Conectar

Ver Versão Completa : Chicote Elétrico



Dias
22/12/2005, 10:14
All, como estou terminando a reforma da minha viatura (CJ3-A 51) , já comprei o motor 4cc de opala e estou terminando a flange pro clarkette 5m. . agora falta montar o lego (hehehe). . . pretendo refazer o chicote completo da viatura. . . eu queria deixá-lo com uma aparência boa então me deu (ops!) a idéia de fazer igual aos dos carros modernos. . . colocar os fios dentro de conduítes pretos, igual ao do meu palio 1.0. . .
Alguém já utilizou conduíte ?? Se sim, é o mesmo que pra construção civil ?? E qual a medida ?? 1/2 ?? Aqui na minha cidade só acho amarelo. . . e não tô a fim de colocar nessa cor, que é horrível. . . vai parecer que ainda não acabei a reforma do jeep. . . hehehehe

[ ]´s
Dias

Ronaldo B.
22/12/2005, 10:26
Dias,

Tem um conduite próprio para usar em instalação eletrica de autos, eu comprei em uma loja de auto peças (Voli) e paguei acho que foi R$ 8,00 um rolo com 10 metros.

[]´s

Dias
22/12/2005, 10:30
Blz Ronaldo, vou procurar. . . e ele é de uma medida específica né ?? ou tem outros diâmetros ??

[ ]´s
Dias

Ronaldo B.
22/12/2005, 11:16
Dias,

O que eu ví na loja tinha dois diâmetros diferentes.

[]´s

p.peleje
22/12/2005, 11:22
Dias,

Tenho a seguinte opinião: conduíte cumplica pra manutenção. Claro que fica bom, organizado, bonito, porém dificulta depois. Mas claro, tornar a dizer é apenas meu gosto, minha opinião.
O do meu fiz com aquela fita isolante grossa sem cola, veda bem, fica organizado do mesmo jeito e fica mais fácil de desmanchar pra refazer algo.

[]s

Peleje

Ronaldo B.
23/12/2005, 08:39
Peleje,

Esse conduite que eu falei é aberto na lateral possibilitando colocar e tirar os fios sem ter que desligar nada, então não acho que dificulte em caso de ser necessário fazer algum reparo na fiação ou ligar mais fios, se fosse aquele todo fechado aí concordo que dá mais trabalho se tiver que mexer.

[]´s

marcelino
23/12/2005, 12:51
Senhores,

Temos várias alternativas pois além do espaguete adquirido nas lojas de veiculos podemos faze-lo em lojas especializadas em borrachas, aqui em SP existem várias, principalmente na regição da Florencio de Abreu.

Para aquele que julgam que derivar o chicote é complicado pode-se utilizar uma cinta fabricada pela Hellerman que se comporta como um plastico helicoidal que pode ser enrolado ao longo da cabeação e deixando pontos para a derivação.

Existem alguns espaguetes termo contráteis que após receberem uma fonte de calor em seu corpo (geralmente um soprador de calor ou para os mais doidos o secador da patroa) reduzem seu diametro em 50% dando um apecto bastante profissional ao chicote.

Outra maneira e criar um chicote prendendo os fios com fitas tipo INSULOK ou também da HELLERMAN.

Agora pontos favoráveis e desfavoráveis existem vários....somente fica a confirmação que um monte de fios soltos pela viatura não ficam aceitáveis

Um abraço e boa sorte.

COLOMBO1
23/12/2005, 13:59
Dias, eu cheguei a fazer toda a fiação do meu CJ-5 usando o conduite fechado, fiquei com ele um bom tempo e nunca tive problemas, pois is fios eram novos e o conduite estava bem fixado na carroceria.

edwint
23/12/2005, 17:24
utilizei em meu jeep p chicote eletrico da brasilia, ficou exelente c/ uma boa aparencia, e também a caixa de fuzivel do fiat 147, a fiação da caixa fica toda por dentro do painel e aparece somente a tampa onde ficam os fuziveis, segue as fotos de como ficou pena q o jeep neste dia tava muito sujo. alem disso, o chicote da frasilia é muito simples de se ligar gastei no total 80,00 pela compra do chicote, caixa de fuziveis usados mas em muito bom estado e mao de obra.

