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Ver Versão Completa : Band parada longo periodo:o que fazer?



artcsmota
20/05/2014, 10:33
Bom dia,

gostaria de saber o que fazer no carro no caso de longo periodo parado, pelo menos um ano.
Combustivel, fluidos de freio, direcao, pneus, oleos, motor, bateria, etc...como preparar/proteger o carro para minimizar problemas na hora de voltar a usar. E, claro, o que fazer nele pra voltar a rodar.


Se alguem ja teve que fazer isso eu agradeceria a ajuda.
Obrigado,


mota
band2000 jipe curto

hchueiri
20/05/2014, 11:37
Bom dia,

gostaria de saber o que fazer no carro no caso de longo periodo parado, pelo menos um ano.
Combustivel, fluidos de freio, direcao, pneus, oleos, motor, bateria, etc...como preparar/proteger o carro para minimizar problemas na hora de voltar a usar. E, claro, o que fazer nele pra voltar a rodar.


Se alguem ja teve que fazer isso eu agradeceria a ajuda.
Obrigado,


mota
band2000 jipe curto

O ideal não é deixar uma band parada, mas se é uma necessidade...
Se for possível, é bom dar uma ligada pelo menos de 15 em 15 dias, deixar funcionar até atingir a temperatura, calibrar os pneus... etc.
caso tenha que deixar totalmente parada, é bom deixar o minimo de combustível possível, desconectar os cabos da bateria, pode deixa no freio de mão, ou só engatada (se não houver risco dela se mover), verificar se todos os óleos estão em ordem, tampar a entrada de ar do filtro (animais adoram esses lugares), deixar o fluido do radiador com o aditivo correto (água pura vai oxidar tudo).
e na hora de ligar, deverá esgotar o diesel que sobrou e colocar novo, trocar os óleos (já estarão vencido) e talvez fluido de freio (absorve bastante água do ar pelo respiro, isso vale para carros em funcionamento tbm), ligar a bateria.
acho que isso vai minimizar bastante os problemas.

aleksander k
20/05/2014, 12:35
Contando parece mentira mais deixei uma das minhas band abandonada por 3,5anos quando fui ligar apenas botei um diesel novo troquei os filtros ,chequei se não tinha nenhum ninho no filtro de ar ,olhei se o motor não tava travado ,água e pronto bati na chave e o motor não deu nem duas voltas pra pegar e roncar bonito.O problema foi freio que tinha colado tudo e a embrenhagem que tbm estragou de resto nada a fazer .não saio dos meus mescedes por nada nada nesse mundo.

Dimasi
20/05/2014, 18:01
O ideal é deixar o freio de mão solto para não colar e deixar sobre cavaletes para não deformar os pneus.

Sergio c
20/05/2014, 19:57
Contando parece mentira mais deixei uma das minhas band abandonada por 3,5anos quando fui ligar apenas botei um diesel novo troquei os filtros ,chequei se não tinha nenhum ninho no filtro de ar ,olhei se o motor não tava travado ,água e pronto bati na chave e o motor não deu nem duas voltas pra pegar e roncar bonito.O problema foi freio que tinha colado tudo e a embrenhagem que tbm estragou de resto nada a fazer .não saio dos meus mescedes por nada nada nesse mundo.
Eu também ia dizer que um ano não é tanto tempo parado, mas para descarga de consciência, aconselho a troca de todos os fluídos, combustível e da bateria.
Mercedes é Mercedes hehehehehehhehehe

Radames Menegaz
23/06/2015, 20:12
Oi pessoal estou indo viajar no mês que vem para fora do pais, vou ficar dois anos fora e infelizmente vou deixa minha bandCD 1984 parada na garagem.

gostaria da ajuda dos amigos para saber que devo fazer a respeito de fluidos pneus, mangueiras, baterias, e demais coisas

se puderem me passar algumas dicas agradeço

Fband
23/06/2015, 20:14
Editando... não li a mensagem completa..

sugiro apoia-la em tocos de madeira ou cavaletes.
Lubrifique bem as cruzetas, ponteiras e etc.
Deixe o tanque vazio.
Feche bem o carro para os ratos não entrarem.

