Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda - Toyota Bandeirante

Páginas : [1] 2

leomrezende
21/05/2014, 16:58
Olá turma, boa tarde!

Eu sou de Brasília/DF e me cadastrei recentemente no fórum. Eu quero comprar uma Toyota Bandeirante, de preferência a partir do ano de 1994, com motores 14b. E resolvi recorrer ao fórum para buscar algumas dicas.

Sou apaixonado por este carro, o grande problema é o preço bastante elevado já que as Bandeirantes são super valorizadas. Com isso, está muito difícil de conseguir comprar por um preço razoável (abaixo de 35 mil).

Eu cheguei a olhar algumas e achei o preço incompatível com o estado de conservação do veículo.

Estou pensando em buscar em alguns leilões para localizar os modelos acima de 1994 com um preço bacana e gastar um pouco para deixar do jeito que eu quero.

O que vocês acham? Compensa? Alguém já teve essa experiência?

Exemplo: Leilão de TOYOTA BANDEIRANTE BJ55LP 2BL, 1997/1997... (http://www.superbid.net/busca/oferta.htm?offer_id=782673&size=25&keyword=bandeirante&pager.offset=9)

Obrigado!

junior888
21/05/2014, 18:21
O bom é sempre dar uma olhada pessoalmente, aparentemente ela está boa, mas como já disse, teria que ver ela para avaliar...
Sei que sua preferencia é pelo 14b, mas vou deixar aqui o link de uma muito desejada por todos, OM364 5 marchas cabine dupla... Segue o link
Leilão de TOYOTA BANDEIRANTE, 1993/1993, PL FINAL: 3 (PR), (Ref... (http://www.superbid.net/busca/oferta.htm?offer_id=782394&size=25&keyword=bandeirante&pager.offset=3)

Dimasi
21/05/2014, 18:25
Tem que pesar muuuuito bem. Geralmente a conta no final fica mais salgada do que comprar uma pronta. VC vai querer ar, melhorar o conforto, trocar bancos, isolamento, tanque de plástico, turbo, guincho, faróis auxiliares, pneus etc,etc,etc... fora algo que precise fazer na lata e mecânica. Se vc curte montar uma viatura do seu jeito, não tem pressa e gosta de mexer vai fundo, mas esquece as contas. 99,9% de chance de ficar mais cara do que se pegar uma inteirona por 50k por ex. Da uma pesquisada no tópico frota 4x4 que tem alguns que estão encarando essa empreitada. Estou falando em comprar uma realmente boa, de procedência pois tem muita maquiada e cara, aí é prejú certo.
Bem vindo e cuidado que esse negócio vicia.
Abs

dudu83
21/05/2014, 18:55
todas as minhas band foram compradas em leilao, mas tem que saber comprar essa ai ta com um preço otimo mas acho que no final deve sair acima de 40k, arisca ai, vai que da sorte essa semana arrematei vários lotes do superbid pode comprar sem medo o site e serio, mas o cadastro e demorado tem que ligar amanha cedo se quiser pegar essa ai...

dudu83
21/05/2014, 18:56
em brasilia sempre tem leilao do exercito...

rfdex
21/05/2014, 19:03
Aqui em Brasília o melhor leilão que saiu Bandeirante foi da Aeronáutica, final do ano passado. Saíram Bands cabine dupla azul com teto branco (algumas anunciadas no OLX por 50 mil) que nunca rodaram em estrada de terra, eram veículos de rodar apenas nas imediações da base aérea e aeroporto! Coisa fina mesmo. Eu também compartilho da idéia de gastar um pouco mais e pegar uma já pronta, sem menos coisa a fazer... Abraço!

hercilio.neto
21/05/2014, 19:28
Leilões pela internet alcançam preços elevados.
Essa aí não sai por menos de R$ 35.000,00.

nirlei
21/05/2014, 20:13
Toyotas Bandeirante geralmente são arrematados por valores altos, comparados a outros veículos. Se essa sair por 35.000,00 e você gastar uns 15.000,00 na reforma / manutenção, já vai sair mais caro que uma similar anunciada no mercado (sem contar os equipamentos que podem vir junto).

Seja bem vindo e boa sorte na sua decisão.

Abrass.

leomrezende
21/05/2014, 21:13
Então, essa ai foi apenas um exemplo. Antes essa ideia de adquirir uma Bandeirante era apenas uma vontade. Hoje, depois de algumas avaliações, eu percebi que é a coisa certa a fazer hehehe. Com isso, eu decidi ir a caça de uma para mim. Sei que o caminho é longo e que eu preciso ter paciência para encontrar o carro certo.

No caso de leilão, eu vou avaliar o estado do carro, o ano e o valor.

Eu queria encontrar uma em Brasília mais está difícil, acho que terei que buscar em outra cidade. O problema é a disponibilidade de tempo e dinheiro para ficar fazendo essas viagens.

O modelo que eu quero é o Jipe Curto de Aço (acima de 94). Se eu achar uma com mecânica mercedes também tá valendo.

O carro será utilizado no final de semana e em viagens. Não pretendo fazer trilha pesada. O meu objetivo é deixar o carro o mais original possível.

O que vai contar mais será o estado de conservação e o valor.

dudu83
21/05/2014, 21:20
Toyotas Bandeirante geralmente são arrematados por valores altos, comparados a outros veículos. Se essa sair por 35.000,00 e você gastar uns 15.000,00 na reforma / manutenção, já vai sair mais caro que uma similar anunciada no mercado (sem contar os equipamentos que podem vir junto).

Seja bem vindo e boa sorte na sua decisão.

Abrass.

R$15.000 so se for uma reforma completa, uma revisao pente fino sai uns R$5000,00

o resto faz aos poucos

dudu83
21/05/2014, 21:28
jipe curto em leilao é muito dificil...

leomrezende
21/05/2014, 21:32
jipe curto em leilao é muito dificil...

Esse modelo da sua foto é o curto, certo? Qual é o modelo mais encontrado?

nirlei
21/05/2014, 21:44
Leomrezende, não se assuste com os preços de Bandeirante. O negócio é ficar de olho que no momento certo, aparecerá uma oportunidade. Já que o vírus te infectou, o negócio é sair à procura da cura. :-)

Abrass.

Sergio c
21/05/2014, 21:46
Essa aí não sai por menos de 40.000 Reais, teria que dar uma boa olhada, se saísse por uns 30, 32 mil, até que seria um bom negócio.

dudu83
21/05/2014, 21:49
leilao a grande maioria é cabine dupla, otima pr aviajar o problema é o manobrar na cidade...

leomrezende
21/05/2014, 22:39
Entendi, vou juntar dinheiro e ficar esperando, uma hora eu consigo achar!

O que é mais caro para se fazer em uma Bandeirante? Mecânica, lata, interior?

leomrezende
21/05/2014, 22:55
Leomrezende, não se assuste com os preços de Bandeirante. O negócio é ficar de olho que no momento certo, aparecerá uma oportunidade. Já que o vírus te infectou, o negócio é sair à procura da cura. :-)

Abrass.

nirlei,

Minha cunhada mora ai em Franca/SP, no próximo feriado eu estou indo ai.

Em Franca tem muita band?

nirlei
22/05/2014, 10:29
leomrezende, o povo aqui gosta de Troller. Eu conheço umas 10 Bands. Tenho uma sobrinha que mora em Taguatinga. Estive aí em 2012, no casamento dela.

Abrass.

dudu83
22/05/2014, 21:06
da uma olhada nas minhas..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67782-band-jipe-2000-reforma-e-up-grades.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/127549-band-cs-98-rebuild.html

leomrezende
23/05/2014, 08:47
da uma olhada nas minhas..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67782-band-jipe-2000-reforma-e-up-grades.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/127549-band-cs-98-rebuild.html

Dudu, parabéns cara! As Bands ficaram lindas! Apesar de ser um carro de leilão, elas estavam até inteiras né?

Quanto você gastou em cada Bandeirante? O motor estava bom? Você pagou muito caro nos Jipes?

Com relação a viagens, o carro vai bem? Aguenta mesmo o tranco? Tipo, eu falo de resistência/durabilidade e não de velocidade. É claro que isso tudo vai depender de uma boa manutenção e cuidado do veículo.

O bom é que você está evitando que o carro entre em "extinção".

DeMelo
23/05/2014, 13:45
leomrezende,

Rapaz, comprei a minha band 2 anos atrás aí em brasília, já estava bem completa e paguei R$ 38.000,00. O problema da band é que ela é um lego infinito e sempre tem algo para fazer.... pois cada um tem uma ideia do que seria uma band ideal.
O principal conselho é: junte um grana e compre a mais pronta possível, pois, ao final, ficará mais barata do que vc tentar reformar. Então, tente comprar uma que já tenha, pelo menos, direção hidráulica e freio a disco (é o básico). O ideal seria: com direção hidráulica, freio a disco, turbo, ar, intercooler e eixo flutuante traseiro, além de estar boa de lata e pneus, com acabamento interno satisfatório.
Só para exemplificar, para fazer tudo isso aí em uma band (com motor novo), vc gastaria entre 20 e 25k. Então, se vc paga 40 45k em uma já pronta, fica bem razoável e vc se livra da dor de cabeça que é mexer com meca.
Agora, com um pouco mais vc já compra um troller, que é uma viatura e tanto.
Deixo com vc a decisão, mas antes de comprar, ande o máximo que puder, para conhecer bem o que significa ter uma band. Conforto mínimo e velocidade reduzida, tendo por base a velocidade dos carros atuais.
boas sorte na sua procura.
abçs

rfdex
23/05/2014, 13:48
Cara, Bandeirante é Bandeirante...Troller não chega nem perto.

DeMelo
23/05/2014, 14:03
Cara, Bandeirante é Bandeirante...Troller não chega nem perto.

rfdex,

Na verdade não fiz comparações entre os veículos, até porque é discussão para meses. O que posso dizer é que ambos são ótimas viaturas, com qualidades e "características" próprias. Daí vai depender de cada um!! Tenho uma band, mas estaria satisfeito com um troller, se o espaço interno fosse maior.

leomrezende
23/05/2014, 14:22
leomrezende,

Rapaz, comprei a minha band 2 anos atrás aí em brasília, já estava bem completa e paguei R$ 38.000,00. O problema da band é que ela é um lego infinito e sempre tem algo para fazer.... pois cada um tem uma ideia do que seria uma band ideal.
O principal conselho é: junte um grana e compre a mais pronta possível, pois, ao final, ficará mais barata do que vc tentar reformar. Então, tente comprar uma que já tenha, pelo menos, direção hidráulica e freio a disco (é o básico). O ideal seria: com direção hidráulica, freio a disco, turbo, ar, intercooler e eixo flutuante traseiro, além de estar boa de lata e pneus, com acabamento interno satisfatório.
Só para exemplificar, para fazer tudo isso aí em uma band (com motor novo), vc gastaria entre 20 e 25k. Então, se vc paga 40 45k em uma já pronta, fica bem razoável e vc se livra da dor de cabeça que é mexer com meca.
Agora, com um pouco mais vc já compra um troller, que é uma viatura e tanto.
Deixo com vc a decisão, mas antes de comprar, ande o máximo que puder, para conhecer bem o que significa ter uma band. Conforto mínimo e velocidade reduzida, tendo por base a velocidade dos carros atuais.
boas sorte na sua procura.
abçs

DeMelo,

Obrigado pelas dicas! Quanto a aparência, o meu objetivo é tentar manter a Bandeirante original, não pretendo alterar as características do veículo. No máximo alguns itens de segurança e conforto interno, mais nada que tire a característica robusta do carro. A mecânica eu pretendo deixar redonda e confiável. No caso de turbo, já está fora dos meus planos.

DeMelo
23/05/2014, 14:29
DeMelo,

Obrigado pelas dicas! Quanto a aparência, o meu objetivo é tentar manter a Bandeirante original, não pretendo alterar as características do veículo. No máximo alguns itens de segurança e conforto interno, mais nada que tire a característica robusta do carro. A mecânica eu pretendo deixar redonda e confiável. No caso de turbo, já está fora dos meus planos.

leomrezende,

Nos itens que citei acima não há qualquer perfurmaria. Freio a disco e eixo flutuante se referem à segurança. Direção hidráulica e ar condicionado se referem ao conforto mínimo. Lataria em boas condições e acabamento interno, fica no meio do caminho, entre conforto e segurança.
Já quanto ao turbo, se o motor for OM, reconsideraria, ou vc vai andar na fila dos caminhões toda a viagem.
É isso.

leomrezende
23/05/2014, 14:35
leomrezende,

Nos itens que citei acima não há qualquer perfurmaria. Freio a disco e eixo flutuante se referem à segurança. Direção hidráulica e ar condicionado se referem ao conforto mínimo. Lataria em boas condições e acabamento interno, fica no meio do caminho, entre conforto e segurança.
Já quanto ao turbo, se o motor for OM, reconsideraria, ou vc vai andar na fila dos caminhões toda a viagem.
É isso.

Entendi. Eu pretendo adquirir uma Band com mecânica 14b.

O motor 14b é melhor pra viagem?

rfdex
23/05/2014, 15:13
Pois eu já compraria uma com motor MB...

DeMelo
23/05/2014, 15:56
Pois eu já compraria uma com motor MB...

rfdex
Rapaz, hj você tirou o dia para mexer em vespeiros, heim??? kkkkkkkkkkkk

Leon
Então, os apaixonados pelo 14B dizem que ele é mais elástico que o MB (o que é verdade), isto é, ganha mais velocidade, mesmo sem ser turbinado. Já os amantes do MB, dizem que ele é mais robusto, tem mais torque, e sua manutenção é mais barata (aqui há muita controvérsia).
A minha band tem o MB e gosto bastante, mas não acho que, original, se adéqua aos tempos atuais quanto à velocidade atingida e o seu desempenho nas retomadas, principalmente subidas. Tudo isso é resolvido com o turbo. Por isso vc deve considerar o turbo se resolver comprar um MB. Já com o 14B dá para levar sem turbo, mas fica muito melhor com ele.

nirlei
23/05/2014, 16:19
Apesar da minha viatura ter motor MB, se fosse pra comprar uma Band hoje, eu iria de 14b. Mais elástico, dá pra manter uma velocidade de cruzeiro maior, com menos ruído. Não só pelo motor, mas pelas melhorias que o Bandeirante foi recebendo ao longo do tempo.
*** Lembrando que adoro minha Band com motor MB (pra não criar polemica, heheheheheh).

Abrass.

ALVARO ANGELO
23/05/2014, 17:14
Entendi. Eu pretendo adquirir uma Band com mecânica 14b.

O motor 14b é melhor pra viagem?

Meus 2 cents :

Tenho com motor MB (4 marchas-original) e duas com motor Toyota (5 marchas).
Dentro da fazenda no trabalho pesado o MB é imbatível, na estrada a 100 km/k parece liquidificador batendo gelo.
As 14B na estrada até 120 Km/h é tranquilo, acima de 120 começa a ficar bem barulhento.
Espero ter ajudado.
Alvaro Angelo

Renanfil
23/05/2014, 17:26
Meu pai já teve um MB e eu possuo um 14B. Ele amava o dele e eu prefiro o meu kkkkkkk
O 14B é mais silencioso, tem um roncado mais contido quando está ligado e vibra menos (minha band não vibra o volante)... fora que é mais espertinho e da pra manter uma velocidade mais alta que o MB. Mas o Mercedes é consagrado tbm, puta motor!
Mas ainda prefiro o Toyota.

Carlo Pecca
23/05/2014, 18:31
Leomrezende,
a minha motor OM364, 4marchas precisando colocar prolongamento dos diferenciais, pois comprar uma caixa de 5 marchas é muito difícil de se encontrar e também, muito caro! mas manutenção é mais barata no que tange óleos, filtros e peças de acabamento (plástico). Na 14B tem suas vantagem apresentadas anteriormente mas de manutenção mais dispendiosa.
Como tratar desse assunto é um vespeiro, tire suas conclusões ao longo desse tópico.
Bom fim de semana a todos.

rfdex
23/05/2014, 19:23
rfdex
Rapaz, hj você tirou o dia para mexer em vespeiros, heim??? kkkkkkkkkkkk

Leon
Então, os apaixonados pelo 14B dizem que ele é mais elástico que o MB (o que é verdade), isto é, ganha mais velocidade, mesmo sem ser turbinado. Já os amantes do MB, dizem que ele é mais robusto, tem mais torque, e sua manutenção é mais barata (aqui há muita controvérsia).
A minha band tem o MB e gosto bastante, mas não acho que, original, se adéqua aos tempos atuais quanto à velocidade atingida e o seu desempenho nas retomadas, principalmente subidas. Tudo isso é resolvido com o turbo. Por isso vc deve considerar o turbo se resolver comprar um MB. Já com o 14B dá para levar sem turbo, mas fica muito melhor com ele.

Hahahahahahha inspiração né!!! Primeiro comparar as viaturas (Band e Troller) e depois comparar motores OM314/364 e 14B... Daqui a pouco vem a sentença: BANIMENTO! hahahaha. Abraços

Sergio c
23/05/2014, 20:19
Eu nunca tive band com motor 14B, nem andei com uma delas, mas, por enquanto e até não mudar de idéia, prefiro abrir o capô e ver as estrelinhas da Mercedes Benz hehehehehehehehhe

hercilio.neto
23/05/2014, 20:56
Leonardo,
Viu o vespeiro que você mexeu? hahaha

Como você já deve ter lido em algum lugar aqui, o Bandeirante com motor 14B saiu a partir de meados de 1994, já contando com o cambio de 5 marchas, tanque de 63 litros e freios a disco (que foram implantados a partir de 1993).
Sendo mais novas e contando com essas boas características, os preço da Band 14B partem de R$ 40.000,00 e podem chegar até mais de R$ 60.000,00.

Quanto ao motor, o 14B é mais potente.
Veja os números da potencia:
OM364 = 90 cv a 2.800 rpm
14B = 102 cv a 3.400 rpm
Esse trabalho do 14B em giro mais alto o torna mais elástico e com menos vibração.

