Conectar

Ver Versão Completa : Enfim, inicio da reforma...

Wanderband
24/05/2014, 22:53
Prezados colegas toyoteiros, agora sim, a pick-up está no estaleiro para voltar às ruas depois de mais ou menos 7 anos parada.
O forte e valente OM364 funcionou novamente forte como sempre (sem escape e sob uma bancada) depois de uma longa hibernada, soltando seu rugido forte como as feras selvagens depois de um sono profundo.. rsrsrsr

Vou iniciar pela mecânica, depois parto para a funilaria...

Reformar, como os senhores bem sabem, não é uma tarefa $$fácil$$ ainda mais quando se reforma duas ao mesmo tempo, por isso minhas aparições esporádicas aqui com as novidades nas reformas. Vou mantê-los informados por meio de novos posts e com novas fotos. Como sempre as criticas/sugestões serão sempre bem vindas rsrsr..

Quando adquiri, em Set/13, planejava reformar a picape com características não militar, como muitas aqui na comunidade. Mas estou pensando seriamente em partir para uma reforma com característica 100% militar (verde oliva, galão, pneu militar 7.5 x 16, pontos de ancoragem...) Mais ou menos parecida com a de um colega daqui da comunidade. O que os senhores acham??

464261 Jipe 100% militar de um colega da comunidade. (modelo de inspiração)

Minha picape no estaleiro>>>464280 464269 464272

Meu Jipe Band um CJ-5 no estaleiro>>464281

Até breve companheiros, logo estarei de volta com mais novidades... :bye:

dudu83
24/05/2014, 23:22
Sou 200% a favor de manter ela militar :euforico: so aconselho usar pneus 235/85r16 por serem esteticamentes iguais aos 750 porem com durabilidade superior.. agora fiquei muito curioso, final de semana que vem acho que vou dar um pulo ai pra dar uma olhada rsrsrs, posso?

Wanderband
24/05/2014, 23:59
Sou 200% a favor de manter ela militar :euforico: so aconselho usar pneus 235/85r16 por serem esteticamentes iguais aos 750 porem com durabilidade superior.. agora fiquei muito curioso, final de semana que vem acho que vou dar um pulo ai pra dar uma olhada rsrsrs, posso?

Rsrsrsr, sim claro!

hercilio.neto
25/05/2014, 02:14
Wander,
Boa sorte na reforma.
Vamos acompanhar (e palpitar) por aqui.

Vou dar o meu pitaco sobre a picape.
Se decidir pelo visual militar, acho que poderia encontrar um paralama da Xingu, ou então caso não encontre, modificar o paralama para acomodar o estepe.
Outra coisa que acho legal nos jipes militares é o parabrisa que dobra sobre o capô. Nesse caso o teto e as portas tem que ser de lona e os limpadores tem que ficar acima do vidro.
Você ainda vai poder vender as portas para ajudar ($$$) na reforma. hehe.
A caçamba pode ser trocada por uma do tipo Marrua Militar com bancos laterais e cobertura de lona.

464293

Mas considerando que se trata de uma Band 93/94, eu optaria por uma reforma clássica, para deixar o mais original possível.

Carlo Pecca
25/05/2014, 07:44
Oi Wander,
a Band "militar" apresentada me lembra as que eu usava nos Fuzileiros, lá em Manaus, idílios de 80. Realmente fica muito legal uma toda militarizada e como o Dudu mencionou os pneus dão nova vida a viatura. Boa reforma e continue nos deliciando com os detalhes,
Grd Abraço

Wanderband
25/05/2014, 11:41
Hercílio, acho que vou optar pelo mais simples, porém militar, como na foto a seguir com cobertura de lona VO na carroceria (exceto teto e portas de lona)...
464313

Obrigado pelo pitaco rsrsrsr

Valeu:-P

Wanderband
25/05/2014, 11:55
Oi Wander,
a Band "militar" apresentada me lembra as que eu usava nos Fuzileiros, lá em Manaus, idílios de 80. Realmente fica muito legal uma toda militarizada e como o Dudu mencionou os pneus dão nova vida a viatura. Boa reforma e continue nos deliciando com os detalhes,
Grd Abraço

Grande Carlo!
Quer dizer então que o senhor é da "velha guarda" do CFN!! Quem bom!! De fato aquela primeira foto que o senhor mencionou era de uma viatura do Corpo de Fuzileiros Navais, totalmente refeito nas oficinas da Nova Band no Rio de Janeiro, foi arrematada em um leilão e um comprador ai do Rio reformou.

