Conectar

Ver Versão Completa : Troca da suspensão de Brasilia pela IRS

alecalil
10/06/2014, 20:09
E ai pessoal, vai acontecer um leilão próximo a minha cidade amanha e entre os lotes tem uma Variant II, no ponto ideal de virar gaiola (sé é que vcs me entendem rsrs) e to querendo arrematar ela pra "enxertar" a suspensao irs na minha gaiola...
Queria saber se é muito dificil essa adaptação, se os pontos de apoio da susp são os mesmos, etc...

E em relação aos reforços, já vi umas fotos em que o pessoal solda um vergalhão de const. civil em toda extensão do braço irs, precisa de fazer isso??

Outra coisa, uso um diferencial daqueles 80% de cambio de fusca, é possivel aproveitar ele?

Por último, quais os beneficios dessa suspensão? (eu sei que corrige a cambagem) existe ganho em altura? O câmbio é mais resistente? estabilidade?

Muito obrigado!!!!!

FUKETEIRO
10/06/2014, 20:54
E ai pessoal, vai acontecer um leilão próximo a minha cidade amanha e entre os lotes tem uma Variant II, no ponto ideal de virar gaiola (sé é que vcs me entendem rsrs) e to querendo arrematar ela pra "enxertar" a suspensao irs na minha gaiola...
Queria saber se é muito dificil essa adaptação, se os pontos de apoio da susp são os mesmos, etc...

E em relação aos reforços, já vi umas fotos em que o pessoal solda um vergalhão de const. civil em toda extensão do braço irs, precisa de fazer isso??

Outra coisa, uso um diferencial daqueles 80% de cambio de fusca, é possivel aproveitar ele?

Por último, quais os beneficios dessa suspensão? (eu sei que corrige a cambagem) existe ganho em altura? O câmbio é mais resistente? estabilidade?

Muito obrigado!!!!!
Olá, muda da água pro vinho, olha uns tópicos mais antigos que tem uma Gaiola que foi montado assim, só que a relação de coroa e pinhão dela é longa pra trilha, é igual da Brasília, 4,125:1, oque fica top é do Fusca 1300, 4,385:1 ou seja 8x35, pra instalar é fácil, tem vários tópicos aqui mostrando, abraço.

alecalil
10/06/2014, 21:09
Olá, muda da água pro vinho, olha uns tópicos mais antigos que tem uma Gaiola que foi montado assim, só que a relação de coroa e pinhão dela é longa pra trilha, é igual da Brasília, 4,125:1, oque fica top é do Fusca 1300, 4,385:1 ou seja 8x35, pra instalar é fácil, tem vários tópicos aqui mostrando, abraço.

Tenho um cãmbio de fusca 1300 que comprei num leilão passado, acredito que seja 8x35, essa relação pode ser montada no câmbio da Variant II?

PitucoDH
10/06/2014, 21:56
Praticamente qualquer relação pode ser montada em qualquer câmbio!

digobrazil
11/06/2014, 04:44

Muito obrigado!!!!!

Minha 1ª gaiola foi com uma Variant II. eu particularmente nunca mais uso uma para fazer uma gaiola para mim. Os braços da suspensão traseira são muito fracos e não aguentam muuito tempo, entortando com falicidade. Talvez valeria a pena fazer uns braços reforçados como os da foto que estou postando aqui.

Comparando com as gaiolas dos meus amigos que utilizam o sistema single axle, eu não vi nenhuma vantagem, pois nunca percebi que eles deixaram de passar em algum obstaculo em que eu passei por causa da suspensão e tambem vice-versa

alecalil
11/06/2014, 18:17
Bem pessoal, acabei arrematando a Variant II por 400 dilmas, só posso buscar ela mês que vem... agora já nao tem mais volta!!

vou tentar reforçar o braço da susp de alguma forma... ainda não vi de perto e não sei como vou fazer ainda, só estou pensando nas peças que eu posso vender dela que me ajudem a pagar os 400 reais rsrsrs

enquanto isso vou começar a adaptar um pedal suspenso que eu comprei num ferro velho, não sei de que carro é, e pretendo instalar a embreagem hidráulica tambem.

PitucoDH
11/06/2014, 19:35
Caramba! Muito barata! Por esse preço você tira o motor, caixa, eixos e vende o resto por isso! aqui na minha cidade eles querem 3500 só pelo chassi eixos e caixa!

alecalil
11/06/2014, 20:08
Caramba! Muito barata! Por esse preço você tira o motor, caixa, eixos e vende o resto por isso! aqui na minha cidade eles querem 3500 só pelo chassi eixos e caixa!

