PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de motor

COLOMBO1
23/12/2005, 08:20
bom dia amigos, sera que alguem pode me ajudar.

to readaptando o motor 4cc do opala na minha rural, mais ele ta ficando muito pra tras, quase encosta na parede corta fogo, isso é normal? Apesar de estar nos meus planos colocar um motor de ranger, mais nas condições de hj esta meu longe.

RogérioNunes
24/12/2005, 13:40
Meu kmarada,

O gm 4cc cabe na rural de sobra,deduzo que vc acoplou o motor na caixa mas não reposicionou a travessa,se for o caso, terá que correr todo conjunto pra frente para afastar da parede.

qq coisa,tamos aí

nado2
26/12/2005, 08:34
Olá amigos,
Cara minha rural esta assim, motor 4cc e muito encostado para traz, logo vimos isso decidimos mudar. Segundo o meu veio (que é o bao da boca) disse que é facinho puxar p/ frente.

COLOMBO1
26/12/2005, 09:48
nado,
ja me falaram em colocar um prolongador de cixa seca e emendar o eixo piloto, mais não aceitando essa idéia de emenda.

ou tb de levar o cambio p frente, mas alem dele só ir cerca de 6 ou 7 cm, terei que mexer com os cardãns.

vc pode postar umas fotos da sua adaptação e qual radiador vc usou.

Walther PPK
26/12/2005, 10:18
Pessoal,

Na minha Rural 1.965 tenho o motor do Opala 4 cilindros adaptado;

Foi feito o seguinte:
1 - Nova travessa para o câmbio Clarck de 5 marchas da A/C 20;
2 - Novo cardâ, da F 1.000 (minha Rural é 4x2), mais grosso para aguentar o tranco;
3 - Optamos por usar o radiador original, invertendo a entrada e saída de água, pois o mesmo (do antigo Willys 6 cilindros) têm maior capacidade de água que o do Opala 4 cilindros - qualquer oficina que trabalha com radiador faz o serviço;
4 - Câmbio Clarck, citado acima, que encaixa como uma luva no motor (afuração é a mesma), e é muito mais resistente que os câmbios originais Willys, de três (03) ou de quatro (04) marchas;
5 - Embreagem hidráulica com dois cilindros mestres, um no pedal e outro no "braço" de acionamento na capa sêca;
6 - Pedaleira suspensa do Opala;
7 - Hidrovácuo e cilindro mestre da F 1.000 (encaixa como uma luva na pedaleira do Opala);
8 - Freio a disco na frente (SBD);

Resultado:
1 - Maior economia e velocidade final que com o motor original. Primeira bastante reduzida e quinta over-drive;
2 - Maior facilidade para encontrar peças;
3 - Motor com ignição eletrônica original (era de uma C10), adeus platinado;
4 - Radiador não baixa água, e não aquece. Nunca passa de 90 graus. Válvula termostática abre aos 90 graus;
5 - Motor está longe da parede corta-fogo e longe do radiador. Sobrou muito espaço no cofre do motor facilitando a manutenção;
6 - Freio preciso e confiável;
7 - Embreagem macia e confiável;

Conclusão:

1 - Um bom mecânico, com as ferramentas adequadas faz esta adaptção com muita facilidade;
2 - É a adaptção mais fácil para os antigos Willys - motor Opala e Caixa Clarck. Como dizem os americanos é plug-and-play;
3 - Freio a disco não é luxo, e sim necessidade em carros tão pesados;

Abraços e saudações Ruralinas

Walther PPK

COLOMBO1
26/12/2005, 10:43
Walther, no meu caso ira permanecer o cambio original de 4 marchas, pois um dia espero q nao muito distante, quero colocar umde ranger.

Qual o consumo da sua rural na cidade e na estrada

Walther PPK
26/12/2005, 11:10
Colombo,

Em estrada de terra consegui, com carga de aproximadamente 500 kg, 7,4 km/l;
No asfalto, andando na maciota, é possível chegar aos 8 ou 8,5 km/l;
Na cidade, dependendo do pé a "coisa" fica entre 6 e 7 km/l;
Não é muito econômico, para um carro a gasolina, mas pelo peso do mesmo está razoável;
E este consumo é melhor que com o antigo 6 cilindros Willys;
Não esqueçamos que o meu carro é 4x2, ou seja, nada de reduções que aumentam o consumo;

Outros detalhes:
1 - Relação de diferencial - 44 x 9 - um pouco curta mas com primeira e segunda marchas bem fortes. Para maior economia e velocidade final creio que 47 x 11 seria o ideal;
2 - Rodas aro 15, da F 1.000 - Pneus 225 75 15 da S 10;
3 - A opção pelo câmbio Clarck, além da confiabilidade e facilidade de adaptação, está na intenção que tenho de adaptar, no futuro, um motor diesel. Com a configuração que tenho atualmente, e dependendo do motor, talvez seja necessário somente uma flange para acoplamento, pois esta configuração aguênta o tranco de um motor diesel;

