Ver Versão Completa : Motor AP 2.0 Vitara 3D 97 auto
rbrunato
13/06/2014, 16:18
Pessoal, fiz algumas pesquisas e tenho visto muita gente que substituiu seu motor original por AP, uns 1.8 outros 2.0.
Mas em todos os casos, foram viaturas mecânicas.
Considerando que meu motor 1.6 8v esta 100%, será que valeria a pena efetuar a troca pensando apenas em mais conforto na cidade?
Como o carro esta com sobrepeso por estar bem equipado e com pneus grandes, o carro tornou-se relativamente lento.
Um motor AP, somado ao cambio automático original daria muita diferença ou apenas melhoraria um pouco?
Será que a aceleração e o consumo são muito diferentes nos Vitaras AP com cambio AUTO?
diegotmc
13/06/2014, 16:28
Não pensa em colocar um cambio manual?
nao tem flange pronta pra cambio auto, teria que fazer, um investimento alto, custoxbeneficio mínimo!
no seu caso seria mais interessante colocar as relaçoes de diferencial do vitara mecanico, é mais curta, vai dar um pulmao no vitara!
Caio Tessa
13/06/2014, 23:17
Faça como o Mairo disse, troque as relaçoes dos diferenciais. Eu vou fazer isso, ja comprei a coroa e pinhão 8x41 da Vitara manual e vou substituir as 8x37. Com isso voce tera uma redução de 11%
Como fica o consumo do carro?
Ricardo S. Souza
15/06/2014, 22:53
Já ouvi falar que o motor do GV/Tracker seria quase plug and play no Vitara mecânico, será que é mesmo?
Se for, não seria uma boa opção para adaptação no Vitara auto?
rbrunato
16/06/2014, 09:57
Já ouvi falar que o motor do GV/Tracker seria quase plug and play no Vitara mecânico, será que é mesmo?
Se for, não seria uma boa opção para adaptação no Vitara auto?
Se esta falando do GV/Tracker a diesel, este motor é Peugeot, já ouvi falar muito mal dele.
rbrunato
16/06/2014, 09:59
Como fica o consumo do carro?
Por ser um motor mais eficiente, creio que fique melhor (torque e potencia) e mais econômico.
Mas não tenho certeza, na verdade esta é a minha principal duvida.
rbrunato
16/06/2014, 10:02
nao tem flange pronta pra cambio auto, teria que fazer, um investimento alto, custoxbeneficio mínimo!
no seu caso seria mais interessante colocar as relaçoes de diferencial do vitara mecanico, é mais curta, vai dar um pulmao no vitara!
Gosto do cambio AUTO em trilhas e passeios, nunca fiz e não tenho coragem de fazer trilhas pesadas com ele, tenho dó! rsrs
Para passeios e para andar na cidade, o cambio Auto é bem melhor. (minha opinião)
Estou pensando em trocar o motor porque de vez em quando pego estrada, e aí o motorzinho SZK deixa os deslocamentos mais cansativos.
olá brunato, cara.. não sei qual o teu nível de apego à viatura, mas sinceramente fazer isto que você propõe vai te custar ai entre R$ 7 a 10 mil... obvio que vc pode vender o teu motor e tirar uma diferença certamente pega uma boa grana, mas, eu não faria, principalmente porque teu zuk parece estar bom, e, pelo que vc relata nessa ultima mensagem, se quer mais velocidade na estrada troque de carro...
Desculpe a opinião radical mas não sei se o custo compensa e nem se você irá conseguir voar na estrada com um AP num zuk (vai te dar mais arrancada, mas não sei se a velocidade final aumenta muito).
boa sorte!
Ricardo S. Souza
16/06/2014, 12:47
Se esta falando do GV/Tracker a diesel, este motor é Peugeot, já ouvi falar muito mal dele.
Estou falando do motor a gasolina 2.0 16v do GV/Tracker.
rbrunato
16/06/2014, 14:45
olá brunato, cara.. não sei qual o teu nível de apego à viatura, mas sinceramente fazer isto que você propõe vai te custar ai entre R$ 7 a 10 mil... obvio que vc pode vender o teu motor e tirar uma diferença certamente pega uma boa grana, mas, eu não faria, principalmente porque teu zuk parece estar bom, e, pelo que vc relata nessa ultima mensagem, se quer mais velocidade na estrada troque de carro...
