PDA

Ver Versão Completa : L200 HPE AUTOMÁTICA



Flávio Mendonça
25/12/2005, 19:38
Pessoal,

recentemente comprei uma L200 HPE AUTOMÁTICA e estou com um pouco de dificuldade para entender como seria a melhor maneira "acelerar" para otimizar seu desempenho, pois sempre dirigir carros com câmbio manual.

Quem tiver alguma dica, eu agradeço a informação.

Atenciosamente,

Homero
27/12/2005, 00:26
Flavio.

Não sei bem qual sua duvida mas vamos tentar.
Creio que uma diferença para quem não está acostumado com TA é que por exemplo se voce está a 100 km/h com TM na 5a marcha (ultima)e para uma ultrapassagem voce acelera , a maioria das pickups responde bem e voce ultrapassa .Se for TA ao pisar ela provalvemente reduzirá a marcha.Isso as vezes gera um incomodo pois o tempo que perde para reduzir acaba atrapalhando a ultrapassagem pelo menos aparentemente.
Não conheco com detalhes a L200 mas creio que deve se comportar da mesma maneira que a Hilux por exemplo.
No caso da Hilux, ao se pisar no acelerador , isso é informado ao cambio e este decide se reduz e as vezes pode reduzir até 2 marchas(ou mais).Isso todas fazem ,mas pelo menos na Hilux o cambio considera também a velocidade da pisada!!, então se voce pisar suavemente até um determinado ponto ,ela pode não reduzir de marcha , mas se voce pisar rapido até esse mesmo ponto ai então ela reduz.Se voce pisar tudo ela reduz , levando a troca de marchas para o limite de giros do motor.
Eu descrevi isso pois se voce perceber como o cambio funciona, voce consegue fazer ele trocar de marcha na hora que voce quer(mais ou menos)
Se voce quer arrancada forte a partir da imobilidade, acelere tudo que o cambio trocará de marchas no limite de giros do motor.Se voce quer economia , a partir da imobilidade acelere o minimo que garanta o aumento de velocidade de forma segura, quanto menos acelerar mais cedo(rotação) ele trocará as marchas e a principio quanto maior a marcha , menor o consumo.
Tudo isso eu falei estando em drive.Mas voce pode utilisar a aalavanca para trocar de marchas, por exemplo , estando a 90 p /hora atras de um caminhão esperando uma brecha para ultrapassar num local movimentado , então certamente ao pisar para ultrapassar ela irá reduzir, e para não perder tempo com a redução eu costumo colocar em 3a (enquanto estou atras do caminhão) , quando surge a brecha eu acelero e ai a pickup responde rápido como um cambio manual sem perder tempo em reduzir(mesmo assim se voce pisar tudo pode até reduzir para 2a).
Da para usar a alavanca do cambio para reduzir em descidas com se faz com TM.
Eu acho a TA muito boa mas:

TM é mais rapida e consome menos na cidade pelo menos pois na estrada é quase igual(Hilux)

Somente o CVT(continuamente vareável) consegue ser mais rápido e consumir menos.

Espero ter ajudado

Homero

Walter L. L. Casitta
27/12/2005, 09:02
Homero,
Só faltou o: Se você quiser queimar pneu na arrancada, pise forte no freio, acelere fundo e solte o freio... Heeeeeeee! :dance:

Homero
27/12/2005, 18:17
Walter,

Eu estava deixando pro segundo tempo...


Homero

Flávio Mendonça
28/12/2005, 07:44
Homero,

realmente voce entendeu a mensagem de maneira correta, obrigado pelas dicas. Vou utilizá-las e creio que a partir daí será só me acostumar com a TA.

Walter,

também vou seguir sua dica de arrancada... estou brincando, pois haja pneu.

Obrigado.

Loyer
15/02/2006, 09:21
Qual é o consumo da l200 hpe automática?

Flávio Mendonça
15/02/2006, 14:29
na cidade está fazendo 8,5 km/l. Na estrada ainda não tenho uma estimativa segura.

