Ver Versão Completa : Que motor usar numa f-75
diogo-muller
12/06/2014, 14:14
Pessoal estou em fase final da minha f-75 so faslta chapeaçao, como comprei 2 para montar sobrou uma no canto que pretendo montar para meu pai, tenho todas as peças dela, claro necessita reparos mas vou fazendo aos poucos, porem essa esta sem motor, e possui a vantagem de nao ter motor cadastrado nos docs...
me falaram em colocar um ap 2.0 injetado???
perkinho, 4203???
6cc do opala???
4cc do opala???
ou qual???
estao todos na mesma faixa de preço poucas diferenças, vale lembrar que meu pai vai usar para trilhas e uso diario, quero um com melhor custo beneficio na minha ta com o 6cc acho muito bebado...
todas as ideias serao bem vindas
Pessoal estou em fase final da minha f-75 so faslta chapeaçao, como comprei 2 para montar sobrou uma no canto que pretendo montar para meu pai, tenho todas as peças dela, claro necessita reparos mas vou fazendo aos poucos, porem essa esta sem motor, e possui a vantagem de nao ter motor cadastrado nos docs...
me falaram em colocar um ap 2.0 injetado???
perkinho, 4203???
6cc do opala???
4cc do opala???
ou qual???
estao todos na mesma faixa de preço poucas diferenças, vale lembrar que meu pai vai usar para trilhas e uso diario, quero um com melhor custo beneficio na minha ta com o 6cc acho muito bebado...
todas as ideias serao bem vindas
Olá diogo-muller,
tenho em minha Rural um Sprint 4.07, não tenho reclamações. Porém o investimento seria um tanto maior do que os motores que citaste. Seria interessante também dar uma atenção especial para a caixa de câmbio.
Abraço.
RICARDO KAORU
13/06/2014, 11:21
Minha rural é 62 e era original com relação 44/9 e pneus médios! Com o BF 161 andava pouco e bebia muito! Com o 4cc do opala e caixa 4m do chevette andava pouco melhor e bebia pouco menos em torno de 4,5 na cidade e 7 na estrada; mas deixava a desejar, tinha alguns morros em minha cidade que só arrancava se reduzisse e em outros só subia de 1 e pé na tábua! Não gostei da troca! Aí já tava com quase tudo pra montar um Ap 2.0, mas apareceu uma oportunidade e comprei um conjunto completo de hilux 11; ainda to montando, acho que agora vai ficar TOP! Se eu tivesse partido logo pro diesel teria economizado tempo e dinheiro!!!! Se for de perkins tenta um q20b mas é meio pesado, terá que reforçar o chassi! Mas aqueles 2.5 da ranger não é muito caro, talvez te atenda! Vai pro diesel e faz uma vez só! É forte, econômico... minha amarok da 10,5 na cidade e 15 na estrada!!!!
georgevalle
16/06/2014, 08:15
Na minha opinião fora o 4203 ou Q20b (que é o mesmo 4203 um pouco melhorado) devido ao peso está valendo, pois tanto o AP ou opala com caixa de chevette terão suas limitações em relação à força, agora se você já sonha com um diesel (sem sombra de dúvida melhor motor tanto em confiabilidade como força) procura um maxxion 2.5 (que sairam nas primeiras S-10, outros motores como os das D-10 e D-20 são muito pesados para trilha.
Antes de decidir por qual motor, verifica aí no teu Estado se tem como passar o documento da sua F75 para diesel.
