Ver Versão Completa : Dúvidas de um Neófito em ''Jeepologia Willysiana'' (Ajuda)
H.Martins
31/05/2014, 01:46
Saudações caros amigos Willymaníacos;
Venho acompanhando o fórum já há algum tempo, mas sempre na posição de visitante e anônimo; conspurcando e chafurdando em tópicos variados, procurando alimentar meus escassos conhecimentos em ''Jeepologia'', ciência esta que, para melhor conhecimento e aprofundamento, venho a esta casa! aprender com os senhores docentes.
Pois bem senhores,
Estou negociando a comprar de um Jeep Willys modelo 1980 Motor 6 cilindros em linha (BF161) Sem preparações, toda a sua configuração é original - Foi aberto e feito por completo (troca do virabrequim, anéis, bronzinas etc - Com notas fiscais de todos os serviços realizados) O Câmbio é original 4 marchas, freio a disco nas 4 rodas, ignição eletrônica, caixa de direção do Maverick, Jogo de Rodas nas medidas 10'' com Pneus 33 saveiro.
Possivelmente esta será minha primeira viatura! (Dependendo das respostas as minhas inúmeras dúvidas) Pretendo usá-la diariamente. Mas desde já eu vos digo!, não será destinada a trilhas!
Bem, o que me chamou a atenção senhores, é quando o veículo foi posto em movimento...
Nota-se alguns ruídos na parte traseira, uma batida seca (Nota: a suspensão é original) - Quais os problemas mais comuns encontrados na suspensão desse modelo? Que serviços podem ser feitos para melhorá-la?
A direção é relativamente leve ( vinda do Maverick), esta apresenta uma pequena folga ( Entre o aceitável e o inaceitável, tratando-se de veículo antigo, é algo realmente problemático? )
O ''Coração Valente'' O 6 cilindros em linha BF161 como dito anteriormente senhores, foi feito algumas coisas; Quando foi posto em movimento, apareceram pequenas falhas de alimentação! Alí, diante dos problemas inciais, já desânimo apareceu. O proprietário logo interpelou dizendo que a gasolina que estava usando naquele momento, não era a habitual (Vpower Shell ou Podium BR), e por isso a ocorrência de pequenas falhas.
No tira-teima do combustível não habitual, completamos o tanque com ''Vpower'', e dentro de pouco tempo o desempenho melhorou muito, mostrando disposição!, uma mudança de temperamento agradável que revitalizou em sintonia com o JEEP o meu ânimo outrora afetado pelas falhas iniciais. Depois de 30 min de passeio, chegou o momento de fazer a temida medição de consumo...Amargos foram os resultados!, 3 Km por Litro! Que golpe duríssimo! Claro senhores, pois sendo noviço isso têm um impacto inicial profundo, e inúmeras dúvidas me apareceram...
Por quê o consumo está tão elevado?, É normal tamanho consumo? Onde pode estar as causas deste?, Existe algum meio para tentar melhorar tamanha sede, sem a necessidade de trocar o motor?
Desde já, agradeço a atenção de todos! E se algum dos inúmeros mestres que aqui residem estiverem dispostos a me ajudar; ficarei muito agradecido! Obs: Perdoe-me caso tenha cometido falhas técnicas na hora de descrever algo! Podem me ofender, caçoar, desferir calúnias, injúrias etc ( Mas por favor, poupem à minha mãe!)
Um grande abraço a todos!
H.Martins
Saudações caros amigos Willymaníacos;
Venho acompanhando o fórum já há algum tempo, mas sempre na posição de visitante e anônimo; conspurcando e chafurdando em tópicos variados, procurando alimentar meus escassos conhecimentos em ''Jeepologia'', ciência esta que, para melhor conhecimento e aprofundamento, venho a esta casa! aprender com os senhores docentes.
Bom dia prezado e seja bem vindo ! desculpe escrever em vermelho mas é para não confundir com o seu texto, vou tentar responder o que acho próximo ao que escreveu para não ficar nada esquecido . . .
Pois bem senhores,
Estou negociando a comprar de um Jeep Willys modelo 1980 Motor 6 cilindros em linha (BF161) Sem preparações, toda a sua configuração é original - Foi aberto e feito por completo (troca do virabrequim, anéis, bronzinas etc - Com notas fiscais de todos os serviços realizados) O Câmbio é original 4 marchas, freio a disco nas 4 rodas, ignição eletrônica, caixa de direção do Maverick, Jogo de Rodas nas medidas 10'' com Pneus 33 saveiro.
O motor 6 cilindros, mais conhecido como BF161 ( 2600cm³ ), foi usado no Jeep até 74, a partir de 75 passou a ser o Geórgia de 2300cm³ também usado na F100 e Maverick, em algum momento o dono optou por colocar o BF161, tenho um Jeep assim BF161 + câmbio 4 marchas e é um ótimo conjunto, a ignição eletrônica é uma boa melhoria, principalmente se foi instalada uma que tenha avanço à vácuo que funcione, muitos adaptam a ignição do Opala e o avanço não funciona . . . direção do Maverick é uma melhoria em relação a original, meu CJ58 era com direção original e era um pesadelo ! hoje em dia se usa mais a direção, mecânica ou hidráulica do Gol/Santana, mais moderna e não precisa ficar do lado de fora da lataria . . .
Possivelmente esta será minha primeira viatura! (Dependendo das respostas as minhas inúmeras dúvidas) Pretendo usá-la diariamente. Mas desde já eu vos digo!, não será destinada a trilhas!
Minha exposa usou o CJ58 durante 12 anos como carro diário, para o trabalho de 2ª a 6ª e para o sítio nos fins de semana, o consumo é razoável e apesar de ser um carro que não fecha nunca teve problema, mesmo porque não é um carro visado ( aqui ) e poucos sabem até como abrir o Jeep, minha namorada não aprendeu até hoje. . .
Bem, o que me chamou a atenção senhores, é quando o veículo foi posto em movimento...
Nota-se alguns ruídos na parte traseira, uma batida seca (Nota: a suspensão é original) - Quais os problemas mais comuns encontrados na suspensão desse modelo? Que serviços podem ser feitos para melhorá-la?
A suspensão é muito simples, revisão dos feixes se necessário e troca dos jumelos e/ou buchas . . .
A direção é relativamente leve ( vinda do Maverick), esta apresenta uma pequena folga ( Entre o aceitável e o inaceitável, tratando-se de veículo antigo, é algo realmente problemático? )
A folga na direção e suspensão pode provocar shimmy, que é uma vibração perigosa da direção, meu CJ64 nunca teve, já o 58 é muito propenso, me parece ser problema de jumelo . . .
O ''Coração Valente'' O 6 cilindros em linha BF161 como dito anteriormente senhores, foi feito algumas coisas; Quando foi posto em movimento, apareceram pequenas falhas de alimentação! Alí, diante dos problemas inciais, já desânimo apareceu. O proprietário logo interpelou dizendo que a gasolina que estava usando naquele momento, não era a habitual (Vpower Shell ou Podium BR), e por isso a ocorrência de pequenas falhas.
Nunca percebi diferença de desempenho/funcionamento por usar essa ou aquela gasolina, faria diferença se fosse um carro injetado, no seu caso pode ser mais uma questão de ponto ou giclagem . . . só uso gasolina aditivada, a diferença de preço é pequena e dizem que é mais difícil de adulterar, não sei se é verdade, mas passo 2 a 3 anos sem precisar revisar os carburadores da "frota" . . .
No tira-teima do combustível não habitual, completamos o tanque com ''Vpower'', e dentro de pouco tempo o desempenho melhorou muito, mostrando disposição!, uma mudança de temperamento agradável que revitalizou em sintonia com o JEEP o meu ânimo outrora afetado pelas falhas iniciais. Depois de 30 min de passeio, chegou o momento de fazer a temida medição de consumo...Amargos foram os resultados!, 3 Km por Litro! Que golpe duríssimo! Claro senhores, pois sendo noviço isso têm um impacto inicial profundo, e inúmeras dúvidas me apareceram...
30 minutos ? é pouco para avalição de consumo ! se rodou na média de 30Km/h rodou apenas 15Km, a diferença nos abastecimentos pode ser grande e influenciar muito na média, o ideal seria rodar um tanque, de fantásticos 30 litros, e depois completar, a média de consumo seria mais precisa . . .
