PDA

Ver Versão Completa : Fase I ou Fase II



Andre 4x4
29/12/2003, 11:27
Caros Amigos

Como estou procurando um Engesa para deixa-lo como eu quero, lindão. Já que vou gastar bastante com ele ao longo do tempo, fico pensando se não seria melhor fazer tudo isso em um Fase 2.

Por isso pergunto:

Fora o barulho da t-case, quais outros itens e melhorias do F2 em relação ao F1 ??
Vale MUITO a pena adquirir um F2?
O comprimento a mais do F2, é bastante significativo ou não.
Em termos de suspenção tem muita diferença?
Que itens que mudaram e não se pode adaptar no F1?

O barulho do F1, com a trocar das engrenagens, diminui ou desaparece por completo?
Na troca da t-case, pela do F2, a adaptação é facil? Custo?

Ou seja, vale a pena ficar louco atras do F2 ou parto para o F1 sem problemas??

Grande abraço a todos e Feliz 2004 com muitas aventuras.

Andre
Curitiba-PR

Luiz Claudio
29/12/2003, 16:44
André,

Eu acho que os principais fatores para você decidir entre o F1 e o F2 seriam a sua necessidade e o seu gosto pessoal.
A necessidade seria pelo maior tamanho, se não me engano o F2 é 20 cm maior que o F1. Internamente esses 20 cm fazem bastante diferença em se tratando do conforto dos passageiros traseiros e para levar bagagem.
No caso de gosto, eu acho o F1 mais "bonitinho" justamente por ser mais curto. Mas gosto é gosto...
Depois de definir isso é só ir a caça e esperar que um Engesão "sorria" pra você.

[]'s torcendo por mais um Engeseiro...

haundrich
02/01/2004, 01:41
No meu sonho de adolescência, optei pelo fase 2, por causa de espaço.

No meu Fase 2, tenho a vantagem do passageiro de trás (o meu filhote) ter onde colocar os pés, e ainda tenho 20 cm no bagageiro. Cabe traquilo 4 pessoas. E o porta malas fica pouca coisa menor do que de um Uno/corsa.

No F1 que vi, caberia 3 folgado. Sem porta-mala.

Se seu objetivo é trilha, o F1 é mais cabrito ainda.

No F2, além da caixa roncar (doce som baixo) somente quanto você liga a tração, havia lido que uma característica da suspensão/direção foi minimizado. Era quando vc transpôe uma lombada e tem que compensar a trajetória no volante.

Por enquanto, não lembro mais o que estava escrito nas minhas 4x4 cia e quatro rodas

[ ] engeseiro

haundrich
01/02/2004, 15:20
Caro André

Uns anos atrás, estive na praia chamada Barra do Saí , divisa de Pr-Sc. E dei de cara com um engesão amarelo.. show... com os devidos pneus..E a famíla toda em cima e rebocando o seu barco.
Numa segunda oportunidade, fui conversar com o dono, ele também é de curitiba.
O engesa dele é um Fase 1. Ele gostou da viatura que resolveu o adequar as suas necessidades. Acabou emendando, senão me engano, 35 cms, no chassis e carroceria, e fez capota de aço. Deslocou proporcionalmente o eixo traseiro para casar bem os paralamas..Ficou um troço ! Ficou espaço perfeito para banco e bagagem. O serviço dele ficou de primeira.

É claro que esse engesa vai sofrer um pouco mais do que um F1 na trilha. Mas putz, vc vê uns LandRover compridão no meio do mato também.

Agora, se você valoriza mais trilha do que viagem, recomendo logo um F1 e ponha logo uma caixa de câmbio completa da toyota diesel, já com a reduzida e o motor maxion ST4 turbo.

Não sei se esta caixa serve bem para motor a gasolina (não sei qual a sua intenção), mas o pessoal do fórum pode te responder.

[ ] engeseiro

LuirRR
12/02/2004, 11:32
Srs,

Quer dizer que as diferencas aparentes entre Fase I ou II sao basicamente o comprimento da carroceria ?

Em que ano iniciou a fabricacao do chamado Fase II ?

Como nao sou engeseiro, tenho certa dificuldade de obter informacoes sobre esse excelente projeto.

Grato
Luis

Luiz Claudio
12/02/2004, 15:19
Fala Luis,


Quer dizer que as diferencas aparentes entre Fase I ou II sao basicamente o comprimento da carroceria ?

Essa é a principal diferença aparente entre o F-1, F-2 e F-3 (o F-3, também conhecido como Jordânia é ainda mais comprido qu o F-2).
Para você distinguir o F-1 do F-2, existem algumas outras diferenças aparentes:
-No F-2 o limpador de parabrisa é embaixo, junto ao capô.
-No F-2 o bocal do tanque é do lado direito,
-Existe também uma diferença bem sutil na frente. No F-1 o lugar dos faróis é inteiriço enquanto no F-2 tem uma chapa de metal.
Basicamente, em se tratando de diferenças aparentes, é isso. Fique ligado nesses detalhes que você consegue ver qual é um e qual é outro.



