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j.pires
13/06/2014, 15:55
tenho uma rural 72 a disel 4x2, devidamente documentada , a possuo a 10 anos até então com boa dirigibilidades.O problema começou quando resolvi transformar-la em 4x4.Assim que adaptei o eixo tração na dianteira , no inicio o carro quando estava andando ,derrepente acontecia um schimi que parecia está passando em pedras grandes.Gostaria que alguém me ajudace

antonio umino
13/06/2014, 19:44
Bem vindo ao Fórum.
Esta adaptação do eixo dianteiro o molejo está feito por cima do eixo ou da maneira original por baixo
Tem a ver com o cáster. (inclinação do eixo). que acontece com jumelos mais altos que o original.
Vc não diz se a direção é hidraulica ou adaptada de algum veículo.. (gol, S 10, opala.).
Com certeza outros virão para te auxiliar...

grande abraço.

j.pires
19/06/2014, 07:59
Boa tarde
SR. Antonio unimo, desculpe-me,pois as informações que mandei foram incompletas devido eu ainda está engatinhando no mundo virtual.Mas vamos ao que enteressa . Quando coloquei o eixo tracionado na frente, o carro ficou estável, era só um shime muito forte, que ao tirar o pé do acelerador voltava ao normal, então coloquei um amortecedor de direção e ficou ótima a dirigibilidade.O problema foi quando resolvi fazer a spoa, o carro ficou louco.Ai resolvi desfazer tudo, pesando na segurança.Foi quando conheci o forun 4x4 e comecei a pesquisar sobre os possiveis causas do problemas.O que não consegui entender até agora que eu não mexi nas sapatas, pois coloquei os eixo 4x2.
Porém mesmo colocando eixo comforme antes, não mexendo nas sapatas , não conseguei acertar o carro novamente. JÁ conferir as buchas dos feixes, as ponteiras e até a cx direção original,os jumelos tb originais. Mas uma duvida que tenho e se o caster do eixo trazeiro também influência pois as sapatas foram mexidas.Se o SR.ou alguém do forum puder me ajudar.Desde já agradeço.

Renan Folly
19/06/2014, 19:48
Eixo traseiro não atrapalha em nada. Se o seu eixo está na posição original verifique a convergência, pressão dos pneus, aperto dos rolamentos de roda, empenamento nas rodas, terminais de direção. Uma dúvida seu eixo traseiro ainda está SPOA?

j.pires
20/06/2014, 09:43
Bom dia Renan! O eixo trazeiro voltou p/ baixo,agora diga-me uma coisa,essa pressão dos rolamentos e aconvergencia pode ser medida manualmente ou não,pois aqui é difíçio um mecãnico nesse assunto.Outra coisa,o cáster pode ser medido por qualquer oficina que faz aliamento e cambagem.O legal é que com ajuda de vocês,se renovou a minha esperança de voltar a curti a rural,pois depois de montar e desmontar a suspenção varias vezes,já tava pensando até em vende-la.Desde já agradeço a voçê e todos do fórum que dão essa grande força para manter as primatas rodando.Vou conferir as rodas,e espero mais ajuda da turma do fórum.Um grande abraços a todos.

antonio umino
20/06/2014, 22:36
j.pires.
Geralmente, oficinas de alinhamento, tem uma tabela de allinhamento dos jeeps e rurais..
No manual do mecanico tem uma tabela
Ângulo de inclinação do pino mestre 8 graus.
Caster 3 graus
Camber 1 grau e 30 minutos.
Convergencia das rodas. 1/16" - 1/8"
Cópias sobre direção.
abçs..
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j.pires
21/06/2014, 11:14
Bom Sr. Antonio,obrigado pelo gráfico,mas diga-me uma coisa, para conferir esses ângulos,é preçiso de uma ferramanta espeçífica.De qualquer forma,vou continuar a luta para transforma-la em uma 4x4.Um grande abraço!

Renan Folly
22/06/2014, 13:02
a convergencia vc pode medi-la em casa com uma trena ou dois cabos de vassoura amarrados para medir a folga como o Antonio citou a cima. Os outros angulos nos nossos carros são fixos Exceto quando as sapatas foram mexidas. Confira a convergencia, muinha pick-up outro dia estava ''batendo palmas'' e era isso.

j.pires
22/06/2014, 16:34
Valeu Renan, agora com ajuda e torçida de voçês estou esperançoso, amanhã assim que sobrar um tempo,vou começar o quebra cabeça novamente. quanto com voçês por mais dicas e assim que eu obetiver algum resultado positivo comunicarei com todo prazer,mais uma vez muito obrigado,e um abraço a todos voçês. Valeuuu !

Burgarelli
22/06/2014, 21:54
Boa noite, pegando carona.
Eu também tenho uma rural 1959 4x4 há 24 anos na família não sei se é original mas segundo meu pai (já falecido) somente as rodas foram trocadas. vou verificar estas questões na minha também pois dão schimi pelo menos dava, quando meu pai a dirigia pois comigo ainda não deu mas fico inseguro com isso. Obrigado a todos.

j.pires
25/06/2014, 11:41
É isso ai Burgarelli, o grande lance é não desitir,mesmo sabendo q tem hora q acoisa fica complicada,e caótica.Mas seu problema pareçe mais simples,vamos luta e qualquer novidade a gente comunica.um grande abraço,valeeee!