Por quê o consumo está tão elevado?, É normal tamanho consumo? Onde pode estar as causas deste?, Existe algum meio para tentar melhorar tamanha sede, sem a necessidade de trocar o motor?
O trajeto e forma de dirigir influenciam muito no consumo, mas 3 Km por litro realmente está acima do normal, volto a apostar na questão do ponto/giclagem além do fato que seu motor pode não estar amaciado ainda e a questão do abastecimento, e uma última coisa, esses pneus 33 podem atrapalhar o consumo, a suspensão e a direção, no meu CJ58 que tem conjunto mecânico similar ao seu faz 6,5Km/l e o considero econômico, uso pneus 255/75/15 mas vou migrar para 235, não quero dar chance para o shimmy . . . mas que um pneu grande fica bonito, fica !
Desde já, agradeço a atenção de todos! E se algum dos inúmeros mestres que aqui residem estiverem dispostos a me ajudar; ficarei muito agradecido! Obs: Perdoe-me caso tenha cometido falhas técnicas na hora de descrever algo! Podem me ofender, caçoar, desferir calúnias, injúrias etc ( Mas por favor, poupem à minha mãe!)
Um grande abraço a todos!
H.Martins
Outras opiniões virão, é normal e saudável ! se o Jeep estiver em boas condições, documentos em dia ou fáceis de arrumar e preço bom é um excelente carro e fonte de aprendizado, além do mais que outro carro com 34 anos de idade ( no seu caso ) ou 50 e 54 ( no meu caso ) ainda estão rodando ? digo rodando mesmo ! não carro de coleção que só sai para ir em encontros de antigos ? sem falar nos carros de plástico de hoje em dia . . .
Edison - Mp3
31/05/2014, 12:22
Buenas Martins.
Tenho uma viatura bem semelhante a tua, motor, caixa, direção, etc...
Foi feito o motor a menos de 500km. Seu consumo médio na cidade 4,5 km/l. Na estrada em velocidade de cruzeiro Willys (70km/h) em torno de 6 km/l. Quanto ao tipo de gasolina, bem????? Em 1964 quando o meu CJ5 foi construido não tinha nem gasolina aditivada. Porque hoje ele precisaria de "Vpower"??? Não coloco nem óleo semi sintético, imagina "Vpower". Talvez depois da 3ªviagem ele fique justo e perfeito.... Abrs
H.Martins
31/05/2014, 14:36
Jacimar e Edison,
Muito obrigado pelas preciosas informações!, Todo conhecimento adquirido por aqueles com mais experiência é muito importante. Estarei aberto a dicas, opiniões e ideias para aos poucos ir melhorando à máquina caso adquiri-la. Sobre documentações, tudo esta em ordem! O Veículo está íntegro, chassi em perfeito estado, O interior imaculado, painel, assoalho e forração muito bem restauradas - os bancos são em couro vindos de um mercedes classe A. A lataria sem pontos de ferrugem, podres, ou marcas de solda; tração, diferencias e reduzida funcionando perfeitamente, o Guincho é elétrico e está ótimo; Capota pissoletro nova. Uma coisa que importantíssima que esqueci de informar é o preço: Estão pedindo 28.000,00!!!!! pelo jeep - Eu não tenho uma base exata para avaliar os preços, pois a variedade de opções existentes são inumeráveis. Eu estou buscando um veículo já pronto. E justamente por isso, encontro no mercado aqueles que lançam valores altos, pois buscam recuperar os valores investidos em seus projetos - Aí se torna algo relativo ou inexato; a base para avaliação dos preços de mercado tornou-se subjetiva. Entre os que resgatam a originalidade, procurando reconstrui-la do zero, e aqueles que constroem seus jeeps ao gosto pessoal mesclando o ''clássico ao moderno'', eu me encontraria na lista dos ''jeeps já prontos''.
Este que estou avaliando, o antigo proprietário me contava que, a próxima melhoria a ser feita no jeep seria à substituição da suspensão original por uma da Toyota (Não sei, mas lanço aos senhores mais entendidos - É uma adaptação válida? )
Agradeço desde já a opinião e auxílio de todos!
obrigado.
Willian Del Piero Rocha
31/05/2014, 16:49
Martins, preço de jeep é coisa complicada, varia de região para região ,do interesse de quem está comprando ,do amor que o dono tem pelo jeep ,da necessidade financeira do dono ,etc ,etc ,ou seja ,não tem muita logica não .Mas se vale de comparação ,pelo seu relato esse jeep está melhor do que o meu ,e à uns 6 meses recusei 25 mil no meu ,se algum dia eu tiver real necessidade de vender ,não vou achar quem dê 23 mil . Mas já te adianto uma coisa ,vale mais a pena comprar esse de 28 mil do que pegar um de 15 mil e ter que fazer lataria ,interior ,mexer em motor ,elétrica ,pneus etc ,etc ,sem contar o tempo que ele vai ficar parado .Ainda mais que vc já descartou a possibilidade de ficar montando um jeep.
Suspensão de Toyota eu coloquei ,e te falo ,se comprar esse jeep ,ande bastante com ele antes de resolver mudar a suspensão. Abraços e estamos a disposição , ,em tempo ,até hoje não vi aqui no fórum ninguém xingando a mãe do outro ,as vezes um dedo no olho ,um soco no fígado ,alguns ficam de mal com o fórum ,mas xingar mãe acho que não é permitido rsrsrsrs
PS. se tivesse umas fotos desse jeep seria bom para a rapaziada dar uma opnião melhor ,fotos do interior ,motor ,suspensão ,frente ,trazeira ,etc.
Paulo Leit
31/05/2014, 19:39
Olá H.Martins , o motor não pode ser original, se for ano 80 tem que ser o OHC 4cc.Fica aí a dica..
Leonardo Raffi
31/05/2014, 20:20
tenho conhecido q comprou zero com ohc e mandou trocar na concessionaria por um bf 6... cada um...
Emerson Daniel Pena ITA
31/05/2014, 20:48
Ola boa noite, também sou totalmente cru no assunto e sempre quis ter um jeep, ate que me sobrou um $$tempinho e arrumei um cj3a 1951, gostaria de colocar nele um motor de opala 4cc e rodas de F1000 com pneus Wrangler, qual espaçador devo colocar nas rodas e a adaptação do motor e cambio do opala ira desativar o 4x4 e a reduzida, fico no aguardo, desde ja conto com a atenção de vcs.
Boa noite e seja bem vindo ! já pensou no motor AP ? o CJ3A é "leve" e deve ficar muito bom . . .
H.Martins
01/06/2014, 01:39
Martins, preço de jeep é coisa complicada, varia de região para região ,do interesse de quem está comprando ,do amor que o dono tem pelo jeep ,da necessidade financeira do dono ,etc ,etc ,ou seja ,não tem muita logica não .Mas se vale de comparação ,pelo seu relato esse jeep está melhor do que o meu ,e à uns 6 meses recusei 25 mil no meu ,se algum dia eu tiver real necessidade de vender ,não vou achar quem dê 23 mil . Mas já te adianto uma coisa ,vale mais a pena comprar esse de 28 mil do que pegar um de 15 mil e ter que fazer lataria ,interior ,mexer em motor ,elétrica ,pneus etc ,etc ,sem contar o tempo que ele vai ficar parado .Ainda mais que vc já descartou a possibilidade de ficar montando um jeep.
Suspensão de Toyota eu coloquei ,e te falo ,se comprar esse jeep ,ande bastante com ele antes de resolver mudar a suspensão. Abraços e estamos a disposição , ,em tempo ,até hoje não vi aqui no fórum ninguém xingando a mãe do outro ,as vezes um dedo no olho ,um soco no fígado ,alguns ficam de mal com o fórum ,mas xingar mãe acho que não é permitido rsrsrsrs
PS. se tivesse umas fotos desse jeep seria bom para a rapaziada dar uma opnião melhor ,fotos do interior ,motor ,suspensão ,frente ,trazeira ,etc.
Fala Willian!
Então, seguindo o raciocínio do gastar algo a mais do que enfrentar uma construção partindo da estaca zero, penso muito em adquirir o veículo já feito. Em breve vou colocar algumas fotos do Jeep, vou entrar em contato com o proprietário novamente amanhã, feito isso, coloco algumas fotos para uma análise mais detalhada.
