PDA

Ver Versão Completa : Ponto de Ignição da Tracker com menor consumo e com ótimo desempenho

MARCANGIANE
28/05/2014, 10:52
bom dia amigos!

após um longo teste de configurações de diferentes graus de avanço de ponto cheguei a conclusão de que o melhor ajuste do conjunto ficou na casa dos 10 GRAUS APMS,com esta configuração de ponto meu carro ficou com autonomia de 10 km/l na cidade andando normalmente sem forçar muito a RPM e 11,5 km/l na estrada até 120 km/h subindo ladeiras sem precisar reduzir marcha em algumas ocasiões sem falar que a marcha lenta ficou uma beleza e o motor bem silencioso.

abraço a todos.

João Muraro
28/05/2014, 11:07
bom dia amigos!

após um longo teste de configurações de diferentes graus de avanço de ponto cheguei a conclusão de que o melhor ajuste do conjunto ficou na casa dos 10 GRAUS APMS,com esta configuração de ponto meu carro ficou com autonomia de 10 km/l na cidade andando normalmente sem forçar muito a RPM e 11,5 km/l na estrada até 120 km/h subindo ladeiras sem precisar reduzir marcha em algumas ocasiões sem falar que a marcha lenta ficou uma beleza e o motor bem silencioso.

abraço a todos.

Bom dia Marcangiane,

Qual é a recomendação do ponto de ignição original? Com a alteração do ponto de ignição não poderá ocorrer um "desgaste" maior do motor?

Grato,
João

MARCANGIANE
28/05/2014, 14:26
o que a suzuki recomenda é de 12 a 16°,e com a gasolina do brasil nem pensar, a minha com 12 bebe demais faz 7 na cidade e 8,5 na estrada 16° nem pensar pois vai quebrar canaleta e os pistões e pinos vão pro saco.

Chuva
28/05/2014, 15:07
Ótima dica Marcangiane!!

Essa escala está na peça ou há uma específica para se identificar e marcar esses 10 graus APMS.

Vc tem como tirar uma foto da posição da sua peça se puder por favor?

[ ]

Elisson
28/05/2014, 16:42
Ótima dica Marcangiane!!

Essa escala está na peça ou há uma específica para se identificar e marcar esses 10 graus APMS.

Vc tem como tirar uma foto da posição da sua peça se puder por favor?

[ ]

Minha dúvida é a mesma do Chuva, se puder exemplificar com foto ou desenho seria bem mais interessante.

Grato desde já.

vmterra
28/05/2014, 17:48
Opa... essa eu quero saber também... depois dessa informação acredito que meu carro está na casa dos 12 ou mais um pouco, pois está bebendo muito, mesmo rodando com Podium... nos meus testes só está faltando trocar todas as bobinas.

Chuva
28/05/2014, 18:42
Oi Terra, td bem?

Sem desvirtuar muito, mas vc tem alguma foto no seu micro sobre a limpeza do corpo de borboleta?

Além do ponto que o colega mencionou, vou finalmente limpar essa bagaça!! kkk

[ ]

vmterra
28/05/2014, 19:09
Oi Terra, td bem?

Sem desvirtuar muito, mas vc tem alguma foto no seu micro sobre a limpeza do corpo de borboleta?

Além do ponto que o colega mencionou, vou finalmente limpar essa bagaça!! kkk

[ ]

Fala aí Chuva... quanto tempo que não apareço por aqui... hehehe estou meio atarefado mês passado fiz uma visita aí por perto, fui em SP, Osasco e Cotia... porém na maior correria.

Pois bem... segue o link, tem fotos lá do corpo de borboleta, e na ultima pagina 6 tem até uma outra opção muito boa que o marcangiane descreveu de outro ponto de aplicação do descarbonizante, dá uma olhada lá e qualquer dúvida é só falar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/134641-limpeza-corpo-da-borboleta-tracker-2.html

Chuva
28/05/2014, 19:26
Valeu Terra,

Mas com o que limpou o duto do fluxo de ar? Com um pano e chavona de fenda?

E tinha algum produto pra jogar la dentro?

Se for vir por aqui dá um toque e perde uns 10 minutos, vc deve ter passado na frente de casa.. kkk

[ ]

vmterra
28/05/2014, 19:58
Valeu Terra,

Mas com o que limpou o duto do fluxo de ar? Com um pano e chavona de fenda?