Desculpe a opinião radical mas não sei se o custo compensa e nem se você irá conseguir voar na estrada com um AP num zuk (vai te dar mais arrancada, mas não sei se a velocidade final aumenta muito).
boa sorte!
Olá Manggini, vamos por partes, rsrs
Primeiramente, o nível de apego é... ALTO.
Sei que o valor não seria baixo, mas trocar de carro não esta entre minhas prioridades, tenho outros carros para viagens, mas gosto do Zuk, e não quero andar a 200km/h até porque o Vitara não teria freios para isso! rsrs
O que eu queria melhorar seria a aceleração e retomadas.
Costumo andar a uma velocidade de cruzeiro de 110/120KM/h com os outros carros, quando estou com o Zuk, fico na faixa dos 90KM/h e queria poder andar na faixa dos 110 a 120 sem sentir que estou forçando o motor, além de poder fazer ultrapassagens ou retomadas de velocidade com maior segurança.
Beleza, então cara eu rodei pouco com o meu até ele rachar o bico... (acho que mais uma semana ainda pra o motor ficar pronto), mas quando peguei a estrada tava andando bem na faixa de 110 - 120km.. eu acompanhei um amigo numa TR4 zero numa boa, obvio que as vezes ele dava uma sumida hehehe. Sou ignorante mesmo em saber se os motores são os mesmos (acho que sim) o que muda é a caixa e a relação não?
se for isso a dica dos primeiros pitaqueiros acho que seria suficiente. Tem alguém que tenham um com cambio manual pra vc fazer um teste pra ver como é? Quem sabe só mexendo na transmissão vc já tem um plus.
Eu deixaria a troca do coração todo como última opção, digo isto porque eu to substituindo meu motor todo... só não vou trocar a tampa e o cabeçote. Bloco, bombas de água e óleo... e depois de algumas pesquisas e conversas optei e manter a viatura mais original possível.
Eu ja dirigi carros com AP inxertado.... e como eram aspirados não sei se da pra comparar, mas é o motor ideal para isto, vc ficar fuçando adaptando peças para dar mais potência, principalmente na arrancada. Os Zuks que já vi aqui no forum e rodando por ai com AP, mas com a suspensão toda mexida então não são parâmetro para o que vc quer.
Sei de um aqui onde moro, mas ainda não tive a oportunidade de ver a viatura, está com um AP 1.6 flex novinho em folha, de resto o carro ta todo original, pelo que soube ficou bom.
bom não sei se ajudei muito :):)
padovanieduardo
22/07/2015, 18:42
rbrunato,
Provavelmente terei que trocar o motor do meu vitarinha 3d auto e verifiquei que você fez uma adaptação de um motor Ap 2.0.
Onde você comprou a flange? A adaptação ficou boa? o motor 2.0 ficou bom com o th180?
Abraço
rbrunato
24/07/2015, 14:39
rbrunato,
Provavelmente terei que trocar o motor do meu vitarinha 3d auto e verifiquei que você fez uma adaptação de um motor Ap 2.0.
Onde você comprou a flange? A adaptação ficou boa? o motor 2.0 ficou bom com o th180?
Abraço
Olá Eduardo.
Cara, esta flange teve de ser feita e deu um trabalhão.
Aliás, toda a adaptação deu muito trabalho e se não fosse pelo meu motor original que estava muito bom e foi vendido abatendo no valor final que gastei para fazer a adaptação, eu não aconselharia ninguém a fazer isso.
O carro ficou muito mais forte, mas ainda não chega perto de um com motor AP + cambio mecanico.
Este cambio rouba um pouco de torque e potencia.
Depois de todo o trabalho que tive, o carro ficou realmente bom, mas deu muita dor de cabeça para fazer, muitos acertos tiveram de ser feitos depois e agora que estou vendendo o carro, ainda tenho que ficar ouvindo neguinho reclamando por ser um carro com "motor adaptado", como se tivesse feito algo tosco.
No total, gastei R$13.500,00 na adaptação, prepare seu bolso.
Se fosse cambio mecanico, teria gastado uns 6 ou 7 mil no total.
padovanieduardo
09/01/2016, 00:06
Ricardo, já faz alguns meses que você fez a adaptação. Conta suas impressões da viatura hoje.
O motor proporciona uma velocidade de cruzeiro de 100 km sem forçar demais, o 2.0 ainda está beberrão. Como está a viatura?
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.