Abs.
diogo-muller
24/06/2014, 16:24
Bom dia amigos, então, aqui em Santa Catarina é possivel a adaptação de motores diesel em Jeeps ou pick up com capacidade acima de 1T e 4x4, a minha se enquadra nos dois casos, ela é ano 1964 consta no doc "pick up jeep" e capacidade de carga de 1T...
porem onde moro os motores diesel sao raros de se encontrar, apareceu um perkins 4203 por R$5500 (inteiro retificado, era de um colega meu) porém é um motor pesado e "fraco" se comparado ao demais, e queria algo mais em conta para montar, aqui encontra-se muitos AP`s é um motor facil de achar peças e manutençao barata, preço girando em torno de R$3500 injetado e 2.0
Jackson Castro
24/06/2014, 19:40
acho que vale a pena assistir uns videos no you tube com a f-75 veja o desempenho escute o ronco do motor veja a descrição do veículo e se apaixone por algum depois é só copiar. opinião todo mundo tem e a maioria defende sua paixão. A maioria dos motores vão te levar ao mesmo lugar, uns acelerando tudo outros quase nada, na economia acaba não fazendo diferença. A diferença em R$ de um e outro pode compensar em muito a diferença na hora de abastecer.
Boa escolha!
Diogo4x4
24/06/2014, 20:52
Eu não mudaria para um Ap,é fraco para picape e rural...e particularmente não gosto do Ap para trilha.
Realmente motores a diesel por aqui e muito caro e dificil de encontrar...
Eu ainda sonho em um Opalão 6cil na minha willys....:drool:
Mas penso em mexer em um opala 4cc,se der uma preparada leve nele acredito que vai tocar bem a picape... sei lá.
RICARDO KAORU
24/06/2014, 23:26
Tive um GM 4cc com caixa de chevette 4m na rural, é barato, fácil de montar... e reduzido na trilha anda bem! Mas pra deslocamentos longos e em termos de economia de combustível, deixa a desejar! Gastei varias vezes, mas agora ja ta indo pra mais de 25 mil só na mecânica, ja me chamaram de doido, to rasgando dinheiro...mas não penso assim, e nem ta sobrando, eu juntei bom tempo só pra isso! Mas acho que dessa vez vai ficar bom! Resumindo, cada um em sua limitação, tenta se esforçar ao máximo e faz uma vez só! Se não, é gasto e insatisfação com testes! Eu sonhava com um motor a diesel, e se não tivesse feito tantas tentativas, talvez já estivesse pronta a mais tempo teria economizado! A pouco tempo, eu tinha em casa um AP, um GM 4cc e um GM 6cc...tempo e dinheiro... E pros que sonham com um GM 6cc, vai perder tempo com o 4cc, vai beber quase igual ao 6, pois vai trabalhar sempre no limite!
Stevan Franzol
02/07/2014, 22:24
Boa noite galera, o motor 6 cilindro opala nao fica ''fraco'' com a reduzida original da f-75, rural ?
Tem um conhecido meu que tem uma rural motor de opala 6 cilindro pneu 33, bloqueada, ele falo que dependendo do barro que ele pega, se for mais pesado e extenso ou subida forte, o motor engole o ronco. E ele ta pensando em trocar a reduzida, pois quando mais precisa engole o ronco.
Dioclecio
05/07/2014, 20:24
Stevan na minha rural é motor opala 6cc, cx de f1000 e reduzida willys. Já passei barro (trilha candelaria 2014) onde cherokee e troller foram rebocados de trator. Talvez o problema do seu conhecido não seja com a reduzida willys, mas sim com a relação de diferencial.
diogo-muller
06/07/2014, 20:51
Bom galera... vai ser mais um diesel para as trilhas, acabei por negociar o perkinho msmo (4203), muitos vao falar que é fraco que é pesado, antigo etc e tal... porem é um motor de raça, aguenta muito o tranco, praticamente nao da manutenção se bem cuidado, tem um colega mecanico que usa no jeep dele a 15 anos sem quebrar nada... como vai ser uso misto trilha e dia a dia acho um motor bem viavel....
agora so resta a procura por uma caixa que toque o perkinho e uma reduzida...
