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Ver Versão Completa : motor desregulado - peço ajuda dos universitários



leroy
27/12/2005, 12:30
:parede:
Olá,
Tenho o seguinte problema com meu CJ '76 (6 cil orig.FORD) Começo com um jogo novo de velas, motor regulado e aparentemente tudo OK, exceto que o motor só tem força se a borboleta do estrangulador estiver quase fechada. Assim, sei que a mistura fica rica e com pouco tempo as velas estão todas cheias de fuligem preto. Se eu deixo a borboleta aberta, o motor corta bem na lenta, as velas se mantém limpas, mas não tem força prá nada.
Fico grato por qualquer dica.

Wart
27/12/2005, 12:55
Já deu uma olhada no ponto ou se o avanço está funcionando?
[]s

edgar
27/12/2005, 13:20
Alem do que o Wart falou, da uma olhada na calibragem dos gigles do carburador. Alguns mecanicos metidos vão diminuindo as aberturas com a ilusão de economisar gasola.....só que ai não anda...tambem era bom olhar se a boia não esta trancando e não deixa a cuba encher.
Quando comprei o meu jeep ele veio com um carburador para opala 4 canecos e o BF 161 não gosava nem um pouco...quando troquei o carburador foi só alegria !

[ ] s

leroy
27/12/2005, 13:23
Fiz o seguinte - desliguei o vácuo do avanço e usando a lâmpada estroboscôpico coloquei o ponto para 5 graus antes da marca no volante. Quando ligo o vácuo e acelero o motor o avanço aparentemetne está funcionando. Sou mecânico principiante, mas foi essa a informação que achei na internet.

leroy
27/12/2005, 13:28
Alem do que o Wart falou, da uma olhada na calibragem dos gigles do carburador. Alguns mecanicos metidos vão diminuindo as aberturas com a ilusão de economisar gasola.....só que ai não anda...tambem era bom olhar se a boia não esta trancando e não deixa a cuba encher.
Quando comprei o meu jeep ele veio com um carburador para opala 4 canecos e o BF 161 não gosava nem um pouco...quando troquei o carburador foi só alegria !

[ ] s

Bem, esse motor já passou por tantas mãos...
Qual é a calibragem certa dos giclês? É um carburador Weber.

edgar
27/12/2005, 13:28
certo, mas quando desligou o avanço a vácuo, o cano que vai para o carburador tem que ser tampado (para não entrar ar), senão não da certo !

edgar
27/12/2005, 13:30
da uma olhada na tampa do carburador, tem um disquinho de alumino com o numero dele....ai tem que olhar numa tabela....vou ver se acho....sinceramente não lembro se botei ela na seção de downloads, mas da uma olhada lá, o meu carburador tambem e weber.

edgar
27/12/2005, 13:39
veja se este te serve

edgar
27/12/2005, 13:40
Uma tabela "mais grande" :shock:

leroy
27/12/2005, 14:05
certo, mas quando desligou o avanço a vácuo, o cano que vai para o carburador tem que ser tampado (para não entrar ar), senão não da certo !

Valeu! Um detalhe importante. Vou refazer meu teste. Estou certo em colocar o ponto em 5 graus antes da marca?

leroy
27/12/2005, 14:10
Valeu! Era isso mesmo que precisava. Do jeito que estou entendendo a tabela, o tal do gargulante é o giclê. É isto mesmo? São 3?

edgar
27/12/2005, 14:49
gicle=gigle=gargulante=pecinha amarela......tem um comprido que é a "manga misturadora" tem que tirar um parafuso por baixo da cuba (que tem um gicle na ponta dele) e com uma chave de fenda não muito grande nem muito fina desenroscar a manga la do fundo....é meio complexo mas depois da primeira vez vai facil!

kiko ribeiro
27/12/2005, 15:44
boa tarde amigo o seu carbura é o pe de ferro com haste de corinho ?? se for troque esse não presta ,,, se for o de diafragma beleza o seu jeep é o 6 cilindros então fassa o seguinte remova o carbura de umas bombadas a gasolina tera que esguichar jenerosamente e sem falhas so assim sabemos se esta ingetando direito se estiver tudo bem não deve haver falhas ,,, agora se não tiver marcha lenta sera o 2º estagio do carbura limpeza de gigles incluindo o da mistura ,,,, bem defeitos : se quando estiver acelerando e tiver esplosões no carburador é defeito de ponto motor se a corrente de comando estiver muito froucha não da pra regular o motor tera que trocar a corrente esticador coroa pinhão e verificar o ponto defeitos nesta area deicha o motor fraco sem ponto se pulou um dente no sistema sai tudo de ponto,, verefique se o distribuidor esta ok sem folgas retire-o sem tirar da posição do ponto e verefique o pinhãoxinho do came "haste " segure firme o cachimbo e veja se tem folga la no pinhãozinho se tiver troque o pinhãozinho .. espero ter ajudado e boa sorte e um bom ano

