Conectar

Ver Versão Completa : semi-eixo traseiro quebrado



RAFAEL TOSTES
26/12/2005, 16:38
Amigos...
Acabei de quebrar mais uma ponta de eixo
traseiro do meu Engesa F1 :parede: .
Desta vez fique assustado, o semi-eixo quebrou depois
da bucha, e a roda simplesmente caiu, sorte que estava
entrando na rotatória, o prejuízo poderia ser maior.
Alguém já utilizou Kit ponta de eixo para conversão do eixo Dana 44 do Engesa EE12 para o sistema flutuante da ENSIMEC composto pelos semi-eixos com tampas, parafusos, disco de freio e suporte da pinça que já é o adaptador de manga?
Não sei o que fazer, estou pensando nos eixos de toya, mas grana está curta :oops: :oops:
Este sistema da ensimec tbém não é barato...
[]s
Rafael

Gerson Jacareí
26/12/2005, 21:36
Rafael a rota4x4 ta com um kit deste em lançamento , não sei o preço , mas não custa fazer um orçamento com eles , não sei se é verdade mas já me falaram que o eixo da toyota é mais estreito que o do engesa .

Kim
26/12/2005, 21:56
Caros amigos!!!!
Sobre a largura dos eixos, há um tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12084
Dêem uma olhada!
Atte,
Gentil Filho.

saint clair
27/12/2005, 01:34
amigo, teu semi eixo quebrou por causa da forma como foi montado.
alguns mecanicos ainda usam aquecer o anel de fixacao, tem que ser montado em uma prensa a frio, vai por min, o flutuante pode quebrar do mesmo jeito, e a unica coisa que nao acontecerá será cair a roda, no mais a enchecao de saco será a mesma. abracos santobarro@bol.com.br

RAFAEL TOSTES
27/12/2005, 08:30
Saint Clair
No meu caso foi montado direito, na prensa com 10 ton
e tinha mais de três anos rodando.
A ensimec garante que o semi-eixo tem 60% a mais de resistência
Por isso que gostaria de saber se alguém já está usando
Por ser flutuante a roda não cai mais.
Gerson
O eixo de toya é mais estreito, tem que usar afastador nas rodas
mas o que sai caro é gabaritar o eixo para ser adaptado no Engesa
[]s...
ainda sem saber o que fazer :pensativo: :pensativo:

Eriksom Teixeira Lima
27/12/2005, 09:06
Rafael

duas coisas

1º o anel do dana 44 deve ser retirado a frio e colocado a quente. Essa é a especificação da própria dana. Se caiu,pode ter sido por fadiga de material, rolamento ruim (era chinês :?: :evil: ) erros na montagem da caixa de satélites (alinhamento coroaxpinhão) ou sei-lá-o-que, já que estava há 3 anos lá.

2º o eixo toyota band não é tão menor assim, pois conheço 3 Campers que o usam, e nenhuma tem espaçador. Palavra de uma delas :wink:

A opção por ele te obrigará a fazer um coisa decente, não feita pela engesa/emvemo (mais uma, aliás :parede: ): os suportes inferiores dos amortecedores terão de ser girados, e passarão a trabalhar paralelos a roda/transversais ao eixo. Só assim você evitará que o cavalete da pinça de freio fique travada no suporte do amortecedor, o queaumenta demais o raio de curva. :dance:

Abraços

Eriksom

RAFAEL TOSTES
27/12/2005, 10:12
Eriksom...
Não foi o anel que soltou, foi o eixo que partiu
o anel e o rolamento e pedaço do eixo ficaram no local
caiu a roda com um toquinho de eixo, provavelmente por
fadiga do material.
O semi-eixo da Toya é mais grosso e se for flutuande
quando quebrar (se quebrar) não terei que sair correndo atrás da roda :parede:
Se não colocar o afastador, com as rodas normais fica estranho,
conheço um FIII com eixos de toya, depois que ele colocou os afastadores
ficou legal, os afastadores são detalhes, esse é o menor dos problemas.
Valeu pela dica dos amortecedores, mais um para ser equacionado :pensativo:

Valdir
27/12/2005, 11:04
Saint Clair
No meu caso foi montado direito, na prensa com 10 ton
e tinha mais de três anos rodando.
A ensimec garante que o semi-eixo tem 60% a mais de resistência
Por isso que gostaria de saber se alguém já está usando
Por ser flutuante a roda não cai mais.
Gerson
O eixo de toya é mais estreito, tem que usar afastador nas rodas
mas o que sai caro é gabaritar o eixo para ser adaptado no Engesa
[]s...
ainda sem saber o que fazer :pensativo: :pensativo:


veja o topico "eixo dianteiro do Engesa" para maiores detalhes
coloquei o eixo da Toyota Band Novo, com o BF 33 e ficou da largura da carroceria não preciso dos alargadores antes era DANA 44 (trazeira) com kit flutuante desenvolvido pelo Marcelo Buck.
O eixo da Toyota ja é com flutuante.
Realmente a mão de obra e salgada para colocar os eixos (veja o topico)
Coloquei o blocante da Ensimec.
Se for colocar afastador e questão de gosto é como digo "cu e gosto cada um tem um"
Minha opinião:- coloque o eixo da Band e esquece o resto. esta merda não quebra.
qualquer coisa vai gritando.
muita:- trilha, muie, brahma e felicidades a todos em 2006.