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Ver Versão Completa : Eliminando ruidos na Tracker/Grand Vitara



zeca backes
15/06/2014, 11:23
Pessoal

Faz um ano que tenho uma Tracker Gas 2007.
Apesar do carro estar muito inteiro, (comprei com 80 mil km e está com 120 mil),sem nada de suspensao para fazer, alguns barulhos e grilos me incomodavam.
A seguir relato dicas de silenciar a viatura:

- A grade da frente é uma batedeira de ruidos e que reflete dentro docarro, parecendo que é no painel. Apos trocar as presilhas, os grilos seguiam, apesar de diminuirem. Fiz umas "buchas" de pano preto e enfiei entre a grade e o farol. Adeus grilos, finalmente a grade ficou firme e quieta. Vou atras de algum filete de borracha para melhorar o acabamento.

- Tampa do motor fica batendo. Primeiro, ajustar borrachas localizadas a direita e esquerda no topo do paralama onde encaixa a tampa. Elas giram, eliminando a folga. Quando se fecha a tampa, ela tem que encostar nessas borrachas. Mas seguia um barulho no mecanismo de trava da tampa (aquele "trinco" na frente onde prende e solta a tampa). Tentei ajustar, e nada. Resolvi enrolando uma tira de pano no ferrinho que encaixa no trinco.

- Outra fonte de ruidos sao os paralamas e suas presilhas vagabundas. Troquei todas e eliminei uma serie de grilinhos.

- La pelos 100 mil km surgiu um ploc ploc embaixo do carro. Parecia algo da suspensao, mas nao havia nenhum problema na mesma, meu mecanico nao descobria o que era. Revisei surdina, borrachas da mesma, tirou um outro barulhinho, mas o ploc ploc seguia. Resolvi levar num antigo mecanico de geometria e suspensao e ele em 5 minutos matou a charada: buchas da barra estabilizadora. Com a folga, ela ficava batendo no eixo e o som reverberava por todo carro. Por R$ 50,00, resolvido.


Abs a todos
Paulo

ariju
15/06/2014, 23:21
Pois è, também volta e meia desmancho o carro para acabar com ruídos. kkk.. Existe um tópico aqui no fórum com um tutorial beem completo de papa grilo.
A primeira coisa que fiz foi encomendar no ML, um saco das presilhas de plástico dos acabamentos, soleiras, etc.. depois fui na autorizada só para tirar uma febre de quanto estavam cobrando e... O cara me olhou e disse- 15 R$, POR CADA UM. kkkkk. Paguei 20 R$ por 20 presilhas. Troquei todas, da grade dianteira, dos parachoques, das protecoes internas dos paralamas, etc.... E só nisso já eliminei boa parte dos ruídos
Depois desmontei as portas, fiz um reaperto basico, lubrifiquei as portas, dei uma isolada e uma prendida melhor nos fios e cabos, coloquei mais espuma em algumas partes, principalmente no cabo da maçaneta, fica roçando na lata. ficou show.
Coloquei fita dupla face entre o parabrisa e o plástico preto em baixo, em velocidades mais altas o ar passava ali e fazia um zumbido enjoado.
coloquei tbm um calco de borracha embaixo da dobradiça do capo. era só passar num paralelepípedo que fazia um barulho horroroso, que parecia ser do painel.
Meu próximo passo agora será resolver um barulho no banco do passageiro, ruidos protecoes das colunas das portas e dos suportes dos cintos, e mais uma vibracao no forro do teto solar. Para todas ja encontrei dicas aqui no fórum, me falta tempo para realiza-las.
Uma coisa que me encuca ainda, è um barulho de ferro vibrando na primeira e segunda marcha ainda em baixa rotação.. Nem sempre acontece, mas as vezes chateia. Provavelmente seja o cardan desalinhado mesmo. mas fica pra próxima essa.. $$..
Isso ai, vamos dividindo as descobertas e tornando nossas viaturas cada vez melhores..

Christian Andreas
17/06/2014, 13:05
Pessoal

Alguem poderia me ensinar como desmonta a forração das portas?

