06/2014, 20:32
Bom, meu pai tem uma S10 - 2012 e pelo que venho acompanhando com ele a caminhonete e muito boa, tem conforto, espaço, resposta, potencia.
----------------------------------------------------------------------------------
O consumo dela não foge muito das outras, ela faz 7,7kmL, 70% asfalto e 30% chão.
----------------------------------------------------------------------------------
A S10 esta com 115k rodados, e pela quilometragem estamos satisfeitos.
Tivemos um problema com a mangueira do Intercooler, ela veio de fábrica ressecada e estourou, isso aos 7mil KM, a concessionária (Novo Rio - Araguaína-TO) não tinha a pronta entrega, foi solicitada à fábrica, mas nunca chegou, continuando, colocamos uma de trator e estourou com uns 20mil KM, não aguentou a pressão, então colocamos uma de colheitadeira John Deere que durou 80mil KM, depois não achamos mais dela e nenhuma que aguentasse, depois de um estresse muito grande com essa mangueira ligamos na concessionária e falamos que iríamos devolver a caminhonete se não resolvessem o problema, falando com o Gerente ele disse que tinha duas S10 - 200cv no pátio e que iria arrancar a mangueira de uma delas e colocar na nossa, e assim foi feito, até agora rodamos uns 8mil KM com a mangueira e esta tudo bem, mas temos uma outra reserva atrás do banco, kkkkk..
Fora isso foi trocado o tensor da correia, devido a muita lama.. (Dizendo o mecânico)
E ela tinha um barulho irritante na caçamba, mas foi resolvido. Se não me engano era as buchas.
Sempre fazemos as revisões certinho e usamos Diesel S10.
Enfim, esta recomendada.. Considerando nosso uso 70% asfalto (esburacado)..
Estamos pensando em pegar uma nova, 200cv, mas acho que é melhor esperar.
Pois a nossa tem 115mil KM e não queremos esperar passar dos 200k pra vender, pra não desvalorizar muito, ou vocês acham besteira?

SAPO-BOMBA
27/06/2014, 21:04
Eu acho que vc tem que botar na balança a sua satisfação com o atual carro, a necessidade da troca e os custos envolvidos nisso.

Se o carro tá satisfazendo suas necessidades, e vc acha que aguenta rodar mais, pra que trocar? 2 anos apenas com o carro, acho pouco tempo pra cogitar uma troca.

Além do que trocar pra OUTRA igual, sendo que talvez a diferença de custo não seja agradável, sei lá...

Até pq carro 0km NENHUM está valendo a pena atualmente, preços muito inflados...

E tem tb a questão de que em breve chega a nova Frontier, chegarão mais novidades no mercado de pick-ups, e ainda vc terá mais tempo pra analisar o comportamento das atuais S10 de 200cv e ver relatos sobre ela...

Miranda_MG
28/06/2014, 08:11
Assinando. Show o tópico.

Marvila
01/07/2014, 19:39
Assinando. Show o tópico.
É...concordo.
No entanto, estão faltando duas picapes aí...a Ssangyong Action Sport e a Mahindra Pickup...
Já que é para falar de picapes 4x4...http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.png

Moipessoa
01/07/2014, 23:04
É...concordo.
No entanto, estão faltando duas picapes aí...a Ssangyong Action Sport e a Mahindra Pickup...
Já que é para falar de picapes 4x4...http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.png

e desde quando AS é pick up (na essência da palavra)???
é um BAITA automóvel com carroceria... confortável, econômica, estável, mas em asfalto. está bom nesse nível, não vamos querer usá-la como pick up, jogar na areia, barro, lameiro, colocar saco de farelo, farinha, cimento, brita, etc...
:news-coffee:

PY5KJ
03/07/2014, 08:00
Prezados...

Parabéns ao idealizador do tópico, pois realmente é importante opiniões IMPARCIAIS e sensatas a respeito de pick-ups.

Bom, retornei a poucos dias de um tour pelo norte e nordeste. Sou do PR, mas creio que iniciei minha aventura por Barra do Garça (BR158) e por aí fui. Encontrei muitas camionetas nestes 10mil km rodados. Todas, eu digo TODAS me ultrapassavam acima de 140 km/h., já que eu rodo de 100 a 120km/h.

Nenhum veículo deste estilo foi feito para rodar permanentemente a este regime.

Aí, como é que queremos ter camionetas e SUV´S duráveis? sem chance. Acabaram-se os velhos motores com folga e duráveis. Meu berço é a mecânica diesel para dar esta opinião.

Do ponto de vista mecânico, acredito que nenhuma das marcas aqui citadas irão colocar no mercado um veículo problemático. Todas possuem qualidade e uma que outra particularidade, algo que agrada alguns de nós.

Particularmente, tive picapes a vida toda e não me enxergo mais numa delas, pois sempre as usei como carro de passeio e viagens. Hoje estou na Dakar, satisfeito (com exceção ao câmbio), por que não, mas o sonho é uma Full (ano que vem).

Se o usuário a utilizar dentro da normalidade, velocidade cruzeiro, giro em 60% (+-), revisões, etc. terá um veículo durável (5 anos +-), pois assim são projetados. Se ele abusar um pouquinho e as condições de contorno não favorecerem (combustível, reprogramações, lubrificações, etc.), bom...os resultados estão aqui no fórum relatados.

Defeitos de série relatados por aqui nos auxiliam para ajudar os mecânicos das concessionárias, já que eles raramente utilizam estes meios.

Um abraço a todos.

Marco

Andrejur
03/07/2014, 10:35
Disse tudo, colega PY5KJ.

Também penso e ajo assim. Acabaram-se os tempos das pick-ups em que os motores duravam mas de 1.000.000 kms porque funcionavam em baixo giro e andavam em menor velocidade, mas quebravam outros componentes antes do motor.
Hoje o mercado consumidor exige pick-ups com desempenho de carro esportivo(vide os tipos de rodas e pneus modernos de perfil baixo usados nos projetos atuais).
Basta observar os ferros-velhos abarrotados de pick-ups semi-novas e totalmente destruídas em razão da imprudênciaiaou alta velocidade.
Uso a pkp para viagens e expedições, onde a velocidade raramente excede os 120 kms/hora, sempre próximo da faixa de torque máximo e nunca forço o motor em baixa velocidade.
Então, para mim está bom demais se o veículo chegar ao término do prazo de garantia sem problemas graves.

Abs.

Prezados...

Parabéns ao idealizador do tópico, pois realmente é importante opiniões IMPARCIAIS e sensatas a respeito de pick-ups.

Bom, retornei a poucos dias de um tour pelo norte e nordeste. Sou do PR, mas creio que iniciei minha aventura por Barra do Garça (BR158) e por aí fui. Encontrei muitas camionetas nestes 10mil km rodados. Todas, eu digo TODAS me ultrapassavam acima de 140 km/h., já que eu rodo de 100 a 120km/h.

Nenhum veículo deste estilo foi feito para rodar permanentemente a este regime.

Aí, como é que queremos ter camionetas e SUV´S duráveis? sem chance. Acabaram-se os velhos motores com folga e duráveis. Meu berço é a mecânica diesel para dar esta opinião.

Do ponto de vista mecânico, acredito que nenhuma das marcas aqui citadas irão colocar no mercado um veículo problemático. Todas possuem qualidade e uma que outra particularidade, algo que agrada alguns de nós.

Particularmente, tive picapes a vida toda e não me enxergo mais numa delas, pois sempre as usei como carro de passeio e viagens. Hoje estou na Dakar, satisfeito (com exceção ao câmbio), por que não, mas o sonho é uma Full (ano que vem).

Se o usuário a utilizar dentro da normalidade, velocidade cruzeiro, giro em 60% (+-), revisões, etc. terá um veículo durável (5 anos +-), pois assim são projetados. Se ele abusar um pouquinho e as condições de contorno não favorecerem (combustível, reprogramações, lubrificações, etc.), bom...os resultados estão aqui no fórum relatados.

Defeitos de série relatados por aqui nos auxiliam para ajudar os mecânicos das concessionárias, já que eles raramente utilizam estes meios.