Ela era um dos primeiros lotes, o povo tava meio que com medo de dar lance e eu tava determinado q levava ela!! na hora que arrematei olharam pra mim pensando "esse cara é doido!" kkkkkkkkkkkkkk É que o povo daqui nem sabe o que é gaiola e variant II acaba sendo pouco procurada (e difícil de achar!!)
Mas uns 50 lotes depois tinha fusca e brasa saindo de 1000 pra cima (sucata!)

Uma outra dúvida: em relação á suspensão dianteira, será que compensa modificar também? é mais resistente?
minha gaiola usa caixa de direção de monza, teria que alterar muita coisa, acredito eu...
me digam vcs o que acham, se compensa ou não :pensativo:

PitucoDH
11/06/2014, 20:44
Na dianteira eu deixaria assim ou colocava duplo A!
Depois dessa vou sempre cuidar os leilões da cidade e arredores!!

FUKETEIRO
15/06/2014, 12:48
467016
Bem pessoal, acabei arrematando a Variant II por 400 dilmas, só posso buscar ela mês que vem... agora já nao tem mais volta!!

vou tentar reforçar o braço da susp de alguma forma... ainda não vi de perto e não sei como vou fazer ainda, só estou pensando nas peças que eu posso vender dela que me ajudem a pagar os 400 reais rsrsrs

enquanto isso vou começar a adaptar um pedal suspenso que eu comprei num ferro velho, não sei de que carro é, e pretendo instalar a embreagem hidráulica tambem.
Olá, para reforçar os braços é facinho, vou fazer também, olha a foto, abraço.

FUKETEIRO
15/06/2014, 12:51
Ela era um dos primeiros lotes, o povo tava meio que com medo de dar lance e eu tava determinado q levava ela!! na hora que arrematei olharam pra mim pensando "esse cara é doido!" kkkkkkkkkkkkkk É que o povo daqui nem sabe o que é gaiola e variant II acaba sendo pouco procurada (e difícil de achar!!)
Mas uns 50 lotes depois tinha fusca e brasa saindo de 1000 pra cima (sucata!)

Uma outra dúvida: em relação á suspensão dianteira, será que compensa modificar também? é mais resistente?
minha gaiola usa caixa de direção de monza, teria que alterar muita coisa, acredito eu...
me digam vcs o que acham, se compensa ou não :pensativo:
Olá, eu acho que a de Fusca vai bem, mas na próxima que vou fazer 4x4 vou usar as colunas do Gol, hehe.

alecalil
16/06/2014, 13:57
467016
Olá, para reforçar os braços é facinho, vou fazer também, olha a foto, abraço.

opa, gostei desse reforço, parece simples e eficaz, farei algo assim na minha também...

Mas tenho mais uma dúvida, eu queria comprar um diferencial 80% pra colocar nesse cambio, já que o de fusca não serve, e qual diferencial eu compro? o do câmbio AP serve? ou tem que ser kombi?

E outra, com relação as quebras, o que costuma quebrar nesse câmbio? colocando um diferencial desse eu reduzo as chances??

Obrigado!!

FUKETEIRO
16/06/2014, 14:20
opa, gostei desse reforço, parece simples e eficaz, farei algo assim na minha também...

Mas tenho mais uma dúvida, eu queria comprar um diferencial 80% pra colocar nesse cambio, já que o de fusca não serve, e qual diferencial eu compro? o do câmbio AP serve? ou tem que ser kombi?

E outra, com relação as quebras, o que costuma quebrar nesse câmbio? colocando um diferencial desse eu reduzo as chances??

Obrigado!!
Olá, o bloqueio do ap da certo, eu até mandei fazer no torno, mas precisa colocar mola entre a satélite e a porca, ai não precisa ficar ajustando, quando a quebras o ré é problemático, o restante vai do seu pé, rsrs, abraço.

alecalil
16/06/2014, 19:18
Olá, o bloqueio do ap da certo, eu até mandei fazer no torno, mas precisa colocar mola entre a satélite e a porca, ai não precisa ficar ajustando, quando a quebras o ré é problemático, o restante vai do seu pé, rsrs, abraço.

