PDA

Ver Versão Completa : Pajero Sport - Ruído no motor ao dar partida



tiagosapucaia
15/06/2014, 19:53
Amigos, acho que estou me preocupando à toa, mas resolvi compartilhar aqui minha angústia.
Minha PS está fazendo um barulhinho chato quando dou a partida - típico zunido de correia ou algo assim. O barulhinho só ocorre quando o motor é partido frio e dura uns quinze segundos. Parece que as peças "esquentam" e seja lá o que produz o ruído se "assenta" e o barulho passa.
Será que devo me preocupar?
Em tempo: todas as correias e tensores são novos. Manutenções em dia.

SAPO-BOMBA
15/06/2014, 20:39
Experimente um spray "protetor de correias"... E tire a dúvida.


Se continuar o barulho, é bom se preocupar e averiguar de onde está vindo...

Marcelo Schuch
17/06/2014, 12:14
E ai Tiago achou algo de errado na PS ?

tiagosapucaia
17/06/2014, 12:26
Gente, é daqueles típicos ruídos esporádicos. E além de esporádico é superpassageiro. Difícil dizer.
E fora isso, ela não apresenta nenhum sintoma... Vou esperar a próxima revisão (troco o óleo a cada 5 mil km) e vou conversar com meu mecânico a respeito. "Mostrar" para ele o problema vai ser meio difícil... Mas veremos

Sapo-bomba: como é esse spray? Tens alguma indicação? É só aplicar nas correias e pronto? Se aplica com o motor parado ou girando?

Jonga
22/06/2014, 09:49
Sua correia do compressor do ar está folgada. É uma doença nas PS, leva em qualquer casa de ar e pede pra apertar.

SAPO-BOMBA
22/06/2014, 11:03
Correia do compressor de ar só folga se usar correia não original....


Todo mundo que conheço que teve esse problema, passou a usar a correia original ( que é barata ) e nunca mais teve problemas.

Jonga
22/06/2014, 22:26
Correia do compressor de ar só folga se usar correia não original....


Todo mundo que conheço que teve esse problema, passou a usar a correia original ( que é barata ) e nunca mais teve problemas.


Diga isso pra minha pajero, que é minha desde zero, e só resolveu esse problema quando coloquei uma correia da goodyear ventilada. Já ví mais de dez aqui com esse mesmo problema e a solução sempre foi essa de apertar.

SAPO-BOMBA
22/06/2014, 23:20
Diga isso pra minha pajero, que é minha desde zero, e só resolveu esse problema quando coloquei uma correia da goodyear ventilada. Já ví mais de dez aqui com esse mesmo problema e a solução sempre foi essa de apertar.


Apertar vc só vai tensionar mais a correia, que com o tempo vai fadigar e afrouxar de novo, e vc vai continuar achando que o aperto resolve.


Coloquei uma Dayco, foi afrouxando, e eu reapertando.... Até que numa dessas ela partiu


Coloquei Gates, mesma coisa... Essa pelo menos não partiu, mas era um saco andar e de semana em semana ter que dar um reapertinho.


Coloca a correia original, não custa 40 reais e te livra do problema de vez... :concordo:

SAPO-BOMBA
22/06/2014, 23:24
Sapo-bomba: como é esse spray? Tens alguma indicação? É só aplicar nas correias e pronto? Se aplica com o motor parado ou girando?


Tem ele da Loctite, tem ele da Wurth tb...


De preferência, se puder aplicar com o motor ligado ( e frio, claro ), melhor.

Jonga
23/06/2014, 18:23
Amigo Sapo Bomba, dá uma olhada no tópico desse problema que eu tive e como eu resolvi.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/136296-pajero-sport-problemas-no-ar-condicionado.html

Tiagosapucaia, aperte a correia do ar pra testar, se resolver, é quase certo que sua polia da embreagem do ar está com desgaste irregular e está estragando a sua correia. Depois de resolver o problema da minha, já levei umas 4 pajeros com o mesmo problema da minha no meu mecânico.

SAPO-BOMBA
23/06/2014, 19:05
Ah, mas a sua é problema na POLIA...