Um abraço a todos.

Marco

Marvila
03/07/2014, 21:22
e desde quando AS é pick up (na essência da palavra)???
é um BAITA automóvel com carroceria... confortável, econômica, estável, mas em asfalto. está bom nesse nível, não vamos querer usá-la como pick up, jogar na areia, barro, lameiro, colocar saco de farelo, farinha, cimento, brita, etc...
:news-coffee:
Hum...sei não, viu ?
Penso que, na média, essas atuais picapes também não encaram muito bem essas condições aí (areia, barro, lameiro, carga - saco de farelo, farinha, cimento, brita). Inegável que as Hilux, Frontier, L200, Ranger e S-10 se transformaram em "automóvel com carroceria" também. Não sei o comportamento da Amarok na linha de frente do trabalho.
Por incrível que pareça, quem tem "cara" de vocação para o trabalho pesado (e preço) é a Mahindra. Não sei se tem qualidade e pós venda para isto.
Agora, falando em defeitos de picapes, tive dois modelos:
L200, 2.5, GL, 2000
Ranger, 2.8 PS, XLT Limited, 2004.
Por mais cuidadoso que sou tive problema de superaquecimento na L200. Afora isto, era muito desconfortável (os bancos terríveis - o encosto ficava quase 1 palmo de distância da cabeça). No caso da Ranger, troquei bomba d'água e rolamento dianteiro, além do que o ABS já dava sinais de que não ia bem (vendi antes).
Não sou entusiasta desta ou daquela marca ou deste ou daquele modelo. Minha preferência é sempre por robustez, economia e custo x benefício.

thyagovieira
04/07/2014, 09:34
Hum...sei não, viu ?
Não sei o comportamento da Amarok na linha de frente do trabalho.
Por incrível que pareça, quem tem "cara" de vocação para o trabalho pesado (e preço) é a Mahindra. Não sei se tem qualidade e pós venda para isto.

Fui no site da volks vê o preço da versão cabine simples a mais pelada pensando no que vc disse sobre vocação para o trabalho. Inacreditáveis 93 mil reais!! Definitivamente vai ser difícil vê a Amarok no trabalho pesado com esse preço.

Imperador!
05/07/2014, 15:16
O tópico está crescendo bastante graças a contribuição dos colegas, continuemos!

Acho que um dos grandes problemas dos carros atuais (picapes ou não) é a robustez da eletrônica, porque não tem como voltar mais ao tempo dos MWM 229... O que acontece é que a competiçção no mercado é muito grande, e as montadoras não tem tempo para testar exaustivamente os produtos, fazendo com que nós usuários sejamos os verdadeiros testadores dos problemas do veículo. Assim, acabamos por concluir o trabalho que as montadoras não podem/não tem tempo ou dedicação de fazer: entregar um produto estável e robusto.

Isso se conecta plenamente com problemas de garantia que as marcas "normais" apresentam (negar garantia por uma falha de projeto) ou até mesmo não saber como se conserta um problema; Acho que o problema realmente passa por essa questão...

Moipessoa
06/07/2014, 00:44
vou dar o meu pitaco sobre pick up para trabalho: acho que a última feita pra aguentar trampo foi a toy 2004/5, 3.0 tdi SRV.
mas... conforme o César comentou, não tem como voltar no tempo com relação ao uso da eletrônica, ela está aí e deve ser usada racionalmente.
as antigas band eram tanques de guerra, mas um pe de boi da porra, haja coluna pra rodar nela 1000 km num dia. o sujeito vai chegar um bagaço no destino.
hoje, quem compra pick up, dificilmente vai usar como pick up, salvo os produtores rurais (que usam bastante pick up média pela facilidade de deslocamento, capacidade de carga, custox beneficio, etc...) e mesmo os comerciantes, normalmente quando precisam de capacidade de carga, compram um caminhãozinho 709 e resolve seus problemas.
o que se espera de uma pick up, na grande maioria dos compradores, é que ela tenha conforto (até aí tudo bem, quem não gosta de conforto?), mas que não tenha a velocidade limitada em 180, que se quer passar de 200 / hora num veículo de mais de 2 toneladas, que não pára de uma hora pra outra como um esportivo, baixinho, leve, de freios excelentes, etc. quem anda em estrada / rodovia, sabe que não temos grandes coisas quando se sai dos centros metropolitanos, logo, vias de mãos simples são muito comuns, se passar um animal que sai do mato e atravessa a pista, já era, é caixão e vela, se alguém der uma abusada numa ultrapassagem e bater de frente, já era, saco preto e palito de madeira. vejo com uma puta falta de responsabilidade andar constantemente em velocidades altíssimas para pick up. se a pista é "sua", duplicada, sem risco "nenhum", cada um faz da vida o que quiser, mas a partir do momento que pode causar um estrago em outras famílias, a coisa muda de figura.
pode-se confirmar ainda o que disse acima usando como referência o volume de vendas das pick up flex, que quando são usadas em asfalto atendem a necessidade (com um custo um pouco alto de combustivel, mas vamos considerar que atendam) e quando vão pra terrenos de pouca aderência, deixam muito a desejar.
aqui na região onde moro, está sendo construído um mega porto, onde os carros mais usados para acesso são: ranger mahindra e outdoor, em função da suspensão das duas serem as mais robustas, segundo avaliações das empresas contratantes. chegou a ser usada toy hilux e amarok (pouquíssimas amarok, pois são empresas que trabalham tb no vale do aço em mg, e o modelo ficou queimado naquela região em função dos problemas de correia partida).

ANTONIO GABRIEL COSTA
06/07/2014, 17:01
Chevrolet S10 estaria apresentando falhas no motor, segundo donos | Notícias Automotivas - Carros (http://www.noticiasautomotivas.com.br/chevrolet-s10-estaria-apresentando-falhas-no-motor-segundo-donos/)

PY5KJ
07/07/2014, 07:27
Olha Pessoal, desde que iniciaram a otimização de motores a diesel que equipavam as picapes, escutamos e lemos estas notícias.

Lembro-me, quando eu ainda montava motores, do famoso 4D56 (o da L200). Este motorzinho tinha originalmente 65cv, foi crescendo, crescendo até chegar aos 145cv. Internamente, claro que reforçaram algumas coisas, mas mesmo assim, não era pra tanto. Qual a patologia e fama adquirida? Superaquecimento!!

A mesma história se repete com este ótimo motor 2.8 MWM, que começou com seus 100cv e agora está com 200cv. Patologia??? bom, estamos anotando e a estatística vai definir qual o sintoma comum dele.

Os demais fabricante alegam sempre a mesma coisa: COMBUSTÍVEL RUIM.

Está virando praxe este diagnóstico/desculpa, pois todos falam a mesma coisa, a começar com o bruto da nova Ranger que tem dado enormes dores de cabeça.

Com isso colegas, não tenho dúvidas em pensar que a fragilidade e a escassez de bons mecânicos está nos levando a tal sociedade consumo de picapes, outrora duradouras, para no máximo 5 anos de uso.

Um abraço

Marco

Imperador!
07/07/2014, 08:39
Com isso colegas, não tenho dúvidas em pensar que a fragilidade e a escassez de bons mecânicos está nos levando a tal sociedade consumo de picapes, outrora duradouras, para no máximo 5 anos de uso.

Um abraço

Marco

Concordo plenamente contigo, mas eu não vou aderir a essa sociedade de consumo. Primeiro por questões financeiras e segundo porque se os consumidores pensarem bem, vão ver que estão sempre num ciclo vicioso: vendem um carro que compraram novo porque apresentou algumas falhas de projeto e adquirem outro carro novo, que também poderá apresentar as falhas de projeto do carro anterior.

Prefiro estabilizar com um carro e conhecê-lo e só vendê-lo quando deixar de me satisfazer no prazer de dirigir e que não mais compensar financeiramente...

