Conectar

Ver Versão Completa : Jeri com a cara! E com a coragem !

Scarabelli
05/06/2014, 09:43
Prezados expedicionários,
Estou planejando uma viagem e gostaria de contar com ajuda dos nobres amigos. Pretendo sair de Belo Horizonte e chegar em Jericoacara via Chapada Diamantina, Jalapão e Lençóis Maranhenses. Tudo isso em 20 dias!
Segue a programação inicial. Gostaria da opinião de vocês.

Dia

Saída

Chegada

Deslocamento

1

BH

Itacarambi

656

2

Itacarambi

Lençois

700

3

Lençois

Lençois

4

Lençois

Lençois

5

Lençois

Formosa do Rio Preto

626

6

Formosa do Rio Preto

Mateiros

200

7

Mateiros

Mateiros

8

Mateiros

Ponte Alta do Tocantins

162

9

Ponte Alta do Tocantins

Araguaína

585

10

Araguaína

São Luis

845

11

São Luis

São Luis

12

São Luis

Barreirinhas

250

13

Barreirinhas

Barreirinhas

14

Barreirinhas

Jericoacara

400

15

Jericoacara

Jericoacara

16

Jericoacara

Jericoacara

17

Jericoacara

Jericoacara

18

Jericoacara

Fortaleza

300

19

Fortaleza

Fortaleza

20

Fortaleza

Belo Horizonte

Na volta irei contratar uma cegonha para trazer a viatura.
Meu maior receio é o deslocamento entre Chapada Diamantina e Jalapão, principalmente entre Formosa do Rio Preto e Mateiros. Outro deslocamento crítico será entre Palmas e São Luis do Maranhão onde existem várias reservas indígenas, e já ouvi falar que, em pontos mais isolados, os índios fecham as estradas para pedir pedágio.
Outro fator que me preocupa é a gasolina. Alguém conhece algum mapa rodoviário que tenha os postos de gasolina desse trajeto?
Valeu! Aguardo críticas!

Scarabelli
05/06/2014, 12:31
Estou planejando uma viagem e gostaria de contar com ajuda dos nobres amigos. Pretendo sair de Belo Horizonte e chegar em Jericoacara via Chapada Diamantina, Jalapão e Lençóis Maranhenses. Tudo isso em 20 dias!

Dia

Saída

Chegada

Deslocamento

1

BH

Itacarambi

656

2

Itacarambi

Lençois

700

3

Lençois

Lençois

4

Lençois

Lençois

5

Lençois

Formosa do Rio Preto

626

6

Formosa do Rio Preto

Mateiros

200

7

Mateiros

Mateiros

8

Mateiros

Ponte Alta do Tocantins

162

9

Ponte Alta do Tocantins

Araguaína

585

10

Araguaína

São Luis

845

11

São Luis

São Luis

12

São Luis

Barreirinhas

250

13

Barreirinhas

Barreirinhas

14

Barreirinhas

Jericoacara

400

15

Jericoacara

Jericoacara

16

Jericoacara

Jericoacara

17

Jericoacara

Jericoacara

18

Jericoacara

Fortaleza

300

19

Fortaleza

Fortaleza

20

Fortaleza

Belo Horizonte

Meu maior receio é o deslocamento entre Chapada Diamantina e Jalapão, principalmente entre Formosa do Rio Preto e Mateiros. Outro deslocamento crítico será entre Palmas e São Luis do Maranhão onde existem várias reservas indígenas, e já ouvi falar que, em pontos mais isolados, os índios fecham as estradas para pedir pedágio.
Outro fator que me preocupa é a gasolina. Alguém conhece algum mapa rodoviário que tenha os postos de gasolina desse trajeto?
Valeu! Aguardo críticas!

Desculpem o erro de português: o correto é Jericoacoara

F. Oliveira
07/06/2014, 08:53
Não se preocupe entre palmas e São Luís....moro aqui no meio, próximo a imperatriz e se vc for por Santa Inês do MA, não terá índio algum. Uma sugestão: no dia 15 incluir o delta do parnaiba, já que passarás por lá. É que Jeri dá pra matar tudo lá em dois dias!

abracao!

Scarabelli
09/06/2014, 09:25
Ok F. Oliveira! Obrigado pela informação e pela dica. Vou pesquisar aqui sobre o Delta.

Abraço!

dojao campeao
09/06/2014, 16:13
Transporte p levar o carro de volta: Filho, 085-3227-3737, serviço bom/preço justo!

Scarabelli
10/06/2014, 12:33
Transporte p levar o carro de volta: Filho, 085-3227-3737, serviço bom/preço justo!

Dojao, estava precisando demais dessa informação. Valeu demais !

Abraço.

dojao campeao
10/06/2014, 14:32
Boa viagem , vá com Deus e aproveite bem, se qq época passar p/Maceió nos contacte.

Leo Chagas
10/06/2014, 15:13
Valeu! Aguardo críticas!

ótimo roteiro!

fiz em janeiro expedição com alguns pontos citados acima, mas saindo de Nova Lima aos Lençóis Maranhenses, passando pela Chapada Diamantina.

Saindo dos Lençóis (Barreirinhas onde vale a pena a contratação de guia para levá-lo em locais maravilhosos e te guiar para passar pelo Delta do Parnaíba) chegará em Jericoacoara, outro local ímpar!

