PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de T-case - Viabilidade



SJKCaio
22/12/2005, 09:55
Pessoal,

Estou pesquisando os custos para troca da transferencia da Camper, hoje com cambio 240V + transf. FI.
Os preços andam salgados para as adaptações tradicionais como t-case da Band (2500,00).
As adaptações do conjunto todo da Hilux não sai por menos de 5000,00 e por ai vai...
Encontrei só a transferencia da Hilux 2.8 num preço bom, porem não tenho a minima ideia se é compativel fazer essa adaptação no 240V.
Queria algumas dicas e sugestões,pois por enquanto tô usando protetor de ouvido para pegar estrada :x :x :x

Valeu!!!

PS: Se alguem tiver algo interessante para a adaptação encostado na garagem estamoa abertos para negociar 8) 8)

hugo.morais
22/12/2005, 16:08
Caio,

Ainda não tive tempo de te mandar o quebra-mato, a essa altura do campeonato acho que só para ano, sorry... :D

Bem, já ví essa redução de Hilux adaptada no câmbio clark 2215, foi feito um flange e usou-se uma luva para conectar a redução no eixo secundário da caixa. Vou procurar pra ver se ainda tenho as fotos desta adaptação, ai coloco-as aqui no teu tópico.

[ ]s,

SJKCaio
22/12/2005, 16:42
Grande Hugo,

Sobre o quebra-mato não se preocupe ainda mais que é presente :D :D :D
Espero sem pressa , mesmo porque esse ano já era mesmo........

Agora me animou um pouco a adaptação, pois achei que teria que fazer um eixo novo (entalhado, solda, tempera, $$$$$)

A caixa do FII ainda é uma solução mais viavel, mas a mao -de -obra seria a mesma com a desvantagem de não ter uma caixa moderna.
A viatura tem me surpreendido pela versatilidade e conforto (para um jipe!!!) por isso, estou pensando com carinho nos investimentos.

Vc não pesquisou outros conjuntos de cambio e transf.quando montou o seu??????
Fora Toyota o que valeria a pena investir????? Só não me venha com Kia Sportage e genericos :x :x :x
Das Pagero nada serve????

[]´s Campeiros

hugo.morais
22/12/2005, 17:42
Caio,

Já te falei quem tem uma caixa de F2 pra vender, né? Esta caixa é PnP na sua camper, ela volta a ser orginal e acabam o chiado e a adaptação é zero, no máximo refazer os cardans...

COnfesso que não pesquesei muita coisa para transferência da minha camper não, pois já peguei-a com motor 14B então pra mim a solução era óbvia (cambio de band). Ainda mais que o 240V orginal os engates não são nada mácios :mrgreen:

Com relação a redução da Hilux no câmbio 240V acredito não ter muito mistério não, pois qdo vc for ver a caixa de Hilux verá que ela tem um eixo que tem de ser acoplado no eixo de saída da sua caixa de marchas que é onde entra a luva. O resto é vc tentar fazer uma flange de ferro, ferro fundido ou chapa o que não sei é viável.

Minhs sugestão: Coloque no papel cada uma das opções e seus respectivos custos. Depois decida qual é a que dá pra vc encarar e pronto. Se eu encontrar alguma caixa dessas num preço bom por aqui te aviso, blza?

[ ]s,

GustavoRisso
22/12/2005, 17:48
Senhores,
Não tenho muito a ajudar mas esta conversou me interessou muito ... :concordo: :dance:
Estou já pensando em próximos upgrades utilizando uma redução de hilux e atualmente já utilizo um câmbio clark 4 marchas.
[]'s ansiosos por maiores informações

SJKCaio
23/12/2005, 08:28
Já te falei quem tem uma caixa de F2 pra vender, né? Esta caixa é PnP na sua camper, ela volta a ser orginal e acabam o chiado e a adaptação é zero, no máximo refazer os cardans...



:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Penso nisso todo dia........................