Tô achando mesmo que vou manter a vtr militar!!

Um grande abraço!!

ADSUMUS!!

dudu83
25/05/2014, 13:09
Hercílio, acho que vou optar pelo mais simples, porém militar, como na foto a seguir com cobertura de lona VO na carroceria (exceto teto e portas de lona)...
464313

minha proxima aquisiçao espero ser uma dessas :cool:

Sergio c
25/05/2014, 17:47
464313

É muito bonita essa band cabine dupla militar, e deve ser bem completa, olhando assim já dá p ver que vem com eixos flutuantes.

Carlo Pecca
25/05/2014, 22:35
Wanderband,
tive meus tempos de mato, agora só pescaria e curtir a vida.
Obrigado pelo "senhor" mas muito formal, fica vc mesmo, blz?
E quando vir ao Rio não esqueça de avisar para marcarmos a pescaria!
Grd Abraço

Rodrigo-ce
26/05/2014, 13:55
Wander tudo bem. Uma imagem para ajudar no seu projeto, 100% militar fica muito legal.
Tenho uma band igual a sua, que está no estaleiro. Pretendo adaptar uma cabine dupla na pick up curta e deixá-la igual a essa da imagem totalmente militar, postarei as fotos assim que começar a reforma.
Tudo de bom, boa sorte na reforma poste fotos para acompanharmos.

464503

Wanderband
26/05/2014, 17:31
Isso mesmo Sérgio C, elas vem completa, na verdade, nas picapes vem de série o flutuante mas não tem A/C. Para o mato não precisa desse conforto rsrsr, as goteiras da capota de lona já refresca rsrsr

Valeu companheiro!!
Um abraço!

Wanderband
26/05/2014, 17:33
Grande Carlo, copiado a mensagem. QAP rsrsr

Wanderband
26/05/2014, 17:42
Wander tudo bem. Uma imagem para ajudar no seu projeto, 100% militar fica muito legal.
Tenho uma band igual a sua, que está no estaleiro. Pretendo adaptar uma cabine dupla na pick up curta e deixá-la igual a essa da imagem totalmente militar, postarei as fotos assim que começar a reforma.
Tudo de bom, boa sorte na reforma poste fotos para acompanharmos.

464503

Fala ai maxo véi!! Sou da terrinha também, sou do Montese!!! Eu sai de Fortaleza em 1998, fiz concurso público e desde então estou "pelo mundo", sou apareço nas férias em Fortal. Mas, enfim, muito boa essa foto de inspiração, é mais ou menos por ai minha reforma!! Se achar duas cabines duplas por ai (a sua e a minha) avisa ai ok. Também tenho interesse de transformar em cabine dupĺa, igual a da foto que vc postou. Valeu pela dica!!

Faloww maxo! Depois a gente marca umas trilhas pela Sabiaguaba/Porto das Dunas.. Faloww

Renanfil
26/05/2014, 21:39
Fala, Wanderband, acho que vc encontrou mais um conterrâneo! hhahahaha Sou de Cacoal -RO, mas to morando em Barbalha -CE. Meus pais moram aí em Rondônia tbm. Terra amada! Te mando um salve daqui! Boa sorte em sua reforma! Abração

birawc
26/05/2014, 22:14
Contribuindo, vê se gosta de alguma rss.

Rodrigo-ce
26/05/2014, 22:31
Convite aceito p/trilha. Moro no Conjunto ceará, no Ant. Bezerra tem uma sucata com muitas peças de band inclusive latarias.
p/o meu projeto dar certo passei meses garimpando fotos de veículos militares para aproveitar algum detalhe que servisse para a band. Se precisar de alguma imagem e só pedir MP: Rodrigochacals@gmail.com
Uma boa ideia é não alongar o chassi, recortar a lataria tipo essa da foto
464571

Rodrigo-ce
26/05/2014, 22:48
Opção quando recortar a lataria pode deixar com 2 ou 4 porta e caso queira pode usar uma caçamba flat bad.

464602

464600464601

Rodrigo-ce
26/05/2014, 23:12
Wander como você falou. Reforma em band custa caro vai embora todo o QSJ, mas vale cada centavo. Vou transformar minha varanda em oficina e farei eu mesmo a reforma, dessa forma diminui o custo e o transtorno de deixar band em certas oficinas e você ainda fica com equipamentos p/reformar sempre que precisar. Caso possa fazer o mesmo é uma boa.