O OM364 tem mais torque e é mais conhecido por mecânicos em todo o Brasil.
Veja os numeros do torque:
OM364 = 27 kgfm a 1.400 rpm
14B = 25 kgfm a 2000 rmp
Nesse quesito o motor mercedes dá um show. Nem tanto pela diferença no torque, mas porque entrega esse torque a 1400 rpm.
Um toc-toc quase em marcha lenta, com uma força descomunal, que faz muita diferença na trilha.

O fato dos motores Mercedes Benz contarem com uma rede maior de revendedores de peças não é tão relevante, pois tanto o motor Toyota quanto os motores OM não costumam dar problemas.
O mais comum é de se precisar de manutenção exclusivas do Bandeirante, como partes de eixo/diferencial, cambio, direção, embreagem, etc.

Logicamente um motor com mais potência é melhor para viagens e para o uso no dia a dia.
Mas eu posso assegurar que essa diferença tão grande percebida na tocada, tem mais a ver com o câmbio do que propriamente com o motor.

Em tempo: Uma turbina sempre vai bem.

Mas não se iluda pensando que achará um Toyota Bandeirante que rode com a mesma suavidade de uma Hilux. Tanto os OM quanto o 14B são bem mais rústicos.

dudu83
23/05/2014, 21:20
Dudu, parabéns cara! As Bands ficaram lindas! Apesar de ser um carro de leilão, elas estavam até inteiras né?

Quanto você gastou em cada Bandeirante? O motor estava bom? Você pagou muito caro nos Jipes?

Com relação a viagens, o carro vai bem? Aguenta mesmo o tranco? Tipo, eu falo de resistência/durabilidade e não de velocidade. É claro que isso tudo vai depender de uma boa manutenção e cuidado do veículo.

O bom é que você está evitando que o carro entre em "extinção".

carro de leilao nem sempre é detonado... so comprei uma com o motor fundido, (comprei sabendo) e não gastei nem R$2000,00 pra fazer ele... as outras nunca gastei nada com parte de motor, esse motor é muiiito bom e resistente .. Sai de Porto velho e fui ate Ushuaia a ultima cidade da America do Sul, fui pelas piores estradas possiveis cheguei a pegar lama a
5000 metros de altitude rodei 17200 km em 28 dias fui e voltei sem nenhum problema, enfim vai em qualquer lugar e volta...

Denise Ávila
23/05/2014, 21:20
DeMelo,

Oi Leonardo!
Minha contribuição baseada na pequeníssima experiência que tenho com a LOBA.
Pela sua descrição sugiro uma Band 14B, menos treme-treme, menos maçarico, é também muito robusta e já tem 5 marchas, DH (dois dos up-grades mais caros a se fazer), freio a disco na dianteira (96 em diante), amortecedor de direção e barra estabilizadora, todos como itens de série. Ou seja, já vem de fábrica mais preparada para estrada e seu motor com 102 cv (fase I) ou 97 cv (fase II) contribui muito para isso.
Por serem mais novas, é mais fácil encontrá-las com o motor em melhor estado, menos rodado e ainda na medida standart.
Prefira as mais originais com o visual mais limpo (assim você não vai pagar pelo que não quer e se livra de adaptações mal feitas). Aí ficam faltando apenas o freio a disco (na traseira se além de 96) e o AC (ambos menos caros), e o eixo flutuante. Este último (colegas, se estiver enganada me corrijam), acho mais necessário para quem faz trilha, usa pneus muito grandes, ou leva muito peso, caso contrário o semi dá conta muito bem, desde que se façam as revisões regularmente (aliás como tudo num veículo).
Olhe bem a lataria, suas partes não são mais fabricadas. Se estiver muito ruim resta uma reforma geral onde ficará bonita, mas toda remendada (reforma que costuma ser refeita em média a cada 10 anos), ou partir para fibra. Ambos coisa de R$10.000,00 a R$15.000,00 no mínimo.
Não se esqueça do chassi (sem trincas ou empenos)
E importantíssimo. Leve com você um mecânico ou um amigo, que conheçam bem Bandeirante, e saibam avaliar bem tanto a mecânica como a lataria.
O resto é perfumaria e você faz quando e se quiser.
E seja feliz!

PP5GAS
23/05/2014, 21:22
Quando comprei a Band fiquei num dilema.
Havia passado um longo tempo procurando e não aparecia nada.
Eis que num mesmo dia surgem duas mesmo preço:
uma CD (exatamente o que procurava) ano 1989, MB314 sem turbina, 4 marchas, em excelente estado;
um jipe curto ano 1990, 14B sem turbina, 5 marchas, em excelente estado.
Andei com a CD 89 e voltei disposto a ficar com ela, mas o vendedor insistiu que desse uma volta também na 90.
Voltei sem saber o que fazer. As duas eram ótimas.
Acabei ficando com jipe curto devido ao câmbio 5 marchas e a menor vibração do 14B no asfalto.
A 89 foi adquirida pelos bombeiros voluntários de Ascurra. Vez por outra andam juntas em nossas atividades. Nos trechos de montanha em estradas de chão, verdadeiras trilhas, prefiro a CD pois o motor sobra em baixa. No asfalto prefiro o jipe pois mantém 100 km/h sem problemas em estrada plana. Morro acima já é outra conversa. Sem turbo não tem graça.
Para finalizar, prefiro as duas Band´s. Ma$$$$$$ tenho que ficar com uma só.

PP5GAS
23/05/2014, 21:26
Eis as duas juntas.
464144

Dimasi
24/05/2014, 09:50
Olha a Denise já dando aula hehehe. Excelente explanação.
Uma Band com 14b turbinado anda mais que um Troller 2.8 e igual a um 3.0, mas é bom lembrar que os freios e a estabilidade continuam os mesmos.

leomrezende
24/05/2014, 12:11
Galera, valeu pelas dicas!

Agora eu comecei a entender sobre a mecânica das Bandeirantes. Eu não sabia que o tipo de mecânica era um assunto tão polêmico hehehehehehehe

Vou procurar uma Band de 94 a 2001 que esteja o mais original possível e bem conservada. Para isso, eu irei contar com a ajuda de um mecânico especializado em Bandeirante para poder avaliar melhor o carro e já fazer um "orçamento" de quanto eu irei gastar no carro. O meu objetivo é deixar o motor original, bem afiado e muito confiável para as viagens/finais de semana.

Agora é ter paciência e ir olhando com bastante calma. Com relação aos 4x4, eu só sinto atração pela Bandeirante. Acho que é um carro bem diferenciado hehehe

Alguém conhece alguma loja especializada em 4x4/Bandeirante aqui em Brasília?

Obrigado!

leomrezende
24/05/2014, 12:20
carro de leilao nem sempre é detonado... so comprei uma com o motor fundido, (comprei sabendo) e não gastei nem R$2000,00 pra fazer ele... as outras nunca gastei nada com parte de motor, esse motor é muiiito bom e resistente .. Sai de Porto velho e fui ate Ushuaia a ultima cidade da America do Sul, fui pelas piores estradas possiveis cheguei a pegar lama a
5000 metros de altitude rodei 17200 km em 28 dias fui e voltei sem nenhum problema, enfim vai em qualquer lugar e volta...

Você andou isso tudo na Toyota Bandeirante? hehehehe

dudu83
24/05/2014, 14:13
464201464202464203464204464205464206

Denise Ávila
24/05/2014, 14:23
Olha a Denise já dando aula hehehe. Excelente explanação.
Uma Band com 14b turbinado anda mais que um Troller 2.8 e igual a um 3.0, mas é bom lembrar que os freios e a estabilidade continuam os mesmos.

Oi Fabiano!
Dando aula nada, isso eu deixo pra vocês que são professores. Só que também já fui café com leite e muito ajudada por vocês. Agora, um pouquinho mais conhecedora, posso ajudar um tantinho aos novos cafés com leite.
Bjcas

Julio_ASRJ
24/05/2014, 15:01
Que maravilha dudu! Muito bom!

rfdex
24/05/2014, 15:49
Galera, valeu pelas dicas!

Agora eu comecei a entender sobre a mecânica das Bandeirantes. Eu não sabia que o tipo de mecânica era um assunto tão polêmico hehehehehehehe

Vou procurar uma Band de 94 a 2001 que esteja o mais original possível e bem conservada. Para isso, eu irei contar com a ajuda de um mecânico especializado em Bandeirante para poder avaliar melhor o carro e já fazer um "orçamento" de quanto eu irei gastar no carro. O meu objetivo é deixar o motor original, bem afiado e muito confiável para as viagens/finais de semana.

Agora é ter paciência e ir olhando com bastante calma. Com relação aos 4x4, eu só sinto atração pela Bandeirante. Acho que é um carro bem diferenciado hehehe

Alguém conhece alguma loja especializada em 4x4/Bandeirante aqui em Brasília?

Obrigado!

Amigo, para o motor e câmbio tenho um mecânico especializado em diesel, máquinas pesadas, caminhões, etc que vive mexendo com Bandeirante. Uma noção geral do carro ele vai te passar, é pessoa muito honesta. Eu sou de Brasília e não piso de jeito algum nas oficinas "especializadas" em 4x4. Vejo o seguinte: se você é do "time" deles, eles enfiam menos a faca. Se não é do time, você paga super hiper faturado, que nem obra em licitação para o governo... Mas em termos de estado geral, qualquer um que entenda de veículo e tal saberá analisar o "estado". O estado do carro diz muito a respeito dele!!! Abraço!

cesar rsnh
24/05/2014, 16:35

Muuuuito legal Dudu, parabéns! Esse é meu sonho! Um dia vou lá.

leomrezende
24/05/2014, 17:21
Caramba DUDU, que Jipe guerreiro! kkkkkkkkkkkkk

leomrezende
24/05/2014, 17:27
Amigo, para o motor e câmbio tenho um mecânico especializado em diesel, máquinas pesadas, caminhões, etc que vive mexendo com Bandeirante. Uma noção geral do carro ele vai te passar, é pessoa muito honesta. Eu sou de Brasília e não piso de jeito algum nas oficinas "especializadas" em 4x4. Vejo o seguinte: se você é do "time" deles, eles enfiam menos a faca. Se não é do time, você paga super hiper faturado, que nem obra em licitação para o governo... Mas em termos de estado geral, qualquer um que entenda de veículo e tal saberá analisar o "estado". O estado do carro diz muito a respeito dele!!! Abraço!

Entendi. Eu tenho uma certa experiência com carro usado. Porém uma avaliação de um mecânico nunca é demais hehehe

hercilio.neto
24/05/2014, 19:32
Entendi. Eu tenho uma certa experiência com carro usado. Porém uma avaliação de um mecânico nunca é demais hehehe

Leonardo,
Se o Bandeirante está todo original é mais fácil de avaliar, pois basta que esteja funcionando tudo ok.
Quando tem alguma adaptação, essa tem que ser bem feita e é preciso ter alguma experiência para perceber.
As mais complicadas as são referentes a direção e freio. Então fique atento, já vi adaptações que são verdadeiros crimes.

ALVARO ANGELO
24/05/2014, 19:46
Leonardo,
Viu o vespeiro que você mexeu? hahaha

Como você já deve ter lido em algum lugar aqui, o Bandeirante com motor 14B saiu a partir de meados de 1994, já contando com o cambio de 5 marchas, tanque de 63 litros e freios a disco (que foram implantados a partir de 1993).
Sendo mais novas e contando com essas boas características, os preço da Band 14B partem de R$ 40.000,00 e podem chegar até mais de R$ 60.000,00.

Quanto ao motor, o 14B é mais potente.
Veja os números da potencia:
OM364 = 90 cv a 2.800 rpm
14B = 102 cv a 3.400 rpm
Esse trabalho do 14B em giro mais alto o torna mais elástico e com menos vibração.

O OM364 tem mais torque e é mais conhecido por mecânicos em todo o Brasil.
Veja os numeros do torque:
OM364 = 27 kgfm a 1.400 rpm
14B = 25 kgfm a 2000 rmp
Nesse quesito o motor mercedes dá um show. Nem tanto pela diferença no torque, mas porque entrega esse torque a 1400 rpm.
Um toc-toc quase em marcha lenta, com uma força descomunal, que faz muita diferença na trilha.

O fato dos motores Mercedes Benz contarem com uma rede maior de revendedores de peças não é tão relevante, pois tanto o motor Toyota quanto os motores OM não costumam dar problemas.
O mais comum é de se precisar de manutenção exclusivas do Bandeirante, como partes de eixo/diferencial, cambio, direção, embreagem, etc.

Logicamente um motor com mais potência é melhor para viagens e para o uso no dia a dia.
Mas eu posso assegurar que essa diferença tão grande percebida na tocada, tem mais a ver com o câmbio do que propriamente com o motor.

Em tempo: Uma turbina sempre vai bem.

Mas não se iluda pensando que achará um Toyota Bandeirante que rode com a mesma suavidade de uma Hilux. Tanto os OM quanto o 14B são bem mais rústicos.

Olá Hercilio.

A minha Band CD ano 95 veio de fábrica com freio de lona nas 04 rodas. Comprei zero.
O jipe curto 96 aí sim, veio com freio a disco na dianteira. (também comprei zero Km.)
Espero ter contribuido.

Alvaro Angelo

Denise Ávila
24/05/2014, 21:16
Olá Hercilio.
A minha Band CD ano 95 veio de fábrica com freio de lona nas 04 rodas. Comprei zero.
O jipe curto 96 aí sim, veio com freio a disco na dianteira. (também comprei zero Km.)
Espero ter contribuido.

Alvaro Angelo

É isso mesmo Alvaro. Segundo o catálogo promocional da Toyota Bandeirante, o freio a disco só veio a partir de 96 e .
somente na dianteira.
Abraços

hercilio.neto
24/05/2014, 22:01
Olá Hercilio.

Espero ter contribuido.

Alvaro Angelo

Ôpa Alvaro,
É isso mesmo. Freios dianteiros a disco a partir de 96.

Carlo Pecca
25/05/2014, 08:10
Cara a Dra. Denise Ávila mal chegou no forum e tá mandando muito, que legal!
Espero que outras mulheres venham abrilhantar o forum com suas perguntas, sugestoes e novas idéias.
Parabéns Denise.

Sergio c
25/05/2014, 08:49
Só pra descontrair o tópico.....
Fui olhar mais de perto meu motor e não achei a tal da "elasticidade"; faz barulho quando está ligado e quando está andando, de vez em quando, dá um treme-treme hehehehehhehehehehe

Denise Ávila
25/05/2014, 11:43

Ai, vontade de correr o Brasil com a LOBA e o maridão...
Parabéns pela aventura. Currículo mais que grarndioso.
Bjcas

Denise Ávila
25/05/2014, 11:55
Cara a Dra. Denise Ávila mal chegou no forum e tá mandando muito, que legal!
Espero que outras mulheres venham abrilhantar o forum com suas perguntas, sugestoes e novas idéias.
Parabéns Denise.

Oi Carlos!
Muito obrigada pelo elogio, é muito lisonjeiro de sua parte, mas "Dra." não. É que sou uma esponja quando o assunto me interessa, gosto de aprender e fuço tudo o que diz respeito às Bandeirantes. O que vocês me ensinam e o que pesquiso vou arquivando. O maridão diz sempre "saber não ocupa espaço". Então sigo aprendendo.
E é muito bom aproveitar as oportunidades de "devolver" um pouquinho a ajuda que sempre recebe de vocês.
"Botando a roda pra girar"
Bjcas

leomrezende
13/06/2014, 08:24
Amigos,

Com a experiência de vocês, quanto vale uma Toyota Bandeirante semelhante a essa:

Toyota Bandeirante Jipe Cabine Aço - Veranópolis - Carros - Centro (http://veranopolis.olx.com.br/toyota-bandeirante-jipe-cabine-aco-iid-595904040)

Esses emblemas 4x4 são originais? Parece estar muito nova.

Obrigado!

DeMelo
13/06/2014, 08:34
Amigos,

Com a experiência de vocês, quanto vale uma Toyota Bandeirante semelhante a essa:

Toyota Bandeirante Jipe Cabine Aço - Veranópolis - Carros - Centro (http://veranopolis.olx.com.br/toyota-bandeirante-jipe-cabine-aco-iid-595904040)

Esses emblemas 4x4 são originais? Parece estar muito nova.

Obrigado!

Leom

Se ela estiver original, com motor bom, lataria em bom estado, o preço é aquele mesmo ou até mais um pouco, mas deverá ter motor 14b, câmbio 5 marchas, pois essa é a configuração original para o ano.
abçs

Sergio c
13/06/2014, 08:59
Olha, acho que por 51k ela tem que cheirar a nova ainda p valer isso, ela deve ter freios a disco, 5m, mas não tem eixo flutuante, e se comprares, vais ter que fazer uma boa revisão em tudo, motor, caixa e eixos.
O adesivo 4x4 acho que não é original dela.

Norival
13/06/2014, 09:30
Olá Leomrezende!

Do seu ponto de vista eu sou suspeito em falar, pois coloquei minha Band curta à venda. Mas, concordo com o Sergio c: Pelo carro que é, parece acima do preço.
Se quiser trocar informação, meu contato é norival_m@yahoo.com.br

Att
Norival

leomrezende
13/06/2014, 10:39
Olá Leomrezende!

Do seu ponto de vista eu sou suspeito em falar, pois coloquei minha Band curta à venda. Mas, concordo com o Sergio c: Pelo carro que é, parece acima do preço.
Se quiser trocar informação, meu contato é norival_m@yahoo.com.br

Att
Norival

Norival, me manda mais detalhes do carro, meu e-mail é leomrezende@gmail.com.

leomrezende
15/09/2014, 22:13
Olá Amigos,

Eu encontrei uma Bandeirante 94 a venda aqui em Brasília, o proprietário está querendo R$ 35.000.

O que vocês acham desse valor? Quais são as características desse ano?

Obrigado!!!

hercilio.neto
16/09/2014, 00:53
Olá Amigos,

Eu encontrei uma Bandeirante 94 a venda aqui em Brasília, o proprietário está querendo R$ 35.000.

O que vocês acham desse valor? Quais são as características desse ano?

Obrigado!!!

Dê mais detalhes...
É um jipe ou picape?
14B ou OM364?