Walter da Camper
07/07/2014, 10:15
Em parte, a culpa de pickups terem virado moda é da política de preço praticada pelas montadoras, principalmente entre os SUV derivados de pickups.
No meu caso, eu necessito de 4x4, reduzida, chassi de verdade, suspensões robustas e espaço para bagagem, mas não tenho nada para carregar em caçamba, logo a escolha racional é um SUV derivado de pickup, como Pajero Dakar e Hilux SW4.
O problema é que esses modelos custam 40mil mais carro que a versão pickup.
Embora ofereçam alguma perfumaria adicional, não há nada no custo de produção que justifique essa diferença de preço. Isso sem falar no mercado de usados, onde uma SW4 com oito anos de uso é vendida por 80 mil, valor que faz o sujeito pensar em comprar uma pickup zero.
Tirando o fator modismo, esse é um dos motivos de muita gente adepta do 4x4 optar por uma pickup, mesmo sabendo que nunca usará a caçamba.

Marvila
08/07/2014, 17:06
Onde é que assino, Walter ? http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.png
Você colocou num post a situação de vários companheiros aqui, onde estou incluído.
A Hilux SW4 está com preços surrealistas (estou me referindo às usadas). Fico propenso a adquirir uma picape mesmo não necessitando da caçamba e sim de espaço. Não resta outra alternativa.
Daí, vem aquele círculo...gasolina x diesel, manutenção mais em conta, menos eletrônica embarcada, melhor custo x benefício...e haja pesquisa...http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon8.png

JoaoClaudio
11/07/2014, 08:27
O tópico está crescendo bastante graças a contribuição dos colegas, continuemos!
Acho que um dos grandes problemas dos carros atuais (picapes ou não) é a robustez da eletrônica, porque não tem como voltar mais ao tempo dos MWM 229... O que acontece é que a competiçção no mercado é muito grande, e as montadoras não tem tempo para testar exaustivamente os produtos, fazendo com que nós usuários sejamos os verdadeiros testadores dos problemas do veículo. Assim, acabamos por concluir o trabalho que as montadoras não podem/não tem tempo ou dedicação de fazer: entregar um produto estável e robusto.
Isso se conecta plenamente com problemas de garantia que as marcas "normais" apresentam (negar garantia por uma falha de projeto) ou até mesmo não saber como se conserta um problema; Acho que o problema realmente passa por essa questão...

Fala Imperador! Grande ideia este tópico!

E como sugestão, cada qual poste apenas as experiências ou problemas que teve com a sua picape, assim teremos o tópico mais sério do fórum e não vai ficar aquela idiotisse de a minha é melhor que a sua.

Vou discordar um pouco do seu ponto quanto ao tempo de teste das picapes moderna, pois temos um caso nessa geração, a Nova Ranger demorou mais de 4 anos pra ser lançada, foi tempo mais do que suficiente para os testes.

Bom quanto às picapes, já tive várias e vou me ater apenas à atual:

Apareceu no CB: falha no sistema 4x4: Levei na CCS resetaram o erro, voltou, limparam o conector resetaram o erro de novo e nunca mais apareceu. O conector de acionamento da tração é muito exposto, sem qualquer proteção e ainda são fios muito finos, como tinha pegado lama pesada e depois passei no posto vap de caminhão acredito que deve ter afetado alguma coisa no conector ou a lama ou a água.

O problema cronico das S10 é no freio, é um treme treme desgraçado, no inicio não pegava balanceamento depois começou o freio a tremer muito, trocaram disco melhorou mas voltou, trocaram ponta de eixo e manga de eixo não resolveu.

Agora vão trocar os discos de novo. Pode ser que estejam empenados de novo ou tb já ouvimos casos de que podem ser as rodas empenadas.

Fora isso tá com o ploc ploc na parte de trás que não identifiquei ainda.

BIGZAN
15/08/2015, 22:29
Em parte, a culpa de pickups terem virado moda é da política de preço praticada pelas montadoras, principalmente entre os SUV derivados de pickups.
No meu caso, eu necessito de 4x4, reduzida, chassi de verdade, suspensões robustas e espaço para bagagem, mas não tenho nada para carregar em caçamba, logo a escolha racional é um SUV derivado de pickup, como Pajero Dakar e Hilux SW4.
O problema é que esses modelos custam 40mil mais carro que a versão pickup.
Embora ofereçam alguma perfumaria adicional, não há nada no custo de produção que justifique essa diferença de preço. Isso sem falar no mercado de usados, onde uma SW4 com oito anos de uso é vendida por 80 mil, valor que faz o sujeito pensar em comprar uma pickup zero.
Tirando o fator modismo, esse é um dos motivos de muita gente adepta do 4x4 optar por uma pickup, mesmo sabendo que nunca usará a caçamba.

Walter, boa noite.
Rapidamente pois não é esse o objetivo desse fórum mas eu discordo quando você diz que :"...a culpa de pickups terem virado moda é da política de preço praticada pelas montadoras..." na realidade a grande culpa é do próprio governo com uma legislação antiquada e retrograda em relação a veículos movidos a diesel.
Sabe-se que os motores diesel ( falando do velho mundo...) estão muito mais evoluídos do que os motores a gasolina e/ou Flex. Poluem muitíssimo menos, não soltam mais aqueles "bufos" de fumaça preta, entre outras coisas .... dai infelizmente, assim como você, por uma questão de preços ou robustez ou seja lá o que for, acabamos por comprar as pick-ups médias e as utilizamos como automóveis grandes, muito grande diga-se de passagem todas nas casas dos 5,40 de comprimento.

Abraços

rabreu
18/10/2015, 14:25
Tenho uma XE 2.5 4x2 2009 que comprei usada em 2013 com 30000km já está com 75m km e apresentou problema na polia do alternador e tiver dificuldade para achar a peça e quando achei tava por R$ 1200,00 e começou a perder potencia e fumaçar muito o mecânico identificou problema na válvula da turbina, mas depois de uma limpeza e lubrificação voltou a funcionar perfeitamente.

beportela
05/04/2016, 23:32
Caros Foristas,

Acredito que o que aconteceu com minha Triton HPE 3.2 Diesel CR 2011/12 (motor 4M41) foi um ponto fora da curva e venho aqui relatar o ocorrido e perguntar se algum dos senhores com a experiencia de vocês saberia o que pode ter causado o meu problema.
Comprei a barca em meados de 2015 com 40 mil rodados e no 45 mil o motor começou a fazer um tec tec, levei no mecânico e ele me disse que a principio ele achava que era combustível S10 ruim, fez a leitura com o aparelho no carro e não apareceu nada.
Passei a abastecer em outro posto mas o barulho continuou, quando ela fez 46 mil percebi óleo no chão da minha garagem e voltei no mecânico e ele descobriu um furo na tampa do motor causado internamente pelo empeno da polia do motor que, como estava empenada, foi pegando na tampa frontal do motor e literalmente abriu um buraco nela e por isso vazava óleo.
Ele me disse que nunca viu isso acontecer em 4M41 e por isso nem pensou que poderia ser isso e que não poderia ter detectado isso porque nunca tinha visto isso acontecer com esse motor.
Enfim, acabou que gastei 5 mil reais pra consertar, tomei esse prejuízo infelizmente, tive que comprar uma tampa nova e uma polia nova e mais a mão de obra.
O carro hoje em dia funciona normal, tudo novo tudo certo mas tomei essa bomba e nem tinha 6 meses que tinha comprado o carro, paguei 90k no carro mais 5k logo em seguida.
Algum de vocês já tinha ouvido falar nesse defeito? Sera que o antigo dono moeu o carro? Tem como relacionar esse defeito com estilo de direção ou chipagem / reprogramação da ECU do carro ou será que foi azar mesmo? Eu não faco a minima ideia. Enfim, relatei o ocorrido pra alertar os amigos foristas e prevenir vocês, caso motor da triton comece a fazer barulho tec tec fiquem ligados nessa possibilidade.
Fora isso é um super carro! Muita potencia e torque em baixa, uma nave!
Abraços cordiais meus amigos,

Beportela

edulpj
06/04/2016, 07:05
Consumidor brasileiro, é um ser "sui generis"... Dá uma tese de doutorado... De moto, carro, picape, jipe, caminhão... Se eu ganhasse um real pra cada vez que me perguntaram se minha picape é "chipada", eu já estaria aposentado...