Wanderband
27/05/2014, 01:21
Fala, Wanderband, acho que vc encontrou mais um conterrâneo! hhahahaha Sou de Cacoal -RO, mas to morando em Barbalha -CE. Meus pais moram aí em Rondônia tbm. Terra amada! Te mando um salve daqui! Boa sorte em sua reforma! Abração

Ok Renanfil!! Valeu camarada! Um abraço daqui de Rondônia! Obrigado! Sua cidade, Cacoal é muito bela!! Seu jipe está bem original!!

Wanderband
27/05/2014, 01:30
Ok Birawc, todas fotos são legais, porém gostei mais da foto nº 4, pois está mais ou menos da forma como desejo reformar, só não pretendo encurtar a carroceria rsrsr!

Valeu Birawc!!
Um abração!!

Wanderband
27/05/2014, 01:46
Opção quando recortar a lataria pode deixar com 2 ou 4 porta e caso queira pode usar uma caçamba flat bad.

464602

464600464601

Rapaz não me mostra essas fotos não que a "virose" dá uma recidiva e já fico imaginando minha band igual a das fotos rsrsrsr. Ficou perfeita!! Muito linda!! Como se diz no cearês "Muito massa"!! Agora essa reforma ai acima fica para a segunda reforma, pois agora não dá! rsrsrs Obrigado pelas fotos! Vou te pedir umas fotos depois por email.. Faloww

Wanderband
27/05/2014, 09:02
Rodrigo, achei tua "mina" rsrsr

Cara olha o que os paquistaneses fazem...
Building A Four Door FJ40 | IH8MUD Forum (http://forum.ih8mud.com/threads/building-a-four-door-fj40.609242/)

Valeu!!

Wanderband
27/05/2014, 20:31
Pessoal, está dando zica a montagem do motor/cambio no local. O motor é OM364 e o cambio é 5M. Não sei o que está acontecendo, mas o motor não está encaixando nos coxins, o câmbio está bem próximo do tanque, a capa seca está tocando no assoalho... Enfim uma B0$Ta rsrsrsr...

O que pode ser?
-Travessa do câmbio?
-Cabine arriada (coxins cabine gasto)?
-Posicionamento do coxim do cambio sobre a travessa?
-Capa seca diferente (Existe capa seca para 4 marchas sincro e para 5 Marchas?)
-cardan traseiro pequeno puxando o cambio para tras?

Vou postar fotos logo logo...

Sergio c
27/05/2014, 21:29
Pessoal, está dando zica a montagem do motor/cambio no local. O motor é OM364 e o cambio é 5M. Não sei o que está acontecendo, mas o motor não está encaixando nos coxins, o câmbio está bem próximo do tanque, a capa seca está tocando no assoalho... Enfim uma B0$Ta rsrsrsr...

O que pode ser?
-Travessa do câmbio?

Olha amigo, quando eu comprei minha band, elá já tinha um motor OM364(709) instalado, mais câmbio 4 marchas sincro. Eu pensei em turbinar, mas entre turbo e intercooller, ia gastar mais q comprar outro motor. Consegui um OM364LA da MB 710, sendo que o que foi trocado foi o cárter, capa seca, volante do motor, suporte do filtro de óleo, tudo do antigo motor.
A capa seca e volante do motor é muito maior no caminhão Mercedes do que na band. Quando surgiu o negócio do câmbio 5m, só precisei trocar o disco de embreagem, que foi usado o do 14B, mais um "enchimento" no rolamento que vai na moringa e no rolamento que vai no volante do motor, pois a ponta do eixo piloto do 14B é menor do que do OM 364. A travessa da caixa e o coxim do câmbio, são os mesmos, não tivemos problema nenhum.
Quanto o cardan, este não puxaria câmbio nenhum, pois tem o deslizamento das espigas p compensar o movimento do eixo traseiro no movimento de qualquer veículo com cardã.
Quanto a capa seca, está nunca deve tocar o assoalho, pois tem uma margem de segurança de uns 2(dois) centímetros separando estas peças.