Junior - HSJ
14/05/2006, 03:30
Olá Pessoal, achei este forum hoje, e achei muito legal.
Quanto ao consumo a minha faz 7,4 no máximo, e olha que ando na manha.
Posso ser um pouco exigente, mas tenho uma L200 sport AT estou muito contente, mas.... acho que o AT faz muito ruido, parece que ta sempre patinando, e o meu so coloca a 4 marcha quando chega a 70km, quem tem este problema (se é que é problema) por favor me responda algo sobre o assunto, será que posso dimunuir este ruido, dentro da cidade o maximo que da para colocar 60km, quando dá, portanto ando somente em 3 marcha o que acho um desperdício, pois tenho motor para andar em 4 tranquilo. será que existe alguma regulagem.
Outra coisa quanto ao conforto, tem como melhorar alguma coisa, pois acho um pouco dura (caro que vim de uma sedam) mas se existir algo que possa fazer aceito todas as informações possiveis.
Abraços.

Marvila
28/05/2006, 12:53
Nossa !

Quanto ao consumo a minha faz 7,4 no máximo, e olha que ando na manha.
Considero uma média muito elevada para um propulsor diesel... :|
A propósito, quais são as notícias sobre a nova motorização da L200 ?
Até onde sei este propulsor atual não atende as exigências Euro III, não é isto ?
Não terão de mudar para 2007 ?
Ainda não soube nada a respeito... :?
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

Loyer
28/05/2006, 23:23
Mavila a l200 atende a exigencia a muito tempo, por isso não teve mudança. A exigencia está em vigor desde Janeiro desse ano. Tenho notícia de que o motor e a nova l200 vem para linha 2007... final de Outubro

Julio Fortunato
01/06/2006, 07:36
Mavila a l200 atende a exigencia a muito tempo, por isso não teve mudança. A exigencia está em vigor desde Janeiro desse ano. Tenho notícia de que o motor e a nova l200 vem para linha 2007... final de Outubro

Opa! Alguma notícia de qual motor será?
Tava pensando em trocar minha GL por uma Sport HPE, mas acho que vou esperar mais um pouco...

Loyer
01/06/2006, 10:37
Julio, essa informação veio de dentro da Nara veiculos, concessionária mit aqui no DF. Tenho um conhecido na assistencia técnica, ele me garantiu que é pra esse ano ainda a l200 SPORT nova, me disse inclusive já ter visto as fotos e será bem parecida com a da Tailandia e o motor será algo como o da pajero full 3.2. Ele disse que ultrapassará os 162cv da hilux. Agora é esperar pra ver né, meu pai também queria a l200 sport hpe, mas o nosso conhecido insistiu pra esperar até o fim do ano, acabamos morrendo na s10 executive, que por sinal nos surpreendeu, essa nova suspensão esta show de bola. Estamos na torcida p/ que apareça logo a nova l200.

memex
05/06/2006, 00:28
Olá. Acho que tenho problemas... tenho uma L200 Sport HPE 141cv AT e ela está fazendo 4,8 por litro na cidade. Muito abaixo do que vocês estão mencionando. Pode ser o modo como dirijo ou ela está com problemas?

eduardovsn
05/02/2012, 02:32
Boa noite gente, sou novo no fórum e no mundo 4x4 e, portanto, de caminhonetes altas, tirando o fato do câmbio automático que sempre foi meu sonho de consumo mas nunca tive essa é a primeira, portanto peço um pouco de paciência aos amigos quanto a minha ignorância.
Pois bem vamos ao que interessa, assim como comentado por uns amigos aqui nesse post, tenho uma l200 Outdoor HPE Automática 2008, sinceramente ainda não medi quanto ela ta fazendo, mas ao dirigir acho que ela faz muito barulho de motor, e parece que ta patinando toda hora.
Li em algum lugar e aprendi que se a gente tirasse o pé e depois empurrasse ela reduzia e subia o giro, olha confesso a vcs, qnd consegui fazer isso deu medo, que a bichinha chegou a sair de lado e foi embora, ainda bem que temos o ABS rsrs
Pois bem, por conta desse giro alto, queria saber se tem alguma forma da gente fazer ela trocar as marchas amigavelmente na "pisada" aliviando o pé ou indo gradativo, enfim. Acho que reduzir já aprendi, só quero aprender a fazer com que ela não fique fazendo tanto barulho e tenha também uma economia de combustível.