Stevan Franzol
07/07/2014, 18:56
É pode ser mesmo Dioclecio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/63833.html)
ZEMAVECO
09/07/2014, 21:27
Tenho uma Rural 4x2 e gostaria de saber dos companheiros se ficaria boa com um motor AP 1.8 com caixa de chevett só pra andar no asfalto e trechos urbanos, se vale apena o custo beneficio, ou aconselharia uma outra configuração básica e econômica?
diogo-muller
11/07/2014, 08:48
Tenho uma Rural 4x2 e gostaria de saber dos companheiros se ficaria boa com um motor AP 1.8 com caixa de chevett só pra andar no asfalto e trechos urbanos, se vale apena o custo beneficio, ou aconselharia uma outra configuração básica e econômica?
Eu desisti de usar o AP 2.0 injetado devido ao pessoal falar que era fraco pra F-75 a RURAL é mais pesada, creio que seja fraco tmbm, porém no meu caso ia utiliza-la para trilhas, nao sendo para tal fim quem sabe de certo, logo o pessoal opina a respeito e encontrarás a resposta que procura...
ZEMAVECO
12/07/2014, 20:11
diogo-muller a rural não é mais pesada que a f75 não, pelo contrario, a 4x2 é mais leve que q F
diogo-muller
12/07/2014, 23:46
diogo-muller a rural não é mais pesada que a f75 não, pelo contrario, a 4x2 é mais leve que q F
achei que fosse mais pesada...hehe ainda sou leigo no mundo do 4x4
Jackson Castro
09/10/2014, 20:55
se o seu conhecido acha o 6 cilindros de opala fraco, fala pra ele partir pra motor de carreta. Ou pode procurar um mecânico pra regular esse carburador que deve estar afogando e tambem deve estar fora do ponto.
antonio umino
09/10/2014, 21:26
Bom galera... vai ser mais um diesel para as trilhas, acabei por negociar o perkinho msmo (4203), muitos vao falar que é fraco que é pesado, antigo etc e tal... porem é um motor de raça, aguenta muito o tranco, praticamente nao da manutenção se bem cuidado, tem um colega mecanico que usa no jeep dele a 15 anos sem quebrar nada... como vai ser uso misto trilha e dia a dia acho um motor bem viavel....
agora so resta a procura por uma caixa que toque o perkinho e uma reduzida...
Bom já que negociou... o perkins 4203....
Se não me engano este motor saiu em algumas pickup jeep no ano de 1964 original de fábrica.
Por aqui tinha algumas rodando..
Sei também de uma Rural com motor diesel original de fábrica que está na região de Assaí Pr.
Não é um motor para velocidade mas para força.
abçs
Vanderlei
13/10/2014, 21:51
Boa noite Diogo.
olha amigo, experiencia própria. quando montei minha ruralzinha usei o motor original ohc com cambio original 4m. que porcaria de motor! não quero nem de graça! mais muita gente vai dizer que é um ótimo motor. experimentei o motor de opala 4cc. é muito bom de torque e só, não me agradou. mas muita gente vai dizer que é um ótimo motor. então fui para o ap 2.0 mi. sinceramente foi a melhor escolha. o conjunto ap 2.0 + cambio de chevette 5m + relação 8:43 com pneus 32" ficou muuuiiiito bom. motor ap acelera muito gostoso e fica um conjunto leve sem falar da economia de combustível e manutenção que para mim é muito importante. mais tem muita gente que vai dizer que é ruim! na verdade você é que vai acabar descobrindo qual o motor que mais te agrada. se anda na maciota e não acelera muito vai de opala 4cc, se gosta de acelerar como eu, vai de ap 2.0. se não liga para consumo, vai de opala 6cc, vortec 4.3 etc. eu só trocaria meu ap por um motor diesel. mas aí a conversa muda totalmente de direção.
boa sorte com a escolha!!!
