Ver Versão Completa : Dúvida sobre diferencial 4x4
LOBOGUARA
03/06/2014, 12:09
Olá amigos do fórum 4x4, este é meu primeiro post aqui, então, se tiver postado na área errada, por favor me corrijam.
Estou construindo um veiculo 4x4, porém sou novo no ofício, minha intenção era usar dois diferenciais do Chevette, mas me informaram que tal diferencial não pode ser usado na dianteira devido às posições dos dentes. Gostaria de saber se isso realmente é verdade e o que acham do assunto, pois apesar de ser marinheiro de primeira viajem, sou bem detalhista.
Toda ajuda é bem-vinda!
insane4x4
03/06/2014, 14:23
Loboguara, que tipo de veículo pretende montar? Gaiola? Que mecânica pretende usar? Pelo trabalho que vai ter em fazer um diferencial traseiro virar dianteiro, colocando munhões, manga, etc, se eu fosse você iria de diferenciais de Jeep mesmo. Quanto a posição dos dentes da coroa e pinhão, a meu ver, isso é de menos. Nos willys mesmo também trabalham invertidos.
Inté
LOBOGUARA
03/06/2014, 22:42
Loboguara, que tipo de veículo pretende montar? Gaiola? Que mecânica pretende usar? Pelo trabalho que vai ter em fazer um diferencial traseiro virar dianteiro, colocando munhões, manga, etc, se eu fosse você iria de diferenciais de Jeep mesmo. Quanto a posição dos dentes da coroa e pinhão, a meu ver, isso é de menos. Nos willys mesmo também trabalham invertidos.
Inté
Amigo insane4x4, já construi um chassi com chapa U todo parafusado, adaptei suspensão dianteira da pampa tanto na frente quanto na traseira, adaptei 4 rodas aro 15 fox com pneu 225x70. Já comprei uma redução Willys com a caixa do Chevette, pretendo usar motor ap 1.8. A dificuldade está justamente nos diferenciais que pretendo adaptar semi-eixo da pampa nos diferenciais do chevette, já que esses são mais baratos.
A aparência do veículo, como muita gente já fez, é inspirada Ford EX Concept, e pretendo colocar o nome de Guará, que é um animal da minha região. Seria muito mais viável se não chegasse ao ponto de comprar o diferencial do Jeep ou F75, pretendo pesquisar bem outras formas antes de comprar, porque no caso é a minha última opção.
Obrigado pela disponibilidade. Até..
fag.online
06/06/2014, 15:22
Nesse mesmo estilo de adaptação (porém com motor traseiro) temos 2 projetos no forum de gaiolas:
Meu projeto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/106365-mais-uma-4x4.html
Cesar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/70110-maquina-blue-gaiola-4x4-tracao-integral.html
Na verdade eu me inspirei na mecanica dele, e fiz uma a meu gosto.
Usamos motor traseiro, com T-Case do Niva e diferenciais do omega, ambos os diferenciais trabalham de ponta cabeça...
No meu caso uso motor do golf 2.0 fluxo cruzado com injeção 4 bicos.
Dependendo do peso do seu projeto não há problema alguns nos diferenciais trabalherem assim, exceto pelo fato de ter que tapar o respiro original e abrir novos, e colocar mais óleo que o normal no diferencial.
Ando com a minha nessa configuração ja faz 1 ano, porém não exagerei nos pneus, uso os cross (chamamos de biscoito) nas medidas 235x75x15, porém futuramente pretendo usar um pouco maiores.
Eu mesmo já fiz um trabalho parecido com o que vc pretente com os diferencias do chevette, e apesar do torneiro ter feito tudo nos mínimos detalhes, hoje não compensa o investimento, pois é possível conseguir diferencial do omega a preço de diferencial do chevette + mão de obra.
LOBOGUARA
11/06/2014, 09:12
Amigos do 4x4 brasil, vocês não imaginam minha alegria e satisfação que sinto quando passeio pelas paginas deste forúm.Ter a atenção de vocês é fundamental para realização de meu projeto.Quero construir um veiculo com ajuda dos amigos onde todas as qualidades e defeitos são personalizados.Motor ap 2.0+caixa de chevete+t.case niva+diferencial do õmega na teoria é um sonho mais aqui na minha região não encontro nem diferencial nem o tal t case enquanto diferencial chevete tem aos monte.Já que os amigos usam eles de cabeça prá baixo vou partir nessa direção.Estou ansioso para postar foto de meu projeto e submete-lo aos seus julgamento.Por favor uma dúvida:Caixa de transferência willys roda invertido?Um forte abraço a todos!
fag.online
11/06/2014, 11:07
Meus diferenciais bem como t-case comprei na internet... o importante é não ficar afobado... na t-case paguei 450,00 (se não me engano) e nos diferenciais paguei 800,00 o par...
