PDA

Ver Versão Completa : l200 outdoor subindo a temperatura de vez em qdo



madmax87
19/05/2014, 21:29
Boa noite amigos, temos uma l200 outdoor hpe que usamos p serviço, etc. de uns tempos p ca (4 meses) ela começou a subir a temperatura acima do meio qdo passamos de 130,140 na rodovia. ela está com 58 mil km. como aconteceu de vez em qdo, não é sempre, achei que fosse a válvula termostática, fui la e comprei uma nova, trocaram, porém, ainda persiste o problema. alguém sabe oq pode ser??

SAPO-BOMBA
19/05/2014, 23:58
Uma boa limpeza no radiador ajudaria...

Junior-L200Power
20/05/2014, 13:07
X2
Pelo que vc descreveu o radiador de água e óleo estão bem sujos e obstruídos!!
Pede pra tirar e dar uma boa limpeza, já troca o fluido do radiador e vai ficar nova outra vez!!
Aproveita e já alinha as aletas do intercooler tbm!!

Abraço e boa sorte...

madmax87
20/05/2014, 20:50
obrigado amigos, semana que vem vou fazer a revisão dos 60 mil km e já mando fazer td isso de uma vez. abração aee.

SergioMedeiros
20/05/2014, 23:18
A minha tava exatamente com esse problema.

Primeiro foi limpado o radiador, varetado, a turbina descarbonizada e trocado o acoplamento viscoso que tava ruim. Melhorou mas ainda dava uma subidinha de vez em quando.

Aí fizemos os dois famosos furos na VT, que a própria Mit recomenda e faz, e pronto. O ponteiro nunca mais subiu do meio.

Moipessoa
21/05/2014, 09:39
A minha tava exatamente com esse problema.

Primeiro foi limpado o radiador, varetado, a turbina descarbonizada e trocado o acoplamento viscoso que tava ruim. Melhorou mas ainda dava uma subidinha de vez em quando.

Aí fizemos os dois famosos furos na VT, que a própria Mit recomenda e faz, e pronto. O ponteiro nunca mais subiu do meio.

mantem o fluxo mínimo de fluído constante, oq somente a termostática não é capaz de atender.:pensativo:

Junior-L200Power
22/05/2014, 13:30
Uma boa pedida é a válvula de 71 graus ou mesmo a de 76,5 graus com 2 furos ( a original tanto quadrada quanto Sport/Outdoor é de 82 graus)!!
O carro trabalha menos quente...
A minha nunca esquentou mesmo agora com Unichip...pode andar com o pé topado que não sobe o ponteiro!!
Como vou fazer algumas trilhas em breve, apenas por minha vontade mesmo vou colocar 2 coolers pequenos no radiador de óleo e 1 cooler maior no intercooler da turbina!! Pra quando está rodando em baixa velocidade ou mesmo o carro parado, esses dois ficam pegando fogo e perdem sua função!!

Abraço amigos!!

SAPO-BOMBA
22/05/2014, 14:03
Na verdade os dois furos a gente só faz na válvula de 82ºc, e dependendo do caso, às vezes nem furamos.


A válvula de 76,5ºc a gente deixa original, pra manter o correto funcionamento.


Com a válvula de 76,5ºc NÃO É PRA AQUECER DE FORMA ALGUMA!


Se aquecer, pode ir atrás que o problema é outro, e muito provavelmente é radiador entupido ou junta queimada jogando compressão pro arrefecimento.


PS: Apenas como "curiosidade" pra vcs: A Triton usa válvula de 76,5ºc tb...

madmax87
22/05/2014, 14:36
A minha tava exatamente com esse problema.

Primeiro foi limpado o radiador, varetado, a turbina descarbonizada e trocado o acoplamento viscoso que tava ruim. Melhorou mas ainda dava uma subidinha de vez em quando.

Aí fizemos os dois famosos furos na VT, que a própria Mit recomenda e faz, e pronto. O ponteiro nunca mais subiu do meio.

aonde que tem que fazer esses furos??

madmax87
22/05/2014, 14:37
Na verdade os dois furos a gente só faz na válvula de 82ºc, e dependendo do caso, às vezes nem furamos.


A válvula de 76,5ºc a gente deixa original, pra manter o correto funcionamento.


Com a válvula de 76,5ºc NÃO É PRA AQUECER DE FORMA ALGUMA!


Se aquecer, pode ir atrás que o problema é outro, e muito provavelmente é radiador entupido ou junta queimada jogando compressão pro arrefecimento.


PS: Apenas como "curiosidade" pra vcs: A Triton usa válvula de 76,5ºc tb...

como eu sei qual válvula que comprei?

Junior-L200Power
22/05/2014, 14:53
Geralmente na própria válvula vem escrito a tempertura de abertura!! Abraço!

SAPO-BOMBA
22/05/2014, 16:33
Se vc comprar a válvula de 76,5ºc não precisa fazer os furos. Isso é uma recomendação MINHA, claro... Se vc quiser pode furar.


Agora se comprar a válvula de 82ºc, faz dois pequenos furos nas laterais da carcaça da válvula ( nunca na borracha! )

Moipessoa
22/05/2014, 23:14
Junior,
está com qtos HP?

