Ver Versão Completa : Pajero TR4 Monster - Projeto SAS : D44 + 4link + extras
Salve povo
o projeto da vez será montar uma Pajero TR4 com eixos Dana44 ( carcaça de rural) e suspensao 4link traseira e 3link dianteira ( se houver espaço uma 4link), pneus 34" ou 35"
os eixos serao "recheados" com kit flutuante traseiro 30E, dianteiro com kit 30E, conversao para homocineticas, relaçao 5.89, bloqueios E-locker. Freios dianteiros kit ventilado com pinça de S10 e traseiro disco comum.
Na suspensao, será feito um sub-frame no monobloco da TR4 para ancorar os links
Na Tcase a principio será importado um kit de reduçao 40% para a Tcase original, caso a ideia nao vingue o plano "B" será a substiuiçao do cambio+tcase original pelo da Hilux engrenagem com kit de reduçao 4.7
por enquanto é isso... certamente muitos outros detalhes aparecerao durante a execuçao do projeto
T+
jorgeffn
09/06/2014, 12:41
Salve povo
o projeto da vez será montar uma Pajero TR4 com eixos Dana44 ( carcaça de rural) e suspensao 4link traseira e 3link dianteira ( se houver espaço uma 4link), pneus 34" ou 35"
os eixos serao "recheados" com kit flutuante traseiro 30E, dianteiro com kit 30E, conversao para homocineticas, relaçao 5.89, bloqueios E-locker. Freios dianteiros kit ventilado com pinça de S10 e traseiro disco comum.
Na suspensao, será feito um sub-frame no monobloco da TR4 para ancorar os links
Na Tcase a principio será importado um kit de reduçao 40% para a Tcase original, caso a ideia nao vingue o plano "B" será a substiuiçao do cambio+tcase original pelo da Hilux engrenagem com kit de reduçao 4.7
por enquanto é isso... certamente muitos outros detalhes aparecerao durante a execuçao do projeto
T+
Que isso Fabiano... só projeto bacana heim!!! putz!! vai ficar interessante demais!!!:drool::drool::drool:
assinando aqui!!!
abs!!
Marvin_CPS
09/06/2014, 16:22
Assinando...
Projeto interessante!!!!
ALVARO ANGELO
10/06/2014, 17:16
lvaro Angelo
ALVARO ANGELO
10/06/2014, 17:18
Salve povo
o projeto da vez será montar uma Pajero TR4 com eixos Dana44 ( carcaça de rural) e suspensao 4link traseira e 3link dianteira ( se houver espaço uma 4link), pneus 34" ou 35"
os eixos serao "recheados" com kit flutuante traseiro 30E, dianteiro com kit 30E, conversao para homocineticas, relaçao 5.89, bloqueios E-locker. Freios dianteiros kit ventilado com pinça de S10 e traseiro disco comum.
Na suspensao, será feito um sub-frame no monobloco da TR4 para ancorar os links
Na Tcase a principio será importado um kit de reduçao 40% para a Tcase original, caso a ideia nao vingue o plano "B" será a substiuiçao do cambio+tcase original pelo da Hilux engrenagem com kit de reduçao 4.7
por enquanto é isso... certamente muitos outros detalhes aparecerao durante a execuçao do projeto
T+
E uma Furglaine 4x4 ???
(você já colocou algumas peças "extras" na minha Tracker, alguns anos atrás)
Alvaro Angelo
oi Alvaro
Furglaine é aquele furgao que era montado sobre um chassis de F1000 ?
Supercharger
10/06/2014, 22:57
Tem um Furglaine 4x4 aí pertinho da Tecnotrilha.
aahhhh é mesmo Gustavo... já vi numa oficina ali perto da Cantoni...
mas será que aquela é uma "furglaine" brasileira ou um furgaozinho original americano do qual a furglaine foi copiada?
ALVARO ANGELO
11/06/2014, 21:02
oi Alvaro
Furglaine é aquele furgao que era montado sobre um chassis de F1000 ?
Oi Fabiano
É aquele furgão para nove passageiros sim.
É montado em fibra de vidro em cima do chassis da F1000.
Parece que é só trocar o eixo dianteiro pelo eixo fada F100 4x4.
Podemos conversar sobre esta possibilidade ?
Alvaro Angelo
Supercharger
11/06/2014, 21:35
A tal é Furglaine mesmo. Conheço o dono.
Show de bola Fabil! Vou acompanhar o projeto! Qual vai ser o apelido da criança? Um forte abraço.
Lantimant
23/06/2014, 19:32
Show de bola Fabil! Vou acompanhar o projeto! Qual vai ser o apelido da criança? Um forte abraço.
Fala ai Pessoal.. sou o "pai da criança"... escolhi pelo Fabil pela competência do cara.. o cara é bom! Caprichoso, detalhista.. sabe muito!! Me encorajou e eu (já necessitava de alterar algumas características no projeto anterior que estavam me desagradando um pouco) embarquei na ideia...
Bom, se alguém quiser acompanhar com riqueza de detalhes, a TR4Monstrinho que era batizada assim, passará para TR4Monster ou TR4Mutante (Fera), fiz uma página no facebook. https://www.facebook.com/pages/TR4Monster/673235816064674?ref=hl
O Projeto está mais ou menos encaminhado, como o Fabil disse, para um Jipe com susp SAS 4x4Links ou 3x4links.. pneus grandes, redução boa (faz parte da ideia colocar a da hilux, as coisas vão tomando forma conforme andamento do projeto mesmo..)
Depois disso, pretendo substituir o 2.0 4G94 SOHC MPI - Gasolina por um 1.9TDI VAG. Mas isso será para depois do carnaval..
Estou vendo regularização de tudo.