Mas esse bloqueio do ap precisa ser modificado alguma coisa nele ou serve perfeitamente?
Porque fiz uma pergunta no mercadolivre num anuncio do blocante do ap que custa 145 reais e o vendedor disse que tem um próprio para cambio de kombi/variant II, que custa 325 reais :putz:...
Quanto á porca, se ela não vier soldada, o que é dificil, vou implantar essa mola ai!

E já agradecendo,muito obrigado FUKETEIRO por todos os esclarecimentos!! :concordo:

FUKETEIRO
18/06/2014, 07:54
Mas esse bloqueio do ap precisa ser modificado alguma coisa nele ou serve perfeitamente?
Porque fiz uma pergunta no mercadolivre num anuncio do blocante do ap que custa 145 reais e o vendedor disse que tem um próprio para cambio de kombi/variant II, que custa 325 reais :putz:...
Quanto á porca, se ela não vier soldada, o que é dificil, vou implantar essa mola ai!

E já agradecendo,muito obrigado FUKETEIRO por todos os esclarecimentos!! :concordo:
Olá, a caixa de satélite da Kombi mais nova e do ap é a mesma, nessa da Variant II oque muda é o pino, tem um anel trava de cada lado, na caixa moderna é um pino elástico, manda o link do mercado livre, eu tenho das duas caixas aqui, vou testar e te falo, abraço.

alecalil
18/06/2014, 09:05
Olá, a caixa de satélite da Kombi mais nova e do ap é a mesma, nessa da Variant II oque muda é o pino, tem um anel trava de cada lado, na caixa moderna é um pino elástico, manda o link do mercado livre, eu tenho das duas caixas aqui, vou testar e te falo, abraço.

O anúncio que eu fiz a pergunta é esse aqui:

Blocante Bloqueio Diferencial Vw Ap 80% Gol E Similares - R$ 145,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567174175-blocante-bloqueio-diferencial-vw-ap-80-gol-e-similares-_JM)

E eu tava olhando aqui, e achei a loja virtual desse vendedor, e nele tem um anúncio do blocante de 325 reais:

Blocante Diferencial Gol a AR / Kombi / Caixa da Kombi No Fusca (http://www.marcelinhospecialparts.com.br/Blocante_Diferencial_Gol_a_AR_Kombi_Caixa_da_Kombi _No_Fusca?search=blocante)

O problema é que o vendedor parece que colocou a mesma foto nos 2 produtos.... :screwy:

Obrigado!

digobrazil
19/06/2014, 05:35
O anúncio que eu fiz a pergunta é esse aqui:

Blocante Bloqueio Diferencial Vw Ap 80% Gol E Similares - R$ 145,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567174175-blocante-bloqueio-diferencial-vw-ap-80-gol-e-similares-_JM)

E eu tava olhando aqui, e achei a loja virtual desse vendedor, e nele tem um anúncio do blocante de 325 reais:

Blocante Diferencial Gol a AR / Kombi / Caixa da Kombi No Fusca (http://www.marcelinhospecialparts.com.br/Blocante_Diferencial_Gol_a_AR_Kombi_Caixa_da_Kombi _No_Fusca?search=blocante)

O problema é que o vendedor parece que colocou a mesma foto nos 2 produtos.... :screwy:

Obrigado!

As peças são praticamente a mesma, porem o que muda são as medidas entre elas.
E tem mais, para os cambios de motor a ar também muda as medidas de semi-eixo para homocinetica.
Então você deve estar se perguntando o porque que muda as medidas? Muda porque as caixas satelites destes cambios são diferentes.

FIQUE ATENTO !!!!!!

Gomes Pride
10/07/2014, 11:27
Digo, beleza!
Eu ja vi estes braços vendendo aqui na minha região o ATARONE que faz mas achei meio salgado o conjunto todo R$1400 eu acho, que chapa poderiamos usar para fazer uma sera estava pensando em chapa 1/8" e colocar reforços por dentro e ja fazer para o cubo do gol para colocar o freio a disco traseiro.O que vcs acham?

digobrazil
10/07/2014, 20:19
Digo, beleza!
Eu ja vi estes braços vendendo aqui na minha região o ATARONE que faz mas achei meio salgado o conjunto todo R$1400 eu acho, que chapa poderiamos usar para fazer uma sera estava pensando em chapa 1/8" e colocar reforços por dentro e ja fazer para o cubo do gol para colocar o freio a disco traseiro.O que vcs acham?

