Conectar

Ver Versão Completa : Suspensão do Engesa

FábioGondim
22/12/2005, 23:15
Até hoje, só dirigi um Engesa e, confesso que o achei muito mole. Não senti segurança na suspensão e fiquei com medo até mesmo dele tambar fazendo uma curva. Detalhe, o Engesa em questão tinha até amortecedores Rancho com regulagem, que melhoravam a sensação de insegurança, mas, mesmo na posição mais dura, ainda ficava muito aguém da estabilidade de outros jipes.

Dirigi uma Cherokee, um Wrangler e um Troller e, para minha surpresa, tive a sensação de segurança total. Acelerei, freei, fiz curvas rápidas, sem sustos. O carro ficou na mão o tempo todo. Depois, peguei uma estrada de terra bem ruim, com montes de sucata, etc, e, mais uma vez, senti os jipes seguros.

Peço aos experts que dêm sua impressão acerca da suspensão do Engesa, bem como de outros jipes. A impressão que tive procede? Há como melhorar isso, por exemplo, colocando uma mola mais dura, uma barra estabilizadora, etc? Alguém aqui já fez isso?

caducouto
23/12/2005, 10:01
Caro Fábio, sou médico e nada tenho de conhecimento comparado aos experts aqui do fórum. Mas acho que no que diz respeito à suspensão do Engesa, ela "mostra à que veio" mesmo é nas trilhas. Nenhum dos carros que vc citou é páreo para o Engesão numa trilha casca grossa.
Meu Engesa está sendo adaptado há 1 ano e eu andei pouco nele. No começo senti insegurança também mas acho que é só uma adaptação normal. A turma de Sampa tem uns Engesas de gabarito e usam muito no asfalto, sem problema algum.
Parece que as molas do maverick 6 cil são mais duras e servem no carro. Pode ser uma boa opção.
Agora, jeep é assim, cada um tem uma tendência, você tem que ver oque realmente quer (trilhas pesadas ou passeios mais leves) e comprar um que seja ideal (na minha opinião o Engesa é imbatível :concordo: ).

NeRo
23/12/2005, 11:17
Até hoje nunca vi um Engesa que não seja mole. :mrgreen: O bicho é lango mesmo. :D
O Rancho ajuda mas é caro... como o Caducouto disse, o bom da suspensão dele é o curso. Assim como o do JPX, você tem um grande curso de suspensão original, sem precisar mexer muito.

Compromisso de suspensão é sempre difícil de trabalhar... você pode estudar molas mais duras, mas isso compromete o trabalho em trilhas. Tem um tópico por aí que postei as características técnicas das molas, caso queira fabricá-las mais duras. Dá uma pesquisada.

É questão de acostumar e conhecer os limites do carro. Se com Rancho você não gostou, experimente um que tenha amortecedores de F-4000. :twisted:

SJKCaio
23/12/2005, 12:23
É questão de hábito, a viatura é grande na largura,mas não capota fácil não. 8) 8) 8)
Já vi o Edu Velo tocando forte o Engesão em estrada de terra e nunca soube de nada que desabonasse a estabilidade.
Manter as buchas em ordem ajuda bem 8) 8)

Essa estória de adaptação de molas de tal carro dá muita conversa e cerveja :x :x :x

Eriksom Teixeira Lima
23/12/2005, 14:07
Fábio

Muito bom, você agora já sabe o que é um Engesa :mrgreen:

Realmente, na primeira vez tudo é sensação de insegurança, "será que vou conseguir me manter firme, será que não vou cair" :D :D

Fica muito dificil avaliar possiveis problemas sem dirigir o dito cujo. Suspensão instável pode ser tudo o que falaram, mas pode ser coisas mais graves, como cáster alterado (carro muito levantado). Na primeira vez que você dirige um Engesa, a sensação é a mesma, uma brutal insegurança com a suspensão.

Sugestão real para você, aquela que eu já escrevi, vá procurar o cara aío de BSB que tem dois engesas postos à venda, dirija os dois, converse com ele, pois sua opinião pode mudar. :pensativo:

A única coisa que você não pode fazer com um Engesa é o que você já deve ter feito em outros tópicos após "A" primeira vez, não fique por baixo :lol: :lol: :lol:

Com relação as molas, na minha Camper eu uso as do MB1113, maiores e mais firmes que as demais opções. Mas isso é história para outro tópico.

Não fique inseguro com sua primeira vez, tente de novo, e de novo, e de novo, quando você pegar o jeito, vai adorar :mrgreen:

Eriksom

NeRo
23/12/2005, 14:18
Você quis dizer amortecedores do MB1113, certo? :mrgreen:

Eriksom Teixeira Lima
23/12/2005, 16:52
Você quis dizer amortecedores do MB1113, certo? :mrgreen:

:concordo:

8)

Eriksom

FábioGondim
23/12/2005, 21:14
Sugestão real para você, aquela que eu já escrevi, vá procurar o cara aío de BSB que tem dois engesas postos à venda, dirija os dois, converse com ele, pois sua opinião pode mudar.
Eu já fiz isso... Procurei o Eteval, aliás, muito bacana (valeu aí, Etaval!! :concordo: ) e andei no Engesa verde dele. Para ser franco, a sensação foi desconfortável, mesmo com os amortecedores Rancho reguláveis. Como eu nunca tive um jipe, fiquei na dúvida se erar assim mesmo. Aí, como já disse, fui dirigir um Cherokee, um Wrangler e um Troller. Todos são muito estáveis, firmes... Meu uso vai ser mais de asfalto mesmo (não me perguntem por que, então, quero um jipe... só sei que QUERO :lol: ), mas, por outro lado, adorei o Engesa. Por isso fiz essas perguntas. De que maneira posso melhorar essa sensação desconfortável de instabilidade? Molas mais duras? Quais? Amortecedores mais duros? Quais? Barra estabilizadora? Como?
Valeu, obrigado pelas informações. :concordo:

Realmente, na primeira vez tudo é sensação de insegurança, "será que vou conseguir me manter firme, será que não vou cair"
:shock: Credo! :mrgreen:

É questão de acostumar e conhecer os limites do carro. Se com Rancho você não gostou, experimente um que tenha amortecedores de F-4000.
:shock: O que estava pensando em comprar tem, justamente, esses amortecedores...

Nenhum dos carros que vc citou é páreo para o Engesão numa trilha casca grossa.
:shock: Nenhum? Quer dizer, o Wrangler não é páreo para o Engesa?! Nunca pensei ouvir isso... Por que? Poderia ser mais específico?

André Pereira
23/12/2005, 22:28
Companheiros,

Acompanhei a discussão sobre a suspensão do engesa, tema em que tenho o máximo interesse, e isso por dois motivos:

o primeiro deles é porque tenho um engesa, cuja reforma estou concluindo, em que estou aplicando os amortecedores rancho. E aí vem o primeiro problema: o que eu posso fazer (em termos de adaptação no carro, não do motorista) para superar a sensação de insegurança provocada pela suspensão (além da inexperiência no fora de estrada e de pretender usar o engesa muito no esfalto, já tive um acidente decorrente de problemas de estabilidade) do engesa?

o segundo, é que estou tentando transformar uma d 20 4x2 em 4x4, utilizando a suspensão do engesa, e não quero que ela transmita a mesma sensação de insegurança a que se refere o colega de BSB.
Que posso fazer (que não seja desistir da transformação.

Obrigado,

André

Eriksom Teixeira Lima
24/12/2005, 12:26
... Procurei o Eteval, aliás, muito bacana (valeu aí, Etaval!! :concordo: ) e andei no Engesa verde dele. Para ser franco, a sensação foi desconfortável, mesmo com os amortecedores Rancho reguláveis. Como eu nunca tive um jipe, fiquei na dúvida se erar assim mesmo. Aí, como já disse, fui dirigir um Cherokee, um Wrangler e um Troller. Todos são muito estáveis, firmes... Meu uso vai ser mais de asfalto mesmo (não me perguntem por que, então, quero um jipe... só sei que QUERO :lol: ), mas, por outro lado, adorei o Engesa. Por isso fiz essas perguntas. De que maneira posso melhorar essa sensação desconfortável de instabilidade? Molas mais duras? Quais? Amortecedores mais duros? Quais? Barra estabilizadora? Como?

.....

É questão de acostumar e conhecer os limites do carro. Se com Rancho você não gostou, experimente um que tenha amortecedores de F-4000.
.....

:oops: :oops: Legal que você já tenha falado com o Eteval. (eu e minha boca grande) :oops: :oops:

- Então a pergunta é, quais molas ele colocou no Engesa dele. Se as molas são moles, não tem jeito, só trocando molas :wink: E muda muito o desempenho do carro.