Mais se vais partir pro do chevette mesmo, então vai pros do opala que são mais fortes... curte... http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/52100-diferencial-chevete-com-homocinetica-4.html
Esse foi meu primeiro projeto... realmente fica bom.. mais é como te falei... o investimento talvez não compense...
Não sei quanto a utilização dos mesmos nas trilhas, pois acabei vendendo o projeto antes mesmo de andar com ela no mato...
O que posso te afirmar é que o conjunto de tração do niva + diferenciais do omega, estão aprovadissimos...
Usei as homocinéticas com semi-eixos do santana, o que me dá um bom fusível em caso de quebras e são extremamente baratas, pois nos FV usadas eu pago na faixa dos 40,00
LOBOGUARA
11/06/2014, 16:44
Amigo do Gaiola clube de Criciúma;Abri a tal caixa de redução willys que comprei para manutenção e me deparei com todas as engrenagens bastante danificadas inclusive o sincronizador existente.Liguei para quem me vendeu para reclamar qual foi minha surpresa quando me disse que não só aceitava devolução como também me vendia motor caixa t case diferencial de um LADA NIVA que acabara de comprar para desmanche. Me informou também que tal veiculo está parado a mais de 10 anos. Ansioso vou aguardar o preço das peças e por favor torça para eu tenha um infarte no momento do anuncio do referido preço.Já posso tomar como base o preço que me passastes.Obrigado e até mais!
fag.online
13/06/2014, 10:31
Show de bola... se a caixa do niva for revisada pode pagar até uns 1.000,00 que compensa... mais se ele lhe entregar sem revisão, dai o preço é bem abaixo... a minha comprei nessas condições, sem garantia, e pra minha sorte estava perfeita... tanto que só troquei o óleo e pus funcionar...
Ficamos no aguardo...
LOBOGUARA
04/08/2014, 18:46
Apesar de atrasos estou enviando fotos do chassi.
Como já disse vai entrar balança inferior e superior com molas e amortecedores da pampa. Todas as medidas foram tirados do agregado do veiculo doador.Essa bagunça é a oficina do pintor.
473138473143473147473148473149
fag.online
07/08/2014, 12:51
:concordo:
guilhermeabreu
08/08/2014, 00:05
Apesar de atrasos estou enviando fotos do chassi.
Como já disse vai entrar balança inferior e superior com molas e amortecedores da pampa. Todas as medidas foram tirados do agregado do veiculo doador.Essa bagunça é a oficina do pintor.
473138473143473147473148473149
LOBOGUARA
Uma opinião ; pq vc não fecha o chassi ??? Ficaria bem mais resistente .
hercilio.neto
08/08/2014, 09:20
:pipoca:
acompanhando...
O projeto tem a intensão de ser simples, resistente e de baixo custo.
Gosto disso.
LOBOGUARA
09/08/2014, 09:42
Estas longarinas com 3/16 de polegada de espessura receberão ainda 2 travessas para fixar os diferenciais e mais uma para fixar a caixa de marchas juntamente com t.case portanto penso que não está fraco sem contar que longarina fechada favorece a corrosão.Obrigado por interessar.
LOBOGUARA
09/08/2014, 10:35
Realmente,amigo Hercilio,nosso maior desafio é ser simples,na mecãnica e também na vida.Comecei montar a suspensão porém haverá um atraso porque terei que deslocar a torre alguns cm para fora ,ficou desalinhada com relação às molas. A inclinação da parte superior não foi suficiente.Sou fascinado por mecãnica estou achando tudo muito bom semana que vem coloco mais foto.
hercilio.neto
10/08/2014, 20:33
Loboguara,
Vou dar uma sugestão. Abre um tópico na seção Frota 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/)
O seu projeto é interessante e muitos vão gostar de acompanhar a saga.
LOBOGUARA
10/08/2014, 20:55
Consegui montar a suspensão apenas tive algumas surpresas.Assim dizia meu saudoso pai: Filho, quando fizer alguma coisa,faça perfeito prá ficar +ou- e oproveitar um pouco porque se fizer +ou- tem que jogar fora.Baseando nessa tese quando fiz o agregado da suspensão imaginei cambagem zero e me permitindo errar em favor do negativo já que deixei chance de mecher na balança superior.Pura teoria, já marquei encontro com tal siborgue.Tenho muitas fotos vou celeciona-las postar amonhã.Um gande abraço.
LOBOGUARA
10/08/2014, 21:07
Loboguara,
Vou dar uma sugestão. Abre um tópico na seção Frota 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/)
O seu projeto é interessante e muitos vão gostar de acompanhar a saga.
Amigo hercilio.neto,me ajuda por favor:esse tal frota 4x4 brasil é dentro do mesmo forum e que vantagem teria?
