Conectar

Ver Versão Completa : Expedição Estrada Real (Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu) 17 a 29/06/14

Alexandre Mello
11/06/2014, 09:55
Durante às Férias Parciais em Junho de 2014, juntamente com minha esposa, companheira inseparável de aventuras, sairemos em Expedição pelos seguintes caminhos da Estrada Real:

=> Caminho dos Diamantes (Ouro Preto a Diamantina) Distância: +/- 395 Km (18 Trechos) Estimativa de Tempo: 6 a 8 Dias

=> Caminho do Sabarabuçu (Cocais a Glaura) Distância: +/- 160 Km (7 Trechos) Estimativa de Tempo: 3 Dias

Dias: 17 e 18 - Saindo de São Paulo via BR-381 (Rodovia Fernão Dias) faremos uma parada para pernoite (1 diária) e no dia seguinte visitaremos o Centro de Arte Contemporânea em Inhotim (Distrito de Brumadinho) Distância: +/- 542 Km.

Dias 18 a 20 - Saindo de Brumadinho rumo a Ouro Preto, estimativa de 2 diárias para visitação aos principais pontos turísticos no Centro Histórico de Ouro Preto e arredores. Distância: +/- 106 Km.

Dias 20 a 25 - Saindo de Ouro Preto e seguindo rumo à Diamantina via Estrada Real (Caminho dos Diamantes), estimativa de 6 dias para desbravar e apreciar os roteiros turísticos, com possibilidade de estender até 2 dias a mais este roteiro. Distância: +/- 394 Km.

Dias 25 e 26 - Saindo de Diamantina rumo a Cocais, retornando parcialmente pelo Caminho dos Diamantes, 1 diária para pernoite em Cocais para no dia seguinte iniciar o Caminho do Sabarabuçu. Distância: +/- 307 Km.

Dias 26 a 28 - Saindo de Cocais e seguindo rumo à Glaura via Estrada Real (Caminho do Sabarabuçu). estimativa de 3 dias para desbravar e apreciar os roteiros turísticos da região. Distância: +/- 160 Km.

Dia 29 - Saindo de Glaura e retornando a São Paulo via MG-440 / MG-030 / BR-383 / MG-270 / BR-381. Distância: +/- 617 Km.

=> Tempo Estimado de Expedição: 13 Dias.

=> Quilometragem Estimada da Expedição: 2.126 Km.

Mapas, Planilhas e Documentação Base desta Expedição:

- Planilhas (Caminho dos Diamantes): Roteiros Planilhados da Estrada Real (http://www.estradareal.tur.br/caminho-diamantes)

- Planilhas (Caminho do Sabarabuçu): Roteiros Planilhados da Estrada Real (http://www.estradareal.tur.br/caminho-sabarabucu)

- Tracklog (Caminho do Sabarabuçu): http://www.estradareal.tur.br/files/directions/db6a9b96cf54a2771482981bb4225a65.gtm

- Tracklog (Caminho dos Diamantes): http://www.estradareal.tur.br/files/directions/d844b8fc2cf1f5e6faa24ae1b541cb3c.gpx

- Documentação Completa (Caminho dos Diamantes): http://www.estradareal.tur.br/download/pasta_completa.pdf

Objetivo de Abertura de Tópico aqui no Fórum 4x4 Brasil:

- Troca de informações sobre os Roteiros e os Pontos Turísticos nestas Regiões da Estrada Real;

- Compartilhar conhecimentos e experiências com outros colegas que já percorreram estes trajetos;

- Compartilhar fotografias, vídeos e informações dos locais visitados;

- Relatar as experiências pessoais durante e após esta Expedição neste Tópico.

Mapa da Estrada Real:

466674

Alexandre Mello
17/06/2014, 00:22
Partindo de casa rumo a:

467198

467199

467200

Irei postando informações durante o percurso, conforme a disponibilidade de acesso Wi-Fi.

jorgeffn
17/06/2014, 01:07
Partindo de casa rumo a:

467198

467199

467200

Irei postando informações durante o percurso, conforme a disponibilidade de acesso Wi-Fi.

Opa... uma boa viagem!!! se precisar de alguma coisa aqui pros lados de BH é só falar....

passando por Itambé do Mato Dentro não deixe de conhecer o vilarejo de Cabeça de Boi... ele não está no roteiro.. fica a uns 15km de Itambé e vale demais a visita... caso for pernoitar na região lá tem algumas pousadas.. inclusive com mais opções que Itambé.... e até Morro do Pilar a estrada é sensacional!! após Conceição do Mato Dentro também tem alguns vilarejos bem interessantes... apenas atente para a saída para Córregos, porque na região agora tem muito movimento de mineradora (minério de ferro), mas entrando para Córregos o caminho volta a ser tranquilo e os vilarejos são bem bacanas.... o trecho entre Tapera e Itaponhoacanga é onde a estrada fica um pouco ruim.. mas nada demais... e o visual acaba compensando também... enfim, é um caminho bem bacana com muita coisa para curtir!!!
ah e na volta... na região de Cocais, se tiver tempo, vale a visita a cidade Santa Bárbara e de Catas Altas... são bem próximas a Cocais e com um aspecto histórico bastante interessante!!!

uma excelente viagem!!!

abs!!!!

Sérgio Bambirra
17/06/2014, 18:32
Salve Alexandre!

Legal o roteiro! Se tiver oportunidade de visitar o santuário do Caraça, recomendo fortemente, inclusive como opção de hospedagem.

Boa viagem!

Alexandre Mello
17/06/2014, 19:33
Salve Alexandre!

Legal o roteiro! Se tiver oportunidade de visitar o santuário do Caraça, recomendo fortemente, inclusive como opção de hospedagem.

Boa viagem!

Sérgio, bacana sua sugestão. Certamente visitarei o "Santuário do Caraçá", provavelmente no sábado, segundo meus planos de viagem no Caminho dos Diamantes, quando passarei pelo trecho entre Catas Altas e Santa Bárbara.

Alexandre Mello
17/06/2014, 19:50
Opa... uma boa viagem!!! se precisar de alguma coisa aqui pros lados de BH é só falar....

passando por Itambé do Mato Dentro não deixe de conhecer o vilarejo de Cabeça de Boi... ele não está no roteiro.. fica a uns 15km de Itambé e vale demais a visita... caso for pernoitar na região lá tem algumas pousadas.. inclusive com mais opções que Itambé.... e até Morro do Pilar a estrada é sensacional!! após Conceição do Mato Dentro também tem alguns vilarejos bem interessantes... apenas atente para a saída para Córregos, porque na região agora tem muito movimento de mineradora (minério de ferro), mas entrando para Córregos o caminho volta a ser tranquilo e os vilarejos são bem bacanas.... o trecho entre Tapera e Itaponhoacanga é onde a estrada fica um pouco ruim.. mas nada demais... e o visual acaba compensando também... enfim, é um caminho bem bacana com muita coisa para curtir!!!
ah e na volta... na região de Cocais, se tiver tempo, vale a visita a cidade Santa Bárbara e de Catas Altas... são bem próximas a Cocais e com um aspecto histórico bastante interessante!!!

uma excelente viagem!!!

abs!!!!

Jorge, muito úteis suas dicas. Certamente não deixarei de conhecer o "Vilarejo de Cabeça de Boi", que como você mesmo referenciou, eu não sabia da existência do mesmo, nem de que possui bons atrativos que valem a pena a visitação.

Antes de sair de São Paulo - SP, fiz reservas para diárias apenas em Brumadinho e Ouro Preto. Entre Mariana e Diamantina estarei à "caça" de hospedagem, seja em Pousadas ou Campings pela região. Toda sugestão de hospedagem no trecho do Caminho dos Diamantes, certamente é bem vinda.

Ao chegar hoje pela manhã em Brumadinho, para visitação ao Centro de Arte Contemporânea Inhotim, fiquei surpreso com a grande quantidade de Carretas Basculantes transportando Minério de Ferro por Brumadinho, além das Locomotivas da MRS Logística que até agora à noite passando apitando aqui próximo a Pousada Villa da Serra onde estou hospedado em Brumadinho.

É antiga esta extração de Minério de Ferro tão próxima a BH?

jorgeffn
17/06/2014, 20:26
Jorge, muito úteis suas dicas. Certamente não deixarei de conhecer o "Vilarejo de Cabeça de Boi", que como você mesmo referenciou, eu não sabia da existência do mesmo, nem de que possui bons atrativos que valem a pena a visitação.

Antes de sair de São Paulo - SP, fiz reservas para diárias apenas em Brumadinho e Ouro Preto. Entre Mariana e Diamantina estarei à "caça" de hospedagem, seja em Pousadas ou Campings pela região. Toda sugestão de hospedagem no trecho do Caminho dos Diamantes, certamente é bem vinda.