Se for um jipe e estiver em bom estado, mesmo que esteja com configuração original, o preço está ótimo.
A tabela FIPE é R$ 36.208,00 e essa tabela é a média do preço de venda, ou seja, inclui nessa conta as Band em mal estado.

leomrezende
16/09/2014, 07:53
Então, é uma Toyota Bandeirante Jipe Curto 1994 com motor 14b, aparentemente tem alguns itens como: roda/pneu, banco, dh, eixo flutuante e snorkel.

O estado dela não me parece ser dos melhores, porém o preço é bem atraente.

Eu posso publicar o link do anúncio?

Sergio c
16/09/2014, 08:40
Então, é uma Toyota Bandeirante Jipe Curto 1994 com motor 14b, aparentemente tem alguns itens como: roda/pneu, banco, dh, eixo flutuante e snorkel.

O estado dela não me parece ser dos melhores, porém o preço é bem atraente.

Eu posso publicar o link do anúncio?
Acho que pode heheheheh

leomrezende
16/09/2014, 08:49
hehehe

É essa: Toyota Bandeirante 1994 - Ano 1994 - 0 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-588531782-toyota-bandeirante-1994-_JM)

hercilio.neto
16/09/2014, 10:04
Leo,
Pelas fotos, a aparência da Band é boa, o preço está muito bom, mas...

Anúncios como esse, que não dão detalhes do veículo, me deixam um pouco nervoso. Deixa no ar a ideia de que o vendedor não conhece o real estado do jipe ou está omitindo.
O Toyota Bandeirante é um carro cheio atrativos que são sempre exaltados pelos vendedores.
Sempre há alguma descrição do tipo: revisões feitas, peças trocadas, equipamentos instalados, etc.
Pode ser uma boa opção, mas examine com cuidado.

Ao vendedor fica a dica, melhore o anúncio. Dá pra ser mais claro sobre o produto que está sendo vendido.

Abraço

leomrezende
16/09/2014, 10:24
Leo,
Pelas fotos, a aparência da Band é boa, o preço está muito bom, mas...

Anúncios como esse, que não dão detalhes do veículo, me deixam um pouco nervoso. Deixa no ar a ideia de que o vendedor não conhece o real estado do jipe ou está omitindo.
O Toyota Bandeirante é um carro cheio atrativos que são sempre exaltados pelos vendedores.
Sempre há alguma descrição do tipo: revisões feitas, peças trocadas, equipamentos instalados, etc.
Pode ser uma boa opção, mas examine com cuidado.

Ao vendedor fica a dica, melhore o anúncio. Dá pra ser mais claro sobre o produto que está sendo vendido.

Abraço

HERCÍLIO,

Muito obrigado pelas dicas! Realmente o anúncio está péssimo, eu vou ligar para o vendedor e procurar saber mais detalhes sobre o carro.

Pelo pouco que conversei com o vendedor, ele acha que é o segundo dono e que o carro está próximo dos 500.000 kms. Não me parece ser um TOYOTEIRO de verdade.

A grande dúvida que eu tenho é se eu compro uma "barata" e vou arrumando ou se espero mais um pouco e pego uma com mais procedência.

Agente fica na ansiedade pra comprar logo hehehehe

rfdex
16/09/2014, 11:15
Ainda está em busca da máquina Leo? Cara, essa Toyota parece um pouco surrada pelo estado do cofre do motor... peça fotos do interior. Esse tipo de anúncio parece estar mascarando o veículo. Abraço

DeMelo
16/09/2014, 11:18
Então Leon,
Como vc é de brasília, vai lá e dá uma olhada, mas é sempre bom pegar um carro com procedência, pois os custos de se fazer um motor passam dos 10k, lataria o mesmo tanto ou mais, e por aí vai!!!

O alexandre sttugart (acho que é assim que se escreve) aqui do forum é de goiania e está vendendo a dele (jipe longo OM 314). De repente vc pode dar uma olhada também. Com certeza será um carro com mais procedência que esse aí!
abçs

leomrezende
16/09/2014, 11:51
Ainda está em busca da máquina Leo? Cara, essa Toyota parece um pouco surrada pelo estado do cofre do motor... peça fotos do interior. Esse tipo de anúncio parece estar mascarando o veículo. Abraço

Fala Raphael,

Rapaz, tô muito enrolado pra comprar esse carro hehehehe Eu tive que esperar devido algumas prioridades da vida (apartamento, casamento, etc) hehehe

Acredito que só vou conseguir comprar no ano que vem. Acho muito arriscado pegar uma assim, o melhor vai ser esperar e pegar uma com boa procedência.

Valeu pelas dicas!

leomrezende
16/09/2014, 11:57
Então Leon,
Como vc é de brasília, vai lá e dá uma olhada, mas é sempre bom pegar um carro com procedência, pois os custos de se fazer um motor passam dos 10k, lataria o mesmo tanto ou mais, e por aí vai!!!

O alexandre sttugart (acho que é assim que se escreve) aqui do forum é de goiania e está vendendo a dele (jipe longo OM 314). De repente vc pode dar uma olhada também. Com certeza será um carro com mais procedência que esse aí!
abçs

DeMelo,

É verdade! Decidi esperar, segurar a ansiedade e comprar um carro com procedência. É melhor juntar e pegar uma boa.

Pois é, vou dar uma pesquisada... Em Brasília eu vi poucas pra vender. Acredito que o melhor será buscar em outros estados...

Valeu pelas dicas!

rfdex
16/09/2014, 11:59
No OLX tem uma pikcup Bandeirante cabine dupla bem inteira, não lembro o valor. Mas procure por lá também, às vezes acha algo legal dentro do seu orçamento.

Denise Ávila
16/09/2014, 12:05
Oi Leo!
Tem que ir pessoalmente,leve um mecânico que entenda de Band e vê se tem algum colega aqui do Portal que seja de Brasília e possa ir junto. A LOBA é exatamente deste ano, toda original, sem nenhum acessório ou adaptação e paguei 8 k a mais (fator estado e procedência). E mesmo assim já troquei ponteiras, os 5 amortecedores, faróis principais, borrachas das portas, tanque de combustível e fiz pequeno serviço de lataria no pé de coluna (resultado de vazamento no quadro de para-brisa não tratado pelo antigo dono). Fora isso, somente as manutenções rotineiras, mas tô tranquila quanto aos componentes mais complexos e dispendiosos como motor, DH, câmbio, lataria, etc.
Boa sorte!

DeMelo
16/09/2014, 12:12
DeMelo,

É verdade! Decidi esperar, segurar a ansiedade e comprar um carro com procedência. É melhor juntar e pegar uma boa.

Pois é, vou dar uma pesquisada... Em Brasília eu vi poucas pra vender. Acredito que o melhor será buscar em outros estados...

Valeu pelas dicas!

Leom,

Vou ficar de olho em goiânia!! se pintar algo por aqui te aviso!

leomrezende
16/09/2014, 14:50
No OLX tem uma pikcup Bandeirante cabine dupla bem inteira, não lembro o valor. Mas procure por lá também, às vezes acha algo legal dentro do seu orçamento.

Raphael,

Acho que sei qual é, é uma 1995, branca, da asa sul, acho que o cara quer 40 pila. Parece estar muito boa mesmo. Eu ainda tenho bastante dúvida com relação ao modelo. Todos são ótimos! Se eu pudesse, teria um de cada hehehehe

Só fico com medo da CD ser muito grande e não conseguir rodar em Brasília. O meu objetivo é usar pra viajar e passear, mais nunca se sabe ne. Tenho um carro de plástico e uma moto para rodar no dia-a-dia.

leomrezende
16/09/2014, 14:51
Leom,

Vou ficar de olho em goiânia!! se pintar algo por aqui te aviso!

Opa, muito obrigado DeMelo!

leomrezende
16/09/2014, 14:53
Obrigado pelas dicas pessoal!

Vou continuar procurando e qualquer dúvida eu posto aqui na página.

rfdex
16/09/2014, 16:15
Ué, se você tem já uma moto e um carro de plástico, pegue a CD mesmo!!! Abraço

leomrezende
16/09/2014, 16:35
Então, isso que tô pensando, acho a CD muito bacana. O Jipe Longo é muito difícil de encontrar. O Jipe Curto eu acho legal, porém cabe pouca coisa pra viagem.

Outro detalhe é o tamanho da garagem do apartamento de Águas Claras. Preciso medir e ver se cabe hehehe

Aqui na Asa Sul a garagem do prédio é muito pequena. Uma Triton entra super apertado, acho que uma CD não entra lá. Nunca vi uma garagem tão pequena hehe

leomrezende
18/09/2014, 13:20
Pra quem se interessar, a SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DO DISTRITO FEDERAL está leiloando uma Toyota Bandeirante CD 1996.

Fui lá dar uma olhada, a lataria está um pouco judiada (principalmente na parte da frente e na carroceria), o interior está bom, o motor não está desmontado (precisava avaliar o funcionamento) e o eixo traseiro está faltando algumas peças.

leomrezende
22/09/2014, 15:50
Pessoal,

O dono da Bandeirante Curta 1994 me ligou hoje. É um senhor que por problemas de saúde e está precisando vender o carro. Ele não consegue mais dirigir. Está com problemas na perna.

Segundo ele, só está precisando trocar a embreagem (disco e platô), o resto está bom. A pintura é original, com isso, está branca e possui alguns detalhes (amassadinhos). O interior está com banco de couro da Hyundai e está bom.

O que eu achei estranho foi a cor, ele falou que é cinza no documento. Isso está correto?

Quanto ao valor, por 26.000 ele entrega.

O que vocês acham? Compensa ir ver o carro acompanhado de um mecânico ou parece ser furada?

Obrigado!

dea_arendt
22/09/2014, 16:00
você teria interesse de pegar aqui em Curitiba?
aqui tem MUITA bandeirante...e muita roubada tbm!
perto da minha casa tem a casa da toyotas...de são jose dos pinhais
eu comprei a minha lá e restaurei la msmo!
é procedência garantida...eles estão com três toy
todas curtas!
uma amarela top top, 314s
e duas 14 b, e uma eh aberta!
e tem a trevauto tbm...
jeep's 4x4 tbm tem uma pancada de toy! soh dar uma olhada!

Denise Ávila
22/09/2014, 19:38
Pessoal,

O dono da Bandeirante Curta 1994 me ligou hoje. É um senhor que por problemas de saúde e está precisando vender o carro. Ele não consegue mais dirigir. Está com problemas na perna.

Segundo ele, só está precisando trocar a embreagem (disco e platô), o resto está bom. A pintura é original, com isso, está branca e possui alguns detalhes (amassadinhos). O interior está com banco de couro da Hyundai e está bom.

O que eu achei estranho foi a cor, ele falou que é cinza no documento. Isso está correto?

Quanto ao valor, por 26.000 ele entrega.

O que vocês acham? Compensa ir ver o carro acompanhado de um mecânico ou parece ser furada?

Obrigado!

Oi Leo!
Não me parece furada uma vez que foi ele que te ligou e sabe que você é de Brasília. A cor se chama "Cinza Kilimanjaro" que não é cinza, mas um branco mais "encardido" que saíram nas Bands até abril de 94. A partir daí passou a ser o "Branco Antártida" que veio junto com o motor 14B. Sendo esta Band 94 e com esta cor original então o motor dela é OM364 com 5 marchas, o que é a configuração mais desejada pela turma, verdadeira "mosca branca de olhos azuis". O Hercílio, colega daqui, tem o Intrépido que é a mesma configuração (só que 93) e levou anos até encontrá-lo. Sendo assim te digo que o preço tá excelente (se o estado estiver como diz o dono ou pouca coisa diferente)
Mesmo assim não descuide e repito o que te disse anteriormente, leve um mecânico que entenda de Band e vê se tem algum colega aqui do Portal que seja de Brasília e possa ir junto.
Boa Sorte!

leomrezende
22/09/2014, 19:46
Oi Leo!
Não me parece furada uma vez que foi ele que te ligou e sabe que você é de Brasília. A cor se chama "Cinza Kilimanjaro" que não é cinza, mas um branco mais "encardido" que saíram nas Bands até abril de 94. A partir daí passou a ser o "Branco Antártida" que veio junto com o motor 14B. Sendo esta Band 94 e com esta cor original então o motor dela é OM364 com 5 marchas, o que é a configuração mais desejada pela turma, verdadeira "mosca branca de olhos azuis". O Hercílio, colega daqui, tem o Intrépido que é a mesma configuração (só que 93) e levou anos até encontrá-lo. Sendo assim te digo que o preço tá excelente (se o estado estiver como diz o dono ou pouca coisa diferente)
Mesmo assim não descuide e repito o que te disse anteriormente, leve um mecânico que entenda de Band e vê se tem algum colega aqui do Portal que seja de Brasília e possa ir junto.
Boa Sorte!

Denise,

Agora veio a dúvida! Segundo ele, está escrito cinza no documento, porém o motor é o 14b.

E agora? Que salada é essa? kkk

Denise Ávila
22/09/2014, 20:21
Realmente, olhando novamente as fotos vi que a grade frontal é do 14B. Pena que não tem foto do motor. Procura se certificar o nome exato da cor. Há mais um cinza em 94, "Cinza Dakar" que é um cinza claro.
Agora, se for mesmo o "Cinza Kilimanjaro"... MISTÉÉÉÉÉÉÉÉRIO. Mais um motivo pra ir ver pessoalmente.
Na verdade a cor pouco importa. Tem é que ir lá.
E não demore antes que outro vá na sua frente.

guilhermeabreu
22/09/2014, 20:29
LEOMREZENDE

Vejo que a DENISE é fera em BAND , mas vc vai acabar dormindo de toca como dizemos aqui , vc esta cheio de dúvidas e pelo que estou vendo vc VAI PERDER UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE COMPRAR UMA BAND A PREÇO DE BANANA , como a DENISE FALOU vc tem que ir lá ver levando um mmecanico de confiança , se o carro estiver bom vai num despachante para fazer o levantamento do carro e documentos , se tudo estiver certo manda esta cor pro inferno E COMPRA ESTA BAND JÁAAAAAAA .

Vc vai bobear e ficar sem este carro a PREÇO DE BANANA .

VAI LOGO CARA , ESTA ESPERANDO O QUÊ ??????????????????????????? ISTO É CARRO PRA LÁ DE 40 PAUS , pode ser uma furada , mas pelo o que estou vendo e seguindo a cartilha acima não tem erro , se for furada sai fora se for o negócio da China CAI DENTRO E SEJA FELIZ . ESQUEÇA DA COR QUE ELA TEM .

A BAND 94 1º semestre saiu com cambio 5 marchas e motor OM 364 , a BAND 94/95 saiu com cambio 5 marchas e motor 14B , qto a cor , VAI PRO INFERNO .

leomrezende
22/09/2014, 20:35
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É verdade, agente fica com medo de cair em uma furada.

Vou combinar com ele amanhã pra deixar na oficina e dar uma verificada em tudo que tem pra fazer.

Acho que não vai ter erro... Esse medo é de principiante kkkkkkkkkkkkkkkkk

guilhermeabreu
22/09/2014, 21:33
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É verdade, agente fica com medo de cair em uma furada.

Vou combinar com ele amanhã pra deixar na oficina e dar uma verificada em tudo que tem pra fazer.

Acho que não vai ter erro... Esse medo é de principiante kkkkkkkkkkkkkkkkk

LEOMREZENDE

E eu estou aqui pra atiçar o seu fogo , cara se o carro estiver como o velho falou e os documentos estiverem em dia sem atraso de IPVA e nada consta de ROUBO OU FURTO ????? O despachante consegue investigar isto na horae o mecanico aprovar vc vai fazer o melhor negócio da sua vida , pensa nisto .

Vc não esta sozinho , estamos todos aqui na sua torcida MAS É SÓ TER O CUIDADO PARA VER A DOCUMENTAÇÃO SE ESTA TUDO LIMPO , daí é uma abraço .

Boa sorta pra vc amanhã e conte tudo pra gente e não esconda nada .

Abração

leomrezende
22/09/2014, 21:44
LEOMREZENDE

E eu estou aqui pra atiçar o seu fogo , cara se o carro estiver como o velho falou e os documentos estiverem em dia sem atraso de IPVA e nada consta de ROUBO OU FURTO ????? O despachante consegue investigar isto na horae o mecanico aprovar vc vai fazer o melhor negócio da sua vida , pensa nisto .

Vc não esta sozinho , estamos todos aqui na sua torcida MAS É SÓ TER O CUIDADO PARA VER A DOCUMENTAÇÃO SE ESTA TUDO LIMPO , daí é uma abraço .

Boa sorta pra vc amanhã e conte tudo pra gente e não esconda nada .

Abração

Guilherme,

Como eu faço pra verificar se o carro tem registro de furto/roubo?

As informações que tem no site do Detran são suficientes?

Eu não conheço um despachante. Vou transferir o dinheiro, preencher o dut e depois ir no Detran fazer a vistoria.

Não seria esse o tramite normal? Tem necessidade do despachante?

Carlo Pecca
22/09/2014, 21:56
Leomrezende,
alem do Detran (verifica placa, renavam e cpf dele) pois pode ter multa e tem o site da PRF de roubos e furtos ,também placa, nr do chassi, renavam e cpf. Dessa maneira vc fica coberto e evita surpresas desagradáveis.
Boa sorte!

leomrezende
22/09/2014, 22:03
Leomrezende,
alem do Detran (verifica placa, renavam e cpf dele) pois pode ter multa e tem o site da PRF de roubos e furtos ,também placa, nr do chassi, renavam e cpf. Dessa maneira vc fica coberto e evita surpresas desagradáveis.
Boa sorte!

Carlo,

Muito obrigado pela ajuda. Vou fazer isso e levar na oficina especializada para verificar o carro no geral.

Acho que com isso evita muita dor de cabeça.

Carlo Pecca
22/09/2014, 22:16
Blz Cara!
Tamos na torcida.
Grd Abç

Denise Ávila
22/09/2014, 22:28
E nos mantenha informados. Vai na fé que se ela tiver que ser sua será.

leomrezende
22/09/2014, 22:35
Beleza galera! É isso ai!