Quanto a gasolina não se preocupe!
Quanto aos índios, LENDA!
Cuidado tem que ter com as motocicletas que são inúmeras e não se tem regras para as mesmas!

No mais, curta a excelente época para rodar nos Lençóis (muita água!)

Bom retorno.

Scarabelli
13/06/2014, 15:39
ótimo roteiro!

fiz em janeiro expedição com alguns pontos citados acima, mas saindo de Nova Lima aos Lençóis Maranhenses, passando pela Chapada Diamantina.

Saindo dos Lençóis (Barreirinhas onde vale a pena a contratação de guia para levá-lo em locais maravilhosos e te guiar para passar pelo Delta do Parnaíba) chegará em Jericoacoara, outro local ímpar!

Cuidado tem que ter com as motocicletas que são inúmeras e não se tem regras para as mesmas!

Bom retorno.

Valeu Leo ! Que bom que o roteiro está ok. Pesquisei bastante para montá-lo. Ainda assim não obtive informações mais precisas sobre as condições das estradas por onde pretendo passar. Mas, a pesquisa não acabou.

Minha preocupação com relação à gasolina é porque a autonomia do Jimny é muito pequena, cerca de 400 km.

Abraço

Scarabelli
13/06/2014, 15:45
ótimo roteiro!

Bom retorno.

Valeu Leo ! Que bom que o roteiro está ok. Pesquisei bastante para montá-lo. Ainda assim não obtive informações mais precisas sobre as condições das estradas por onde pretendo passar. Mas, a pesquisa não acabou.

Minha preocupação com relação à gasolina é porque a autonomia do Jimny é muito pequena, cerca de 400 km.

Abraço

guilhermejcp
06/07/2014, 14:25

Abraço

Também tenho vontade de fazer essa expedição, mas esse ano já fui ao Jalapão, então só pro ano que vem e olhe lá.

Dá uma olhada no vídeo do Mauricio Kaye no youtube. Ele fez um percurso parecido com o seu. Coloque no roteiro também Carolina, Chapada das mesas. Parece um lugar maravilhoso.

Daniel1971
06/07/2014, 20:51

Dia

Saída

Chegada

Deslocamento

1

BH

Itacarambi

656

2

Itacarambi

Lençois

700

3

Lençois

Lençois

4

Lençois

Lençois

5

Lençois

Formosa do Rio Preto

626

6

Formosa do Rio Preto

Mateiros

200

7

Mateiros

Mateiros

8

Mateiros

Ponte Alta do Tocantins

162

9

Ponte Alta do Tocantins

Araguaína

585

10

Araguaína

São Luis

845

11

São Luis

São Luis

12

São Luis

Barreirinhas

250

13

Barreirinhas

Barreirinhas

14

Barreirinhas

Jericoacara

400

15

Jericoacara

Jericoacara

16

Jericoacara

Jericoacara

17

Jericoacara

Jericoacara

18

Jericoacara

Fortaleza

300

19

Fortaleza

Fortaleza

20

Fortaleza

Belo Horizonte

Valeu! Aguardo críticas!

Rodei o roteiro no Guia Quatro Rodas CD Rodoviário 2013. Coloquei três notas ao final. É factível, só precisa de um pequeno ajuste, a meu ver. Devo seguir para o Maranhão e Ceará mais ou menos por esta época. Direto Rio - Fortaleza e ali em cima focando em Jeri e Lençóis Maranhenses. Não quero "abrir demais" o roteiro, a esposa quer descansar na praia.

Dia

Saída

Chegada

Deslocamento

1

BH

Itacarambi

691

2

Itacarambi

Lençois

682

3

Lençois

Lençois

4

Lençois

Lençois

5

Lençois

Formosa do Rio Preto

663

6

Formosa do Rio Preto

Mateiros

200

7

Mateiros

Mateiros

8

Mateiros

Ponte Alta do Tocantins

162

9

Ponte Alta do Tocantins

Araguaína

593

10

Araguaína

São Luis

925

11

São Luis

São Luis

12

São Luis

Barreirinhas

250

13

Barreirinhas

Barreirinhas

14

Barreirinhas

Jericoacara

400

15

Jericoacara

Jericoacara

16

Jericoacara

Jericoacara

17

Jericoacara

Jericoacara

18

Jericoacara

Fortaleza

300

19

Fortaleza

Fortaleza

20

Fortaleza

Belo Horizonte

Observações:

1) Cuidado ao seguir de Formosa do Rio Preto para Mateiros. O Guia 4 Rodas CD Rom Rodoviário não mostra rota direta entre as duas cidades. Recomendo usar um GPS usando um mapa do Projeto Tracksource atualizado, para se localizar naquelas paragens.
2) A distância de Araguaína a São Luís é de 925 km, e isso me preocupa. Não gosto de dirigir mais de 700km em um único dia em um 4x4. Tente parar em Porto Franco, ao invés de Araguaína, no dia anterior.
3) De Barreirinhas a Jeri é um pouco puxado se for pela trilha de areia. Melhor sair cedo nesse dia, não dá pra correr.

Observação extra: O Guia Quatro Rodas Rodoviário também tem alguns erros, então algumas das distâncias que dei podem estar incorretas. Porém, é uma boa ferramenta para verificar a viabilidade de viagens rodoviárias.