Wanderband
27/05/2014, 22:49
Olha amigo, quando eu comprei minha band, elá já tinha um motor OM364(709) instalado, mais câmbio 4 marchas sincro. Eu pensei em turbinar, mas entre turbo e intercooller, ia gastar mais q comprar outro motor. Consegui um OM364LA da MB 710, sendo que o que foi trocado foi o cárter, capa seca, volante do motor, suporte do filtro de óleo, tudo do antigo motor.
A capa seca e volante do motor é muito maior no caminhão Mercedes do que na band. Quando surgiu o negócio do câmbio 5m, só precisei trocar o disco de embreagem, que foi usado o do 14B, mais um "enchimento" no rolamento que vai na moringa e no rolamento que vai no volante do motor, pois a ponta do eixo piloto do 14B é menor do que do OM 364. A travessa da caixa e o coxim do câmbio, são os mesmos, não tivemos problema nenhum.
Quanto o cardan, este não puxaria câmbio nenhum, pois tem o deslizamento das espigas p compensar o movimento do eixo traseiro no movimento de qualquer veículo com cardã.
Quanto a capa seca, está nunca deve tocar o assoalho, pois tem uma margem de segurança de uns 2(dois) centímetros separando estas peças.

Certo Sergio!! O cardã realmente não puxaria o cambio, o flange desliza, bem lembrado!Fiz igual ao colega para adaptar o cambio 5M no OM364, a minha caixa era oriunda de um 14B, so troquei o disco embreagem para 14B, fiz o enchimento do colar para encaixar na moringa 14B e enchimento para receber o rolamento da ponta do piloto. Ficou beleza, a caixa encaixou perfeito na capa seca do motor. O problema é que o conjunto MOTOR/CAMBIO, já bem parafusados entre si não se encaixam no seu local adequado (coxins do motor e cambio) conforme vou mostrar nas fotos a seguir...
464703 Câmbio sob o coxim e travessa (tem posição única de encaixe entre ambos?)
464704Base do coxim do motor...
464705 Motor de partida muito próximo do setor da direção hidráulica..
464708Capa seca encostando no assoalho...
464709 Dificuldade para centralizar no local correto do parafuso do coxim..
464710Referencia da capa seca (acho que é a mesma para OM314 e OM364, tanto para 4 ou 5 marchas, será??)

Amanhá será um novo dia de tentativas, vamos suspender a cabine e ver o que vai dar...

Voltarei avisando as novidades...

Algum palpite dos senhores??

dudu83
27/05/2014, 22:52

O que pode ser?
-Travessa do câmbio?

essa picape era 14b neh? amanha tiro umas fotos pra vc ver certinho a distancia.. vou tentar dar um pulo por ai sabado, um abraço

Wanderband
27/05/2014, 22:59
essa picape era 14b neh? amanha tiro umas fotos pra vc ver certinho a distancia.. vou tentar dar um pulo por ai sabado, um abraço

Ok Dudu, será um prazer receber o colega por aqui!!

Olha só ela sempre foi OM 364 e 5M, o problema e que quando comprei veio tudo desmontado e fora na carroceria( motor, cambio, cardans...) O motor é original dela, é o mesmo número que consta no documento. Acho que o problema é o "jeitinho" de encaixe que não encontramos ainda..

dudu83
27/05/2014, 23:40
to vendo pelas fotos que é 93 mesmo.. o assoalho é diferente... aquela travessa que segura o cambio tem uma certa folga, solte os 4 parafusos que unem ela ao chassis e tente movimentar.. me aprece que o motor de partida das toyotas MB é menor... de qualquer forma amanha vou dar uma olhada por aqui..

James Nicodemos
28/05/2014, 00:09
Isso ai e facil de resolverkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fala com meu irmao so que ele esta bloqueado aqui 69 9979 4400

Wanderband
28/05/2014, 00:21
Isso ai e facil de resolverkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fala com meu irmao so que ele esta bloqueado aqui 69 9979 4400

Ok James, amanha dou uma ligada pra ele..

Faloww

Wanderband
28/05/2014, 00:28
Companheiros de OM 364 e 5M, quem puder tirar essas três fotos que irei pedir, ficarei muito agradecido.

As fotos são:
- Que focalize a distancia entre o motor de partida e o setor da direção hidraulica;
- Que focalize a distancia do tambor do freio de mão e o tanque de plástico;
- Que focalize a distancia entre a capa seca e o assoalho naquele local onde a minha está pegando ;e
E, por fim, apenas verificar se a pontinha (em destaque na foto abaixo) da base do cambio fica voltada pra frete ou para traz do carro.
464729

fabiano r
28/05/2014, 09:31
Companheiros de OM 364 e 5M, quem puder tirar essas três fotos que irei pedir, ficarei muito agradecido.

