PDA

Ver Versão Completa : Terminal de direção TROLLERS NOVOS.



Thales Rezende
14/06/2014, 00:58
Galera, já existem algumas informações sobre os terminais em outros tópicos mais não encontrei nenhum que aborde duas coisas importantes.

Primeiro gostaria de saber se alguém saberia qual a especificação de torque dos terminais da barra de direção dos trollers mais novos. Realmente ando tendo bastante problemas para encontrar as especificações de torque dos componentes que não são do motor do troller, por acaso seria os mesmos 65ft-lbs dos wranglers?

Outra dúvida que já foi citada brevemente em outro tópico aqui no fórum, ninguém acha estranho(absurdo) o fato dos terminais dos trollers mais novos não virem com graxeta? Como se engraxa esses benditos?? Eu só vi terminal selado assim em carros de passeio que não ficam dentro de rios como os nossos. Vale lembrar que não são terminais tão baratos assim. Isso realmente me incomoda afinal em outros carros que já analisei o manual de serviço sempre era recomendado engraxar os terminais após grandes exposições a água ou terra, além disso não é tão incomum ficar sabendo de trollers que perderam a direção por falha do terminal da direçao, principalmente o que vai no pitman (aqui no fórum mesmo existem relatos com fotos). Será que existe associação dessas falhas com a falta de lubrificação?

Sei que existem adaptadores agulha para ponta das engraxadeiras que podem ser usados para você espetar na borracha do terminal(vide foto)
466905

Também existem alguns videos do pessoal fazendo os pontos de lubrificação

466906

Agradeço toda ajuda.

Abraços

GhostMechanic
15/06/2014, 20:35
O torque é o da porca castelo? Ela não tem muito segredo é só apertar bem e colocar a trava que ela não afrouxa. 65 ftlb(88Nm) é mais que o suficiente.

Quanto a ausência de pontos de lubrificação, é normal, maioria dos carros e caminhões não os possuem, eles vem lubrificado de fábrica. Quanto a entrada de sujeira, se tiver com os guarda pó inteiros não tem como entrar. Quebra o terminal de carro que não é dado manutenção. Pro terminal, quebrar só se levar pancada forte ou ter muita folga. O certo é desmontar o terminal do alojamento e ver se ele ainda precisa de pressão para deslocamento, se empurrar e voltar tem que substituir. O sistema de direção do Troller é bem dimensionado para ele. E se não me engano é o mesmo desde 2001.

Jorgao
15/06/2014, 23:03
O torque é o da porca castelo? Ela não tem muito segredo é só apertar bem e colocar a trava que ela não afrouxa. 65 ftlb(88Nm) é mais que o suficiente.

Quanto a ausência de pontos de lubrificação, é normal, maioria dos carros e caminhões não os possuem, eles vem lubrificado de fábrica. Quanto a entrada de sujeira, se tiver com os guarda pó inteiros não tem como entrar. Quebra o terminal de carro que não é dado manutenção. Pro terminal, quebrar só se levar pancada forte ou ter muita folga. O certo é desmontar o terminal do alojamento e ver se ele ainda precisa de pressão para deslocamento, se empurrar e voltar tem que substituir. O sistema de direção do Troller é bem dimensionado para ele. E se não me engano é o mesmo desde 2001.

Se não me engano, é o mesmo desde 2001 FII. Quanto a lubrificação, é exatamente isso, o guarda-pó deve estar perfeito. Se não estiver, aparecerá folga. E cá pra nós, a rosca do terminal original é maior do que a de vários caminhões! Comprei 2 pra deixar de reserva no meu kit e peguei na mão o terminal e comparei com outros de diversos SUV, picapes e caminhões pequenos.

Thales Rezende
03/07/2014, 12:31
Fala galera, valeu ai pelas dicas. Minha dúvida com relação a lubrificação dos terminais é porque eu tive a oportunidade de checar todos os meus e inclusive tirei o guarda pó e tinha uma "graxa" com aspecto muito estranho. Acabei apertando as porcas castelo em 65ft lb e a direção acabou ficando um pouco mais pesada. Já tinha visto isso ocorrer em carros de passeio, vou reapertar com menos torque... Pode ser meu torquímetro que não está muito bento também.
Grandes abraços!

Gustavo D
03/07/2014, 20:15
Se não me engano, é o mesmo desde 2001 FII. Quanto a lubrificação, é exatamente isso, o guarda-pó deve estar perfeito. Se não estiver, aparecerá folga. E cá pra nós, a rosca do terminal original é maior do que a de vários caminhões! Comprei 2 pra deixar de reserva no meu kit e peguei na mão o terminal e comparei com outros de diversos SUV, picapes e caminhões pequenos.

O terminal do pitman do meu aconteceu isso. Rasgou o guarda-pó, isso em 2012, e rodei até mês passado com o veículo assim, fiz trilha, passei em água, enfim, nem liguei pro guarda pó rasgado, demorou pra aparecer folga, mas apareceu. E o terminal, realmente é um baita de um bitelo!