Provavelmente mudarei a cor da TR4 para um azul metálico próximo a cor do Bugatti Veyron. http://carplace.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/03/bugatti-veyron_bleu_centenaire_2009_071.jpg
ou menos metálico como o da Audi RS2 http://www.carautoportal.com/car-images/audi/audi-rs2/audi-rs2.jpg
Por isso também a brincadeira com o nome Fera.. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/f/f9/Fera_por_Robert_Atkins.jpg
Os parachoques, rodas, badlocks continuaram pretos.. algumas partes novas serão vermelhas (armors) e outros integrantes da suspensão serão azuis...
A ideia é ter um projeto resistente, competitivo e bonito... capítulos que seguem..
um abraço,
Felipe
Lantimant
23/06/2014, 19:35
Spec de como "estava"
Características.
Susp DIAN
Amortecedores dianteiros Offshox Amortecedores FX5 (OffLimits) com prato elevado em 2'' + calço de 1'' - total 3''
Molas Fabrini para TR4 blindada (suportar peso do parachoque e guincho)
Sem barra estabilizadora dianteira (front RollBar)
Susp TRAS
Amortecedores traseiros de L200 Cofap (630mm)
(em estudo troca: montar amortecedores de lift 2'' de troller da OffShox o que seria 700mm de abertura)
(saiu) Molas Fabrini de Escort Zetec com ar + calço de 2'' - total 4''
(entrou) Molas Lobo reforçadas para GNV um elo maior do que da do Zetec + calço de 2,5'' - total 4,5''
Sem barra estabilizadora traseira (rear RollBar)
Agregados / Diferencial Dianteiro / Travessa
Nano calços de 1''
Motor com nano calço de 1,5''
(em estudo troca: coroa e pinhão relação entre 5,886 e 5,625)
(em estudo troca: troca do diferencial dianteiro por front diff de rural/f75 e relação 5,886 e 5,625 se possível)
(em estudo troca: bloqueio eletrônico padrão DANA44)
Parachoque dianteiro Fourwheel Brasil com base de guincho interna
Guincho 8500lbs cabo de aço (ainda)
Parachoque traseiro Fourwheel Brasil
Bloqueio traseiro KAISER LOCKER
(em estudo troca: coroa e pinhão relação entre 5,886 e 5,625)
(em estudo troca: troca do diferencial dianteiro por front diff de rural/f75 e relação 5,886 e 5,625 se possível)
(em estudo troca: bloqueio eletrônico padrão DANA44)
Pneus BF MUD 265/75R16 recapados com borracha Vipal VJ900 - Tamanho total 33/32 ''
A troca dos parachoques (com desenho bem mais cavado) foi fundamental para entrar esse pneu
Snorkel da OGZ
Rodas de ferro da Ranger Sport aro 16
Paralamas dianteiros rebatidos principalmente perto das portas.. mas ainda "pegam" bastante.
Cavalete das pinças dianteiras lixados (esmeril) em 6mm para não tocarem nas rodas
Pinças mantive tamanho original
Espaçadores nos cubos dianteiros de 60mm para não precisar lixar também as pinças.
Porcas novas pois as antigas são para rodas de liga e precisava de porcas vazadas para ver o quanto de rosca entrou cada parafuso
Peito de aço e protetor da T-Case da RoadTech do Octávio
Suporte para Hilift no estepe (tem da Power Off Road mas não passa no furo da roda original, precisa diminuir 20mm)
Hilift Jack no estepe
Em tempo:
Ainda não tive problema algum com homocinéticas
Vou trocar as molas traseiras por umas mais resistentes (resistência para blindado, pois o PC traseiro pesa 23kg e o Hilift uns 15kg) e 4'' maior do que as originais para não usar mais os calços. - Molas serão confeccionadas (feito: Molas Lobo para GNV 1 elo maior do que as do Zetec)
Vou trocar os amortecedores traseiro por novos da OffShox FX5 com 700mm de curso
Vou colocar um bloqueio no diferencial dianteiro
Estudo a possibilidade de ganho significativo de torque em baixa
(Kit Turbo 0,4bar) ou motor completo 1.9 TDI AP/VW 150cv com 32,5kgfm/s de troque
Estudo a possibilidade de mudar o tamanho dos links do eixo traseiro para ganho de abertura
Estudo a possibilidade de mudar o comportamento da barra panhard pois ela é a maior limitadora do curso do amortecedor traseiro atualmente.
Estudo a possibilidade de fazer novas Coroas e Pinhões com relação 16% mais reduzida do que o original para compensar o tamanho das todas
Estudo a possibilidade de adaptar uma reduzida de 1:1,925 no lugar da original de 1:1,542
Estudo troca do diferencial dianteiro e traseiro por front&rear diff de rural/f75 e relação 5,886 e 5,625 se possível, após estudarei aquisição de bloqueio eletrônico/ ou ar comprimido padrão DANA44 em ambos diferenciais.
preparado por Shacal Claudio & Acessórios abaixo
http://www.poweroffroad.com.br/ (http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.poweroffroad.com.br%2F&h=WAQFL_t-E&s=1)
http://www.4wdbrasil.com.br/ (http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.4wdbrasil.com.br%2F&h=sAQFr-ny_&s=1)
http://www.offlimits.com.br/ (http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.offlimits.com.br%2F&h=9AQEI8ZNK&s=1)
RNA | Rassini - NHK Automotive - FABRINI (http://www.rassini-nhk.com.br/)
http://www.rapaziada4x4.com.br/site/v3.0/forum/index.php?topic=516.0
http://www.ogz.com.br/ (http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.ogz.com.br%2F&h=pAQEjVGS-&s=1)
Lantimant
23/06/2014, 19:36
Post duplicado
Th Cerga
24/06/2014, 19:56
Parabéns.....
Seguindo!
Felipe você está muito bem acessorado pelo Fabil, vide as Monstrificações por ele aqui apresentadas, vou acompanhar de cadeirinha :pipoca:
Assinando o tópico com certeza...............estou de olho
Atulizando o topico
a pajero já está na fase do desmanche... projeto da suspensao pronto, varias peças já estao chegando, em breve iniciaremos a etapa da montagem.