As fotos são:
- Que focalize a distancia entre o motor de partida e o setor da direção hidraulica;
- Que focalize a distancia entre a capa seca e o assoalho naquele local onde a minha está pegando ;e
E, por fim, apenas verificar se a pontinha (em destaque na foto abaixo) da base do cambio fica voltada pra frete ou para traz do carro.
464729

Bom dia Wanderband! Deixa ver se entendi, vc fixou o cambio na travessa e dai ficou td muito para tras é isso??

Se for solta a travessa parafusa o motor nos coxins e ajusta a travessa.

Sergio c
28/05/2014, 09:33

As fotos são:
464729
Olha amigo, eu não estou em casa agora, mas talvez no fim de tarde possa tirar umas fotos. Mas um detalhe me chamou a atenção e se não estou enganado, esse calço do motor do lado do motor de partida não deveria ser quase igual ao do lado da bomba injetora????? tipo um "chifre"?? Acho que a minha band tem esse "chifre" tb do lado do motorista e o alternador é preso em outro suporte mais acima. Talvez seja isso que esteja "derrubando" seu motor pra esse lado, pois pelo que lembro da minha, o motor de partida tb é desses grandes, mas tem uma folga de uns 3cm entre ele e o setor da DH.
Também tem uma folga de uns 3cm entre a capa seca e o assoalho, sendo que a minha é do ano de 1989.

Tem certeza que os dois calços do motor, que vão ali na frente são os originais dela, motor Om 314 ou 364? Esses calços são de ferro fundido e bem pesados, presos por 4 parafusos na lateral-parte de baixo- do motor.

Wanderband
28/05/2014, 12:48
Olha amigo, eu não estou em casa agora, mas talvez no fim de tarde possa tirar umas fotos. Mas um detalhe me chamou a atenção e se não estou enganado, esse calço do motor do lado do motor de partida não deveria ser quase igual ao do lado da bomba injetora????? tipo um "chifre"?? Acho que a minha band tem esse "chifre" tb do lado do motorista e o alternador é preso em outro suporte mais acima. Talvez seja isso que esteja "derrubando" seu motor pra esse lado, pois pelo que lembro da minha, o motor de partida tb é desses grandes, mas tem uma folga de uns 3cm entre ele e o setor da DH. Também tem uma folga de uns 3cm entre a capa seca e o assoalho, sendo que a minha é do ano de 1989. Tem certeza que os dois calços do motor, que vão ali na frente são os originais dela, motor Om 314 ou 364? Esses calços são de ferro fundido e bem pesados, presos por 4 parafusos na lateral-parte de baixo- do motor.

Ae Sérgio!! Os calços estão certo mesmo, são os originais, são de ferro fundido e com quatro parafusos, foi colocado, so nao tirei fotos dele.....
Cara matamos a charada!! Começamos a tentar resolver pelo lado mais dificil sendo que a solução estava na cara, bem mais facil só que ja era noite e o meca nem eu atentamos para verificar os "CALÇOS DA CABINE", SIMPLESMENTE ESTAVA TUDO GASTO, CHAPA DA CARROCERIA SOB O CHASSI. Sendo que quando esta tudo certinho, com calços novos e tal, fica espaço de mais ou menos 1 polegada (vi numa foto na web), o espaço que estava faltando para encaixar perfeitamente. O motor encaixou perfeito no local agora junto com o cambio, a cabine esta suspensa e quando chegarem os novos calços da cabine (kit completo), instalaremos e sim vai ficar beleza.. Valeu moçada pelas dicas... Enviarei mais fotos...

Rodrigo-ce
28/05/2014, 13:35
Wander olhe a posição dos suporte do motor e caixa de transmissão da minha pick up. Teu chassi está empenado, se tiver vai dar diferença na
montagens.

464785464787464788464796

Sergio c
28/05/2014, 18:42
Ae Sérgio!! Os calços estão certo mesmo, são os originais, são de ferro fundido e com quatro parafusos, foi colocado, so nao tirei fotos dele.....
Cara matamos a charada!! Começamos a tentar resolver pelo lado mais dificil sendo que a solução estava na cara, bem mais facil só que ja era noite e o meca nem eu atentamos para verificar os "CALÇOS DA CABINE", SIMPLESMENTE ESTAVA TUDO GASTO, CHAPA DA CARROCERIA SOB O CHASSI. Sendo que quando esta tudo certinho, com calços novos e tal, fica espaço de mais ou menos 1 polegada (vi numa foto na web), o espaço que estava faltando para encaixar perfeitamente. O motor encaixou perfeito no local agora junto com o cambio, a cabine esta suspensa e quando chegarem os novos calços da cabine (kit completo), instalaremos e sim vai ficar beleza.. Valeu moçada pelas dicas... Enviarei mais fotos...

