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Ver Versão Completa : Samurai :: Check Engine (51-Falha no circuito do sis. de recirculação de gases (EGR))



daltonsena
10/06/2014, 12:50
Fala pessoal, tranquilidade?

Bom, antes de começar queria dizer que eu pesquisei exaustivamente aqui no forum sobre a check engine e nos diversos tópicos que encontrei, nenhum me ajudou exatamente... Mas haviam varias informações de como fazer o teste de check engine etc.

Como o titulo diz, eu tô com o meu samuca 97/98 (metal) acusando o código 51 quando faço o teste de check engine.

Vergonhosamente eu preciso admitir que eu estou com esse problema a quase 2 anos agora, isso por que eu levei em diversos mecanicos aqui em BH, todos conseguiam identificar o codigo 51 mas todos tambem disseram não saber resolver o problema e pasmem, todos tambem disseram que o problema não estava atrapalhando o desempenho da viatura... Que de fato segue normal, a não ser por algumas variações na aceleração da marcha lenta.

Com esse problema se extendendo e eu não conseguindo ter ajuda dos mecanicos que eu consultei, resolvi tentar a abordagem mais caseira agora, heheeheh

O problema da aceleracao variando foi resolvido com aquela regulagem no parafuso da TBI e tambem com a inserção de uma mangueirinha com um parafuso em um dos tubos que suspostamente são dessa valvula EGR, eu digo supostamente por que me disseram isso e não sei se estou acreditando mesmo.

Então, depois dessa introdução toda aqui vai as minhas duvidas, que eu acho que voces com bem mais experiencia podem me ajudar:

Eu queria saber o que é e a onde exatamente fica essa valvula EGR que o código 51 acusa, se alguem ja teve o mesmo o problema e alguma possivel solução que voces conhecam... Caso possa haver algum tipo de reparo na valvula, eu tenho conhecimentos legais em elétrica/eletronica e etc..

ps: eu fiz algumas fotos e um videozinho para voces verem a onde eu suponho que seja o problema, seguem anexos

aquele abraço, valeu galera!

https://www.dropbox.com/s/68u12v9jlxr8znl/a_onde_eu_acho_que_eh_o_problema.jpg

https://www.dropbox.com/s/rfhcekk54bi3rmq/ativar_checkengine.jpg

https://www.dropbox.com/s/rk5xu9pji9rma7e/egr%3F.jpg


https://www.youtube.com/watch?v=5SEhJK3i3Vo

Ricardo Passoni
10/06/2014, 16:21
Dalton ai em BH tem o Fabil que tem uma oficina e entende muito de Suzuki . AV BERNARDO VASCONCELOS 1824 Bairro Cachoeirinha BH tel 3424 9232 tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br/)

Abraço

daltonsena
10/06/2014, 18:09
Dalton ai em BH tem o Fabil que tem uma oficina e entende muito de Suzuki . AV BERNARDO VASCONCELOS 1824 Bairro Cachoeirinha BH tel 3424 9232 tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br/)

Abraço


Opa Ricardo!

Valeu pela dica... já ouvi falar muito bem do Fabil mesmo... alguns amigos meus já até levaram lá nele.

De qualquer forma eu queria conhecer melhor o problema, acredito que talvez não seja tão simples já que eu já fui em alguns bem conhecidos aqui em BH tambem, oficinas especializadas...

Ainda tô com a esperança de alguem aqui no forum ter alguma informação especial pra mim!

marcusjal
11/06/2014, 13:54
daltonsena,

neste tópico tem uma foto da válvula EGR. Inclusive a que aparece na foto é minha, tenho guardada aqui. Caso precise me manda uma mensagem inbox que conversamos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127486-melhorar-rendimento-motor-samurai-efi-4.html#post2032847

Flw!

daltonsena
12/06/2014, 17:00
daltonsena,

neste tópico tem uma foto da válvula EGR. Inclusive a que aparece na foto é minha, tenho guardada aqui. Caso precise me manda uma mensagem inbox que conversamos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127486-melhorar-rendimento-motor-samurai-efi-4.html#post2032847

Flw!


Porra Marcus! Que bacana velho... valeu, inclusive eu ja tinha dado uma olhada nessa valvula quando pesquisei, mas o mecanico maluco me mandou pra outra direção! Era isso que eu queria saber, a onde exatamente ela ficava porque eu tinha pesquisado e tal, mas outras pessoa me falaram que ela ficava em outro lugar!

Agora que vc me indicou, eu dei uma mexida na minha. Retirei a valvula do motor e abri a parte eletrica dela, não tem muita coisa que da pra mexer nela, apenas lubrifiquei com WD-40 e voltei a fechar a parte eletrica, então eu voltei com a parte que fica no motor (parte mecanica que tem uma especie de pistão com mola) e liguei o carro para ver se a parte eletrica fazia algum movimento etc (chequei com o multimetro e está chegando eletricidade nela). Eu fiz um videozinho de como a coisa toda está acontecendo!

ps: quase no fim do video, tem uma mangueirinha de ar que vai numa especie de valvula com um parafuso branco de plastico (para regular o volume de ar/aceleracao) o meu está quebrado, não se porque ressecou ou se foi a mão pesada do mecanico ruim, se alguem puder me indicar o nome dessa peça e alguma alternativa para reparar isso vai ser otimo!

Ai marcusjal, não estou conseguindo te enviar msg privada.. não se estou vacilando aqui ou se estou sem privilegios...


https://www.youtube.com/watch?v=b88mc2MLXek