E tinha algum produto pra jogar la dentro?

Se for vir por aqui dá um toque e perde uns 10 minutos, vc deve ter passado na frente de casa.. kkk

[ ]

Ja estou de volta ao ES, fui em Cotia fazer um curso da GE e fiquei em Osasco... mês que vem devo descer em Campinas e pegar um carro e ir até Itajubá -MG fazer outro curso, mas aí ja é fora de mão....hehehe

Então... limpei com Spray descarbonizante CAR80. Encontra em qualquer casa de peças. É espirrar e já ver o caldo preto descer! excelente poder de limpeza

aviasom
28/05/2014, 20:30
vmterra, se passar por Sao Paulo e quiser tomar uma gelada, é so falar :brinde:

Chuva
28/05/2014, 20:45
pow.. vc podia ter falado... estou a 5 km de cotia.. tenho 2 quartos vagos em casa.. não ia cobrar nada!

[ ]

vmterra
28/05/2014, 21:12
Opa.... valeu Aviasom!!! Pow Ricardo não iria dar mesmo ficamos em 5 no hotel heheheheh.... Se tivesse ido sozinho... o Curso foi ali em Granja Viana na Sede da GE e fiquei hospedado a 14km dali... kkkkkk na sexta feira tive que levar um dos colegas pro aeroporto de congonhas... aindei 30km ida e volta para o hotel saí as 17:00 cheguei no hotel as 20:30.... que isso, não dá pra viver não... kkkkkkkkk

Ricardo Passoni
28/05/2014, 21:17
E como ficou a batida de pino, pois pelo que vi atrasou? Correto?
Abraço

bom dia amigos!

abraço a todos.

MARCANGIANE
29/05/2014, 09:39
bom dia a todos,,,,,este procedimento eu fiz com uma pistola de ponto(dá mais precisão) se forem mexer no ponto de suas tracker mande verificar o ponto em que o carro está pois caso o resultado não os agrade possa voltar ao ponto original
e para quem possua tracker e com bom desempenho e nunca mexeu no ponto original aconselho deixar como está

Obs:minha tracker não grila de jeito algum mesmo com 16 graus a cada 5000 km rodados ou quando vou andar em trilhas onde se exige mais do motor eu adiciono ao tanque um aditivo STP limpeza pesada(frasco preto)

amigos na minha tracker esta configuração funcionou uma beleza mais cada carro é diferente pode ser que em alguns o resultado seja diferente (não é regra).

abraço a todos.

LeandroNV
29/05/2014, 10:07
Marcangiane,
Deu muito trabalho alterar o ponto?
Aqui no ES é meio tenso achar bons mecânicos e eles tem medo de fazer essas coisas...
O meu tá com uma boa autonomia, mas tem horas que perde potência. a rotação dele na lenta tá na casa de 900rpm e queria tentar aumentar um pouco.
Se tiver como me dar uma luz eu agradeço.

Chuva
29/05/2014, 10:19
Valeu Marcangione!! O dificil vai ser os mecanicos da minha cidadezinha terem essa pistola de ponto só pra conferir.

Terra, aqui em sp o transito é uma lástima msm. Mas tudo depende do dia da semana, do clima, de como estão as greves e manifestações. Tirando a média desses eventos tem que se escolher um horario melhor para dar role.

Eu trampo em SP e pego a estrada as 5 da matina e volto as 16 horas. Se for no horario de hush sem condições msm, infelizmente..

Quero ver nos dias de jogos.. kkk

[ ]s

lucasschneider
24/06/2014, 21:05
qual o procedimento para esse ajuste de ponto aí? pq o motor da tracker (j20a) utiliza roda fônica, o qual não permite esse ajuste de ponto...

Elisson
24/06/2014, 23:05
qual o procedimento para esse ajuste de ponto aí? pq o motor da tracker (j20a) utiliza roda fônica, o qual não permite esse ajuste de ponto...Falei com meu mecânico e o mesmo fez o mesmo informe. Você pode até alterar mas injeção eletrônica faz o ajuste automático da queima e para mais ou menos conforme a qualidade do combustível. Então teoricamente a informação aí não ta valendo nada.