acho que voce esta querendo ir pelo lado mais dificil........
é tão facil e simples.
1º: cortar a ponta de eixo da suspensão que ja esta na gaiola
2º: pegar outra ponta de eixo, de preferencia da brasilia (que ja tem o freio a disco) e cortar os braços onde vão os pivôs
3º: sobrepor sobre a primeira ponta de eixo que voce cortou e alinhar os dois lados na mesma altura
4º: soldar

vai uma foto para você ver como é facil,

Gomes Pride
11/07/2014, 09:47
KKk vc ñ entendeu estava falando da suspensão IRS traseira aquela primeira foto q mostrou a minha gaiola esta com suspensão Duplo A na frente, agora quero mudar a traseira tirar o cambio facão e barras de torção assim almento o curso da suspensão com amortecedores com mola, Abraço

alecalil
04/08/2014, 18:42
Enfim, comecei a mexer no carro, como podem ver, a variant estava no ponto ideal de virar gaiola, agora já esta toda desparafusada só faltando tirar a lataria...

assim que desmontar posto maia fotos...

vinijost
05/08/2014, 15:24
Enfim, comecei a mexer no carro, como podem ver, a variant estava no ponto ideal de virar gaiola, agora já esta toda desparafusada só faltando tirar a lataria...

assim que desmontar posto maia fotos...

Deixe a parte da frente da lata onde prende as torres dos amortecedores e setor, para poder depois copiar os suportes de setor e suportes das torres.. dai fica tudo 100% alinhado e não vai ter problemas na dirigibilidade...

Se ficar um pouco fora.. fica uma $#@$&#¨ pra dirigir... ;)

Mad well
06/08/2014, 09:15
amigo, nao desmancha ela não! a dianteira é mac pherson! faz a gaiola com a estrutura dela entendeu? a suspensão dianteira é muito boa

alecalil
07/08/2014, 20:42
Deixe a parte da frente da lata onde prende as torres dos amortecedores e setor, para poder depois copiar os suportes de setor e suportes das torres.. dai fica tudo 100% alinhado e não vai ter problemas na dirigibilidade...

Se ficar um pouco fora.. fica uma $#@$&#¨ pra dirigir... ;)

Na verdade, eu ainda não decidi se vou usar essa suspensão, eu imagino que a de brasilia, apesar de ser inferior, é mais resistente...
Se for adaptar vou fazer como vc disse, inclusive já vi umas fotos no forum que alguém fez isso (acho que é vc mesmo rsrs)
Vc acha que compensa aproveitar a suspensão? e a torre serve de qual carro? as bandejas também, quais posso usar, caso quebre??

amigo, nao desmancha ela não! a dianteira é mac pherson! faz a gaiola com a estrutura dela entendeu? a suspensão dianteira é muito boa

Então, na verdade eu já tenho a minha gaiola, já ate pensei em fazer outra e vender a minha, mas agora me falta muito tempo pois estou estudando e só poderia mexer em alguns finais de semana, o que eu queria fazer é só aproveitar a traseira e talvez a dianteira...

vinijost
07/08/2014, 21:12
Na verdade, eu ainda não decidi se vou usar essa suspensão, eu imagino que a de brasilia, apesar de ser inferior, é mais resistente...
Se for adaptar vou fazer como vc disse, inclusive já vi umas fotos no forum que alguém fez isso (acho que é vc mesmo rsrs)
Vc acha que compensa aproveitar a suspensão? e a torre serve de qual carro? as bandejas também, quais posso usar, caso quebre??

Então, na verdade eu já tenho a minha gaiola, já ate pensei em fazer outra e vender a minha, mas agora me falta muito tempo pois estou estudando e só poderia mexer em alguns finais de semana, o que eu queria fazer é só aproveitar a traseira e talvez a dianteira...

Cara.. pode usar as torrs do passat.. gol.. santana.. as balancas do santana sao iguais e mais fortes. . Os povps também. . Nao era a minha que vi.. era de outro colega. . Mas é bem melhor que a do fusca... valeu

Mad well
08/08/2014, 09:42
se eu fosse voce, pegaria o motor da gaiola botava na variant e faria uma variant baja, ai ficaria mtttt bom

alecalil
10/08/2014, 23:10
Finalmente foi desmontada a variant, e com isso houve uma mudança de ideia:

Vou vender a minha e fazer outra gaiola!:euforico:

só que eu vou tirar o motor ap dela e colocar o que estava na variant, que foi ligado hoje e funciona perfeitamente, e pretendo trocar o painel também.

