PDA

Ver Versão Completa : Camper 93 "Dona Encrenca"



rodrigocbt
25/12/2005, 16:34
Já está passando da hora de fazer uma descrição e apresentação da minha paixão.. então vou contar-lhes a história da D. Encrenca...


Era uma vez um cara q precisava de um carro forte e confortável o suficiente pra viajar até o interior, pegar estradas de sítios e fazendas e voltar a SP todos os dias... e de vez em qdo precisaria encarar uns passeios mais radicais..

Com esse perfil comecei a busca pelo sonhado 4x4 ideal... já tinha alguma experiência em off road.. afinal, cresci ajudando meu pai na oficina, e nessa época o CJ-5 Recruta 0 já estava conosco a uns 2 anos em trilhas semanais....e sabia q o 4x4 ideal era utopia..

Procuramos opções, decidimos por um JPX (diesel,4x4, baita suspensão...) mas na hora de dirigir..... não me senti confortável com a ergonomia...

Pensamos em montar uma rural ou um outro 4x4 a partir do zero... mas sabíamos que gastaríamos mais tempo e dinheiro do que dispunhamos..

Alguns amigos falaram sobre as Campers... começamos a procurar e vimos q uma 4x4 não cabia no orçamento.. porém uma 4x2 poderia evoluir em nossas mãos e depois de um tempo se tornar no meu 4x4 ideal!!

Iniciamos a busca, dirigi uma primeira, 4x4 original até... fora do orçamento mas q despertou a paixão!

Continuamos a busca e num final de semana soubemos de uma a venda.. segunda feira a noite estávamos nós vendo aquela linda camper 93, única dona, carro todo original, 4x2, pneus carecas 215/80 R16, 4.1 gasolina e GNV (acho q a única adaptação), câmbio clarck 2205, 70 mil km originais, e com um preço fora do mercado...

Muita conversa com a dona do carro, e após conquistar sua confiança ela decidiu fazer o desconto que queríamos!!! Nisso já haviam se passado uns 15 dias do primeiro encontro... levou ainda mais um mês até desenrolar os documentos.. e haja namoro... levei a família inteira pra conhecer o carro ainda sob poder da antiga proprietária!!!

Finalmente trouxemos o carro pra casa em outubro de 2003.

Primeiras impressões:
- Os bancos originais eram horríveis (regulagem a gás do enconsto não funcionava e jogavo o motorista em direção ao volante!)
- No GNV só dava pra acompanhar Towners carregadas....
- A suspensão não tinha 1 bucha inteira
- O acabamento interno precisava de uma reforma urgente
- Pneus eram prioridade já q os q estavam nela já tinham sido riscados a mto tempo!!!

Então segue a foto dos primeiros dias da Dna Encrenca já hospedada no CJ CHECK-UP

rodrigocbt
25/12/2005, 16:42
Seguindo as prioridades, fomos logo atrás de pneus e por sorte, apareceu um jogo de pneus SCORPION A/T e rodas do troller, com 12 mil km de uso.. após um novo amigo conquistado (tbm dono de camper) levamos o conjunto novo pra casa!

Os bancos tbm foram reparados, os amortecedores a gás trocados por regulagens convencionais, tapeçaria refeita e estávamos com o interior quase pronto..

Quase pq por culpa do cilindro de gnv o estepe ficava fora de sua posição original, em um suporte parecido com aqueles externos de picapes..tomando quase todo o resto do porta malas. Essa foi resolvida com a aquisição de um estepe pqno.. uma roda aro 15 com pneus de fusca, fininho e bem menor q os outros... tbm providenciei um spray daqueles reparador caso um pneu fure..


A suspensão tbm foi feita na sequência, trocando-se todas as buchas de borracha por novas em PU.

Tomadas essas medidas comecei a sair da garagem pra testar o carro e descobrir novos problemas..... rs

rodrigocbt
25/12/2005, 16:56
Carro na estrada, asfalto e terra e começaram os pepinos, primeiro fiquei na mão por culpa da elétrica, depois as canaletas dos vidros cairam, depois o limpador de parabrisa só funcionava junto com o esguicho, depois a correia da direção hidráulia pulou fora do carro.. e tudo na primeira viagem daí ela ficou definitivamente batizada: DONA ENCRENCA!!!

Mais viagens e o desempenho era ridículo no GNV.. pra se ter uma idéia, nas subidas da anhanguera/bandeirantes, chegava a colocar 2ª marcha e ser ultrapassado pelas carretas carregadas...

