PDA

Ver Versão Completa : Vácuo direto na roda livre da Ranger 1998 4x4 é normal?

wagnermazur
10/06/2014, 20:21
Olá amigos.

Estou com um problema na tração 4x4 da minha ranger 4x4. Pesquisei aqui no site mas não achei situação parecida.

As rodas dianteiras estão engatadas direto, fazendo o cardã da tração dianteira girar direto. Como meu cardã não é o original, foi retirado aquele bolachão e soldado uma treseta no lugar, a camionete fica bom barulho e vibração na faixa de 60 a 100km/h.

Ao desmontar com o mecânico, retiramos a mangueirinha de vácuo que aciona a Roda Livre e ela fica fazendo vácuo direto, independente de estar em 4x2 ou 4x4. Isso é normal?

Se não for normal, alguem pode me indicar a peça que pode estar defeituosa?

Obrigado desde já!

wagnermazur
11/06/2014, 08:27
Li em um tópico aqui do fórum que para ligar a tração o vácuo fica ligado por 40 segundos, e para desligar a tração o vácuo fica ligado por 20 segundos. Se na minha o vácuo fica ligado direto, o problema é no que?

Abraços!

dudu83
11/06/2014, 13:00
pra vcs a melhor soluçao é utilizar rodas livres avm, acaba com toda dor de cabeça

zanottao
11/06/2014, 14:53
Li em um tópico aqui do fórum que para ligar a tração o vácuo fica ligado por 40 segundos, e para desligar a tração o vácuo fica ligado por 20 segundos. Se na minha o vácuo fica ligado direto, o problema é no que?

Abraços!

Q ano e sua ranger ?

wagnermazur
11/06/2014, 17:11
Opa, minha Ranger é ano 1998, caçamba 7 pés.

Quanto a utilizar as rodas livres AVM, queria tentar resolver o problema, se não conseguir vou ter que instalar elas mesmo.

Alguém sabe se é normal ficar fazendo vácuo direto nas mangueirinhas que chegam no cubo?

Valeu!

Daniel.Shimomoto
11/06/2014, 23:42
Opa, minha Ranger é ano 1998, caçamba 7 pés.

Quanto a utilizar as rodas livres AVM, queria tentar resolver o problema, se não conseguir vou ter que instalar elas mesmo.

Alguém sabe se é normal ficar fazendo vácuo direto nas mangueirinhas que chegam no cubo?

Valeu!

Olha, a melhor solução mesmo para o seu caso é:

1-) Eliminar a roda livre. Tem um esquema aqui mesmo no forum para bloquear a roda livre. O incremento no consumo é marginal (especialmente no diesel) e a confiabilidade é de 100%

2-) Trocar o cardã. Esse esquema de trizeta vibra mesmo e não presta. Mas não precisa voltar para o bolachão. Basta comprar um cardã com sistema de ponto e luva bem balanceado que não vibra, mesmo girando 100% do tempo. Na minha ex. Ranger sem roda livre, fiz isso e testei pra valer, chegando a 180km/h morro abaixo sem qualquer anormalidade (apenas para teste...e foi em linha reta!!!!)

Dá uma olhada aqui para a questão do cardã: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/60031-eixo-carda-dianteiro-da-ranger-2001-a-11.html

E eliminando a RL: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/69517-rodas-livres-rangers-98-99-e-99-00-artigo-extraido-do-site-ranger-station.html

Abs!!!

wagnermazur
12/06/2014, 08:38
Opa Daniel, já pensei em fazer isso, travar as RL e trocar o cardã, já tinha até visto esse aqui:

Cardan Da Tração Dianteira Ranger 4x4 Todos (nacionalizado) - R$ 589,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-560483601-cardan-da-traco-dianteira-ranger-4x4-todos-nacionalizado-_JM)

Porém queria deixar isso como segunda opção, queria entender melhor esse sistema de vácuo de acionamento das RL, tenho pesquisado bastante sobre isso porém está dificil de conseguir informações.

Talvez trocando a válvula de vácuo meu problema se resolva, porém gostaria que alguém que já mexeu com isso me passasse mais informações.

Colocando uma mangueirinha e sugando com a boca, as RL engatam e desengatam beleza, ou seja, acho que elas estão ok.
Só acho estranho o vácuo ficar ligado direto, independentemente de estar em 4x2 ou 4x4.

Mas se não conseguir resolver, certamente vou trocar o cardã e andar com as RL travadas mesmo.

Abraços.

Daniel.Shimomoto
12/06/2014, 13:48
O cardã, pelo que você falou, vai ter que trocar de todo jeito pois ele está desbalanceado. E com o 4x4 ligado ele vai vibrar e essas coisas não podem vibrar sob pena de aparecer trincas e problemas no conjunto de transmissão.

