Ver Versão Completa : Batentes da Ranger 2005
Luizinho
26/12/2005, 10:09
Pessoall,
Como ja disse anteriormente temos aqui em casa uma Ranger XL CD TD 4x4 2000/2001 com pneu 31x10,5x15 Michelin LTX AT. Desde de o lançamento da versão 2005 estava curioso para saber as modificações da suspenção, mas observando a 2005, na pratica so os batentes da suspenção dianteira são diferentes (ate porque dizer que as molas e amortecedores foram recalibrados ja virou praxe).
Portanto aproveitando uma oportunidade comprei os batentes originais na Besouro de Nova Iguaçu com o João Carlos, vulgo Sherek (fica a dica para quem precisar de peças originais com bom preço e atendimento, coisa rara aqui no RJ) por R$ 52,00 cada.
No dia seguinte os meninos foram instalados (são bolt-on) e parti para o test-drive.
QUE DIFERENÇA! Redução enorme do balanço da dianteira, nada de socos de final de curso, progressividade bem maior da suspenção, retorno muito mais rapido da suspenção, menor rolling da carroceria, etc.
Enfim ficou otimo, adoro quando se mexe pouco e ganha-se muito.
Recomendo a substituição a todos.
Agora acho que para ficar mais perfeita faltam amortecedores melhores (QUANDO QUE OS HDS CHEGAM, WALLACE?) e ajustar as barras de torção um pouquinho.
Abraço a Todos.
Walter L. L. Casitta
26/12/2005, 12:25
Luizinho,
Que bom saber que funcionou bem. Só não coloquei ainda porque aqui em BH o pessoal ta pedindo R$120,00 cada.
Luizinho
26/12/2005, 14:33
Walter,
Estava admirado de voce ainda não ter trocado os batentes da sua, mas esta explicação e bastante contundente.
O telefone do Sherek (João Carlos) na Besouro e (21) 2666-0020, derepente voce pede via Sedex e ainda vai valer a pena.
Talvez na sua a mudança não seja tão perceptivel pois voce usa amortecedores bem melhores que os originais, mas eu trocaria.
A sua novela da embreagem, como vai?
Abraço.
Walter L. L. Casitta
26/12/2005, 16:37
Luizinho,
Eu vou esperar mais um pouco até Janeiro. Até lá a concessionária onde consigo desconto poderá ter em estoque. Lá, acredito que não me custará mais que R$60,00 cada.
Quanto a embreagem ta do mesmo jeito. Estou esperando uma folga pra instalar o cilindro novo que já comprei (R$380,00). Pretendo instalar na próxima sexta ou sábado...
Edintruder
26/12/2005, 21:30
Walter, esse cilindro não é o mesmo da S-10?
Eu ratiei pois eu comprei a embreagem da minha na concessionária sem ver na Gm pela da S-10 pois sei que são iguais, e depois de gastar 800,00 nem olhei na Gm para ver quanto que eu botei de dinheiro fora! :|
Vais instalar em casa ou mandar em oficina? Já adianto que tirar a caixa da Ranger é um sufoco terrível, pois tem que soltar os parafusos recuar uns 5cm e girar a caixa para a esquerda para poder recuar o resto pra trás até sair, fora o peso!
Walter L. L. Casitta
26/12/2005, 21:51
Edi,
O sistema da S10 é muito diferente e nada serve pra Ranger. O cilindro atuador da embreagem da S10 fica do lado de fora da caixa seca e o da ranger fica dentro.
Vou trocar o cilindro mestre, o que fica junto ao pedal da embreagem. Esse da pra trocar em casa mesmo.
Edintruder
26/12/2005, 23:27
Então não perdi nada!
Ah! E mesmo assim deve sre um porre de trocar pois o espaço mal dá para pôr as mãos!
Walter L. L. Casitta
27/12/2005, 09:11
Não é não!