MARCANGIANE
25/06/2014, 11:18
bom dia caro amigo seu mecânico está equivocado.

abraço.

lucasschneider
25/06/2014, 11:28
bom MARCANGIANE (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/76501.html)...podeira explicar para nós este ajuste? onde foi feito, e como foi feito?
foi alterado algo na roda fônica/chaveta da mesma? como ter um ajuste preciso disso já que a injeção fica variando o ponto em função da temperatura e outros inúmeros fatores.....

Elisson
25/06/2014, 15:23
bom dia caro amigo seu mecânico está equivocado.

abraço.

Já que ele está equivocado, explique-nos detalhadamente!

Grato desde já.

MARCANGIANE
26/06/2014, 10:17
468154 aqui está o manual de como regular o ponto de ignição da tracker. muitos mecânicos não sabem que este motor possui um regulador de ponto "distribuidor" de ignição.

com o motor no ponto de ignição correto a queima de mistura (ar/combustível) será a mais perfeita e completa possível sendo assim o sensor de oxigênio informa a central a presença de oxigênio nos gases de escape,este sensor é responsável pelo equilíbrio da injeção, pois ele tem a função de enviar a informação de qual é o estado dos gases (mistura) do motor(mistura pobre ou rica),em função desta informação(Pulso Elétrico) que a unidade do motor(ECU) controla o pulso da injeção.

Sensor lâmbda: este é o grande nariz do sistema, ele fica dentro do escapamento “cheirando” os gases que são exalados, quando o resultado da queima esta fora dos padrões ele informa o módulo para corrigir a quantidade de combustível. Se mesmo assim o resultado continuar alterado, a luz da injeção acenderá, indicando o problema no sistema.

e é por isso que o ponto de ignição correto é crucial para um bom desempenho do motor

no meu caso o ponto ideal para o MOTOR DA MINHA TRACKER o ponto ideal foi de 10° APMS e ficou muito bom o desempenho e o consumo.

abraço a todos.

mas.marco
26/06/2014, 11:24
tsc tsc tsc.. o amigo ressaltando SEMPRE que na DELE funcionou e a galera toda crespa...

Marcangiane, você está certo.

Aliás, complementando de forma bem resumida, os ajustes deverão ser feitos sincronizados, atrás (distribuidor) e na frente (variando com a pistola). Tem que casar essa dupla.

Eu sei 'A' teoria e mas vi o procedimento ao vivo.

lucasschneider
26/06/2014, 12:48
Se tivesse postado logo o procedimento ninguém teria nem questionado nada ;)

A questão é, que esse tipo de procedimento é ***MUITO*** atípico, e por isso da curiosidade. Nunca vi em nenhum outro motor que utilize roda fônica esse tipo de ajuste. E no mais, MUITO legal o manual do link que postou!

Mas legal: sábado vou ver como esta o ajuste da minha tracker, para comparativo ;)

MARCANGIANE
26/06/2014, 15:19
boa tarde amigos

quando falei que na minha deu certo é porque não é regra pode variar de motor para motor

vou criar um video e mostrando passo a passo ok?

agora se a tracker dos amigos estiver com consumo e desempenho satisfatório aconselho não mexer

abraço.

lucasschneider
30/06/2014, 22:49
MARCANGIANE, poderia me tirar uma dúvida? Fui tentar fazer o procedimento descrito no manual, mas o conector da minha tracker é diferente do que é mostrado nele: Os conectores dos pinos 1 e 2 estão vazios. Não tem como colocar o fio, conforme o manual do link que vc postou. Teria como me ajudar?

Elisson
01/07/2014, 09:05
boa tarde amigos

quando falei que na minha deu certo é porque não é regra pode variar de motor para motor

vou criar um video e mostrando passo a passo ok?

agora se a tracker dos amigos estiver com consumo e desempenho satisfatório aconselho não mexer

abraço.

Aí sim hein!!! Agora sim você matou a pau.

Grato desde já.

lucasschneider
01/07/2014, 10:23
468601
tai a foto do conector, do local descrito no manual.

lucasschneider
01/07/2014, 11:51
Então pessoal, matada a charada: o manual postado antes não corresponde as nossas trackers, informando a posição errada dele
O conector para travar o ponto e ser possível o ajuste se encontra na frente da bomba do ABS, e tem uma capinha de borracha sobre ele. Para travar o ponto para ajuste, basta colocar um fio ligando os dois terminais conforme a imagem.
468607468608

Em relação ao ajuste: o ponto original é de 5 graus. O interessante é já conferir se o ponto já esta dentro deste valor. E então, conforme relatado no tópico, podemos adianta-lo até 10 graus, mas carece de teste porque nem todos motores são exatamente iguais.
Acho que o interessante é ir testando e adiantando de 2 em 2 graus, e ir vendo como fica.