Em que ano iniciou a fabricacao do chamado Fase II ?

Se iniciou em 88, mas a Engesa continuou também produzindo o F-1. Eu já vi F-1 92.


Como nao sou engeseiro, tenho certa dificuldade de obter informacoes sobre esse excelente projeto.

Luis, realmente essas informações são raridade. Até para os Engeseiros.
Os poucos sites que falam do nosso valente Engesa não trazem informações precisas e normalmente estão bem desatualizados.

É isso aí, espero ter ajudado.
Engeseiros, se eu escrevi alguma besteira ou esqueci de algo, por favor se pronunciem....

[]'s
:D :D :D

haundrich
12/02/2004, 15:55
Caro Luiz Claúdio

Eh isso aeh... Essas são as diferenças básicas. Não vou deixar você mentir sozinho .. he hehe he

Tinha algumas mudanças no sistema de direção/suspensão (algo a ver com a posição dos pivôs) .. Vou dar uma pesquisada..Tenho uma dúvida aqui também... e daeh vou mandar foto.

[ ] 'jipeiros

Flávio

Glauro
12/02/2004, 19:11
Amigos,

Na minha opinião, em função das fases, não existe Engesa pior ou melhor. Hoje, está mais ligado à conservação, gosto, originalidade, modificações bem ou mal sucedidas, etc...

Quando comprei o meu Engesa também fiz uma pesquisa e guardei alguns documentos, minha escolha foi pelo F1, achei mais bonito, mas é gosto pessoal. Procurando estes documentos encontrei algumas coisas que acho que completam as informações:
- para-brisa do F2 é maior
- piscas nas laterais
- Escapamento ao lado do para choque T.E. e não mais sob a porta do motorista
- Portas maiores
- Porta traseira com abertura lateral(antes era para baixo)
- Suporte de estepe inegrado à tampa traseira
- Tanque de combustível com 90l (antes era 82l)
- Remodelameto de espaço interno(ficou bem mais espaçoso)
- Painel de instrumentos com novos botoes de comando no centro do painel do tipo "teclas"
- Ventilação forçada de 2 velocidades
- Deslocamento da alavanca de 4x4 da lateral direita do cambio para entre os bancos dianteiros
- As relações de diferencial são mais longas (diminui a rotação em uns 600 RPM em 5ª marcha) e me PARECE que as relações do câmbio são mais curtas, porém a 5ª marcha é a mesma 1:1

Com relação a fabricação:

F1:
Primeiros jipes da Engesa fabricados de 1985 a 1988. Motores: GM 151 4c alcool/gasolina Cambio: Clark 240V (também tem com 6c, alguns são adaptaçoes) (existem F1 91 e 92)
F2:
fabricado de 1988 a 1994. Motores: GM 151 4c alcool/gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V (também tem com 6c)
Engesa Jordania :
Mecanicamente igual ao Engesa F2 porém 40 cm mais longo, fabricado de 1991 a 1994. Motores: GM 151 4c gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V (também tem com 6c)


Pesquisando na net consegui umas imagens "scaneadas" de algumas revistas antigas 4x4 tem uma que tem a reportagem sobre o lançamento do fase 2, ainda tenho os arquivos se quiser posso enviar.


[]s

Glauro

Eduardo Chaves
12/02/2004, 19:36
Glauro,

Não querendo abusar mas já abusando... hehehe...

Manda tudo que vc tem sobre os Engesas, falo em nome de todos os Engeseiros de plantão... :wink:

[]'s com fome de informações engeseiras... :lol:

LuirRR
13/02/2004, 08:30
Pessoal,

Muito grato pelas informacoes...

Alias, vale a pena citar que esse é um dos melhores foruns que ja tive a oportunidade de participar.

Todos parecem ter a "humildade dos sábios", pois divulgam sempre a informacao que dispoe, mesmo opinativa, com o intuito de ajudar e fazer crescer o conhecimento em geral - "quanto mais aprendo, mais me dou conta de que nada sei..."

E isso nao parece ser caracteristica de um grupo especifico, pois navego entre diferentes "tribos" por aqui, e raras sao as ocasioes em que a cordialidade e o respeito entre os participantes foi abalado.

Parece ser coisa de "jipeiro" essa solidariedade e esse bem-estar com a vida...

Sinceros cumprimentos a todos,

Luis

Luiz Claudio
13/02/2004, 20:50
Engeseiros,

Aproveitando que o assunto está girando em torno de dados dos Engesas, segue mais uma curiosidade garimpada na net.

Vocês sabiam que nosso valente já teve 4 nomes considerados oficiais?
Ele foi lançado como EE-14, depois passou para ENGIP, posteriormente para EE-12 e finalmente rebatizado para E-4 (Engesa 4).