Obrigado pela ajuda e amanhã eu coloco mais informações :D

hercilio.neto
22/09/2014, 23:05
Leo,
Essa questão da cor é um pouco intrigante.
O cinza kilimanjaro é a denominação da tinta original do aerowillys, mas no Toyota Bandeirante foi denominada simplesmente de Branco e portanto, no documento é branco.
O preço dessa Band está excelente, então se não tiver nada de grave na mecânica, será compensador ainda que tenha que reformar a lataria inteira.
Não tem fotos?

hercilio.neto
22/09/2014, 23:18
Leonardo,
Creio que voce se refere a esse anúncio:
Toyota Bandeirante 1994 - Ano 1994 - 0 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-588531782-toyota-bandeirante-1994-_JM)

O motor é 14B.
Tem eixo flutuante... e está aí em Brasília. É só ir lá e ver. Não dê bobeira, pode ficar sem.

Denise Ávila
23/09/2014, 00:17
Leonardo,
Toyota Bandeirante 1994 - Ano 1994 - 0 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-588531782-toyota-bandeirante-1994-_JM)

O motor é 14B.
Tem eixo flutuante... e está aí em Brasília. É só ir lá e ver. Não dê bobeira, pode ficar sem.

Agora que vi as outras fotos. Meu computador estava dando uns revertérios e não mostrava que havia outras.

leomrezende
23/09/2014, 08:06
Leonardo,

O motor é 14B.

Oi Hercílio,

Então, é essa mesmo. Segundo o dono, a pintura é original e o motor está bom. Só precisa trocar a embreagem, ele a encostou porque não consegue mais dirigir por causa de um problema na perna.

Hoje eu vou combinar com ele pra deixar na oficina (especializada em Bandeirante) e ver como está o estado do carro em geral.

Vou aproveitar e dar uma olhada na documentação. Já consultei os registros de roubo/furto e está limpo. Vou verificar também junto ao Detran.

dudu83
23/09/2014, 13:59
quanto a embreagem, verifique primeiro os atuadores, semana passada dei bobeira e tirei a caixa jurando que era a embreagem ruim, tava boazinha, mas como ja tava aberto troquei, detalhe a embreagem é original de fabrica, e ia longe ainda...

Denise Ávila
23/09/2014, 13:59
Oi Leo!
Boa Sorte!

Oi Hercílio!
Desculpa aí, troquei as bolas, ou melhor, as Bands

guilhermeabreu
23/09/2014, 17:06
Guilherme,

Como eu faço pra verificar se o carro tem registro de furto/roubo?

As informações que tem no site do Detran são suficientes?

Eu não conheço um despachante. Vou transferir o dinheiro, preencher o dut e depois ir no Detran fazer a vistoria.

Não seria esse o tramite normal? Tem necessidade do despachante?

LEOMREZENDE

O CARLO PECCA já te respondeu , mas se vc não conhece um despachante vc deve ter um amigo que conhece , eles verificam isto tudo num instante , mas se quiser fazer vc mesmo tb pode , mas vc vai ficar todo enrolado pq cada lugar tem umas manias diferentes e servidor público nesta área é dooooose , alguns adoram uma propina .

Por isto falei em procurar um despachante .

Abraço e boa compra .

rfdex
23/09/2014, 18:47
Oi Leo. Olha só, esta Toyota tem placa de Brasília? Se sim, a probabilidade dela ter rolo é bem pequena, haja vista o DETRAN-DF ser extremamente rigoroso com a qualidade e procedência dos veículos aqui emplacados.

Evite mexer com despachante. Acredito que aqui em Brasília nenhum despachante tem acesso direto ao sistema do DETRAN. Tudo é feito pelos próprios agentes.

E nem pense em oferecer vantagem, porque acho muito difícil você não ser preso. Além de sérios, os agentes começam ganhando cerca de 9 mil reais na carreira. O procedimento mais seguro na compra/venda de veículo é:

1) irem juntos ao cartório autenticar o DUT, mas fica o documento na posse do vendedor ainda;
2) após o cartório se dirijam à agência bancária para fazer transferência (de preferência CONTA para CONTA, de modo a ficar "registrado" a transação);
3) uma vez identificado o pagamento na conta do vendedor, passe as chaves e o documento para o comprador, se despeçam e cada um pro seu rumo!

Obs.: no caso de venda do veículo, tire cópia autenticada do DUT já preenchido em nome do comprador e envie ao DETRAN dentro de 30 dias, de modo a comunicar a venda e se livrar das eventuais responsabilizações pelo uso indevido do carro.

Se quiser, podemos combinar de dar uma olhada nessa toyota. Não tem muito mistério. Há adulterações que beiram a perfeição, mas a maioria é bem porca. Existe um padrão de alinhamento e distanciamento entre as letras do chassi e nº de motor. Não pode haver também sinal de "lixa" em cima do número, assim como emendas, soldas, retificações. Se o chassi ou nº do motor foi remarcado, esta observação deve constar no CRLV ok.

Abraço

T.Azevedo
23/09/2014, 19:18
Pessoal até que ponto o aplicativo SINESP Cidadão da Secretaria Nacional de Segurança Publica é confiável na hora de consultar as placas de um carro.

T.Azevedo
23/09/2014, 19:20
Li na internet sobre ele e acabei de baixar agorinha. Ja consultei diversas placas inclusive a de um veiculo meu que foi roubado em 2012 e ele acertou todas informações.

rfdex
23/09/2014, 21:58
Ele é seguro amigo, é a mesma base de dados que o Ministério da Justiça dispõe e fornece para os órgãos federais e estaduais de segurança. Mas tem um porém: as atualizações não são em tempo real. Por exemplo, você tem o carro furtado no Estado X. A polícia lança a restrição de roubo/furto no carro, mas essa informação demora um pouquinho a ser atualizada na base nacional de dados, que é alimentada geralmente pelos DETRANs/polícias estaduais de trânsito. Mas ele é confiável sim, pode ficar tranquilo. Abraço

leomrezende
24/09/2014, 08:16
Pessoal,

Obrigado pelas dicas!

Já consegui um mecânico para ir dar uma primeira examinada no carro. Só estou esperando o proprietário ver um melhor dia (hoje ou amanhã).

Depois que esse mecânico examinar, já combinei com o proprietário para deixar na oficina e dar uma segunda examinada mais profunda, aproveitando para verificar esse problema na embreagem.

O outro passo será pegar os dados e verificar no Detran como está a situação.

Sei que o carro está muito barato, porém eu preciso ter certeza que não estou entrando em uma fria.

Acho que no final vai dar tudo certo :D

Sonhador
24/09/2014, 09:00
Pessoal,

Obrigado pelas dicas!

Já consegui um mecânico para ir dar uma primeira examinada no carro. Só estou esperando o proprietário ver um melhor dia (hoje ou amanhã).

Depois que esse mecânico examinar, já combinei com o proprietário para deixar na oficina e dar uma segunda examinada mais profunda, aproveitando para verificar esse problema na embreagem.

O outro passo será pegar os dados e verificar no Detran como está a situação.

Sei que o carro está muito barato, porém eu preciso ter certeza que não estou entrando em uma fria.

Acho que no final vai dar tudo certo :D

Aqui em são paulo temos de fazer a vistoria para transferencia em empresas terceirizadas , e muitas dessas empresas tbem fazem uma pericia chamada "Relatorio de vistoria Cautelar e Procedencia veicular "
eles avaliam o carro , como marcas de sinistro , verificam chassis , procuram em sistema para saber se e carro de leilão ,
verificam documentação , etc...

Denise Ávila
24/09/2014, 12:09
Oi Leo!
Se o mecânico é especialista em Bands ele vai saber o que olhar e, se não houver mais coisas graves, já aperta a mão do camarada selando a compra ali mesmo. Levar para oficina para 2ª olhada acho desnecessário e pode até melar o negócio visto que vc disse que o dono atual não consegue dirigi-la mais e abre margem pra vir outro e fechar negócio na tua frente (afinal ela está anunciada). Mesmo que vc tenha que trocar toda a embreagem, por R$26.000,00 ainda vai estar no lucro.
Minha opinião.

guilhermeabreu
24/09/2014, 12:32
Oi Leo!
Se o mecânico é especialista em Bands ele vai saber o que olhar e, se não houver mais coisas graves, já aperta a mão do camarada selando a compra ali mesmo. Levar para oficina para 2ª olhada acho desnecessário e pode até melar o negócio visto que vc disse que o dono atual não consegue dirigi-la mais e abre margem pra vir outro e fechar negócio na tua frente (afinal ela está anunciada). Mesmo que vc tenha que trocar toda a embreagem, por R$26.000,00 ainda vai estar no lucro.
Minha opinião.

LEOMREZENDE

Vejo que vc vai acabar perdendo esta compra , X2 AS PALAVRAS DA DENISE .

Se o mecânico já aprovou numa primeira olhada verificar se a embreagem esta funcionando ou não num carro de 20 anos vc esta colocando muita dificuldade para comprar , como foi falado por este preço vc só compra carroça .

VEJO QUE VC TEM QUE VER AGORA É A DOCUMENTAÇÃO SE É BOA OU NÃO " O RESTO É O RESTO " SE O DOCUMENTO É BOM , COMPRA LOGO ESTA BAND COM PREÇO DE FUSCA CARA . ESTA ME DANDO ATÉ VONTADE DE TE ATRAVESSAR E GANHAR DINHEIRO NESTE CARRO .

Brincadeira , não faria isto nunca na minha vida esta BAND se tem DOCUMENTO BOM TEM QUE SER SUA .

NÃO DURMA NO PONTO .

leomrezende
24/09/2014, 13:20
É, tem razão! Combinei com ele, hoje eu vou lá com o mecânico pra poder examinar o carro.

Se tudo tiver certo, é só passar a grana, arrumar a embreagem e correr pro abraço! :D

Denise Ávila
24/09/2014, 13:24
Estamos na torcida!

leomrezende
24/09/2014, 13:32
O mecânico que eu vou levar foi indicação do Titanium, é um cara que entende muito de mecânica diesel. Ele não é um especialista em Bandeirante, mais consegue perfeitamente ver como o carro está.

nirlei
24/09/2014, 16:33
Sendo mecânico diesel, já vai poder dar um parecer bacana. Eu vejo essa viatura como uma oportunidade boa, pelo preço. Mesmo se precisar gastar algum com manutenção, ainda estará no lucro.

Boa sorte.

Abrass.

hercilio.neto
24/09/2014, 23:15
E aí, Leo.
Sacramentado o negócio?

leomrezende
25/09/2014, 08:14
Então, eu consegui ir ver o carro, porém o mecânico estava enrolado na oficina e não conseguiu chegar a tempo. Hoje ele me garantiu que vai lá pra verificar e me dar uma posição.

Aparentemente o carro está bom, tem vários defeitinhos de carro antigo (são 20 anos de luta e algumas cicatrizes), a pintura precisa dar um trato no futuro, a embreagem está muito ruim, o motor está funcionando e o barulho é bom, o estado geral é bom, hoje o mecânico vai verificar se tem algum problema grave na mecânica e suspensão porque o resto é besteira.

Ela tem alguns acessórios: snorkel, bagageiro de teto, escada, mata-cachorro, banco, eixo flutuante, rádio.

A documentação eu estou olhando e até agora nada, tudo normal.

Já alinhei com o proprietário, se tudo tiver certo, amanhã eu passo o dinheiro e já pego a máquina.

Sergio c
25/09/2014, 08:40
Estamos na torcida, mais eixo flutuante por esse preço é presente de fim de ano heheheheh

hercilio.neto
25/09/2014, 20:33
Acho que tudo caminha para essa Band ser sua.
Estamos na torcida.

leomrezende
25/09/2014, 23:11
Pessoal,

O mecânico olhou o carro e o motor está bom. Porém fiquei com a pulga atrás da orelha. No documento tem escrito assim "Motor: <número>". Isso significa que o motor foi trocado? Outra coisa, o pedal da embreagem está mole e não engata de jeito nenhum. Isso é embreagem mesmo? O motor tem o barulho bom e aparentemente está bom, não vaza, por baixo está bom tbm. Só fiquei encucado com esses dois detalhes que falei.

leomrezende
25/09/2014, 23:24
Outro detalhe, ele só tem o documento 2013, ficou de regularizar amanhã e retirar o 2014. O cara é todo enrolado.

Denise Ávila
25/09/2014, 23:54
Isso é rolo pequeno. Ele regularizando tá tudo certo.

guilhermeabreu
26/09/2014, 00:43
Pessoal,

O mecânico olhou o carro e o motor está bom. Porém fiquei com a pulga atrás da orelha. No documento tem escrito assim "Motor: <número>". Isso significa que o motor foi trocado? Outra coisa, o pedal da embreagem está mole e não engata de jeito nenhum. Isso é embreagem mesmo? O motor tem o barulho bom e aparentemente está bom, não vaza, por baixo está bom tbm. Só fiquei encucado com esses dois detalhes que falei.

LEOMREZENDE

O RAFAEL daí de Brasilia falou que o DETRAN aí é muito rigoroso que eu subentendo de ser sério , sou o Estado do Rio de Janeiro não preciso de dizer mais nada , mas se o DETRAN aí é rigoroso vc tem que ir num funcionário dai e pedir o HISTÓRICO deste carro , pois se esta no documento onde deveria ter o número do motor e não tem , PODE SER QUE ESTE MOTOR TENHA SIDO TROCADO e eles vão saber disto e se tiver não tem problema se foi feito tudo dentro da lei , qto ao pedal da embreagem JÁ TE FALEI : ESQUECE DESTE PEQUENO DETALHE O CARRO ESTA DE GRAÇA CARA .

hercilio.neto
26/09/2014, 01:14
Pessoal,

O número do motor no documento indica que o motor foi trocado. E o fato de constar no documento, significa que foi baixado e está devidamente legalizado.
No documento do Imortal consta o n.º do motor, que foi baixado de outra Band.
No intrépido eu troquei o motor e fiz constar no documento para poder transferir o jipe na venda.

Pedal da embreagem mole + marcha que não entra, pode ser apenas falta de fluido no circuito hidráulico. Mas se o proprietário já avisou que a embreagem está ruim, certamente será necessário trocar o kit.
Compre uma embreagem de boa qualidade e não reaproveite o garfo, troque-o.
Recomendo Sachs ou Luk.

Meu amigo, pegue essa Band e seja feliz.

leomrezende
26/09/2014, 06:16
Gente! Vou fechar o negócio. Acho que esses probleminhas não são graves.

Ele vai no Detran pagar o que está pendente e vai pegar o documento de 2014.

Se o carro está no nome dele, quer dizer que passou na vistoria. Acho que não tem problema. Está limpo!

A Denise tinha razão, ela era motor OM e foi colocado um 14b.

O guincho tá indo lá hoje de manhã pra pegar e levar pra oficina! Trocar essa embreagem e só alegria! kkkkkkk

titanium
26/09/2014, 06:45
Leonardo,

Parabéns pela aquisição!

Gostaria apenas de alertar que preço de peça de toyota aqui em Brasília Beira o Absurdo!
É quase um assalto a mão armada!

Portanto, se precisar do kit completo de embreagem (platô, disco, colar, rolamento) procure na TOYOTÃO e na loja MINEIRÃO.
Ambas ficam em Taguatinga, mas são as que tem preço "melhorzinho" na região.

SE Não estiver com pressa, compra na ODAPEL em São Paulo ou na Ferraço e na América, ambas, em Ponta-porã.

A embreagem que estará lá é a do 14b e ela é um pouco dificil de encontrar... se fosse motor MB, seria mais fácil e mais barato.
PS: palavra de quem teve que comprar uma embreagem de 14b para colocar no câmbio 5marchas que adaptei..

rsrsrs

Abração e mais uma vez, CAI PRA DENTRO dessa toyota!

Denise Ávila
26/09/2014, 07:34
Pessoal,

Oi Leo!
Não tinha visto este teu post. Este lance de nº de motor constar no documento não significa, necessariamente, que o motor foi trocado. São normas que variam de Detran pra Detran. No Rio não é assim. No documento da LOBA, enquanto ela tinha placa do Rio (1º dono) não constava, mas a partir do ano que ela foi transferida pra Itamonte - MG (2º dono) passou a constar e continua agora que ela é de Carrancas - MG. O mesmo ocorreu no doc. da Ranger que também passou a constar o nº do motor a partir do ano passado quando da transferência do Rio para Carrancas.
Não sei quanto à Brasília porém, no seu caso, vc já confirmou que foi trocado e se consta no doc é porque foi tudo dentro da lei.
Seria bom obter detalhes do por quê da troca, se o motor 14B foi novo ou recondicionado, se recondicionado, onde foi feito, etc. Quanto maior o histórico você tiver dela, melhor.
Bjcão

nirlei
26/09/2014, 07:45
Leo, o número do motor passou a ser obrigatório no documento do veículo (não sei a partir de qual ano). Não quer necessariamente dizer que o mesmo tenha sido trocado.

Abrass.

DeMelo
26/09/2014, 09:00
Gente! Vou fechar o negócio. Acho que esses probleminhas não são graves.

Ele vai no Detran pagar o que está pendente e vai pegar o documento de 2014.

Se o carro está no nome dele, quer dizer que passou na vistoria. Acho que não tem problema. Está limpo!

A Denise tinha razão, ela era motor OM e foi colocado um 14b.

O guincho tá indo lá hoje de manhã pra pegar e levar pra oficina! Trocar essa embreagem e só alegria! kkkkkkk

Comprar um carro sem se quer funcionar o bicho??? muita coragem, boa sorte!!! Ah, pede a nota fiscal do 14B, pois vc pode ter problemas na hora de regularizar!!

nirlei
26/09/2014, 09:28
Ops! Não tinha lido a msg anterior. Foi mal. Se ele disse que trocou o motor, então tem que redobrar o cuidado com os trâmites legais.

Boa sorte!

Abrass.

leomrezende
26/09/2014, 09:30
Comprar um carro sem se quer funcionar o bicho??? muita coragem, boa sorte!!! Ah, pede a nota fiscal do 14B, pois vc pode ter problemas na hora de regularizar!!