Tem vários barulinhos lá dentro que queria resolver.

Valeu.

Chuva
17/06/2014, 14:52
Ola,

Para tirar a forração das portas vc tem que tirar 2 coisas:
- um parafuso que fica no meio do puxador;
- aquela peça plástica de acabamento ao redor da alavanca de fechadura. Essa para sair vc a puxa empurra para trás em relação ao painel. Empurre pra trás apertando pra dentro. Há dois dentes de plástico que se encaixam na lata da porta. Se forçar muito puxando errado eles quebram.

Depois é só puxar a parte plástica da forração com a mão mesmo. Para começar vc pode ir pelas presilhas de baixo. Na primeira até vale uma chavona de fenda, pq se arranhar, ninguem vai ver. Eu a envolvo com pano. Depois que conseguir tirar a primeira, as demais saem bem facilmente. Puxe uma a uma, devagar, sem pressa.

Com tudo solto na sua mão vai ter que soltar o conector da fiação da porta antes de querer na pressa por a peça no chão ou em algum lugar.

Depois de tirar a forração uma dica bem interessante (eu pelo menos não sabia): Há originalmente um plástico anti ruído antes de vc conseguir mexer dentro da porta. Esse plástico, pelo menos na Tracker, é preso via seu redor por uma borracha preta grudenta e mole, parece podre. Se vc puxar com cuidado, devagar, vc consegue recolocar todo plástico usando a mesma borracha.

Num outro carro sem saber eu fui tirando tudo e amassando a "fralda" do plástico que acabou indo pro lixo. Típica pressa e serviço de lojinha de som de carro meia boca.

Para diminuir barulhos entre partes móveis metálicas como hastes de trinco, eu uso "engasta gatos" (fita hellerman, lagartixa, cada lugar tem um nome). E tb o mesmo recurso em todos os fios que podem pegar em alguma coisa. Na dúvida tb coloque pequenas espumas cortadas em lugares estratégicos que suspeita.

Outra dica são os falantes. Depois que fizer todo o serviço, nao monte a porta. De uma volta no quarteirão e ouça de novo. às vezes ficou tudo jóia mas um barulhinho persiste. É a p... do falante! Dentro dele, dependendo do modelo/idade, pode soltar alguma coisa que tb vibra. Os contatos dos fios por engate tb podem vibrar e vc nem tinha verificado. Se o falante for meia boca e estiver "estourado" tb vibra com o som ligado. Enfim, sobre som só adianto que é uma lástima achar um falante decente pra se por nesse carro. Na dúvida e puder, já encomende falantes de kit duas vias pra trocar, pra aproveitar que vai abrir as portas.

Boa sorte.

Christian Andreas
17/06/2014, 15:12
Legal Chuva.

Ajudou bastante como sempre.

Um abraço.

luizdemog
19/06/2014, 09:47
Pessoal

Faz um ano que tenho uma Tracker Gas 2007.
Apesar do carro ...
Abs a todos
Paulo



Pois è, também volta e meia ...


Ola,

Para tirar a forração das portas vc tem que tirar 2 coisas:
- um parafuso ...

Boa sorte.
Muito legal esse compartilhamento de informações. Grato aos colaboradores.
Aqui vai meu centavo: no meu carro tinha uns barulhos na forração da tampa do porta malas. Observando vi que o dono anterior andou colando umas tiras de espuma de borracha autocolantes, mas colou somente pedaços nos cantos... acho que isso só amenizou mas não resolveu.
Resolvi comprando, em casas de borracha, uma tira de borracha em forma de "U" e colocando em todo o contorno dessa forração, inclusive do contorno do vidro.
Na loja havia essa borracha com medida de 5mm e 10mm (não medi, mas é + - isso).
Eu comprei a de 5mm. Resolveu mas à vezes solta em alguma ponta.
Acho que a de 10mm não soltaria... eu não quis colar.
abçs

Eduardo Alemão
20/06/2014, 22:11
Grande Seo Paulo!

zeca backes
23/06/2014, 09:12
Valeu Ariju
Esse zumbido das portas tambem me incomoda, gostei da dica.
Abraço
Paulo