Abs!

fabiano r
23/06/2015, 20:21
Editando... não li a mensagem completa..

sugiro apoia-la em tocos de madeira ou cavaletes.
Lubrifique bem as cruzetas, ponteiras e etc.
Deixe o tanque vazio.
Feche bem o carro para os ratos não entrarem.

Abs!

Eu sugiro deixa la na minha casa, ela não vai ficar sozinha kkkkkk

Sergio c
23/06/2015, 20:50
O melhor a se fazer é deixar que algum parente, amigo(Fabiano R) ou um mecânico de confiança uma vez por mês desse uma volta com ela, colocasse um diesel novo, aí não teria problemas.
Mas se não tiver ninguém, como o colega F band falou, eu colocaria ela em calços de madeira, esvaziava os pneus e retirava todo o diesel, água.....

Carlo Pecca
23/06/2015, 22:47
Completando os amigos,
retire a Bateria e guarde num local ventilado (lembre-se processo químico nunca para e se for acido-chumbo, libera hidrogenio que é explosivo). Drene todo o diesel, agua do radiador. Deixe como esta os fluídos, tipo freio, DH, óleo do motor, transmissão e Embreagem. Lembre-se
Quando voltar teras que trocar todos os fluído, óleos, filtros e talves as mangueirasde água.
Se possível passe uma camada bem generosa de cera e deixe secar. Não de polimento.
Para as borrachas de porta, janelas etc aplique silicone em pasta ou vaselina.
Engraxe todos os pinos e pontas de porcas da carroceria.
Afroxe as correias.
Boa viagem.

hercilio.neto
23/06/2015, 22:53
Bom mesmo era levar a Band.

Radames Menegaz
24/06/2015, 07:34
Obrigado a todos pelas dicas, bom mesmo seria levar junto Hercilio, mas acho que vou deixar com o amigo Fabiano kkkkkk

Fband
24/06/2015, 10:08
Eu li em algum lugar que antes e depois de deixar a band parada deve-se trocar todos os fluidos.
O fluido usado pode estar contaminado e pode acabar prejudicando algumas peças.

E caso o Fabiano não tenha uma garagem coberta e cercada, posso oferecer a minha! :mrgreen::mrgreen::mrgreen: kkkkkkkk

Abração

cristiano
05/07/2015, 18:18
Conselho de quem teve a Band parada por 2 anos...

Esgote o combustível do tanque e funcione o motor até apagar, o diesel parado muito tempo separa o enxofre e vira uma gosma dificílima de sair do fundo do tanque e componentes. Só consegui soltar um pouco jogando água quente...

A outra coisa que aconteceu comigo e com um amigo (mesmo caso), criou uma ferrugem na parte do sincronizado, fazendo-se necessário abrir e trocar.

Sergioporto
05/07/2015, 19:13
Conselho de quem teve a Band parada por 2 anos...

Esgote o combustível do tanque e funcione o motor até apagar, o diesel parado muito tempo separa o enxofre e vira uma gosma dificílima de sair do fundo do tanque e componentes. Só consegui soltar um pouco jogando água quente...

A outra coisa que aconteceu comigo e com um amigo (mesmo caso), criou uma ferrugem na parte do sincronizado, fazendo-se necessário abrir e trocar.
Toda engrenagem cuja parte ficar fora do óleo tem tendência à enferrujar.Seria interessante que alguém desse uma volta com este carro pelo menos de dois em dois meses.

Dimasi
06/07/2015, 17:51
O ideal seria atolar as caixas com óleo. E não esquecer de drenar antes de rodar :mrgreen:. Outra providência é vedar bem a admissão do ar do motor, respiro do tanque etc... melhor ainda, soprar com N2 e vedar.

