Ver Versão Completa : Amortecedor a Gás ou a Óleo?
Baiano SSA
27/12/2005, 09:27
Ola pessoal!
Qual o melhor amortecedor, a óleo ou a gás e pq?
gostaria de saber também o amortecedor do opala de que ano serve para a traseira do vitara, se são PP e se fica bom realmente fazer essa adaptação?
Abraços a todos!
Bem, todo o amortecedor tem óleo, incluido o a gás, que é óleo e gás.
O a gás tem a vantagem de normalmente refrigerar um pouco melhor, permitir um desempenho mais constante com o aquecimento, dura mais, tem melhores respostas.
Tem outras coisas a serem observadas.
Se são de dupla ação ou simples.
O amortecedor é basicamente um freio, então é se ele freia num sentido do movimento ou em ambos.
Mesmo sendo a gás tem ainda os de alta pressão, que ajudam a manter o veiculo nivelado e ajudam o pneu a ficar em contato com o solo em piso irregular com velocidade.
Cuidado com adaptações, amortecedores tem caracteristicas para o veiculo indicado normalmente.
E fazer qualquer solda num amortecedor pode danificar o mesmo.
Baiano SSA
28/12/2005, 10:40
E vc acha legal adaptar os do opala 89?
Abraços!
Não posso falar não conheço, mas acho que pode ser uma economia porca...
marcelo nunes
28/12/2005, 14:46
O gás tem a função de manter o amortecedor pressurizado, eliminando desta forma a formação de bolhas durante o funcionamento e a consequente cavitação do amortecedor.
Cavitação é o fenômeno causado pelos choques mecânicos de um componente hidráulico quando funciona com bolhas de ar ou outro gás qualquer. Portanto o amortecedor a gás tem funcionamento bem mais constante a frio e a quente e suas respostas são mais lineares, sem trancos e com menos chance de batidas no fim de curso a quente.
O gás em amortecedores automotivos não consegue refrigerar o amortecedor pois em poucos instantes de funcionamento a temperatura de todo o conjunto está equilibrada. Só haveria rerigeração de o gás fosse refrigerado em compartimento à parte, recirculando e sendo despressurizado dentro do amortecedor, ou se trabalhasse em depressão, o que prejudicaria sua função principal.
Há até uns 15 anos atrás era comum encontrar, especialmente em motocicletas, amortecedores com a câmara de gás separada, cuja função era exatamente manter o gás menos aquecido e absorver choques, mas hoje dia essa solução é rara por diversos motivos.
Algéum conhece os amortecedores que a Garra est´´ vendendo no site dela (http://www.garra4x4.com.br/)?
Alguma impressão a respeito?
Parece que a marca é Kamonsek.
marcelo nunes
28/12/2005, 22:36
O modelo de R$395 é convencional, todo amorteceor pressurizado usa nitrogênio, mas o de R$550, tem o reservatório de gás separado que eu mencionei acima.
Pelo anúncio dá para perceber um dos motivos para serem incomuns os desse segundo tipo: o preço...
Não conheço a marca desses (aliás o anúncio nem menciona). Só conheço com esse sistema os da Bilstein, da Koni e da Ohlins, que são todos muito bons.
Oi Marcelo
Grato pela resposta.
Você sabe se alguma das marcas citadas tem representante no Brasil?
marcelo nunes
29/12/2005, 00:38
Até 1998 eu representei a Koni. Que eu saiba, hoje em dia, somente o Flavio Ancona representa essa marca no Brasil (www.ancona.com.br), mas não sei se ele traz a linha off road.
Outros preparadores como a Belquip, também trazem os Koni, mas acho que só para carros de rua. O negócio desse pessoal é com os "tunados"...
Os Bilstein são utilizados pela GM nas S10 do rellye dos sertões, tem muita gente que se diz importador mas nem conhece todos os modelos. Outros também só trazem a linha de competição em asfalto. Quem tradicionalmente vende essa marca é a Off Limits, em Contagem, MG.
Acho que ninguém representa a Ohlins no Brasil, vai ver porque é dfícil falar sueco.