Elisson
01/07/2014, 14:40
Em relação ao ajuste: o ponto original é de 5 graus.

Agora aí lascou Lucas, onde tu viu que é 5 graus?? Eu vi que a variação do J20A, que os motores que equipam grand vitaras e trackers a gasola vai de 12 a 16º e os motores V6 que é o H24 de 10 a 13º com o escaner e .e de 6 a 12 sem.

E aí???

lucasschneider
01/07/2014, 15:02
quando você fizer o procedimento do shortplug no conector de diagnósticos, ela vai travar o ponto do motor em 5 graus.
Esse valor de ponto que você se referiu é o ponto na lenta, mas que varia ainda em função da temperatura do motor/ar etc, o que não tornaria preciso o ajuste de ponto do motor

Elisson
01/07/2014, 15:15
quando você fizer o procedimento do shortplug no conector de diagnósticos, ela vai travar o ponto do motor em 5 graus.
Esse valor de ponto que você se referiu é o ponto na lenta, mas que varia ainda em função da temperatura do motor/ar etc, o que não tornaria preciso o ajuste de ponto do motor

Ahhhh....por isso que no início do manual de manutenção ele menciona que para fazer o teste é necessário desligar todos os pontos de energia (luz, ar, ventilador etc) e esperar o motor atingir a temperatura de funcionamento normal para que o procedimento possa ser realizado.

Valeu.

mas.marco
01/07/2014, 16:54
V6 ... H24?

H25
H27
H20a

:concordo:

MARCANGIANE
01/07/2014, 18:40
caros amigos boa noite

não precisa jampear o shorting plug basta conectar a pistola na bateria (+ e -)e a garra indutiva nos fios da bobina do 1º cilindro ,ligar o carro sem consumo elétrico algum(luz,som,ar,etc.)deixar o motor aquecer até a ventoinha acionar a primeira vez e depois posicionar rente com a tampa de óleo do motor(ponto de visualização) a lâmpada de ponto para a polia do virabrequim
lá terá duas marcações uma no bloco do motor(espécie de seta) e outra na polia (um ponto branco na polia)
regular a pistola de ponto em 10 graus,folgar um pouco o sensor de Posição de Cames (CMP) e ir girando o mesmo até os dois pontos(polia e Bloco)estarem na mesma posição.(um de frente para o outro).
este procedimento já foi feito em várias tracker e GV e todos ficaram bons.

agora eu repito se as viaturas de vocês estiverem com desempenho e consumo satisfatório não mexam

cuidado na hora de posicionar a luz da pistola de ponto na polia para não bater com a pistola na ventoinha do radiador.

este procedimento é ideal uma pistola digital ou analógica com avanço de ponto.

o manual de serviços suzuki mostra o procedimento nos dois motores o V6 e o J20A 2.0 16v Gasolina que equipa os GV e tracker

girando o CMP no sentido horário ele irá adiantar o ponto e anti horário irá atrasar.

abraço.

lucasschneider
01/07/2014, 19:03
Mas aí vc deixando em 10 graus vai estar atrasando o ponto em relação ao ponto original, já que nesta situação que vc mencionou o ponto normal especificado pelo manual seria em torno de 12 a 16 graus
O plug justamente existe pra injeção travar o ponto, e não variar conforme temperatura e afins. Ou senão alguém no nordeste em pleno verão, teria precisão diferente de alguém no sul em pleno inverno.

MARCANGIANE
02/07/2014, 10:21
Bom dia amigo.

A GM e suzuki estabeleceram diferentes parâmetros de ajustes (no caso dos GV e tracker ) algumas vieram de fábrica com 14º e houve a necessidade de atrasar um pouco o ponto por conta da péssima qualidade do combustível aqui em nosso país outras vieram com 9º (ficava fedendo a ovo podre) ,Conversando com um amigo meu que foi chefe de oficina da suzuki em recife ,João Pessoa e São Paulo e há relatos aqui no próprio fórum.