DJunior
05/04/2006, 13:17
Caros Amigos, Boa tarde...

Procurei no forum todos os assuntos sobre chicote. Verifiquei que alguns amigos já derreteram o chicote do jeep, outro até colocaram fogo no pobre coitado por excesso de ligações ou falha de dimensionamento, mas ninguém nunca comentou claramente:

Qual bitola de fio é a mais certa para refazer o chicote elétrico dos jeep's?

Aguardo comentários,

Abraços,

Dirceu

DougBRSP
05/04/2006, 13:29
Certa vez vi alguém falar que a Garra vendia o chicote completo pro Willys, mas acho que é lenda, alguém da garra ai para falar a respeito?

Abraços

Raphael Diniz
05/04/2006, 15:47
Galera, estou no mesmo dilema....... :pensativo: :pensativo:

Estou pra terminar a restauração da minha viatura CJ5 (original, BF 161), e vou ter que fazer todo o chicote elétrico do jeep. No meu caso é um jeep militar, portanto terá farol black-out, lanternas traseiras duplas, luz de mapa, etc, etc, portanto terá algumas ligações a mais que os jeeps comuns.

1) Qual seria a bitola dos fios?
2) Vou colocar caixa de fusível, qual a mais adequada?
3) Quanto sairia, em média, este serviço feito por uma auto-elétrica?
4) Já me disseram pra colocar terminais de ligação nas lanternas, faróis, etc, para facilitar manutenção, sem precisar cortar fios, realmente é recomendável?

Agradeço qualquer informação

Abraço,

Thiago Rodeghel
05/04/2006, 18:02
Grande Dias

Além dos conduites, vai no desmanche e pega umas 10 presilhas q prendem o chicote eletrico do Uno a carroceria, tem umas 2 medidas parece...

Fiz isso no meu, conduite e presilhas, ficou muito bom...

[s]

Marcelo Sandim
06/04/2006, 18:01
Consultei um eletricista e ele me disse que cobrará 450 lts :shock: para fazer a minha parte elétrica toda!
O preço eu não sei se esta bom , mas o importante é que o cara trabalha bem! :concordo:
Hoje colocarei umas fotos das gambiarras que fizeram no meu jeep antes de eu compra-lo no link onde fala da cuspinção! :mrgreen:

abraço.

rafaelsouza
06/04/2006, 19:00
Sobre o preço de Lt$ 450,00 vc tem que ver se é só mão de obra ou se o cara vai por: Chave de ignição, chave de luz, chave de seta, reles e etc tudo pelo mesmo preço, se for isso tá bem barato
Chicotes de instalãção para jeep com bf 161 são vendidos na maioria das lojas especializadas e da para optar com caixa de fusiveis e sem
[],s :concordo:

DJunior
06/04/2006, 19:46
Marcelo, Boa noite...

Se você for realmente fazer o chicote com o seu eletricista, vê se ele te fala qual a bitola dos fios que ele vai utilizar e posta no forum para a galera.

Abraços,

Dirceu

Thiago Pereira
06/04/2006, 20:44
DJunior,

Qto a bitola dos cabos a melhor coisa é dimensionar caso a caso, exceto se for copiar em tudo a instalação elétrica do outro Jeep.
O cálculo pode ser feito verificando a corrente q vai passar pelo cabo e comparando-a com a tabela (em anexo) sempre arredondando para cima, dessa maneira tb é possível dimensionar o fusível, mas lembre-se q o fusível deve suportar uma corrente menor q o cabo (de nada adianta um fusível de 20A se com 15A o cabo já está derretido).
Para calcular a corrente use a formula P = U * I, onde P é a potencia, U a tensão e I a corrente.