leroy
27/12/2005, 18:00
Amigo Kiko
Agradeço a sua ajuda e dos outros companheiros também. Como a sua resposta foi mais detalhada vou continuar por aqui. Como ainda sou mecânico calouro espero não falar muita bobagem.
Creio que meu problema não seja um de ponto, pois com velas novas, o Jeep vai que uma beleza. O problema é que com umas duas semanas (rodando pouco) as velas estão todas cobertas com uma fuligem preta que, do jeito que eu entendo, indica uma mistura muito rica. Dois detalhes: 1) a borboleta do estrangulador trabalha quase fechada e 2) o parafuso de regulagem da mistura no carburador eu faço o seguinte: fecho todo (girando em sentido do relógio) e então abro no sentido oposto entre um e meio e duas voltas.
Assim ele vai embora, sem pipocos e com força. Só que aquele negocio - Alegria de calouro dura pouco! E não aguento trocar um jogo de velas de 15 em 15 dias.
Hoje quando chego em casa vou verificar quais gicles tem no carburador.
Não entendi a parte do pé do carburador - que modelo é quem. Tem uma haste que liga a parte de cima com o pé. É disso que vc se referiu? E se não preste, onde é que acho outro que preste?
Abraço,
Leroy

kiko ribeiro
28/12/2005, 22:04
boa noite , vamos la: esse jeep vc comprou a pouco tempo? ou je esta com ele + tempo ,, é pra verificar melhor o defeito como ele se comporta ,, sendo o 6 cilindros orijinal bf 161 se não me engano que ano é o seu jeep,, carburadores antigos tipo dfv e alguns solex funcionavam com o injetor tipo pistão " corinho" quando tira a tampa logo se ve o sistema " uma bosta" dentro da cuba onde o pistão trabalha deve ter uma esferinha de asso pequena que jeralmente se perdia quando arrumavamos o maledeto se não tiver a tal esferinha o carbura não injeta como deveria por que dara retorno capicce "entendeu" bem 1º passo e limpar com bombril o cilindrinho onde o pistão deslisa peque um palito de churasco e enrole um pouco de bombril e de uma limpada veja se não tem deformações esse pistão veja voce ainda existe em algumas lojas de alto peças é meio dificel de achar em ultimo caso so em oficinas especializadas em carbura ou injeção pase um pouco de vaselina e monte o bura "carburador" veja se injeta legal A BORBOLETA DO AFOGADOR DEVE ESTAR TOTALMENTE ABERTA ESSE MOTOR NÃO DEVE FUNCIONAR AFOGADO .. LIMPE OS GIGLES COM THINER PASSE UM AR COMPRIMIDO OU WD PARA LIMPAR OS CANINHOS O MESMO NO CORPO DO BURA NOS CANAIS INTERNOS ELE TEM QUE INJETAR COM VONTADE
tudo isso se não resolver a melhor opsão é trocar o carburador por um da mesma capacidade " cilindradas do motor" por um + moderno tipo diafragma ,, esses são bem melhores acontece que não fabricam mais tera que procurar em dismanches ou ir nas oficinas especializadas de carburação la pelomenos os caras saberão qual carburador vc deve usar para o seu motor la eles tem catalogos dos fabricantes ,,,, AGORA SE O JEEP VC COMPROU A POUCO TEMPO PROVAVELMENTE TERA QUE FAFER UMA LIMPEZA DENTRO DO MOTOR A TAL DA DESCARBONIZAÇÃO NO CABEÇOTE E VALVULAS SE DENTRO DA CAMARA DE COMBUSTÃO ESTIVER MUITO COMTAMINADA A TENDENCIA É PERDA DE POTENCIA JA VI MOTORES QUE NÃO TINHAM FORÇA NEM PRA SUBIR EM CALÇADAS.. BOA SORTE

leroy
29/12/2005, 13:30
Valeu amigo - creio que estamos chegando mais perto. O Jeep é ano '76, tenho fotos do motor se você quiser ver ele de perto. Já tem uns 6 anos que estou rodando com ele. Nunca me deixou na trilha, mas também sempre achava que não tinha a rotação e força dos outros.
Realmente o carburador tem aquele injetor de corinho. Foi um dia desses que descobri que não estava injetando bem e troquei o injetor (tinha numa loja daqui) mas também descobri que o caninho onde ele dá a "mijadinha" estava entupido - gasolina ruim - mas creio que consegui limpar pois voltou a injetar.
Outra dúvida - já me ensinaram que a melhor coisa para limpar o carburador é um banho de creolina - será verdade?