DeMelo,

Acho que você está meio por fora do que está acontecendo. O carro já foi verificado pelo mecânico e nesse momento está indo para a oficina para uma segunda verificação.

O dono concordou com todo esse processo.

Só vou passar o dinheito quando tudo estiver certo.

O motor funciona e muito bem. O barulho é limpo! Fumaça super normal. Ou seja, não achei nada no carro. A única dúvida que fiquei foi pq vi escrito o número do motor no documento. Isso não quer dizer que o motor foi trocado, pode ser que sim, pode ser que não.

Não achei nada de errado no Detran.

leomrezende
26/09/2014, 09:33
Eu só fiquei na dúvida porque a Denise tinha comentado que ano 94 CINZA seria motor OM (O tal mosca branca). Por isso estou levantando essa questão.

No site do Detran está escrito CINZA e 102 cv.

leomrezende
26/09/2014, 09:38
Ops! Não tinha lido a msg anterior. Foi mal. Se ele disse que trocou o motor, então tem que redobrar o cuidado com os trâmites legais.

Boa sorte!

Abrass.

Nirlei,

Na verdade eu não sei se o motor foi trocado. O número do motor no documento quer dizer isso? Se tiver o número, o motor foi trocado?

nirlei
26/09/2014, 10:18
Não necessariamente, Leo. Antigamente não precisava. Mas agora, pelo menos para veículos novos é obrigatório.

Reportagens: Numeração do motor | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/numeracao-motor-634339.shtml)

Abrass.

leomrezende
26/09/2014, 10:23
Não necessariamente, Leo. Antigamente não precisava. Mas agora, pelo menos para veículos novos é obrigatório.

Reportagens: Numeração do motor | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/numeracao-motor-634339.shtml)

Abrass.

Isso! Acabei de pesquisar, li essa matéria também, e realmente existe uma norma que diz isso.

Problema resolvido! Matou a charada!

Tudo certo com o carro, só estou esperando chegar na oficina pra fazer o orçamento.

Vou seguir a indicação do Titanium e comprar nas lojas que ele me passou.

leomrezende
26/09/2014, 10:38
Obrigado pela ajuda galera!

Não adianta eu ficar tentando achar problemas no carro, ele está ótimo e foi um achado!

Só estou esperando chegar na oficina e o proprietário me passar o documento 2014.

Depois vou abrir um novo tópico pra colocar todo o histórico e fotos.

Denise Ávila
26/09/2014, 10:50
Olá Leo

Pela fotos do anúncio é certo ser o 14B. Agora se é original ou não somente perguntando ao dono ou ver nos docs dos anos anteriores se consta o mesmo número ou alguma observação de troca. A mudança do OM364 para o 14B se deu em abril de 94, então conclui-se que, no ano de 94, saíram Bands com ambas as motorizações.
Quanto ao nº constar no doc., como eu disse no post 127, ainda acho que varia de estado (apesar da resolução do Denatran na reportagem) pois tenho uma Palio, com placa do Rio, que não consta o nº do motor (doc de 2014), já nos de Minas (Band e Ranger) consta, e todos tem motor original.
Nunca estive nessa situação mas penso que se há troca de motor deve constar os números tanto do motor antigo como do novo (só achismo).
Eu havia entendido que você havia constatado a troca do motor, então é bom tirar isto a limpo e, como disse um colega mais atrás, pedir a nota fiscal pois histórico é importantíssimo.
Mas, o que importa é que, sendo troca ou não, ambos são excelentes motores e, se o número que consta no doc. confere com o atual motor, então está legalizado e, pelo visto é o que procede uma vez que você disse constar no banco de dados do Detran como 102 cv e esta é a potência do 14B fase II (se fosse do OM 364 seria 90 cv).
Boa sorte!

hercilio.neto
26/09/2014, 10:54
Leo,
Desculpe se confundi mais do que esclareci.
De fato, constar o número do motor no documento não significa necessariamente que o motor foi trocado e sim porque teve que ser vistoriado após 2008. (transferência por exemplo). No imortal, quando transferi para o meu nome, o despachante fez a consulta no Detran e constou como baixado de outro veículo. No Intrépido, eu providenciei a regularização assim que troquei o motor.
A única coisa que me causou estranheza foi a cor - Cinza Kilimanjaro é no nome da tinta, mas a cor no documento deveria ser Branco.
Veja essa questão, porque a partir da adoção do motor 14B, as Bands foram oferecidas também na cor cinza (Cinza Dakar), que não se parece nada com branco, é visivelmente cinza.

nirlei
26/09/2014, 11:00
Beleza Leo. Essa Band deve ser da nova safra de 94, já com o motor Toyota 14b.

Que ela possa te proporcionar milhares (ou milhões, heheheheh) de kms de alegrias.

Abrass.

leomrezende
26/09/2014, 11:16
Valeu galera!

Ótimas explicações.

leomrezende
26/09/2014, 11:18
Leo,
Desculpe se confundi mais do que esclareci.
De fato, constar o número do motor no documento não significa necessariamente que o motor foi trocado e sim porque teve que ser vistoriado após 2008. (transferência por exemplo). No imortal, quando transferi para o meu nome, o despachante fez a consulta no Detran e constou como baixado de outro veículo. No Intrépido, eu providenciei a regularização assim que troquei o motor.
A única coisa que me causou estranheza foi a cor - Cinza Kilimanjaro é no nome da tinta, mas a cor no documento deveria ser Branco.
Veja essa questão, porque a partir da adoção do motor 14B, as Bands foram oferecidas também na cor cinza (Cinza Dakar), que não se parece nada com branco, é visivelmente cinza.

Hercílio,

Realmente a cor é Cinza Dakar porque não tem nada a ver com branco. Nas fotos não dá pra ver direito, mais é cinza de tudo hehehehe

Carlo Pecca
26/09/2014, 11:35
Leomrezende,
após transferir para o teu nome, pode começar a comprar cerveja, porque "nos hotros" vamos a Brasilia beber todas. KKKKKKKKkkkkkk!!!!
Bem vindo ao crubinho"!

leomrezende
26/09/2014, 14:01
Ufa! Tudo certo. Chegou na oficina, o mecânico verificou, tudo certo, apenas embreagem.

Já está fazendo o orçamento para arrumar.

Finalmente saiu hehehehe

Denise Ávila
26/09/2014, 15:09
Ufa!!!!!!! Finalmente! Viva!!! Bravo!!!
Essa deu agonia em todos nós.
Fique certo que está com uma preciosidade nas mãos. O dinheiro que economizou investe pra arrumar, primeiramente o que for essencial, e depois a perfumaria.
Parabéns!
E seja bem vindo a esta família de loucos e apaixonados por Band.

leomrezende
26/09/2014, 15:11
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Valeu Denise!

Isso mesmo, vou deixar a mecânica confiável e depois é só aparência :D

titanium
26/09/2014, 15:23
Cadê as fotos???

Denise Ávila
26/09/2014, 16:58
Ô Titanium. Na certa o camarada via querer dar um tratinho, uma lavada na bichinha pra mostrar pra nós.

Sergio c
26/09/2014, 17:42
Parabéns pela compra, e quando puder, posta uma fotos por aqui.

dudu83
26/09/2014, 18:13
hoje ele vai dormir dentro da toyota

Sergioporto
26/09/2014, 20:02
Ele vai começar á sentir o ciume que a patroa vai ter da Toyota heheheheeh

titanium
26/09/2014, 21:29
Rapaz Toyoteiro é tão unido que to até ansioso pra ver a Amante do cara, Denise! heheheh

Mas ta certo, deixa ele dar um chamego nela antes de dar publicidade à bichinha!

Aguardamos ansiosamente, companheiro!

E como o Sergio falou, amacia a patroa também pra ela não ficar com Tando ciumes! kkkk
:mrgreen:

Dudu, só não vai dormir nela por que deve estar no mecânico! rsrsrs

hercilio.neto
26/09/2014, 21:49
Pronto, mais um infectado.

Quanto mais voce andar na Band e aumentar o seu conhecimento sobre a Série J4, mais apaixonado ficará por esse veículo.
Por isso estão te prevenindo sobre as reações da patroa.

Leo, parabéns pela aquisição e bem vindo ao mundo do Lego gigante.

A configuração dessa Band é ótima e já veio com o eixo flutuante.
O cinza Dakar é lindo, caiu superbem na Band.
A partir dessa configuração, voce tem um mundo de up-grades pela frente.

Agora é só alegria.

Sérgio Bambirra
26/09/2014, 22:41
Parabéns pela aquisição!

Quando comprei a minha band me avisaram que eu tinha arrumado uma amante japonesa com coração alemão que ia me exigir atenção, me dar despesa mas também muito prazer. rsrsrs Que a sua também possa te ajudar a curtir mais e melhor a vida!

Bem vindo ao restrito clube dos privilegiados curtidores das bands!

leomrezende
26/09/2014, 23:06
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Caramba tô mega empolgado! Já tô com vários planos pra ela?

Amanhã cedo vou fazer algumas cotações do kit de embreagem, comprar e já mandar instalar.

Vou seguir a indicação do Hercílio e comprar a Sachs ou Luk.

Amanhã cedo vou na oficina e tiro algumas fotos pra vcs.

Muito trabalho pela frente, mais tô muito feliz de ter conseguido.

Meu objetivo é revisar a mecânica (deixar 100%), depois vou verificar suspensão, elétrica, no interior eu preciso lavar e organizar, está sujo, bagunçado, alguns itens danificados, fios soltos, etc. Acho que o maior problema está no interior. A lataria possui alguns detalhes mais ainda aguenta alguns anos.

Denise Ávila
26/09/2014, 23:20
É isso aí.
Mas atenção. Segure um pouco sua mega empolgação e faça as coisa devagar mas com passos firmes. Não se precipite e pergunte tudo, mas tudo mesmo pois a turma daqui é muito sabedora das coisas de Band. O Hercílio diz uma coisa bem verdadeira: "Band não tem adaptação,tem atualização". E pelo visto a sua já tá bem atualizada.
Mas mesmo assim você terá vários detalhes pela frente pra verificar e restaurar que devem ser muito bem feitos pra fazer uma vez só.
E leia muito e tudo o que puder sobre Band aqui mesmo no Portal (tem muuuuuita coisa).
O resto vem com o tempo.
Ah! E vai pensando num nome pra ela.

Sergioporto
27/09/2014, 02:28
É isso aí.
Mas atenção. Segure um pouco sua mega empolgação e faça as coisa devagar mas com passos firmes. Não se precipite e pergunte tudo, mas tudo mesmo pois a turma daqui é muito sabedora das coisas de Band. O Hercílio diz uma coisa bem verdadeira: "Band não tem adaptação,tem atualização". E pelo visto a sua já tá bem atualizada.
Mas mesmo assim você terá vários detalhes pela frente pra verificar e restaurar que devem ser muito bem feitos pra fazer uma vez só.
E leia muito e tudo o que puder sobre Band aqui mesmo no Portal (tem muuuuuita coisa).
O resto vem com o tempo.
Ah! E vai pensando num nome pra ela.
Lá vai primeira sugestao : Preciosa

João Eduardo
27/09/2014, 05:22
Rapaz Toyoteiro é tão unido que to até ansioso pra ver a Amante do cara, Denise! heheheh

Mas ta certo, deixa ele dar um chamego nela antes de dar publicidade à bichinha!

Aguardamos ansiosamente, companheiro!

E como o Sergio falou, amacia a patroa também pra ela não ficar com Tando ciumes! kkkk
:mrgreen:

Dudu, só não vai dormir nela por que deve estar no mecânico! rsrsrs

Dica de quem já está "contaminado", é mecânico de final de semana e o "trem" já está equilibrado com a muié:
Um sábado à noite fui tomar banho e encontrei uma caixa de sabão em pó na banheira.
Reclamei com a "muié" de que alí não era lugar para deixá-la, e ela me disse: É para você tomar banho e tirar esta graxa do corpo. Resultado: aos sábados só tomo banho com o sabão OMO.
E é claro depois eu a levo para passear.

Léo, parabéns e boa sorte com sua band.

rfdex
27/09/2014, 16:59
Hahahahahahah. Eu tenho um escovão de nylon no banheiro também para os dias de mexânico. A combinação ESCOVÃO DE NYLON + SABÃO EM PÓ é perfeita para remover tudo. Mas a pele tem que ser bruta, senão na primeira escovada o couro do cidadão sai junto... heuheuehuehue. Abraço

Sergioporto
27/09/2014, 18:12
Rapaz ,isso é verdade ,nada como uma escova e um bom sabao.Passei o dia inteiro hoje mexendo na Toy pois todo jipp a gente fala que ele nao vaza óleo ,demarca território !!!mas a minha tava danada,um vazamento na roda dianteira que estava afetando até o freio.Desmontei um lado todo,troquei retentor da carcaça ,graxa nova,limpeza nas rodas livres ,lavar rodas com gasolina e depois jato alta pressao ai já viu,voce toma um banho junto heheheheh
Minha mulher falou ,trata de ir pro tanque porque desse jeito tu nao entra dentro de casa para tomar banho.
Moral:uma hora na base da escova. Seja benvindo Léo ao clube dos doidos por toyota !!!E muito sabao !!!

hercilio.neto
27/09/2014, 19:13
Resultado: aos sábados só tomo banho com o sabão OMO.

Aqui é o seguinte: Sapólio em pedra, pra tirar o mais grosso e depois, bucha e sabão... a patroa não se conforma com o estado das unhas... kkkkk

Sergioporto
27/09/2014, 19:38
Dica de quem já está "contaminado", é mecânico de final de semana e o "trem" já está equilibrado com a muié:
Um sábado à noite fui tomar banho e encontrei uma caixa de sabão em pó na banheira.
Reclamei com a "muié" de que alí não era lugar para deixá-la, e ela me disse: É para você tomar banho e tirar esta graxa do corpo. Resultado: aos sábados só tomo banho com o sabão OMO.
E é claro depois eu a levo para passear.

Léo, parabéns e boa sorte com sua band.
dando uma "cortada" por aqui.Grande amigo Joao ,que tu tá aprontando com a bandida agora ??Pessoal ,nunca vi coisa igual, o Joao tem uma Toy inteiraça e tá sempre arrumando novidade.E comprou ela em Brasília tambem,show de bola.

Denise Ávila
27/09/2014, 20:26
Gente, o negócio aí tá profissa
Escovão de nylon, sapóleo em pedra, bucha...
E a mulherada atrás de fórmulas para fazer peeling.

dudu83
27/09/2014, 20:36
478793 essa nao pode faltar, ate inventei uma tecnica, pego um pedaço de corda e faço dela tipo um "chaveiro" dai deixo pendurada na torneira do chuveiro rsrssrsr

rfdex
27/09/2014, 21:17
Dudu, essa aí é famosa! Só não pode ficar levando água constantemente (mesmo nos dias que não for ser usada), de modo a evitar mofo. Mas eu também uso como "chaveiro", heuheuheuehueh. Mas confesso que o escovão de nylon tem sido mais efetivo, tira até resto de óleo de motor diesel debaixo da unha... hueheuheuehue. Abraço

Sergioporto
27/09/2014, 21:28
Dudu, essa aí é famosa! Só não pode ficar levando água constantemente (mesmo nos dias que não for ser usada), de modo a evitar mofo. Mas eu também uso como "chaveiro", heuheuheuehueh. Mas confesso que o escovão de nylon tem sido mais efetivo, tira até resto de óleo de motor diesel debaixo da unha... hueheuheuehue. Abraço
Vale tudo ,até aquela pasta ,se nao engano Cristal que tem um bocado de areia e soda ou sabao comum mesmo com um pouco de areia.Tira até o couro da mao hehehheh

Carlo Pecca
27/09/2014, 22:04
Continuando as formulas magicas, misturar em um vasilhame: 1Kg de fuba + 1/2 Kg de sabão em pÓ (dos baratinhos mesmo) e a famosa escovinha de nylon ou bucha plástica. Já tenho até um vidro cheio com a mistura dentro do box do banheiro.:dance:

Denise Ávila
27/09/2014, 22:13
kkkkkkkk.
Tô me divertindo com a "Sessão Ana Maria Braga".
Povinho prendado este, sô!!!!

Carlo Pecca
28/09/2014, 11:33
DEnise!
se o fubá for encarroçado é mio de bom, num sabe!
He, he, he, he!!!

Denise Ávila
28/09/2014, 13:58
Ô sô! I si fô o da roça di lá di Minas é inda mió. Ô trem bão!!!

João Eduardo
28/09/2014, 15:38
dando uma "cortada" por aqui.Grande amigo Joao ,que tu tá aprontando com a bandida agora ??Pessoal ,nunca vi coisa igual, o Joao tem uma Toy inteiraça e tá sempre arrumando novidade.E comprou ela em Brasília tambem,show de bola.

Grande amigo Gaúcho,
Neste mês, comprei e instalei o filtro purifilt, dei uma limpeza no cofre do motor da Bandida: passei a bateria para dentro do carro, mudei o local do filtro de ar e também passei o Snorkel para o lado do passageiro.
Ontem, comprei um novo conjunto de tapetes.
Veja a diferença:
Antes:
478830

Hoje:

478831 478841

Estou querendo comprar novos reservatórios de água da Bandeirante, do para brisa e do radiador, se alguém souber, dê a dica, por favor.

Pessoal, quando vamos ter um encontro dos Toyoteiros?

Sergioporto
28/09/2014, 16:07
Grande amigo Gaúcho,
Neste mês, comprei e instalei o filtro purifilt, dei uma limpeza no cofre do motor da Bandida: passei a bateria para dentro do carro, mudei o local do filtro de ar e também passei o Snorkel para o lado do passageiro.
Ontem, comprei um novo conjunto de tapetes.
Veja a diferença:
Antes:
478830

Hoje:

478831 478841

Estou querendo comprar novos reservatórios de água da Bandeirante, do para brisa e do radiador, se alguém souber, dê a dica, por favor.

Pessoal, quando vamos ter um encontro dos Toyoteiros?
Ficou bom Joao !Visual mais limpo ,fácil acesso.

leomrezende
29/09/2014, 08:47
Pessoal,

Hoje a noite eu vou postar algumas fotos da Bandeirante.