H.Martins
01/06/2014, 01:44
Olá H.Martins , o motor não pode ser original, se for ano 80 tem que ser o OHC 4cc.Fica aí a dica..
Paulo Leit
Valeu pela dica!, Eu estava mesmo buscando mais informações sobre as motorizações do jeep, e as mudanças no passar dos anos. O Amigo Jacimar, no texto-resposta fez questão de adicionar os dados complementares sobre os motores, modelo/ano
Valeu pela força!
H.Martins
01/06/2014, 01:52
Outras opiniões virão, é normal e saudável ! se o Jeep estiver em boas condições, documentos em dia ou fáceis de arrumar e preço bom é um excelente carro e fonte de aprendizado, além do mais que outro carro com 34 anos de idade ( no seu caso ) ou 50 e 54 ( no meu caso ) ainda estão rodando ? digo rodando mesmo ! não carro de coleção que só sai para ir em encontros de antigos ? sem falar nos carros de plástico de hoje em dia . . .
Fala Jacimar!,
Muito obrigado pelas preciosas dicas, as respostas à cada uma das dúvidas descritas foram muito válidas. É do conhecimento fruto das vivências e experiências de quem já está no ramo, que chego a certeza de estar no lugar certo, com as pessoas qualificadas para ensinar algo! Muito obrigado!. Se tiver algo a mais para acrescentar, é só dizer!
antonio umino
01/06/2014, 10:38
Mais uma dica.
Veja no chassis no suporte do motor.
Pelo ano do jeep 80.. tinha que ser original 4 cil OHC...
Se foi adaptado o motor 6cil..
No suporte dianteiro do motor. se for original o coxim do motor é redondo....e se foi adaptado, foi retirado o suporte original do motor OHC.... então neste local deve ter marcas deste suporte..(que foi esmerilhado).
Ok.
abçs
H.Martins
01/06/2014, 13:31
Mais uma dica.
Veja no chassis no suporte do motor.
Pelo ano do jeep 80.. tinha que ser original 4 cil OHC...
Se foi adaptado o motor 6cil..
No suporte dianteiro do motor. se for original o coxim do motor é redondo....e se foi adaptado, foi retirado o suporte original do motor OHC.... então neste local deve ter marcas deste suporte..(que foi esmerilhado).
Ok.
abçs
Obrigado Antônio!
Segue uma foto do motor (Depois vou colocando mais fotos )
Alguém poderia me informar corretamente qual ''BF'' é este presente no cofre? Pois agora que me dei conta, das variações existente desse motor!!!! A dúvida agora tornou-se mais complexa! Deixo a cargo dos entendidos, se possível detalhes técnicos sobre desempenho, consumo, e melhorias que pode ser feitas, visando economia e durabilidade
465357
H.Martins
01/06/2014, 13:40
Outra foto do Motor: Aos entendidos por favor!, O que acham? (dentro do que havia dito aos senhores, sobre o consumo elevado 3/km por Litro) Trata-se mesmo do BF, mas eu não sei a diferença para os BF161 ou Willys 3000. Qual as vantagens e desvantagens que existem entre eles? Manutenção, peças, melhorias com relação ao consumo (Pretendo usa-lo apenas para deslocamentos diários, não ultrapassando 30 km)
antonio umino
01/06/2014, 17:46
Obrigado Antônio!
Segue uma foto do motor (Depois vou colocando mais fotos )
Alguém poderia me informar corretamente qual ''BF'' é este presente no cofre? Pois agora que me dei conta, das variações existente desse motor!!!! A dúvida agora tornou-se mais complexa! Deixo a cargo dos entendidos, se possível detalhes técnicos sobre desempenho, consumo, e melhorias que pode ser feitas, visando economia e durabilidade
465357
Por esta foto do motor...
O cabeçote tem a parte da tubagem separada.
Me parece motor 3.000 com carburador dfv de dois estágios..."DFV-444201 carburador de corpo duplo"
Este motor embora tenha 3.000. ainda não é o motor do maverick..... pois neste motor a bomba é pequena....