Lantimant
01/08/2014, 02:24
472721472722
Atualização: Peças dos links.... Os freios serão de S10 ventilados na frente, e discos para F75 com pinças de Golf na traseira
luizeduardodm
20/08/2014, 21:57
Assinado!!!
Fabiano, você ainda está vendendo as proteções de carter e caixa de transferencia? Sabe me dizer se servem paa uma 2005 automática? Quanto quer para fazermos negócio? Obrigado.
Lantimant
26/09/2014, 19:39
Pessoal, o projeto não parou não... aguardando as peças..
Dois Kit Master de instalação de Pinhões..
Dois Bloqueio Eaton ELocker 19969-010 D44 4 pinhões, pra coroas mais reduzidas do que 3,92
478697478698
Dois CP Yukon 5,89 D44
478699478700478701
As novidades que vão surgindo vou postando.. abraços!!!
oba..oba..oba.... agora com boa parte das peças do quebra-cabeças em maos, a montagem dá um gás..
gabaritagem do eixo traseiro e links da suspensao.. e de cara um grande pepino a resolver... a bola do diferencial traseiro da rural é 10mm deslocada a direita o que faz com o que a ponta do pinhao/cardã fiquem fora do "tunel" que existe no tanque... como o Felipe já havia desde o inicio do projeto falado em mudar a localizaçao do tanque, creio que agora essa será a soluçao mais pratica.. :mrgreen:
RodrigoSouza
18/11/2014, 12:39
Bom Dia!! Show de bola o projeto.. E por um acaso tem peças a venda da suspensão antiga?? Abraço
Lantimant
18/11/2014, 16:26
484166484167484168484169484170484171484172
Fala ai Pessoal!
Mantendo a carga periódica de atualização. "Coração" dos eixos.. kits gêmeos para DANA 44. - Eaton E-Lockers 19969-010 - Install Kits e CPs da Yukon 5.89
O projeto todo vc acompanha em www.facebook.com/Tr4Monster
abs!!
continuando os trabalhos na suspa traseira
Lantimant
22/01/2015, 23:36
Agora é minha vez de postar.. hehe. Uma evolução na suspensão traseira e iniciando a montagem da dianteira...
490536490537490538490539490540
O projeto todo vc acompanha em www.facebook.com/Tr4Monster (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FTr4Monst er)
abs!!
Show de Bola a página do Facebook! Muita informação e diversão garantida, está de parabéns!
Fabil, por acaso o dana da rural 4x2 não tem a bola central?
tem sim, sinhô... mas o Felipe já havia comprado o par de eixos de rural 4x4.. já comprou kit de semi-eixos em cromo, flutuante etc.. agora já teremos de usar esse mesmo..
mas mesmo com o eixo de bola central tenho minhas duvidas se daria espaço para o tanque, na TR4 original ele fica a poucos cm do cardã e pinhao..
pré montagem da dianteira, fixaçao suportes panhard, etc...
samucace
29/01/2015, 18:29
As Tr4 sao top demais. Essa então vai ficar o bicho!
barra panhard dianteira no lugar.... mas o carter.... hhummmmmmm
monstro sustentado pelas proprias patas... já saiu das muletas :mrgreen:
ruidasneves
05/03/2015, 19:20
Show esse projeto!!!!
Por que entendi a oficina fica em Sao joao de Meriti e meche preferencialmente em Mit ( Shacal Claudio ).
Li boas informaçoes sobre ele, seria possivel fornecer o contato !!!
Fernando Vitarabravo
24/03/2015, 13:05
Show esse projeto!!!!
Por que entendi a oficina fica em Sao joao de Meriti e meche preferencialmente em Mit ( Shacal Claudio ).
Li boas informaçoes sobre ele, seria possivel fornecer o contato !!!
Ô Rui, esse projeto é do Fabiano da Tecnotrilha de BH.(Fabil)
Lantimant
25/03/2015, 20:09
Opa pessoal! Estou atualizando o post para dividir uma incógnita dúvida... acho válido também postarmos as encruzilhadas do projeto... afinal, como fazer suspense postando só recitas de bolo bem sucedidas não é? Fica chato.. heheh
Bom.. você já perceberam que:
1) A TR4 não tem mais tanque de combustível
497036 497034
2) A TR4 não tem espaço para abrir mais a suspensão a não ser que sejam feitos cortes bem agressivos na lataria. Onde precisaria rever a caixa de filtro de ar de um lado.. bateria e caixa de fusíveis do outro.. tudo isso para "abrir a suspensão"
497035 497038
3) o novo eixo dianteiro ficou muito próximo do cárter do motor da TR4
497037 497039
Ora bolas, então... se antes de tudo eu já procurava uma justificativa para trocar o motor em busca de algo mais "torcudo" que me entregasse algo mais além dos 19/20kgfm desse motor 4G94 SOHC MPI da TR4... Então arrumei mais 3.
Não vou usar o tanque antigo, vai sobrar algum espaço no cofre, pois bateria será reposicionada na mala, filtro, radiador e tudo mais deverá ser revisto.. E por fim.. preciso de uma tampa de carter onde o pescador seja atrás...
Voilá (https://www.google.com.br/search?es_sm=93&biw=1680&bih=945&q=Voil%C3%A1&spell=1&sa=X&ei=cD4TVbz3KMmbyAT-2YBo&ved=0CBkQBSgA)... sim.. temos duas opções que batem com as descrições. 1.9TDI que já fazia parte da ideia ou o agora 2.4 da S10.
Ambos podem ter o carter retarabalho..