Ao chegar hoje pela manhã em Brumadinho, para visitação ao Centro de Arte Contemporânea Inhotim, fiquei surpreso com a grande quantidade de Carretas Basculantes transportando Minério de Ferro por Brumadinho, além das Locomotivas da MRS Logística que até agora à noite passando apitando aqui próximo a Pousada Villa da Serra onde estou hospedado em Brumadinho.

É antiga esta extração de Minério de Ferro tão próxima a BH?

Alexandre... BH está cercada de mineração... na região de Brumadinho existem várias mineradoras.. (Itatiaiuçu, Igarapé entre outras cidades próximas)

Então... Cabeça de Boi vale muito a visita.. é um vilarejo muito simpático.. e como eu disse é tem boas opções de hospedagem... (tem a pousada Vilaarejo do Uriel e da Silvana que é bacana) até te indico pernoitar por lá quando for seguir depois para Diamantina... porque em Conceição do Mato Dentro está bem complicado conseguir hospedagem por causa da mineração que está se instalando lá... eu tive lá em um evento da UFMG semana passada e paguei 150 dilmas numa pousada meia boca.. e foi difícil conseguir. Ou seja.. lá você não vai encontrar boas opções para se hospedar. Agora não sei se está na sua lista... Tabuleiro, que é um vilarejo de Conceição e onde fica a maior cachoeira de Minas (deve ter bastante informação nos lugares que você olhou... já que é um dos grandes atrativos da ER).. lá pode ser que role hospedagem... mas de qualquer forma tem camping... ou seja, é tranquilo. (qualquer coisa lá dá uma parada no Rupestre.. é um restaurante com uma excelente comida e o Gil que é dono pode te dar boas dicas). Nos vilarejos entre Conceição e Serro deve ter algumas pousadas também.. mas não sei como está ocupação por lá (fica próximo a mineração também)

no mais é isso.. se lembra de algo posto aqui!!!

boa viagem!!

abs!!!

cezarsantiago
17/06/2014, 21:54
Durante às Férias Parciais em Junho de 2014, juntamente com minha esposa, companheira inseparável de aventuras, sairemos em Expedição pelos seguintes caminhos da Estrada Real:

=> Caminho dos Diamantes (Ouro Preto a Diamantina) Distância: +/- 395 Km (18 Trechos) Estimativa de Tempo: 6 a 8 Dias

=> Caminho do Sabarabuçu (Cocais a Glaura) Distância: +/- 160 Km (7 Trechos) Estimativa de Tempo: 3 Dias

Dias: 17 e 18 - Saindo de São Paulo via BR-381 (Rodovia Fernão Dias) faremos uma parada para pernoite (1 diária) e no dia seguinte visitaremos o Centro de Arte Contemporânea em Inhotim (Distrito de Brumadinho) Distância: +/- 542 Km.

Dias 18 a 20 - Saindo de Brumadinho rumo a Ouro Preto, estimativa de 2 diárias para visitação aos principais pontos turísticos no Centro Histórico de Ouro Preto e arredores. Distância: +/- 106 Km.

Dias 20 a 25 - Saindo de Ouro Preto e seguindo rumo à Diamantina via Estrada Real (Caminho dos Diamantes), estimativa de 6 dias para desbravar e apreciar os roteiros turísticos, com possibilidade de estender até 2 dias a mais este roteiro. Distância: +/- 394 Km.

Dias 25 e 26 - Saindo de Diamantina rumo a Cocais, retornando parcialmente pelo Caminho dos Diamantes, 1 diária para pernoite em Cocais para no dia seguinte iniciar o Caminho do Sabarabuçu. Distância: +/- 307 Km.

Dias 26 a 28 - Saindo de Cocais e seguindo rumo à Glaura via Estrada Real (Caminho do Sabarabuçu). estimativa de 3 dias para desbravar e apreciar os roteiros turísticos da região. Distância: +/- 160 Km.

Dia 29 - Saindo de Glaura e retornando a São Paulo via MG-440 / MG-030 / BR-383 / MG-270 / BR-381. Distância: +/- 617 Km.

=> Tempo Estimado de Expedição: 13 Dias.

=> Quilometragem Estimada da Expedição: 2.126 Km.

Mapas, Planilhas e Documentação Base desta Expedição:

- Planilhas (Caminho dos Diamantes): Roteiros Planilhados da Estrada Real (http://www.estradareal.tur.br/caminho-diamantes)

- Planilhas (Caminho do Sabarabuçu): Roteiros Planilhados da Estrada Real (http://www.estradareal.tur.br/caminho-sabarabucu)

- Tracklog (Caminho do Sabarabuçu): http://www.estradareal.tur.br/files/directions/db6a9b96cf54a2771482981bb4225a65.gtm

- Tracklog (Caminho dos Diamantes): http://www.estradareal.tur.br/files/directions/d844b8fc2cf1f5e6faa24ae1b541cb3c.gpx

- Documentação Completa (Caminho dos Diamantes): http://www.estradareal.tur.br/download/pasta_completa.pdf

Objetivo de Abertura de Tópico aqui no Fórum 4x4 Brasil:

- Troca de informações sobre os Roteiros e os Pontos Turísticos nestas Regiões da Estrada Real;

- Compartilhar conhecimentos e experiências com outros colegas que já percorreram estes trajetos;

- Compartilhar fotografias, vídeos e informações dos locais visitados;

- Relatar as experiências pessoais durante e após esta Expedição neste Tópico.

Mapa da Estrada Real:

466674

Boa viagem! Pretendo fazer a estrada real em janeiro no sentido Diamantina-Ouro Preto, saindo de Salvador/Ba.
Vai postando as dicas e as fotos.
Acompanhado sua expedição.

paulosergio
18/06/2014, 05:17
Fala Alexandre, como está a expedicao? Estamos aguardando mais fotos heim?
Eu fiz a estrada real (caminho velho e diamantes) em janeiro de 2012, foi muito bom, mas um pouco corrido, tinhamos apenas 10 dias. Nao deu para conhecer muito as maravilhas da natureza e nos dedicamos mais nos fatos historicos de todo o trecho, pois o meu zequinha estava vendo essa historia na escola.
Estou acompanhando o nivel dos rios no pantanal e se as estradas se mantiverem intransitaveis, vou cancelar a viagem e refazer um trecho da estrada real, nao um trecho muito grande, pois eu vou querer explorar um pouco mais os lugares que nao deu para ir no passado. Por isso vou contar com os seus detalhados e valiosos relatos ok. Abraços e curtam muito.

Alexandre Mello
18/06/2014, 09:23
Fala Alexandre, como está a expedicao? Estamos aguardando mais fotos heim?
Eu fiz a estrada real (caminho velho e diamantes) em janeiro de 2012, foi muito bom, mas um pouco corrido, tinhamos apenas 10 dias. Nao deu para conhecer muito as maravilhas da natureza e nos dedicamos mais nos fatos historicos de todo o trecho, pois o meu zequinha estava vendo essa historia na escola.
Estou acompanhando o nivel dos rios no pantanal e se as estradas se mantiverem intransitaveis, vou cancelar a viagem e refazer um trecho da estrada real, nao um trecho muito grande, pois eu vou querer explorar um pouco mais os lugares que nao deu para ir no passado. Por isso vou contar com os seus detalhados e valiosos relatos ok. Abraços e curtam muito.

Grande Paulo Sérgio... Precisamos em Julho marcar algum Passeio com Pernoite e com Churrasco para conversarmos bastante pessoalmente sobre esses assuntos...

Eu havia observado pela sua página no Facebook que você havia feito o Caminho Velho e o Caminho dos Diamantes... Aliás, sua página no Facebook é uma inspiração para mim... Fico admirando suas fotos em suas diversas Expedições Brasil afora... Um dia chego lá...

Caminho Velho conclui apenas uma parte dele, parando em Carrancas - MG. Me dediquei muito a outra cidade daquele circuito, São Thomé das Letras, onde explorei todas as Cachoeiras, Grutas, Montanhas, Rios e demais Atrações Rurais da Região do Circuito das Águas em STL.

Estou em Brumadinho, +/- 60 Km de Belo Horizonte, para agradar a "Patroa" que estava ansiosa para conhecer o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, lugar fantástico, valeu a pena ter parado por aqui ontem, antes de seguir daqui a pouco rumo a Ouro Preto.

Site do Instituto Inhotim: Inhotim (http://www.inhotim.org.br)

Fiquei na Pousada Villa da Serra: Booking.com: Pousada Villa da Serra , Brumadinho, BR - 65 Opiniões dos hóspedes . Reserve já o seu hotel! (http://www.booking.com/hotel/br/pousada-villa-da-serra.pt-br.html?sid=9416c93e1ac908e3d7d6b439207fec11;dcid= 1;ucfs=1;srfid=5651bd94cdba6b97cd1be97289a8d151d6e 997a1X1)

Esta Pousada é um Sítio, com amplo espaço, jantar típico mineiro, bem rústico preparado no fogão à lenha, com aquele tempero mineiro delicioso. Se vier para estas bandas, vale a pena ficar por aqui, até mesmo porque não existem tantas pousadas pela região.