Picape pra mim, não é novidade... Comecei com uma Ford F100 1975 comprada com menos de um ano de uso. De lá pra cá, perco a conta de quantas picapes tive. Sempre Ford e agora na atual, mudei para VW (Amarok).

No motociclismo, proprietários de motos de baixa cilindrada (os famozos CEGEZEIROS, alusão à Honda CG 150), compram a moto e gastam um rio de dinheiro para fazê-la "andar junto" com uma 250... Em outras palavras, gastam dinheiro para transformar merda em ouro. No final, gastaram mais dinheiro do que teriam gasto se tivessem comprado ouro logo de cara e o máximo que conseguem é ter uma substância palidamente dourada e altamente fedorenta...

Minha Amarok, está na famosa série "mumunhada", ou seja, aquela série que a VW programou para fraudar o teste de emissão de poluentes. Muita gente me pergunta se eu vou mandar reprogramar o motor... A resposta, é um sonoro NÃO, pois NUNCA ALTERO CARACTERÍSTICA ORIGINAL DE NENHUM VEÍCULO MEU... Para o bem, ou para o mal...

Parto do princípio, que a engenharia das fábricas, é composta de pessoas MAIS GABARITADAS QUE EU e se o veículo tiver alguma deficiência de projeto, não serei eu quem vai resolver...

Meus veículos hoje são: Uma moto Yamaha YBR 125, um Fiat Mille Way, um Ford Fiesta Sedan, uma VW Amarok, um VW Karmann-Ghia, uma picape Ford F1000, uma picape Ford F250, um caminhão Ford F14000, uma moto Honda XLR 125 e quatro tratores Valtra. Nenhum desses veículos tem qualquer alteração nas características originais... O caminhão, já virou o odômetro quatro vezes (> 400.000 km rodados...) e está com o motor original sem qualquer manutenção interna, apenas a manutenção de rotina.

Não mando no bolso dos outros, "malemá" mando no meu... Cada um sabe o que faz com seu dinheiro, mas não tenho a menor pena de quem modifica e depois reclama que a conta do mecânico ficou alta...

Walter da Camper
06/04/2016, 09:47
Uma das hipóteses é que esse carro tenha levado uma batida de frente e algum componente empurrou a polia.
Como o conserto feito na concessionária às expensas da seguradora se preocupa mais em esconder os sinais estéticos da batida, possivelmente ninguém viu que tinha afetado o motor.

Caros Foristas,

Acredito que o que aconteceu com minha Triton HPE 3.2 Diesel CR 2011/12 (motor 4M41) foi um ponto fora da curva e venho aqui relatar o ocorrido e perguntar se algum dos senhores com a experiencia de vocês saberia o que pode ter causado o meu problema.
Comprei a barca em meados de 2015 com 40 mil rodados e no 45 mil o motor começou a fazer um tec tec, levei no mecânico e ele me disse que a principio ele achava que era combustível S10 ruim, fez a leitura com o aparelho no carro e não apareceu nada.
Passei a abastecer em outro posto mas o barulho continuou, quando ela fez 46 mil percebi óleo no chão da minha garagem e voltei no mecânico e ele descobriu um furo na tampa do motor causado internamente pelo empeno da polia do motor que, como estava empenada, foi pegando na tampa frontal do motor e literalmente abriu um buraco nela e por isso vazava óleo.
Ele me disse que nunca viu isso acontecer em 4M41 e por isso nem pensou que poderia ser isso e que não poderia ter detectado isso porque nunca tinha visto isso acontecer com esse motor.
Enfim, acabou que gastei 5 mil reais pra consertar, tomei esse prejuízo infelizmente, tive que comprar uma tampa nova e uma polia nova e mais a mão de obra.
O carro hoje em dia funciona normal, tudo novo tudo certo mas tomei essa bomba e nem tinha 6 meses que tinha comprado o carro, paguei 90k no carro mais 5k logo em seguida.
Algum de vocês já tinha ouvido falar nesse defeito? Sera que o antigo dono moeu o carro? Tem como relacionar esse defeito com estilo de direção ou chipagem / reprogramação da ECU do carro ou será que foi azar mesmo? Eu não faco a minima ideia. Enfim, relatei o ocorrido pra alertar os amigos foristas e prevenir vocês, caso motor da triton comece a fazer barulho tec tec fiquem ligados nessa possibilidade.
Fora isso é um super carro! Muita potencia e torque em baixa, uma nave!
Abraços cordiais meus amigos,

Beportela

Walter da Camper
06/04/2016, 10:14
Engenheiros de montadora são pessoas muito competentes, mas nem sempre seus projetos são norteados pelas prioridades que interessam a nós consumidores, como durabilidade, confiabilidade, custo/facilidade de manutenção... etc.
A tomada de decisão acerca de, por exemplo, se a distribuição do motor vai ser por correia dentada, corrente ou trem de engrenagens, ou se um cabeçote vai ser de ferro ou de alumínio, é feita em uma reunião onde a palavra do analista de custos pode pesar bem mais do que o critério técnico defendido pelo engenheiro.
Quem observa com olhar crítico a evolução dos projetos dos utilitários nacionais percebe claramente a tendência cada vez maior em direção ao descartável. Além disso tem a legislação ambiental que cada vez mais obriga a utilizar soluções técnicas que retiram a durabilidade dos projetos diesel. Exemplo: sistema EGR, obrigatório a partir de 2012, que faz o motor engolir fuligem de escapamento através de uma ligação entre este e a admissão.
Só para pegar exemplos dentro da sua frota, experimente ficar 10 anos com sua Amarok e depois compare com sua F-1000 e F250 no mesmo uso pelo mesmo período.
Quanto a modificar veículos, vejo, pela sua frota, que você possivelmente utiliza seus 4x4 na lida rural. Se você fosse praticante de off-road por esporte como muitos aqui (afinal estamos em um forum sobre 4x4), saberia que, por exemplo, sem a modificação de um diferencial (bloqueio 100%) e sem utilização de pneus especiais, é inviável transpor determinados obstáculos existentes nas trilhas, tais como erosões de mais de 80 cm de profundidade (vide foto do meu perfil).
Enfim, embora sua opinião seja totalmente válida para a forma que utiliza seu 4x4, há pessoas que tem seus motivos para não ser muito adepta da placa preta (originalidade).

Consumidor brasileiro, é um ser "sui generis"... Dá uma tese de doutorado... De moto, carro, picape, jipe, caminhão... Se eu ganhasse um real pra cada vez que me perguntaram se minha picape é "chipada", eu já estaria aposentado...

Picape pra mim, não é novidade... Comecei com uma Ford F100 1975 comprada com menos de um ano de uso. De lá pra cá, perco a conta de quantas picapes tive. Sempre Ford e agora na atual, mudei para VW (Amarok).

No motociclismo, proprietários de motos de baixa cilindrada (os famozos CEGEZEIROS, alusão à Honda CG 150), compram a moto e gastam um rio de dinheiro para fazê-la "andar junto" com uma 250... Em outras palavras, gastam dinheiro para transformar merda em ouro. No final, gastaram mais dinheiro do que teriam gasto se tivessem comprado ouro logo de cara e o máximo que conseguem é ter uma substância palidamente dourada e altamente fedorenta...

Minha Amarok, está na famosa série "mumunhada", ou seja, aquela série que a VW programou para fraudar o teste de emissão de poluentes. Muita gente me pergunta se eu vou mandar reprogramar o motor... A resposta, é um sonoro NÃO, pois NUNCA ALTERO CARACTERÍSTICA ORIGINAL DE NENHUM VEÍCULO MEU... Para o bem, ou para o mal...

Parto do princípio, que a engenharia das fábricas, é composta de pessoas MAIS GABARITADAS QUE EU e se o veículo tiver alguma deficiência de projeto, não serei eu quem vai resolver...