Este motor deve ter 132 hp (sae). usado nos aéro willys Itamarati....Nos anos de 1967 foi introduzido este motor
Originalmente nos Aéro Willys tinha o coletor de escapamento 6x2.....
O que está colocado é o do motor BF.
é muito raro o uso deste motor em jeeps.....
Na tampa de vávulas o bocal de enchimento de óleo é feito na lateral. (na foto bem em cima do alternador). e na tampa de vávulas original tem um respiro do carter, que por uma mangueira acoplado no filtro de ar .."neste motor a tampa de vávulas é o do 2.600".
Mas vamos ver o que outros foristas acham..
abraços.
Prezado Antônio boa noite ! esse é o BF184 ?????
antonio umino
01/06/2014, 18:17
O que dizem ser o BF 184... é o motor do Maverick..
Este tem diferença em altura do bloco.....
Então o virabrequim é diferente (tem maior curso)...
e outra grande diferença é a bomba de óleo que bem maior....
abçs
H.Martins
01/06/2014, 20:08
Por esta foto do motor...
O cabeçote tem a parte da tubagem separada.
Me parece motor 3.000 com carburador dfv de dois estágios..."DFV-444201 carburador de corpo duplo"
Este motor embora tenha 3.000. ainda não é o motor do maverick..... pois neste motor a bomba é pequena....
Este motor deve ter 132 hp (sae). usado nos aéro willys Itamarati....Nos anos de 1967 foi introduzido este motor
Originalmente nos Aéro Willys tinha o coletor de escapamento 6x2.....
O que está colocado é o do motor BF.
é muito raro o uso deste motor em jeeps.....
Na tampa de vávulas o bocal de enchimento de óleo é feito na lateral. (na foto bem em cima do alternador). e na tampa de vávulas original tem um respiro do carter, que por uma mangueira acoplado no filtro de ar .."neste motor a tampa de vávulas é o do 2.600".
Mas vamos ver o que outros foristas acham..
abraços.
Antônio, muito obrigado pela aula! Segue mais uma foto do coração do jeep, conto com a ajuda dos demais companheiros!
465402
Willian Del Piero Rocha
01/06/2014, 22:42
Desculpem, não sou experte ,mas eu acho que é um bf 161 com um monte de modificação ,porque o filtro de oleo do bf 161 foi para a cx de roda dianteira esquerda , , ,aquela outra tampa amarela aonde ficaria o filtro original ,me parece uma modificação para elevar a vareta de óleo ,,, sei lá ,Jeep tem tanta modificação que é foda.... minha opinião...
Ian Jeep
02/06/2014, 23:37
Desculpem, não sou experte ,mas eu acho que é um bf 161 com um monte de modificação ,porque o filtro de oleo do bf 161 foi para a cx de roda dianteira esquerda , , ,aquela outra tampa amarela aonde ficaria o filtro original ,me parece uma modificação para elevar a vareta de óleo ,,, sei lá ,Jeep tem tanta modificação que é foda.... minha opinião...
Esses motores são uma saga mesmo, ainda mais em jeep q tem tudo quanto é modificações como o Willian falou...
A experiencia q eu tenho com esses é apenas com pesquisas, mas nunca se quer vi um motor 3000 ou bf 184 pessoalmente.
O coletor de admissão separado do bloco e o cano q vem do cárter até a altura da tampa de válvula (abastecer óleo) é proveniente do motor willys 3000!
Mas o escape é do BF 161! no do bf 184 maverick era curvado para trás e o 3000, 6x2. E a tampa de válvula e filtro de óleo são do bf 161 tmb. ficou com duas formas de abastecer o óleo. Uma salada kkkkk se tiver rodando de boa, tranquilo, essas peças são intercambiáveis.
No Maverick a bomba de óleo era com o filtro acoplado, filtragem total.
No Maverick e 3000 tem o mesmo curso do pistão, 4'' ou 101,6 mm (bloco maior q o do bf 161)
No Maverck o coletor de admissão e fundido junto com o bloco e possou o nome FORD estampado.
No Maverick, tem uma mangueira q sai da bom ba d'agua e segue na lateral do motor, levando água para melhor refrigerar os cilindros 5 e 6.
Acho q é isso...
Antonio q manja disso, me coriga se eu tiver falado besteira.