É só retirar a roda e a saia do pára-lama que fica tudo exposto com acesso fácil pra trabalhar, inclusive no motor de arranque ou na turbina. Na minha Ranger melhor ainda por causa do body lifit.
Vou tirar fotos e posto aqui...
Luizinho,
Eu vou esperar mais um pouco até Janeiro. Até lá a concessionária onde consigo desconto poderá ter em estoque. Lá, acredito que não me custará mais que R$60,00 cada.
Quanto a embreagem ta do mesmo jeito. Estou esperando uma folga pra instalar o cilindro novo que já comprei (R$380,00). Pretendo instalar na próxima sexta ou sábado...
Prezado Walter tenho dois novos aqui em casa, se quiser posso mandar para voce por um preço de ocasião pois não vou usar mesmo, comprei para colocar na S-10 e depois utilizei o batente traseiro da pick-up corsa.
Posso colocar uma foto deles se tiver interesse em ficar com eles.
Sds
Bianor
Acho que os batentes que voçes estão falando são estes ai em baixo ok?
Edintruder
31/12/2005, 19:39
O próprio!
Acho que os batentes que voçes estão falando são estes ai em baixo ok?
Se o Walter não se interessar, me manda um Mp que eu tenho interesse! Obrigado!
Ok já mandei hoje para o Walter
Vagner Luis Geraldi
04/01/2006, 00:01
Aí,pessoal !
Prá quem for trocar os batentes(e vale muuuito a pena), tem um jeito bem simples.Desmonta o ´bicho´.Se tentar colocar a peça toda o parafuso de fixação fica de dificil acesso,a chave ou não alcança ou não cabe.
Aproveitando das fotos acima do Bianor ,aqueles pontos vazados da carcaça são os unicos lugares de fixação .
Depois de separados fica facil fixar só a carcaça e depois recolocar a outra parte. :D
Abraço,
Vagner L. Geraldi
Para informações, na Concessionária Frei Caneca em SP, ta R$ 65,00 cada um.
Comprei os meus hoje na Formasa, aqui em Fortaleza por R$ 66,00 cada um (Preço normal: R$ 74,00, 10% de desconto a vista).
Valeu pela dica, depois reporto como ficou!
[]s
Walter, este batente e bom trocar também numa ranger 2004, pois estou pensando em trocar meu carro numa por ser diesil e um carro que gosto, e se melhora bem, trocando farei a troca do batente também, aproveitando a pergunta, BF 31 na ranger , piora muito a estabilidade e digibilidade. Desde já muito obrigado.
Walter L. L. Casitta
16/01/2006, 19:02
Wagner,
O batente já vem na Ranger 2004.
O BF31 e a Ranger foram feito um para o outro. Pode colocar sem medo que eles irão viver felizes até que a morte os separe.:mrgreen:
Valeu Walter, se der negocio, vou colar em vc para aprender mais sobre o carro, um abraço. Hà se der certo vamos tomnar um chopp eu pago.
Pequeno jr
17/01/2006, 10:52
Valeu Walter, se der negocio, vou colar em vc para aprender mais sobre o carro, um abraço. Hà se der certo vamos tomnar um chopp eu pago.
Opa,
Ja to saindo d Bsb caso a parte do "eu pago" for extendida para mais um.
Pequeno jr, o eu pago esta extendido.
Rodolfo CLaudio dos Santo
20/01/2006, 12:39
Ola a todos os rangeiros...
Eu estive lendo este tópico e muito me enteressa, mas tive comparando a minha com esta foto e não tem este suporte onde é fixado o batente, tem que adaptar ?
Walter L. L. Casitta
20/01/2006, 13:39
Rodolfo,
O batente é fixado no lugar do anterior com o mesmo parafuso. É tirar um e colocar o outro...
João Pedro
20/01/2006, 14:05
Hic! Hic! Hic!
Ezdous nexzta também! Hic! Hic!!! :mrgreen:
Pequeno jr
22/01/2006, 23:29
Walter e Ojaneri,
COmo ficaram o carro de vcs apos instalação do batente ??.