Em janeiro de 2004, fizemos a primeira cirurgia, desmontamos o motor, colocamos comando do 250 "S", tuchos mecanicos e rebaixamos o cabeçote pra passar a usar álcool! tbm mexemos no carburador e retiramos as crostas de carbonização que existiam sobre os pistões.

A partir daí ganhei um novo carro! Conseguia acompanhar os importados a 120 nas subidonas da anhanguera e bandeirantes e isso no GNV.. no álcool não conseguia dar final pois a aerodinâmica de parede impedia!

Feito o básico, iniciamos a pesquisa e aquisição das peças pra transformá-la naquele 4x4 idel que queríamos no início da história.

O problema era sempre que câmbio e t-case usar, afinal, não era qquer uma q caberia no pqno espaço entre as longarinas da Engesa/Envemo...

Buscamos deiversas opções, conversamos, fuçamos, pesquisamos, fizemos contas, etc, etc... até t-case de samurai chegamos a ir conhecer...

Nesse meio tempo, compramos a carcaça de um dana 30 pra usar na frente, pois não queria usar um eixo adaptado pra não correr o risco de ficar com meu carro de estrada desalinhado..

A essa altura, já contavamos com uma baita assessoria, dos mtos novos amigos que ganhamos no clube da camper e na lista da Envemo Camper.

No fim do ano de 2004 surgiu numa discussão com o Farias a idéia e o projeto de colocar o câmbio da hilux no motor 4.1

Novos estudos, discussões e pesquisas e em março de 2005 estava pronto o primeiro kit CAMPERLUX que seria testado na Camper do Farias (SEVE) e na própria D. Encrenca

rodrigocbt
25/12/2005, 17:08
Obviamente, durante esse tempo todo, eu continuava rodando.. e rolaram diversas manutenções.... voltei diversas vezes de guincho pra casa.. só pra honrar o nome de Dna Encrenca!!!

Em Abril, no feriado de tiradentes, encostamos, retiramos o clarck 2205 e colocamos o nosso novo câmbio e t-case, herdados de uma hilux 2.8 diesel.
Em 1 dia fizemos o serviço básico e colocamos o conjunto pra rodar com o carro no cavalete.. e pra nossa surpresa o câmbio q tínhamos, escapava a 4ª... retirado o câmbio no mesmo dia, e consertado no dia seguinte, no 3º dia já estávamos finalizando o processo e voltando a estrada!! Ainda em 4x2 pois a partir daí iríamos montar o eixo dianteiro...

A nova configuração deixou o carro ainda mais gostoso de dirigir.. contanto agora com a redução pra me ajudar a sair das encrencas nas quais me meto nessas estradinhas brasil adentro...

Pro eixo dianteiro, precisávamos de uma relação 4,09 pra casar com a do eixo dana 46 traseiro.... impossível na dana 30 diziam alguns... novas pesquisas e encomendamos uma 41 x 10 (4,10) nos EUA.. escolhi pelo código, mas num momento de infelicidade coloquei q o carro seria um jeep 93.... após alguns meses chegou a relação.. realmente pro dana 30, 4,10 mas.... reverso!! como os usados nas XJ´s.... lá vamos nós pesquisar o q deu errado e descobrir q a peça que queríamos era pros CJ-5 deles..... novo pedido e um de troca e após mto meses chegou a nova relação!!!

Nisso os Scorpions já tinham carecado (com ~60 mil km) e nós adquirimos um jogo de BF mud 31 pra deixar o jipe como o dos sonhos.

Relação em mãos e uma nova parada pra transformação..

rodrigocbt
25/12/2005, 17:23
Pronto, finalmente posso dizer q estou com o 4x4 dos meus sonhos...
Já rodei mais de 50 mil com ela e após todas as evoluções tenho plena conciência q casei com o carro mas q ela ainda tem mto a melhorar...

Enfim a ficha completa:

ENVEMO CAMPER
1993/1993

MOTOR: 4.1/S, álcool e GNV, aproximadamente 150 cv (álcool)

CÂMBIO: Hilux 2.8, 4x4 e reduzida

EIXOS : Dana 30, 41 x10 (4,10) e Dana 46, 45 x 11 (4,09), bloqueio positract

PNEUS E RODAS: Aro 15, BF Mud 31 x 10.5

SUSPENSÃO: Original, buchas PU, molas Rota 4x4 e amortecedores originais.

CONSUMO: Álcool: Estrada: 4,5 km/L, Cidade 2,5-3 Km/L
GNV: Estrada: 8 a 10 Km/m3 Cidade 7,5-8 Km/ m3

Impressões:
Na trilha, é um carro, impressiona a potência e suavidade pra ultrapassar os obstáculos, porém qdo atola é um tanque de guerra em peso....