conforme dito a minha com 12° faz 7.5 na cidade andando na manha e 8 na estrada tinha mais torque em baixa mais na alta não tinha.Com 14° demorava para baixar a rotação do motor porque o ponto fica muito adiantado e o motor dava uma rajadinha(tipo motor de chevette) dai o perigo de quebra de canaletas e pinos de pistão.Com 16° nem se fala só se for usar gasolina pódium,porque se usar outra o motor vai bater pino digo isso por experiência própria.

não irá ter diferença o que importa é a temperatura de trabalho do motor e não a temperatura da região por isso que o ajuste tem que ser feito com o motor em marcha lenta e na temperatura normal de trabalho na faixa de 90°.

amigos esse post que criei foi tomado por base minha própria experiência de uso desses motores em tracker e GV há muitos anos

espero ter ajudado

abraço a todos.

lucasschneider
02/07/2014, 10:42
Bom eu só estou traduzindo o que o manual de serviço diz para fazer.
E acho extremamente necessário o shortplug (conforme relatado no manual) para se travar o ponto e ter precisão no ajuste, caso contrario o ponto vai estar variando em relação a temperatura e afins, o que te lavara a não ter precisão no ajuste.

MARCANGIANE
02/07/2014, 11:45
faça um teste (como eu já fiz) regule o ponto com o shorting plug jampeado e diga o resultado você verá que o motor vai ficar manco
abraço.

Aurasil
04/01/2015, 15:09
Olá pessoal. Sou proprietário de uma Tracker e também sempre tive dúvidas em relação ao ponto do motor J20. Acredito que o antigo proprietário alterou a regulagem, mas nunca consegui um mecânico que me passasse confiança e entendesse desse motor. Nunca consegui um consumo melhor que 9,5 km/l mesmo sem ar condicionado (em pista dupla a 110Km/h), mesmo com as preventivas sempre em dias. Se puderem postar um vídeo de como fazer a aferição do ponto do motor, com certeza ajudariam muitos proprietários da Tracker espalhados pelo Brasil! Um abraço a todos e feliz 2015!!!

jessen beraldo
05/01/2015, 12:02
Olá pessoal. Sou proprietário de uma Tracker e também sempre tive dúvidas em relação ao ponto do motor J20. Acredito que o antigo proprietário alterou a regulagem, mas nunca consegui um mecânico que me passasse confiança e entendesse desse motor. Nunca consegui um consumo melhor que 9,5 km/l mesmo sem ar condicionado (em pista dupla a 110Km/h), mesmo com as preventivas sempre em dias. Se puderem postar um vídeo de como fazer a aferição do ponto do motor, com certeza ajudariam muitos proprietários da Tracker espalhados pelo Brasil! Um abraço a todos e feliz 2015!!!

Também tenho interesse nessa questão. O consumo do meu TK é bem parecido com o do Aurasil.

abc!

Chuva
05/01/2015, 21:18
Oi pessoal,

Acho q ajuda, mas o filme seria mesmo o ideal.

Guardo tudo que vejo no fórum sobre o carro e em algum lugar baixei esse manual. Pode ajudar um pouco.

Quem fizer e puder filmar, poste por favor.

[ ]s

488631

jessen beraldo
07/01/2015, 10:22
Oi pessoal,

Acho q ajuda, mas o filme seria mesmo o ideal.

Guardo tudo que vejo no fórum sobre o carro e em algum lugar baixei esse manual. Pode ajudar um pouco.

Quem fizer e puder filmar, poste por favor.

[ ]s

488631

Obrigado Chuva!

rgerent
25/11/2015, 19:41
Olá, alguém tem ou pode fazer um vídeo explicativo da regulagem de ponto da Tracker? Obrigado.

ROMERITO
21/03/2016, 10:38
caros amigos boa noite

não precisa jampear o shorting plug basta conectar a pistola na bateria (+ e -)e a garra indutiva nos fios da bobina do 1º cilindro ,ligar o carro sem consumo elétrico algum(luz,som,ar,etc.)deixar o motor aquecer até a ventoinha acionar a primeira vez e depois posicionar rente com a tampa de óleo do motor(ponto de visualização) a lâmpada de ponto para a polia do virabrequim
lá terá duas marcações uma no bloco do motor(espécie de seta) e outra na polia (um ponto branco na polia)
regular a pistola de ponto em 10 graus,folgar um pouco o sensor de Posição de Cames (CMP) e ir girando o mesmo até os dois pontos(polia e Bloco)estarem na mesma posição.(um de frente para o outro).
este procedimento já foi feito em várias tracker e GV e todos ficaram bons.

agora eu repito se as viaturas de vocês estiverem com desempenho e consumo satisfatório não mexam

cuidado na hora de posicionar a luz da pistola de ponto na polia para não bater com a pistola na ventoinha do radiador.

este procedimento é ideal uma pistola digital ou analógica com avanço de ponto.

o manual de serviços suzuki mostra o procedimento nos dois motores o V6 e o J20A 2.0 16v Gasolina que equipa os GV e tracker

girando o CMP no sentido horário ele irá adiantar o ponto e anti horário irá atrasar.

abraço.