Saudações Ruralinas

COLOMBO1
26/12/2005, 11:35
Walther, vc teria condições de postar umas fotos para mostrar como ficou a adptação

Walther PPK
26/12/2005, 17:18
Caro Colombo1,

Eu moro em São Paulo - capital, e a minha Rural, infelizmente está no interior de Minas na casa da minha mâe;
Deixo a mesma lá, pois gosto de usá-la para pescar e o rio São Francisco está à apenas 09 km de distância. Está bem perto da represa de Furnas, também;
Além da Rural, tenho uma tralha completa para pesca - barco, motor de popa, etc....
Pretendo ir para lá nesta semana ou na outra;
Tirarei fotos de todas as adaptações e postarei aqui no site;
Já devia ter feito isto, mas sabe como é, né? Fui enrolando e até agora não tirei as fotos;
As adaptações foram bem feitas;

Qualquer dúvida estou a sua disposição;

Saudações Ruralinas

Walther PPK
23/01/2006, 17:59
Colombo,

Demorou mas aí vão as fotos da adaptação do motor Opala 4cc e do câmbio Clarck 5marchas;

PS - não consegui postar as imagens pois os arquivos são muito grandes (12MB);

Se você quiser posso enviar por e-mail. Fiz isto hoje para o Gilson Correia que forneceu-me o seu e-mail particular

Abraços,

E saudações Ruralinas

Walther PPK

rafaelsouza
23/01/2006, 18:30
Fala Amigo Colombo, infelizmente vc vai ter que mexer na travessa sim, e talvez vai ter que jogar o conjunto um pouco para o lado pois se vc tá com as pedaleiras embaixo, o pedal do freio vai bater na caixa seca, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças, mete o bichinho na viatura que vale a pena o trabalho :concordo:

Dias
23/01/2006, 18:34
Fala Colombo, blz ?? Cara, pq vc naum coloca um clarkette 5m ??? Já que vc quer jogar o motor mais pra frente e naum quer mexer nem na posição do câmbio, nem nos cardãs. Eu acredito que fique em cima se vc colocar um clarkette 5m, pois ele é + ou - 10 cm mais comprido que o willys. . . e ainda vc conta com mais 2 cm + ou - da flange. . .

[ ]´s
Dias

COLOMBO1
25/01/2006, 12:55
Dias, por enquanto não quero mexer muito pq tenho a intenção depois de colocar um conjunto de ranger. mas agora que o serviço ta quase concluído fiquei contente pois ta dando de 3 a 4 dedos de distancia da parede corta fogo.

Nicomax
23/05/2006, 23:48
Pessoal, pegando carona no tópico do Colombo...
estou montando uma F75 e gostaria de ter a alavanca de marcha na coluna ...
porem estou querendo colocar um motor 4 cc de opala... eu conseguiria colocar o cambio original 4M da Willis neste motor?? Pois acho que só assim conseguiria colocar a alavanca na coluna...
se alguém tiver alguma opinião, por favor !!

obrigado!!!!

Dias
24/05/2006, 07:20
Fala Nicomax, blz ?? Cara, vc consegue adaptar um motor de opala 4cc com câmbio willys sem problema. . . já existem flanges prontas pra isso. . . . basta vc correr atrás do sistema de alavanca na coluna, mais nada. . .

[ ]´s
Dias

Irakita Borges
03/06/2006, 13:13
Bom dia Sr. Nicomax, tenho uma Rural 72 com a marcha na coluna de direção e estou trocando toda a mecânica dela pela da L 200, se vc quiser posso te venver todo o sistema que não mais será usado por mim. Inclusive a caixa é 4 a frente e está em perfeitas condições.
Um abraço.

Leandro Garcia de Mello
03/06/2006, 14:00
Fala Colombo, blz ?? Cara, pq vc naum coloca um clarkette 5m ??? Já que vc quer jogar o motor mais pra frente e naum quer mexer nem na posição do câmbio, nem nos cardãs. Eu acredito que fique em cima se vc colocar um clarkette 5m, pois ele é + ou - 10 cm mais comprido que o willys. . . e ainda vc conta com mais 2 cm + ou - da flange. . .