Meus veículos hoje são: Uma moto Yamaha YBR 125, um Fiat Mille Way, um Ford Fiesta Sedan, uma VW Amarok, um VW Karmann-Ghia, uma picape Ford F1000, uma picape Ford F250, um caminhão Ford F14000, uma moto Honda XLR 125 e quatro tratores Valtra. Nenhum desses veículos tem qualquer alteração nas características originais... O caminhão, já virou o odômetro quatro vezes (> 400.000 km rodados...) e está com o motor original sem qualquer manutenção interna, apenas a manutenção de rotina.

Não mando no bolso dos outros, "malemá" mando no meu... Cada um sabe o que faz com seu dinheiro, mas não tenho a menor pena de quem modifica e depois reclama que a conta do mecânico ficou alta...

edulpj
06/04/2016, 12:39
Bem... Antes de comprar um veículo, eu analiso se suas características vêm de encontro às minhas necessidades. Se vierem, eu compro, caso contrário, procuro um veículo que me satisfaça na configuração original (ou que chegue o mais próximo possível disso...), caso contrário, terei de fazer uma GAMBIARRA pra ajustar e gambiarra eu não faço.

Acabei de voltar da fazenda e tive de dar uma "comida de toco" num encanador que estava aquecendo um tubo de PVC para fazer uma curva... Tive de perguntar a ele se ele nunca viu uma conexão da Tigre chamada CURVA SOLDÁVEL 45 GRAUS... Não gasto um centavo sequer com gambiarra...

4x4, eu só tenho três, um Valmet 980, um Valtra BM 110 e um Valtra 685... As picapes são 4x2. Estou pensando seriamente em trocar a Amarok por um veículo 4x4, pois estou ficando véio e preguiçoso. Não quero ter de descer do veículo quando atolar, embora essa situação seja bem rara.

Quanto ao uso "esportivo", aí sim é que eu pulo fora mesmo... Esporte a motor, é algo que se deve fazer com TÉCNICA e SEGURANÇA. Para isso, existem as federações e confederações de cada modalidade. E também os trâmites para poder praticar tais esportes. Da mesma forma que cada um faz o que quer com seu dinheiro, também faz o que quer com seu pescoço. Arrisquei meu pescoço muito na vida, mas a partir do dia que tive pessoas que dependiam de mim, saí dessa vida...

Engenheiros de montadora são pessoas muito competentes, mas nem sempre seus projetos são norteados pelas prioridades que interessam a nós consumidores, como durabilidade, confiabilidade, custo/facilidade de manutenção... etc.
A tomada de decisão acerca de, por exemplo, se a distribuição do motor vai ser por correia dentada, corrente ou trem de engrenagens, ou se um cabeçote vai ser de ferro ou de alumínio, é feita em uma reunião onde a palavra do analista de custos pode pesar bem mais do que o critério técnico defendido pelo engenheiro.
Quem observa com olhar crítico a evolução dos projetos dos utilitários nacionais percebe claramente a tendência cada vez maior em direção ao descartável. Além disso tem a legislação ambiental que cada vez mais obriga a utilizar soluções técnicas que retiram a durabilidade dos projetos diesel. Exemplo: sistema EGR, obrigatório a partir de 2012, que faz o motor engolir fuligem de escapamento através de uma ligação entre este e a admissão.
Só para pegar exemplos dentro da sua frota, experimente ficar 10 anos com sua Amarok e depois compare com sua F-1000 e F250 no mesmo uso pelo mesmo período.
Quanto a modificar veículos, vejo, pela sua frota, que você possivelmente utiliza seus 4x4 na lida rural. Se você fosse praticante de off-road por esporte como muitos aqui (afinal estamos em um forum sobre 4x4), saberia que, por exemplo, sem a modificação de um diferencial (bloqueio 100%) e sem utilização de pneus especiais, é inviável transpor determinados obstáculos existentes nas trilhas, tais como erosões de mais de 80 cm de profundidade (vide foto do meu perfil).
Enfim, embora sua opinião seja totalmente válida para a forma que utiliza seu 4x4, há pessoas que tem seus motivos para não ser muito adepta da placa preta (originalidade).

zoega
15/05/2016, 21:01
Posso falar entre as HILUX (todas acima de 2014) que temos na familia e amigos, o que mais vi de anormal;
-Freios; Discos empenados em uso severo (carga, reboque, pé pesado). Solução discos Fremax e pastilhas Cobreq. Não resolvem 100%, mas melhoram bem o freio borrachudo e aguentam mais desaforo pra quem usa pesado...
-Ví 3 casos de problemas de turbinas, todos trocados em garantia sem custo. 1 deles a parte do turbo em si estava ok, deu problema na parte elétrica da mesma... Nas outras duas babou oleo mesmo. Segundo conversas até a Toyota já detectou o problema e nos casos de garantia ou picapes acima de 2015 já vem com a turbina diferente (problema corrigido). Todas deram problema com km de 60 a 80 mkm...
-2 casos de Hilux com problemas em bicos injetores. Caminhonete morre do nada, vira na partida, acende a luz de emergencia no painel e não pega mais. Geralmente a concessionaria passa o raster, troca somente o bico com defeito e lava o tanque. Dizem ser por diesel S-10 de má qualidade. Nos dois casos os donos juram rodar religiosamente só com diesel s10. Também ouvi de mecânicos que é relativamente comum este defeito, o consultor da toyota me disse que essa nova hilux ''voltou'' o modelo do bico injetor pelo modelo mais antigo que provou ser mais apropriado e apresentar menos defeitos... Nos dois casos as caminhonetes estavam também com 60-80mkm.

De resto nas Hilux ok. Tanque de guerra. Só estou esperando surrarem essa nova geração das hilux pra saber se valem o preço e honram a marca... hehehe

[]'s

thécio ferraz
16/05/2016, 13:10
boa tarde, o que dizer dos freios abs da ranger xlt 2006 4x4 tanto dianteiros quanto traseiros!! andei pesquisando e vi que há muitas opiniões sobre as marcas de 1 linha!! no mais muito bom seu tópico!

d_a_n_51
16/05/2016, 21:37
Galera entre Hilux 09/10 e Triton 09/10. Qual melhor negocio?Sei da fama das Toyotas que é muito boa! Mas e em relação a Triton? Vi aqui no tópico que a galera falou bem delas.Rodo muito por dia (150km) e com elas pretendo fazer algumas expedições. Qual me atenderia melhor? Qual a menos problemática e mais robusta?

NGDaniel
22/05/2016, 10:12
Minha antiga Ranger deu aquecimento por quebra da embreagem viscosa depois num araminho que ficava no bico que ficava jorrando diesel. Trocados, problemas resolvidos, relatei esses pepinos no forum. Acho o NGD um bom motor e confiável, apesar de tanto preconceito.
Na minha atual Frontier, não tive nenhum problema mecanico. Estou com nhec nhec nos amortecedores dianteiros por conta de uma bucha que vou trocar. Só.

Muito bom o tópico.

Imperador!
23/05/2016, 18:23
Minha antiga Ranger deu aquecimento por quebra da embreagem viscosa depois num araminho que ficava no bico que ficava jorrando diesel. Trocados, problemas resolvidos, relatei esses pepinos no forum. Acho o NGD um bom motor e confiável, apesar de tanto preconceito.
Na minha atual Frontier, não tive nenhum problema mecanico. Estou com nhec nhec nos amortecedores dianteiros por conta de uma bucha que vou trocar. Só.

Muito bom o tópico.

Vi seu post e vim logo responder, Daniel. Exatamente lhe perguntar das novidades aí com a Frontier. Que bom que tá tudo bem, esse motor da Frontier é muito forte. Abs!

Imperador!
23/05/2016, 18:25
Galera entre Hilux 09/10 e Triton 09/10. Qual melhor negocio?Sei da fama das Toyotas que é muito boa! Mas e em relação a Triton? Vi aqui no tópico que a galera falou bem delas.Rodo muito por dia (150km) e com elas pretendo fazer algumas expedições. Qual me atenderia melhor? Qual a menos problemática e mais robusta?

Particularmente eu prefiro a Triton. O único defeito dela em relação a Hilux é consumir um pouco mais. Porém, o motor 3.2 é um monstro e inquebrável. Espero que ainda lhe ajude.