Troller-a-vista
06/07/2015, 18:32
Nao drene a agua do radiador, jamais vai ficar esgotado 100% e vai comecar a corroer, coloque liquido anticongelante (eles sao anti ferrugem tb) na medida recomendada.

Drena ou nao o tanque? isso é controverso, uns vao dizer pra drenar, outros nao. 2 anos é muito tempo, eu drenaria ou deixaria o carro morrer umas 2x ou 3x sem nada dentro...

lave o carro antes muito bem, desinfete com lysoform em spray (passe a lata inteira nos bancos, carpete, dutos de circulacao, etc.

Coloque dentro do carro saquinhos de silica, facilmente encontrado, isso vai evitar umidade natural do ar danifique algo. Espalhe dentro de td os cantos, debaixo de bancos, sobre painel, dentro do porta luvas, etc... Lembre-se que as bands nao sao nada erméticas eehhe

complete os oleos naturais do carro com oleo novo, ou seja, troque os oleos e vá pra garagem. isso vai manter o carro e seus selos lubrificados. Secar o lubrificante vai fazer os selos e juntas deteriorarem.

tampe todos os orificios do carro, como escape, admissao, ventilacao, etc, isso evita entrada de bichos.

coloque veneno de rato proximo ao carro, calibre o pneu no maximo recomendado pelo pneu e volte pra casa, pneu murcho mesmo sobre cavalete vai ressecar muito rapido, perder elasticidade e ovalizar com o simples peso dele. se estiver cheio vai soh voltar e encher de novo (se bem que é provavel que tenha que trocar por tempo de uso , se os pneus nao forem zero km).

se possivel, coloque o carro sobre cavaletes, isso diminui esforco desnecessario na suspensao e ainda nao estraga os pneus em caso de murcharem, mas nao é obrigatorio.

encere o carro e RETIRE a cera. Ceras sao produtos quimicos com muito solvente (que serve justamente pra lubrifica-la e depois seca-la para que vc retire), se vc nao retirar a cera, vai voltar e o carro vai estar manchado irremediavelmente .

aproveite pra dar um banho de wd40 sobre pecas comumente vistas com ferrugem, nao passe em tudo, como borrachas, motor, tanques, plasticos etc.

mantenha o carro sem o freio de mao puxado, coloque calços nos pneus se ele ficar no chao, o freio puxado vai colar com o tempo e vai ter que substituir o freio no local na pior das hipoteses.

retire a bateria , ela vai morrer de qqr forma, mas se estiver ligado no carro vai ocasionar zinabre e pode deteriorar elementos eletricos.

nao passe silicone, nada nada nada em borrachas, apenas uma boa limpeza, interna e externa.

muitos tiram ou levantam as palhetas, mais por prevencao mesmo, acredito q 2 anos sem mecher com elas, vai fatalmente endurece-las, entao vai ter que trocar, alem de q 2 anos a mola vai abrir o bico se ficar esticada, eu deixaria no normal mesmo.

que eu me lembre só isso mesmo. lembre-se que é comum pegar band e outros carros esquecidos no relento por decadas e ligam apenas trocando a bateria... nao é recomendado claro, mas 2 anos dentro de uma garagem é bem tranquilo... obviamente vai ter que mandar revisao depois que chegar, os freios deverao ter atencao, eixos, lubrificacao, etc... mas com essas dicas certamente vai ser algo tranquilo.

CILTON/CLILTON
11/07/2015, 10:28
Na minha humilde opinião, seria muito melhor pagar a um amigo ou conhecido ou até mesmo um mecânico de confiança, para ele pelo menos uma vez por mês, coloca-la para funcionar de 30/60 minutos, suspenda a Band e retire os pneus(para que ele não caia na tentação de dar uma voltinha) e deixe a Band já com a 4x4 liga, funcionando coloque em mancha e acerando um pouco, para lubrificar todas as parte do motor, transmissão e redução, só não estará o carro se movendo, mas estará toda parte mecânica do carro se movimentando e lubrificando!!!

bernardourquhart
08/06/2020, 14:47
Prezados

Acompanho este site há muito tempo e sempre faço consultas de dicas. P vcs terem uma ideia na minha família temos 03 Cherokees e 01 Blazer, faço praticamente a manutenção preventiva em todas, tendo inclusive trocado o sistema de ar da Blazer e o condensador de uma Cherokee 2012 sozinho!