Estava comentando com a "Patroa" sobre um possível cancelamento da sua Expedição Pantanal Sul por causa das chuvas intensas na região... Fato muito triste, pois estava a fim de acompanhá-lo nessa, não fosse a Copa do Mundo da Fifa 2014 ter atrapalhado os planos de férias meu e dela, onde tivemos de antecipar, fato que culminou nesta Expedição Estrada Real: Caminho dos Diamantes e do Sabarabuçu.

Vamos combinar algo para Julho...

Abraços!

Alexandre Mello
18/06/2014, 09:31
Boa viagem! Pretendo fazer a estrada real em janeiro no sentido Diamantina-Ouro Preto, saindo de Salvador/Ba.
Vai postando as dicas e as fotos.
Acompanhado sua expedição.

Cezar, estou fazendo o inverso: Ouro Preto a Diamantina por ter saído de São Paulo.

No seu caso, saindo de Salvador o melhor é fazer mesmo no sentido oposto: Diamantina a Ouro Preto.

Reserva 1 dia a mais para "esticar" até Brumadinho e conhecer o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, que fica +/- 110 Km de Ouro Preto. Mesmo que não curta Arte Contemporânea, o lugar é muito bonito em sua Arquitetura e Paisagismo, com muitas atrações para passar o dia todo por lá.

Alexandre Mello
18/06/2014, 20:43
Resumo do 1º e 2º dia dos deslocamentos em Inhotim (Centro de Arte Contemporânea) e Brumadinho, rumo a Ouro Preto.

Placa na Rodovia indicando acesso a Inhotim:
467391

Visitação ao Centro de Arte Contemporânea (Inhotim):
467392
Infelizmente, foram tiradas poucas fotos, pois a grande maioria das Obras de Arte Contemporânea e suas Galerias possuem restrições a fotografias.

Chalés da Pousada Villa da Serra em Brumadinho.
467393
Pousada localizada em um Sítio, com amplo espaço, boa piscina e um delicioso jantar típico mineiro, preparado ao forno à lenha, pois em Brumadinho não existem opções decentes para alimentação no Centro da cidade, sem infraestrutura alguma para receber turistas, embora muitos estrangeiros visitem o Instituto Inhotim.

Estátua da Índia segurando um Bezerro na entrada da Fazenda Flor da Índia, na rodovia que liga a Sede do Município de Brumadinho ao Distrito de Aranhas.
467395 467396

Serra da Moeda, seguindo rumo ao "Topo do Mundo", local onde são realizados saltos de Paraglider e Asa Delta, situado no topo da Serra da Moeda, a 1.450m de Altitude.
467397 467398

Vista do alto do "Topo do Mundo", com a Lagoa dos Ingleses, Município de Nova Lima ao fundo e das Torres de Telecomunicações.
467399 467400

Chegamos hoje às 16h em Ouro Preto e estamos aproveitando a noite no Centro Histórico. Amanhã faremos os circuitos culturais históricos no centro e na sexta-feira iniciaremos efetivamente o Caminho dos Diamantes.

Alexandre Mello
20/06/2014, 09:14
Retirados ontem os Passaportes da Estrada Real no Centro Cultural FIEMG, Escritório do Instituto Estrada Real em Ouro Preto, onde coletamos o Primeiro dos Dez Carimbos Obrigatórios para Emissão do Certificado da Estrada Real / Caminho dos Diamantes em Diamantina.

467487

467488

467489

467490

Sérgio Bambirra
21/06/2014, 17:08
Salve Alexandre!

Como são os procedimentos e o custo para a retirada dos passaportes?

Parabéns pela viajem!

Sds.

Alexandre Mello
21/06/2014, 21:24
Sérgio, para Emissão do Passaporte Estrada Real, os procedimentos são os seguintes:

- Inscrição no Portal do Instituto Estrada Real: Roteiros Planilhados da Estrada Real (http://www.estradareal.tur.br/passaporte)

- Informar onde você deseja Retirar o Passaporte: Diamantina / Ouro Preto

- Levar o Comprovante do Cadastro com o Número do Passaporte Impresso em um dos locais acima, juntamente com 1 Foto 3x4.

- Custo de Emissão: 1 Kg de Alimento Não Perecível

Estou no 5º Carimbo dos 10 Obrigatórios para Emissão do Certificado do Caminho dos Diamantes.

Dos 13 Postos de Carimbos, é preciso passar por pelo menos 10 deles.

Logo mais postarei fotos e relatos dos trechos percorridos. No momento estou em Ipoema e amanhã sigo rumo a Itambé do Mato Dentro / Morro do Pilar / Conceição do Mato Dentro.

Os trajetos para quem segue as Planilhas com os Roteiros Oficiais da Estrada Real - Caminho dos Diamantes é muito bacana e cheio de lugares fascinantes. Impossível percorrer mais do que 4 Planilhas diariamante. A menos que deixe de apreciar os Marcos e as Paisagens e Pontos Turísticos.

Tive de deixar vários de lado por conta do tempo "apertado". Me arrependi de ter passado 2 noites e 3 dias em Ouro Preto, pois o circuito de Ouro Preto é puramente Histórico / Cultural, com Igrejas e Museus.

Melhor local em Ouro Preto foi a Mina da Passagem, antiga Mina de Ouro desativada e que recebe visitantes em uma descida muito bacana pelos trilhos da mina, num carrinho sobre trilhos que desce 120m de profundidade em 305m de extensão de trilhos, onde pude apreciar mergulhadores que estavam se preparando para explorar túneis alagados da mina.

Chega de escrever... Posteriormente farei um relato mais detalhado para compartilhar com os colegas aqui do Fórum 4x4 Brasil.

Abraços!

Alexandre Mello
22/06/2014, 00:00
5º Dia e 5 Carimbos no Passaporte Estrada Real:

Ouro Preto
Mariana
Catas Altas
Cocais
Ipoema

Trechos Percorridos:

1º Dia:
São Paulo (SP) - Brumadinho (MG) Inhotim

2º Dia:
Brumadinho (MG) - Ouro Preto (MG)

4º Dia:
Ouro Preto - Mariana
Mariana - Camargos
Camargos - Santa Rita Durão
Santa Rita Durão - Catas Altas

5º Dia:
Catas Altas - Santa Barbara
Santa Barbara - Barão de Cocais
Barão de Cocais - Cocais
Cocais - Bom Jesus do Amparo
Bom Jesus do Amparo - Ipoema

Quilometragem Percorrida: 916 Km (Parcial)

467609

467610

467611

467612

467613

467614

paulosergio
22/06/2014, 16:10
5º Dia e 5 Carimbos no Passaporte Estrada Real:

Ouro Preto
Mariana
Catas Altas
Cocais
Ipoema

Trechos Percorridos:

1º Dia:
São Paulo (SP) - Brumadinho (MG) Inhotim

2º Dia:
Brumadinho (MG) - Ouro Preto (MG)

4º Dia:
Ouro Preto - Mariana
Mariana - Camargos
Camargos - Santa Rita Durão
Santa Rita Durão - Catas Altas

5º Dia:
Catas Altas - Santa Barbara
Santa Barbara - Barão de Cocais
Barão de Cocais - Cocais
Cocais - Bom Jesus do Amparo
Bom Jesus do Amparo - Ipoema

Quilometragem Percorrida: 916 Km (Parcial)

467609

467610

467611

467612

467613

467614

Parabens Alexandre, belo passeio. Chuva por enquanto nada por ai tambem né?

Me fala uma coisa, reparei no GPS a frase "Dirigindo pela Estrada Real", isso é do mapa Garmim ou voce criou um trajeto com esse titulo?

Continuo acompanhando aqui e pelo face, grande abraço.

Alexandre Mello
23/06/2014, 20:16
Parabens Alexandre, belo passeio. Chuva por enquanto nada por ai tambem né?

Me fala uma coisa, reparei no GPS a frase "Dirigindo pela Estrada Real", isso é do mapa Garmim ou voce criou um trajeto com esse titulo?

Continuo acompanhando aqui e pelo face, grande abraço.

Paulão, nem uma gota de chuva... Está uma poeira terrível pelos trechos em Estradas de Terra... Olha que são muitos, em torno de 85% do trajeto... No final do dia as roupas ficam muito sujas... Um dos tênis está irreconhecível de tanta poeira devido aos trechos em que desço para fotografias e visualizar paisagens.