MUITO BOM ESTE TÓPICO! !!
Parabéns a todos! !!

Mas..... ficou uma dúvida.

Horário => adianta.
Anti-horario => atrasa

Dúvida:

Horário/Anti-horario para quem está na traseira olhando pra frente do carro ou para quem esta na frente do carro olhando para a traseira?

anderson Laux
01/04/2016, 13:31
Amigo, fizemos o cabeçote de uma tracker 2.0 16v gasolina, com motor j20a, mas esta com um sintoma de atrasada, mesmo adiantando tudo que dá na regulagem do sensor de fase do comando. Poderias me passar as informações corretas de ponto das correntes (imagem de preferência) bem como alguma dica que talvez tenha?
Obrigado

Arildo MT
02/04/2016, 00:53
Amigo, fizemos o cabeçote de uma tracker 2.0 16v gasolina, com motor j20a, mas esta com um sintoma de atrasada, mesmo adiantando tudo que dá na regulagem do sensor de fase do comando. Poderias me passar as informações corretas de ponto das correntes (imagem de preferência) bem como alguma dica que talvez tenha?
Obrigado

Bem vindo, neste tópico tem informações principalmente sobre o ponto de ignição, não sei se tem algum sobre ponto do comando e outros, mas vi videos no youtube bem completos, pelo que me lembro tem pontos em todas as engrenagens e cor mais escura no gomo da corrente que fica sobre esses pontos para casar os pontos comandos/arvore de manivelas, pesquise pelo google o assunto desejado+4x4brasil e procure os videos tambem, boa sorte.

Marcelo Camilo
14/04/2017, 21:01
Pessoal a minha tk tem uma marca de tinta branca entre a base do motor e a roda fônica acho q é de fábrica .Tipo um gabarito um ponto uma marca então tem com voltar se ser errado !! .Ela tem o mesmo problema dá dos amigos perda de potência repentina quando se reduz a marcha e pega uma subida por exemplo .Parece carro mil .Rodei um pouco a roda fônica mas não percebi diferença nem em consumo nem em potência.entao voltei para a marca q estava antes .A dúvida avança em sentido horário de frente para o motor ou de traz do motor ?? Eu fiz o procedimento de frente p motor ou seja dá direita p esquerda !! Estaria Adiantando ou atrasando o ponto ??,.Seria assim mesmo ?? Obrigado desde d já !!

MARCANGIANE
16/04/2017, 11:32
Se você estiver de frente para o motor, esquerda para adiantar e direita para atrasar.

Diego Muniz
17/09/2017, 08:47
Pessoa, ressuscitando o tópico, hehe. Recentemente descobri a existencia de um programa para leitura completa da central dos suzuki's(sz viewer, tem pra android e pc). Neste programa(versão para pc) ele me mostra o avanço de ignição instantâneo no primeiro cilindro. Bem, meu carro está muito fraco de saída, só ganha força depois dos 2500 rpm. Vendo o ponto pelo programa observei que desligado ele mostra 5º e com o carro ligado mostra cerca 14º em marcha lenta(+-770 rpm) e temperatura ideal(+-90ºC). Minha dúvida é a seguinte, devo considerar que meu carro está com 5 ou com 14 graus? Quero fazer o ajuste pelo sensor de posição de cames usando o programa como guia.

pmarc
15/10/2017, 20:16
Diego, o meu é assim desde zero (fraco antes de 2500rpm), ates da ANP mandar batizar ainda mais nossa gasosa.

MARCANGIANE
25/10/2017, 15:52
considere o ponto 14°,mais ele irá variar o ponto.

