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Ver Versão Completa : Teto solar no Vitarinha 3D



rbrunato
04/06/2014, 16:30
Pessoal, estou pensando em colocar um teto solar no meu Vitarinha 97/98, mas estou um pouco receoso.
Alguém aqui já fez isso? Pode passar alguma dica?
Meus principais medos são as possíveis infiltrações e algum problema de resistência da carroceria.

thejpedros
04/06/2014, 16:47
Pessoal, estou pensando em colocar um teto solar no meu Vitarinha 97/98, mas estou um pouco receoso.
Alguém aqui já fez isso? Pode passar alguma dica?
Meus principais medos são as possíveis infiltrações e algum problema de resistência da carroceria.

CARA! faz isso sim!
Faz e me diz como ficou, estou pensando nisso faz um tempo.
Meu mecânico falou que dá pra fazer já que o Vitara é de chassi, não afeta a estrutura em nada e não vai haver problemas com vibração.

Troller-a-vista
04/06/2014, 17:07
uma googleada resolveria mas vamos la...

1- procure por um teto de qualidade, todos vao custar caro, portanto, compre o melhor possivel, a marca webasto é fornecedora para todas as fabricantes espalhadas pelo mundo, inclusive marcas como bmw, mercedes, etc.
2-nao importa se o seu carro é de chassi ou monobloco, o resultado é o mesmo, a lataria sobre sua cabeca nao tem função torcional, as longarinas sobre as portas SIM, o teto em muitos casos sao presos com poucos pontos de solda e o resto é usado uma cola ou massa vedante. os reforcos estruturais do teto, servem para nao deixar o mesmo vibrando, para suportar pesos sobre o mesmo sem amassar (como uma sacola de compras, um vidro de garrafa cheio etc) e principalmente, para segurar o forro do teto internamente, portanto, nao se preocupa com a rigidez torcional.
3- o teto solar acrescenta ao teto maior rigidez torcional (se é isso que te preocupa), pois o mecanismo que segura o teto solar no lugar é muito mais forte que a mesma lataria original, sem contar que para aumentar a rigidez é comum criar circulos em peças, isso a fisica explica, pois circulos suportam mais peso que blocos inteiros, portanto, se vc quer diminuir o peso de uma peça e torna-la mais forte, abra um buraco na peça .
4- Embora o vidro seja quebravel e trincavel, no caso dos tetos, usa-se um vidro especial, alem de bem grosso, esse vidro por si só é bem mais resistente a torcoes e impactos que a mesma peca de lata (que normalmente é super fina, algo perto de 0.5mm), portanto, o teto solar "agrega" vantagens ate mesmo em caso de colisoes, tem alguns crash tests que provaram isso com carros identicos com e sem teto solar.
5- Só entrará agua se for mal instalado, portanto, busque uma revenda autorizada e com boa movimentacao se possivel.
6- Quando instalar, peça que passe um primer (preferencia o primer preto) no local do corte, se eles nao possuirem, pegue seu carro, leve numa instaladora de parabrisa, eles sempre tem, em menos de 20 segundos irao passar o primer pra vc, na faixa se bobear, isso vai evitar problemas com corrosão, funilaria e coisas assim.
7- escolha o que mais lhe for agradavel, parece besteira mas nem sempre o mais fodastico é o que lhe cai melhor, seja pq rouba espaco do forro (que ira ser trocado), ou por outro motivo), se o teu carro nao é novo, talvez um teto manual seja uma boa opcao.
8- poste aqui os resultados, e use o youtube, tem muitas instalacoes la que ate um leigo percebe o que é trabalho bem feito e o que é porquice.

rbrunato
04/06/2014, 17:32
uma googleada resolveria mas vamos la...

