Conectar

Ver Versão Completa : Tração - cardan dianteiro rodando em 4x2

guinhote
31/05/2014, 01:21
Boa noite pessoal...

Desculpem a pergunta se acharem um pouco básica, mas tenho uma dúvida.

Até esta semana estava com uma TR4, porem agora estou com um Willys 64 cambio 4 marchas, que é muito diferente da TR4 e como sou novo em jeep willys, tenho uma dúvida.

Meu jeep, com a alavanca da tração no modo 4x2, pude reparar que o eixo cardan da dianteira também roda enquanto estou andando.

Isso é normal? quando estou em modo 4x2, não deveria rodar somente o cardan traseiro?

OBS: Não tenho roda livre manual.
OBS2: Motor 6cc original

Agradeço a atenção e desculpem se é uma pergunta muito básica.

Jacimar
31/05/2014, 05:33
Bom dia prezado ! realmente estando a alavanca da tração desengatada, ou seja 4X2 - alavanca para a frente - o cardã dianteiro não deveria rodar, sua roda livre é automática, experimente andar de ré por alguns metros e para a frente novamente, verificando se desengatou, já aconteceu com um amigo ! nunca ouvi relatos de defeito em roda livre provocar esse sintoma normalmente elas não engatam quando defeituosas . . . se for necessário trocar suas RL opte por manuais, são mais robustas e menos temperamentais, boa sorte e um abraço !

LuizDP
31/05/2014, 10:15
Respondendo basicamente também, estaria a viatura provida de flanges secas? Dá uma olhada.

465194

A dica do colega de cima de dar ré na RL automática é quase uma regra, aí ela destrava.

eder martins
31/05/2014, 14:18
E isso q o jacimar falou de ir para trás e para frente ate soltar também já aconteceu com meu jeep kkkkkkk eu era pequeno e não entendia porque meu falecido pai fazia isso Mas acho que a única solução e realmente por uma rl manual Alem disso dizem que a rl automática não atua em descidas ou sem acelerar o jeep e vive quebrando

vavarusso
31/05/2014, 15:10
Deve estar com queixo duro.

filipe_fsg
02/06/2014, 13:10
Cara, não sei se é o mesmo esquema no jeep, mas na minha F-75 estava com uma folga na alavanca e não desengatava totalmente o 4x4 e eu tinha que ir em baixo dela e desengatar com a mão era minima a folga (só uma mexidinha de leve) mas já dava problema...

guinhote
02/06/2014, 17:47
465542
Boa tarde amigos!!! Minha viatura está provida desta roda livre da foto (ou melhor, nem sei se é uma roda livre) tentei fazer a sugestão dos amigos de andar de ré, mas não deu certo. O bendito do cardan dianteiro continua rodando. Porem, sei que não está tracionado pois ergui o carro e as rodas estão livres, porem o cardan sempre rodando junto.

Será que somente com o roda livre manual ele irá parar de rodar junto? Estou vendo para comprar um RL manual pra colocar na vtr.

Jacimar
02/06/2014, 17:56
É uma roda livre ! Berymatic, igual a do meu CJ64, funciona bem e nunca tive esse problema . . . no seu caso pode se problema de lubrificação da RL, falta ou excesso. Abraço !

guinhote
02/06/2014, 18:38
Obrigado Jacimar... tentarei desmontar ela esse final de semana, fazer uma limpeza, lubrificar e ver o que acontece... é muito dificil este trabalho de desmontar, ou é tranquilo?

Abraço...

zé dedão
02/06/2014, 18:46
Nao entendi. Quando vc levantou o carro o carda gira quando engata alguma marcha e a roda não? Se for isso nao achou que seja problema na roda livre. Acho que pode ser realmente algum proglema no engate do 4x4.
Sei lá. Minha opinião

Jacimar
02/06/2014, 18:54
Obrigado Jacimar... tentarei desmontar ela esse final de semana, fazer uma limpeza, lubrificar e ver o que acontece... é muito dificil este trabalho de desmontar, ou é tranquilo?

Abraço...