NeRo
23/12/2005, 09:17
Caio, é tudo uma questão do uso da Onça.
Uso viário/off-road leve -> Sou da opinião do Hugo, F2.
Uso mais pesado -> Vale MUITO a pena instalar uma redução, vira um trator. :mrgreen:

Mas........ já que vai mexer, penso que vale a pena colocar uma redução. :twisted:
Quanto a "opções" não posso dizer muito... eu nunca pensei em outra T-case que não fosse da Band. :mrgreen:

SJKCaio
23/12/2005, 10:57
Nero,

Já tô mexendo nessa viatura desde jul/05 e ainda tem coisa para fazer............
Mas tá ficando do meu gosto e isso é dificil dar "preço", o que me atrai é ter um cambio/transf. moderna, já tive uma Hilux e o conjunto é excelente.
O 240V é cambio de caminhãozinho, ou seja, tem que saber tocar , pois os engates são "firmes" e lentos.
O que eu tô pondo na balança é se por 1000 a mais eu não consigo saltar para um conjunto da Hilux :pensativo: :pensativo:
Se eu conseguir um bom negocio parto para o conjunto Toy, mesmo tendo que comprar o flange, fazer suporte, trocar a lona da embrraegem, etc...)
Senão vai ser a do FII mesmo 8) 8) 8)

SJKCaio
23/12/2005, 12:11
Primeira viagenzinha (250km)..........

Preciso perder a mania de "pé embaixo do diesel", pois com o rack cheio e andando mais rápido a danada bebeu 4km/l.
Na volta manerando 5,5km/l 8) 8)

Eriksom Teixeira Lima
23/12/2005, 14:19
Já te falei quem tem uma caixa de F2 pra vender, né? Esta caixa é PnP na sua camper, ela volta a ser orginal e acabam o chiado e a adaptação é zero, no máximo refazer os cardans...



:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Penso nisso todo dia........................

Continue pensando com tranquilidade, pois tenho certeza que o cara a que se refere o Hugo não deve vender a caixa dele antes da Páscoa ou de 5 mil km rodados :concordo: E tenho certeza de que ele a anunciará na lista da Camper antes :palmas:

Eriksom

GH
23/12/2005, 14:46
Caio,

Tem mais opções de câmbio, além das que vc já citou...
Por quê não um conjunto completo da Band 4 marchas?
Ela tem a quarta marcha 1:1 assim como a quinta da 240V, não precisa de flange, não faz barulho, é muitíssimo forte e tem reduzida.

A primeira marcha é mais longa que a da 240, a segunda também, a terceira é meio termo entre a sua terceira e quarta e a última é igual: fica bom no motor 4.1

Aprendi isso com meu CJ, que veio com essa caixa...

E é impressionante como esse câmbio encaixa certinho na capa seca GM, só precisa um novo furo e um leve desbaste na parte inferior da CS.

Li em algum lugar que essa coincidência de furação e estriado deve-se ao fato de que as primeiras Band vendidas por aqui usaram motor Chevrolet 6 cil, será mesmo??
Que eram 6 cil a gasolina, sei que eram, mas não sabia que o motor era GM...

FábioGondim
23/12/2005, 21:56
Primeira viagenzinha (250km)..........

Preciso perder a mania de "pé embaixo do diesel", pois com o rack cheio e andando mais rápido a danada bebeu 4km/l.
Na volta manerando 5,5km/l 8) 8)

Acabei de identificar um Windsurfista!!! Também dou minhas velejadinhas :concordo: Onde veleja normalmente?

SJKCaio
26/12/2005, 10:03
Pessoal valeu as dicas, não tinha pensado na caixa 4m da band :idea: :idea: :idea:




Acabei de identificar um Windsurfista!!! Também dou minhas velejadinhas Onde veleja normalmente?



Agora com o nenê tenho velejado mais na represa de Paraibuna, pois fica a uns 35km de SJC na rodovia dos Tamoios.
Pelo jeito vc frequenta o Paranoá é lá no Clube Naval????