1- procure por um teto de qualidade, todos vao custar caro, portanto, compre o melhor possivel, a marca webasto é fornecedora para todas as fabricantes espalhadas pelo mundo, inclusive marcas como bmw, mercedes, etc.
2-nao importa se o seu carro é de chassi ou monobloco, o resultado é o mesmo, a lataria sobre sua cabeca nao tem função torcional, as longarinas sobre as portas SIM, o teto em muitos casos sao presos com poucos pontos de solda e o resto é usado uma cola ou massa vedante. os reforcos estruturais do teto, servem para nao deixar o mesmo vibrando, para suportar pesos sobre o mesmo sem amassar (como uma sacola de compras, um vidro de garrafa cheio etc) e principalmente, para segurar o forro do teto internamente, portanto, nao se preocupa com a rigidez torcional.
3- o teto solar acrescenta ao teto maior rigidez torcional (se é isso que te preocupa), pois o mecanismo que segura o teto solar no lugar é muito mais forte que a mesma lataria original, sem contar que para aumentar a rigidez é comum criar circulos em peças, isso a fisica explica, pois circulos suportam mais peso que blocos inteiros, portanto, se vc quer diminuir o peso de uma peça e torna-la mais forte, abra um buraco na peça .
4- Embora o vidro seja quebravel e trincavel, no caso dos tetos, usa-se um vidro especial, alem de bem grosso, esse vidro por si só é bem mais resistente a torcoes e impactos que a mesma peca de lata (que normalmente é super fina, algo perto de 0.5mm), portanto, o teto solar "agrega" vantagens ate mesmo em caso de colisoes, tem alguns crash tests que provaram isso com carros identicos com e sem teto solar.
5- Só entrará agua se for mal instalado, portanto, busque uma revenda autorizada e com boa movimentacao se possivel.
6- Quando instalar, peça que passe um primer (preferencia o primer preto) no local do corte, se eles nao possuirem, pegue seu carro, leve numa instaladora de parabrisa, eles sempre tem, em menos de 20 segundos irao passar o primer pra vc, na faixa se bobear, isso vai evitar problemas com corrosão, funilaria e coisas assim.
7- escolha o que mais lhe for agradavel, parece besteira mas nem sempre o mais fodastico é o que lhe cai melhor, seja pq rouba espaco do forro (que ira ser trocado), ou por outro motivo), se o teu carro nao é novo, talvez um teto manual seja uma boa opcao.
8- poste aqui os resultados, e use o youtube, tem muitas instalacoes la que ate um leigo percebe o que é trabalho bem feito e o que é porquice.

Bastante esclarecedora a sua resposta Troller-a-vista.
Antes de postar, dei uma "googleada" conforme sugerido por você, mas queria saber se existe no fórum algum Vitarinha com teto solar e pediria que o proprietário me fornecesse suas experiencias.
Muitas vezes montamos algum equipamento, que com o tempo não se faz justificavel.
É igual a celular cheio de gadgets que são legais nos primeiros dias para mostrar para os amigos e depois você nunca mais usa.
A parte teórica só me mostra vantagens e você contribuiu com isso.
Falta agora a parte prática, que só se pode conseguir com alguém que tenha e que se encaixe no perfil do fórum, ou seja, que faça lá seus passeios off-road ou trilhas.

Troller-a-vista
04/06/2014, 17:49
vamos continuar entao...

se o custo do tal nao fosse tao abusivo no brasil, colocaria teto solar ate em bicicleta, mas o caso é que o bichino é caro. Vai te custar entre 2 e 3 mil nos mais normal a estratosféricos 6 a 12 mil ..

Se vc usa o carro estritamente para off road, nao compensa, vai num lanterneiro qqr, manda arrancar o teto e deixa soh as longarinas superiores do mesmo. ehhehe

Se vc usa o carro pra viagens curtas, por exemplo, menores que 6 km, tb nao acho vantagem, visto que é mais uma coisa pra abrir e fechar toda vez q for entrar no carro.

Se vc nao faz parte desse grupo: COMPRE.

Ja tive alguns carros com teto, é sem duvida um item maravilhoso, em qqr opcao.

Na chuva com o teto fechado mas a escotilha aberta é legal, de noite ou de dia, sempre é bom.

PRa refrescar o carro é otimo, pra viajar tb, aberto , entre aberto ou soh com a escotilha é sempre bom.

Se vc costuma parar o carro debaixo do sol, otimo! deixe entre aberto e voltara e o carro estara fresco ou ao menos com temperatura proxima ao externo e nao fervilhando.

Se vc mora em locais chuvosos ou frio, é otimo, pois ajuda a desembacar muito mais rapidamente.

Se vc tem rinite ou sinusite ou bronquite ou nao gosta de ar condicionado, vai adorar.

se vc gosta de ar condicionado, vai curtir ver a temperatura indo embora qdo ligar o ar e abrir o teto pra sair o calor excessivo.

se vc gosta de fazer trilhas, repense. talvez a vantagem nesse caso seja pouca - ou eu nao vi ainda...