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Ver Versão Completa : Tração 4x4 com problema



Guto F-1000
28/05/2014, 20:39
Bom galera, desculpem a impaciência, eu coloquei o tópico na GM porém o forúm lá é muito pouco frequentado e estou com pressa pois a pick up vai pra mecânica amanhã e como o pessoal daqui na minha cidade não manja muito sobre tração 4x4 tenho receio de ser passado pra trás ou mexerem ou trocarem coisas que não precisam. Conhecendo o pessoal aqui do Forum da Ford que é muito solicito, entendem muito, já me ajudaram e sanaram muitas dúvidas quando tinha a F1000 vou colocar o meu problema:
É o seguinte, tenho uma S10 4x4 Exec. ano 2010 com 70mil km, nunca me deu um problema sequer. A tração dela funciono 1x por semana pra tirar o barco do Rio quando vou pro rancho de fim de semana.
Acontece que hoje quando parei num estacionamento íngreme de pedra britada precisei ligar a tração, liguei o 4HI e não engatava, pisei na embreagem e apertei a Reduzida, porém acendeu a Luz do 4HI e da 4Lo ao mesmo tempo e nem o diferencial dianteiro ou traseiro engatou, fazendo um barulho de não acolamento das engrenagens, tipo quando se quebra um diferencial.
Bom depois de 2 tentativas consegui voltar ela de volta pro 2 HI e sai normal. Mas fiquei encucado, parei a camionete no plano e tentei engatar a tração novamente e o problema volta, o 4HI não engata, a reduzida sim mas as vezes entra e as vezes escapa inclusive o diferencial traseiro.
Qual será o problema? Puramente elétrico pelo jeito não é. Será que vem bucha pela frente?
Outra dúvida nesse FDS o freio da camionete piorou um pouco, não sei se foi impressão minha( ficou duro e demora pra parar) , mandei na revisão, pastilhas estavam OK, o disco precisou dar um passo e calços nas pinças de freio, porém o freio continua duro, meu Véio como já teve várias pick-ups a diesel disse que poderia ser problema no Hidrovácuo, o acoplamento da tração é tb por esse sistema? Desculpem pois apesar de conhecer e já ter tido pick ups diesel sou totalmente leigo em sistema de tração. Abraço galera

zanottao
29/05/2014, 12:14
Bom , pelo relato q vc deu sobre a tração a meu ver pode ser o motor q faz o engate da tração ta com algum problema eletric, ou pode tb ser como a minha teve, o garfo q faz a seleção da tração pode ter ficado ruim, não sei se e igual ao meu , mais tem uns baquelite na ponta q faz a seleção da 4 hi e 4 low. Mais antes de sair desmontando tudo da uma olhada na eletrica, do motor de acionamento, parece q não ta indo pulso pra fazer o engate total

Guto F-1000
29/05/2014, 16:59
Bom , pelo relato q vc deu sobre a tração a meu ver pode ser o motor q faz o engate da tração ta com algum problema eletric, ou pode tb ser como a minha teve, o garfo q faz a seleção da tração pode ter ficado ruim, não sei se e igual ao meu , mais tem uns baquelite na ponta q faz a seleção da 4 hi e 4 low. Mais antes de sair desmontando tudo da uma olhada na eletrica, do motor de acionamento, parece q não ta indo pulso pra fazer o engate total
Valeu pela informação, a camionete foi pra oficina hoje,está em testes. Levei num amigo que manja um pouco de camionetes, se não encontrar nada vou ter que gemer na concessionária. Tração elétrica é complicado, mas não quero colocar uma mecânica pois provavelemente não vou ficar mais que um ano com ela

drosssor51
29/05/2014, 23:33
Guto... na tração.. não sei dizer bem.....
Mas nos discos de freio... quando dado passe.... eles estão com a rugosidade diferenciada... e as pastilhas (velhas ou novas) não estão bem assentadas.... dá impressão que não feia bem.
Normal .... até assentar.

Se for o hidrovácuo .... fica bem duro.. o freio.

boa sorte... no meca.!!!

xxxtripod
30/05/2014, 22:09
Olá Guto. Boa Noite. Se for o motor é simples. Arranje uma vala de posto, ou elevador e um companheiro. Tira o motor da CT, sem desconectar o chicote. Manda o companheiro segurar ele, e faz as trocas de 4x2 -> 4x4 ->4x4 Low. Se ele fizer tudo certinho, vai acusar no painel. E dai o problema é na CT, alguma bucha, garfo, rolamento, não sei como é internamente a CT da S10 pra dizer. O acionamento das Roda Livres dela, estes são a vácuo, más ai ela engataria normal o 4x4 e reduzida, só não haveria tração na dianteira, porque as Roda Livres estariam desacopladas. Abraço e responde pra gente oque deu.