De início o que seria bom revisar no carro? O kit de embreagem foi trocado e o problema foi resolvido.

nirlei
29/09/2014, 09:04
Leo, comece pela troca de óleo (motor, cambio e diferenciais), filtros de óleo e combustível e fluido do radiador. Mande engraxar também.

Abrass.

leomrezende
29/09/2014, 09:34
Nirlei,

Valeu pelas dicas!

Alguém sabe me dizer em média quanto custa pra fazer uma pintura na Band? A minha está precisando de alguns cuidados (possui alguns amassados, buracos dos acessórios que foram colocados, etc). Quando terminar de revisar a mecânica e sobrar um dinheiro, já vi que vou ter que dar um trato na aparência.

hercilio.neto
29/09/2014, 10:38
Nirlei,

Valeu pelas dicas!

Alguém sabe me dizer em média quanto custa pra fazer uma pintura na Band? A minha está precisando de alguns cuidados (possui alguns amassados, buracos dos acessórios que foram colocados, etc). Quando terminar de revisar a mecânica e sobrar um dinheiro, já vi que vou ter que dar um trato na aparência.

Leo,
Isso vai depender do que pretende fazer, de como vai fazer e de quem vai fazer o serviço.
Existe uma máxima que diz que "o profissional bom e barato não são a mesma pessoa". Então, procure primeiro por profissionais honestos, o resto fica pela a sua preferencia, se quer um serviço mais qualificado porém mais caro ou vice-vesa.

Se a lataria não tiver podres e precisar somente corrigir pequenos amassados e tapar alguns furos, poderá apenas dar um "banho de tinta" e vai gastar entre 2 e 3 mil reais.

Mas avalie melhor. Voce acabou comprar a Band.
Ande com ela, viaje, faça alguns passeios off-road, rode por paralelepípedos, na chuva, no sol, no seco, na lama, ou seja, todo tipo de condução.
Conhecendo melhor o seu jipe, fará um trabalho melhor.
Por exemplo, se apresentar entrada de água, talvez seja preciso desmontar as peças da lataria para trocar as borrachas de junção ou trocar as borrachas dos vidros. Se resolver fazer lift de carroceria, será preciso mexer nos paralamas e no suporte de bateria. Se resolver trocar os bancos, terá que fazer novas furações (e tapar as antigas), etc, etc, etc...

Fiz a reforma completa da lataria do Imortal com um profissional de primeira. Desmontou o jipe inteiro, jateou o caixote, pintou chassi, motor, trocamos todas as borrachas e o forro. Contando todos os gastos (não só com o funileiro) ficou próximo de R$ 10 mil.
No seu lugar, eu aguardaria um pouco para começar a mexer na lataria.
Eu sei que dá uma ansiedade em resolver os "defeitinhos" visíveis, mas planeje com cuidado para não fazer nada pela metade e depois ter que refazer.
Verá pelos exemplos daqui do fórum que montar esse Lego gigante é sobretudo, um exercício de paciência.

leomrezende
29/09/2014, 10:56
Leo,
Isso vai depender do que pretende fazer, de como vai fazer e de quem vai fazer o serviço.
Existe uma máxima que diz que "o profissional bom e barato não são a mesma pessoa". Então, procure primeiro por profissionais honestos, o resto fica pela a sua preferencia, se quer um serviço mais qualificado porém mais caro ou vice-vesa.

Se a lataria não tiver podres e precisar somente corrigir pequenos amassados e tapar alguns furos, poderá apenas dar um "banho de tinta" e vai gastar entre 2 e 3 mil reais.

Mas avalie melhor. Voce acabou comprar a Band.
Ande com ela, viaje, faça alguns passeios off-road, rode por paralelepípedos, na chuva, no sol, no seco, na lama, ou seja, todo tipo de condução.
Conhecendo melhor o seu jipe, fará um trabalho melhor.
Por exemplo, se apresentar entrada de água, talvez seja preciso desmontar as peças da lataria para trocar as borrachas de junção ou trocar as borrachas dos vidros. Se resolver fazer lift de carroceria, será preciso mexer nos paralamas e no suporte de bateria. Se resolver trocar os bancos, terá que fazer novas furações (e tapar as antigas), etc, etc, etc...

Fiz a reforma completa da lataria do Imortal com um profissional de primeira. Desmontou o jipe inteiro, jateou o caixote, pintou chassi, motor, trocamos todas as borrachas e o forro. Contando todos os gastos (não só com o funileiro) ficou próximo de R$ 10 mil.
No seu lugar, eu aguardaria um pouco para começar a mexer na lataria.
Eu sei que dá uma ansiedade em resolver os "defeitinhos" visíveis, mas planeje com cuidado para não fazer nada pela metade e depois ter que refazer.
Verá pelos exemplos daqui do fórum que montar esse Lego gigante é sobretudo, um exercício de paciência.

Hercílio,

Muito obrigado pelas dicas! Como sempre a galera daqui é muito consciente e sabe o que faz!

Você tem razão, agente fica preocupado com os pequenos defeitos de aparência e perde até o sono hehehe

Depois eu vou remover alguns acessórios, limpar o interior e analisar a lataria. Acredito que são apenas amassados, furos, esfolados, arranhões, etc. Não vi nenhum podre, vou procurar direito.

Outro detalhe, o antigo dono retirou a saída do ventilador de ar (acho que é esse o nome hehe) e ficou uma bagunça de fio. Ela possui tranca carneiro, acho que não está sendo utilizada.

Comprei o kit de embreagem Luk no sábado e o mecânico já está instalando.

Denise Ávila
29/09/2014, 11:55
Oi Leo!
O que costumo fazer quando da compra de um veículo novo é partir do zero o maior número de itens que eu puder. Assim eu passo a seguir o "Plano de Manutenção" a partir daí. Este plano (que vem junto com os manuais) é um bom guia para você saber o que fazer e por onde começar. Veja primeiramente as trocas e revisões de 5.000 km, parta para as de 10.000 e assim por diante. Não tem o que errar.
Quando for trocar os óleos lubrificantes adicione MILITEC. É um condicionador de metais que protege prolongando a vida útil dos mesmos e adicione sempre aditivo à água do radiador.
Posso te adiantar que o basicão é, como bem disse o Nirlei, a troca dos fluidos, filtros e graxas (locais onde há graxeiras), revise freios aproveitando pra limpar os cubos de roda (barro e areia neste local acaba com os cubos, rolamentos e o freio), ponteiras de direção (melhor trocar logo por novas da NAKATA), todos os 5 amortecedores (aproveite pra dar uma olhada nas molas). Importantíssimo também é trocar os calços da carroceria (tem uns novos no mercado no padrão dos antigos Top Kits), pois quando eles estão muito gastos podem até trincar a lataria).
Um item muito importante são os pneus. Se for preciso troque-os, se não, faça um rodízio e alinhamento. Outro item muito importante de se olhar, que me foi dito pelo meu mecânico, é a caixa da reduzida. No Plano de Manutenção diz para verificá-la a cada 60.000 km, mas a maioria acaba esquecendo. O que ocorre é que, por ser pouco utilizada, suas engrenagens e rolamentos ficam apenas com parte do seu corpo mergulhados no óleo (seu nível na caixa), o que acaba oxidando o resto. A LOBA também não teve este item revisado pelos antigos donos e foi preciso trocar dois rolamentos (sorte não ter causado danos a nenhuma engrenagem).
Dê uma boa lavada por dentro, por fora, por baixo e inclusive no motor (proteja alternador e caixa de fusível) e vai, a partir daí, observando possíveis vazamentos. Quando lavar por baixo, não deixe que pulverizem óleo de mamona (meleca tudo) ou outro derivado de petróleo (resseca as borrachas). Um truque que uso quando lavo a LOBA por baixo, que me foi ensinado por um mecânico de DH aqui do Rio, é fazer a pulverização com óleo de cozinha (1 litro dá). Não ataca as borrachas, não meleca e quando seca deixa uma película protetora. O único inconveniente é que, nos primeiros dias, parece que você tá dirigindo uma pastelaria ambulante.
Com ela limpinha, borrife WD40 nas partes móveis (dobradiças, trincos, fechadura, trilho do banco, etc.). Deixe agir um tempo, depois limpe e borrife graxa branca. Se for uma pessoa jeitosa retire o forro das portas (compre de antemão as presilhas pois sempre quebra algumas). Ali é um local que acumula muito barro e poeira. Limpe bem todas as partes e engrenagens e faça o mesmo precedimento com o WD40 e a graxa branca. Limpe e desobstruas os drenos tanto das portas como do chão
É isto aí, faça do "Manual do Proprietário" seu amigo e siga o "Plano de Manutenção" que você terá Band por muitos anos.
Se esqueci de algum item outro colega irá lembrar.
Aguardando as fotos.

leomrezende
29/09/2014, 13:45
Denise,

Ótimas dicas!

Em paralelo com a mecânica eu terei que providenciar 2 pneus novos.

Como os pneus que estão nela são bem largos, compensa comprar 4 da medida desejada (para passeios e viagens) e vender os 2 que estão bons?

Preciso trocar os pneus porque eu acho que pode dar problema na vistoria.

rfdex
29/09/2014, 13:52
Eu faria isso, compraria 4 e venderia 2 pra ficar tudo igual. Veja o site pneufree.com.br. Abraço!

guilhermeabreu
29/09/2014, 13:55
Denise,

Ótimas dicas!

Em paralelo com a mecânica eu terei que providenciar 2 pneus novos.

Como os pneus que estão nela são bem largos, compensa comprar 4 da medida desejada (para passeios e viagens) e vender os 2 que estão bons?

Preciso trocar os pneus porque eu acho que pode dar problema na vistoria.

Um tamanho bom de pneu que usei em minha EX BAND foi o 31x10,5x15 não precisa de mexer em nada nela e fica bem bonita .

leomrezende
29/09/2014, 14:13
Tem um tópico sobre pneus, vou ter que dar uma lida pra poder entender esses números kkkkkkkkkkkkkk

Carlo Pecca
29/09/2014, 14:54
Leomrezende,
olhe os números dos atuais pneus que estão instalados na sua Band e os coloque aqui, para podermos orienta-lo melhor. o que comprar e a menos custo e atenda Passeio/trilha, etc.

Denise Ávila
29/09/2014, 15:34
Leia sim. De início parece bem complicado, depois você pega o jeito. Só um resumo (ex. 31x10,5x16), são medidas em polegadas: "31" é o diâmetro do pneu, "10,5" é a largura e "16" é o diâmetro da roda (sem as abas, só a parte onde apoiam os talões). A medida que mais se assemelha à original é 215x85x16 (que são medidas em mm) que convertendo para polegadas dá 29x8x16. Esta medida de "31" que o Guilherme Abreu falou, se não me engano, é o máximo que a Band aceita sem precisar de alterações.
Primeiramente você deve identificar o aro da sua roda (se original é "16") e decidir por qual modalidade de pneu, se Mud ou A/T. Se for usar a Band pra tudo, então tem que ser o A/T. Lembrando que quanto mais fino o pneu melhor pra lama; quanto mais largo, melhor pra areia e pior pra lama; quanto maior em diâmetro, mais caro fica, mais se exige da suspensão, diferenciais, eixos, mangas, cubos e etc. e mais se alonga a relação de velocidade (aumenta a velocidade final mas sacrifica o torque).
Apesar de muito popular usar polegada como nomenclatura de medidas de pneus, a oficial para venda (as que estão estampadas nas laterais dos pneus) são em mm, para isso existe uma tabela de conversão.
Seguem abaixo dois links. O primeiro é de uma tabela simples para converter mm em polegadas. O segundo é de uma mais completa onde pode-se além da conversão, também comparar as medidas entre o pneu antigo e o novo que se deseja instalar mostrando inclusive a diferença na velocidade final.
Faz o que o Carlo falou que a turma aqui é fera.
Bjcão

hercilio.neto
29/09/2014, 16:24
Leo,
Sobre os pneus, é isso que a Denise falou.
Se não pretende trocar as rodas, compre pneus compatíveis com essas que estão no jipe.
A medida mais popular é o 31x10,5x15, mas se as rodas forem as originais o aro é de 16".
Na minha opinião, os pneus de 33" fornecem o melhor conjunto para as Band de 5 marchas, mas é necessário algum tipo de lift.
Já para os pneus de 31" não é necessário nenhum lift, mas (IMHO) a Band não fica com boa velocidade final sem alongamento da relação de C&P.
Por isso é importante planejar e saber bem o que quer, pois se investir na troca das relações, não deverá usar pneus maiores sob o risco das marchas ficarem "xoxas".

Leo_da_Maia
29/09/2014, 16:45
O sonho dos pneus.
33x10.5R15 Compre Pneus Online - Pneus Fácil (http://pneusfacil.com.br/index.php?medida=33x10.5R15&freteQtd=4)
33X10.5 R15

porque?

o tamanho combina muito bem com conjunto...
além de dois detalhes
não precisa de alargadores de para lamas pois o 10,5 "fecha" certinho com a lata.
o 33'' para uso "normal" não precisa de nenhuma lift
uso normal = cidade e trilhas até nível médio.
lógico se todo sistema estivar OK (amortecedores, feixes, calços)

será meu próximo jogo com certeza hoje estou com 31X10,5 R15

um detalhe muito importante quanto a pneus maiores é analisar por onde você vai circular com o 31'' encostei em teto de garagem e já entrei justo em algumas...necessitando alguém levantar o portão ......por isso é sempre bom ter um zéquinha na band para essas atividades..enquanto manobra...virar roda livre....kkkk

guilhermeabreu
29/09/2014, 17:00
Outra dica importante :

Se optar por aro de 15 polegadas e usar pneus 31 que é o que tinha em minha BAND e que achava ela linda demais e se usar rodas de liga leve e colocar freio a disco que é uma das minhas dicas vc vai ter problema de as pinças roçarem nas rodas , daí por segurança SUGIRO EM COLOCAR FREIO A DISCO NA FRENTE PRIMEIRO pelo menos , na minha tinha disco nas 4 rodas , mas a 1ª necessidade é freio a disco original na frente e com aro de liga leve de 15" da zebra , o melhor será vc já ter ou comprar aros de 16" que é a medida original do aro das BANDS .

Pneus vc escolhe tranquilo , tem um monte de opções , sabendo que os pneus de 16" são mais caros do que os de 15" . Uma medida boa pra BAND é o 285x75x16 que corresponde ao 33" porem um póuco mais estreito o que te da mais segurança , POIS PNEUS LARGOS DEMAIS É IGUAL A " AQUAPLANAGEM " , tive estes pneus em meu ENGESA e sai da estrada por duas vezes e voltei para os 31 que é a medida que eu acho padrão para uma BAND e com isto ( pneus 33" ) é bem provável que tenha que mexer na carroceria .

Denise Ávila
29/09/2014, 19:06
Ops, esqueci de anexar os links das calculadoras de conversão dos pneus

Calculadora simples para converter mm em polegadas:
Metric Tire Size to Diameter in Inches Calculator (http://www.geniustyres.com.br/calculators/gearmetric.html)

Calculadora mais completa onde pode-se além da conversão, também comparar as medidas entre o pneu antigo e o novo que se deseja instalar mostrando inclusive a diferença na velocidade final:
Cálculo de pneus (http://www.trilha4x4.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=95:calculo-de-pneus&catid=34:dicas)

Dimasi
29/09/2014, 21:00
Parabéns pela aquisição Leo. É uma bela viatura por um preço campeão. Veja tb peças pela Tração Mania e Tropa 4X4. Tem bons preços, variedade, entregam em todo o Brasil e são de confiança.
E cuidado que isso vicia hahahaha.

GuilhermeAdolf
29/09/2014, 21:25
Outra dica importante :

Se optar por aro de 15 polegadas e usar pneus 31 que é o que tinha em minha BAND e que achava ela linda demais e se usar rodas de liga leve e colocar freio a disco que é uma das minhas dicas vc vai ter problema de as pinças roçarem nas rodas , daí por segurança SUGIRO EM COLOCAR FREIO A DISCO NA FRENTE PRIMEIRO pelo menos , na minha tinha disco nas 4 rodas , mas a 1ª necessidade é freio a disco original na frente e com aro de liga leve de 15" da zebra , o melhor será vc já ter ou comprar aros de 16" que é a medida original do aro das BANDS .

Pneus vc escolhe tranquilo , tem um monte de opções , sabendo que os pneus de 16" são mais caros do que os de 15" . Uma medida boa pra BAND é o 285x75x16 que corresponde ao 33" porem um póuco mais estreito o que te da mais segurança , POIS PNEUS LARGOS DEMAIS É IGUAL A " AQUAPLANAGEM " , tive estes pneus em meu ENGESA e sai da estrada por duas vezes e voltei para os 31 que é a medida que eu acho padrão para uma BAND e com isto ( pneus 33" ) é bem provável que tenha que mexer na carroceria .

Guilherme Abreu, eu tenho na minha band as rodas 15'' do troller e fiz o teste com o freio à disco. Realmente, a roda pega na pinça. Mas contando com o alargador de roda, dá para utilizar o freio a disco.
Abraços

leomrezende
29/09/2014, 21:41
Caramba, quanta informação! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Isso aqui é uma escola! hehehe

Olha a máquina! hehehe Vou tirar mais fotos depois, o dudu tá desconfiado que ela tem ar condicionado, vou tirar fotos do motor amanhã e postar, o antigo dono tirou a saída.

47897947898047898147898247898347898447898647898747 8988478989478990

Sergioporto
29/09/2014, 21:52
Parabens ! Toy tá muito bonita ,pelo que se pode ver ,lata está muito boa,e estes pneus AT voce roda muito ,tu vai ficar com nojo destes pneus pelo tanto que dura.Endireita parachoque dianteiro ,nao poe do paralelo que é uma porcaria,traseiro tambem endireita ,poe protetor nas lentes das lanternas traseiras e vai aos poucos ajeitando a perfumaria.Para meu gosto esta escada lateral tá feia demais nesta posiçao e nao tem nem bagageiro que justifique a escada.
Benvindo ao clube

leomrezende
29/09/2014, 22:08
Valeu amigos!