Ainda bem que resolveu o problema, em último caso eu ia dizer que seria o chassi torta na ponta dianteira esquerda......

Mas cá pra nós, estavam gastos mesmos esse calços heheheheheheheh a lata estava direta no chassi heheheheh

Wanderband
28/05/2014, 19:56
Bom dia Wanderband! Deixa ver se entendi, vc fixou o cambio na travessa e dai ficou td muito para tras é isso??

Se for solta a travessa parafusa o motor nos coxins e ajusta a travessa.

Isso mesmo Fabiano, o bizu é começar apertando os calços do motor (que não tem ajuste) e só depois ajustar e apertar o coxim do cambio. Não tinha feito isso.

Levantei a cabine e fiz isso, ficou 100% agora rsrsr

Valeu!!

dudu83
04/06/2014, 20:24
e ai ta dando tudo certo? ja ta rodando?

Wanderband
04/06/2014, 21:12
e ai ta dando tudo certo? ja ta rodando?

Beleza Dudu!! Deu certo sim, ja instalei o motor/cambio/freios disco/DH/tanque plastico/cardãns... tava faltando tudo heheheh. Foi só dar a partida e fui pra casa nela rodando.. Falta agora funilaria/eletrica...

Deu um probleminha na instalação do cambio (rolamento do colar novo INA travou e fumaçou), mas foi substituido por um FAG e ficou beleza.

Postarei mais fotos...:safari-rig:

dudu83
04/06/2014, 23:19
que beleza, assim que der tempo dou um pulo ai..

dudu83
10/06/2014, 23:57
rapaz hj fui a Guajara, mas na correria esqueci de pegar seu contato rsrsrs

Wanderband
11/06/2014, 23:27
Vou te enviar uma sms. rsrsrs

T.Azevedo
04/01/2015, 02:00
Parabens pela Band. Como anda a empreitada?

Wanderband
26/07/2015, 17:08
Parabens pela Band. Como anda a empreitada?

Olá companheiros, estou de volta com minha reforma homeopática kkkkkkkkkkkk.

É assim mesmo, quando sobra um tempinho e uns "cascalhos" como dizem meus amigos mineiros e goianos, vou fazendo minha reforma de forma gradativa e oportuna, um servicinho no jipe, outro na picape.. E assim vou levando. Não tenho alimentado o post com fotos de reforma porque ainda não fiz algo de muito importante, só instalei um bagageiro no jipe e iniciei a preparação para colocar o suporte de estepe. Colocarei fotos mais adiante..

Bom, minhas férias estavam previstas para julho, foram adiadas para agosto, assim não mexi em nada nos carros, ainda estão como o senhores viram nas fotos da viagem de Rondônia para o Ceará, do post que eu fiz e ainda não coloquei mais fotos por ter perdido os dados do cartão de memória, mas isso é outra história... Deixa pra lá..

Então, estava eu aqui a imaginar se ficaria bom eu colocar uma cabine dupla na picape (sem alongar o chassi). Pensei, pensei e fiz (virtualmente) a tão pensada transformação. (Ps, não sou profissional em Paint kkkk) Mas saiu.. kkk

Nessa adaptação, da cabine dupla sem alongar o chassi, seria necessário fazer um serviço de funilaria na parte de trás da cabine e diminuir a carroceria, cortando-a bem no meio da caixa de roda traseira.

A verdade é, como o amigo Hercílio falou, lá no início da minha empreitada, que eu ia gostar mais da PK. Tal declaração está se concretizando, o jipe é muito bom mas tem pouco espaço (vou ficar para o meu uso diário, ir para o trabalho e umas trilhas de vez em quando...), agora, a picape é mais comportada, mais confortável, mais solta, menos barulho (OM 364 e 5ª marcha), (vai ficar pra familia, viagens de férias...) ATÉ QUANDO EU PUDER PQ A PATROA TÁ DOIDA PRA VENDER UM DELES RSRSR.