Guto F-1000
31/05/2014, 12:34
Valeu galera a camionete está no mecânico, são 2 problemas.
O primeiro era uma peça plástica que estava quebrada ela que fica atrás do cabeçote onde se encaixa umas mangueiras que saem do hidrovácuo uma inclusive que vai para a Turbina, foi colada, pois não tem nem na concessionária pra reposição, o problema do freio foi resolvido.
O segundo problema é a tração, foram revistos a bomba de vácuo e todas mangueiras e parte elétrica, está tudo OK, ela funciona em 4x2 e 4x4 reduzida, porem em 4x4 HI tá dificil de engatar e quando entra faz uma barulheira e não funciona nem o cardã dianteiro ou traseiro. Resultado: vai ter que desmontar a caixa toda. Quando tiver mais notícias eu posto aqui.

Guto F-1000
04/06/2014, 13:55
Novas notícias, bom a caixa de tração foi retirada. O Primeiro problema, a tampa do Câmbio onde fixa a CT estava quebrada em dois pontos, vou ter que trocar. A Caixa de tração está perfeita com os garfos e engrenagens ok, a desconfiança agora é sobre o motorzinho da tração que provavelmente não está tendo força pra fazer a mudança na CT, vai ser desmontado e testado. O estranho que a tampa da Caixa de Tração é muito nova indicando que já foi trocada, quando comprei na concessionária a pick-up não me disseram nada. Bom depois coloco o desfecho e os valores mas pelo jeito vou gastar em uma única vez tudo que gastei nas quebras da F1000 durante 3 anos.

Brink
10/10/2014, 20:52
Boa noite, Pessoal. sou novo aqui no fórum mas já conhecia o canal. estou com duvida a respeito da tração da Chevrolet S10 2013 que tenho.
fui andar numa estrada de barro aqui próxima só que a mesma estava toda cheia de barro por conta de uma obra de encanação na rua, choveu e ficou um lamação de uns 10 cm de altura.
fui passar e o carro ficou saindo da pista jogando as vezes a traseira as vezes derrapando a dianteira para os lados.
sendo que eu já entrei com a tração 4x4.
minha duvida é qual a forma certa de usar este tipo de carro nesta situação?

na volta botei a 4x4 reduzida porem não sei como funciona , não sei como ligar (se tem que esta em ponto morto,se tem que andar na 4x4 reduzida em neutro ou se tem que andar com cambio no manual )não corria na hora estava em 6~8 km/h
e sentir o ainda o carro patinando. quero saber a forma certa de engatar a 4x4.

P.S. meu carro é 4x4(com reduzidas)
cambio automático
Chevrolet LT 4x4 diesel automática 2013

desde já agradeço.

Junior84
11/10/2014, 00:17
Tem que engatar antecipando o momento, não quando tá derrapando.
O tipo de pneu pode influenciar também na hora d passar na lama.
Veja seu manual, lá explica direitim como usar as trações,,,

heartland
11/10/2014, 04:49
Não fala nada no manual?

Robertorcv
11/10/2014, 09:03
Não fala nada no manual?

Reduzida so engata em Neutro, leia o manual do carro

maxxpedrinho
11/10/2014, 10:52
reduzida so engata em neutro e com o carro parado

Brink
11/10/2014, 14:55
dei uma olhada agora, e diz quem tem que esta em neutro. vlw pela ajuda não tinha pensado ainda no manual.
ve tbm uns cantor no progama Auto Esportes no domingo andando no desafio S10 eles usavam a 4x4 reduzida para não derrapar ficar sempre na mão e dar uns cavalinhos. só que eles usavam automática sequencial pra ele fica mais forte.
será que assim mesmo? ou pode deixar no automático ?

Junior84
11/10/2014, 15:05
Não esquece que não pode esterça muito em 4x4, inda mais em reduzida,,,,,sempre em linha reta se possível...

heartland
12/10/2014, 14:47
Rss impressionante como ninguém lê manual hoje em dia kkkkkkk, é a primeira coisa que eu faço

a automatica sequencial vc tem um controle melhor teoricamente, pois pode forçar o carro a ficar em 1 ou 2ª, dependendo da velocidade, mas acho que estando quase parado no D vai acabar ficando nisso mesmo.

Não sei pq nunca tive carro 4x4 com automatico, só automático com AWD

pedroxaviertf
17/12/2014, 14:07
Olá pessoal! Gostaria de aproveitar o tópico e fazer uma perguntao aos proprietários de S10 diesel 4x4 automática, que pretendo comprar. Ouvi dizer que a tração 4x4 normal não pode ser ligada em alta velocidade (na estrada sob chuva, a 80 km/h, por exemplo). Procede a informação?

Obrigado a todos!

