Ver Versão Completa : Tração - cardan dianteiro rodando em 4x2
guinhote
31/05/2014, 01:21
Boa noite pessoal...
Desculpem a pergunta se acharem um pouco básica, mas tenho uma dúvida.
Até esta semana estava com uma TR4, porem agora estou com um Willys 64 cambio 4 marchas, que é muito diferente da TR4 e como sou novo em jeep willys, tenho uma dúvida.
Meu jeep, com a alavanca da tração no modo 4x2, pude reparar que o eixo cardan da dianteira também roda enquanto estou andando.
Isso é normal? quando estou em modo 4x2, não deveria rodar somente o cardan traseiro?
OBS: Não tenho roda livre manual.
OBS2: Motor 6cc original
Agradeço a atenção e desculpem se é uma pergunta muito básica.
Bom dia prezado ! realmente estando a alavanca da tração desengatada, ou seja 4X2 - alavanca para a frente - o cardã dianteiro não deveria rodar, sua roda livre é automática, experimente andar de ré por alguns metros e para a frente novamente, verificando se desengatou, já aconteceu com um amigo ! nunca ouvi relatos de defeito em roda livre provocar esse sintoma normalmente elas não engatam quando defeituosas . . . se for necessário trocar suas RL opte por manuais, são mais robustas e menos temperamentais, boa sorte e um abraço !
Respondendo basicamente também, estaria a viatura provida de flanges secas? Dá uma olhada.
465194
A dica do colega de cima de dar ré na RL automática é quase uma regra, aí ela destrava.
eder martins
31/05/2014, 14:18
E isso q o jacimar falou de ir para trás e para frente ate soltar também já aconteceu com meu jeep kkkkkkk eu era pequeno e não entendia porque meu falecido pai fazia isso Mas acho que a única solução e realmente por uma rl manual Alem disso dizem que a rl automática não atua em descidas ou sem acelerar o jeep e vive quebrando
vavarusso
31/05/2014, 15:10
Deve estar com queixo duro.
filipe_fsg
02/06/2014, 13:10
Cara, não sei se é o mesmo esquema no jeep, mas na minha F-75 estava com uma folga na alavanca e não desengatava totalmente o 4x4 e eu tinha que ir em baixo dela e desengatar com a mão era minima a folga (só uma mexidinha de leve) mas já dava problema...
guinhote
02/06/2014, 17:47
465542
Boa tarde amigos!!! Minha viatura está provida desta roda livre da foto (ou melhor, nem sei se é uma roda livre) tentei fazer a sugestão dos amigos de andar de ré, mas não deu certo. O bendito do cardan dianteiro continua rodando. Porem, sei que não está tracionado pois ergui o carro e as rodas estão livres, porem o cardan sempre rodando junto.
Será que somente com o roda livre manual ele irá parar de rodar junto? Estou vendo para comprar um RL manual pra colocar na vtr.
É uma roda livre ! Berymatic, igual a do meu CJ64, funciona bem e nunca tive esse problema . . . no seu caso pode se problema de lubrificação da RL, falta ou excesso. Abraço !
guinhote
02/06/2014, 18:38
Obrigado Jacimar... tentarei desmontar ela esse final de semana, fazer uma limpeza, lubrificar e ver o que acontece... é muito dificil este trabalho de desmontar, ou é tranquilo?
Abraço...
zé dedão
02/06/2014, 18:46
Nao entendi. Quando vc levantou o carro o carda gira quando engata alguma marcha e a roda não? Se for isso nao achou que seja problema na roda livre. Acho que pode ser realmente algum proglema no engate do 4x4.
Sei lá. Minha opinião
Obrigado Jacimar... tentarei desmontar ela esse final de semana, fazer uma limpeza, lubrificar e ver o que acontece... é muito dificil este trabalho de desmontar, ou é tranquilo?
Abraço...