Na estrada: a potência e suspensão garantem conforto e emoção pois se pisar ela anda... mas haja braço pra segurar.. e perna pra freiar... como não sou bom nesses quesitos, ando só em velocidade cruzeiro 110/120.. só as vezes puxo até perto dos 160....

Na cidade: é um tesão dar seta e todo mundo dar passagem, tbm é interessante ver os frentistas de gnv fazendo musculação pra levantar o capô. Outro ponto interessante é estar de jipe e possuir o mesmo status social da galera dos carros luxuosos... por fim e não menos importante em SP, é ótimo atropelar os canteiros centrais pra fugir do trânsito.

Loras
26/12/2005, 00:56
Grande Rodrigo!!! :!:

Agora o Recruta vai ficar com ciúmes... ela chega depois, e ganha espaço no Frota 4x4 primeiro!!!! :mrgreen:

Rapaz, fico feliz em saber que já anda 4x4... :palmas:

É isso aí, depois de muiiiiita paciência, sonho realizado!!! Parabéns!!! :concordo:

Ah propósito, se for rolar algo dia 30, e tiver espaço para zeca, vamos que vamos!!!

Abraço,

=Loras=

rodrigocbt
26/12/2005, 13:38
Fala Loras!!!

Rapaiz, vc sabe q o amigo q nos influenciou a colocar uma camper em nossa pesquisa de veículo a comprar foi vc né? Pelo menos foi o primeiro a comentar q seria o carro ideal pra o q eu queria!!!!

Aproveitando a mensagem, lembrei q a Encrenca ganhou ao longo do tempo detalhes pqnos mas q fazem a diferença, como bancos de alfa romeu e embreagem hidráulica do caminhão VW.

Abraços

Rodrigo

hugo.morais
26/12/2005, 15:52
Fala Rodrigo!

Cara a Dona Encrenca deu trabalho mais tá show de bola agora né? :D Vc comentou que está usando a embreagem hidráulica do caminhão GM. Sua embreagem é mácia? Pergunto isso pq na minha camper uso o conjunto completo da Band mais nova (motor, caixa, redução e eixos). Mas minha embreagem é muito pesada, estou usando os pedais originais (opala), cilindro superior do caminhão VW e cilindro inferior da toyota 14B. Qual é a configuração da sua embreagem?

[ ]s,

rodrigocbt
26/12/2005, 22:12
Obrigado Hugo,
realmente a Dna Encrenca está evoluindo!! Vai ficar próxima ao 4x4 ideal pra mim!!!

Então, minha embreagem está com cilindro superior e inferior do caminhão VW entretanto não está muito macia não, lógico q é mto melhor q a original. Pra mim a maior vantagem é o curso pqno.

Dirigi uma Camper 4 portas esses dias e essa sim, mesmo com configuração original tinha uma levez impressionante no acionamento, segundo alguns, culpa da pedaleira diferente..... coisas de camper!!!

Abraços

Rodrigo

Eriksom Teixeira Lima
27/12/2005, 17:05
estou usando os pedais originais (opala)

[ ]s,


Seu problema é esse, use pedaleira de D-20, bem melhores ... apesar de ter gente que diz que não cabem
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eriksom

hugo.morais
27/12/2005, 17:22
Eriksom,

O problema da configuração que estou usando é o que o Rodrigo falou, o curso do pedal é muito pequeno. Então seu eu aumentar o pedal vai se tornar quase um carro semi-automático :mrgreen: Só será preciso encostar o pé no pedal que ele já vai debrear :D

[ ]s,

rodrigocbt
05/01/2006, 22:06
Olha só a Dna Encrenca em ação!!!

Agora foi a vez de estreiar em trilha realmente!! A última tinha sido só um teste!!

E mais uma vez foi show de bola!! Trilha de verdade no sábado de manhã, ida pra praia a tarde, volta na terça e outra viagem na quarta.... A Camper realmente é o melhor meio termo entre jipe e carro de luxo!!! O problema é andar sem freio depois da trilha.... mas como eles quase nunca funcionam mesmo!!!

rodrigocbt
05/01/2006, 22:15
Olha só a Dna Encrenca em ação!!!

Agora foi a vez de estreiar em trilha realmente!! A última tinha sido só um teste!!

E mais uma vez foi show de bola!! Trilha de verdade no sábado de manhã, ida pra praia a tarde, volta na terça e outra viagem na quarta.... A Camper realmente é o melhor meio termo entre jipe e carro de luxo!!! O problema é andar sem freio depois da trilha.... mas como eles quase nunca funcionam mesmo!!!