Para tanto pesquisando no fórum os seguintes tópicos:
1.9TDI
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/22195-samurai-speedporco-suspensao-fase-ii-4link-eixos-de-hilux.html)http://www.4x4brasil.com.br/forum/jpx/40138-caracteristicas-do-motor-vw-1-9-tdi-8.html
vendido e montado pelo Regis de Floripa: 48 84058337
com flange da Deeptech adaptada de Samurai/AP para TR4/Samurai/AP
2.4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/22195-samurai-speedporco-suspensao-fase-ii-4link-eixos-de-hilux.html)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/146574-adaptando-motor-2-4-flex-no-gv-4-portas-2.html
com possível adaptação do Rogério de São Paulo: 11 9535 5400 ou 11 6952 9078. o
Ambos com atenuador da S10 também
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25/03/2015, 20:57
Que isso, camarada! Não seria 1000x mais fácil (ou mais honestamente, menos difícil) fabricar outro cárter?
Fabrique um com o reservatório mais para trás, prolongue o pescoço do pescador para chegar lá e boa. Deixe a suspensão trabalhando mais para abrir do que para fechar. Arreganhe as caixas de roda o máximo que der e já era...
Sobre o cardã traseiro e o tanque, acho que você deveria ter usado um eixo com bola fora de centro...
Lantimant
25/03/2015, 22:00
Que isso, camarada! Não seria 1000x mais fácil (ou mais honestamente, menos difícil) fabricar outro cárter?
Fabrique um com o reservatório mais para trás, prolongue o pescoço do pescador para chegar lá e boa. Deixe a suspensão trabalhando mais para abrir do que para fechar. Arreganhe as caixas de roda o máximo que der e já era...
Sobre o cardã traseiro e o tanque, acho que você deveria ter usado um eixo com bola fora de centro...
Rapaz... quanto ao cárter vou pesquisar a possibilidade de refazer a capa. Se essa não foi integrada ao bloco e etc... acho que é viável refazer o desenho dessa sim. Até porque preciso do jipe rodando já pois quero fazer a vistoria da suspensão e para isso não posso mudar nada no veículo, pois ele precisa estar com todos os itens originais - fora suspensão - claro que não preciso dizer de outras partes... mas o motor e chassi não posso mexer em numeração/alteração antes disso. Após me liberarem o DOC2015 já com a suspensão alterada.. ai da pra partir para motorização..
Quanto a eixo, o diferencial central foi pensado em manter o mesmo comportamento do original.. Mas... na prática não deu certo. Precisamos retirar o tanque pois a entrada do túnel ficou estreito para o tamanho da bola do diferencial.. Sem falar que, esse diff não é 100% centralizado. São 4cm deslocados para a esquerda.. o que deu problema obviamente angulando o cardan e impedindo que esse passasse dentro do túnel. Outro motivo da troca é que esse tanque é bem pequeno. são 40L.
Eu já queria trocar por algum com mais de 55L.. então ficou convencionado que o próximo tanque começará mais alto na mala.. e ficará uma pontinha para fora.. Vai ser todo revestido por chapa.. como se o fundo do carro fizesse aquele dentre todo.. Vou perder a mala.. mas não preciso dela.
abs
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25/03/2015, 22:49
Cárter é uma "panela", não é integrado ao bloco. Existem motores que ao longo de sua vida saíram com várias configurações de cárter e pescador. Corta a laser o formato da chapa plana que faceia o motor e solda "outra panela" feita do jeito que der para melhorar a situação. Tenho certeza que Fabiano faz isso com o pé nas costas.
Ou então aumenta um pouco a altura do carro e abaixa os batentes de fim de curso, para não deixar o eixo subir até interferir com o cárter.
Gustavo... em alguns motores o carter vai muito alem de ser uma simples "panela" p/ conter o oleo... existem motores com carter estrutural que serve de reforço ao bloco, carter com funçao de radiador de oleo, carter com divisoes internas p/ servir de catch, carter com telas anti espuma, bla, bla, bla..
um pitaco de amador:
1º- teria a possibilidade de levantar o motor um pouco?
2º- teria a possibilidade de cortar o cárter preservando a parte da furação/fixação (um pouco mais acima ou abaixo como preferir) e inverter o depósito para trás e soldar novamente?
um pitaco de amador:
1º- teria a possibilidade de levantar o motor um pouco?
2º- teria a possibilidade de cortar o cárter preservando a parte da furação/fixação (um pouco mais acima ou abaixo como preferir) e inverter o depósito para trás e soldar novamente?
Mairo, ainda estamos finalizando a suspensao, para depois estudarmos com mais calma essa parte do motor, mas pelo pouco que avaliamos, seguem as respostas:
1- se der p/levantar será mixaria, coisa de 1~3cm e olhe lá..
2- ainda nao sabemos, será preciso remover o carter e ver o que é possivel ser feito
1- se der p/levantar será mixaria, coisa de 1~3cm e olhe lá..
Fabil.
Scoop no capo e serra no assoalho, ai tudo cabe :mrgreen:
Ta montando uns birnquedos nervosos ai em BZonte heim :concordo:.
[]´s
Osmir
Fabil.
Scoop no capo e serra no assoalho, ai tudo cabe :mrgreen:
Ta montando uns birnquedos nervosos ai em BZonte heim :concordo:.
[]´s
Osmir
Fala Osmir
sobre meter serra, depende do proprietario..hehehehe
nervoso nada sô... aqui é tudo mansinho... :mrgreen:
Supercharger
26/03/2015, 18:08
Ou entao trocar o cárter por uma tampa reta e rodar sem óleo.
Pronto, tem um cárter seco, rsrs. :mrgreen:
Positivo... Quem sabem a solucao nao seja essa? Meter uma bomba de oleo externa e converter o motor p carter seco... Assim o Lantimant poderá fazer trilhas ate de cabeca p baixo... Kkkk
Th Cerga
27/03/2015, 15:21
E confeccionar um novo tanque em inox (aproveita e faz maior), pode ocupar todo o "vão" existente na parte inferior da vtr, e contorna o cardã sem afetar a originalidade.
Sobre o cárter...penso em retirar a tampa e estudar...mas acredito que o mais "fácil" é confeccionar uma nova tampa...mantendo a litragem de óleo.