RICARDO KAORU
13/10/2014, 23:18
Boa noite senhores! Bom em rural com AP eu nunca andei. Mas tinha uma aqui em minha cidade que tava com esse motor e quando conversei com o dono rapidamente no sinal, ele me disse que ficava melhor que com o 4cc do opala! Esse GM 4cc eu ja tive, guerreiro, mas não gostei na rural! Bebia muito e andava pouco! se fosse pra escolher entre o AP 2.0 e o GM 4cc, hoje eu iria de AP...fora o preço da manutenção!
achoefel
14/10/2014, 11:23
Na minha F75 estou pondo AP 1.8, mais caixa chevette 5 marchas e relação original, que não sei qual é. Assim que estiver andando, vou postar comentários. Radiador do uno, com reservatório acoplado junto. Ventoinha elétrica, e alavanca da reduzida estou passando pro assoalho.
Miguel Angelo F
14/10/2014, 12:38
A minha F75 (cachorro louco), tem motor AP 1.8 e cambio de Chevette 4 marchas. A relação é a mais reduzida (não recordo os números). Para mim, a utilizando em trilhas, ficou excelente. Faz tudo em 2ª reduzida. Agora, na rodovia, acho que não passa de 70 Km/h. Já tive um Jeep com motor de Opala 4cc, todo refeito, com coletor esportivo, etc, etc. Na rodovia, dava 120 km/h, porém na trilha era bem inferior a F75. Então, creio que vai depender da utilização.
Miguel Angelo F
14/10/2014, 22:37
A relação é 53/9, tendo inclusive a plaqueta com a identificação.
Diogo
Estou montando uma F75 com um Perkins 4236 e cambio Clarc 240F com primeira seca reduzida, gostaria de saber como ficou seu carro e quais modificações teve que fazer no chassi.
diogo-muller
10/06/2015, 21:57
Olá Morandi. Havia parado de mexer na pick up desde a compra do motor perkins (falta de verba e outras prioridades), acabei fazendo um rolo em uma oficina da região e comprei um MAXION S4T PLUS, mas fiz varias alterações como cintar o chassis por cima e por baixo, troquei suspensão por de toyota, freios a disco nas quatro, fiz spoa, ajustei munhões, direção hidráulica, reforços e ajustes na direção, meu cambio é o mesmo seu e reduzida JPX, voltei a mexer nela essa semana (08/06/2015) agora o mecânico esta instalando o motor nela, vamos ver como ficarão os suportes...
Olá Diogo, pretendo fazer mais ou menos isso, mas vou utilizar reduzida willys afastada do cambio com um pequeno cardã, como nos samurai, vou encurtar o chassi e colocar direção elétrica, já vi uma instalada e fica muito bom, vou utilizar coluna do Renault Fluence. Vc conhece alguém que já encurtou o chassi? gostaria de saber as medidas e os locais de corte, vou encurtar na frente e atrás do feixe. vou começar a montagem em julho!
diogo-muller
11/06/2015, 14:25
o meu encurtei a traseira apenas onde termina o feixe, como o de toy era um pouco menor que o original deu uma diferença boa já e a dianteira alonguei 12cm para servir de suporte para guincho. nao sei como fica o corte de chassis mas deve ser exato pois a minima diferença de medidas pode comprometer a estrutura do carro... boa sorte com o projeto vai ficar bem bacana, o pessoal aqui do forum ajuda muito nestas duvidas, infelizmente nessa eu nao poderei te ajudar.
RogérioNunes
11/06/2015, 14:34
Morandi, motor 4236 com 240F é um ótimo conjunto e se estiverem em bom estado não te darão nenhum problema por muitos milhares de KM.
Agora, usar a caixa de tração original com esse motor será uma questão de pouco tempo até ela quebrar mesmo usando só em 4x2. Se puder opte por tração da bandeirantes que ainda tem todas as peças para reposição ou mesmo do JPX, nesse caso as peças de reposição não se acha com facilidade mais.