GiovanniP
23/05/2016, 23:00
Particularmente eu prefiro a Triton. O único defeito dela em relação a Hilux é consumir um pouco mais. Porém, o motor 3.2 é um monstro e inquebrável. Espero que ainda lhe ajude.

Neste ano acho que as duas estão muito próximas com pequenos pós e contras para cada lado.
A triton levara vantagem principalmente em estabilidade (possui uma suspensão mais acertada no sentido de curvar fechadas/desvio de objetos) em que a hilux costuma ser capotadeira. Perderia em espaço interno e conforto (a hilux e mais macia e com mais espaço principalmente no banco traseiro)
Acredito que no motor a triton leva vantagem porém não acredito em ser tanto assim, não gosto da palavra inquebrável, esse motor abre o bico sim, apesar de acreditar ser mais duravel que o da hilux.
Ne minha região se vende muito mitsubishi então acredito que consiga peças no mercado paralelo com facilidade para ambas com a hilux ganhando no quesito peço.
Tenho vários amigos que tiveram as duas e que odeiamm uma amando a outra na mesma proporção portanto acho que estariam em patamar parecido.
Mas resumindo tudo acho que o MAIS IMPORTANTE em uma compra como essa será o estado da picape a ser comprada, ja ví triton e hilux detonadas com 10-15 mil km no Pará e as mesmas com mais de 200k km inteiras por aqui no MT então nada adianta falar que fulana ou ciclana é melhor se vocè pegar uma buchas dessas e se estrepar.
Na atual situação preferiria financiar e pegar uma zero ou realmente semi nova com pouca quilometragem e na garantia.
Abrço

NGDaniel
24/05/2016, 10:37
Vi seu post e vim logo responder, Daniel. Exatamente lhe perguntar das novidades aí com a Frontier. Que bom que tá tudo bem, esse motor da Frontier é muito forte. Abs!

Muitíssimo satisfeito com a Frontier, pensando em pegar uma automática agora.

Imperador!
24/05/2016, 12:55
Muitíssimo satisfeito com a Frontier, pensando em pegar uma automática agora.

Espera chegar a nova! Já tá riscando por ai! E vem linda demais!!

laramie
24/05/2016, 15:06

A Triton é muito boa em questao de Powertrain, motor dela é monstruoso a durabilidade dela é muito boa mas a suspensao dela é um pau, realmente pra quem roda 150km por dia acho que a triton nao é a picape ideal..

Sergio c
24/05/2016, 15:28
Minha Frontier é a modelo ATTACK, 11/12, mecânica, 6M, branca com os faróis máscara negra, 4x4, a qual comprei com desconto no final de 2011, por R$ 89.984,00 Reais e está agora com 81.000km e os pneus Yokohama são originais ainda(estão nos últimos suspiros, mas ainda vai uns 3.000km.

Nunca deu problema algum, a não ser uns pequenos grilos nas borrachas suspensão e na tampa da caçamba. Tb nunca completei a água do arrefecimento, que ainda esta vermelha(um pouco menos de quando veio okm). Fiz a última revisão na CSS aos 30.000km, depois fiz as trocas de óleos por conta.

Quanto ao líquido de freio, no manual recomendava trocar com 40.000 km, não o troquei ainda. As pinças são originais, ainda bem grossas, sendo que os discos tem o desgaste se chega a uma unha, super inteiros(só eu que conduzo a camionete, geralmente de boa).

Como ela não é obrigada a usar o tal do diesel S 10, usei só um tanque até hj e sempre usei o S500, sem nenhum problema.

E a bateria tb é original ainda.

Jolucas
25/05/2016, 16:58
Caros,

Estou para comprar uma picape zero. Tive três Hilux, todas compradas novas. Nunca me deixaram na mão. Mas não queria voltar para a marca. Estou entre a Ranger Limited e a S10 Country. Dessas, qual me dará menos problemas? Qual tem menos chance de me deixar a pé? A preocupação é que uso a caminhonete para ir a um sítio. Estrada de terra, com trechos de mata. Quando chove, vira trilha média.

Imperador!
25/05/2016, 17:30
Minha Frontier é a modelo ATTACK, 11/12, mecânica, 6M, branca com os faróis máscara negra, 4x4, a qual comprei com desconto no final de 2011, por R$ 89.984,00 Reais e está agora com 81.000km e os pneus Yokohama são originais ainda(estão nos últimos suspiros, mas ainda vai uns 3.000km.

Nunca deu problema algum, a não ser uns pequenos grilos nas borrachas suspensão e na tampa da caçamba. Tb nunca completei a água do arrefecimento, que ainda esta vermelha(um pouco menos de quando veio okm). Fiz a última revisão na CSS aos 30.000km, depois fiz as trocas de óleos por conta.

Quanto ao líquido de freio, no manual recomendava trocar com 40.000 km, não o troquei ainda. As pinças são originais, ainda bem grossas, sendo que os discos tem o desgaste se chega a uma unha, super inteiros(só eu que conduzo a camionete, geralmente de boa).

Como ela não é obrigada a usar o tal do diesel S 10, usei só um tanque até hj e sempre usei o S500, sem nenhum problema.

E a bateria tb é original ainda.

Bom saber da opinião de vocês, colegas, sobre a Frontier. Sempre a tive como muito forte no desempenho, mas que seria de manutenção cara e frequente. Uma das razões inclusive que me mantive na Ford quando troquei minha primeira Ranger 3.0 na atual 3.2.

Caros,

Estou para comprar uma picape zero. Tive três Hilux, todas compradas novas. Nunca me deixaram na mão. Mas não queria voltar para a marca. Estou entre a Ranger Limited e a S10 Country. Dessas, qual me dará menos problemas? Qual tem menos chance de me deixar a pé? A preocupação é que uso a caminhonete para ir a um sítio. Estrada de terra, com trechos de mata. Quando chove, vira trilha média.

Com toda sinceridade, acho que a S10 tem menos chance de dar dor de cabeça. Porém a Ranger é infinitamente mais bem equipada (começando pelos 7 airbags). Carro novo também tem um pequeno aspecto chamado SORTE.

Falando pela minha, é uma 2014 Limited com 63.000km atualmente sem qualquer problema mecânico. Foram feitos dois recalls (mangueira do câmbio automático e atuadores do AC). Fora isso, não tenho nenhuma queixa.

Sergio c
26/05/2016, 21:28
Estou esperando a Nova Frontier p verificar a possibilidade de trocar a minha. Se não der, acho que vou p L200 Triton Savana, com câmbio manual também. Eu, particularmente, não gosto de camionetes automáticas.

NGDaniel
27/05/2016, 10:21
Espera chegar a nova! Já tá riscando por ai! E vem linda demais!!

Mas a nova deve vir a preço de apartamento como as demais, daí fica complicado. Eu não estou engolindo essa de picape custar de 140-200k, pra mim é um total absurdo!

Fred Miranda
21/06/2017, 20:57
Gostaria muito de reativar o tópico, pois o considero de grande relevância para todos nós foristas.

Alisson Ramalho
22/06/2017, 18:44
Gostaria muito de reativar o tópico, pois o considero de grande relevância para todos nós foristas.

Legal Fred , eu acho muito bom esses posts . Estou com uma ranger 3.2 limited branca 2017 , quase 9000 km rodados em 4 meses . Muito satisfeito . Coloquei uns acessorios , som premium, led caçamba , etc... ansioso pela nova ranger V6 diesel raptor ( deve pintar por aqui em janeiro de 2019 )

leodinossauro
29/12/2017, 09:43
tambem reaquecendo o topico.pois os topicos de cada modelo estao inundados de coisas como "achei que as rodas aro 17 ficaram mais bonitas no modelo x ou y"

João Paulo Feitosa
02/05/2018, 13:18
A ideia desse tópico surgiu após conversar com um dono de oficina aqui de Fortaleza (especializado em veículos 4x4) sobre os defeitos dessas picapes da nova geração. Essa loja é altamente renomada (por isso vou evitar citar nomes), mas até mesmo as concessionárias quando não conseguem resolver mandam o carro pra lá.