Agora falta acabar de cortar a parte da susp. dianteira e fazer os reforços...

vinijost
10/08/2014, 23:59
Finalmente foi desmontada a variant, e com isso houve uma mudança de ideia:

Vou vender a minha e fazer outra gaiola!:euforico:

só que eu vou tirar o motor ap dela e colocar o que estava na variant, que foi ligado hoje e funciona perfeitamente, e pretendo trocar o painel também.

Agora falta acabar de cortar a parte da susp. dianteira e fazer os reforços...
Daee.. muito bom o servico. Deixe a parte da lata e só faça os reforços
Necessários. . Dai nunca ira se encomodar com a suspensao nem dirigibilidade. . Valeu

Chicken
19/07/2020, 21:28
Fala galera, tudo tranquilo? 10 anos atrás quando comecei a participar desse fórum meu sonho já era ter uma gaiola com suspensão IRS, muito tempo se passou e no meio dessa quarentena resolvi colocar para andar uma gaiola minha que estava a alguns anos parada. O problema é que o gafanhoto dela apodreceu, aquele suporte que sustenta o câmbio e motor no chassis da brasília, fusca e etc, resolvi então ir atrás de um chassi de brasília (Pois a minha gaiola é chassis de brasília e ficaria mais fácil de fazer o serviço, iria trocar a traseira toda, parecido quando se faz a gaiola e encurta-se o chassis, porém só trocaria-se a traseira, acho que deu pra entender. Nas andanças atrás de chassis de brasílias encontrei um câmbio de Kombi Clipper e por um preço atrativo (R$230 revisado, inicIalmente R$300), e eu já sabia de uma possível suspensão traseira de Kombi, decidir então averiguar. Fui ver a suspensão e era zerada, tirada de uma Kombi que capotou (Supostamente ano 2004), os braços da suspensão ainda tem os selos vw kkkk, o rapaz me pediu R$600,00 nela completa e sem câmbio. Decidir ficar com a suspão e também vou comprar o câmbio. Eu já ia ter que fazer o serviço de trocar a suspensão se continuasse com o chassis de brasília, porém esse é um serviço pra fazer uma vez só na vida e resolvi realizar o sonho do IRS. Eu sei que existem coisas mais atuais e eficientes, porém acredito que essa configuração ira me atender muito bem e me trará bons resultados. Agora o trabalho mudou e preciso unir essa susp. com a minha gaiola chassis de brasília, já chamei um soldador que tem posto de molas de caminhão e realiza trabalhos com solda MIG, ele ficou de me passar o orçamento.
As principais perguntas são:
1. O mecânico que me vendeu o câmbio disse que vai abrir e revisar, e explicou que pro meu uso ele vai ter que inverter alguma coisa dentro caso contrário eu engataria primeira e na verdade entraria a ré, alguém sabe dizer se isso é verdade? Procurei algo do tipo, mas não encontrei nada.
2.Qual a melhor maneira de realizar a adaptação no chassis? Vou enviar fotos de como a susp. está e da gaiola.
3. Qual melhor configuração de amortecedores traseiros? Melhor utilizar molas em conjunto?

Eu sei que tem vários posts relacionadas a IRS, mas nenhum muito claro de como foi feito, peço que as pessoas que já tenham passado por essa situação contribuam com essa publicação. Dispenso comentários negativos, aceitos críticas e sugestões. Muito obrigado desde já.
Estou utilizando motor AR 1500. Eu gosto dos motores Boxer e sempre me atenderam muito bem, pretendo sempre continuar com eles, dispenso sugestões de trocas de motor, aceito melhorias no motor AR.

Segue fotos

Flávio Cadore
19/07/2020, 23:38
Avisa o teu mecânico que a tua suspensão de Kombi não tem reduzida de roda, não precisa inverter a coroa e a caixa vai ter que ser com homocinéticas.

Chicken
20/07/2020, 08:31
Bom dia. A caixa é com homocinéticas já, mesmo assim não precisa fazer nada então? Do jeito que o bolachão tá é so chegar com o câmbio né?
Muito obrigado pela ajuda.

Flávio Cadore
20/07/2020, 10:16
Sim, seria muito azar se a caixa fosse de uma Kombi com redução...aí teria que inverter porque essa não tem... mas o negócio é conversar com o mecânico.

Chicken
20/07/2020, 13:12
Pode ser isso então, existe caixas com homocinética é redução, é isso? Vou perguntar pra ele. Obrigado mais uma vez