- As molas da F-4000 são muito moles na minha opinião. Resultado, balança mais ainda. Como eu disse, uso as do MB1113 (tá, o Nero me corrigiu :concordo: ). Com elas, minha Camper ficou mais dura no asfalto, sem balançar como antes. :dance:

- Eu não gosto dos Rancho, acho caro pro benefício que se propõe. Na minha Dodge Ram os ranchos vieram e continuaram. Na Camper, posso até botar outros amortecedores importados, mas os Rancho, não. Prefiro os MB1113 que me atendem perfeitamente (e são baratinhos :dance: ). Pode ser o seu caso, só testando. Se gostar dessa opção, você vende os Rancho fácil, tá cheio de gente que adora eles :concordo:

- Estabilizadores. É verdade, o Engesa fica mais assentado no chão, e péssimo em trilhas. Mas dependendo da instalação, em 1 minuto você desconecta ou conecta. Quem usa, aprova. :dance:

Em síntese, dificilmente você gastará mais de uns R$ 2 mil para mudar essas coisas. E não precisa ser imediatamente.

Como o Troller e o Wrangler original eu não recomendo, a outra alternativa, a Cherokee é fantástica, mas ... tem teto rígido :parede: e você quer um jipe com capota, ficam minha dicas, pois pelo que vi, gostei da cara do Musgão. :palmas:

Relaxe e não pense nesse Natal. O Musgão não vai sumir de lá :wink: e o Eteval terá a maior vontade de te introduzir (no sentido bíblico by Perez, claro! :mrgreen: ) no mundo dos Engesa ... ligue para ele e pergunte mais.

Só assim para você ter certeza da compra, ter paciência depois dela para se acostumar com o novo modo de dirigir ...... e pro meu amigo Alê poder vender a Camper dele pro Eteval e poder casar finalmente :twisted:

Eriksom

NeRo
25/12/2005, 08:10
o segundo, é que estou tentando transformar uma d 20 4x2 em 4x4, utilizando a suspensão do engesa, e não quero que ela transmita a mesma sensação de insegurança a que se refere o colega de BSB.
Que posso fazer (que não seja desistir da transformação)
A suspensão helicoidal do Engesa?
ou kit Engesa pra essa pickup, que utiliza feixe de mola?

André Pereira
25/12/2005, 10:32
Caro Nero,

A idéia que tenho é a de colocar eixo rígido com o kit de molas helicoidais do engesa, ou seja, utilizaria toda a suspensão dianteira do jipe engesa, trocando apenas as molas. Que Você e os demais acham? É possível? Ficaria bom? Quais seriam as dificuldades e inconvenientes(esclareço que cheguei a comprar o kit para feixe de molas, mas andei numa D 20 que o usava, e o comportamento era tão ruim que desisti -até agora- de utilizá-lo)?

Wallace
25/12/2005, 11:06
Tanto uma Cherokee como um Wrangler com um kit de suspensão ficam iguais ou melhores que um Engesa na trilha a ainda melhor que este no asfalto.
Isso é pelo projeto das suspensões.
Não que o Engesa seja ruim, ao contrario principalmente na trilha, mas aparentemente para seu uso o Engesa não é o brinquedo ideal.

FábioGondim
25/12/2005, 19:24
Tanto uma Cherokee como um Wrangler com um kit de suspensão ficam iguais ou melhores que um Engesa na trilha a ainda melhor que este no asfalto.
Isso é pelo projeto das suspensões.
Não que o Engesa seja ruim, ao contrario principalmente na trilha, mas aparentemente para seu uso o Engesa não é o brinquedo ideal.
É o que me disseram... mas não queria um carro importado. Toda peça que quebrar, vou ter que ficar uns dias esperando... Chato!
De qualquer modo, quando fui fechar o negócio com o Engesa que estava querendo, recebi a triste notícia de que já estava vendido. Logo agora, que consegui o dinheiro necessário. Tá tudinho parado no banco... :shock:
Se alguém souber de um Wrangler pouco rodado e bem novinho à venda em sua cidade, poderia fazer a gentileza de me passar o telefone? Prefiro com câmbio manual. Obrigado. :concordo:

hugo.morais
26/12/2005, 10:27
Fábio,

O engesa tem uma suspensão que não precisa ser mexida. Estou na minha segunda camper e já mexi muito na suspensão delas e te digo uma coisa até a agora a suspensão original deu show! :D Como o engesa é um carro que tem próximo de 20 anos provavelmente a suspensão não estará mais original ou então as molas podem estar cansadas. Se vc pegar um engesa e for colocar a suspensão original (R$ 120,00 cada mola na rota) + os amortecedores originais vc vai ver um carro bem estável. Ah, e o fase II e camper são mais estáveis do que o fase por causa do entre eixos maior.