[ ]´s
Dias

:concordo:
Prezado amigo,

Vc já instalou um clarkette 5m na rural ou sabe de alguém que tenha feito. nos CJs eles estão bastante populares mas para rural ninguém se manifestou até agora e realmente é uma ótima opção pelo que li no tópico dos jeeps em termos de custo e benefício.
Estou adaptando o clarkette porém com 4 marchas e estou suando para adaptar a capa seca do opala 4cc com o câmbio 4 marchas do chevette se alguém tiver alguma dica. Bem quanto ao desempenho... só depois que a Oze sair do estaleiro até lá fico só no videogame com as crianças :mrgreen:
Abraços

Irakita Borges
06/06/2006, 20:23
Pessoal, pegando carona no tópico do Colombo...
estou montando uma F75 e gostaria de ter a alavanca de marcha na coluna ...
porem estou querendo colocar um motor 4 cc de opala... eu conseguiria colocar o cambio original 4M da Willis neste motor?? Pois acho que só assim conseguiria colocar a alavanca na coluna...
se alguém tiver alguma opinião, por favor !!

obrigado!!!!
Caro amigo, eu tenho essa mesma mecânica instalada por mim mesmo num jeep cj 5.É só trocar a caixa seca e emendar o eixo primário, colocando a ponta do eixo do opala. Tem que tornear a trazeira da caixa seca para encaixar na caixa do jeep, muito simples, qualquer torneiro com dois neurônios pelo menos, consegue facinho.Por sinal eu tenho o comando completo do sistema de marchas Royal (na coluna) e estou vendendo, se interessar entra em contato, tenho inclusive a caixa que estou tirando de minha Rural funcionando perfeitamente, 4 marchas a frente. Um abraço. (84)99726656

pedro y
06/06/2006, 23:31
Colombo,

Em estrada de terra consegui, com carga de aproximadamente 500 kg, 7,4 km/l;
No asfalto, andando na maciota, é possível chegar aos 8 ou 8,5 km/l;
Na cidade, dependendo do pé a "coisa" fica entre 6 e 7 km/l;
Não é muito econômico, para um carro a gasolina, mas pelo peso do mesmo está razoável;
E este consumo é melhor que com o antigo 6 cilindros Willys;
Não esqueçamos que o meu carro é 4x2, ou seja, nada de reduções que aumentam o consumo;

Outros detalhes:
1 - Relação de diferencial - 44 x 9 - um pouco curta mas com primeira e segunda marchas bem fortes. Para maior economia e velocidade final creio que 47 x 11 seria o ideal;
2 - Rodas aro 15, da F 1.000 - Pneus 225 75 15 da S 10;
3 - A opção pelo câmbio Clarck, além da confiabilidade e facilidade de adaptação, está na intenção que tenho de adaptar, no futuro, um motor diesel. Com a configuração que tenho atualmente, e dependendo do motor, talvez seja necessário somente uma flange para acoplamento, pois esta configuração aguênta o tranco de um motor diesel;

Saudações Ruralinas

"creio que 47 x 11 seria o ideal" Isto é o que eu gostaria de fazer na minha F75. Como seria? Só trocando a relação coroa-pinhão? OU algo mais?
O câmbio da Ranger eu tenho; O motor 4 cilidros parcial também. Mas estou pensando no motor Diesel da Ranger porque todos os câmbios, segundo entendi no manual da Ford, são PnP nos motores gasolina ou diesel.

Nicomax
07/06/2006, 16:49
Amigo Irakita,

joguei a toalha !! Andei conversando com alguns amigos, ouvi algumas opiniões, e acabei comprando um motor e câmbio de opala !!! Comprei um motor 4 cc ( que parece estar muito bom ) e um câmbio 5 M . Próximo passo agora e retirar o Willis que está nela e começar a montar o motor novo... mas ainda assim, não desisti da minha vontade de ter o c´^ambio na coluna.. quem sabe mais pra frente eu não tope esta parada...
Qualquer dia te ligo para qegar alguma sopiniões sobre a suas adaptações..

abraço e obrigado !!

Irakita Borges
11/06/2006, 06:55
Amigo Irakita,

joguei a toalha !! Andei conversando com alguns amigos, ouvi algumas opiniões, e acabei comprando um motor e câmbio de opala !!! Comprei um motor 4 cc ( que parece estar muito bom ) e um câmbio 5 M . Próximo passo agora e retirar o Willis que está nela e começar a montar o motor novo... mas ainda assim, não desisti da minha vontade de ter o c´^ambio na coluna.. quem sabe mais pra frente eu não tope esta parada...
Qualquer dia te ligo para qegar alguma sopiniões sobre a suas adaptações..

abraço e obrigado !!
Ok amigo, estarei a disposição. No momento estou retirando a mecânica completa de minha Rural 72, 6cil,4 marcas a frente royal, para adaptar uma mecânica completa de uma L 200, incluindo eixo trazeiro e dianteiro(adaptação do diferencial da L 200 no eixo dianteiro da Rural), quando tiver pronta posto fotos por aqui, abraço.