SJKCaio
26/12/2005, 10:07
Paraibuna

Eriksom Teixeira Lima
26/12/2005, 16:16
Pessoal valeu as dicas, não tinha pensado na caixa 4m da band :idea: :idea: :idea:


Caio,

O Heck sempre fica puto quando eu falo as coisas, mas ..... :parede:

Trocar a 240V por uma Band 4 marchas, você trocará uma caixa com 5 marchas por uma que tem duas sequências de 4. Sequências que não se comunicam, faço questão de frisar. :evil:

A 1ª da Band reduzida ficará muito mais reduzida que a da 240V é verdade. Porém, no seu caso que não faz trilha pesada, não tem serventia nenhuma para você. :pensativo:

A caixa da Band é mais silenciosa que o conjunto Engesa? Sim, é verdade. Porém, será raro, raríssimo o caso em que você tentará andar tracionado em 4ª marcha, mais raro ainda em 5ª marcha, que o barulho é até suportável. Eu nunca andei mais do que 3ª marcha com a minha, embora tenha colocado 4ª por algumas centenas de metros em areia. :pensativo: Em terreno lamacento, ninguém corre, e em areia, só Cherokee tem motor para andar a 100km/h. Ou seja, vai mexer para quê, para ter :putz:

Para colocar a caixa da Band você terá de furar a capa seca, colocar porcas para ganhar o quê, marchas que você jamais vai usar? :stop:

Se for para fazer isso, compre um câmbio novo de 5 marchas e mude tudo, mude de forma decente. Fazer uma puta adaptação para não ganhar nada. :?:

Abraços

Eriksom

hugo.morais
26/12/2005, 16:48
Eriksom,

No caso o Caio tem a caixa do F1 e tá quase surdo por causa dela :mrgreen: O objetivo de colocar a caixa da Band é preservar o ouvido, afinal a caixa da Band saí mais barato que do que um aparelho auditivo :mrgreen: :mrgreen:

Por outro lado concordo com vc, a adaptação da caixa da band é complicada, pois além dos problemas citados necessita um re-trabalho no chassis. Agora, se vc for colocar a caixa de 5 marchas da band ou da Hilux a coisa muda de figura, pois ai vc tá ganhando uma 5ª marcha overdrive e mais 5 marchas reduzidas :concordo:

[ ]s,

Eriksom Teixeira Lima
26/12/2005, 18:07
Eriksom,

No caso o Caio tem a caixa do F1 e tá quase surdo por causa dela :mrgreen: O objetivo de colocar a caixa da Band é preservar o ouvido, afinal a caixa da Band saí mais barato que do que um aparelho auditivo :mrgreen: :mrgreen:

Por outro lado concordo com vc, a adaptação da caixa da band é complicada, pois além dos problemas citados necessita um re-trabalho no chassis. Agora, se vc for colocar a caixa de 5 marchas da band ou da Hilux a coisa muda de figura, pois ai vc tá ganhando uma 5ª marcha overdrive e mais 5 marchas reduzidas :concordo:

[ ]s,

Entendi, por isso que eu acho que a opção mais barata (só R$ 1,2K) é esperar "aquela" caixa de Fase 2. Ou, se for para fazer, fazer bem feito, coloque tudo da Band de 5 marchas, concordamos, não é :concordo:

Eriksom

SJKCaio
27/12/2005, 10:12
Primeiro quero agradecer a preocupação com minha saude auditiva :lol: :lol:

ET,
Essa sua implicancia com o Heck tá ficando famosa pelos Foruns da Net, porem tenho que concordar com vc.



