PDA

Ver Versão Completa : L200 - Roda livre Manual X pino trava porca do cubo



Daniel Castanho
27/12/2005, 15:42
Mecânicos e curiosos de plantão,
Viajando com a minha L200 2003, ontem, comecei a ficar sem freio. O pedal ficava firme e derrepente amolecia. Fui andando até conseguir chegar a uma Mit (em Curitiba). Quando o mecânico colocou a mão na roda dianteira esquerda, verificou que a roda estava quase solta (solta no cubo). A falta de freio se dava de acordo com a movimentação de roda e distanciamento da pinça, o que fazia afundar o pedal.
Depois de desmontar a roda livre, vimos que e a porca do cubo estava presa por um só dente de rosca (por pouco a roda não cai). Segundo o mecânico, isso aconteceu porque o pino da roda livre que trava a porca do cubo pulou para fora - não se sabe como. O pino ainda está inteiro - ficou dentro da roda livre. Os rolamentos de roda ficaram detonados devido a terem trabalhado com muita folga. A base da roda livre desgastou bastante na altura da porca do cubo, comendo inclusive o anel e o retentor principal, além de outro anel interno que ficou partido em vários pedaços. Agora vou ter que trocar a roda livre, os rolamentos e retentores.
Não sei se alguém já viu algo assim acontecer e se dá para arriscar algum palpite sobre a causa. Até o momento tudo indica que foi algum erro de montagem da última vez que mexeram aí (troquei estes rolamentos há pouco mais de um mês)..... só achei estranho demorar tanto para aparecer um problema tão grave.
Agradeço palpites.
()
Daniel