Sugeri a Prudente Cardãs (sem fazer propaganda) porque eu e outros foristas tivemos experiências boas com o produto e o atendimento dele. Sugiro que pegue uma peça de procedência para poder reclamar caso necessite.

Com relação ao vácuo...não tenho certeza, mas deve ter alguma valvla engripada, sei lá. Eu, como te falei, partiria para travar a roda livre direto.

Abraços

Abs!

wagnermazur
12/06/2014, 14:02
Então Daniel, dei uma olhada no site "cardanzeiro" e o cardã é até mais barato que o anunciado no MercadoLivre. Acho que não tem erro né, instalando esse aí as vibrações e barulho vão cessar né? Vou ter que pedir pelos Correios, pois sou do interior do Paraná.

Quanto ao vácuo, será que com ele ligado (fazendo vácuo) direto, todo tempo, as rodas livres vão ficar sempre engatadas? De repente só o troco o cardã e nem mexo em mais nada..

Ah, desmontei a proteção embaixo do paralama lado do passageiro hoje de manhã, encontrei o bujãozinho que, imagino eu, sirva para acumular o vácuo. Porém não encontrei a tal válvula de vácuo, tinha ouvido falar dela em outros tópicos aqui do fórum. Alguém poderia me indicar onde fica tal válvula?

Obrigado!

Daniel.Shimomoto
12/06/2014, 20:26
Wagner;

Quer um conselho? Esquece essa válvula, esquece o sistema a vácuo. Nem a Ford acredita nele. "Elimine" a roda livre e seja feliz!

Quanto ao cardã, eu sou do interior de São Paulo (Garça) e o cardã levou dois dias para chegar. Testei minha Ranger até os 180km/h numa descida e nenhuma vibração. E olha que sou chato pra caramba!

A unica mudança foi que o 4x4 precisou de mais tempo para desengrenar no chão mais firme. Mas não é nada demais!

zanottao
13/06/2014, 17:13
Então Daniel, dei uma olhada no site "cardanzeiro" e o cardã é até mais barato que o anunciado no MercadoLivre. Acho que não tem erro né, instalando esse aí as vibrações e barulho vão cessar né? Vou ter que pedir pelos Correios, pois sou do interior do Paraná.

Quanto ao vácuo, será que com ele ligado (fazendo vácuo) direto, todo tempo, as rodas livres vão ficar sempre engatadas? De repente só o troco o cardã e nem mexo em mais nada..

Ah, desmontei a proteção embaixo do paralama lado do passageiro hoje de manhã, encontrei o bujãozinho que, imagino eu, sirva para acumular o vácuo. Porém não encontrei a tal válvula de vácuo, tinha ouvido falar dela em outros tópicos aqui do fórum. Alguém poderia me indicar onde fica tal válvula?

Obrigado!

viu minhas respontas wagner

Thiago Serpa
13/06/2014, 21:36
Eu troquei as rodas livres da Ranger pelas AVM. Nos primeiros meses de uso só alegria. Simplicidade no acionamento, eficiencia, sem falhas. Depois de uns meses a roda livre do lado esquerdo saiu voando na rodovia. Infelizmente não a encontrei de novo (estava utilizando sem a calotinha). Parece que havia uma folga no conjunto da transmissão. Agora, depois de dois anos saiu a do lado direito, mas como estava com a calotinha ela ficou presa dentro. Ao contrario de outros modelos este em específico usa travas para a fixação ao invés de parafusos, por isso a fixação fica prejudicada. Posso ter dado azar mas fica o relato. Ja vi o caso de outra pessoa aqui no forum que teve o mesmo problema. Penso que o "deduto" utilizando de forma manual a roda livre original é a mais eficiente. Na epoca não fiz isso porque a Roda livre esquerda estava danificada.

wagnermazur
14/06/2014, 03:11
Então pessoal. Comprei hoje o cardã com cruzeta no site do Cardanzeiro, segunda feira eles vão enviar para mim. Vão colocar cruzetas blindadas para não haver necessidade de ficar engraxando.

Com isso um problema eu resolvo, que é o de vibração e ruído que eu tinha com o cardã antigo.

Quanto a instalar as rodas livres AVM ou instalar o pituto, estava pensando em deixar minha camionete assim mesmo, com o cardã da tração dianteira girando direto. Só preciso confirmar se na situação que as minhas RL estão, com vácuo direto, elas vão ficar sempre engatadas. Alguém tem essa informação?