Lantimant
03/11/2015, 20:30
Atualizações.. sai a tampa do carter... vai pra serra.. vamos fazer o desenho contrário.. sendo que na frente menor e atrás maior.. Alongar o pescador e ver no que vai dar..
515723
515724
515725
Lantimant
22/11/2015, 17:47
517049
517050
Hora de cortar o carter 12cm, zerar a tapa, repassar a litragem para a área de tras e ver se vai dar certo 😆😆😆
a suspensão precisa trabalhar..
O projeto todo vc acompanha em www.facebook.com/Tr4Monster (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FTr4Monst er)
abs!!
Lantimant
16/01/2016, 18:56
520382
Muitas pessoas me perguntam sobre o status do projeto, principalemente depois da última foto, que dizia o quanto tempo parado ficou. Agora, para correr atrás desse tempo perdido, nós refizemos o desenho do carter, que irá acomodar o movimento do eixo, esse trabalho foi realizado pelo @Genivaldo R Pereira de Petrópolis/RJ
A litragem de óleo passou de 3.6L anterior para 3.0L, mas a concentração em um único espaço para movimentos mais bruscos ficou centralizado e longe de contatos com objetos
O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster
Douglas Santiago
14/02/2016, 13:49
520382
Muitas pessoas me perguntam sobre o status do projeto, principalemente depois da última foto, que dizia o quanto tempo parado ficou. Agora, para correr atrás desse tempo perdido, nós refizemos o desenho do carter, que irá acomodar o movimento do eixo, esse trabalho foi realizado pelo @Genivaldo R Pereira de Petrópolis/RJ
A litragem de óleo passou de 3.6L anterior para 3.0L, mas a concentração em um único espaço para movimentos mais bruscos ficou centralizado e longe de contatos com objetos
O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster
Muito show esse projeto !!!
Lantimant
16/02/2016, 17:41
O Carter entrou, mas infelizmente o pescador não.
O volume do carter ficou "a conta" do virabrequim, impossibilitando qualquer objeto entre a chapa do fundo novo e a parte interna. Com isso, seria a única solução então o carter seco. (Já havíamos falado sobre isso nesse tópico, e desse jeito parece bem a realidade). Fazendo contas de torque e relação, decidi que seria "bobagem" continuar investindo no motor da Tr4, se existia uma grande possibilidade de me decepcionar depois da suspensão pronta. Portanto, dei preferência por partir logo para a instalação de um novo motor. Mesmo que se dê altura nova, como teria que mudar também o câmbio, para um mais forte, não vejo "problema" em ter que começar de novo ou cortar o carro. Mudar a suspensão seria alterar todo o conjunto, recalcular e altura, o que afetaria o centro de gravidade também, prejudicaria bastante em trilhas complicadas, fugira do projeto. Não desejo um bigfoot, desejo um crawler. Mudar o motor já era desejado. Cortar o veículo, retirar algumas peças originais, nunca foi preocupação.
Antes tinha a ideia de colocar um 1.9TDI. Eu e Fabil vimos que esse motor além de ter o bojo do carter para a frente (mesmo problema da TR4 - que ficou logo acima do eixo), também identificamos que a correia e coroa da bomba de óleo nos motores 1.9TDI são na frente e embaixo. Por isso o bojo do carter é na frente. Descartamos a utilização desse motor em 2015.
A segunda opção, trouxe também uma terceira. "Conheci" o projeto do preparador GIBA de L200 para Rally em São Paulo. Giba tem competência na adaptação de Pajeros Gen2 3.5 para motores de Triton, e L200 para motores de Trion, (Motor + Caixa + Redução). Foi sondando o Giba sobre adaptação do motor da L200 bola (sem HPE) para a Tr4, que "inventamos" dois upgrades. Deixando claro que ambos são inéditos para o preparador.
1) Motor de 2.5td 4D56 L200 121cv 30.6 KGFM. Com bomba injetora, acertado para uns 150/160cv. + Caixa de L200 bola
> O pessoal pode argumentar sobre a questão do problema de arrefecimento, de acordo com o preparador, muito se aplica esse problema ao fato do motor ter recebido pressão extra na versão HPE. O motor em si é absolutamente confiável. Largamente difundido na Asia, Europa em veículos de passeio e carga o 4D56 só passou a apresentar problemas depois do projeto da Mit Brasil, que tirou de 90cv para 140cv sem as adaptações adequadas. Nos motores com HPE, grande parte do problema dava-se quando o motor era exigido por 4 ou mais horas seguidas, em velocidade acima de 140km/h (RPM altas e constante).
+ Caixa de L200 bola
2) Motor de 3.2 4M41 Triton 165cv e 38,1KGFM (na versão HPe). Com boma injetora "transforada" pelo próprio preparador, o rendimento do motor irá cair em potência e torque. Um novo acerto pode ser feito para se aproximar novamente dos 160cv.
> A diferença desse motor para o motor 4D56 não fica só na confiabilidade do sistema de arrefecimento, mas principalmente na forma com que o Vira se conecta ao cabeçote, por corrente. No antigo 4D56 é correia. Na lama, a correia pode escorregar. Sendo corrente esse fenômeno fica muito mais difícil ocorrer por excesso de lama. O motor é pesado? Sim. Mas a suspensão é toda retrabalhada.
+ Caixa de L200 bola
> A triton tem a caixa ainda mais robusta e pesada, porém a caixa da L200 "aguenta" bem o motor da Triton.
A questão da Reduzida.
Quando fiz a escolha pelos eixos, escolhi com bola na direita, que era de onde vinha o cardan da TR4. Portanto, qualquer um dos conjuntos de Caixa e Reduzida de L200 ou Triton, a reduzida é na esquerda. Teremos que adaptar (pode ser que seja até mesmo plug and play) a reduzida da Tr4 na caixa da L200 bola. Existe uma informação que levem em consideração. Dizem que a corrente da T-Case da Tr4 é mais forte do que a da L200. E por fim, eu tenho acesso a um upgrade da T-Case da Tr4 para 1:2.85 (já está instalado 1:1.925). No caso da T-Case da L200, não sei se esse upgrade de 2.85 caberia.