Vale lembrar que fiz uma boa revisão nela, com 53.000km o antigo dono nunca fez nada, troquei todas as correias, filtros etc, acho que isso ajuda no consumo né?

Bom espero que possam me ajudar, já não sei mais pra onde recorrer.

Grato a todos!!

Walter L. L. Casitta
05/02/2012, 09:26
Boa noite gente, sou novo no fórum e no mundo 4x4 e, portanto, de caminhonetes altas, tirando o fato do câmbio automático que sempre foi meu sonho de consumo mas nunca tive essa é a primeira, portanto peço um pouco de paciência aos amigos quanto a minha ignorância.
Pois bem vamos ao que interessa, assim como comentado por uns amigos aqui nesse post, tenho uma l200 Outdoor HPE Automática 2008, sinceramente ainda não medi quanto ela ta fazendo, mas ao dirigir acho que ela faz muito barulho de motor, e parece que ta patinando toda hora.
Li em algum lugar e aprendi que se a gente tirasse o pé e depois empurrasse ela reduzia e subia o giro, olha confesso a vcs, qnd consegui fazer isso deu medo, que a bichinha chegou a sair de lado e foi embora, ainda bem que temos o ABS rsrs
Pois bem, por conta desse giro alto, queria saber se tem alguma forma da gente fazer ela trocar as marchas amigavelmente na "pisada" aliviando o pé ou indo gradativo, enfim. Acho que reduzir já aprendi, só quero aprender a fazer com que ela não fique fazendo tanto barulho e tenha também uma economia de combustível.

Vale lembrar que fiz uma boa revisão nela, com 53.000km o antigo dono nunca fez nada, troquei todas as correias, filtros etc, acho que isso ajuda no consumo né?

Bom espero que possam me ajudar, já não sei mais pra onde recorrer.

Grato a todos!!

Isso é um problema cultual. A maioria dos brasileiros que só dirigiu veículos com câmbio MT teimam em tentar induzir o AT e trocar mas marchas. Não da certo. O melhor é relachar e deixar o câmbio trabalhar.

Paulista VM
05/02/2012, 17:39
Dexa o cambio trabalhar, não tem o que fazer se num for AT seqüencial...
Se quer que faca menos barulho, eh soh trocar o motor por um que num seja DIESEL.... Kkkkkk
Num tem jeito... Essa "patinada" eh mal de cambio AT em carro com pouco torque,,
O consumo vai mudar apenas se vc mudar o modo de conduzir, deixando o motor trabalhar em baixa rotação, desde que num deixe a pkp pedindo marcha... Mas acostume-se, não terá nada melhor que um carro a diesel.. Relação potência/consumo...

Se quer menor consumo, cogite GNV, ou uma bicicleta...

eduardovsn
06/02/2012, 00:21
Dexa o cambio trabalhar, não tem o que fazer se num for AT seqüencial...
Se quer que faca menos barulho, eh soh trocar o motor por um que num seja DIESEL.... Kkkkkk
Num tem jeito... Essa "patinada" eh mal de cambio AT em carro com pouco torque,,
O consumo vai mudar apenas se vc mudar o modo de conduzir, deixando o motor trabalhar em baixa rotação, desde que num deixe a pkp pedindo marcha... Mas acostume-se, não terá nada melhor que um carro a diesel.. Relação potência/consumo...

Se quer menor consumo, cogite GNV, ou uma bicicleta...


Vlw Paulista VM, sabe um dia vou morar em um lugar onde eu possa trabalhar de bike, quero mesmo é qualidade de vida, pq acha que escolhi o AT, agora como tudo no brasil tem seu preço, fazer o que né.

Sobre o que falou, como faço para o motor trabalhar em baixa rotação?
Foi por isso que perguntei como troco de marcha pra cima (de 2º para 3º por exemplo), pois ele fica com o giro em 3 ou 4 o tempo todo com meu pé parado e n troca, qnd troca fica em 2, 2.500, trabalhando bonitinho, quase sem barulho e acredito que economico tb, + demora a fazer essa troca e eu n sei como.
Se puder me ajudar com dicas,

novamente grato!