Esse tópico não tem a intenção de denegrir nenhuma marca ou carro, servirá como guia pra quem pretende comprar uma picape da nova geração, para que o já faça conhecendo os defeitos, virtudes e possíveis complicações que poderão ocorrer enquanto possuírem o carro.

As minhas primeiras observações feitas abaixo são uma combinação do que EU sei com o que ele me mostrou na loja dele (orçamentos e tudo mais).

Ford Ranger 3.2

Cuidado com quem pensa em remapear esse motor (meu caso em particular). Existe uma espécie deficiência no sistema de refrigeração do câmbio, que pode provocar o aquecimento das mangueiras e o consequente vazamento do fluido de arrefecimento. Esse defeito ocorre mesmo nos veículos originais, vide recall (branco) que está rolando nas 12/13 e 13/13.

Outro comentário sobre o motor remapeado é que (um caso apenas) de motor que estourou (atropelamento de válvula se não me engano) depois de remapeado. Com a devida vênia, deve ser um caso típico de motorista de corrida em uma picape. Mesmo assim, já deixou a ideia de que esse motor da NR não é tão bruto como parece.

No caso da Ranger 2.2, o único defeito que chegou na oficina até agora foi a DPF obstruído, precisando fazer regeneração estática.

Nissan Frontier 2.5

Depois que transformaram o Sprint 2.8 em eletrônico, já deixou de ser o que era (sinônimo de robustez). Depois da entrada do modelo tailandês, e a reprogramação atual para 190cv, parece que deixou de ser confiável mesmo. Não existe uma vez que não passe pela oficina que não tenha uma Frontier com motor aberto. É impressionante.
Na sexta passada, quando estava lá, tinha uma Frontier de um senhor de 60 anos cujo bloco EXPLODIU numa viagem a 110km/h. Segundo ele, o papoco foi tão grande que ele parou o carro e saiu correndo.
Outro detalhe é que o preço de manutenção desse motor depois que quebra é absurdo (igual Ford, mais barato que VW). Não existe serviço nesse motor que saia por menos de R$7000 (pra ficar bom, claro).
Os problemas na EGR também são constantes (carros mais antigos, geralmente SEL).
Parece que na verdade, o BLOCO do motor é muito pequeno para a potência toda dele. Aí a parte mais fraca sempre acaba pagando o pato.

VW Amarok

É a que dá mais problema, mas não quis colocar primeiro pra não dizerem ser perseguição.
Bloco do motor também é muito pequeno pra potência que tem... houve o caso do forista aqui no blog da Amarok que teve as bielas moídas totalmente numa condução urbana.
As duas turbinas do carro costumam dar problema quando os agroboys "botam pra arrepiar" na Amarok. A primeira coisa que acontecem é que a turbina pequena estoura.
Outro problema é o caso da correia dentada feita para ser trocada com 60.000km que estoura BEM antes e sem nenhum aviso. Sexta tinha uma Amarok lá que tinha passado por isso. Automática, 13/13, 28.000km rodados. Aconteceu atropelamento de válvula e acabou perdendo o cabeçote. Outro problema grave é o preço para se consertar esse tipo de coisa. Nenhum retífica parece (aí não posso dizer com certeza) faz a retífica do cabeçote da Amarok e dá garantia. A única solução tem sido a compra de um cabeçote novo, que custa a bagatela de R$ 14.000,00. Sem válvulas, sem nada. Só o cabeçote usinado. O orçamento dessa Amarok já passava de R$ 20.000 com MO e tudo.
Parece que aconteceu foi que pegaram um motor pequeno (ou se não foi isso, sem dúvida foi um erro de projeto), que não suportou o tipo de uso a que a Amarok se destinava, aí quem tá pagando o pato é essa correia dentada tão famosa. Sem falar que nela também já aconteceu recall por causa da infiltração de poeira na correia, reduzindo ainda mais a vida útil dela.

Hilux e L200 Triton

Os defeitos graves nos projetos já foram corrigidos, afinal já são carros com mais de 6 anos de estrada (Triton) e 8 anos (Hilux). Mas de vez em quando aparece algum problema com Hilux e L200, mas geralmente direcionados a mau cuidado do dono. O motor da Triton (4M41) me parece ser o mais confiável rodando no Brasil. Lá anda uma Full 2004 com mais de 470.000km (vi na OS) cujo motor nunca foi aberto. Na oficina, inclusive, só lembram de ter aberto esse motor 2 ou 3 vezes, mas tudo relacionado com o motorista: rodou sem óleo ou sem água ou chipou o carro e moeu tudo.
a Hilux o defeito de motor que mais acontece é um pequeno vazamento pela turbina e motor estourado (também por culpa de dono pezão).

S10

Da nova geração mesmo parece ser a que tem motor mais confiável. Tem uma lá que trabalha na construção civil que faz manutenção na oficina com 145.000km e nunca foi feito nenhum serviço no motor, somente suspensão dianteira. Os problemas que surgiram nessa caminhonete são relacionados a problemas no combustível (não utilizar S10 por exemplo). Só que o problema de não usar S10 provoca problemas mais graves como problemas de bicos e algumas vezes na bomba de alta. Outra coisa que incomoda nela pra quem busca algum conforto é que ela "castanha" muito comparado com os outros carros.

Pessoal, esse tópico não foi para queimar nenhum carro, apenas para iniciarmos uma discussão mais saudável sobre as picapes atuais e seus defeitos mecânicos. A contribuição de todos será bem-vinda. Abraços!

Vendo esse post fico com receio de ter feito uma escolha errada em relação a frontier.

fpandur
02/05/2018, 20:33
Vendo esse post fico com receio de ter feito uma escolha errada em relação a frontier.
Tenho uma 2010 4x4 a 4 anos, peguei com 50.000 Km agora está com 182.000. Muita expedição feita com ela (Lençois Maranhenses, Jalapão, Pantanal, etc, etc, etc). Nota-se que não é apenas pegar e estrada e rodar e sim com trechos mais exigentes para o veículo. Fora essas, varias viagens (fiz Argentina e Chile no final do ano, 11.000 Km) e uso urbano. Somente troca de peças de desgaste natural, zero problemas. Agora recentemente comprei uma 2014/15, em virtude da confiança que o veículo me passa. Não sou o único, tem vários relatos como o meu nos grupos que participo e usuários com motores chegando a 250.000 - 300.000 Km, também sem problema algum. No meu caso e de outros, acho que o que resume é: manutenção preventiva, utilização de peças / insumos dentro da especificação e uso de acordo com a proposta de veículo (não é um sedã esportivo ou algo assim). Fazendo isso, vai-se longe com a viatura.

João Paulo Feitosa
03/05/2018, 11:48
Tenho uma 2010 4x4 a 4 anos, peguei com 50.000 Km agora está com 182.000. Muita expedição feita com ela (Lençois Maranhenses, Jalapão, Pantanal, etc, etc, etc). Nota-se que não é apenas pegar e estrada e rodar e sim com trechos mais exigentes para o veículo. Fora essas, varias viagens (fiz Argentina e Chile no final do ano, 11.000 Km) e uso urbano. Somente troca de peças de desgaste natural, zero problemas. Agora recentemente comprei uma 2014/15, em virtude da confiança que o veículo me passa. Não sou o único, tem vários relatos como o meu nos grupos que participo e usuários com motores chegando a 250.000 - 300.000 Km, também sem problema algum. No meu caso e de outros, acho que o que resume é: manutenção preventiva, utilização de peças / insumos dentro da especificação e uso de acordo com a proposta de veículo (não é um sedã esportivo ou algo assim). Fazendo isso, vai-se longe com a viatura.
Verdade tudo depende da forma q vc trata o carro manutenção preventiva é essencial para q se tenha a máquina por muitos anos sem dor de cabeça.
Aqui onde moro não tem tantas delas ja hilux tem de mais e os proprietários falam mal da Frontier pelo fato de ela não ter disponibilidade de peças e q são mais caras referente Toyota.