É a primeira vez que posto um tópico aqui e agradeço em avanço a ajuda de vcs!

Indo ao que interessa, estou com 02 toyotas Bandeirantes pick up paradas há mais de 10 anos e pretendo colocar uma p rodar nos próximos meses. Pesquisando, ví que existe um tópico aqui - Bandeirante parada por muito tempo - porém não achei mais informações do que fazer quando voltar, com isso peço ajuda por favor de qual procedimento adotar.
Segue abaixo o descritivo da Bandeirante que pretendo ressuscitar primeiro.

Pick up Bandeirante chassi curto 95 com motor 14b.

Quando foi parada ela estava rodando normalmente a bateria desconectada, freio de mão livre, lavado e vidros fechados, pouco combustível no tanque.

Dentre os itens mandatórios de troca imediata, (bateria,filtros,óleo,arrefecimento,freio) pergunto aos amigos quais outros itens devo ter mais atenção;

- Devo esvaziar o tanque,limpar e reaproveitá-lo ou comprar um novo?
- As mangueiras de combustível devem ser trocadas?
- Resolvidos os itens acima mais os óleos e filtros, há algum procedimento quanto a bomba na hora da partida?
- Quais as chances de ter problemas na bomba depois de tanto tempo?

Obs: Elas se encontram dentro de um galpão em MG, creio que estão com ferrugem zero...

Mais uma vez obrigado pela ajuda e abs!

Sergio c
08/06/2020, 20:14
O motor 14B usa bomba rotativa, bem mais sensível que as em linha e grandes dos motores MBs. Eu gastaria um pouco mais e tirarias as bombas injetoras e levava até um especialista, da dar uma conferida e trocar uns reparos, além de revisar os bicos. Te garanto que sai bem mais barato do que insistir na partida no estado atual delas e as mesmas derem pau hj ou após uns dias. Na minha opinião, o que mais sofreu nesses dez anos parados foi a bomba injetora e os bicos.

Demais coisas e se fazer nesse motor antes da partida nem é preciso relembrar hehe.

hercilio.neto
09/06/2020, 00:17
Vou aproveitar o tópico para indicar o vídeo abaixo, do Luiz Trovão.
Ele dá dicas sobre a Band que ficou parada devido a quarentena.


https://www.youtube.com/watch?v=bzgxLVMmcZ0

bernardourquhart
09/06/2020, 09:39
Sergio, obrigado pela dica!

Quanto ao tanque e mangueiras, vc acha prudente eu trocar?
Ao total estou estimando um custo de aprox. R$ 1.500 - R$ 2.000 p deixar em estado rodável (Sem o custo do pneus)
Abs

bernardourquhart
09/06/2020, 10:40
Hercilio

Muito obrigado pelo vÃ*deo, bem esclarecedor!
Obgdo!

Sergio c
09/06/2020, 13:40
Trocar as mangueiras sim, e fazer uma limpeza do tanque. É melhor gastar um pouco agora do que bem mais logo ali na frente.
Sergio, obrigado pela dica!

Quanto ao tanque e mangueiras, vc acha prudente eu trocar?
Ao total estou estimando um custo de aprox. R$ 1.500 - R$ 2.000 p deixar em estado rodável (Sem o custo do pneus)
Abs

bernardourquhart
15/06/2020, 19:44
Obrigado Sergio!
Quando começar o processo em aguns meses, pretendo postar umas fotos!
Abs

Sergio c
15/06/2020, 20:46
Ok, ficaremos no aguardo p saber da reativação das bands. Tomara que de tudo certo, só o básico.
Obrigado Sergio!
Quando começar o processo em aguns meses, pretendo postar umas fotos!
Abs