Quando aparece no GPS "Dirigindo pela Estrada Real" é quando utilizo o mapa do Projeto Tracksource para GPS Garmin, onde ele reconhece a maioria dos trajetos. Disponibilizei no Post de Abertura deste Tópico os Links para Download dos Tracklogs, muito úteis, pois transformei em Waypoints e reconhecem todos os Marcos da Estrada Real durante os trajetos.

Acabo de chegar em Diamantina após concluir todo o percurso do Caminho dos Diamantes. Após tomar um banho, jantar e relaxar um pouco do dia exaustivo, irei postar um Relato Final deste percurso, indescritível em suas lindas paisagens, lugares e pessoas muito atenciosas e receptivas que conheci pelo caminho.

Não consegui sair antes das 11h ou das 12h das Pousadas onde nos hospedamos, pois a "prosa" com os proprietários e funcionários era sempre agradável, simpática e tão prazerosa que ficávamos sem graça de dizer que estávamos com pressa para prosseguir viagem.

Um grande abraço, meu camarada!

Sérgio Bambirra
24/06/2014, 10:38
Valeu Alexandre! Parabéns pelo passeio.

Sds.

Alexandre Mello
24/06/2014, 22:42
Expedição Estrada Real (Caminho dos Diamantes) Ouro Preto a Diamantina

8º Dia e 12 Carimbos no Passaporte Estrada Real (Todos os 12 Carimbos do Caminho dos Diamantes):

Ouro Preto (Início da Expedição - 2 Diárias)
Mariana
Catas Altas (Parada para Pernoite - 1 Diária)
Cocais
Ipoema (Parada para Pernoite - 1 Diária)
Itambé do Mato Dentro
Conceição do Mato Dentro
Tapera (Parada para Pernoite - 1 Diária)
Serro
Milho Verde
São Gonçalo do Rio das Pedras
Diamantina (Fim da Expedição - 2 Diárias)

Trechos Percorridos:

1º Dia:
São Paulo (SP) - Brumadinho (MG) Inhotim - Asfalto

2º Dia:
Brumadinho (MG) - Ouro Preto (MG) - Asfalto

4º Dia:
Ouro Preto - Mariana (Asfalto)
Mariana - Camargos (Estradas de Terra)
Camargos - Santa Rita Durão (Estradas de Terra)
Santa Rita Durão - Catas Altas (Estradas de Terra)

5º Dia:
Catas Altas - Santa Barbara (Estradas de Terra)
Santa Barbara - Barão de Cocais (Estradas de Terra)
Barão de Cocais - Cocais (Estradas de Terra)
Cocais - Bom Jesus do Amparo (Estradas de Terra)
Bom Jesus do Amparo - Ipoema (Asfalto)

6º Dia:
Ipoema - Senhora do Carmo - Itambé do Mato Dentro (50% Asfalto)
Itambé do Mato Dentro - Morro do Pilar (Estradas de Terra)
Morro do Pilar - Conceição do Mato Dentro (Estradas de Terra)
Conceição do Mato Dentro - Tapera (Santo Antônio do Norte) - Estradas de Terra

7º Dia:
Santo Antônio do Norte (Tapera) - Itapanhoacanga (Estradas de Terra)
Itapanhoacanga - Alvorada de Minas (Estradas de Terra)
Alvorada de Minas - Serro (Asfalto)
Serro - São Gonçalo do Rio das Pedras (70% Asfalto)
São Gonçalo do Rio das Pedras - Diamantina (Estradas de Terra)

8º Dia:
Diamantina (Parque Estadual do Biribiri)
Trecho Extra (64 Km - Estradas de Terra)
Cachoeiras / Montanhas / Vilarejos

Quilometragem Percorrida: 1.171 Km (Parcial)

Foram tiradas até o momento 910 fotografias, onde irei posteriormente selecionar as melhores e efetuar um relato completo.

Por enquanto segue apenas este breve relato do Cronograma Parcial desta Expedição, que ainda não terminou...

467995

467996

467997

467998

Alexandre Mello
25/06/2014, 19:41
Finalizado o Trecho da Estrada Real (Caminho dos Diamantes) entre Ouro Preto - MG e Diamantina - MG.

Trechos Percorridos (Extras):

8º Dia:

Parque Estadual do Biribiri (Diamantina - MG) 64 Km por Estradas de Terra em Área de Preservação Ambiental (APA) com visitação a Cachoeiras, Mirante e Vilarejos.

9º Dia:

Diamantina - MG à Cocais (Distrito de Barão de Cocais - MG) 370 Km (71 Km por Rodovias de Terra).
Trajeto: BR-367 / BR-259 / MG-010 (45 Km por Terra) / MG-229 (26 Km por Terra) / BR-120 / MG-129 / BR-381 / MG436.

Trecho entre Diamantina e Cocais foi percorrido em 8 Horas e 25 Minutos devido às condições precárias de algumas Rodovias com Pista Única, Sinalização Inexistente ou Ruim, Trechos por Terra com Poeira Excessiva gerada pelas Pick-Up's das Mineradoras, Obras na Pista.

Previsão para o 10º Dia (Amanhã):

Visitação ao Santuário do Caraça com pernoite no local.

Caso sobre tempo, percorrer a Estrada Real (Caminho do Sabarabuçu) que se inicia aqui em Cocais.

Estrada Real (Caminho dos Diamantes) é realmente incrível! Fotos e Relatos não conseguiram descrever o quanto foi mágico e emocionante ter percorrido todo o trajeto atravessando o Norte de Minas Gerais.

Recomendo a todos que tiverem a oportunidade, que venham percorrer estes trajetos incríveis, com toda sua rica história do Brasil Colonial aos dias atuais, além das pessoas simpáticas, receptivas e muito amistosas, que nos receberam em suas Pousadas, Restaurantes, Bares, Cafés, Museus, Igrejas... Enfim, em todos os locais por onde passamos, a Hospitalidade Mineira foi singular.

Aquele abraço a todos os colegas que tem acompanhado os Relatos Parciais que tenho postado aqui. Faço questão de dividir as experiências de vida que tive a oportunidade de vivenciar durante esta Expedição Estrada Real (Caminho dos Diamantes).

jorgeffn
25/06/2014, 20:17
Opa Alexandre... bacana demais a viagem.. sigo acompanhando por aqui!!!

mas creio que você não chegou a entrar no Norte de Minas... hehehe ainda tá um pouco para cima.... e é uma região com algumas coisas bem interessantes também... mas aí já é outra conversa!!!!!!

boa viagem ae!!!!

abs!!!!

Alexandre Mello
25/06/2014, 20:40
Opa Alexandre... bacana demais a viagem.. sigo acompanhando por aqui!!!

mas creio que você não chegou a entrar no Norte de Minas... hehehe ainda tá um pouco para cima.... e é uma região com algumas coisas bem interessantes também... mas aí já é outra conversa!!!!!!

boa viagem ae!!!!

abs!!!!

Jorge, realmente, seu estado natal é gigantesco...

Pra você ter uma ideia, de minha residência na Z/N de SP, até a BR-381 (Rodovia Fernão Dias), são apenas 4 Km.

De casa até Extrema - MG (1ª Cidade no Sul de MG / Divisa com SP) são aproximadamente 100 Km.

De casa até Diamantina - MG (Ponto mais Distante onde Cheguei), trafegando apenas por Rodovias, são aproximadamente 850 Km.

Olhando nos Mapas (Google Earth e Google Maps) e na Wikipedia, consta que o Município mais distante ao Norte de MG é o de Juvenília, distante aproximadamente 800 Km de Belo Horizonte.

Uma das melhores coisas aqui no Fórum 4x4 Brasil é justamente isto, a troca de informações.

Abraços!

Alexandre Mello
25/06/2014, 21:16
Jorge,

Indo um pouco mais além sobre a extensão territorial de MG...

É tão grande (586.522 Km) e um pouco maior do que a França (543.965 Km) que é o quadragésimo maior país do globo terrestre.

Nosso país é de dimensões continentais...

jorgeffn
25/06/2014, 21:23
Jorge, realmente, seu estado natal é gigantesco...

Pra você ter uma ideia, de minha residência na Z/N de SP, até a BR-381 (Rodovia Fernão Dias), são apenas 4 Km.

De casa até Extrema - MG (1ª Cidade no Sul de MG / Divisa com SP) são aproximadamente 100 Km.

De casa até Diamantina - MG (Ponto mais Distante onde Cheguei), trafegando apenas por Rodovias, são aproximadamente 850 Km.

Olhando nos Mapas (Google Earth e Google Maps) e na Wikipedia, consta que o Município mais distante ao Norte de MG é o de Juvenília, distante aproximadamente 800 Km de Belo Horizonte.

Uma das melhores coisas aqui no Fórum 4x4 Brasil é justamente isto, a troca de informações.

Abraços!