Baiano SSA
29/12/2005, 09:29
Pessoal obrigado pelas informações!
Pelo que to vendo vcs não aconselham colocar um amortecedor adaptado como o do opala no vitara ne?
Abraços!
Os amortecedores com reservatorio em separado como foi falado são mais para o uso pesado em off-road rápido, justamente pela maior refrigeração.
Mas temos muitas S-10 e principalmente Trollers usando os HDS em competições Cross Country como os Sertões.
Se quer um bom amortecedor a um bom custo são os HDS mesmo que vendo a R$ 200,00 cada.
marcelo nunes
29/12/2005, 11:54
É verdade, esqueci dos HDS. Devem ser bons, nunca vi alguém reclamar deles.
Só o que posso postar é minha experiência prática... naum entendo tecnicamente da parte interna de amortecedores.... :oops:
Prefiro sempre os amortecedores a gás pois naum abro mão do conforto que eles proporcionam...
Uma vez caí na tentação do baixo preço e instalei amortecedores convencionais de marajó na traseira de um vitarinha 3P.... o carro ficou quase um samurai de tão duro.... e em areias fofas com o carro desatolando (rodas um pouco mais rápidas que o carro) as rodas sempre pulavam um pouquinho fazendo costeletas na areia no traçado do pneu....
Com amortecedores a gás o carro fica mais macio, treme menos nas estradas de terra sem perder a estabilidade nas curvas.... além disso, praticamente não acontece a trepidação das rodas na areia que descreví acima, só em casos extremos...
Estou muito satisfeito com os que instalei no sombra.... foram os Gás Premium para a traseira do Opala/Comodoro mais novo...
O custo? :shock:
Foi bem mais barato que os originais, porém bem mais caro que qualquer modelo convencional naiconal que sirva nos vitaras...
Paguei R$290,00 pelo par dos amortecedores Gás Premium para Opala...
Um par convencional de Opala custaria por aqui uns R$ 150,00
Um par convencional de Chevette uns R$80,00
Como depoimento final... :roll:
Tenho o Escuridão que usa os amortecedores e molas Originais (tudo testado funcionando 100%).... E o sombra que usa os amortecedores de Opala....
O sombra, mesmo mais alto e com molas de chevette, está melhor de andar que o escuridão a ponto que quando os amortecedores traseiros do Escuridão derem pau vou trocalos pelos de Opala.... :wink:
[]s a todos, manifestando minha preferência...
Os amortecedores com reservatorio em separado como foi falado são mais para o uso pesado em off-road rápido, justamente pela maior refrigeração.
Mas temos muitas S-10 e principalmente Trollers usando os HDS em competições Cross Country como os Sertões.
(...)
Isso mesmo :concordo:
Sem contar q tem a vantagem de regulagem de pré carga em alguns modelos com pressurização externa, o q não seria possível se a pressurização fosse interna.
valeu
Felipe Marx
02/01/2006, 21:35
Eu Uso os HDS Nitro e acho show !!! Paquei umas 200 latinhas em cada um ...
O carro ficou firme e muito seguro de dirigir ... recomendo :palmas:
leocarioca
03/01/2006, 00:38
Gasoso, a adaptação desses amortecedores de opala à gás é muito complicada?
Gasoso, a adaptação desses amortecedores de opala à gás é muito complicada?
Sem querer complicar mas já tumultuando tudo.... :mrgreen: Depende da sua definição de instalar.... :mrgreen: :mrgreen:
Se for só pendurar o danado no carro... instalar os amortecedores de opala será sempre plug and play... os encaixes são identicos....
A questão é que o ponto crucial da instalação do amortecedor naum é pendurar ele na viatura... e sim a relação entre o tamanho do amortecedor fechado / aberto em função da altura de sua suspenção para que ele possa trabalhar de maneira adequada.... as vezes é preciso colocar um calcinho ou trocar uma molinha etc....
Para suspensões originais ou até 2" os de opala são Plug and Play literalmente....