GLIDER
03/05/2018, 11:56

corroboro com o Fpandur, já tive e digo que é um excelente veiculo. Aliás, só tive viatura que algums falavam mal, e estranhamente só me deram ou ainda dão alegrias.

gfjardim
11/05/2018, 14:07
Meu sogro só teve probleminhas com a Ranger XLT 2014 dele. Baterias que não suportavam a carga(foram duas trocas), entupimento de dutos de drenagem do ar condicionado ("inundou" a cabine) e agora embreagem viscosa com 60k km.

Já eu na minha Amarok 2011 MT foram duas trocas de correia dentada, duas da correia de serviço, um alternador, braços da suspensão dianteira, freios traseiros que enchem de pó e fazem ruídos quando acionados (nem adianta limpar), uns 3 alinhamentos dos feixes de mola, troca dos jumelos, troca dos calços da cabine e um sem número de reparos referentes à tampa traseira e outros ruídos nas caixas de roda. Um mecânico retardado foi trocar o óleo da direção, não apertou o parafuso de esgote e fundiu a bomba de direção. Agora o eixo cardan traseiro estragou e a CSS não vende apenas as cruzetas, somente comprando um cardan completo por $11k. E isso que só agora cheguei aos 135 mil km..

Tem gente que gosta, mas depois de gastar mais de $5k por ano só em manutenção eu joguei a toalha.

Interiorano-sp
21/05/2018, 17:32
Em agosto de 2015, decidi entrar para o mundo das pick-up's.

Tava tarado numa Amarok 2012, com 3 anos de uso, apesar de conhecer as reclamações. O design me encantava.

Procurei, procurei, mas não encontrei uma que me agradasse no quesito conservação. Todas pareciam estar baleadas, esteticamente.

Foi qdo surgiu, próximo à minha cidade, uma Triton 2014, com pouco mais de 1 ano de uso e 29.000 kms rodados - minha segunda opção, à época. Não tive dúvidas: comprei.

Hoje, passados 3 anos de uso e 100.000 kms de estradas, só tenho elogios para a máquina. Manutenção? Só as preventivas, como trocas de óleo e abastecimento em posto confiável. Realmente, só elogios para a mecânica simplista, eficiente, duradoura e confiável.

O único "porém" da Triton - todos sabem - é no quesito conforto. Mas resolvi o problema instalando o jumelo "pickup comfort".

Estou realmente satisfeito com o carro, a ponto de não mais querer trocá-lo (exceto pela nova triton, se se mostrar tão confiável como a antiga 3.2). E sou mto grato a Deus por ter feito eu desistir da Amarok...:safari-rig:

Sergio c
21/05/2018, 18:30
Quando a comprou com 29.000km estava quase zero KM. Elas são fortes mesmo e aproveita a máquina. Tive uma ano 2015.
Em agosto de 2015, decidi entrar para o mundo das pick-up's.

Tava tarado numa Amarok 2012, com 3 anos de uso, apesar de conhecer as reclamações. O design me encantava.

Procurei, procurei, mas não encontrei uma que me agradasse no quesito conservação. Todas pareciam estar baleadas, esteticamente.

Foi qdo surgiu, próximo à minha cidade, uma Triton 2014, com pouco mais de 1 ano de uso e 29.000 kms rodados - minha segunda opção, à época. Não tive dúvidas: comprei.

Hoje, passados 3 anos de uso e 100.000 kms de estradas, só tenho elogios para a máquina. Manutenção? Só as preventivas, como trocas de óleo e abastecimento em posto confiável. Realmente, só elogios para a mecânica simplista, eficiente, duradoura e confiável.

O único "porém" da Triton - todos sabem - é no quesito conforto. Mas resolvi o problema instalando o jumelo "pickup comfort".

Estou realmente satisfeito com o carro, a ponto de não mais querer trocá-lo (exceto pela nova triton, se se mostrar tão confiável como a antiga 3.2). E sou mto grato a Deus por ter feito eu desistir da Amarok...:safari-rig:

maurilio junior
22/05/2018, 11:23
Meu sogro só teve probleminhas com a Ranger XLT 2014 dele. Baterias que não suportavam a carga(foram duas trocas), entupimento de dutos de drenagem do ar condicionado ("inundou" a cabine) e agora embreagem viscosa com 60k km.

Já eu na minha Amarok 2011 MT foram duas trocas de correia dentada, duas da correia de serviço, um alternador, braços da suspensão dianteira, freios traseiros que enchem de pó e fazem ruídos quando acionados (nem adianta limpar), uns 3 alinhamentos dos feixes de mola, troca dos jumelos, troca dos calços da cabine e um sem número de reparos referentes à tampa traseira e outros ruídos nas caixas de roda. Um mecânico retardado foi trocar o óleo da direção, não apertou o parafuso de esgote e fundiu a bomba de direção. Agora o eixo cardan traseiro estragou e a CSS não vende apenas as cruzetas, somente comprando um cardan completo por $11k. E isso que só agora cheguei aos 135 mil km..

Tem gente que gosta, mas depois de gastar mais de $5k por ano só em manutenção eu joguei a toalha.
Meu pai também teve alguns problemas com a ranger limited 12/13 que ele teve, dreno do ar condicionado jogando água pra dentro da cabine, fazendo estalos quando ligava, e por último só tava indo ar gelado para os pés, sem falar que era bem fraco, meio dia mesmo parecia mais um ventilador, fora a mangueira do intercooler que furou uma vez, agora ele tem uma limited 2017 com 23 mil km que só andou na css pra fazer revisão, e sem nenhum problema, já a primeira que ele teve nessa já tinha ido na css umas 5 vezes com problema no ar condicionado

maurilio junior
22/05/2018, 11:25
Quando a comprou com 29.000km estava quase zero KM. Elas são fortes mesmo e aproveita a máquina. Tive uma ano 2015.
Essas triton 3.2 e a hilux 3.0, são uns verdadeiros tanques de guerra

NovoRei
23/05/2018, 02:36
troca dos calços da cabine...

Fale mais sobre isso. Qual foi o problema?

gfjardim
20/09/2018, 19:32
Fale mais sobre isso. Qual foi o problema?

As Amarok 2011 tinham um barulho horrível na cabine que só foi resolvido com a troca dos calços. As posteriores Acho que já vieram com calços novos.

Update: a S10 CDTI 2017 teve o retentor do volante trocado com 20.000 km.

Iraldo
28/01/2019, 10:31
Poderíamos criar um ranking das Picapes aqui no 4x4?

Marco Aurelio C Souza
30/07/2019, 09:13

Saudações a todos.
Experiência de único dono de Frontier SV Attack 4x4 2013/2014 190cv:
Neste mês, a viatura completou 6 anos. São 170.000 km rodados. Anda bem, arranca bem, faço a manutenção preventiva conforme manda o manual, inclusive com exatamente a mesma especificação de óleo do motor (5W30 Acea C3 ou C4). Jamais tive problema de motor e nunca troquei as correias (embora já seja recomendado), fiz troca de pneus em ambas ocasiões com 80 mil km rodados (Bridgestone), pastilhas de freio rodaram 140.000 km originais de fábrica e nunca troquei o kit de embreagem nem as sapatas de freio traseiro. O problema que tive foi a EGR entupir aos 145.000 km, mas eu mesmo fiz o serviço de limpeza e problema resolvido. Outro problema, mas não do carro em si, é que os filtros de combustíveis têm saturado antes da previsão contida no manual (20.000 km), mesmo utilizando apenas Diesel S10 só chega a 13.000, mas não é problema do carro e sim do péssimo combustível que temos. O DPF às vezes faz o carro entrar em modo de segurança quando saturado, mas aí, no máximo, 40 min a 80 km/h ele se regenera sozinho e o problema se resolve (manual recomenda 80km/h durante 30 min). Atualmente vejo muitas peças e acessórios de reposição fabricados por empresas renomadas e que atendem o que precisamos, mas a concessionária é caríssima, a exceção de realização de um alinhamento e balanceamento de rodas.
Portanto, estou bastante satisfeito e pretendo ficar ainda mais 04 anos, caso eu não caia na tentação de pegar uma nova pelo conforto das molas helicoidáis.