Porém, será raro, raríssimo o caso em que você tentará andar tracionado em 4ª marcha, mais raro ainda em 5ª marcha, que o barulho é até suportável. Eu nunca andei mais do que 3ª marcha com a minha, embora tenha colocado 4ª por algumas centenas de metros em areia. Em terreno lamacento, ninguém corre, e em areia, só Cherokee tem motor para andar a 100km/h. Ou seja, vai mexer para quê, para ter



Na Hilux eu usava bastante 3ªe 4ª reduzida nos trechos de subida longa (Serra da Mantiqueira-Mt Verde) , pois o 2.8 da Toy mesmo turbinado só rendia 90 CV.
Agora com 6CC alcool a coisa muda o torque é bom e a potencia maior.
Em areia é giro alto e pé embaixo mesmo, a experiencia que eu tive foi em Ibiraquera-SC com a Hilux (pneus 15lbs) e quando jogava 4ª reduzida perdia velocidade e ameaçava afundar :x :x

Sei que a modificação mais acertada e a tal "caixa do F2" , pois até a travessa de suporte já está lá, não mexe em embreagem e para o meu uso vai ter resistencia suficiente.
O cambio 240V funciona bem, pois não rodo grandes distancias, ou seja, a 5ª ainda não faz falta, no caso um cambio 5 M seria por economia para andar num giro mais baixo na estrada.Meus pneus são Mud, talvez com um 33" AT renda mais na estrada, mas por enquanto o carro de viagem da familia é outro.
Viatura só se amortiza rodando por isso preciso reduzir o barulho para melhorar o conforto. Se fosse um CJ para fim de semana o barulho não seria tão relevante, mas tô rodando 250km por semana e é o meu "carro" do dia a dia.
Estou pesando tudo isso, pois tenho um painel para ressucitar, um radiador para trocar e uma direção hidraulica para revisar senão já tinha mandado ver no cambio da Hilux 3.0

PS: Consertei o parachoque na base da fibra de vidro e resina, sinceramente é possivel fazer em casa, mas a falta de experiencia, a coceira e a sujeira não compensa :parede: :parede: :parede:
Vale para ver como é e poder avaliar um orçamento, mas a coceira, sujeira de resina e a patroa xingando pega pesado :x :x :x

PSII: ET, ainda não descobri como é feito a fixação do suporte do triangulo oscilante da susp :putz:

Eriksom Teixeira Lima
27/12/2005, 14:58
Eu não implico com o Heck, nunca impliquei. :discordo:

Apenas eu tento entender :pensativo: qual a necessidade de quem pergunta antes de dar resposta. Por isso que na maioria das vezes eu acerto.

Quanto ao câmbio da Hilux, acho que estão falando idiotia mesmo. Ele não aguenta torque acima de uns 30 kgfm. Quem quiser fazer burrice :parede: que faça, mas não diga que eu estava presente e não avisei. :twisted:

Outra coisa, na areia você tem de manter giro alto. Minha Camper com 4 mil rpm em 4ª marcha (clarck 2615 igual a 240V) roda a 100 km/h. É simplesmente impossível atingir essa velocidade em areia numa Camper, a não ser em "praias" paulistas :( :mrgreen:

[]s de um nativo da Vila Baruel/Casa Verde/São Paulo feliz por morar no Rio e para quem praia só começa em Trancoso/Caraíva

Eriksom

GH
27/12/2005, 17:34
ET disse:

"Por isso que na maioria das vezes eu acerto..."

MODESTO!!!!!!! :putz:

8)

SJKCaio
29/12/2005, 10:25
Hugo,
Tô com uma duvida em relação a t-case da Toy, como é feito o acionamento do 4X4 e da red. quando se adapta em outro cambio????

Vc não tem umas fotos dessa adaptação, pois eu queria ver a luva para o entalhado...........

hugo.morais
29/12/2005, 10:39
Caio,

Não estou encontrando as fotos da adaptação, acho que estão no meu outro micro... Mas o acionamento do 4x4 e reduzida é feito do mesmo jeito que na toy. Agora essas fotos que vc mandou são da Hilux certo?