Pois é Alexandre... Minas é um trem grande demais sô!!! são quase 900 munícipios (853) quem me dera um dia conhecer 1/3 disso... hehehe é muita coisa
apesar de mineiro de coração, sou nascido no Goiás.... hehehe vim para Minas aos 5 anos, mas sou filho de mineiros e não teve jeito.. acabei me tornando um apaixonado por essas montanhas!! ehehehe Já dizia Drummond ser mineiro "é viver nas montanhas".....

sobre o norte de Minas, estou querendo demais dar uma voltas por lá... tem bastante coisa interessante.... o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e o Parque Grande Sertão Veredas estão entre as coisas que quero conhecer... sem contar as cachaças da região né... eheheheheheheheheheh

uma boa viagem aí para vocês! e que as montanhas deixem grandes lembranças em vocês para que possam sempre voltar!!!

abs!!!

Alexandre Mello
26/06/2014, 10:08
Saindo agora da Pousada Vila Cocais (Vila Cocais - pousada (http://www.pousadavilacocais.com.br/)) em Cocais, Distrito de Barão de Cocais - MG, rumo à Estrada Real - Caminho do Sabarabuçu (Caminho do Sabarabuçu - Portal Estrada Real (http://www.institutoestradareal.com.br/estrada-real/caminhos/caminho-do-sabarabucu)).

Alexandre Mello
27/06/2014, 08:30
Expedição Estrada Real (Caminho do Sabarabuçu):

Percorremos ontem os trechos entre:

Cocais - Caeté
Caeté - Sabará
Sabará - Raposos

No trecho do Sabarabuçu encontramos problemas com a Planilha do Instituto Estrada Real. Ao chegar no Marco Nº 2.033 localizado dentro de um Sítio, descobrimos que o caminho naquele trecho só é trafegável por Trekking, Bicileta e Cavalo. Nem Motocicletas estão conseguindo atravessar. Tivemos de contornar este trecho por Estradas de Terra sem Sinalização, confiando apenas no GPS.

A Numeração dos Marcos da Estrada Real no Caminho do Sabarabuçu NÂO coincide com a Numeração dos Marcos no Tracklog e Waypoints disponíveis no Portal do Instituto Estrada Real.

Gastamos bastante tempo pelo caminho fazendo anotações e corrigindo essas divergências nas numerações entre as Planilhas e o Tracklog.

Aqui no entorno de Belo Horizonte as cidades estão muito "feias", devido a ação das Mineradoras, com grande fluxo de veículos que espalham muita poeira até mesmo nos trechos urbanos. Dentro da Área Rural, as Torres de Transporte com seus Cabos de Aço e Carrinhos transportando Minérios dia e noite, apesar de admiráveis pela enorme capacidade do homem em criar mecanismos tão engenhosos e gigantescos, deixam a Área Rural com outro aspecto.

Ao chegarmos em Raposos à noite, não encontramos sequer um local para nos hospedarmos. Nos dirigimos então à cidade vizinha de Nova Lima, onde também não encontramos nenhuma opção de hospedagem. Retornamos então para Sabará, que por possuir um Centro Histórico,foi a única cidade na região com Pousada disponível para pernoite.

Apesar de estarmos apenas a 45 Km de Belo Horizonte, optamos por evitar a Capital de MG, devido ao Jogo da Copa entre Brasil e Chile no Sábado, as opções de hospedagem em Belo Horizonte calculamos estarem escassas.

Saindo agora da Pousada Vila Real 12 Pousada Villa Real 45 | Pousada Villa Real ? Pousada no centro histórico de Sabará 55 (http://www.pousadavillareal.net/site/) em Sabará - MG, novamente em direção a Raposos - MG, para finalizarmos os 3 trechos finais da Estrada Real (Caminho do Sabarabuçu). Estamos distante apenas 23 Km de Belo Horizonte e a Pousada já está recebendo ligações de Chilenos solicitando reservas para o final de semana.

Após finalizarmos os 3 trajetos abaixo:

Raposos - Honório Bicalho
Honório Bicalho - Rio Acima
Rio Acima - Glaura

Iremos postar as observações finais sobre o Caminho do Sabarabuçu,adicionando os prós e contras deste trajeto.

Segue link com a Planilha citada no texto: http://www.estradareal.tur.br/files/paths/25c457566021d332b5102adc0b75aa65.pdf

Por estar localizada a apenas 23 Km de Belo Horizonte, aqui em Sabará, a Pousada parece mais uma "Prisão" ou um "CDP" do que uma Pousada, por possuir portão alto e lacrado, sem visual para quem passa na rua, muros muito altos, "ouriços" perfurocortantes sobre o muro, câmeras externas e internas, alarme, interfone para ser atendido pela Recepção da Pousada.

Vantagens da Pousada: Possui NET HD com TODOS os Canais a Cabo disponíveis. TV LCD 32" no Quarto. Conexão Banda Larga NET Virtua de 30 MB. Possui também uma pequena piscina, boa para dias quentes.

Para quem não quer sair da Pousada, excelente opção.

Alexandre Mello
30/06/2014, 15:01
Durante os deslocamentos pela Estrada Real - Caminho do Sabarabuçu, realizado nos dias 26 e 27/06/2014, encontrei alguns problemas com relação aos Waypoints do Tracklog e das Planilhas baixadas do site do Instituto Estrada Real:

Link para Download do Tracklog: http://www.estradareal.tur.br/files/directions/db6a9b96cf54a2771482981bb4225a65.gtm

Link para Download das Planilhas: http://www.estradareal.tur.br/caminho-sabarabucu (Planilhas em Anexo a este Post)

Percorri o Caminho do Sabarabuçu no Sentido: Cocais - Glaura.

No dia 26/06 foram percorridos os trechos: Cocais - Caeté / Caeté - Sabará / Sabará - Raposos (Noturno)

No dia 27/06 foram percorridos os trechos: Sabará - Raposos (Diurno) / Raposos - Honório Bicalho / Honório Bicalho - Rio Acima / Rio Acima - Acuruí - Glaura

A 1ª Planilha (Cocais - Caeté) inicia a Numeração no Marco Nº 1967. Este Marco no Waypoint do Tracklog corresponde ao Nº 007. A ordem sequencial da Planilha e dos Waypoints no Tracklog é totalmente diferente, o que me confundiu bastante, mas o trecho é bem sinalizado e foi fácil corrigir essas divergências durante o percurso. Considerei este o melhor de todos os trechos do Caminho do Sabarabuçu.

A 2ª Planilha (Caeté - Sabará) inicia a Numeração no Marco Nº 2117. Este Marco no Waypoint do Tracklog corresponde ao Nº 062. Similar à Planilha anterior, a ordem sequencial dos Marcos na Planilha e nos Waypoints do Tracklog não coincidem. Conforme orientação da Planilha, foi evitado o Trecho de Trilha a partir do Marco Nº 2137 (081), pois nem Motocicleta consegue adentrar no referido trecho, devido à densidade da vegetação. Neste trecho passa-se por debaixo do sistema de Teleférico para transporte de minérios da mineradora Anglo Golden Ashanti.468497

A 3ª Planilha (Sabará - Raposos) inicia a Numeração no Marco Nº 2019. Este Marco no Waypoint do Tracklog corresponde ao Nº 121. Divergência de numeração similar a das planilhas anteriores. Entretanto, ao chegar no Marco Nº 2033 descobrimos que o caminho é transitável apenas por Motocicletas, Cavalo ou Trekking, não existindo nenhuma indicação de trilha inacessível para veículo 4x4. Foi preciso retornar ao Marco Nº 2031 (135) e virar à esquerda nas ruínas de uma casa de pedra abandonada, seguindo por Estradas de Terra, aumentando em mais 20 Km o percurso indicado pela Planilha até chegarmos em Raposos.

A 4ª Planilha (Raposos - Honório Bicalho) trecho inacessível a veículo 4x4. Planilha destinada a Trekking. Existe alternativa para veículos, mas as valas causadas pelas erosões estavam muito largas e algumas com mais de 1 metro de profundidade. Tivemos de contornar pela MG-030, Estrada de Terra entre Raposos e Honório Bicalho. O início do trecho era possível de ser superado por Motocicletas, mas desconheço as condições dentro da mata, devido a impossibilidade de avançar com o 4x4.

A 5ª Planilha (Honório Bicalho - Rio Acima) trecho curto por Estradas de Terra Rurais, sem dificuldades pelo caminho, percorrido sem uso do 4x4. Similar às Planilhas anteriores, persiste a divergência entre a Numeração dos Marcos na Planilha (2082 - Inicial) e no Waypoint (186).

A 6ª Planilha (Rio Acima - Acuruí - Glaura) última e a mais extensa de todas (43 Km) também é composta por trechos de Estradas de Terra Rurais que em alguns momentos se estreitam, fator comum na maioria dos percursos também nas outras Planilhas. Por estar seco, foi tranquilo percorrer, mas em época de chuvas a lama impossibilita trafegar sem 4x4, pois a terra está muito solta, ocasionando pouca aderência no 4x2 traseiro, por segurança trafeguei com o 4x4H acionado durante todo o percurso.