Ps. VAI SER VERDE MILITAR e não AZUL..rsrsr
Legenda:
1 - Minha Picape
2- Foto achada na web de uma PK cabine dupla original (já alongada de fábrica)
3- Como ficaria minha PK, colocando a cabine dupla sem alongar o chassi.
508138

A questão é a estética, o que o senhores acham? Fica bom e bonito?
Pra mim ficou funcional, serve pra família e ainda para dar uma voltinha nas dunas e algumas trilhas leves sem aquele entre-eixos grande demais...

Wanderband
26/07/2015, 18:23
Esses modelos aqui que o colega, Rodrigo-CE (meu conterrâneo aqui), enviou são parecidos, a cabine termina na metade da roda traseira. Muito bem feita essa funilaria! Show de bola! http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/139352-enfim-inicio-da-reforma-2.html#post2141713

Até mais..

hercilio.neto
26/07/2015, 20:33
Wander,
Verifique primeiro aí no Detran do seu estado se é tranquilo documentar essa transformação (número de ocupantes).
Minha sugestão é alongar o chassi da picape e colocar cabine dupla de fibra com 4 portas.
Daí você teria a Band perfeita (NMHO). Band 4 portas com motor OM364 e câmbio de 5 marchas.

Wanderband
26/07/2015, 21:29
Wander,
Verifique primeiro aí no Detran do seu estado se é tranquilo documentar essa transformação (número de ocupantes).
Minha sugestão é alongar o chassi da picape e colocar cabine dupla de fibra com 4 portas.
Daí você teria a Band perfeita (NMHO). Band 4 portas com motor OM364 e câmbio de 5 marchas.

Caro Hercílio! Tudo jóia? Apareci novamente por aqui heheh

Dia 3 vou ao DETRAN, e me esclareço dos pormenores, mas já sei, de antemão, que terei de solicitar autorização prévia ao DETRAN para realizar o serviço (colocação da cabine dupla e consequentemente, aumento do nr de passageiros, e, se for o caso, aumento do tamanho do chassi - vou pensar...heheh), depois de feito o serviço, eles me encaminham a uma vistoriadora para realizar a CSV para emissão do laudo de segurança feito por um engenheiro com CREA e tudo. De posse do laudo (CSV) e da nota fiscal das peças e serviço, terei de fazer outra vistoria no DETRAN para mudança das caracteristicas originais, no campo observação terá o nr da CSV com a indicação que o serviço foi feito dentro dos padroes aprovados pelo DETRAN. É mais ou menos assim... Vou me esclarecer melhor em agosto..

Sua "NMHO" é certamente um caso a se pensar em adotar!! rsrsr Mas é que estou querendo fazer um 2 em 1, ou seja um pouco de jipe (entre-eixos pequeno para trilhas...)com um pouco de picape (conforto, espaço para viagens). Quero ter os dois carros em um porque acho que em breve venderei o jipe.. Pensando ainda...

Um abração!

dudu83
26/07/2015, 21:45
esquece esse lance de modificar a lataria, vai gastar uma grana e no final a chance de ficar ruim e grande.. na quarta reforma cheguei a conclusão qualquer adaptação resulta em horas de projeto no final o melhor e sempre manter o mais original possivel..

Wanderband
26/07/2015, 22:14
esquece esse lance de modificar a lataria, vai gastar uma grana e no final a chance de ficar ruim e grande.. na quarta reforma cheguei a conclusão qualquer adaptação resulta em horas de projeto no final o melhor e sempre manter o mais original possivel..

Olá Dudu!! Apareci novamente hehehe! Tô acompanhando sua reforma, tá ficando ótima...
Bem que vc disse que um dia ia comprar uma band 4 portas chassi longo (igual a da foto que vc viu em um post que te enviei)

É isso ai.. Pra isso que servem os fóruns, troca de experiencias com quem já passou pela situação...

Por enquanto, o placar está 2 x 0 para alongar e fazer como manda o figurino, fazer conforme o gabarito original.
Sugestão anotada Dudu, como a do amigo Hercílio. Obrigado pela dica!

Amanhã vou ver uma cabine dupla no interior, se valer a pena fico com ela.
Um dos motivos da escolha da cabine dupla é influência (também) daquele francês que tem fama de quebrar nosso orçamento, aquele tal de "Jaquê".. Já que vou fazer funilaria e a caçamba tem muito ferrugem... Aciona o tal do JAQUê...

Um abraço!!