Junior-L200Power
23/05/2014, 08:43
Ainda não sei com certeza pois não medi no Dyno...ainda quero fazer isso!!
Mas pelo tanto que ficou forte, a minha ainda tem EGR fechada e escape direto, estou estimando uns 170cv de potência e em torno de 37 a 39kgfm de torque!! Ao invés de ligar só o unichip, eu liguei o HPE no unichip e o Unichip na Central!!
Puxei com 1 hilux e com 1 triton anteontem e quando engatei a terceira deixei as duas pra trás! Na retomada mesma coisa, qlquer marcha eu levo elas...a partir de 1400 já ficou bem forte e vai com força total até 4500rpm... é como se o carro tivesse plena potencia todo o tempo!!
Te confesso que não esperava tanto resultado assim...tem hora que dá medo...hehe

Grande abraço...

madmax87
23/05/2014, 20:49
Ainda não sei com certeza pois não medi no Dyno...ainda quero fazer isso!!
Mas pelo tanto que ficou forte, a minha ainda tem EGR fechada e escape direto, estou estimando uns 170cv de potência e em torno de 37 a 39kgfm de torque!! Ao invés de ligar só o unichip, eu liguei o HPE no unichip e o Unichip na Central!!
Puxei com 1 hilux e com 1 triton anteontem e quando engatei a terceira deixei as duas pra trás! Na retomada mesma coisa, qlquer marcha eu levo elas...a partir de 1400 já ficou bem forte e vai com força total até 4500rpm... é como se o carro tivesse plena potencia todo o tempo!!
Te confesso que não esperava tanto resultado assim...tem hora que dá medo...hehe

Grande abraço...

aoo amigo, aonde vc fez?

madmax87
08/06/2014, 00:22
novidades do caso: fiz a revisão de 60 mil km, mandei tirar o radiador e levar p limpar tbm, acabou o problema, agora não sobe mais a temperatura nem a 160, kkkkkkkk, um detalhe é o que a frente do radiador estava como se fosse "prensada" com uma camada de 1 dedo de poeira, terra, grama, pelos, folhas e etc. ta explicado o problema.

SAPO-BOMBA
08/06/2014, 09:25
Quase sempre é isso, acontece que o pessoal não se atenta pro "básico" e essa falta de cuidado com o radiador acaba resultando numa junta de cabeçote queimada ou cabeçote trincado, aí quando o motor quebra, dizem que ele que é ruim...

Moipessoa
08/06/2014, 17:16
Apesar de ter alguma decepcao com a pick up na epoca, foi a minha primeira a diesel e a falta de experiencia ajudou queimar o filme da outdoor comigo, daqui um tempo, acredito q possa vir a ser proprietario de outra e fazer as modificacoes necessarias, diga-se passagem: motor.
Hj em dia, os problemas da outdoor ja sao conhecidos: sistema de arrefecimento e motor. Ambos nao sao dificeis de resolver se fizer manutecao preventiva.

SAPO-BOMBA
08/06/2014, 18:12
Na verdade quem tinha esses problemas eram as Sport HPE (bronzinas e aquecimento)


As Outdoor que são acometidas por aquecimento são raras, e muitas vezes fazem parte dessa situação elencada: radiador entupido, falta de aditivo, colmeia obstruída por sujeira...

Moipessoa
08/06/2014, 21:01
Na verdade quem tinha esses problemas eram as Sport HPE (bronzinas e aquecimento)


As Outdoor que são acometidas por aquecimento são raras, e muitas vezes fazem parte dessa situação elencada: radiador entupido, falta de aditivo, colmeia obstruída por sujeira...

sim, mas continuam existindo, apesar de já serem conhecidos. a diferença que hoje, "todo mundo" já sabe onde ir quando apresentam-se determinados "defeitos".

é mais ou menos assim, "receita de bolo":
subindo a temperatura em baixa velocidade... limpe o radiador e troque o fluido de arrefecimento, veja se a embreagem viscosa já está com vida útil findada, etc...
luz de anomalia ... troque a solenoide e mande descarbonizar a turbina, etc...
o motor é fraco pra minha necessidade ... remapeamento, unichip (remapeamento já se mostrou válido quanto a durabilidade do motor, unichip é coisa nova ainda, acho que Júnior foi o primeiro a fazer na outdoor.)

Junior Bertini
10/06/2014, 07:38
Bom dia moçada!!!

Talvez ja tenham ate falado a respeito disso aqui, mas como sou meio novo aqui no forum vai uma duvida!!!

Tenho uma l200 2007 A/T e uma L200 2011 M/T e notei que a automatica tem um cooler embaixo do intercooler, cooler esse que na mecanica nao tem!!!

Isso é mudanca da MMC mesmo ou por terem diferentes sistemas de trasmissao???

Sds

madmax87
11/06/2014, 20:42
Bom dia moçada!!!

Talvez ja tenham ate falado a respeito disso aqui, mas como sou meio novo aqui no forum vai uma duvida!!!

Tenho uma l200 2007 A/T e uma L200 2011 M/T e notei que a automatica tem um cooler embaixo do intercooler, cooler esse que na mecanica nao tem!!!

Isso é mudanca da MMC mesmo ou por terem diferentes sistemas de trasmissao???

Sds

penso que é devido ao sistema diferente de transmissão, a ranger tbm é assim. a automática tem um radiador do cambio e a manual não tem. acho que o cambio automático esquenta mais que o manual, por isso.

SAPO-BOMBA
11/06/2014, 22:04
Acho que só as Sport tinham esse cooler, parece que trocaram o intercooler por outro e dispensaram o tal ventilador...

Junior-L200Power
12/06/2014, 21:07
Só tem radiador no intercooler até 2007/2007, independente se é M/T ou A/T!!
De 2008 em diante já não tem mais o cooler, pois o intercooler foi aumentado de tamanho (sutilmente a meu ver) e as aletas ficam mais espaçadas permitindo uma melhor ventilação dele!!
Taí a explicação do pq do cooler ter sumido...s[o colocar um ao lado do outro pra vcs verem melhor a diferença!!

Abraço pessoal!!