Amigo, nunca fiz isso, sempre tive curiosidade em ver uma RL aberta, deve ter alguma coisa aqui no fórum . . . se fizer, tente tirar fotos para nós, boa sorte e um abraço !

guinhote
02/06/2014, 19:03
Fala zé dedão.... quando eu levantei, eu deixei tudo desengatado.... estava no neutro.... aí eu girei as duas rodas dianteiras com a mão..... elas estavam leves de girar.... mas o cardan girou junto quando eu girava qualquer uma das rodas....

zé dedão
03/06/2014, 01:00
Agora entendi. Acho q pode ser as rodas livres mesmos. Já vi um topico sobre limpeza e lubrificação de RL sem achar o link posto aqui

andre_agostinho
03/06/2014, 02:04
Fala zé dedão.... quando eu levantei, eu deixei tudo desengatado.... estava no neutro.... aí eu girei as duas rodas dianteiras com a mão..... elas estavam leves de girar.... mas o cardan girou junto quando eu girava qualquer uma das rodas....
Ola....acho que o melhor é colocar uma RL manual....em trilhas, nada se compara ao manual....leve o zequinha assim ele desce pra engatar A RL....:cool:

Jacimar
03/06/2014, 06:46
Ola....acho que o melhor é colocar uma RL manual....em trilhas, nada se compara ao manual....leve o zequinha assim ele desce pra engatar A RL....:cool:

Realmente é a melhor roda livre, como disse um colega de fórum uma vez "Eu tenho uma roda livre com comando de voz : Zequinha, desce no meio do barro e engata as rodas livres" , mas acho que vale a pena dar uma olhada, a minha funciona bem tanto pra frente como para trás, não desengata e o macete é, mesmo descendo procurar manter uma pequena aceleração, que é o normal para continuar tendo o controle de direção, abraço !

guinhote
03/06/2014, 19:25
Comprei uma RL manual... amanhã vou instalar e posto se o bendito cardan dianteiro parou de girar ou não....rsrsrsr:bye:

guinhote
04/06/2014, 18:34
E não é que o cardan dianteiro parou de girar mesmo. Foi só colocar a RL manual.... a roda livre automática da berrymatic que estava no meu, estava toda suja de óleo/graxa. Mas agora tá tudo certo....

465856

Todo esse óleo e graxa que estava na minha RL anterior é porque tem algum retentor estourado ou algo do tipo? de onde vem tanto óleo/graxa sujo? Valeu....

Jacimar
05/06/2014, 05:03
Bom dia prezado ! você mesmo trocou ? é fácil ? acredito que esse excesso venha do munhão mesmo, uma vez o lavador do posto lubrificou o munhão do CJ58 quando estava com a ex-patroa, enquanto coube graxa ele foi apertando o gatilho, chegou a cair graxa na lona de freio . . . parabéns pela solução ! abraço !

guinhote
05/06/2014, 19:03
Bom dia prezado ! você mesmo trocou ? é fácil ? acredito que esse excesso venha do munhão mesmo, uma vez o lavador do posto lubrificou o munhão do CJ58 quando estava com a ex-patroa, enquanto coube graxa ele foi apertando o gatilho, chegou a cair graxa na lona de freio . . . parabéns pela solução ! abraço !

Boa noite amigo... Eu mesmo troquei... facil facil.... não tem nenhum segredo... é só desparafusar o antigo, limpar tudo (eu usei gasolina e um pincel) e colocar o novo. tem até um manual de como instalar que vem junto com a RL. Facil Facil......

Abraço....

juleymar
06/06/2014, 00:07
Ola Jacimar , fiquei curioso com sua resposta por nao ter entendido bem , vc disse que nao vai graxa dentro da RL ? abri a minha e estava cheio deixei como estava , eu nunca tinha mexido nelas pois e manual e nunca deu problemas ,
abraço.

Jacimar
06/06/2014, 07:09
Bom dia amigo ! tem lubrificação sim, mas não pode ter excesso, as manuais não tem muito problema mas as automáticas são meio "frescas" com excesso, parece que foi o que aconteceu com o guinhote . . . grande abraço !

juleymar
06/06/2014, 20:45
Bom dia amigo ! tem lubrificação sim, mas não pode ter excesso, as manuais não tem muito problema mas as automáticas são meio "frescas" com excesso, parece que foi o que aconteceu com o guinhote . . . grande abraço !
Obrigado Jacimar "!

Renan Folly
08/06/2014, 18:55
rampa isso e bota uma roda livre manual! economize seu eixo dianteiro, assim terá certeza quando engatar vai ficar engatado e quando desengatar vai ficar desengatado. e fim de papo!

Ronny Diniz
20/05/2015, 15:25
Comprei uma RL manual... amanhã vou instalar e posto se o bendito cardan dianteiro parou de girar ou não....rsrsrsr:bye:

Boa tarde amigo?
me venderia a roda livre velha que tirou da sua viatura?

Sds.
Ronny