LeoLeone
14/06/2014, 22:11
Boa noite Wagner.
Então, o sistema de Roda livre da ranger funciona como uma caneta esferográfica, que você aperta engata, aperta de novo desengata. Ao acionar o 4x4 no painel a chave aciona o motor da Caixa de transferência e uma válvula que libera o vácuo para as rodas dianteiras durante alguns segundos. Essa válvula, se não me engano, está localizada próximo dessa bola preta junto ao para-lama dianteiro direito. Se o vácuo estiver direto no sistema, não há certeza de ficar ou não engatado. Quem usa o pituto ou o sistema girando direto isola o sistema de vácuo tampando a entrada de ar nas pontas dos tubos de vácuo. No caso de isolar o vácuo, há a necessidade e isolar a entrada de ar pois o vácuo também é usado por outros sistemas como o hidro vácuo.

Muito boa sorte...

wagnermazur
15/06/2014, 01:48
Opa LeoLeone. Já havia desmontado o paralama lado passageiro, encontrei o "botijão" que acumula o vácuo, mas não encontrei a tal vávula.

É essa a válvula que liga e desliga o vácuo nos cubos, certo?

Outra dúvida. No sistema de vácuo da ranger tem uma mangueirinha que entra para dentro do painel do carro, no lado do passageiro. Sabe qual é a função dessa mangueirinha, pode ser que a válvula de vácuo está ligada nela dentro do painel?

Abração e obrigado pela ajuda!

miguelcps
15/06/2014, 09:28
Opa LeoLeone. Já havia desmontado o paralama lado passageiro, encontrei o "botijão" que acumula o vácuo, mas não encontrei a tal vávula.

É essa a válvula que liga e desliga o vácuo nos cubos, certo?

Outra dúvida. No sistema de vácuo da ranger tem uma mangueirinha que entra para dentro do painel do carro, no lado do passageiro. Sabe qual é a função dessa mangueirinha, pode ser que a válvula de vácuo está ligada nela dentro do painel?

Abração e obrigado pela ajuda!

As mudanças de posições do sistema de ventilação do ar tbem usam o sistema de vácuo, por isso esta mangueirinha entrando pra dentro do painel.

LeoLeone
15/06/2014, 18:42
As mudanças de posições do sistema de ventilação do ar tbem usam o sistema de vácuo, por isso esta mangueirinha entrando pra dentro do painel.

X2. Respondida a sua pergunta pelo Miguelcps.

Abç.

wagnermazur
15/06/2014, 19:23
Mas então. Onde fica essa válvula de vácuo? Pois já desmontei o paralama do passageiro, e não encontrei a válvula, a não ser que ela foi removida pelo antigo dono..

miguelcps
15/06/2014, 20:22
Nao tenho muito conhecimento, mas esta peça nao faz parte tbem do sistema de vacuo, já verificou ?

http://img718.imageshack.us/img718/9130/egrranger.jpg

miguelcps
15/06/2014, 20:47
Da uma lida neste topico, se ainda nao leu quem sabe pode ajudar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/74713-ranger-v6-roteamento-das-mangueiras-de-vacuo.html

miguelcps
15/06/2014, 20:59
Mais algumas fotos:

http://i.ebayimg.com/00/s/MTYwMFgxMjAw/z/yDsAAOxyVLNSx6GB/$_57.JPG

http://i.ebayimg.com/00/s/MTIwMFgxNjAw/z/cgcAAOxygPtSx6F1/$_57.JPG

http://i.ebayimg.com/00/s/MTYwMFgxMjAw/z/xzIAAOxyVLNSx6Fx/$_14.JPG

rfdex
15/06/2014, 21:19
Vou falar uma coisa: isso é o que dá. O consumidor (nós) temos que sair remendando as cagadas do fabricante. Por que não fazem um maldito sistema de roda livre convencional, ainda que a automática? Criam problemas para vender as facilidades depois na concessionária. Mas termina que nem a concessionária consegue arrumar e depois fica a bucha para o proprietário. Sou fã nº1 de Ford, mas é por essas e outras que a Toyota se tornou símbolo de rusticidade no mundo. A título de curiosidade, leiam o artigo indicado por um colega no fórum da Toyota: http://www.newsweek.com/why-rebel-groups-love-toyota-hilux-74195 . Abraços

wagnermazur
16/06/2014, 01:26
Opa miguelcps, já tinha visto esse tópico que você citou. Minha Ranger é motor 2.5 Diesel, diferente do motor das fotos. Repare que essa válvula das fotos fica próximo ao reservatório de fluído de freio, na minha Ranger não encontrei essa válvula.

Pesquisando no site do MercadoLivre encontrei uma vávula igual essa e perguntei ao vendendor se servia na Ranger 2.5 TB Diesel, e ele falou que essa válvula é só para motor a gasolina.

Tá dificil encontrar o que está mantendo o vácuo ligado direto!