- Se nada disso fizer sentido, ou gerar resultado esperado, ainda existe a possibilidade de fazer uma manga e uma capa seca (alongador) para adaptar a T-Case da Hilux 1993, mas isso são cenas de futuros capítulos... :) :) :)
520382
Muitas pessoas me perguntam sobre o status do projeto, principalemente depois da última foto, que dizia o quanto tempo parado ficou. Agora, para correr atrás desse tempo perdido, nós refizemos o desenho do carter, que irá acomodar o movimento do eixo, esse trabalho foi realizado pelo @Genivaldo R Pereira de Petrópolis/RJ
A litragem de óleo passou de 3.6L anterior para 3.0L, mas a concentração em um único espaço para movimentos mais bruscos ficou centralizado e longe de contatos com objetos
O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster
Alexandre Cruz
17/02/2016, 06:32
Lantimant,
Parabens pelo projeto e pela coragem!
Abracos, aqui, observando.
Lantimant
30/04/2016, 07:52
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527518&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527519&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527520&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527521&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527522&stc=1
Ganhando uns quilinhos a mais de solda... E tcharam!! Links finalizados.
- entrando amortecedores
- recheios dos diferenciais e instalação de bloqueios
Próximo desafio, Giba Preparações Offroad em SP para adaptação do power train 4M41 3.2 em caixa V5MT1
- adaptação do motor para bomba mecância
- limpeza do cofre
- corte da dianteira
- berço para acomodação do motor e ajuste de altura
- redimensionamento dos cardãns
e ainda
- montagem da direção, com ou sem hidro assist
- redimensionamento da carga de freio
Lantimant
08/05/2016, 18:10
Opa opa.. Problema do momento: ao iniciar a instalação do recheio dos eixos, descobriu-se que o dianteiro estava com uma folga na carcaça, lo anel do rolamento do pinhão :cry:. Segunda feira o Fabil vai levar para a retífica de eixos e tentar recuperar 🙏🏻🙏🏻, vamos ver quais serão as cenas dos próximos capítulos... Aqui é igual a novela mexicana, tem um drama todo dia.. Hahah
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/528114-pajero-tr4-monster-projeto-sas-d44-4link-extras-image.jpeg
segue la pelota!
quer saber tudo sobre o projeto? Acesse TR4Monste (http://www.fb.com/tr4monster)
Lantimant
31/07/2016, 23:28
Alô Alô povo do fórum..
Semanas passaram, e o a TR4 está dando adeus à garagem da Tecnotrilha. Agradeço ao Fabil pelo profissionalismo empregado até aqui. Na Tecnotrilha fizemos toda a parte de adaptação SAS, Links e suspensão - Etapa 1.
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Próximo desafio, Giba Preparações Offroad em SP para adaptação do power train 4M41 3.2 em caixa V5MT1 e redução 2.856
- adaptação do motor para bomba mecância
- limpeza do cofre
- corte da dianteira
- berço para acomodação do motor e ajuste de altura
- redimensionamento dos cardãns
e ainda
- montagem da direção, com ou sem hidro assist
- redimensionamento da carga de freio
1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)2 motor, cambio, reduzida
3 relação de marcha (diâmetro do pneu)
4 sistemas de direção e freio
5 elétrica
6 isolamento e pintura
7 estofamento
8 proteções
O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster
Lantimant
18/08/2016, 18:27
Projeto Finalizado (ainda não testado) na Tecnotrilha Preparação Offroad.
www.tecnotrilha.com.br/
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(x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
( ) 2 motor, cambio, reduzida
( ) 3 sistemas de direção e freio
( ) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
( ) 5 elétrica
( ) 6 isolamento e pintura
( ) 7 estofamento
( ) 8 proteções
O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster
Lantimant
18/08/2016, 18:33
Carro já está no Giba Preparações Offroad em SP para adaptação do power train 4M41 3.2
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Primeiros relatos. O motor da TR4 tem 54cm medidos da entrada da capa seca até a polia do comando. Enquanto o 3.2 tem 70cm do fundo à frente.
O cofre é muito justo. Ou seja, esses 16cm de diferença podem não ser "encontrados" da forma mais fácil. Já tinha ideia de cortar e alongar a frente, mas precisaremos ver se isso irá enfraquecer a amarração do monobloco. Mas a ordem é colocar o motor lá dentro, seja como for.
Reforços nas estrutura novos pontos de cruzamento na longarina serão refeitos.
Esse motor 3.2 é antigo, o que significa que será possível sua adaptação para bomba mecância. O Giba jpa fez esse serviço em outros motores, e realemente precisávamos de um 3.2 com bomba semi eletrônica.
A limpeza do cofre é justamente para saber o quanto de espaço teremos para o motor.
Um calço de cada lado na longarina será o novo berço para acomodação do motor e ajuste de altura
O redimensionamento dos cardãns será a etapa final.
O maior desafio no entanto, está na escolha do power train. Quem acompanha desde o início, ou pode ser visto facilmente nos posts iniciais, sempre divulguei 3 opções de caixa de cambio e reduzida. Como o projeto está baseado em diferencial para o lado direito, as opções de redução sempre foram a original da Tr4 com swap, ou a da Toyota 2,8 1995. Acontece que a da Toyota é mais rara hoje em dia.
Bom, olhando para o projeto desde o motor, o mesmo "Problema" do carter próximo ao diferencial ainda existe mesmo na escolha dos 3.2. Mesmo usando o carter com reservatório para trás. O motor fica muito próximo de links e do diferencial realmente.