Já que vc tá avaliando outras opção ao engesa, vou sugerir mais um teste drive pra vc, mas só vai poder ser feito em Janeiro. Ande na Camper do Paulo Lyra,qu eestá ai em Bsb, e vc verá uma camper estável, ainda mais se ele for dirigindo. Tenho certeza que essa minha sugestão o Eriksom assina embaixo :mrgreen:

[ ]s,

SJKCaio
26/12/2005, 10:41

US$$$$$$$$

alfreis
26/12/2005, 13:39
Eriksom,

Casamento???...De quem???...Meu que não é!!!...Hahahahaha

All,

Já vi algumas pessoas reclamando do balanço dos engesas, mas é tudo questão de costume...

Na camper esse efeito é menor pelo fato do maior entre eixos e dos amortecedores rancho...Esses amortecedores tem fãs e outros que não gostam, mas no meu caso deram bastante resultado...

Tem até uma história sobre eles...Na viagem que fizemos para Machu Picchu eram 4 campers, 3 com rancho e uma sem...Nas curvas os carros com rancho inclinavam bem menos enquanto que a outra parecia que ia tombar...Isso considerando que as 3 com rancho eram 2 portas e usavam pneus 33 e a sem era 4 portas com pneu 31...

Na volta da viagem, qual foi a primeira coisa que o dono da 4 portas fez???

Comprou ranchos para o carro dele também...

[]'s

Wallace
26/12/2005, 22:04

US$$$$$$$$Vai pagar menos numa Cherokee 97 que qualquer Engesa bom por ai certo?
Um Kit de suspensão custa US$ 690
Barato não.

SJKCaio
27/12/2005, 10:31
Tenho que concordar com vc Wallace, hoje uma Cherokee 97 tá o mesmo preço ou mais barata do que uma Camper 93/94.
Porem o que a gente vê mais em trilhas são Engesas e Campers e não Cherokees :D :D
Não sei se é cultura (o importado assusta!!!) ou o custo de ter uma Cheroka para ralar que não populariza a viatura pelas estradinhas de terra :D :D
Gosto muito da Cherokee e acho que não tem comparação com a Camper, por isso se quiser trocar a sua pau a pau não penso duas vezes :D :D :D :D

Para trocar a susp de uma Camper 4X2 para 4X4 vai se gastar bem mais que 690 doletas :shock: :shock:

Wallace
27/12/2005, 14:09
Caio, tem Cherokees sendo usada no fora de estrada sim, assim como tem todos os outro veiculos em maior ou menor numero.
A manuteção da Cherokee fica caro se não souber usar, pois tem muito motor e se colocar pneus muito maiores a tendencia é os eixos não aguentarem, assim como os Danas 30 das Campers/Engesa.

gnecchi
28/12/2005, 22:37
Fábio,

Tenho os Rancho com regulagem interna no meu Engesa e estou mais que satisfeito :concordo: :concordo:

Voltei hoje de Camboriú - SC ... rodei 630 km em 8 horas com 05 paradas (abastecer, lanchinho, WC..etc). O trecho de serra é o que mais acompanho os carros de passeio, pois faço as curvas junto com os outros carros sem problema nenhum.

Uso os amortecedores com pressão máxima na estrada e tem uma baita diferença se usar uma calibragem mediana. Até a minha esposa percebe quando os amortecedores estão com a calibragem baixa, afinal ela viaja no banco de trás com a minha filhinha e com isso percebe facilmente as inclinações nas curvas.

De qualquer forma mesmo com a calibragem máxima dos amortecedores vc deverá se acostumar com jeitão "lango" que o NeRo mencionou :concordo:

Se eu fosse pensar exclusivamente no preço dos Engesas/Campers, com certeza estaria andando de Cherokee Sport e não de Engesa, masssss eu curto mesmo é o jeito "lango", o barulho da capota de lona, a poeira e a chuva que entra :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

[]'s sabendo que já gastei grana suficiente pra andar de Cherokee com um belo kit suspensão e etc :mrgreen: :mrgreen:

haundrich
31/12/2005, 16:09
Como disse o Lauro M. , alemão de Jaraguá do Sul, com relação a sensação de insegurança nas curvas....
-" A carrrroceria bode pender bastante no currva, mas enquanto não levantar o pneu do "chonn", tu estáhs tranquilo" huauhauhau

Eu já me acostumei faz tempo. É só andar na moral. Desta maneira, não é fácil conseguir tombar um engesa em boas condições de suspa e buchas
Feliz 2006

