Ver Versão Completa : Motor com problema -> resolvido
aavr1010
23/12/2005, 08:35
Aí Suzukeiros: postei neste fórum ha algum tempo, inúmeros problemas no comportamento do motor do meu Vitara, como marcha lenta variando, desempenho ruim, luz do check engine acendendo e apagando, engasgos, etc, etc, etc. Pois bem, após trocar o TPS todos os problemas foram sanados. O código inicial era 45, apontando para possível problema no módulo (queriam trocar o meu módulo!!) e depois passou a ser 22, dando a pista para o TPS. Comprei a peça, fiz o ajuste conforme manual técnico (bem fácil), dei a partida e "tchan, tchan, tchan!!!!!!" Motor perfeito, marcha lenta normal e estável, desempenho perfeito.
Outro dado. O freio também estava apresentando problemas (travando) e varios mexânicos indicaram trocar o cilindro mestre. Assustado com o preço e dificuldade para encontrar a peça, botei a mão na massa. Troquei todo o fluido 2 vezes, através de sangrias que fazem o cilindro trabalhar bastante e adinvinhem, acabou o problema. Era apenas fluído velho.
O proximo passo é a troca do cabo de embreagem e já encontrei uma nova solução para adaptar o suporte da caixa para o cabo da Towner. Assim que for concluído o serviço divulgo para todos.
aavr1010,
Que bom que resolveu tudo!!! Também queriam trocar meu cilindro, mas com uma regulagem de R$20, ficou zero bala!!! :concordo:
Minha marcha lenta está ficando um pouco abaixo do normal, variando bem pouco. O seu estava assim??? Quanto pagou na TPS???
[s] receosos :parede:
aavr1010
25/12/2005, 11:07
O TPS custou R$ 250,00 na Suzucar, usado. Os sintomas eram vários, com variação na lenta, mas geralmente acelerada, desempenho ruim e consumo alto.
aavr1010
25/12/2005, 11:09
O TPS custou R$ 250,00 na Suzucar, usado. Os sintomas eram vários, com variação na lenta, mas geralmente acelerada, desempenho ruim e consumo alto.
Valeu...
Acho que meu problema não é esse então... Minha lenta está variando entre uns 200 a 800 RPM...
Ao dar a partida ela sobe normalmente aos 2200/2300 e depois abaixa e fica variando ou somente bem baixa...
Alguém sabe o que pode ser???
[s]
tubinhos de vacuo da TBI entupidos???
É aquele tubinho que entra no coletor de admissão???
Se for não é, pois quando ele entope fica mais acelerado... Constante em até umas 2300 RPM... Mas dou dar uma verificada com o desentupidor de fogão...
[s]
Ramiro - Bin Lôco
27/12/2005, 16:50
aavr1010 e mir000
Eu acompanhei seu tópico e até postei algumas mensagens, pois meu Samuca tava dando problemas bem parecidos!!!
Depois de muito mexe aquí, mexe alí, troca cabo de vela, velas, ponto, desentope caninhos, etc. e NADA!!!
Um mecânico fez a medição da pressão da bomba de gasolina e EURECA... a tal bomba de gasolina estava quase sem pressão!!!
Aí troquei por uma do Santana 3bar Bosch nova por R$ 160,00 só dando uma adaptada no plug do fio pois uma recondicionada original me cobraram R$ 250,00 e o Samuca ficou show de bola!!!
Desempenho 10, marcha-lenta 10, retomada de velocidade 10, consumo melhorou, em fim, meus problemas terminaram!!!
[]'s :concordo: :concordo:
aavr1010
28/12/2005, 09:31
:D Após alguns meses de uso do Vitara cheguei a algumas conclusões:
1 - Problemas diferentes dão sintomas parecidos, certamente pelo fato de que os diversos componentes eletrônicos interagem entre si e o defeito em um dos componentes acaba interferindo no funcionamento de outro. No meu caso, o primeiro código a aparecer foi o 45, que poderia ser o módulo. Com a piora do problema, o código mudou para 22 (TPS) me induzindo a trocar a peça. Ambos os códigos, porém, se referem ao mesmo circuito, mostrando a relação entre os diversos componentes.
2 - Dificuldade dos mexânicos darem um diagnóstico, certamente pela pouca experiência com este veículo e/ou falta de equipamentos específicos. Se não tomarmos cuidados, acabamos por gastar muito, sem resultado. Para exemplificar, queriam trocar o meu módulo, o que não aceitei.
