PDA

Ver Versão Completa : L200 com frente arriada.



Daniel Castanho
21/12/2005, 22:09
Tenho uma L200 GL 2003 com 110mKm e tenho observado que a frente dela está meio baixa.
Tenho observado também que o ponto de fixação da barra de torção, no centro do carro, está meio estranho, pois um lado está inclinado e o outro não. Andei raspando a parte de baixo numa trilha - não sei se isso pode ter causado algum problema e se influencia na questão da frente estar baixa.
Se tratando de um sistema de suspenção sem molas, o que devo fazer? ... tocar as barras de torção? ... existe algum ajuste? ... isso é normal?
Conto com a ajuda e a experiência de todos.
Abraços,
Daniel

Fernando César Ximenes
22/12/2005, 22:30
Daniel,

Antes de mais nada, vc.precisa contar com alguém entendido na suspensão da L 200, principalmente, e que seja de confiança. Só assim vc vai ter um diagnóstico preciso do que vai ser necessário fazer. Espero que ñ seja algo grave porque a suspensão desse carro é bem robusta.[]'s

Daniel Castanho
27/12/2005, 15:16
Fernando,
Obrigado pela dica.
Estive na Mit ontem e para a minha surpresa o consultor estranhou o fato da frente da minha l200 estar quase 3 dedos mais baixa que uma zero, sendo que a traseira está exatamente no mesmo nível. Segundo ele isso não é normal (ao contrário do que já ouvi dizer aqui no forum).
O consultor me informou que existe uma mesa alinhadora para fazer tal correção atraves de um ajuste na barra de torção. Segundo ele, esta barra não se desgasta e nem perde a ação.
Vou pegar o carro na 6º feira, pois aproveitei para fazer outras coisas, sobre as quais vou abrir um novo tópico, pois fiquei sem entender o que aconteceu. (veja novo Tópico).
Abraço,
Daniel

Martin Melcop
29/12/2005, 15:33
Daniel,

checou as molas dianteiras?

Daniel Castanho
03/01/2006, 14:05
Martin,
A L200 não possui molas. É um sistema de barras de torção que ligam a bandeja (parte móvel) a uma travessa do chassi no centro do carro (parte fixa). Quando a frente do carro movimenta estas barras torcem fazendo o papel de uma mola.
Fui na Mit e eles fizeram uma regulagem nesta barra, visto que não existe deterioração das mesmas.
O estranho que os caras reagiram como se eu fosse um ET e se eles nunca tivessem feito isso antes. Tive que insistir para os caras medirem uma 0Km e a minha para provar que a minha estava mais baixa. É uma me... estes consultores de concessionária são muito despreparados!
Abraços
Daniel

J. G. Junior
03/01/2006, 19:23
Olá Daniel,

Tenho uma L200 - L / 2003 que me parece estar um pouquinho arriada a dianteira. Ela está com quase 70.000km. Como fiz uma viagem longa a pouco tempo e andei pegando uns buraquinhos em nossas "belas estradas", vou fazer o rodízio dos pneus, alinhar e mandar o cara dar um aperto nas barras para subir um pouco. Vou fazer isto na loja que fizer o alinhamento.
A minha tem pneus 255 e eles dão uma raspadinha nas lameiras originais, que são mais longas que as da GL, quando estou dando ré e fazendo curva. Sempre rasparam, mas agora estão raspando mais.
Creio que essas barras percam um pouco da ação com o uso, coisa que ocorre com as molas helicoidais e elípticas.
Acho que isso pode ser feito com bastante facilidade. Não se deve subir muito , pois ai o carango vai ficar muito duro.
Vou consultar um cara bom de serviço em MIT e depois te dou mais informações.
Abraços,

João Gualberto

Daniel Castanho
04/01/2006, 16:41
João,
Os meus pneus são 31X10,5 e estavam pegando um pouco também, principalmente quando estava subindo em uma calçada ou pegava algum buraco com a roda 1/2 virada. Depois que ajustei as barras o pneu parou de raspar.
Realmente não se deve subir muito. Senti que a minha ficou mais dura - sinto principalmente ao passar em quebra-molas. Em compensação ficou mais estável e mais firme - não tenho mais a sensação de estar dirigindo um Landau quando pulo uma curva-de-nível ou um quebra-molas (antes ela balançava muito quando "aterrisava").
Eu useu uma 0km para medir e tirar de referência - recomendo o mesmo.
Se o cara da Mit te falar algo interessante me comunica, porque até agora os caras da Mit com quem falei não me passaram muita firmesa e conhecimento a fundo sobre isso.
()
Daniel