FábioGondim
02/01/2006, 11:48
Como disse o Lauro M. , alemão de Jaraguá do Sul, com relação a sensação de insegurança nas curvas....
-" A carrrroceria bode pender bastante no currva, mas enquanto não levantar o pneu do "chonn", tu estáhs tranquilo" huauhauhau

Eu já me acostumei faz tempo. É só andar na moral. Desta maneira, não é fácil conseguir tombar um engesa em boas condições de suspa e buchas
Feliz 2006

Feliz 2006 para você também!! :concordo:

Eliseu
02/01/2006, 14:36
Pessoal: Inicialmente um Feliz 2006, cheio de saúde, paz e alegrias(principalmente de Engesa)! Aproveito o tópico para fazer uma perguntinha. Já tenho o meu faz quase 2 anos, e hoje fui na loja de escapamentos e eles ergueram o bruto no elevacar pelo chassis. Para minha surpresa, vi que os eixos desceram tanto que dava para tirar as molas do lugar somente com as mãos. Está certo isso ou tem algum tipo de limitador, como a correia no JPX, para evitar, por exemplo, em algum salto ou irregularidade, das molas saírem fora da posição?

Eriksom Teixeira Lima
02/01/2006, 21:14
Existem casos em que isso acontece, o efeito flecha é bem bonito :mrgreen:

Eriksom

FábioGondim
02/01/2006, 21:17
Está certo isso ou tem algum tipo de limitador, como a correia no JPX, para evitar, por exemplo, em algum salto ou irregularidade, das molas saírem fora da posição?

Será que não é a mola que está curta?! Talvez uma mais comprida resolva o problema, não?! Sabe de que veículo é a mola do seu Engesa? Vou verificar a minha e dou um retorno amanhã. :concordo:

caducouto
03/01/2006, 16:24
Caro Wallace, tenho um engesa e uma cherokee, a questão não é a adaptação, prá mim, é a manutenção do carro. Não quero ir pra trilha preocupado com o custo daquilo que vai quebrar, porque alguma coisa sempre vai quebrar independente da marca do carro...
Sempre achei a cheroca um puta carro mas nunca pensei em fazer investimentos nela prá ir pra trilha.
Nós sabemos que os 690 Doletas são o de menos no custo desse brinquedo.
Quanto ao wrangler, o único que faz trilha que eu conheço é o Hulk, e aí, é sacanagem... Mas um wrangler "normal" andar como um engesa? Queria ver...
Quanto ao que o Fábio quer, acho que o Wrangler ou a Cherokke são boas opções. O "duro" é que COM CERTEZA ele vai querer aumentar o nível de dificuldade das trilhas iniciais e aí, o bolso vai chiar... Talvez, o Troller NESTE CASO (muito asfalto e pouca trilha) seja uma boa opção. Boa sorte!

FábioGondim
04/01/2006, 21:12
Quanto ao que o Fábio quer, acho que o Wrangler ou a Cherokke são boas opções. O "duro" é que COM CERTEZA ele vai querer aumentar o nível de dificuldade das trilhas iniciais e aí, o bolso vai chiar... Talvez, o Troller NESTE CASO (muito asfalto e pouca trilha) seja uma boa opção. Boa sorte!

Bem... problema resolvido. Comprei um Engesa e estou muuuiiiitttooooo feliz! Ô jipe bonito! Ô jipe grande! Ô jipe robusto! :concordo:

FábioGondim
04/01/2006, 21:17
Será que não é a mola que está curta?! Talvez uma mais comprida resolva o problema, não?! Sabe de que veículo é a mola do seu Engesa? Vou verificar a minha e dou um retorno amanhã.

Não tive tempo de ir à oficina hoje, mas, assim que puder, vou fazer o mesmo com meu jipe. Além disso, vou verificar, com certeza, qual é a mola que está no meu, aí, dou um retorno.

Wallace
04/01/2006, 22:05
Tem varios Wranglers ai fazendo trilha sim.
A maior quantidade acho que é no Sul (RS e SC).
Em São Paulo e no Rio tem varios também.

Eteval
05/01/2006, 08:07
Bom dia gALLera,

no MUSGÃO uso as molas da F4000, porém acho que já estão 'cansadas' e vou procurar trocar. Não constatei essa possibilidade de ela saltar do lugar. :pensativo:

caducouto
06/01/2006, 14:55
Bem... problema resolvido. Comprei um Engesa e estou muuuiiiitttooooo feliz! Ô jipe bonito! Ô jipe grande! Ô jipe robusto! :concordo:[/quote]

Parabéns! :palmas:
Se vier pras montanhas de Minas avisa prá gente!