PDA

Ver Versão Completa : Fumaça AZULADA



lobaaaato
21/12/2005, 16:24
Pessoal...

Hoje fui fazer a vistoria anual do DETRAN-RJ e o vistoriador não quis realizar o teste alegando que ao acelerar o carro saia uma fumaça azulada do escapamento.

O que significa isto?! Nos anos anteriores eu fiz a vistoria e o carro passou com folga apesar de velho :P

Já vi aqui no forum que isto é um sinal ruim! É ruim mesmo!?
Vi em alguma matéria de jornal na net um mecânico falando que isto era bom...

Estou confuso! Help-me!

Felipe
21/12/2005, 16:37
Bom não é não ... essa fumaça deve ser óleo queimado. Não quero te preocupar mas pode ser a hora de fazer o motor, pode levar pro mecânico.

Walter L. L. Casitta
21/12/2005, 17:19
De que veículo estamos falando mesmo?

Edintruder
21/12/2005, 18:52
Fumaça azul é sinal de óleo lubrificante queimando. experimenta colocar um óleo grosso misturado para ver se diminui a fumaça.

lobaaaato
22/12/2005, 14:38
Desculpe colegas... é uma F1000 - MWM diesel 3.9 - 1987

Edintruder
22/12/2005, 20:38
Se o motor estiver realmente queimando óleo, podes esperimentar usar até óleo 90 para ver ser reduz a fumaça.

Walter L. L. Casitta
22/12/2005, 21:30
Se fosse um motor a gasolina a fumaça azul significaria que esta queimando óleo lubrificante.
Eu acho que no motor diesel mesmo com os anéis, pistões e camisa gastos, o óleo não passa com a mesma facilidade pra dentro do cilindro que no motor a gasolina devido a alta pressão.
Os motores diesel desgastados perdem muito mais óleo pelo respiro que pela combustão dentro do cilindro.
Então eu acho melhor procurar uma oficina para revisar a bomba e os bicos injetores.

Edintruder
23/12/2005, 18:54
Tira o filtro de ar e acelera para ver se sai muita fumaça, pois se estiver entupido a fumaça aumenta muito. Um segredo para descobrir batidas em motor diesel é tirar a mangueira da admissão e quase fechar o orifício da admissão com uma mão e acelerar tudo com a outra mão na bomba injetora. O controle da rpm vai ser na quantidade de ar que vais deixar entrar pelo orifício da admissão. O motor apanha, larga fumaça por tudo que é buraco e bate tudo o que tem para bater, mas se não bater nada é pq o motor está muuuiiiiito bom! (Isso é segredo, portanto não espalhem). Assim como ao fechar a admissão o motor larga um monte de fumaça, se o filtro de ar estiver muito sujo, a fumaça naturalmente aumenta pois a mistura passa a ficar muito rica. Explicado tb porque motores turbo largam menos fumaça quando tem pressão. :palmas:

Kim
29/12/2005, 21:53
Caro Lobato!
Bem todas as opiniões dadas são validas.
A fumaça que sai pelo escapamento, indica como anda a vida do motor de seu veículo, pode ser classificada da seguinte forma:
Diesel:
1º - levemente preta, somente quando acelera - motor bom;
2º - Preta constantemente, bomba injetora aberta - motor bom, mais gastando combustível - anda pra krlh;
3º - Esbranquiçada, motor ruim, queimando óleo lubrificante - ligue o motor, deixando na lenta, retire a vareta que verifica o óleo lubrificante, sempre observando se "cuspirá" respingos de óleo duto da vareta.

Porém, a fumaça esbranquiçada pode ser:
-Bomba injetora ruim (muito), falta pressão na injeção do óleo combustível;
-Bicos injetores descalibrados, ou travados, que pode ter como conseqüencia o gotejamento do óleo combustível e, na pior das hipoteses, calço hidraulico, com possível quebra de biéla e bloco, pois vai acumulando combustível sem queima na câmara de combustão.
-Filtro de ar sem manutenção adeqüada;
-"filtro decantador" sujo. posicionado embaixo da camionete, na parte interna do chassi, entre o câmbio e o diferencial;
-Filtro de combustível com manutenção inadeqüada.

Bem na mia opinião, deve começar do final da lista para o começo nas suas verificações, tipo do barato para o caro (entendeu) :concordo:

Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Atte,
Gentil Filho.