[ ]s,

SJKCaio
29/12/2005, 10:43
As fotos são da t-case da 2.8, o que eu não estou entendendo é como eu vou acionar aqueles bracinhos, eles não vão estar fechados ??? Por onde eu acesso eles???
Na tcase original o acionamento é externo feito por um varão.

hugo.morais
29/12/2005, 12:50
Caio,

A T-Case que eu ví a alavanca fica em cima da mesma... Eu não cheguei a ver o flange por dentro, mas confesso que não entendi esses bracinhos ai.... Só se for pra ele fazer a luva deslizar no estriado, mas isso só faria sentido se a tração traseira fosse ligada direto da caixa o que não é verdade... Procura saber de que carro é essa t-case.

[ ]s,

Eriksom Teixeira Lima
29/12/2005, 13:22
O que parece é que um dos braços controla o engate da tração (4x2, N, 4x4) e o outro o engate da redução (de 4x4 para 4x4 reduzida).

Descubra qual é a posição de cada braço em cada opção para descobrir qual a forma de engatá-los.

Na minha Ram é um esquema mais ou menos parecido com esse, tudo em uma alavanca só: de 4x2 para 4x4 para N para 4x4 reduzida (movimento similar aqueles em vitaras)

Eriksom

SJKCaio
29/12/2005, 15:27
O que parece é que um dos braços controla o engate da tração (4x2, N, 4x4) e o outro o engate da redução (de 4x4 para 4x4 reduzida).


Eles tem essa função mesmo, girando na mão é isso que acontece, liga a saida para dianteira e o segundo a reduzida.



A T-Case que eu ví a alavanca fica em cima da mesma...


Realmente a montagem no cambio é essa , a alavanca pequena (4X4 e red.) do lado da alavanca grande.
Deve ter algum varão por dentro do cambio que aciona esses bracinhos. A minha dúvida é como o pessoal usa essa t-case adaptada e como é feito o acionamento.

Hugo,
A t-case é da Hilux 2.8 mesmo, é que vc viu o conjunto (cambio+red) 8) 8)

Ainda tô pensando na solução ideal para o meu caso, adaptar essa t-case é uma hipotese, qq a gente vende e parte para uma do F2.
Acredito que se fizer um preço bom vendo fácil essa t-case, porem o que me atrai é a possibilidade de ter a reduzida 8) 8) 8)

hugo.morais
29/12/2005, 16:02
Caio,

Tenho o contato com o cara que fez a adaptação é um campeiro de Fortaleza, o Ernani. Tmb tenho o contato com a oficina que fez o serviço, acho que ele pode te passar melhor os detalhes dessa adaptação. VOu te mandar os contatos em MP, ok?

[ ]s,

alfreis
29/12/2005, 16:30
Caio,

Caso a idéia seja colocar o câmbio da Toyota, na seção Lojinha do site www.camper.com.br tem essa flange prontinha a venda...

Quem tá usando (Farias, Rodrigo, Gustavo Heck, etc) tá aprovando!!!

Inclusive sábado estarão sendo colocadas a prova novamente em uma trilha na região do Riacho Grande...

[]'s

SJKCaio
29/12/2005, 17:19
Agradeço a ajuda Hugo :D :D

AR,

Já vi a foto no site e já bati um papo com o "SEu" Jair pai do Rodrigo, como ainda não parei a viatura tô garimpando o máximo possivel de infos a respeito antes de meter a mão no bolso$$$

Tô com quatro ideias em vista:

1ª Comprar uma tcase do F2 ( se achar um preço bom :concordo: no RJ, é a mais viavel) porém não tenho opção de reduzida.

2ª Tcase+cambio da Hilux (já tenho metade , falta o cambio)
Precisa do flange, suporte, ajuste de cardans e retrabalho na embreagem.