O que deve ser feito. Encostar o motor mais para trás possível na parede corta fogo. Levantar o motor (que tem 80cm, contra 60cm da Tr4) pode nos obrigar a criar um Scoop "interessante" no caput, e também deixaria o motor mais uns 5cm livres do eixo. Ao levantar o motor 5cm, o túnel original da cabine também poderá sofrer cortes. E o mesmo problema que tínhamos em cortar a frente, também passa por aqui. Cortar o chão da cabina pode resultar em um enfraquecimento do monobloco. Por isso relatei no início desse texto, que um reforço do início ao final do veículo será necessário. (mais peso sim... mas, mais resistência). Subindo o motor 5cm, e todo o powertrain, aquele conjunto que ocupar menos espaço, e mais leve, também se torna mais interessante. E foi olhando por esse prisma, e por sorte, o Giba já tinha um cambio de Hilux 3.0 com capa seca para motor de Triton 3.2. O cambio da hilux é menor que os cãmbios das Tr4 e L200. A reduzida da hulix 2.8 é menor do que a da TR4. E ainda temos um bom swap de 4.71 ainda disponível no mercado.. Resta aqui voltar a procurar e encontrar essa redução. ;)
Entrei no Giba achando que íamos montar o 3.2 com cambio de L200 bola (V5MT1) e redução de TR4 (com swap de 1.92 ou 2.85), e provavelmente irei sair com um 3.2 com cambio de Hilux (R151F) e flange para redução de Hilux 2.8 (com swap pra 4.71).
e ainda
- montagem da direção, com ou sem hidro assist
A direção deverá ser de Pajero, mas só podemos escolher depois da montagem do motor. E a assistência, pode até ser elétrica.
- redimensionamento da carga de freio
O reservatório e cilindro mestre deverá ser de S10, visto que os discos e pinças que já estão instalados são desse modelo. Mas pode ser necessário algo mais "bruto".
(x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
( ) 2 motor, cambio, reduzida
( ) 3 sistemas de direção e freio
( ) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
( ) 5 elétrica
( ) 6 isolamento e pintura
( ) 7 estofamento
( ) 8 proteções
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hercilio.neto
19/08/2016, 00:32
Acompanhando e torcendo para dar tudo certo.
Tomara que dê para encaixar um motor diesel.
ansioso para ver a segunda etapa concluida !!! e mais ansioso ainda p/ ver a monstra na GALOPEIRA :)
Muito bom! Parece um seriado, aguardando os próximos episódios!
Lantimant
07/12/2016, 13:24
Alô foristas e curiosos pela internet a fora...
o pepino da vez é
Caixa 3.0 Hilux e extensão dessa caixa em TCase de 2.8. olha que bonito..
540223
Sabe quando a tia da escola pedia pra encaixarmos o rolo do papel higiênico na lata de leite ninho? É tipo isso que está acontecendo agora!!!
Mas vamos, lá.. deixa eu fazer um resumão do que já temos até agora.
Motor de Triton 3.2
540224 ta feio na foto mas ta "baum"..
Já tem bicos injetores novos e bomba injetora 100% mecânica!!!!! :cool:
Câmbio da Hilux 3.0 com capa seca pra esse motor (o mesmo câmbio que ficou bem grande em relação a reduzida.. hehe)
TCase/Reduzida 4.71 da Hilux 2.8 Adquirida com o Marcel da MKrawler Parts!!
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Bom... o Cambio vai sair de SP pra BH, para as mãos do Marcel fazer esse trabalho de flangeamento/luva/adaptação na reduzida... No caso desse cambio, é o primeiro projeto do Marcel nessa peça, também não vi nada concreto aqui no fórum sobre experiências com essa adaptação.. dando certo, e eu sei que vai dar, já fica ai uma dica para os demais.. de quem terá o know how de adaptação entre o Cambio Hilux R151F 3.0td e o TCase Reduzida Hilux RF1A 2.8 por engrenagens. Marcel da MKrawler Parts!
Bom, no aguardo de mais esse passo!
(x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
(\) 2 motor, cambio, reduzida
( ) 3 sistemas de direção e freio
( ) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
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bao... resumao para legos e curiosos..
a TR4 Monster :
- já tem pernas/cotovelos/articulaçoes e patas
- faltam os musculos ( em desevolvimento)
- falta o sistema nervoso
- falta o corte de cabelo, barba e aparar as unhas
- falta vestir roupa e calçados
Lantimant
07/12/2016, 17:18
Pra ilustrar o que o Fabil disse:
Tr4Monster saindo da toca. (Pajero TR4) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=wrIi0dYZIAk)
bao... resumao para legos e curiosos..
a TR4 Monster :
- já tem pernas/cotovelos/articulaçoes e patas
- faltam os musculos ( em desevolvimento)
- falta o sistema nervoso
- falta o corte de cabelo, barba e aparar as unhas
- falta vestir roupa e calçados
Lantimant
03/04/2017, 18:19
E o projeto da @tr4monster e todos os seus complexos detalhes segue sem nunca parar.
Problema resolvido da vez foi a junção da caixa de toyota R150 com a Tcase de RF1A que é a tcase com engrenagens e com isso damos mais um passo na questão da montagem do powertrain. O próximo passo será levar esse conjunto, que está em BH, ao reencontro do motor 4M41 da Triton e da TR4Monster que estão esperando em SP.
O problema:
545947 545949
A Solução gringa
545950 545951
O projeto da MKrawler (primeira peça Nacional)
545948
A Solução usinada
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A flange montada para teste de furação
545953 545954
A flange recebeu dois tipos de furação 0º e 10º anti horário para que o cardan dianteiro fique o mais reto possível.. Agora é saber se essa configuração entra no túnel da TR4Monster, se não, vamos usar o 0º mesmo.
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E no instagram @TR4Monster
Lantimant
23/01/2018, 17:21
Continuando...
Em Maio de 2017 tirei meu carro do antigo preparador que estava em SP.
O preparador não fez nada! Por sorte não me vi abandonado, pois eu só fiquei sabendo que ele tinha passado a oficina depois que liguei pra ele. Ainda tive problemas com peças que havia comprado dele.