Wagner,
agradeço o convite ... os 716 Km são mole, mole para dar uma chegada ai, mas como meu 2º herdeiro nasceu quarta-feira agora 18/01 vai ficar para uma proxima oportunidade. Qdo eu estiver nos caminhos do Rio de Janeiro, irei dar um jeito de Passar em BH para trocar uma ideia ai com vc, walter e tdos os outros de BH.
Pequeno jr
22/01/2006, 23:33
um Off-topic rapidinho ...
não sei se estão notando o horario que estou postando desde sexta-feira aq no forum, mas sempre esta sendo depois da meia-noite. Hoje, domingo que ele deu uma tregua para mim e minha esposa. Sabe como é .. Lucas nasceu .. menino recem-nascido chora que é uma Beleza ... ai, o sono ja era .... e fico por aqui .. lendo algumas coisas no forum para passar o tempo.
Galera .. tem uns topicos bons la atras, mas não to afim de desenterra-los.
Pequeno Jr, parabens pelo Lucas, que concerteza vai ser mais um amante de 4x4. Quando passar por aqui estares te esperando, mas também devo ir a Brasilia ainda não sei quando mas vou.
Walter L. L. Casitta
23/01/2006, 09:35
Parabéns Pequeno.
Desse jeito, vai ter gente procurando Van 4x4 em breve...:roll:
Pequeno o batente funciona muito bem mesmo. Com eles agora posso usar os amortecedores Rancho na posição mais macia...
João Pedro
23/01/2006, 11:07
Pequeno, parabéns pelo mais novo Pequeno.
:palmas:
Mas, do jeito que vc vai essa família de pequeno não tera nada.
Wlater, eu protesto! Isto é discriminação! Rsss
E os batentes da S10, ninguém diz nada?
Como eu faço, onde encontro os bons, etc e tal.
Tô entrando no circuito oferta consórcio do Wallace para os amts. HDS e estou pensando em fazer a coisa inteira (batentes/amts.)
Walter L. L. Casitta
23/01/2006, 13:47
João Pedro,
Eu fiz uma proposta ao meu irmão que também tem uma S10, de adaptar os batentes da Ranger. Ele gostou da idéia, mas por enquanto teremos que aguarda a sua próxima vista, já que mora em Ribeirão Preto.
João Pedro
23/01/2006, 14:02
Tá certo doutor!
Vou ficar aguardando a resposta, aí vcs ñ terão mais como ficar me azucrinando pq eu terei uma S10 com parte de Ranger (será uma "Randez"?) ou uma "R10"?).
Fico em QAP.
Pequeno jr
23/01/2006, 14:48
Galera .. fui agora de manhã atras de uma Ranger das novas para ver o batente ... Putz .. como não tinha percebido isso ... fui ate mostrar para o meu pai o que irei fazer logo no inicio do proximo mês. E o Pior é q trocamos o batente a uns 4 meses atras.
Parabens para quem descobriu isso.
Walter, Wagner, João Pedro ... Obrigado pelos cumprimentos.
rlpiantino
30/01/2007, 09:12
Galera,
desculpe a minha ignorância... mas esse batente da suspensão dianteira da Ranger 2005 tão aclamado aqui, serve na Ranger 98?? No tópico já não tem mais as fotos, será que alguém poderia me enviar??
Abratz,
Rafa
Luizinho
30/01/2007, 11:03
É só tirar um e colocar o outro, serve em qualquer Ranger a partir de 98. Compre na autorizada, deve custar por volta de R$50,00 cada (vale cada centavo). Para colocar tire o amortecedor para dar mais curso e a chave entrar (eu fiz assim) ou desmonte o batente separando da base de ferro, aparafussando no chassi e depois colocando a parte flexivel na base (o Vagner fez assim e é bem mais prático e rápido).
Abraço.
nelsonnrc
01/02/2007, 08:22
Alguém tem o código de fábrica?