leroy
29/12/2005, 13:36
Olá amigo,
Sua tabela foi muito útil, mas tenho uma dúvida. Tem giclê marcado em milímetro e outros em polegado?
A tabela diz que da alta deve ser 125 - que tenho está marcado 30. Fui à loja e pedi um de 125. Que me trouxeram era outro estilo e o buraco muito menor que de 30.
O que está pegando?
Abraço

edgar
29/12/2005, 14:07
bem, realmente não sei o que quer dizer o numero....se é que é uma medida. Sempre utilizei a tabela. Desde que o gigle entre no local para mim esta bom....o problema é que conforme o formato talvez a tampa do carburador não feche (por exemplo), o que importa é o furo dele !
sempre troco todos os gigles a cada 2 anos (mais ou menos) e consigo uma otima regulagem e um consumo que me chamariam de mentiroso ! Tome cuidado especial com o comprimento da haste do pistãozinho de couro, procure a mais proxima possivel da sua, ela é respnsável pela injeção de gasolina suplementar cada vez que se pisa no acelerador....é uma maneira de se economizar gasolina, mas tambem de deixar as arrancadas mais fracas (não é caro, faça umas experiencias, até porque para troca-lo não precisa tirar o carburador da viatura, é só abrir a tampa)
Uso este carburador a 10 anos e acho ótimo !

edgar
29/12/2005, 14:14
quanto ao banho de creolina, deve ser pura e morna...não quente, aqueça a creolina bote o carburador dentro de deixe até o outro dia de manha, ai é só enxaguar, passar um ar bem caprichado e remontar !

quanto e mecher no cabeçote, só em ultimo caso....primeiro descarboniza...depois tem que assentar válvulas, ai a compresão aumenta...ai os aneis vazam e por fim o virabrequim começa a bater...acredito que um motor destes esta "assentado" dinamicamente balanceado pelo uso....só mexo se ele abrir o bico, começar a vazar na junta, botar oleo na agua...fora isto, como dizia meu professor "a casca conserva".

Carburador é facil depois que se aprende....fuçe bastante e veja no que da, mas não fuja muito das especificações.

leroy
29/12/2005, 14:27
Pode me dizer o nome de uma loja que venda pela Internet os giclê e/ou outras peças. Deve ser alguem que entenda bem do assunto para não rodar meio mundo (Acre é Longe!) e chegar coisa errada

edgar
29/12/2005, 15:26
gosto muito da donatti4x4.com.br, nunca mandaram coisa errada, se bem bem que tem que olhar, analisar e olhar denovo o que esta se pedindo......

aqui em curitiba quem atende muuito bem (ao meu ver) é a http://www.jipepar.com.br/, só que não vendem via internet...ligue fale com o marcos que é muito gente fina explique o problema com detalhes e ele resolve...quando morava em porto alegre nunca erraram

edgar
29/12/2005, 15:51
olha o desenho dele, assim fica mais facil de identificar as peças

Dirço
29/12/2005, 15:58
Olá Leroy!

Desculpe a intromissão; sou novato no fórum...

Independente de qualquer coisa (falhas e outras possíveis), sempre limpo (eu mesmo) as velas.
Gosto de fazer isso. Faço a cada 15 dias ou após algum evento4x4.

Com calma, desmonte todo o carburador e deixe em ordem de desmontagem para que possa facilitar a montagem depois da limpeza e da verificação geral. Compre antes, um jogo de juntas.

Verifique o posto de gasolina que estás abastecendo. No meu jeep; uso aditivada (pouca diferença de preço).

Humberto Barbosa
30/12/2005, 01:37
Leroy,

Precisa dividir o 125 por 5 que dá os 25. Como o seu giglê é o 30 está indo mais gasolina do que deveria e pode ser por isso que as velas ficam escuras. Já te adianto que se for mudar pra 25 vai sentir o motor bem mais fraco (o meu só anda legal depois que esquenta). Dê uma conferida no giglê da marcha lenta que aparece logo quando você tira a tampa ele deve ser 14 (14 x 5 = 70 => valor da tabela).
Procura no google pelas lojas Agromotor, Jipebrás e Josewal. Eles têm quase tudo e despacham pra você.

Bom ano novo,
Humberto
Willys 66
Band 93

Dirço
30/12/2005, 10:23
Leroy!