Exemplo: Para um sistema de freio normalmente utilizam-se duas lâmpadas de 21W (Potencia), como o sistema do Jeep é 12V (Tensão), colocando na formula I = 2*21 / 12 = 3,5A.
Portando um cabo de 1,5 mm² já é suficiente e deve-se utilizar um fusível de 10A.

Para o resto é só seguir o mesmo padrão.
Todos equipamentos em suas especificações técnicas informam sua potência (Radio, PX, lâmpadas, etc...).
Para o sistema de arranque um cabo de 25mm² já está de bom tamanho, mas tb é possível dimensioná-lo tendo as especificações técnicas.

P.S.: A tabela q está anexada é para instalações residenciais, mas pode ser usada no automóvel desde q os cabos não sofram contato direto com altas temperaturas (+ de 70°C).
Tb existem cabos com bitolas menores, mas não encontrei uma tabela com a capacidade deles.

Caso tenha colocado alguma informação incorreta fique à-vontade em corrigir.

Abraços,

lairtosartor
06/04/2006, 21:48
ola pessoal , só dando uma pitada no assunto tive um cj 3 mb38 51 reformei ele todo e qdo fui fazer a parte eletrica principalmente as pernas de fios mais cumpridas fiz com fios de extensão tipo cabo preto com tres fios , dentro . ai fiz as conecxões tudo com conectores sindal e raramente tive que refazer alguma coisa e tb qdo fazia trilha não enroscava em nada ja que a fiação passa por baixo do veiculo .


Agora na f75 estou fazendo da mesma forma ou seja a parte interna estou fazendo com chicote da kombi + as pernas mais compridas é feitas deste cabo preto com dois ou tres fios dentro .

Marcelo Sandim
06/04/2006, 22:28
Com relação as 450lts que eu disse esta incluso tudo...quero dizer, fios e mão de obra!
O resto o Jeep já tem....se bem que :pensativo: já que vou mudar os cabos é melhor já trocar tudo.... :putz: mais dinheiro indo!
É nói!

DougBRSP
07/04/2006, 13:27
Chicotes de instalãção para jeep com bf 161 são vendidos na maioria das lojas especializadas e da para optar com caixa de fusiveis e sem


Fala Rafael, sabe indicar alguma? O meu jeep tem uma elétrica precária, tem mais fita isolante e remendo do que fio propriamente dito.

[]s

carlos harada
08/04/2006, 20:21
Olá Rafael!
Fiz toda a parte elétrica do meu, chicotes (D+T), caixa de fusíveis que não tinha no meu, instalação de lanternas do cargo, pontos para guincho, farol de milha,inclusive colocou uma chave para luz de ré, etc...por 350L e o cara é muito bom, pra você ter idéia, deixou tudo com conduíte preto e fita sem cola e o melhor, tudo num só dia, deixei de manhã e peguei no dia seguinte de manhã cedo!
Mas você tem que pesquisar um pouco, tem muita gente competente e que não cobra muito.
[ ]s,
Carlos.

PredadorRJ
17/04/2006, 19:33
Salve,

A Paulista 4X4 tá vendendo o chicote completo pra jeep 6 e 4cc's, por 180 Lt$.

Aproveitando a boa contade dos amigos, é melhor comprar um chicote ou mandar fazer um, pra poder ligar outos acessórios?