Estou trabalhando na seleção das fotografias que tirei durante os percursos, que foram muitas. Aos poucos irei postando algumas e fazendo comentários.

Apesar de relativamente curto, o Caminho do Sabarabuçu é muito bacana de se percorrer. Percebi que o Instituto Estrada Real não tem dado importância à este caminho, o que é perceptível pelas divergências citadas entre às Planilhas e os Waypoints no Tracklog, bem como a sinalização e o estado de conservação dos Marcos estão bastante precários, em relação aos Caminhos: Velho e dos Diamantes.

Alexandre Mello
30/06/2014, 15:31
Caminho dos Diamantes foram 18 Planilhas percorridas, atravessando 28 locais entre Cidades e Distritos, portanto, o próximo relato será mais extenso, porém, sem muitos detalhes, para não ficar maçante.

Caminho dos Diamantes é o único que o Instituto Estrada Real tem fornecido o Certificado Estrada Real, para aqueles que conseguem coletar ao menos 10 dos 12 carimbos existentes pelo percurso. Nesta empreitada, passei pelos 12 Pontos de Carimbos, não deixando nenhum de fora.

Foram necessários 8 dias de 4x4 para percorrer todo o trecho do Caminho dos Diamantes, deixando de fora muitas das atrações consideradas "Maravilhas da Estrada Real" como a Cachoeira do Tabuleiro e o Santuário do Caraça, locais que pretendo retornar não para percorrer todo o Caminho dos Diamantes, mas apenas para visitá-los com tempo.

jorgeffn
01/07/2014, 23:45
Alexandre... segue um pequeno artigo de uma revista sobe a ER... tem umas fotos bem legais...
http://www.revistasagarana.com.br/?p=1826

depois vale uma navegada pela revista... tem bastante coisa interessante!!!

abs!!!

paulosergio
06/07/2014, 12:02
Alexandre Mello. Tudo bem contigo?
Voce fez, como sempre um excelente relato, parabens.

Como eu disse alguns dias atras, se as aguas do pantanal nao abaixassem, iria cancelar minha viagem para la. E de fato o roteiro que eu havia traçado por la, estao todos interditados e estou cancelando a viagem para la.

Agora estou traçando um novo roteiro, só que agora irei fazer a ER - Caminho Novo - entre Sao Joao Del Rey e Petropolis, pois para cima ja conheço. Aí eu fecho 95% da ER (Velho, Diamante e Novo). Faltando apenas Cunha-Paraty do caminho velho e Petropolis-Porto Estrela no caminho novo. E falta tambem o caminho Sabarabuçu que voce acaba de fazer.

Devo começar descendo e quando chegar em Petropolis, farei a serra da mantiqueira (Teresopolis, Penedo, Itatiai e etc)

Se quiser acompanhar, sairei dia 21/07. Sem reservas de hoteis e pousadas, mas na emergencia com barraca no carro.

Alexandre Mello
07/07/2014, 12:20
Alexandre Mello. Tudo bem contigo?
Voce fez, como sempre um excelente relato, parabens.

Como eu disse alguns dias atras, se as aguas do pantanal nao abaixassem, iria cancelar minha viagem para la. E de fato o roteiro que eu havia traçado por la, estao todos interditados e estou cancelando a viagem para la.

Agora estou traçando um novo roteiro, só que agora irei fazer a ER - Caminho Novo - entre Sao Joao Del Rey e Petropolis, pois para cima ja conheço. Aí eu fecho 95% da ER (Velho, Diamante e Novo). Faltando apenas Cunha-Paraty do caminho velho e Petropolis-Porto Estrela no caminho novo. E falta tambem o caminho Sabarabuçu que voce acaba de fazer.

Devo começar descendo e quando chegar em Petropolis, farei a serra da mantiqueira (Teresopolis, Penedo, Itatiai e etc)

Se quiser acompanhar, sairei dia 21/07. Sem reservas de hoteis e pousadas, mas na emergencia com barraca no carro.

Paulo Sérgio, tudo tranquilo?

Durante estes 13 dias pela Estrada Real (Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu) efetuei apenas 2 reservas em pousadas:

Brumadinho (1 diária) para conhecer o Instituto Inhotim, local que a "patroa" adorou, mas que não pretendo retornar.

Ouro Preto (2 diárias) para retirada do Passaporte Estrada Real, 1º Carimbo e Roteiro Cultural.

Os 10 dias restantes foram "na sorte", sendo que, encontrei hospedagem mesmo sem reserva até em Diamantina, cidade turística muito visitada, onde o número de pousadas é grande.

Segundo informações que obtive no Escritório do Instituto Estrada Real em Diamantina, os Postos de Carimbo e o Passaporte Estrada Real estarão ativos no Caminho Velho a partir de Dezembro.

Mais difícil do que percorrer as Planilhas e os Trajetos, foi localizar os benditos Postos de Carimbos nas Localidades onde se encontram. Nenhuma sinalização, GPS não conhecia nada nestes locais, mesmo com 3 Mapas distintos no Garmin. Deveriam sinalizar melhor os Postos de Carimbo, pois perdi muito tempo tentando achar a maioria deles.

Quando chegar na região da Serra do Itatiaia (Visconde de Mauá / Maromba / Pico das Agulhas Negras), se coincidir com um final de semana, me avise que vou ao seu encontro, assim podemos fazer pelo menos a Região do Itatiaia juntos.

Como disse há algum tempo atrás... Por causa da Copa do Mundo tive de antecipar minhas férias junto com a "patroa"... Originalmente era para ser a partir de julho...

Boa sorte nesta aventura em família... Certamente irão curtir bastante os Trechos Rurais em MG.

Alexandre Mello
07/07/2014, 12:35
Alexandre... segue um pequeno artigo de uma revista sobe a ER... tem umas fotos bem legais...
http://www.revistasagarana.com.br/?p=1826

depois vale uma navegada pela revista... tem bastante coisa interessante!!!

abs!!!

Jorge, tudo tranquilo?

Finalizei a aventura na véspera da partira entre Brasil x Chile no dia 28/06. Tive de passar por Belo Horizonte, Contagem e Betim, onde pude constatar que você enfrentam um trânsito muito congestionado, similar ao que enfrentamos aqui em São Paulo.

Parei para jantar em Igarapé às 22h, fugindo da BR-381 congestionada. Prossegui viagem até Itaguara, onde pernoitei em um Hotel no Centro, prosseguindo viagem para SP no dia seguinte, evitando buscar hospedagem no entorno de BH.

Caminho do Sabarabuçu é bacana de se fazer, mas cidades como Raposos e Nova Lima não possuem infraestrutura alguma para hospedagem. Tive de retornar a Sabará para pernoitar em uma pousada e no dia seguinte retornar a Raposos para fazer o trecho Raposos a Honório Bicalho.

Caminho dos Diamantes possui infraestrutura de hospedagem muito melhor. Até mesmo no Distrito de Tapera em Santo Antônio do Norte, um Vilarejo muito remoto. acessível apenas por Estradas de Terra precárias, consegui hospedagem facilmente, mesmo chegando às 20h em uma quarta-feira.

paulosergio
07/07/2014, 14:49
Paulo Sérgio, tudo tranquilo?

Durante estes 13 dias pela Estrada Real (Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu) efetuei apenas 2 reservas em pousadas:

Brumadinho (1 diária) para conhecer o Instituto Inhotim, local que a "patroa" adorou, mas que não pretendo retornar.

Ouro Preto (2 diárias) para retirada do Passaporte Estrada Real, 1º Carimbo e Roteiro Cultural.

Os 10 dias restantes foram "na sorte", sendo que, encontrei hospedagem mesmo sem reserva até em Diamantina, cidade turística muito visitada, onde o número de pousadas é grande.

Segundo informações que obtive no Escritório do Instituto Estrada Real em Diamantina, os Postos de Carimbo e o Passaporte Estrada Real estarão ativos no Caminho Velho a partir de Dezembro.

Mais difícil do que percorrer as Planilhas e os Trajetos, foi localizar os benditos Postos de Carimbos nas Localidades onde se encontram. Nenhuma sinalização, GPS não conhecia nada nestes locais, mesmo com 3 Mapas distintos no Garmin. Deveriam sinalizar melhor os Postos de Carimbo, pois perdi muito tempo tentando achar a maioria deles.

Quando chegar na região da Serra do Itatiaia (Visconde de Mauá / Maromba / Pico das Agulhas Negras), se coincidir com um final de semana, me avise que vou ao seu encontro, assim podemos fazer pelo menos a Região do Itatiaia juntos.

Como disse há algum tempo atrás... Por causa da Copa do Mundo tive de antecipar minhas férias junto com a "patroa"... Originalmente era para ser a partir de julho...