Vou remover a escada, mata cachorro e o snorkel vou troca no futuro (quando for dar um grau na pintura). Com relação aos parachoques, aonde eu consigo os originais? O antigo dono era ruim de roda hehehe

hercilio.neto
29/09/2014, 23:25
Minha sugestão:
Compre 2 pneus AT iguais aos que estão na frente e não vai se preocupar com pneus por um bom tempo.

Também não gostei da escada... mas respeito o gosto.

Aparentemente essa Band tinha Ar Condicionado e foi retirado, pois o comando está abaixo do painel. Por isso não tem o ar forçado e os fios estão cortados.

478995

Denise Ávila
29/09/2014, 23:49
Oi Leo!
Este para-choque na certa dá pra arrumar. Um bom lanterneiro bota ele alinhadinho.
Infelizmente algumas peças originais estão extintas (ou quase). Um lugar que ainda tem alguma coisa original é a BRACAR. (tel. 08007096550). Fala com Neto ou Paulo.
Vai tirar o snorkel e quebra-mato por quê? Dê uma manutenção neles que são acessórios de valor.
Outra coisa, não sei se é impressão, mas me parece que o estepe é diferente dos demais pneus. Modelo diferente nem importa tanto, mas tamanhos diferentes sim. Pode quebrar diferencial e outras cositas mais

Dimasi
30/09/2014, 04:14
Comando do ar original. Se tiver pelo menos o suporte do compressor e a polia dupla, já tá no lucro. Bons bancos. O relógio e o conta giros são originais horasa ou VDO ? Se forem, são mosca branca. Essa escada lateral fica uma m. para fazer trilhas. A band só tava precisando de um dono para dar um trato.

leomrezende
30/09/2014, 08:05
Amigos,

Se a roda for aro 15, compensa eu comprar as rodas originais? Vejam:

Jogo 5 Pneus E Rodas Toyota Bandeirante - R$ 2.500,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-591273903-jogo-5-pneus-e-rodas-toyota-bandeirante-_JM)

Sergio c
30/09/2014, 09:42
Amigos,

Se a roda for aro 15, compensa eu comprar as rodas originais? Vejam:

Jogo 5 Pneus E Rodas Toyota Bandeirante - R$ 2.500,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-591273903-jogo-5-pneus-e-rodas-toyota-bandeirante-_JM)
Acho meio salgado esse preço, tem dois pneus com meio uso já.

leomrezende
30/09/2014, 09:54
Mais fica legal no Jipe? Pra viajar e fazer passeios.

hercilio.neto
30/09/2014, 10:25
Eu acho a medida original do pneu do jipe um pouco pequena (29"). A medida original do pneu da picape é melhor (31")
Estranhamente o vendedor não anunciou a medida.

Acho que os pneus que estão na sua Band são de 31" e aro 15". Se for isso mesmo, troque somente os pneus do eixo traseiro.

Denise Ávila
30/09/2014, 10:31
Oi Leo!
Pneus também vão muito do gosto de cada um. Sendo A/T (que é o misto pra todo terreno) e de marcas confiáveis (ex BF Goodrich) fica à tua escolha se mais fino, mais largo, maior, menor...
Eu, particularmente prefiro os de medida original (não precisam de adaptações, não forçam nenhum componente do veículo e não sujam as laterais da lataria). Na verdade a LOBA tem o visual original e gosto assim.
Mas, repito, vai do gosto de cada um.
Cuidado também com a compra de pneus usados pois saiba que pneu tem prazo de validade. Se passou da data corre o risco de ser reprovado numa vistoria, e sem falar que você não tem garantia em caso de rasgo ou outros problemas.
Minha sugestão: Como você tem pouca experiência com Bands e ainda está conhecendo a tua (não sabe como está suspensão, direção, tração, etc.), compra 5 pneus novos de medida original pois assim foge de problemas que poderiam surgir ou serem agravados pelo uso de pneus maiores e/ou mais largos.
Isso foi o que fiz na LOBA que é minha primeira Band.
Minha opinião.

hercilio.neto
30/09/2014, 10:38
Isso foi o que fiz na LOBA que é minha primeira Band.

Oi Denise,
Esqueceu da Carrancuda? kkkkk

leomrezende
30/09/2014, 10:44
Pessoal,

O outro problema é o tamanho da roda tbm, se for aro 15 é melhor trocar? No futuro pretendo instalar freio a disco.

Também estou com medo dos pneus traseiros não passarem na vistoria do Detran.

hercilio.neto
30/09/2014, 11:00
Pessoal,

O outro problema é o tamanho da roda tbm, se for aro 15 é melhor trocar? No futuro pretendo instalar freio a disco.

Os pneus de aro 15 são mais fáceis de achar.

Quanto ao freio a disco, vai depender do off-set da roda.
No Intrépido as rodas eram de aro 16 e ainda assim, foi preciso colocar afastador para não pegar na pinça.
No Imortal as rodas são de aro 15 e não foi necessário colocar afastador.

nirlei
30/09/2014, 11:04
Léo, veja o tamanho do pneu e poste aqui pra gente. Eu iria na mesma sugestão do Hercílio: compre dois iguais e comece rodando e conhecendo a viatura aos poucos. Deixe para pensar nos pneus (outros modelos e tamanhos) mais pra frente. Comece a gastar na revisão mecânica. Ela não tem freio a disco na dianteira? Caso negativo, depois da revisão, seria o primeiro upgrade que faria, se fosse minha...

Abrass.

Denise Ávila
30/09/2014, 11:14
Oi Denise,
Esqueceu da Carrancuda? kkkkk

He, he, he, he!
É mesmo Hercílio.
O curioso é que somente após a LOBA é que me considero proprietária de uma Band. Fiquei apenas 4 meses com a CARRANCUDA (Out/Fev), neste período 1 mês ficou por conta de oficinas para revisão e manutenção e depois fiquei quase 2 meses em Carrancas (fui com a Ranger). Na verdade só andei com ela umas três vezes (levar e buscar de Friburgo e depois aqui mesmo dentro da cidade do Rio). Já em Novembro quando tivemos o diagnóstico do estado da lata e decidimos vendê-la, não mais andei com ela para não dar chance ao azar de uma batida ou roubo.
A CARRANCUDA serviu como um aprendizado pois a partir dela me cadastrei aqui no Portal, li, perguntei, pesquisei e pude avaliar melhor (com a ajuda de vocês lembra?) a compra da LOBA.
Bjcão

leomrezende
30/09/2014, 11:37
Vou verificar as medidas da roda/pneu do Jipe e posto aqui.

Eu não queria um pneu muito grande. O que está no Jipe achei gigante hehe

Denise Ávila
30/09/2014, 12:03
Eu acho a medida original do pneu do jipe um pouco pequena (29"). A medida original do pneu da picape é melhor (31")
Estranhamente o vendedor não anunciou a medida.

Acho que os pneus que estão na sua Band são de 31" e aro 15". Se for isso mesmo, troque somente os pneus do eixo traseiro.

É curioso isto. Nunca entendi porque os da pickup são maiores que os do jipe.
Uma pergunta: eles eram apenas maiores no diâmetro ou também mais largos?

leomrezende
30/09/2014, 13:16
Resposta do vendedor do ML:

"Leo, conforme descrito no anúncio: 04 pneus Goodyear Wrangler Adventure 215x80R16 novos (4000km rodados) e 01 pneu Goodyear 7.50R16 meia vida, 05 rodas originais Toyota Bandeirante em ótimo estado. Sómente o jogo completo. Não tenho nota, foram trocados pelo dono anterior em dezembro/2013. Estou vendendo porque coloquei pneus 31x10.5R15 para a expedição que fiz ao deserto do Atacama em jun/14. Estão muito bons mesmo."

Esses pneus são caros? O carro anda bem em asfalto e estrada de terra (fazenda)? Eu queria partir para o mais simples (evitando as adaptações).

rfdex
30/09/2014, 13:21
215-80-16 é um pneu pequeno para um Bandeirante atual. Servir? Vai sim, com certeza, mas talvez visualmente não te agrade. Eu compraria asiáticos, naquele site que sugeri. Abraço

Cadista
30/09/2014, 14:20
Pessoal,

Olá Léo, primeiramente parabéns pela band.
Quanto as rodas e pneus você tem os que eu gostaria de colocar na minha Band (Uso aro 16" original e pneus 29"), se você mora-se mais perto poderíamos até trocar.. rsrs..
Quanto a trocar seus aros pelos originais eu não recomendo agora, ficaria com estes 15" pois são mais fáceis de achar pneus e são melhor que os aros originais da Band, colocaria dois pneus mesmo que recapados e rodaria tranquilamente até decidir com calma.
Ao meu ver a prioridade ao se adquirir uma Band é cuidar da parte mecânica, embora não apareça aos olhos, quanto pneus, lataria e etc, depois você vai administrando as necessidades e gosto com o tempo.

Até mais..

leomrezende
30/09/2014, 14:52
Olá Léo, primeiramente parabéns pela band.
Quanto as rodas e pneus você tem os que eu gostaria de colocar na minha Band (Uso aro 16" original e pneus 29"), se você mora-se mais perto poderíamos até trocar.. rsrs..
Quanto a trocar seus aros pelos originais eu não recomendo agora, ficaria com estes 15" pois são mais fáceis de achar pneus e são melhor que os aros originais da Band, colocaria dois pneus mesmo que recapados e rodaria tranquilamente até decidir com calma.
Ao meu ver a prioridade ao se adquirir uma Band é cuidar da parte mecânica, embora não apareça aos olhos, quanto pneus, lataria e etc, depois você vai administrando as necessidades e gosto com o tempo.

Até mais..

Cadista,

Obrigado pelas dicas! É, tem razão, eu vou dar uma olhada nos pneus com calma depois. Se eu não tiver problema na vistoria, vou deixar pra tirar as dúvidas e decidir no mês que vem.

Dúvidas é o que eu mais tenho hehehe esse mundo é novo pra mim.

Denise Ávila
30/09/2014, 14:52
Oi Leo!
Mas afinal suas rodas são aro 15 ou 16?
A LOBA tem essas medidas (215x80x16) que são as originais. A maioria dos colegas os acha pequenos, gostam mais dos maiores principalmente quem tem 4 marchas pois dá uma "esticada" na velocidade, sem falar que dá aquele visual mais agressivo.
Eu já prefiro o visual mais clássico. Tudo é questão de gosto e de finalidade de uso.
Pra te ajudar na decisão, segue uma foto da LOBA com esta configuração.
Sugiro aos colegas que postem as fotos das suas com as devidas medidas. Assim o colega aqui pode ter uma noção melhor.

leomrezende
30/09/2014, 15:07
Oi Leo!
Mas afinal suas rodas são aro 15 ou 16?
A LOBA tem essas medidas (215x80x16) que são as originais. A maioria dos colegas os acha pequenos, gostam mais dos maiores principalmente quem tem 4 marchas pois dá uma "esticada" na velocidade, sem falar que dá aquele visual mais agressivo.
Eu já prefiro o visual mais clássico. Tudo é questão de gosto e de finalidade de uso.
Pra te ajudar na decisão, segue uma foto da LOBA com esta configuração.
Sugiro aos colegas que postem as fotos das suas com as devidas medidas. Assim o colega aqui pode ter uma noção melhor.

Denise,

Vou poder responder isso amanhã. Na verdade o único contato que tive com ela foi no sábado. Já tô até com saudades dela kkkkkkkkkkkkkk Ela está no mecânico, ele está instalando o kit de embreagem e vai dar uma verificada por alto no motor e suspensão.

Depois disso estava pensando em começar pelos pneus.

Cadista
30/09/2014, 15:08
Denise
Estes seus aros são os Mangels Direcionais, você ou alguém sabe aonde posso conseguir estes aros.
Na minha cidade Curitiba, tenho procurado e não encontrei nem usado nem novo, e particularmente acho fantástico este modelo.

Obrigado

Denise Ávila
30/09/2014, 16:02
Denise
Estes seus aros são os Mangels Direcionais, você ou alguém sabe aonde posso conseguir estes aros.
Na minha cidade Curitiba, tenho procurado e não encontrei nem usado nem novo, e particularmente acho fantástico este modelo.

Obrigado

Oi Cadista!
As minhas são originais vieram de fábrica como opcional de linha. Mas achei nestes abaixo. Algumas parecem ser originais mas outras não pois tem até com aro 15"

5 rodas Mangels Direcional Brancas 16x7, 6 furos para Toyota Bandeirante Camper Troller. - São Paulo - Peças e Acessórios - Vila Maria (http://cidadesaopaulo.olx.com.br/5-rodas-mangels-direcional-brancas-16x7-6-furos-para-toyota-bandeirante-camper-troller-iid-676039442)

RODA DE AÇO MANGELS DIRECIONAL 16 x 7" 6x139 CROMADA TOYOTA BANDEIRANTES | Truck Plaza (http://www.truckplaza.com.br/RODAS-DE-AcO-SeRIE-LIMITADA/16X7/roda-de-aco-mangels-direcional-16-x-7-6x139-cromada-toyota-bandeirantes-direcional___510282-SIT.html)

Roda Toyota Esportiva Direcional 16x6 6f -RZ16625*-*Rodas*-*SAVAGESMX.COM (http://www.sulrealdiesel.com.br/det_produto.php?pro=276&nome=Roda%20Toyota%20Esportiva%20Direcional%2016x6 %206f%20-RZ16625)

4 Rodas (jogo)estilo Mangels Direcional NA COR BRANCA 15x8 6 furos (nova na caixa) Serve Toyota,L200,TROLLER (http://www.gama4x4.com.br/4-rodas-jogo-estilo-mangels-direcional-na-cor-branca-15x8-6-furos-nova-na-caixa-serve-toyota-l200-troller.html)

https://www.rolo4x4.com.br/classificados/rodas/59469/1/34/index.htm

hercilio.neto
30/09/2014, 17:29
Aqui uma foto do Intrépido com rodas direcionais cromadas - pneus 265/75/16

479054

...e aqui uma foto do Imortal com rodas modelo Daytona - pneus 33x12,5x15

479055

Dimasi
30/09/2014, 21:14
A minha com MUD 33 x 12,5 na frente e 265/75 16 BF AT ( estepe ) na traseira.

479073

Carlo Pecca
01/10/2014, 09:07
Os meus são 215X80X16, tipo 60% asfalto e 40% terra (tipo cascalho).

479100
Abç.

leomrezende
01/10/2014, 13:08
Aqui uma foto do Intrépido com rodas direcionais cromadas - pneus 265/75/16

479054

...e aqui uma foto do Imortal com rodas modelo Daytona - pneus 33x12,5x15

479055

Hercílio,

Eu acho que a minha roda é igual a sua! kkkk Eu acho que não vou ter problemas com o freio a disco.

DeMelo
01/10/2014, 13:34
A minha com BF mud 33x10,5:

nirlei
01/10/2014, 17:56
Minha viatura, com pneus BF Mud 33"x12.5"x15", montados em rodas 15"x10" e off-set -44.

http://i1354.photobucket.com/albums/q692/nirlei_pires/DSC01494X_zpsfb42ebd4.jpg (http://s1354.photobucket.com/user/nirlei_pires/media/DSC01494X_zpsfb42ebd4.jpg.html)

Abrass.

leomrezende
02/10/2014, 13:32
Pessoal,

Sou chato pra caramba ne? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

A questão das rodas eu já decidi. Será aro 16 e vou comprar no futuro. Quando eu comprar a roda, eu decido qual pneu usar (existem vários e os bf são bem caros hehehe chega assustei com o preço).

Eu estou preparando uma lista com as dicas dos Toyoteiros :D

Outra coisa, aonde eu consigo aqueles bumperettes (pra que serve isso?) e aquele tapete de lona que fica dentro é bom remover? Ouvi falar que dá muita umidade.

Dimasi
02/10/2014, 15:53
O tapete original é de borracha. Lona, feltro e outros materiais que absorvem água não são bons. Facilita o aparecimento de ferrugem, fora o cheiro de cachorro molhado.
Na minha os bumperetes foram feitos com chapa de 4mm. Ficaram muito fortes. Dá para ter uma ideia na foto acima.

leomrezende
02/10/2014, 16:08
O tapete original é de borracha. Lona, feltro e outros materiais que absorvem água não são bons. Facilita o aparecimento de ferrugem, fora o cheiro de cachorro molhado.
Na minha os bumperetes foram feitos com chapa de 4mm. Ficaram muito fortes. Dá para ter uma ideia na foto acima.

Opa, beleza! Vou anotar na lista pra fazer futuramente.

Vou tirar aquela lona no final de semana, aonde eu consigo uns tapetes de borracha legal?

Dimasi
02/10/2014, 16:23
Aqui : TRAÇÃO MANIA - PEÇAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : TAPETE DIANT. TOYOTA 5 MARCHAS BORRACHA (http://www.tracaomania.com.br/BANDEIRANTE+ACABAMENTOS+TAPETE+DIANT.+TOYOTA+5+MAR CHAS+BORRACHA-1775.htm)
Tem esse modelo mais barato, de vinil TRAÇÃO MANIA - PEÇAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : TAPETE DIANT TOYOTA 14B (PRETO) (http://www.tracaomania.com.br/BANDEIRANTE+ACABAMENTOS+TAPETE+DIANT+TOYOTA+14B+(P RETO)-722.htm)
Uma dica. Não deixe nada colado no fundo. É ferrugem na certa.

Carlo Pecca
02/10/2014, 20:45
"Vou tirar aquela lona no final de semana, aonde eu consigo uns tapetes de borracha legal?[/QUOTE]
Tem também passadeiras de borracha (um lado e liso e o outro é em tiras finas como fosse coco ralado), vendidas a metro em casas que vendem espuma, plásticos e borracha.

hercilio.neto
02/10/2014, 21:28
Outra coisa, aonde eu consigo aqueles bumperettes (pra que serve isso?)

Os bumperetes são presos no chassi e substituem o parachoque.
Voce pretende tirar o parachoque traseiro?