3ª tcaseHilux +240V (nunca vi isso)
Nunca mais vou usar a 1ª e como não vou participar do Trial RC acho que seria um gasto desnecessario na adaptação

4ª Cambio automático do Opala ( 4marchas) + tcase Hilux
O cambio não é caro, serve no 4.1 sem precisar do flange na capa seca, porem tb nunca vi isso instalado :x :x :x

Se tivesse bala na agulha punha um cambio da Silverado+ tcase Toy Band, mas o preço do conjunto é absurdo e eu ainda tenho bastante coisa para fazer na viatura :x :x :x

[ ]´s vendo que essa conversa vai se estender para 2006........

SJKCaio
03/01/2006, 11:56
Primeiro um feliz ano novo a todos!!!!
Esse começou bem com bastante lama.........
Ontem foi diversão garantida e aqueles pneus do Geninho cumprem bem a função pelo preço pago 8) 8) Se souber dosar o acelerador vai bem até em 4X2.

Nada como um feriadinho e um jogo de chave de boca...

Primeiro postei as fotos da tcase de ponta cabeça :putz: :putz: , em cima dela existe uma tampa que dá acesso ao varão dos bracinhos e se adaptar um garfo igual de cambio é possivel acionar o 4X4 e red. externamente.
Ainda não sei se é viavel, porem o acesso existe :D :D :D

FábioGondim
03/01/2006, 13:10
Agora com o nenê tenho velejado mais na represa de Paraibuna, pois fica a uns 35km de SJC na rodovia dos Tamoios.
Pelo jeito vc frequenta o Paranoá é lá no Clube Naval????

Eu freqüentava o Clube Naval. Agora estou no Iate Clube de Brasília. :concordo: Sou amigo de infância do Morrone, importador das marcas StarBoard, Gaastra, Fiberspar, etc. Conhece?

SJKCaio
03/01/2006, 13:38
Conheço de nome, já comprei um mastro Fiberspar com ele a muito tempo.......
Esse esporte é que nem jipe depois que começa fica dificil de largar....

Alias um dos motivos que me levou aos 4X4 foi a dificuldade de acesso a certas praias e represas, hoje estaciono quase na água 8) 8) 8)
Isso já faz uns 7 anos quando comecei o curso por acaso, pois meu irmão não queria ir sozinho nas aulas na represa de Quarapiranga em Sampa.

[ ]´s

ddr54
03/01/2006, 14:28
Tenho acompanhado no forum a discussão sobre instalação de reduzida no Engesa .
Confesso que as vezes sinto falta da reduzida mas realmemte ainda não sei se vale o investimento .

É obvio que a reduzida daria mais opções mas talvez uma primeira mais reduzida do que a atual já ajude em trilhas mais bravas .

Dai vai uma pergunta para os entendidos .

Não seria possivel trocar as engrenagens da primeira por outro par para aumentar redução ?

Não seria possivel usar as engrenagens do fase 2 na caixa de transferencia do fase 1 ?

Danilo

Eriksom Teixeira Lima
03/01/2006, 15:02
Danilo,

A maturidade permite a gente perceber que as crianças adoram reduzidas fortes, mas nem sabem para que serve, onde serve, como serve :lol: :lol: :lol: Ter e usar errado é a pior coisa que pode acontecer :twisted:

Suas respostas:

1) não existe nada mais reduzido que a 1ª da 240V em câmbios de linha leve/média, nem lá fora.

2) melhor comprar uma caixa do fase 2 pronta, acho que por uns 1,2k mais frete você consegue uma no Rio :wink:

Eriksom

SJKCaio
03/01/2006, 15:10
ddr54,

Vi uma t-case do F2 aberta e estava recebendo as engrenagens do Marruá (no minimo 7mm mais larga).
Se vc visse o preço de cada engrenagem cairia de costas :x :x
O sistema do F1 é diferente não tem aquela engrenagem que desacopla quando roda em 4X2, por isso o "grito" mesmo desligada.
Além de uma engrenagem receber o esforço dos dois eixos.

A questão da reduzida no cambio 240F não faz falta a 1ª é quase parecida com os outros cambios reduzidos e o resto o motor compensa no torque.
O ponto é já que vou investir poderia usar algo mais moderno e com opção da reduzida.