[]'s

Raphael Diniz
18/04/2006, 08:35
Pessoal,

Achei um auto-elétrico perto de casa muito bom (pelo menos tá sempre cheio de carro lá), levei o cara pra ver meu jeep, que não tem nada de elétrica........ peladinho, peladinho.....e o cara me cobrou de 250L a 300L, pois disse que pode ter que fazer alguma coisinha a mais, etc.....Achei o preço muito bom......ele disse que vai me fazer com conduíte preto, terminais soldados, plugs pra não precisar cortar os fios, etc, etc...o único problema é que vai demorar pelo menos uma semana pra ficar pronto, mas em compensaçao, vai me dividir o valor em 2 vezes......fechei com o cara!!! :dance:
PredadorRJ, na minha humilde opnião, acho que é melhor mandar fazer tudo, do que comprar um semi pronto e instalar......os próprios auto elétricos disseram que é pior, pois muitas vezes tem que desfazer o chicote comprado, pra emendar mais fios, para faróis de milha, luz de ré, guinchos, etc, etc.....e fica um serviço meio tosco :shock: , pois nem sempre o auto elétrico vai fazer no padrão do chicote comprado.....

Abraço,

ihaido
04/05/2006, 18:40
Pra quem ta procurando chicote

www.tcchicotes.com.br

DougBRSP
25/05/2006, 17:53
Vou relatar a experiência pessoal e digo logo de cara pra quem não tem paciência para ler posts grandes: não compre chicote pronto a menos que cada fiozinho que tem nele esteja identificado onde deve ser ligado! Senão é um c*!

Tinha comprado um chicote completo pro CJ-5 a algum tempo, e a semana passada arrumei tempo para trocar a elétrica do meu jeep (fiquei desempregado e com bastante tempo livre :evil: ) pois bem, eu com a ajuda do meu pai (outro com bastante tempo livre, aposentado) iniciamos a troca.

1ª parte, agimos (com protestos do meu pai) de acordo com a minha idéia: arranca tudo e depois coloca o novo. Uma tarde inteira arrancando fio velho e emendas...

2ª parte, tentamos iniciar a ligação do chicote, cabo pra lá, cabo pra cá, aquele monte de fio tudo junto em forma de chicote e nos tocamos que seria impossível continuar daquele jeito.. decisão: vamos desfazer o chicote, em duas horas tínhamos o chicote desmontado e todos os fios separados para posteriormente depois de concluído fazermos um chicote;

3ª Parte, ligamos a parte da ignição que estava fácil pois eu tinha feito a ligação quando da adaptação da ignição eletrônica e blz, o jeep já podia pelo menos rodar até um autoelétrico se mais nada desse certo;

4ª parte, iniciamos a ligação com o chicote desfeito, faróis, lanternas, cx de fusíveis e travamos na alavanca de seta e ligação da seta e luz de freio traseira, como montar aquela jaca sem utilizar diodos para não acender as luzes dianteiras ao pisar no freio? Batemos a cabeça, meu pai insistia no diodo e eu recusava pois originalmente não era assim, mas então como levando só 3 fios para o chicote traseiro ligar as luzes de seta + lanterna + freio e pq cargas d'água saem 6 fios da chave de seta? Consultei este tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4221&highlight=seta e veio parte da solução: a luz de freio passa pela chave de seta e ela separa os circuitos, aí com um multímetro identifiquei cada fio da chave de seta e com quem ele fazia ligação nas três posições, joguei num programa de desenho e teste de circuitos e tudo deu certo a partir daí a coisa ficou fácil e demoramos apenas 1 semana e 1 dia para terminar.

Lições aprendidas:
- Chicote pronto não dá certo, fica difícil fazer o que vc quer e acaba fazendo gambiarra ou desmontando o chicote, a única parte boa é que já vai vir todos os fios de que vc vai precisar na medida certa com conectores prontos mas mesmo assim vc vai ter que cortar muito fio e fazer novos terminais;
- Compre fios extras, de cores variadas caso seu jeep tenha adaptações;
- Conectores do tipo Feston (macho e fêmea) a rodo, conectores do tipo olhal (duas medidas) a rodo tbem, fita isolante, fita de alta-fusão e espagueti termocontrátil (bitola de 0,5 a 1cm) a rodo x2 para utilizar nos conectores.