3 - Apesar dos problemas, tornei-me um aficcionado da mecânica Suzuki, bem bolada e lógica. Até o momento, todos os problemas foram sanados com um pouco de empenho e paciência, utilizando a experiência obtida com "surras" em outros veículos velhos, que muito me ensinaram. No geral é um carro muito bom. Pena que não é mais possível comprar um novo. Coisas deste nosso Brasil. Lamentável.
Pessoal...
Acho que meus problemas podem ser 2:
- Bomba de gasolina: 130milKM e não sei se foi trocada. :pensativo:
- Distribuidor: Qualquer chuvinha parece que el fica rateando. E ontem na trilha, morreu no meio de um rio. Tivemos que abrir e secar o distribuidor pra ele funcionar de novo... :parede:
Meu mecânico falou que lá na oficina ele tem uma bomba pro vitara (Não é original, acho que é da Bosch) por 200 latinhas, o preço ta bom???
[s] prontos pra pegar estrada amanhã (de 4x2 :putz: )
por 200,00 vc compra um bomba de corsa nova... e adapta... fica que nem a origineba..
T+
Alexandre Chaves
28/12/2005, 17:50
- Bomba de gasolina: 130milKM e não sei se foi trocada.
O Edmur fala que com 90.000km já seria bom uma troca.Pode ser a pressão da bomba já dando sinais de cansaso.
- Distribuidor: Qualquer chuvinha parece que el fica rateando. E ontem na trilha, morreu no meio de um rio. Tivemos que abrir e secar o distribuidor pra ele funcionar de novo...
Teve um problema desse no fórum e eu dei a sugestão de uma revisada na tampa do distribuidor,já que na trilha de ontem o sei distribuidor estava "suado".O vapor d'água pode estar entrando pelos cabos(eles podem ter uma "mordida" por exemplo), pelo pé do distribuidor ou alguma rachadura na tampa.
Meu mecânico falou que lá na oficina ele tem uma bomba pro vitara (Não é original, acho que é da Bosch) por 200 latinhas, o preço ta bom???
Preço bom.Na Minas Motors é 280 latas.
[s] prontos pra pegar estrada amanhã (de 4x2 )
Ô inveja!
Boa viagem e feliz 2006 prá vc,sua família e Thais!
por 200,00 vc compra um bomba de corsa nova... e adapta... fica que nem a origineba..
Pois éh Fabil... 200 sem adaptação... Lembro que o Edmur falou que fica +ou- no preço da bomba do corsa + adaptação...
Preço bom.Na Minas Motors é 280 latas.
Foi lá mesmo... Tenho "quase" certeza que o Edmur falou 200 pratas... hehe :pensativo:
Quanto ao distribuidor, acho que não deve ser somente ele... Pois mesmo sem chuva, a rotação está ficando bem baixa... Quando chove ele rateia um tempo e depois melhora. Primeiramente vou trocar a borracha que veda o capô bem emcima do distribuidor, pois acho que tem goteira bem em cima dele... :parede:
Assim que voltar de viagem vou olhar com mais calma!!!
Valeu Alex... Manda um alô pros Bacaiaus e Feliz 2006 pra todo mundo também!!! :concordo:
[s] felizes por estar quase baiano, mas tristes de não estar indo com o Peixão!!! :twisted:
:mrgreen:
flbernardo
29/12/2005, 09:28
Bem , o problema do meu vitara é o seguinte , se eu ligar o carro e sair direto ele fica falando dando até estouro, agora se eu ligar esperar ele estabilizar, pois ele fica variando de (800rpm a 1500rpm), quando ele realmente estabiliza aos 1500rpm da pra sair numa boa sem problemas, e d pois a rotação cai pra 1000rpm, segundo o mecanico é o rotor e a capa do distribuidor.
Mas não sei .......... :pensativo:
Alguem tem o peso (seco) do motores Suzuki? bem com potência
Se tiverem favor postar aqui ou no tópico abaixo:
"Peso dos Motores"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=217315
Um interessante comparativo dos pesos dos motores x potência oferecida.
Justamente para orientar qdo da troca de motor.
valeu
Joao Baeta
26/12/2011, 00:02
:arrow:Ih... Topico antigo!!
Vamos lá:
O Azul está variando 200rpm.... Pouca coisa... Acho que e TPS... Qnd olhei para peça... Posso tirar os parafusos e limpar aquilo e colocar de volta? :pensativo:
Quando está frio.... Nada acontece...."Fica brigando" um pouco... Dando tremidas curtas... Qnd esquenta.... Ae varia 200rpm...
Fazer trilha.... Tá fod@!!!! :putz:
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