LOBOGUARA
11/08/2014, 08:41
473731473733473734473735473736
antonio umino
11/08/2014, 14:40
OOOOOOOOOOOOpa.
acompanhando.. tá ficando shouw....
abçs
guilhermeabreu
11/08/2014, 17:57
Amigo hercilio.neto,me ajuda por favor:esse tal frota 4x4 brasil é dentro do mesmo forum e que vantagem teria?
LOBOGUARA
Respondendo pelo HERCILIO :
Este FROTA 4X4 é dentro deste forum e a vantagem é que mais pessoas irão ver o seu projeto , pois aqui esta na parte de FORUM GERAL , e muitas pessoas não iria procurar o seu projeto para ver e acompanhar , só isto , estando lá no FROTA um número muito maior de frequentadores do FORUM irão ver e acompanhar este seu belo projeto .
E como sugestão ainda sugeriria a vc em mudar o título para : MEU 4X4 FEITO EM CASA .
Abraço
hercilio.neto
12/08/2014, 11:13
É isso que o Dr. Guilherme falou.
No post que enviei, coloquei o link.
Segue novamente o link: Frota 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/)
LOBOGUARA
12/08/2014, 15:31
Amigo hercilio e Guilherme, obrigado pela dica.Agora preciso que me ajudem em uma outra situação.Tive que inverter a manga de eixo transferindo o bracinho da direção pra frente.Motivo:Na pampa o setor fica em cima da caixa de marchas. Como no Guará vai ficar justamente o motor tive que deslocar para frente do eixo.Será que terei problemas com a lei do tal akmman.Desculpe se escrevi errado. Observem a foto473928
guilhermeabreu
13/08/2014, 21:11
Amigo hercilio e Guilherme, obrigado pela dica.Agora preciso que me ajudem em uma outra situação.Tive que inverter a manga de eixo transferindo o bracinho da direção pra frente.Motivo:Na pampa o setor fica em cima da caixa de marchas. Como no Guará vai ficar justamente o motor tive que deslocar para frente do eixo.Será que terei problemas com a lei do tal akmman.Desculpe se escrevi errado. Observem a foto473928
Nem sei no que isto vai dar , MAS NÃO TENTE INVENTAR A RODA , qto maior as modificações das posições clássicas , TENDERÁ MUITO FORTE A VC CAIR NA TAL : LEI DE MURPHY .
Tente simplificar COPIANDO tudo de um carro já existente , daí a possibilidade erro será bem menor .
Minha opinião , que fique bem claro .
LOBOGUARA
14/08/2014, 14:03
Amigo Guilherme,no decorrer dos acontecimentos o projeto nos apresenta situações novas e inesperadas. Situações estas que fazem de meu projeto personalizado com todas suas qualidades e defeitos. Fica claro que tudo isso nos faz crescer e pagamos o preço de não poder voltar atrás em algum detalhe.Tenho um amigo que se orgulha de nunca ter deixado uma pergunta sem resposta prometeu resolver o problema da roda arrastar em curva fechada coisa que nem a GM resolveu na D20.Estou procurando justamente opiniões,se for com intenção de ajudar é sempre bem vinda.
guilhermeabreu
14/08/2014, 14:08
Amigo Guilherme,no decorrer dos acontecimentos o projeto nos apresenta situações novas e inesperadas. Situações estas que fazem de meu projeto personalizado com todas suas qualidades e defeitos. Fica claro que tudo isso nos faz crescer e pagamos o preço de não poder voltar atrás em algum detalhe.Tenho um amigo que se orgulha de nunca ter deixado uma pergunta sem resposta prometeu resolver o problema da roda arrastar em curva fechada coisa que nem a GM resolveu na D20.Estou procurando justamente opiniões,se for com intenção de ajudar é sempre bem vinda.
GRANDE LOBOGUARA
Tudo bem admiro muito a sua coragem e no que puder contribuir para melhorias no seu projeto vou fazer .
E sei muito bem disto que vc falou , pois adaptei um monte de coisas em meu ENGESA e na maioria das vezes que adaptava uma coisa tinha que mexer em outra por causa dos espaços , como por exemplo : tive que mudar o radiador por outro maior e PARA ISTO tive que modificar a posição da caixa de direção e por aí vai , tem coisas que realmente não tem volta vc tem que seguir mudando outras coisas para que as coisas que adaptou não podem mais mexer .
Abração e boa sorte .
LOBOGUARA
23/09/2015, 15:22
Olá amigos do fórum. Andei bastante sumido mais nunca deixei de pensar em meu projeto.Devo começar pedindo desculpas e pedir não desanimem comigo.Resolvi depois de mais de um ano resgatar meu Guará das maus do tal amigo que só me enrolou.Muito em breve estarei postando foto para verem o progresso da maquina e sem falsa madestia está igual exame de DNA com 99,99% de aprovação.ainda não resolvi o problema da direção mais descobri como faze-lo quando chegar a hora. Enfim ''tamo junto'' Até
LOBOGUARA
28/09/2015, 11:57
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