Como referência utilizei os seguintes esquemas daqui do fórum e agradeço a quem os disponibilizou:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14357 - Instrumento combinado VDO (este fui eu quem fez ;) )
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2148 - Esquema elétrico desenhado pelo Ivanm (muitíssimo útil)

Depois desta experiência, e como estou sem o que fazer, vou redesenhar aquele esquema elétrico do CJ-5 que tem no manual do jeep, de forma que fique legível e separando as ligações por cores aí posto aqui o resultado.

Fim da novela - []s

DougBRSP
20/06/2006, 17:32
Como eu havia dito, e aproveitando o tempo destas "ferias" que custam a passar, segue o link para o esquema eletrico das luzes do CJ-5 original:

http://paginas.terra.com.br/informatica/3Doug/luzescj5.html

Está em Flash e é bem intuitivo, e mais fácil de ler do que aqueles esquemas que do manual do jeep que tem aos montes para download.

Por enquanto só fiz a parte de luzes, seta e freio, e estão montadas como as originais, sem cx de fusíveis ou qquer outra coisa. A idéia é ir adicionando mais itens a este desenho, como ignição, alternador, painel.. etc no mesmo esquema, até toda a elétrica estar detalhada.

Quem quiser fazer o download do executável, ele já está disponível na seção downloads:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=20470

É isso aí.. espero que seja útil.

[]s

Cursino
21/06/2006, 11:19
PessoALL, segue uma tabela p/ cálculo de bitola de fios, é só colocar os dados como tensão de trabalho e consumo, por exemplo q ela calcula automaticamente, te dandoa bitola necessária. Espero q seja de alguma valia p/ vcs!

Aurélio
21/06/2006, 13:27
DougBRSP e Cursino,


Parabéns pelo trabalho e por disponibilizar os arquivos pra gente :concordo:
Show de bola! :palmas:

[]´s

Digo
21/06/2006, 14:49
DougBRSP e Cursino,


Parabéns pelo trabalho e por disponibilizar os arquivos pra gente :concordo:
Show de bola! :palmas:


X2

Show de bola mesmo... :palmas: :palmas:

[]´s

Zangado BH
30/11/2015, 11:39
Show de bola. Vou refazer meu chicote e postarei foto para os senhores!

RICARDO CJ5 AZUL
10/11/2017, 21:31
4ª parte, iniciamos a ligação com o chicote desfeito, faróis, lanternas, cx de fusíveis e travamos na alavanca de seta e ligação da seta e luz de freio traseira, como montar aquela jaca sem utilizar diodos para não acender as luzes dianteiras ao pisar no freio? Batemos a cabeça, meu pai insistia no diodo e eu recusava pois originalmente não era assim, mas então como levando só 3 fios para o chicote traseiro ligar as luzes de seta + lanterna + freio e pq cargas d'água saem 6 fios da chave de seta? Consultei este tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4221&highlight=seta e veio parte da solução: a luz de freio passa pela chave de seta e ela separa os circuitos, aí com um multímetro identifiquei cada fio da chave de seta e com quem ele fazia ligação nas três posições, joguei num programa de desenho e teste de circuitos e tudo deu certo a partir daí a coisa ficou fácil e demoramos apenas 1 semana e 1 dia para terminar.


Como referência utilizei os seguintes esquemas daqui do fórum e agradeço a quem os disponibilizou:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14357 - Instrumento combinado VDO (este fui eu quem fez ;) )
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2148 - Esquema elétrico desenhado pelo Ivanm (muitíssimo útil)

vou redesenhar aquele esquema elétrico do CJ-5 que tem no manual do jeep, de forma que fique legível e separando as ligações por cores aí posto aqui o resultado.


Boa Noite DOUGBRSP
Preciso refazer a instalação elétrica do meu cj5 1976 e não consegui acesso aos links que vc postou aqui. Será que tem como eu conseguir acessá-los? Vc tem alguma tabela com as bitolas dos fios que vc utilizou? Se possível, me envie os esquemas que vc tem.
Obrigado.