Boa sorte nesta aventura em família... Certamente irão curtir bastante os Trechos Rurais em MG.

Com certeza, Alexandre, eu lhe aviso quando estiver na regiao de Itatiaia.

Quanto a passaporte, eu nao tenho a menor intensao de te-lo e carimba-lo. Se for facil e estiver no meu caminho tudo bem senao !!!!

Eu entrarei na ER a partir de Sao Joao Del rey - Barbacena e entao começarei a descer até petropolis....
Vou baixar os mapas do site da ER e vamos ver no que dá...
Grande abraco.

jorgeffn
07/07/2014, 17:37
Jorge, tudo tranquilo?

Finalizei a aventura na véspera da partira entre Brasil x Chile no dia 28/06. Tive de passar por Belo Horizonte, Contagem e Betim, onde pude constatar que você enfrentam um trânsito muito congestionado, similar ao que enfrentamos aqui em São Paulo.

Parei para jantar em Igarapé às 22h, fugindo da BR-381 congestionada. Prossegui viagem até Itaguara, onde pernoitei em um Hotel no Centro, prosseguindo viagem para SP no dia seguinte, evitando buscar hospedagem no entorno de BH.

Caminho do Sabarabuçu é bacana de se fazer, mas cidades como Raposos e Nova Lima não possuem infraestrutura alguma para hospedagem. Tive de retornar a Sabará para pernoitar em uma pousada e no dia seguinte retornar a Raposos para fazer o trecho Raposos a Honório Bicalho.

Caminho dos Diamantes possui infraestrutura de hospedagem muito melhor. Até mesmo no Distrito de Tapera em Santo Antônio do Norte, um Vilarejo muito remoto. acessível apenas por Estradas de Terra precárias, consegui hospedagem facilmente, mesmo chegando às 20h em uma quarta-feira.

Alexandre.. bão demais??
pois é... o trânsito aqui não está nada fácil... e semana passada um viaduto que ainda nem havia sido inaugurado veio abaixo em uma grande avenida aqui.... um verdadeiro absurdo e que para quem transita pela região como o meu caso está complicado!.....

se eu soubesse que você tentaria pernoitar em Raposos ia até te avisar.... uma vez fizemos um trabalho de campo lá pela UFMG.. e tivemos que alugar um sítio para ficarmos.. não havia qualquer tipo de hospedagem na cidade...

lembro mesmo de ter passado por Tapera e visto que tinha pousada lá!

Depois quero ver as fotos do passeio!!!!

abs!!!!

Alexandre Mello
08/07/2014, 09:46
Alexandre.. bão demais??
pois é... o trânsito aqui não está nada fácil... e semana passada um viaduto que ainda nem havia sido inaugurado veio abaixo em uma grande avenida aqui.... um verdadeiro absurdo e que para quem transita pela região como o meu caso está complicado!.....

se eu soubesse que você tentaria pernoitar em Raposos ia até te avisar.... uma vez fizemos um trabalho de campo lá pela UFMG.. e tivemos que alugar um sítio para ficarmos.. não havia qualquer tipo de hospedagem na cidade...

lembro mesmo de ter passado por Tapera e visto que tinha pousada lá!

Depois quero ver as fotos do passeio!!!!

abs!!!!

Jorge, você estuda / estudou na UFMG? Qual o curso?

Em Catas Altas ficamos hospedados no Ecocentro Escarpas do Caraça, onde o proprietário da Ecopousada é o Professor Doutor Allaouá Saadi, um Argelino muito simpático e que nos acompanhou durante o jantar em um restaurante muito bacana que ele nos indicou.

Conversei bastante com ele... Leciona como Titular na UFMG no Instituto de Geociências - Departamento de Geografia.

Cheguei por lá à noite, sem reserva, sem local para jantar... Em total clima de aventura... Por coincidência encontrei essa pessoa em frente à Igreja de Catas Altas, onde acabei me hospedando na Ecopousada dele e jantando em um restaurante muito bom que ele me indicou e fez questão de acompanhar a mim e a minha esposa durante o jantar.

Caso conheça, fica ai o comentário.

Abraços!

jorgeffn
08/07/2014, 12:26
Jorge, você estuda / estudou na UFMG? Qual o curso?

Em Catas Altas ficamos hospedados no Ecocentro Escarpas do Caraça, onde o proprietário da Ecopousada é o Professor Doutor Allaouá Saadi, um Argelino muito simpático e que nos acompanhou durante o jantar em um restaurante muito bacana que ele nos indicou.

Conversei bastante com ele... Leciona como Titular na UFMG no Instituto de Geociências - Departamento de Geografia.

Cheguei por lá à noite, sem reserva, sem local para jantar... Em total clima de aventura... Por coincidência encontrei essa pessoa em frente à Igreja de Catas Altas, onde acabei me hospedando na Ecopousada dele e jantando em um restaurante muito bom que ele me indicou e fez questão de acompanhar a mim e a minha esposa durante o jantar.

Caso conheça, fica ai o comentário.

Abraços!

Fala Alexandre.... conheço o Allaoua sim, é um professor antigo e bem conhecido.... estudo no IGC e já cursei uma disciplina com ele...

ainda não conheço a pousada dele lá em Catas Altas, mas já ouvi falar que é bem interessante...

abs!!

Alexandre Mello
15/07/2014, 09:31
Fotografias dentro do Parque Estadual do Biribiri, localizado na Serra do Espinhaço, em Diamantina - MG, roteiro extra da Estrada Real - Caminho dos Diamantes, por sugestão da funcionária do Escritório do Instituto Estrada Real em Diamantina - MG, que nos indicou este excelente roteiro, onde percorremos 64 Km em Estradas de Terra em boas condições de conservação:

Cachoeira da Sentinela

470678

470679

Cachoeira dos Cristais

470680

470681

Vila do Biribiri

470682

470684

470685

470688

470689

470690

470691

jorgeffn
15/07/2014, 11:24
Belas fotos Alexandre.... Biribiri é um lugar incrível..... vale muito a visita!!! A uns anos atrás passei um réveillon por lá... fui para Lapinha da Serra (Serra do Cipó) de lá para Serro, depois Milho Verde e finalmente Biribiri... Na época eu tinha um Vitara mas acabou que não consegui ir nele... parei para mecher no motor que estava com problemas e ele não ficou pronto a tempo da viagem... mas ainda sim valeu a pena!! tem umas fotos: https://picasaweb.google.com/109371205791092714478/LapinhaDaSerraSerroMilhoVerdeEReveillonEmBiribiri

abs!!!!

Alexandre Mello
15/07/2014, 16:53
Grande Jorge... Sempre acompanhando meus posts...

Foram muitas fotos... Ainda estou organizando as mesmas... Recebi a dica de visitar o Biribiri no Escritório do I.E.R em Diamantina, valeu muito a pena ter ido até lá.

Fui até a Vila do Pinheiro, na curiosidade de saber onde a estrada iria terminar. Na volta, aproveitei o pôr do sol no mirante.

Biribiri é um excelente roteiro extra para quem finaliza / inicializa o Caminho dos Diamantes, dependo do ponto de partida / chegada.

Até o final do dia irei postar mais algumas...

Alexandre Mello
15/07/2014, 17:06
Mais algumas fotografias no Biribiri:

470775

470776

470777

470778

470779

470780

470781

470782

470783

Alexandre Mello
15/07/2014, 17:48
470784

470785

470786

470787

470788

470789

470790

470791

470792

470793

470794

470795

470796

470797

jorgeffn
15/07/2014, 22:08
Sempre acompanhando Alexandre!!!

muito boas as fotos!!! as últimas ali na região de Morro Vermelho, são lugares que passamos com mais frequência... existem algumas trilhas ali naquela região... sem contar belas estradinhas de terra.... A última vez que passeio por Morro Vermelho estava tentando "achar" um pequeno povoado que chama André do Mato Dentro.... foi um passeio bem agradável... e o lugarzinho é sensacional!!! https://picasaweb.google.com/109371205791092714478/AndreDoMatoDentro

abs!!!

cezarsantiago
16/07/2014, 20:27
Sempre acompanhando Alexandre!!!

muito boas as fotos!!! as últimas ali na região de Morro Vermelho, são lugares que passamos com mais frequência... existem algumas trilhas ali naquela região... sem contar belas estradinhas de terra.... A última vez que passeio por Morro Vermelho estava tentando "achar" um pequeno povoado que chama André do Mato Dentro.... foi um passeio bem agradável... e o lugarzinho é sensacional!!! https://picasaweb.google.com/109371205791092714478/AndreDoMatoDentro

abs!!!
Legal as fotos!