Arildo MT
18/01/2018, 13:18
Pessoa, ressuscitando o tópico, hehe. Recentemente descobri a existencia de um programa para leitura completa da central dos suzuki's(sz viewer, tem pra android e pc). Neste programa(versão para pc) ele me mostra o avanço de ignição instantâneo no primeiro cilindro. Bem, meu carro está muito fraco de saída, só ganha força depois dos 2500 rpm. Vendo o ponto pelo programa observei que desligado ele mostra 5º e com o carro ligado mostra cerca 14º em marcha lenta(+-770 rpm) e temperatura ideal(+-90ºC). Minha dúvida é a seguinte, devo considerar que meu carro está com 5 ou com 14 graus? Quero fazer o ajuste pelo sensor de posição de cames usando o programa como guia.

Olá, pode me informar aonde encontrar esse programa pra pc? só funciona em notebook ou pc mesmo? qual sistema operacional? no pc da de usar placa/adaptador bluetooth ou no wifi?, aguardo, desde já agradeço.

pichinin
14/09/2018, 20:47
Caros amigos, rodei muito na internet até finalmente conseguir conectar no ODBII da Tracker, minha receita foi utilizar um adaptador ELM327 v1.5 e o aplicativo SZ-VIEWER, tem pra Android e pro Windows, abaixo os links de download;

É muito simples instalar e configurar, você apenas precisa emparelhar o adaptador OBDII com o celular/computador antes de abrir o aplicativo.

Atualmente estou usando o ponto em 14º, aparentemente ta indo tudo bem e estou fazendo a média de consumo.

SZ-VIEWER:
PARA WINDOWS: http://malykh.com/store/2017-04/sz-viewer-w1-2017-04-15.zip
PARA ANDROID: SZ Viewer A1 (for Suzuki) – Apps no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.malykh.szviewer.android&hl=pt_BR)

Modelo de adaptador que comprei no MercadoLivre (tem que ser o modelo ELM327 v1.5) deve ta na casa duns R$ 80,00:
561485

Imagens do aplicativo rodando:
561486561487

gabrieluarian
19/09/2018, 09:59
Opa... nos mantenha informados sobre o consumo e sobre desempenho.

Caros amigos, rodei muito na internet até finalmente conseguir conectar no ODBII da Tracker, minha receita foi utilizar um adaptador ELM327 v1.5 e o aplicativo SZ-VIEWER, tem pra Android e pro Windows, abaixo os links de download;

É muito simples instalar e configurar, você apenas precisa emparelhar o adaptador OBDII com o celular/computador antes de abrir o aplicativo.

Atualmente estou usando o ponto em 14º, aparentemente ta indo tudo bem e estou fazendo a média de consumo.

SZ-VIEWER:
PARA WINDOWS: http://malykh.com/store/2017-04/sz-viewer-w1-2017-04-15.zip
PARA ANDROID: SZ Viewer A1 (for Suzuki) – Apps no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.malykh.szviewer.android&hl=pt_BR)

Modelo de adaptador que comprei no MercadoLivre (tem que ser o modelo ELM327 v1.5) deve ta na casa duns R$ 80,00:
561485

561486561487

pequijeep
12/01/2020, 21:07
468154 aqui está o manual de como regular o ponto de ignição da tracker. muitos mecânicos não sabem que este motor possui um regulador de ponto "distribuidor" de ignição.

Se você pudesse ceder esse arquivo aí de manual de serviços seria um presentão!!

israelkombi
26/05/2020, 18:46
oi vc mudou o ponto atravez desse adaptador?

SZ-VIEWER:
PARA WINDOWS: 404 Not Found (http://malykh.com/store/2017-04/sz-viewer-w1-2017-04-15.zip)

561485

561486561487

pequijeep
27/05/2020, 15:48
israelkombi, pelo que entendi o ponto é alterado mecanicamente, mexendo (literalmente).

cwb2009
11/10/2020, 21:59
israelkombi, pelo que entendi o ponto é alterado mecanicamente, mexendo (literalmente).

Amigo, tenho uma Gv igual a sua. Vc conseguiu fazer a leitura com obd2? Se sim, qual usou?

MARCANGIANE
13/10/2020, 14:18
Se você pudesse ceder esse arquivo aí de manual de serviços seria um presentão!!
é só clicar no anexo

Yaboo
05/01/2022, 08:58
Tentei fazer o jumper como no manual e monitorar o ponto via OBD2 usando SZViewer, mas continuo visualizando o ponto variável, e não fixo. Alguém saberia me dizer o porquê?