Gostaria que os amigos Engeseiros também se pronunciassem quanto a isso, pois nem tudo que a gente acha na net é confiável.
Será que essa informação é verdadeira???

[]'s

Alemão/ F II
13/02/2004, 21:23
Fala Luiz..........
Realmente tb tenho estas informações , sendo que constatei nas antigas revistas 4x4&Pick-Up.
Vamos acreditar que sejam verídicas. Em tempo o EE-14 no projeto da época datava de 1983 com alguns protótipos em teste.
Abraços aos Engeseiros

Glauro
16/02/2004, 13:41
Glauro,

Não querendo abusar mas já abusando... hehehe...

Manda tudo que vc tem sobre os Engesas, falo em nome de todos os Engeseiros de plantão... :wink:

[]'s com fome de informações engeseiras... :lol:

Edu, nunca subi imagens para este forum, vou fazer um teste, não sei vou conseguir subir, não sei também como esta a resolução. Se tudo estiver ok me avise que tenho outras materias "scaneadas", esta é de uma revista 4x4 numero 5:

a imagem está com uma resolução muito grande, para ficar legivel, então tive que "zipar"

[]s Glauro

Glauro
16/02/2004, 17:58
Edu,

Não sei se o que estou enviando é novidade ou não, segue agora a edição 12, quando fotografaram um dos primeiros prototipos, notem a iluminação do exercito, que a capota ainda não estava bem ajustada e que o estepe ficava no centro da tampa do porta malas.

[]s Glauro

Glauro
16/02/2004, 18:07
Luiz / Alemão,

Segue a materia da 4x4 numero 15 que fala sobre o lançamento oficial do Engesa, notem que na materia citam os nomes EE-14, EnJip e EE-12

Espero que os arquivos tenham ajudado.

Se estiverem ajudando tenho mais alguns.......

[]s Glauro

Luiz Claudio
16/02/2004, 19:03
ALL,

Esse tópico está se tornando uma verdadeira aula sobre o Engesa.
Isso prova que, com a união dos Engeseiros e a troca de informações, é possível reunirmos aqui (ou em um outro tópico criado exclusivamente para isso) dados sobre o Engesa em número maior do que em qualquer outro site da net.
Poderíamos criar um tópico denominado "História e curiosidades sobre o Engesa", ou algo semelhante.
Também não podemos esquecer daquele projeto de criar um site específico sobre o Engesa usando o domínio engesa.com.br, que nosso amigo Pólvora ficou de ver com o dono.
Pólvora, tem jeito de dar essa força???


Bom, dito isso vamos a mais uma curiosidade...
Vendo as fotos da matéria que o Glauro postou aqui pra gente (revista 4x4 nº 15), uma coisa me chamou bastante a atenção:
A traseira desse protótipo.
Além de contar com lanternas redondas, que na minha modesta opinião ficou bem interessante, o bocal do tanque também era localizado na traseira.
Reparem na foto...

[]'s

Glauro
17/02/2004, 13:57
Pessoal,

segue mais uma reportagem, a da revista 4x4 numero 26, notem que no final da reportagem é informado o preço que deveria custar em nov/85: 105 milhões de cruzeiros. Sou engenheiro portanto entendo muito pouco de economia, os economistas do forum que me ajudem, não sei se esta é a melhor maneira de fazer a conversão para saber quanto custaria hoje, mais ai vai:
Em nov/85 1 dolar = Cr$ 8913,33 portanto um Engesa custaria US$ 11780 convertendo para a taxa atual daria mais ou menos R$35.000,00 nada mal para um jipe zero super robusto com motor 4cc????
Quanto será que realmente custaria hj????

[]s Glauro

gvogetta
17/02/2004, 19:46
Caros Amigos,


O preço do Engesa hoje, caso fosse ainda fabricado e vendido, com motor à gasolina ou álcool deveria ser aproximadamente R$ 38 mil, passando a algo próximo dos R$ 50 mil numa versão à diesel...

Este ano ainda devemos ter novidades a respeito uma vez que a Agrale está investindo no projeto do Marruá, que é um parente próximo do Engesa... Vamos aguardar.

Lembro ainda que o Envesa (isso mesmo ENVESA) que é uma "cópia" por assim dizer do Engesa fabricado em Londrina, custava há cerca de um ano algo em torno de R$ 45 mil, zero Km com motor à diesel MWM Sprint e fabricação artesanal...

Saudações,

Glauro
18/02/2004, 18:03
Pessoal,
segue mais uma reportagem da revista 4x4 numero 49, nesta reportagem, a de lançamento do F2, são mostradas as diferenças e se é que podemos chamar de melhorias entre a F1 e F2, esta reportagem deve ajudar nosso amigo a decidir.......

[]s Glauro

Niveiro X
23/02/2004, 13:37
to começando a curtir esse jipe!

eu vi um uma vez pra comprar, tava lindão...mas o cara queria 35 nele...ai fiquei triste.. :roll: