Ver Versão Completa : Novato perdido
Galera nao sei se o que vou falar é besteira mas quero saber se existe o momento adequado pra engatar a 4x4?? Eu comprei meu jeep a pouco tempo com intensão de fazer trilhas na areia e dunas quero saber se eu tenho que entra na trilha logo engatado ou só quando o carro pedir??
VIVENDO E APRENDENDO!!!!
Mirrary, seja bem vindo, qual é a viatura? é um Willys?
Explico, se for um Willys ou qualquer outro 4x4 SEM 4x4 full time, vc. só poderá engatar o 4x4 em terrenos sem aderência, senão vai estragar sua caixa de transferência, em geral usa-se o 4x4 quando a viatura tem dificuldade de transpor um terreno em 4x2, com o tempo e experiência, vc. vai descobrindo quais serão essas situações e irá antecipar o uso, ou não do 4x4...
meu conselho, use a viaturaa o máximo possível, habitue-se a ela, envolva-se com pessoas experientes no mundo 4x4, você irá aprender rápido.
Boas trilhas
[]'s
Obrigado amigo a viatura é jeep 83 com o motor 6cc do willys 69 caixa 4 marchas mais ré.
Entào é só botar pra andar que vc. pega as manhas, só não pode ligar em pisos aderentes, a partir daí, vai sentindo a viatura...
[]'s
Boa tarde prezados ! de minha experiência em estrada de chão, não faço trilhas, eu fazia o seguinte para ir ao sítio quando chovia :
1 - Ao chegar na estrada de chão, já descia e ligava as rodas livres que eram manuais à época.
2- Quando via um atoleiro, parava e engatava a tração 4X4, com a experiência já conseguia engatar a tração "no tempo ", sem parar.
3 - Quando chegava nas subidas íngremes, engatava a reduzida e subia de 3ª, ficando a 2ª 1e 1ª como reserva técnica . . .
O que aprendi aqui no fórum e com o tempo é "na dúvida, entre na situação com todos os recursos disponíveis" é melhor do que depois que já atolou . . . abraço à todos !
Pablo.pinto2007
22/05/2014, 17:50
Boa tarde prezados ! de minha experiência em estrada de chão, não faço trilhas, eu fazia o seguinte para ir ao sítio quando chovia :
1 - Ao chegar na estrada de chão, já descia e ligava as rodas livres que eram manuais à época.
2- Quando via um atoleiro, parava e engatava a tração 4X4, com a experiência já conseguia engatar a tração "no tempo ", sem parar.
3 - Quando chegava nas subidas íngremes, engatava a reduzida e subia de 3ª, ficando a 2ª 1e 1ª como reserva técnica . . .
O que aprendi aqui no fórum e com o tempo é "na dúvida, entre na situação com todos os recursos disponíveis" é melhor do que depois que já atolou . . . abraço à todos !
É isso aí... tem gente que se orgulha que foi pra um determinado lugar e não usou a reduzida!!! HOmi isso foi feito pra usar... se não, não vinha de série!!!
O jeito de traçar o bichão vc só vai pegar na prática mesmo... e digo logo, ainda vai atolar muito (Deus queira que não)...
Coloca umas fotos do jeep, pra gente dar uma vista!!!
Abraços!
Pablo
georgevalle
23/05/2014, 07:43
É não... Tem que atolar, ficar com eixos penduradinhos, com as rodinhas girando livres... que é pra gente puxar e ainda tirar sarro...
É assim que se aprende...
georgevalle
23/05/2014, 07:44
Lembrando que se for na lama tem o "batismo".
Hahaha estou a espera desse dia, jogar lama pra todo lado...
Pablo.pinto2007
23/05/2014, 18:59
Na verdade o batismo é que vão te sacanear para vc ficar atolado, e quando isso acontecer, vão te dar um banho de lama, literalmente, nem que seja com um balde!!! (caso não consigam passar de lado com um jeep e te sujar todo (ou mais ainda)).
Boa sorte!
Pablo
Caramba vai ser muito show!!! Fiz contatato com cara do jeep clube daqui e vao me convidar pra participar de umas trilhas, como eu faço pra isolar o distribuidor pra nao entra água olhei um kit na gama mas vai demorar muito a chegar a propósito o que eu tenho que isolar e ter cuidado e o que eu nao posso deixar de levar para as trilhas?? Valeu galera!!
JEEP willys 83 com motor 6cc do 69 cambio 4m mais ré...(sonho realizado! A mulher pergunta: meu bem pq vc nao vai no EcoSport, esse pode dar problema no meio da avenida?? Eu respondo: eu gosto é desse se parar eu chamo alguem pra me ajudar a empurrar)
xibiu!!!
25/05/2014, 18:31
Caramba vai ser muito show!!! Fiz contatato com cara do jeep clube daqui e vao me convidar pra participar de umas trilhas, como eu faço pra isolar o distribuidor pra nao entra água olhei um kit na gama mas vai demorar muito a chegar a propósito o que eu tenho que isolar e ter cuidado e o que eu nao posso deixar de levar para as trilhas?? Valeu galera!!
JEEP willys 83 com motor 6cc do 69 cambio 4m mais ré...(sonho realizado! A mulher pergunta: meu bem pq vc nao vai no EcoSport, esse pode dar problema no meio da avenida?? Eu respondo: eu gosto é desse se parar eu chamo alguem pra me ajudar a empurrar)
Olá amigo Mirrary.
Gostei da sábia resposta à esposa,pois pode ser que a EcoSport demore mais a aparecer alguém a se oferecer a empurrar o veículo em uma emergência.
O jipão é sempre mais provável que precise de um empurrãozinho,mas sempre aparece alguém rapidinho pra ajudar,hehehehe.
Um grande abraço.
georgevalle
26/05/2014, 09:02
Para isolar o distribuidor já usei alguns recursos como:
Sacola de mercado e fita isolante, o resultado foi péssimo embora melhorou um pouco até enfrenta algumas pocinhas;
Luva de borracha passando os cabos pelos dedos e apertando com presilha, bem melhor que a sacola mas com o tempo a luva desmancha, mas o resultado é bom.
Mas o melhor foi fazer uma camada de silicone em volta da tampa do distribuidor meio grossa +/- 5mm e por cima prendendo e não deixando espaço para acumular água junto aos cabos, também coloquei um "respiro" na tampa, furei com cuidado a tampa e coloquei uma mangueira bem fina colada no furo lembrando que a mangueira não deve passar para dentro da tampa para não atrapalhar o funcionamento, depois de feito isso fiz o teste do balde, derramei água de todo jeito no distribuidor e o motor continuou funcionando perfeitamente sem nenhuma falha, este apesar de ser trabalhoso e suja as mãos com aquela cola ruim de tirar vale a pena.
Lembrando antes disso tentei besuntar a tampa do distribuidor de graxa (tinha visto em algum lugar) não adianta nada.
maciel_diego
26/05/2014, 17:29
George,
Essa mangueira (respiro) que você colocou na tampa, acredito que sirva para não "soar" por dentro. Aí te pergunto: deixou ela solta virada para baixo? não corre o risco de dar retorno se o jeep passar por dentro de uma água?
Abração
Willian Del Piero Rocha
26/05/2014, 18:43
Respondendo pelo George ,a mangueira vc prende em um lugar mais alto ,tipo na parede corta fogo....
maciel_diego
26/05/2014, 20:17
hum... valeu willian.. abs