Alexandre Mello
17/07/2014, 19:06
471121

471122

471123

471124

471125

471126

471127

471128

471128

471129

471130

471131

471132

471133

471134

471135

471136

Carlos Philliph
09/08/2014, 23:37
Alexandre, boa noite. Parabéns pela viagem e pelas belíssimas fotos. Fiquei curioso para perguntar se em algum momento da viagem foi necessário o uso do 4x4, pois estou interessado em fazer a mesma viagem agora em dezembro, contudo possuo uma frontier 4x2, e fiquei com certo receio de ser impedimento para alguns trechos. O que pode me passar de informação a esse respeito? Desde já agradeço.
Abraços.

jorgeffn
09/08/2014, 23:56
Alexandre, boa noite. Parabéns pela viagem e pelas belíssimas fotos. Fiquei curioso para perguntar se em algum momento da viagem foi necessário o uso do 4x4, pois estou interessado em fazer a mesma viagem agora em dezembro, contudo possuo uma frontier 4x2, e fiquei com certo receio de ser impedimento para alguns trechos. O que pode me passar de informação a esse respeito? Desde já agradeço.
Abraços.

Carlos, acompanho aqui o tópico do Alexandre e vou dar um pitaco, mas depois ele te fala melhor do trecho todo.

dezembro é época de chuvas por aqui... e esse pode ser o complicador para o caso de uma camionete 4x2, muitos trechos são estradas bem tranquilas (até com asfalto já em alguns trechos), mas como dezembro teoricamente (e tomara que assim aconteça) é um mês com bastante chuva pode existir alguns trechos mais complicados por causa do barro, os que são menos utilizados e com menos movimento tendem a ficar um pouco mais difíceis de passar, mas não creio que seja nada tão exagerado também não. O ideal é mais próximo da sua viagem você tentar saber como estão as estradas....

Alexandre, foi mal a intromissão.. hehehe

abs!!!

Carlos Philliph
10/08/2014, 06:57
Jorge, muito obrigado pela dica. Vou procurar sabre na época como andam as situações climáticas. Mais acredito que não terão tantos problemas.
Aguardando mais informações.

jorgeffn
09/09/2014, 00:39
Galera, segue uma bela reportagem sobre o Caminho dos Diamantes...

http://www.revistasagarana.com.br/?p=2183

abs!!!

Alexandre Mello
15/09/2014, 09:00
Carlos, acompanho aqui o tópico do Alexandre e vou dar um pitaco, mas depois ele te fala melhor do trecho todo.

dezembro é época de chuvas por aqui... e esse pode ser o complicador para o caso de uma camionete 4x2, muitos trechos são estradas bem tranquilas (até com asfalto já em alguns trechos), mas como dezembro teoricamente (e tomara que assim aconteça) é um mês com bastante chuva pode existir alguns trechos mais complicados por causa do barro, os que são menos utilizados e com menos movimento tendem a ficar um pouco mais difíceis de passar, mas não creio que seja nada tão exagerado também não. O ideal é mais próximo da sua viagem você tentar saber como estão as estradas....

Alexandre, foi mal a intromissão.. hehehe

abs!!!

Jorge, eu é que peço desculpas pela demora em responder ao seu Post...

Responderei na sequência ao Post do Carlos.

Estou no aguardo da divulgação dos Postos de Carimbo para finalizar o Caminho Velho.

Abraços!

Alexandre Mello
15/09/2014, 09:14
Abraços.

Carlos, desculpe pela demora em responder ao seu Post... Estou afastado de atividades off road por causa de outros compromissos...

Fiz o Caminho dos Diamantes de Ouro Preto a Diamantina, pois é a melhor rota para quem sai de SP. No seu caso, imagino que irá fazer o inverso, por ser a melhor rota para quem vem do CE.

Tanto o Caminho dos Diamantes quanto o Caminho do Sabarabuçu, percorri em época de muita seca, nenhuma chuva, não encontrei nenhum outro veículo 4x4 aventureiro, em expedição por estes caminhos da Estrada Real. Era época de Copa do Mundo, creio que isto atrapalhou os planos de muita gente, então percorri sem encontrar nenhum outro 4x4 por todo o trajeto.

Quanto ao uso da Tração 4x4, tenho detalhado em minhas anotações onde utilizei o 4x4H e o 4x4L. Até agora não fiz um resumo adequado da expedição aqui no 4x4 Brasil. Posso lhe dizer que o uso do 4x4H foi intenso, pois nas regiões de plantações de eucaliptos, a terra é bastante fofa, e em regiões com pedras, bastante escorregadia e com pouca aderência devido a tração 4x2 ser traseira. Sendo assim, por segurança e melhor desempenho, o 4x4H ficou ligado durante todos os trajetos em terra.

Se não chover, você consegue fazer de Nissan Frontier 4x2 tranquilamente. Se chover como o Jorge citou, não recomendo, pois haverá lama em diversos trechos, principalmente nos trechos iniciais, caso você inicie por Diamantina, o que irá deixá-lo enroscado logo de início.

Minha esposa tem um tio que possui uma Frontier 4x2 e diversas vezes ele atola na entrada do sítio dele, tendo de ser rebocado pelo trator que ele possui no sítio. Onde ele atola, a Tracker passa tranquilo no 4x4H, sem necessidade de redução.

Recomendo a você fazer esta viagem sim, pois é belíssimo esse roteiro da Estrada Real - Caminho dos Diamantes. Vá em época de seca para evitar atolamentos por falta de tração 4x4 e irá se encantar pelas lindas paisagens, pela comida típica, pelos aspectos culturais e pela hospitalidade, cordialidade e simpatia do povo mineiro.

Abraços!

Carlos Philliph
16/09/2014, 14:25
Alexandre, agradeço as informações e peço desculpa pela demora também, ando um pouco afastado. Quando ao carro acredito que não terei muitos problemas, terminei comprando uma Dakar e farei a viagem nela. Em relação ao percurso, acredito que será realmente isso, Seguindo Diamantina - Ouro Preto - Paraty.
Quando fizer a viagem vou postando fotos e as impressões como os amigos!
Abraços

Carlos, desculpe pela demora em responder ao seu Post... Estou afastado de atividades off road por causa de outros compromissos...

Fiz o Caminho dos Diamantes de Ouro Preto a Diamantina, pois é a melhor rota para quem sai de SP. No seu caso, imagino que irá fazer o inverso, por ser a melhor rota para quem vem do CE.

Tanto o Caminho dos Diamantes quanto o Caminho do Sabarabuçu, percorri em época de muita seca, nenhuma chuva, não encontrei nenhum outro veículo 4x4 aventureiro, em expedição por estes caminhos da Estrada Real. Era época de Copa do Mundo, creio que isto atrapalhou os planos de muita gente, então percorri sem encontrar nenhum outro 4x4 por todo o trajeto.

Quanto ao uso da Tração 4x4, tenho detalhado em minhas anotações onde utilizei o 4x4H e o 4x4L. Até agora não fiz um resumo adequado da expedição aqui no 4x4 Brasil. Posso lhe dizer que o uso do 4x4H foi intenso, pois nas regiões de plantações de eucaliptos, a terra é bastante fofa, e em regiões com pedras, bastante escorregadia e com pouca aderência devido a tração 4x2 ser traseira. Sendo assim, por segurança e melhor desempenho, o 4x4H ficou ligado durante todos os trajetos em terra.

Se não chover, você consegue fazer de Nissan Frontier 4x2 tranquilamente. Se chover como o Jorge citou, não recomendo, pois haverá lama em diversos trechos, principalmente nos trechos iniciais, caso você inicie por Diamantina, o que irá deixá-lo enroscado logo de início.

Minha esposa tem um tio que possui uma Frontier 4x2 e diversas vezes ele atola na entrada do sítio dele, tendo de ser rebocado pelo trator que ele possui no sítio. Onde ele atola, a Tracker passa tranquilo no 4x4H, sem necessidade de redução.

Recomendo a você fazer esta viagem sim, pois é belíssimo esse roteiro da Estrada Real - Caminho dos Diamantes. Vá em época de seca para evitar atolamentos por falta de tração 4x4 e irá se encantar pelas lindas paisagens, pela comida típica, pelos aspectos culturais e pela hospitalidade, cordialidade e simpatia do povo mineiro.

Abraços!

mfonseca1
24/09/2014, 14:41
Prezados,
Estarei indo no dia 18/10 para Lavras Novas passar uns 04 dias e gostaria se possível de algumas informações de lugares e passeios na região, depois estarei descendo para Carrancas, também uns 4 dias e finalizando em Campos do Jordão (que a D. Patroa adora, não posso deixar de passar por lá).
Cidades para conhecer: Ouro Preto e Mariana. Vale a pena se estender mais? Sabendo que terá que ser bate e volta, já que estarei baseado em Lavras Novas.
A descida para Carrancas, estou pensando em passar por São João Del Rey e Tiradentes.

Agradeço a ajuda.
Abs
Marcos Fonseca