Abraços
antonio umino
03/06/2014, 12:37
Esses motores são uma saga mesmo, ainda mais em jeep q tem tudo quanto é modificações como o Willian falou...
A experiencia q eu tenho com esses é apenas com pesquisas, mas nunca se quer vi um motor 3000 ou bf 184 pessoalmente.
O coletor de admissão separado do bloco e o cano q vem do cárter até a altura da tampa de válvula (abastecer óleo) é proveniente do motor willys 3000!
Mas o escape é do BF 161! no do bf 184 maverick era curvado para trás e o 3000, 6x2. E a tampa de válvula e filtro de óleo são do bf 161 tmb. ficou com duas formas de abastecer o óleo. Uma salada kkkkk se tiver rodando de boa, tranquilo, essas peças são intercambiáveis.
No Maverick a bomba de óleo era com o filtro acoplado, filtragem total.
No Maverick e 3000 tem o mesmo curso do pistão, 4'' ou 101,6 mm (bloco maior q o do bf 161)
No Maverck o coletor de admissão e fundido junto com o bloco e possou o nome FORD estampado.
No Maverick, tem uma mangueira q sai da bom ba d'agua e segue na lateral do motor, levando água para melhor refrigerar os cilindros 5 e 6.
Acho q é isso...
Antonio q manja disso, me coriga se eu tiver falado besteira.
Abraços
Da diferença entre um e outro motor 3.000 e BF 184.. é que o bloco do BF 161 com a altura maior (o mesmo do maverick).
É a bomba de óleo que no 3.000 a bomba é pequena e no motor Bf 184. a bomba é bem maior, alguns ainda sem o filtro de óleo que foram colocados em Jeeps, Rurais, e Pickup ... (F 75)....nos anos de 1967.....
No Maverick o cabeçote é igual ao dos motores 161 e substitui o cabeçote em todos eles...(por isto tem uns escrito Jeep, Hurricane, e Ford)....Sendo que o que está estampado ford é o mais moderno..
Este motor 3.000 com a admissão separada do cabeçote é muito raro.. acho que muito pouco.... e com certeza foram todos para o Ferro velho.
Restando alguns, Aéro Willys Itamarati. que foram conservados (guardados).... e que hoje se tornou uma reliquia...
Grande abraço Ian....
Antonio, bloco dos BF184 e 3000 é mais alto que o do BF161, não sei se foi isso que quis dizer, seu post ficou confuso.
Outro detalhe, o cabeçote pode até ter a fixação igual nos motores dos mavericks e nos BF161, mas a camara de combustão é diferente.
Abs.
Da diferença entre um e outro motor 3.000 e BF 184.. é que o bloco do BF 161 com a altura maior (o mesmo do maverick).
É a bomba de óleo que no 3.000 a bomba é pequena e no motor Bf 184. a bomba é bem maior, alguns ainda sem o filtro de óleo que foram colocados em Jeeps, Rurais, e Pickup ... (F 75)....nos anos de 1967.....
No Maverick o cabeçote é igual ao dos motores 161 e substitui o cabeçote em todos eles...(por isto tem uns escrito Jeep, Hurricane, e Ford)....Sendo que o que está estampado ford é o mais moderno..
Este motor 3.000 com a admissão separada do cabeçote é muito raro.. acho que muito pouco.... e com certeza foram todos para o Ferro velho.
Restando alguns, Aéro Willys Itamarati. que foram conservados (guardados).... e que hoje se tornou uma reliquia...
Grande abraço Ian....
antonio umino
03/06/2014, 19:31
Sim
Os motores 3.000. e BF 184 o bloco é mais alto 1cm..
Mas os motores 3.000 usado no Aéro Willys e Itamarati. tem a bomba pequena. embora seja mais alto (curso do pistão de 4").101,50...
enquanto nos motores B f o curso é de 3"1/2 ou 88,90
então o virabrequim também é diferente.... pode ser que no motor maverick aproveitaram o vira e aumentaram o tamanho da bomba.
Outra coisa. o cabeçote do motor Bf 184 . tem diferença na colocação do carburador. onde a base do carburador (é omesmo do chevrolet brasil)tem os prisioneiros um pouco mais distante (pouca coisa)..
até mais.
abçs