Amigo, nunca fiz isso, sempre tive curiosidade em ver uma RL aberta, deve ter alguma coisa aqui no fórum . . . se fizer, tente tirar fotos para nós, boa sorte e um abraço !
guinhote
02/06/2014, 19:03
Fala zé dedão.... quando eu levantei, eu deixei tudo desengatado.... estava no neutro.... aí eu girei as duas rodas dianteiras com a mão..... elas estavam leves de girar.... mas o cardan girou junto quando eu girava qualquer uma das rodas....
zé dedão
03/06/2014, 01:00
Agora entendi. Acho q pode ser as rodas livres mesmos. Já vi um topico sobre limpeza e lubrificação de RL sem achar o link posto aqui
andre_agostinho
03/06/2014, 02:04
Fala zé dedão.... quando eu levantei, eu deixei tudo desengatado.... estava no neutro.... aí eu girei as duas rodas dianteiras com a mão..... elas estavam leves de girar.... mas o cardan girou junto quando eu girava qualquer uma das rodas....
Ola....acho que o melhor é colocar uma RL manual....em trilhas, nada se compara ao manual....leve o zequinha assim ele desce pra engatar A RL....:cool:
Ola....acho que o melhor é colocar uma RL manual....em trilhas, nada se compara ao manual....leve o zequinha assim ele desce pra engatar A RL....:cool:
Realmente é a melhor roda livre, como disse um colega de fórum uma vez "Eu tenho uma roda livre com comando de voz : Zequinha, desce no meio do barro e engata as rodas livres" , mas acho que vale a pena dar uma olhada, a minha funciona bem tanto pra frente como para trás, não desengata e o macete é, mesmo descendo procurar manter uma pequena aceleração, que é o normal para continuar tendo o controle de direção, abraço !
guinhote
03/06/2014, 19:25
Comprei uma RL manual... amanhã vou instalar e posto se o bendito cardan dianteiro parou de girar ou não....rsrsrsr:bye:
guinhote
04/06/2014, 18:34
E não é que o cardan dianteiro parou de girar mesmo. Foi só colocar a RL manual.... a roda livre automática da berrymatic que estava no meu, estava toda suja de óleo/graxa. Mas agora tá tudo certo....
465856
Todo esse óleo e graxa que estava na minha RL anterior é porque tem algum retentor estourado ou algo do tipo? de onde vem tanto óleo/graxa sujo? Valeu....
Bom dia prezado ! você mesmo trocou ? é fácil ? acredito que esse excesso venha do munhão mesmo, uma vez o lavador do posto lubrificou o munhão do CJ58 quando estava com a ex-patroa, enquanto coube graxa ele foi apertando o gatilho, chegou a cair graxa na lona de freio . . . parabéns pela solução ! abraço !
guinhote
05/06/2014, 19:03
Bom dia prezado ! você mesmo trocou ? é fácil ? acredito que esse excesso venha do munhão mesmo, uma vez o lavador do posto lubrificou o munhão do CJ58 quando estava com a ex-patroa, enquanto coube graxa ele foi apertando o gatilho, chegou a cair graxa na lona de freio . . . parabéns pela solução ! abraço !
Boa noite amigo... Eu mesmo troquei... facil facil.... não tem nenhum segredo... é só desparafusar o antigo, limpar tudo (eu usei gasolina e um pincel) e colocar o novo. tem até um manual de como instalar que vem junto com a RL. Facil Facil......
Abraço....
juleymar
06/06/2014, 00:07
Ola Jacimar , fiquei curioso com sua resposta por nao ter entendido bem , vc disse que nao vai graxa dentro da RL ? abri a minha e estava cheio deixei como estava , eu nunca tinha mexido nelas pois e manual e nunca deu problemas ,
abraço.
Bom dia amigo ! tem lubrificação sim, mas não pode ter excesso, as manuais não tem muito problema mas as automáticas são meio "frescas" com excesso, parece que foi o que aconteceu com o guinhote . . . grande abraço !
juleymar
06/06/2014, 20:45
Bom dia amigo ! tem lubrificação sim, mas não pode ter excesso, as manuais não tem muito problema mas as automáticas são meio "frescas" com excesso, parece que foi o que aconteceu com o guinhote . . . grande abraço !
Obrigado Jacimar "!
Renan Folly
08/06/2014, 18:55
rampa isso e bota uma roda livre manual! economize seu eixo dianteiro, assim terá certeza quando engatar vai ficar engatado e quando desengatar vai ficar desengatado. e fim de papo!
Ronny Diniz
20/05/2015, 15:25
Comprei uma RL manual... amanhã vou instalar e posto se o bendito cardan dianteiro parou de girar ou não....rsrsrsr:bye:
Boa tarde amigo?
me venderia a roda livre velha que tirou da sua viatura?
Sds.
Ronny