TORQUE53
17/12/2014, 19:11
Olá pessoal! Gostaria de aproveitar o tópico e fazer uma perguntao aos proprietários de S10 diesel 4x4 automática, que pretendo comprar. Ouvi dizer que a tração 4x4 normal não pode ser ligada em alta velocidade (na estrada sob chuva, a 80 km/h, por exemplo). Procede a informação?

Obrigado a todos!

Você pode "traçar" o carro em movimento, desde que não esteja acima de 120Km. Condições de chuva, por si só, não é recomendado empregar a tração 4X4. Entenda o termo recomendado, como uma forma amena de...não pode...

Essa dúvida é recorrente aqui no Fórum, portanto, relembro aos amigos que o carro deve ser traçado apenas em condições pontuais, tais como: vencer trechos alagados, trafegar sobre lama e areia e em subidas íngremes. Muitos acreditam, que o simples ato de sair do asfalto e pegar uma estrada de terra batida, já é motivo de entrar com essa opção. Não, não é...

Tração 4X4 é igual a preservativo. Alguém coloca camisinha pra dar beijo na boca? Então, deixe para entrar com a tração, apenas em condições excepcionais e quanto menor o uso... melhor, pois o pior inimigo do conjunto de tração é a sobrecarga nas engrenagens, devido o esterçamento exagerado e constante do volante em curvas feitas com o carro "amarrado"...

Outro detalhe. A maioria dos carros modernos possuem a "Caixa Preta", portanto, caso necessite de cobertura em garantia para componentes ou conjuntos de alto custo, certamente sua palavra será substituída pelo levantamentos dos dados armazenados nesse módulo. Para isso, basta o mecânico "espetar" aquele scanner na tomada OBD do carro(parte inferior do painel) e a Montadora acessará todas informações de condução do seu veículo. No Cruze, esse módulo é conhecido como EDR...

pedroxaviertf
21/12/2014, 19:23
Você pode "traçar" o carro em movimento, desde que não esteja acima de 120Km. Condições de chuva, por si só, não é recomendado empregar a tração 4X4. Entenda o termo recomendado, como uma forma amena de...não pode...

Essa dúvida é recorrente aqui no Fórum, portanto, relembro aos amigos que o carro deve ser traçado apenas em condições pontuais, tais como: vencer trechos alagados, trafegar sobre lama e areia e em subidas íngremes. Muitos acreditam, que o simples ato de sair do asfalto e pegar uma estrada de terra batida, já é motivo de entrar com essa opção. Não, não é...

Tração 4X4 é igual a preservativo. Alguém coloca camisinha pra dar beijo na boca? Então, deixe para entrar com a tração, apenas em condições excepcionais e quanto menor o uso... melhor, pois o pior inimigo do conjunto de tração é a sobrecarga nas engrenagens, devido o esterçamento exagerado e constante do volante em curvas feitas com o carro "amarrado"...

Outro detalhe. A maioria dos carros modernos possuem a "Caixa Preta", portanto, caso necessite de cobertura em garantia para componentes ou conjuntos de alto custo, certamente sua palavra será substituída pelo levantamentos dos dados armazenados nesse módulo. Para isso, basta o mecânico "espetar" aquele scanner na tomada OBD do carro(parte inferior do painel) e a Montadora acessará todas informações de condução do seu veículo. No Cruze, esse módulo é conhecido como EDR...


Ok! Concordo! Obrigado pela resposta meu caro. Um abraço.

lfschmitz
29/12/2014, 01:09
dei uma olhada agora, e diz quem tem que esta em neutro. vlw pela ajuda não tinha pensado ainda no manual.
ve tbm uns cantor no progama Auto Esportes no domingo andando no desafio S10 eles usavam a 4x4 reduzida para não derrapar ficar sempre na mão e dar uns cavalinhos. só que eles usavam automática sequencial pra ele fica mais forte.
será que assim mesmo? ou pode deixar no automático ?


Para trechos curtos e sem muito esforço (como simplesmente atravessar um trecho enlameado ou grama molhada no plano) pode deixar no automático mesmo.

PORÉM, se for pegar algo mais pesado, em que vai precisar fazer força mesmo, não deixe de usar a reduzida e segurar o câmbio em marchas baixas. É melhor manter o motor em 3000rpm do que deixar o conversor de torque patinando demais, uma vez que ele pode superaquecer. Além disso, na reduzida e com marchas baixas usa-se menos o freio e obtém-se melhor controle do carro.
O comportamento de "dançar a dianteira" é esperado, uma vez que em terrenos de baixa aderência e principalmente sem pneus MT, acontece situação semelhante à de subir uma ladeira de paralelepípedos molhados em um carro com tração dianteira.

E faço coro aos demais: leia o manual!