Rogério, obrigado pelas dicas, é bom ouvir alguma coisa boa desse conjunto, até agora todo mundo me chamou de doido em optar por esse conjunto motor e câmbio por conta do peso, o pessoal da minha região só quer saber de VW AP, mt boa sua dica da tração, ainda bem que não comprei a caixa willys. O motor e câmbio são de procedência e estão em ótimo estado de conservação. Vc sabe se o feixe de molas dianteiro da Band da conta desse peso adicional?
diogo-muller
11/06/2015, 19:24
Morandi, sobre as molas dão conta sim, o conjunto das toy não são leve amigo, aqui tem duas pick ups com esse conjunto molas da bandeirantes porém não são spoadas... mas é muito torque para a reduzida willys, vai durar pouco...
RogérioNunes
11/06/2015, 19:38
Rogério, obrigado pelas dicas, é bom ouvir alguma coisa boa desse conjunto, até agora todo mundo me chamou de doido em optar por esse conjunto motor e câmbio por conta do peso, o pessoal da minha região só quer saber de VW AP, mt boa sua dica da tração, ainda bem que não comprei a caixa willys. O motor e câmbio são de procedência e estão em ótimo estado de conservação. Vc sabe se o feixe de molas dianteiro da Band da conta desse peso adicional?
Sempre tem os do "contra". Mas não esquenta com eles não que aqui no fórum você consegue toda informação que você precisar.
A adoção dos feixes de molas da bandeirantes é mais que acertada uma vez que elas são dimensionadas para o motor mercedes que tem mais ou menos o mesmo peso do Q20B. Além disso, você precisará ganhar um pouco de altura com relação ao diferencial para que o cárter do motor não bata nele.
Outra recomendação que faço é trocar os rolamentos do munhão por mancais de aço temperado, este dará maior durabilidade que o rolamento original.
lausni souza
12/06/2015, 21:35
Boa noite Diogo.
olha amigo, experiencia própria. quando montei minha ruralzinha usei o motor original ohc com cambio original 4m. que porcaria de motor! não quero nem de graça! mais muita gente vai dizer que é um ótimo motor. experimentei o motor de opala 4cc. é muito bom de torque e só, não me agradou. mas muita gente vai dizer que é um ótimo motor. então fui para o ap 2.0 mi. sinceramente foi a melhor escolha. o conjunto ap 2.0 + cambio de chevette 5m + relação 8:43 com pneus 32" ficou muuuiiiito bom. motor ap acelera muito gostoso e fica um conjunto leve sem falar da economia de combustível e manutenção que para mim é muito importante. mais tem muita gente que vai dizer que é ruim! na verdade você é que vai acabar descobrindo qual o motor que mais te agrada. se anda na maciota e não acelera muito vai de opala 4cc, se gosta de acelerar como eu, vai de ap 2.0. se não liga para consumo, vai de opala 6cc, vortec 4.3 etc. eu só trocaria meu ap por um motor diesel. mas aí a conversa muda totalmente de direção.
boa sorte com a escolha!!!
ai vanderlei to pesquisando tambem pra por na f 75 motor ap. esse teu ai 2.0 MI DE Q ANO É E Q CARRO?
OB
Rafaelopaleiro
14/06/2015, 20:19
TEnho um projeto pra usar um motor 6cc de Opala. porem se eu conseguir um maxion 2.5 Hsd e um otimo motor pra F 75. uso uma F 1000 diariamente com esse motor não tenho do que reclamar. apenas Manter a manutenção em dia como em qualquer outro motor.
lausni souza
15/06/2015, 18:52
TEnho um projeto pra usar um motor 6cc de Opala. porem se eu conseguir um maxion 2.5 Hsd e um otimo motor pra F 75. uso uma F 1000 diariamente com esse motor não tenho do que reclamar. apenas Manter a manutenção em dia como em qualquer outro motor.
ola Rafaelopaleiro, esse motor maxion 2.5, que cambio deveria usar, e pelo jeito este motor seria diesel?, sera que consegue documentar a diesel.
hoje comecei a mudar f 75 de 4x2 para 4x4, instalando eixo, minha duvida é como ela era 4x2 sera q vou ter que mexer tambem no feixe de mola, se tiver ja vou por da blazer que sao duas lamina