Na entrega da peça principal que comprei, veio faltando inúmeros periféricos e uma turbina estourada. Entre outros problemas.
https://www.youtube.com/watch?v=8czfkjvKAc4
Foi quando o Edinho, que havia levado a TR4 de BH para SP, se prontificou em ficar com o jipe na garagem dele, esperar eu resolver o problema principal da negociação com o preparado, e montar definitivamente o motor, na medida que ia comprando os itens e periféricos para fazer ele rodar. O Edinho do Guincho de Santo Amaro, é um cara que indico de olhos fechados!
Edinho montou meu motor em 30 dias, talvez menos. E em agosto de 2017 levamos para BH novamente.
555282 555283 555284
https://youtu.be/KEbKoyGJyH8
Lantimant
23/01/2018, 17:34
555285555286
até banho o Edinho deu no jipe antes de pegar estrada..
A TR4 já havia juntado 4 anos de poeira....
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Fazendo ai mais uma merecida propaganda do Guincho do Edinho!!
E vamos pra estrada.. 660km até Ribeirão das Neves em MG, para a continuarmos de onde havíamos parado.
PS: Em SP fiquei ilhado. Com o contato muito distante do preparador e isolado dos fornecedores. Ter ido para SP, ganhei apenas na questão do motor adaptado com bomba injetora. Mas hoje eu sei pelo menos quais as peças usar... segredo que até o último dia me foi privado à sete chaves. Motor de Full 2001/2006 com bomba injetora de Pajero Sport 2.8. Agora o acerto eu não sei, mas nem as peças eu sabia o que tinha comprado, até pegar o motor. No mais, foram 12 meses de tempo perdido.
Lantimant
23/01/2018, 18:07
555289
Edinho sai de SP e deixou o jipe aos cuidados do Claudio da Manasses Oficina.
Dias depois fiz uma visita à BH e levei o Fabil para rever a Monster e trocar uma ideia com o Claudio.
Desde então, Claudio já adiantou bastante o projeto.
Porém, em dezembro, resolvi fazer uma investida que estava um pouco "fora dos plano", e encomendei com o Marcel uma DualCase para a TR4Monster. Já pensando em pneus grandes e crawler ratio poderoso. Juntamos a T-Case de 1:4.71 fornecida pelo próprio Marcel à nova DualCase 1:2.28
555290
Powertrain com apenas T-case Hilux 2.8 1:4.71
A encomenda está para chegar até final de Janeiro de 2018, com isso o Claudio consegue acabar toda a parte do túnel, recortes da parede corta fogo, e posição dos suportes para o powertrain.
E enquanto a dualcase não chega, era hora de trabalhar.. desmontar para montar o novo motor e powertrain
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cortar para caber
555296 555297
- O motor já tem um berço firme dentro do cofre da TR4.
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- E também tem seu espaço definido
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- Enquanto isso, hora também de acertar o novo espaço do setor de direção
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Em dezembro de 2017 também chegaram presentes de papai noel.. Trepadores Competition 37 x 12.5, substituíram os 35 x 12.5 que acompanharam a Tr4 durante essa longa fase de "garagem"...
555305
Com a entrada do motor 4M41, devido ao peso, as molas que estavam ajustadas pera o projeto perderam altura.
Com a troca pelos 37'', busquei algo mais robusto no mercado... e conseguimos molas progressivas de 3'' para Troller T4.
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Com o resultado na hora ficou assim.
555307
As molas ainda vão ceder.. ainda terei que fazer cortes na lataria para suspensão trabalhar. Mas a TR4 hoje em dia está mais Monster do que nunca.. e posso dizer que avançamos bastante. Em pouco tempo mecânica e funilaria chegarão no fim.
(x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
(\) 2 motor, cambio, reduzida + DUALCASE
(\) 3 sistemas de direção e freio
(x) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
( ) 5 elétrica
( ) 6 isolamento e pintura
( ) 7 estofamento
( ) 8 proteções
O projeto todo você acompanha em www.facebook.com/tr4monster (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Ftr4monst er)
E no instagram @TR4Monster
lucasmontanher
24/01/2018, 10:18
Show de bola!!!!
Lantimant
04/06/2018, 00:22
Alow galera do 4x4Brasil! Post comemorativo de 4 anos de confecção do projeto TR4Monster.. 4 anos de oficina.. :banido::screwy:
Seguem o resumo dos últimos passos..
Ainda no Claudão de Neves.
Claudio continuou dando sequencia na montagem do motor 4M41 3.2 Diesel. Motor está no berço/calços desde fevereiro 2018.
558848
O trabalho está muito bem feito...
558849
e a altura do carter com o diferencial não nos preocupa mais. Aliás, temos 1,5" de sobra para abaixar o veículo, melhorando o CG que atualmente está com mais de 35"... Acho que até 35" de CG a configuração do ajuste da suspensão alcança Anti-Squad 100%
No próximo post irei falar de
- reforço dos eixos
- montagem da dualcase e tcase no suporte
- chapeamento do túnel e da parede corta-fogo
- reconfiguração da suspensão
- montagem do tanque de combustível
(\) 1 eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
...(\) 1.1 reconfiguração da suspensão (4 Links)
...(\) 1.2 reforço dos eixos (axeltruss)
(\) 2 motor, cambio, reduzida + dualcase
...(\) 2.1 montagem do motor
...( ) 2.2 acerto do motor
...(\) 2.3 acoplamento e montagem do cambio, reduzida e dualcase
(\) 3 sistemas de direção e freio
...( ) 3.1 cylinder hydroassist
(x) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
...( ) 4.1 rodas 16" beadlock
( ) 5 elétrica
( ) 6 isolamento e pintura
( ) 7 estofamento
( ) 8 proteções
...(/) 8.1 tanque de combustível
thiagozapella
19/01/2022, 21:37
consegue me passar o projeto do parachoque ?
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