Para quem levantou 3" ainda pode-se utilizar os de opala mas os de ômega, também são plug and play e dariam melhor resultado pois tem mais abertura....
Para quem levantou 4" ou mais nem se fala, este amortecedor naum serve.... ele é muito pequeno...
Em outras palavras, os amortecedores de opala (assim como os de Omega e Kadett) encaixam 100% no vitara sem adaptar nada, mas vc precisa ver se suas molas e calços vão deixar eles trabalharem corretamente...
Superada a questão do tamanho :oops:.... retornaremos ao assunto do tópico :arrow: A gás ou a óleo ??? Este ou aquele modelo ???
[]s
leocarioca
05/01/2006, 23:36
Mas o meu é original mesmo, então posso comprar esses traseiros de opala à gás e trocar plug and play né.... Vou fazer isso amanhã mesmo. obrigado.
leocarioca
05/01/2006, 23:49
Aliás de qual o ano o opala?
leocarioca
06/01/2006, 00:32
Ah mais um detalhe importantíssimo, o meu vitara é 3 portas será q serve?
ei wallace tem os amortecedores do samurai 93 para pronta entrega??? e facilita pagamento? como ficaria em 3x?? abraço.
Aliás de qual o ano o opala?
Os amortecedores são para os modelos de opalas mais novos....se naum me falha a memória para modelos produzidos de 1989 a 92, seja 6 ou 4 cilindros, opala ou comodoro....
Servirão em vitaras ou Sidekicks (de acordo com a altura da suspenção postada anteriormente)... tanto para modelos 3 ou 4 portas de qualquer ano...
[]s
No momento não teria em estoqu não para Samurai 93.
Em 3 vezes fica em 3 de R$ 75,00 cada HDS.
leocarioca
06/01/2006, 23:27
Pô valeu vou ver se compro amanhã mesmo e vejo se instalam na loja pois sendo plug and play não havería dificuldades, o ideal são os Monroe Gás Premium, certo?
Estes foram os que eu usei...
e estou gostando muiiito.... 8)
ideal seria demais... vai que alguém naum gosta do resultado..... :mrgreen:
[]s
Wallace, quando tiver em estoque me avisa certo??? abraço?? vc naum teria em estoque nem os que servem para lift de 1,5"?
Ok, não tenho para com lift também.
Wallace, demora qnt tempo pra chegar eles? tem previsao?
Depende de muitas coisas, pode considerar uns 45 como prazo maximo se encomendar, mas é possivel que tenha algum sem dono ainda em alguma carga já a caminho, ai o prazo pode menor.
JOSE CANDIDO
16/01/2006, 12:07
Ola colegas .... vamos por favor ler o topico abaixo, que se discute a mesma coisa, e darmos opiniao sobre a ideia que tive ....
Principalmente WAllace e Gasoso ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=215900#215900
Abs
All...
Só para esclarecer....
Tenho visto posts por aí citando os amortecedores de suprema / ômega na faixa de umas 140 a 150 latinhas...
Este é o preço dos modelos convencionais... um modelo a gás ou gás premuim, etc... custará pelo menos o preço do modelo gás premium dos opalas... umas 290 latinhas...
[]s
marcelopmoura
02/02/2015, 16:50
All...
Só para esclarecer....
Tenho visto posts por aí citando os amortecedores de suprema / ômega na faixa de umas 140 a 150 latinhas...
Este é o preço dos modelos convencionais... um modelo a gás ou gás premuim, etc... custará pelo menos o preço do modelo gás premium dos opalas... umas 290 latinhas...
[]s
Qdo tinha um Samuka 98, um mecânico conseguiu a façanha de estourar o amortecedor à gás na minha frente. Desse dia em diante fiquei com trauma desse tipo de amortecedor (tão frágil).
Vi que esses de Suprema cabem no Samuka feixe, tanto na traseira como na dianteira. Estou na dúvida se coloco esses na dianteira, os da Ranger na traseira ou os da Kombi Clipper em ambas(meu mecânico disse serem iguais, ambos olhal). O que acham?