São difíceis de achar porque não são fabricados mais (os meus achei no ML), mas dá pra fazer com chapa - as dobras são arredondadas não formam vértices.
São dois modelos: os antigos mais largos (idênticos aos da FJ40) e os modernos mais estreitos. Em ambos a furação é a mesma e coincide com os furos do chassi.

leomrezende
02/10/2014, 22:28
Os bumperetes são presos no chassi e substituem o parachoque.
Voce pretende tirar o parachoque traseiro?

São difíceis de achar porque não são fabricados mais (os meus achei no ML), mas dá pra fazer com chapa - as dobras são arredondadas não formam vértices.
São dois modelos: os antigos mais largos (idênticos aos da FJ40) e os modernos mais estreitos. Em ambos a furação é a mesma e coincide com os furos do chassi.

Oi Hercílio, isso! Vou tirar o para-choque, gosto do estilo original, igual a sua :D

Denise Ávila
02/10/2014, 22:58
As peças que for tirando dá uma arrumada e vende. Sempre ajuda.
Na Tração Mania você acha quase tudo pra Band a preços muito bons, atendimento impecável, gente simpática, entrega rápida para todo o Brasil. E no volume eles fazem um descontão. Fala com o Cauê.

leomrezende
03/10/2014, 08:07
As peças que for tirando dá uma arrumada e vende. Sempre ajuda.
Na Tração Mania você acha quase tudo pra Band a preços muito bons, atendimento impecável, gente simpática, entrega rápida para todo o Brasil. E no volume eles fazem um descontão. Fala com o Cauê.

Denise, obrigado pela dica!

Eu fiz uma listinha e mandei para o Kauê, em paralelo com a revisão mecânica eu vou arrumando as coisas mais simples. Mais na frente vou pedir algumas dicas com relação ao snorkel. Ele parece uma chaminé, queria trocar.

Pelo que eu vi não está muito complicado pra deixar ela legalzinha. Só vai ficar a pintura de mais grave.

Outra coisa que eu vi foi a bagunça da elétrica, tem como organizar isso?

Sergio c
03/10/2014, 08:21
Elétrica das Bands é um emaranhado fios que dá até medo, eu ainda não mexi na minha, mas estou pensando e comprar fios, caixa de fusível decente e começar do zero, da bateria até a chave e o que vai direto no relê(ex faróis), depois motor de partida etc etc. Diminui um monte dos fios originais, além de que os que vão para a traseira, puxar os fios para fora do chassi, com uma mangueira protetora.
Se tem tempo e entende um pouco de elétrica, da para ir fazendo uma instalação nova.

Denise Ávila
03/10/2014, 11:05
Oi Leo!
Como disse o Sergio, é meio bagunçado mesmo. Mas bagunçado não quer dizer que está ruim. A LOBA veio com tudo bagunçado, fios expostos, quase todos os terminais inexistentes (com fita isolante), mas tudo original e funcionando perfeitamente. Não tinha fios partidos, desencapados, queimados ou roídos. Instalei terminais e/ou conectores novos, encapsulei tudo com conduítes abertos e troquei apenas o que estava ruim.
Peça indicação dos colegas aí de Brasília e leve-a a um bom eletricista para fazer uma avaliação. Talvez não seja preciso trocar tudo, até porque, pelo que sei, um chicote de Band não é barato e ainda tem a mão de obra.
Bjcão

leomrezende
03/10/2014, 11:13
Oi Leo!
Como disse o Sergio, é meio bagunçado mesmo. Mas bagunçado não quer dizer que está ruim. A LOBA veio com tudo bagunçado, fios expostos, quase todos os terminais inexistentes (com fita isolante), mas tudo original e funcionando perfeitamente. Não tinha fios partidos, desencapados, queimados ou roídos. Instalei terminais e/ou conectores novos, encapsulei tudo com conduítes abertos e troquei apenas o que estava ruim.
Peça indicação dos colegas aí de Brasília e leve-a a um bom eletricista para fazer uma avaliação. Talvez não seja preciso trocar tudo, até porque, pelo que sei, um chicote de Band não é barato e ainda tem a mão de obra.
Bjcão

Entendi. Vou fazer isso. Hoje eu pego o carro na oficina (que povo enrolado!). Semana que vem vou levar em uma oficina especializada pra trocar os itens da mecânica que vcs mencionaram.

É normal sair muita fumaça preta se pisar fundo? No dia de olhar o carro agente fez isso e saiu um pouquinho hehe Agente pisou bem fundo e saiu fumaça preta. Se for o caso, aproveito para dar uma regulada.

rfdex
03/10/2014, 11:43
Motor a diesel com bomba mecânica não é como um motor ciclo otto (álcool-gasosa) ou diesel eletrônico que gerencia a injeção de combustível independente da sua pisada. Nesse, se você pisar, ele injeta com vontade diesel pra dentro do cilindro. Então o correto é ser gradual, com o tempo vai calibrando o seu pé... mas ainda assim o excesso de fumaça pode ser filtro de ar/combustível ruim, combustível ruim, bicos desgastados, bomba injetora fora de ponto ou fora de regulagem, etc. Mas fora disso há outros testes que pode fazer para saber se o problema está nos bicos, na bomba, nos filtros ou no seu pé. Aqui no fórum já falamos exaustivamente sobre tal. Se trocou todos os filtros, limpou o tanque, abasteceu em posto de procedência e se o motor funciona/dá a partida redondinho, o problema é seu pé pesado!!! Abraço

leomrezende
03/10/2014, 11:53
Motor a diesel com bomba mecânica não é como um motor ciclo otto (álcool-gasosa) ou diesel eletrônico que gerencia a injeção de combustível independente da sua pisada. Nesse, se você pisar, ele injeta com vontade diesel pra dentro do cilindro. Então o correto é ser gradual, com o tempo vai calibrando o seu pé... mas ainda assim o excesso de fumaça pode ser filtro de ar/combustível ruim, combustível ruim, bicos desgastados, bomba injetora fora de ponto ou fora de regulagem, etc. Mas fora disso há outros testes que pode fazer para saber se o problema está nos bicos, na bomba, nos filtros ou no seu pé. Aqui no fórum já falamos exaustivamente sobre tal. Se trocou todos os filtros, limpou o tanque, abasteceu em posto de procedência e se o motor funciona/dá a partida redondinho, o problema é seu pé pesado!!! Abraço

Opa, Raphael! Obrigado pelas dicas!

Você também leva no SAULO? Estou pensando em deixar pra ele fazer a revisão mecânica, ela está aqui na Asa Norte (emergência) trocando o kit de embreagem que eu comprei na Mineirão, ainda não fiz a revisão mecânica e nem vou fazer lá, acho os caras ruins e caros.

Me passa algumas indicações de bons mecânicos ai hehehe

hercilio.neto
03/10/2014, 12:12
Elétrica das Bands é um emaranhado fios que dá até medo, eu ainda não mexi na minha, mas estou pensando e comprar fios, caixa de fusível decente e começar do zero, da bateria até a chave e o que vai direto no relê(ex faróis), depois motor de partida etc etc. Diminui um monte dos fios originais, além de que os que vão para a traseira, puxar os fios para fora do chassi, com uma mangueira protetora.
Se tem tempo e entende um pouco de elétrica, da para ir fazendo uma instalação nova.

O dono anterior tinha feito varias ligações elétricas, pelo tipo de instalação, aparentemente tinha Totem, guincho, milhas, etc, e arrancou tudo para vender o jipe.
Ficou aquele monte de fio cortado solto dentro do painel e relês pendurados, dava até medo.
Mas quando reformei o Imortal, constatamos que o chicote estava em bom estado só precisou ajeitar, então não me preocupei. Apenas providenciei um espaço melhor para colocar a nova caixa de fusíveis (fusíveis modernos) que já comprei, mas ainda não instalei.

Denise Ávila
03/10/2014, 12:30
Leo, atenção num detalhe: a sua Band ficou parada por algum tempo pois o antigo dono não conseguia mais dirigi-la, correto? A LOBA havia ficado parado por 2 anos antes de comprá-la. Nestes casos, há de se tomar cuidados maiores além dos já mencionados e costumeiros.
Não sei relacionar todos, mas vai alguns:
1. Lavar tanque e todo o sistema de alimentação de combustível (fica borra e entope).
2. Verificar a carga da bateria e (já que) teste o alternador.
3. Verificar e/ou trocar as mangueiras e dutos de condução de fluidos em geral (óleos, combustível e água) pois elas paradas também ressecam.
4. Já ouvi dizer que tem quem lave o escapamento por dentro com jato forte de água, mas desconheço a veracidade ou benefício deste procedimento.
5. Tem também uma manha pra ligar no (ou nos) primeiro(s) dia(s) de uso (acho que li num post do Carlo Pecca). Se não me engano tem que girar algumas vezes a chave (sem fazer pegar) e só depois dar a partida, assim dá uma lubrificada (também não sei em quê).

Sei que tem mais coisas mas não consigo lembrar quais. Já já chega os expert pra ajudar.
Bjcão

rfdex
03/10/2014, 13:14
Opa, Raphael! Obrigado pelas dicas!

Você também leva no SAULO? Estou pensando em deixar pra ele fazer a revisão mecânica, ela está aqui na Asa Norte (emergência) trocando o kit de embreagem que eu comprei na Mineirão, ainda não fiz a revisão mecânica e nem vou fazer lá, acho os caras ruins e caros.

Me passa algumas indicações de bons mecânicos ai hehehe

Amigo, quem indicou o Saulo para o Daniel (Titanium) foi eu. Conheço ele há anos, excelente mecânico de veículos diesel. Pode procurá-lo e falar que foi indicação do Raphael (da Hilux) e do Daniel (da Bandeirante). Inclusive aproveita e já deixa ele trocar a embreagem, é bom que já olha tudo. E se precisar de regulagem em bomba ou bico, ele mora em Formosa-GO (onde possui inúmeros bombistas bons e barateiros), dai faz tudo por lá e só traz para montar entendeu. Sai fora dessas oficinas de Asa Norte, SOF Sul e Norte, etc. Em Brasília pouquíssimas pessoas entendem de diesel. Abraço!

leomrezende
03/10/2014, 13:28
Amigo, quem indicou o Saulo para o Daniel (Titanium) foi eu. Conheço ele há anos, excelente mecânico de veículos diesel. Pode procurá-lo e falar que foi indicação do Raphael (da Hilux) e do Daniel (da Bandeirante). Inclusive aproveita e já deixa ele trocar a embreagem, é bom que já olha tudo. E se precisar de regulagem em bomba ou bico, ele mora em Formosa-GO (onde possui inúmeros bombistas bons e barateiros), dai faz tudo por lá e só traz para montar entendeu. Sai fora dessas oficinas de Asa Norte, SOF Sul e Norte, etc. Em Brasília pouquíssimas pessoas entendem de diesel. Abraço!

Opa, valeu! Vou ligar pra ele e agendar para fazer a revisão da mecânica :D

leomrezende
04/10/2014, 16:02
Pessoal,

Novidades! Peguei o carro hoje e comecei a limpar por dentro, tá dando muito trabalho porque eu estou removendo aquela lona que fica no assoalho. O carro está muito sujo, muito mesmo! Depois posto as fotos.

A boa notícia é que a embreagem era original e que o motor está muito bom. O ar condicionado realmente foi retirado, uma pena! :(

Ela tem freio a disco na dianteira :D isso foi uma surpresa kkkkk

Infelizmente eu encontrei alguns pontos de ferrugem, são 3 pontos (no canto do motorista, no canto do passageiro e perto da porta traseira), em 2 pontos aparentemente tem uma camada de fibra em cima.

Isso é um problemão ou com um bom tratamento na lataria da pra resolver? Porque ele usou uma pequena camada de fibra? Não tem como usar lata?

DeMelo
04/10/2014, 16:27
Pessoal,

Novidades! Peguei o carro hoje e comecei a limpar por dentro, tá dando muito trabalho porque eu estou removendo aquela lona que fica no assoalho. O carro está muito sujo, muito mesmo! Depois posto as fotos.

A boa notícia é que a embreagem era original e que o motor está muito bom. O ar condicionado realmente foi retirado, uma pena! :(

Ela tem freio a disco na dianteira :D isso foi uma surpresa kkkkk

Infelizmente eu encontrei alguns pontos de ferrugem, são 3 pontos (no canto do motorista, no canto do passageiro e perto da porta traseira), em 2 pontos aparentemente tem uma camada de fibra em cima.

Isso é um problemão ou com um bom tratamento na lataria da pra resolver? Porque ele usou uma pequena camada de fibra? Não tem como usar lata?

Problemão, pois a fibra oculta a ferrugem que está embaixo, corroendo a lataria. Hj tem sido comum utilizar-se de materiais termo-acústico de fácil remoção, justamente para poder fazer a limpeza e o tratamento de possíveis pontos de ferrugem. Alguns acreditavam que a fibra recobrindo a lata poderia vedá-la contra a ferrugem, mas como vc mesmo constatou, não é bem assim que ocorre. Ao se utilizar desses materiais fixos, a descoberta da ferrugem ocorre geralmente no estado crítico. Se vc conseguir, retire também toda a fibra para saber o real estado do assoalho.

leomrezende
04/10/2014, 16:34
Problemão, pois a fibra oculta a ferrugem que está embaixo, corroendo a lataria. Hj tem sido comum utilizar-se de materiais termo-acústico de fácil remoção, justamente para poder fazer a limpeza e o tratamento de possíveis pontos de ferrugem. Alguns acreditavam que a fibra recobrindo a lata poderia vedá-la contra a ferrugem, mas como vc mesmo constatou, não é bem assim que ocorre. Ao se utilizar desses materiais fixos, a descoberta da ferrugem ocorre geralmente no estado crítico. Se vc conseguir, retire também toda a fibra para saber o real estado do assoalho.

DeMelo,

A fibra está bem visível. Não chega a ser uma quantidade grande, da pra ver aonde é lata e aonde tem fibra. Um assoalho podre tem como recuperar? Removendo a fibra e deixando os buracos tem como recuperar ou é impossível? Confesso que fiquei um pouco assustado com isso hehe

DeMelo
04/10/2014, 16:39
DeMelo,

A fibra está bem visível. Não chega a ser uma quantidade grande, da pra ver aonde é lata e aonde tem fibra. Um assoalho podre tem como recuperar? Removendo a fibra e deixando os buracos tem como recuperar ou é impossível? Confesso que fiquei um pouco assustado com isso hehe

Dependendo do estado dá para recuperar, é só retirar a parte podre e soldar outra chapa no lugar. Agora, quando o estrago é muito grande fica inviável a recuperação, principalmente se já atingiu a parte estrutural do assoalho. Se conseguir, retire toda a fira e deixe o assoalho na lata. Limpe bem com um removedor de tinta e depois aplique um produto emborrachado como KPO ou maxrubber para proteger a lata.

leomrezende
04/10/2014, 16:44
Dependendo do estado dá para recuperar, é só retirar a parte podre e soldar outra chapa no lugar. Agora, quando o estrago é muito grande fica inviável a recuperação, principalmente se já atingiu a parte estrutural do assoalho. Se conseguir, retire toda a fira e deixe o assoalho na lata. Limpe bem com um removedor de tinta e depois aplique um produto emborrachado como KPO ou maxrubber para proteger a lata.

Entendi, vou retirar a fibra e ver como está, aparentemente parece ser pouca coisa, acho que não chegou a afetar a parte estrutural. Esse produto é um quebra-galho? Pra segurar até o dia da reforma?

Obrigado!

João Eduardo
11/10/2014, 05:45
Leo, estou equivocado ou vocês está anunciando esta Band no mercado livre?
Toyota Bandeirante Jipe Curto Aço 1994 - Ano 1994 - 266000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-592363967-toyota-bandeirante-jipe-curto-aco-1994-_JM)

leomrezende
11/10/2014, 06:59
Leo, estou equivocado ou vocês está anunciando esta Band no mercado livre?
Toyota Bandeirante Jipe Curto Aço 1994 - Ano 1994 - 266000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-592363967-toyota-bandeirante-jipe-curto-aco-1994-_JM)

Rapaz,

Infelizmente é verdade. Comprei o carro e estava dando tudo certo. Fiz revisão, comprei alguns acessórios e tinha até programado a reforma para o ano que vem.

Esse semana foi uma loucura! Eu tive vários problemas familiares e acabei ficando bastante desmotivado com o carro. Pra você ver, fiquei tão preocupado que esqueci até de andar no carro.

Com as coisas que estão acontecendo, fui obrigado a parar e analisar a real situação (carro x família). Pensei com calma e ontem eu decidi anuncia-la e em paralelo tentar resolver esses problemas para tentar ficar com o carro.

De qualquer forma, ela está anunciada. Não vou segurar se alguém quiser comprar.

nirlei
11/10/2014, 09:09
Que pena Léo. Espero que as coisas se ajeitem da melhor forma possível. Muita calma e serenidade nessas horas ajudam, e muito...

Grande abraço.

Abrass.

hercilio.neto
11/10/2014, 18:46
Leonardo,
Tomara que tudo dê certo e você não precise vender a Band.
Mas se não tiver outro jeito, desejo boa sorte na venda.
O anúncio está bem detalhado. Muito bom, é assim que se anuncia.

titanium
11/10/2014, 20:17
É.. a bruxa está solta!! rsrsrrs

Anunciei a minha também e vi a sua por lá!
kkkkkkkkkk

Já anunciei a minha 3 vezes e consegui manter ela as 3! rsrs
Das últimas uns Consignados me salvaram... agora o Banco não quer liberar mais... :odedo:

:lol:

Simbora! Uma hora a gente acha a melhor opção!

Abraços e que o melhor se concretize!

leomrezende
12/10/2014, 20:34
Pessoal,

Muito obrigado! Eu fiz vários amigos aqui e agradeço de coração por todas as dicas e informações.

Vocês são demais! Bandeirante é um sonho, se não deu certo dessa vez, no futuro com certeza eu irei procurar outra.

Como a questão R$ apertou, não vai ter jeito hehehe Irei vende-la, não desisti de ter uma Bandeirante. Será apenas uma pausa para organizar a vida e reparar os imprevistos que apareceram.

Obrigado e vamos mantendo contato!