Valeu!
andraschko
05/02/2007, 21:17
Quero saber qual é a diferença dos batentes das rangenrs anteriores, o que o da ranger 2005 tem a mais? ele tem alguma ação em uso normal? no asfalto ou na cidade em baixa velocidade se nota alguma diferença?
Pequeno jr
06/02/2007, 09:13
TAi uma coisa que a gente falou bastante mas ninguem postou fotos depois d feito e nem como foi a instalação.
Alguem poderia descrever melhor??
Walter L. L. Casitta
06/02/2007, 09:50
TAi uma coisa que a gente falou bastante mas ninguem postou fotos depois d feito e nem como foi a instalação.
Tinham fotos sim mas forma removidas durante a atualização do fórum...
A instalação do batente é simples, é PnP, tirar um e botar o outro...A minha é 99 com o batente mais novo. Eu paguei uns R$ 65,00 na Concessionária, cada. É um amarelinho, não tem erro. Só pedir o batente amarelinho da Ranger 2005 para cima.
Fica muito bom.
Pequeno jr
06/02/2007, 13:35
A instalação do batente é simples, é PnP, tirar um e botar o outro...A minha é 99 com o batente mais novo. Eu paguei uns R$ 65,00 na Concessionária, cada. É um amarelinho, não tem erro. Só pedir o batente amarelinho da Ranger 2005 para cima.
Fica muito bom.
Tem como vc postar as fotos do seu carro?
rlpiantino
06/02/2007, 15:52
Eu vou buscar meu carro hoje no mexânico que instalou os batentes pra mim... amanhã coloco as fotos pra vcs!
nelsonnrc
24/03/2007, 20:07
Coloquei no Explorer e deu uma boa melhorada, em anexo segue o link com o tutorial pra troca e fotos.
Versão DOC http://rapidshare.com/files/22621214/tutorial.doc.html (http://rapidshare.com/files/22621214/tutorial.doc.html)
Compactado RAR http://rapidshare.com/files/22621637/Tutorial_-_batentes.rar.html (http://rapidshare.com/files/22621637/Tutorial_-_batentes.rar.html)
Abraços,
Nersu
j.sebastian
25/03/2007, 22:02
Profissa! ;)
Seba
CARLOS-BSB
19/11/2013, 18:34
Os batentes da minha Ranger 2005 estão assim (seguem fotos);
Lado esquerdo
439904
Lado direito
439903
Lado direito por trás (esterçado para direita)
439902
Acho que ainda são os originais. Caminhonete está com 110.000km.
439905
Comprei estes no ML (R$ 27,00 cada) que são fabricados com borracha de pneu "mais resistente e durável"... É só plug e play? Retirar os pedaços dos usados e colocar os novos? Se for, eu mesmo troco. Ou tem que desmontar alguma coisa na suspensão? Estão querendo cobrar R$ 80,00 pra trocar os dois.
439910439911
Anúncio do Mercado Livre: Batente Suspensão Dianteira Ford Ranger 2005/... De Pneu - R$ 27,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-521312765-batente-suspenso-dianteira-ford-ranger-2005-de-pneu-_JM#questionText)
.
CARLOS-BSB
23/11/2013, 16:50
Ok, dando um retorno aquí... é "PLUG & PLAY" mesmo. Seguem fotos:
Posicionei o macaco de forma que não levantasse o pneu do chão.
440524
Retirei o velho danificado com auxílio de chave de fenda. Olha o estado
440525
O batente novo era 3mm mais alto e desbastei com estilete para o sulco prender nas três garras do encaixe.
440526
Utilizei uma cunha de madeira para posicionar na horizontal. Passei uma graxa para deslizar melhor e um brother foi baixando o macaco até o batente se fixar na base.
440531
Concluído. Batentes da suspensão dianteira da Ranger 2005 no lugar. Sujei a mão de graxa mas economeizei R$ 80,00.440533
440532
440534
.