Usava o gicle 27 antes de trocar o motor BF161 pro Opala 4 cil. O Edgar anexou o desenho. É a peça de nº 28 (por coincidência, também pode ser esse número).

Procure em ferro velho que tem muitos carburadores. Paciência e sem pressa, conseguirá primeiro que qualquer encomenda.

leroy
30/12/2005, 15:16
Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos que tiraram um tempo para ajudar.
Agora parece que temos um mistério aqui....
O amigo Humberto está dizendo que o giclê da alta é grande demais e segundo a literatura, ele tem razão. Deveria estar usando um 25 e não o 30. Se está entrando gasolina demais a mistura vai ficar rica e sujar as velas. Até aí tudo bem. Mas voltando à minha mensagem original, tem um detalhe. O Jeep só anda se a borboleta do estrangulador estiver quase fechada - ou seja, tornando a mistura mais rica ainda.
Será que o problema não vai além do carburador? E se a faísca estiver fraca e não queimando bem? Pergunta de calouro, mas às vezes acerto.
Alguem se arrisca?
[]s
Leroy

kiko ribeiro
30/12/2005, 17:12
Pode me dizer o nome de uma loja que venda pela Internet os giclê e/ou outras peças. Deve ser alguem que entenda bem do assunto para não rodar meio mundo (Acre é Longe!) e chegar coisa errada


pegue os endereços da agromotor aqui no forum a agromotor tem tudo do jeep original e eles te enviarão tem tembem o josewal4x4 que é muito bom tem tudo e acho que + em conta

Kim
30/12/2005, 22:50
Caro Leroy!
Vejo que está com problemas no carbura! :pensativo:
Bem encaminho um desenho para se situar no que os companheiros estão escrevendo.
Espero que goste, foi feito à mão, echo que ficou bom!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(brincadeira)
Atte,
Gentil Filho.

Kim
30/12/2005, 22:55
Em tempo!
Caso precise de mais ajuda, visite o seguinta site:
http://ruralwillys.tripod.com/
Foi onde aprendi a passar meu ex-CJ5 a álcool - ficou bom krlh.
Caso queira olhar sobre o assunto vá a http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13409
Atte,
Gentil Filho.

chapolin colorado
02/01/2006, 18:18
Cara de uma boa revisada em seu carbura, mas se seu motor for o OHC da Ford o ponto de ignição é fundamental para a boa queima da mistura, esse motor tem um ponto bastante chato e quando o meu sai do ponto as velas sujam a ponto da viatura ficar difícil de pegar.
A solução definitiva e acertar a taxa de compressão, mais ai vai ter que desmontar o cabeçote e todos os problemas decorrentes já foram comentados.
Eu uso o ponto em 8graus antes do PMS, pois assim voce melhora um pouca a queima do alcool que a gasolina contem ( 25% conforme a lei) e quando esse motor foi projetado utilizavamos gasolina purin, purin....
Abraços

leroy
16/01/2006, 13:09
Como é bom descobrir coisas novas e aprender (mesmo apanhando um pouco)
Duas coisas: Primeiro, não tinha a esfera. Quando coloquei uma, voltou a injetar que uma beleza.
Segundo - tá faltando um giclê! Se não em engano é a peça 20 no desenho do Edgar. Eu imagino se o carburador foi projetado para ter um giclê naquele buraco, melhor colocar né?

edwint
18/01/2006, 10:17
bom dia , a algum tempo atras, eu também fiquei com alguns cabelos brancos, :evil: :evil: com um problema semelhante ao seu, velas sujas, ennegrecidas e que nao ficava encharcadas, troquei "centenas de velas", troquei carburadores, ajustes... :parede: :parede: e sempre continuava o martirio, c/ velas sujas e falhas.... enfim, o problema estava no cabeçote, tive que trocar sedes, guias e as valvulas, dai em diante foi só alegria, ficou redondo. apezar de meu motor ser um hurricam 4cil, os sintomas sao os mesmo, se vc ainda nào conseguiu acerta-lo acho que vale a pena dar uma consultada com algum especialista em cabeçotes. abraço... edwin. :concordo: :concordo:

leroy
20/01/2006, 14:30
Valeu a dica, mas antes de mexer no cabeçote, vou fazer mais um teste. Descobri, graças ao desenho enviado pelo Edgar, que estava faltando um giclê. Tinha só o buraco! Passei uma tarde andando pelas oficinas e consegui achar o tal giclê.
Assim que conseguir sair do escritório, vou fazer o teste. Segunda-feira devo ter a resposta.
[]s
Leroy