Felipe Tiago
25/04/2015, 21:34
Pois è, também volta e meia desmancho o carro para acabar com ruídos. kkk.. Existe um tópico aqui no fórum com um tutorial beem completo de papa grilo.
A primeira coisa que fiz foi encomendar no ML, um saco das presilhas de plástico dos acabamentos, soleiras, etc.. depois fui na autorizada só para tirar uma febre de quanto estavam cobrando e... O cara me olhou e disse- 15 R$, POR CADA UM. kkkkk. Paguei 20 R$ por 20 presilhas. Troquei todas, da grade dianteira, dos parachoques, das protecoes internas dos paralamas, etc.... E só nisso já eliminei boa parte dos ruídos
Depois desmontei as portas, fiz um reaperto basico, lubrifiquei as portas, dei uma isolada e uma prendida melhor nos fios e cabos, coloquei mais espuma em algumas partes, principalmente no cabo da maçaneta, fica roçando na lata. ficou show.
Coloquei fita dupla face entre o parabrisa e o plástico preto em baixo, em velocidades mais altas o ar passava ali e fazia um zumbido enjoado.
coloquei tbm um calco de borracha embaixo da dobradiça do capo. era só passar num paralelepípedo que fazia um barulho horroroso, que parecia ser do painel.
Meu próximo passo agora será resolver um barulho no banco do passageiro, ruidos protecoes das colunas das portas e dos suportes dos cintos, e mais uma vibracao no forro do teto solar. Para todas ja encontrei dicas aqui no fórum, me falta tempo para realiza-las.
Uma coisa que me encuca ainda, è um barulho de ferro vibrando na primeira e segunda marcha ainda em baixa rotação.. Nem sempre acontece, mas as vezes chateia. Provavelmente seja o cardan desalinhado mesmo. mas fica pra próxima essa.. $$..
Isso ai, vamos dividindo as descobertas e tornando nossas viaturas cada vez melhores..

Não sei se o pessoal do tópico ainda está por aqui, desculpem reviver o tópico inclusive, mas achei pertinente manter minha pergunta aqui...

Quanto ao barulho que parece cardan desalinhado, alguém mais já teve e sabe como resolver? Tenho esse problema na minha Tracker 2008 e já levei em vários mecânicos, até em um especialista em caixa de transferência e diferencial, e ainda não conseguiram achar o problema... não é nas cruzetas e também não é no cardan (apesar de o barulho parecer ser cardan desbalanceado).

Meu mecânico tirou os cardans e percebeu que batendo com a mão naquela peça que une o cardan a caixa (pela cruzeta), ele reproduz o barulho, ou seja, parece que vem de dentro da caixa... não sei se mando abrir pra ver, queria ver se alguém sabe como resolver antes de gastar uns $$$ com isso!

Já vi no fórum alguém dizendo que mandou um torneiro diminuir o comprimento do cardan e eliminou um barulho parecido com esse... mas creio que esse não seja o meu caso, visto que o barulho existe mesmo quando se remove os cardans...

rhoberyo
20/10/2015, 10:07
Ajudou Bastente
Parabens pelas dicas.!!!

skullspyder056
14/12/2015, 08:50
Puxa muito bom esse "tutorial" de ruídos. Tenho uma Pajero Sport 2002, vou dizer 2002 pois com essa crise o governo deu um jeitinho aqui em Goiás, de tirar os carros de 10 anos da isenção do do IPVA, agora passou para 15 anos. Enfim comprei-a ja fazendo barulho mas com o tempo aumentou, além dos ruídos externos o que pega mesmo é o interno tudo indica que é a tampa mas ja desmontei tudo e rodo com ela e ta la a escola de samba desafinada e não autorizada, alguém tem ou teve esse problema?

Munhozlu
15/12/2015, 02:16
Pessoal blz? Procurei no forum e não encontrei nada a respeito.

Alguem ja teve um barulho no teto solar da Tracker.

um tec tec passa em buraco ou quando vc força o vidro pra cima vc ouve,

Esta me deixando louco esse barulho, como se estivesse com os braços soltos.