Quero dizer que o problema de folgar a correia é outra coisa, e é relativamente comum nas L200 Sport/Pajero

tiagosapucaia
24/06/2014, 11:12
Amigos, obrigado pelas dicas. Agora já tenho pistas de como prosseguir.
Vou conversar com meu mecânico a respeito. De fato, esta correia é nova na minha PS - ele trocou. Pode ser que ela tenha uma pequena folga e está gerando o ruído. Se não me engano, a correia instalada foi Dayco.
Agora, duas dúvidas de curioso:
1. Por que (pelo menos no meu caso) o ruído passa tão rápido? É porque a correia se assenta?
2. Mesmo passando o ruído, será que corro riscos de danos ao motor?

Jonga
24/06/2014, 14:03
Amigos, obrigado pelas dicas. Agora já tenho pistas de como prosseguir.
Vou conversar com meu mecânico a respeito. De fato, esta correia é nova na minha PS - ele trocou. Pode ser que ela tenha uma pequena folga e está gerando o ruído. Se não me engano, a correia instalada foi Dayco.
Agora, duas dúvidas de curioso:
1. Por que (pelo menos no meu caso) o ruído passa tão rápido? É porque a correia se assenta?
2. Mesmo passando o ruído, será que corro riscos de danos ao motor?


1 Isso.
2 não tem como gerar danos ao motor, o que pode acontecer, é começar a xiar andando também, e depois de um tempo voar e você ficar sem o ar. Eu troquei 7 correias em 6 meses, até descobrir que o meu problema era a polia.

Edilson_ce
26/06/2014, 12:15
Verifique também a correia do alternador, já tive um piado na minha camionete que vinha do alternador, com os mesmos sintomas da sua, só parou depois que troquei as correias, comprei esse spray para correia, mas não resolveu meu problema.

Se for a correia do ar condicionado, pode acontecer dá correia pular fora e agarra a hélice, como aconteceu comigo, prejuízo de uma hélice e de um radiador furado, verifique o esticador também.

Poison
26/06/2014, 14:06
minhas correias fazem esse barulho...o bom sinal é que vc sabe q tem correria hahahha

Poison
26/06/2014, 14:16
Tem ele da Loctite, tem ele da Wurth tb...


De preferência, se puder aplicar com o motor ligado ( e frio, claro ), melhor.


essa
https://www.wurth.com.br/lojavirtual/pag_pro_det.asp?BUS=1&PRO_COD=4LMO1110F6M&cat=Lubrifica%C3%A7%C3%A3o&subcat=Lubrificante

?

SAPO-BOMBA
26/06/2014, 14:18
Esse mesmo...

tiagosapucaia
04/07/2014, 20:15
Verifique também a correia do alternador, já tive um piado na minha camionete que vinha do alternador, com os mesmos sintomas da sua, só parou depois que troquei as correias, comprei esse spray para correia, mas não resolveu meu problema.

Se for a correia do ar condicionado, pode acontecer dá correia pular fora e agarra a hélice, como aconteceu comigo, prejuízo de uma hélice e de um radiador furado, verifique o esticador também.

Obrigado pela sugestão. Devo levar a viatura no mecânico até o fim do mês.
Até lá, vou ficar observando com atenção.
Valeu a força de todos pessoal, mais uma vez

elildes
03/07/2022, 11:46
Estou com um problema parecido. Só que o barulho, na minha Pajero Sport, começa somente quando ligo o ar condicionado e só para quando desligo o ar. É um barulho muito alto. Troquei de correia duas vezes e apertei várias vezes. Será que pode ser somente a correia?

elildes
04/07/2022, 13:20
Estou com um problema parecido. Só que o barulho, na minha Pajero Sport, começa somente quando ligo o ar condicionado e só para quando desligo o ar. É um barulho muito alto. Troquei de correia duas vezes e apertei várias vezes. Será que pode ser somente a correia?

Também percebi que as vezes o rotor do compressor para de rodar.

Glaicon
05/07/2022, 05:55
Também percebi que as vezes o rotor do compressor para de rodar.
Com esta segunda informação sua, parece ser rolamentos da polia do compressor desgastados.
Evite usar o ar condicionado e verifique isto.
Depois coloque aqui a solução, para ajudar futuramente outros usuários.
E boa sorte!:concordo:

edson83
22/01/2023, 15:59
Pessoal, de uns tempos pra cá, sempre que ligo o v6 qdo ele está frio, vem um ruído de assobio do cofre, que passa logo que o carro começa a rodar.

Dá impressão que tem algo patinando, mas passa assim que saio da garagem. Dura poucos segundos.

Minhas correias devem ter cerca de 50.000k.

Apesar da correia ainda estar no prazo, pode ter afrouxado? Vou tentar colocar um vídeo aqui com a reprodução do ruído.