Ver Versão Completa : Carro com problemas: procurando novo mecânico
Daniel1971
19/05/2014, 20:58
Prezados amigos,
Tenho uma Toyota SW4 3.0TD, 1996/1997. Em dezembro de 2012, viajei ao Jalapão com a patroa e o carro voltou com alguns problemas.
Antes da viagem trocamos as molas traseiras. Após a viagem, em janeiro de 2013, trocamos um dos braços da suspensão traseira e as bieletas na dianteira (não me lembro se o mecânico trocou os amortecedores)
O carro voltou da oficina um pouco torto, com o lado direito da traseira 2cm mais alto do que o esquerdo.
Fora isso, o carro está mais instável do que quando o compramos. Os pneus são maxxis 771 AT, novos (abril de 2013).
A tração 4x4 também está com problemas: quando a engatamos, e colocamos o carro em movimento, um forte ronco pode ser ouvido do lado dianteiro esquerdo do veículo, quando se tira o pé do acelerador. Também temos dificuldades para desengatar a tração.
Meu mecânico disse que a diferença de altura de 2cm do lado esquerdo para o direito é normal. Disse que o problema na tração 4x4 está no diferencial central e cobrou um valor salgado somente para abrí-lo, disse que o acesso a ele é muito difícil.
Diante disso, resolvi procurar uma segunda opinião. Procurei no fórum a Mitt Car, mas ela mudou de endereço e os telefones não atendem.
Já passei pela Toyomec (tive problemas com eles). Minha última oficina foi a Toyonew.
Agradeço sugestões de oficinas, palpites e idéias.
Atenciosamente,
Daniel
Tenta na Toyomundi, a maioria leva lá, um forte abraço.
"Meu mecânico disse que a diferença de altura de 2cm do lado esquerdo para o direito é normal. Disse que o problema na tração4x4 está no diferencial central e cobrou um valor salgado somente para abrí-lo, disse que o acesso a ele é muito difícil."
Que eu saiba, esse modelo de hilux (SW4 96/97) não tem diferencial central.
Eu uso pneu Maxiss 771 AT e são muito bons de estabilidade, tanto no seco como na chuva.
Na minha opinião esse mecânico tá te enrolando. Tem que trocar mesmo urgentemente.
Abraços.
Outra coisa, diferenças de altura até acho normal, mas não 2cm. Isso é muito.
TCHEIGOR
20/05/2014, 23:21
Tô com o Clândio, não é normal essa diferença de altura! E o meca não parece conhecer bem a camionete. Evite mecânicos curiosos que vão usar teu carro como escola de aprendizagem, vá logo em alguém que entenda de toyota. Até alinhamento é complicado, uma vez quiseram corrigir a diferença de altura da minha mexendo na balança e não na barra de torção, não deixei fazer e procurei outra alinhadora pra fazer o serviço.
Daniel1971
21/05/2014, 00:57
"Meu mecânico disse que a diferença de altura de 2cm do lado esquerdo para o direito é normal. Disse que o problema na tração4x4 está no diferencial central e cobrou um valor salgado somente para abrí-lo, disse que o acesso a ele é muito difícil."
Que eu saiba, esse modelo de hilux (SW4 96/97) não tem diferencial central.
Eu uso pneu Maxiss 771 AT e são muito bons de estabilidade, tanto no seco como na chuva.
Na minha opinião esse mecânico tá te enrolando. Tem que trocar mesmo urgentemente.
Abraços.
Clandio, perdão: o problema está no diferencial dianteiro. O equívoco foi meu.
Durante a viagem ao Jalapão, o braço traseiro esquerdo da suspensão "roeu" a borracha interna em uma das pontas. Com isso, a bieleta dianteira direita estourou. Pense em um carro balançando em diagonal sempre que passava dos 60km, era o nosso. O mecânico anterior disse que trocou o braço traseiro esquerdo (e as duas bieletas dianteiras). Mas a diferença de altura, que ele disse ser normal, está presente no mesmo lado esquerdo, 2cm mais baixo.
Creio que a diferença de altura, esse desalinhamento, tem a ver com a falta de estabilidade do carro. No entanto, estou bastante satisfeito com os pneus Maxxis 771 AT.
Clandio, perdão: o problema está no diferencial dianteiro. O equívoco foi meu.
Durante a viagem ao Jalapão, o braço traseiro esquerdo da suspensão "roeu" a borracha interna em uma das pontas. Com isso, a bieleta dianteira direita estourou. Pense em um carro balançando em diagonal sempre que passava dos 60km, era o nosso. O mecânico anterior disse que trocou o braço traseiro esquerdo (e as duas bieletas dianteiras). Mas a diferença de altura, que ele disse ser normal, está presente no mesmo lado esquerdo, 2cm mais baixo.
Creio que a diferença de altura, esse desalinhamento, tem a ver com a falta de estabilidade do carro. No entanto, estou bastante satisfeito com os pneus Maxxis 771 AT.
Esse balanço, apesar de parecer ser na dianteira, na verdade, é na traseira.
O motorista chegar a balançar as costas no banco de um lado para o outro, certo?
São as barras transversas que estão com o embuchamento gasto.
Olhando por baixo da viatura, essas barras vão do eixo traseiro aos pés dos passageiros.
As buchas originais são de borracha. Troquei por PU e duraram apenas três meses.
Voltei para borracha e estão durando bem.:concordo:
Marcelo_Taz
21/05/2014, 11:01
Daniel a minha estava exatamente assim e so voltou ao normal depois de trocar umas coisinhas na traseira.
2 braços do tensor pequeno - não tem como trocar somente as buchas
4 buchas do braço do tensor grande
1 braço transversal - não tem como trocar somente as buchas
2 buchas do estabilizador traseiro
Comprei na Ferraço e chegou em 3 dias aqui em casa.
abs
calhiandro
21/05/2014, 11:53
Daniel a minha estava exatamente assim e so voltou ao normal depois de trocar umas coisinhas na traseira.
2 braços do tensor pequeno - não tem como trocar somente as buchas
4 buchas do braço do tensor grande
1 braço transversal - não tem como trocar somente as buchas
2 buchas do estabilizador traseiro
Comprei na Ferraço e chegou em 3 dias aqui em casa.
abs
Quanto custou tudo isso?
Daniel1971
21/05/2014, 12:42
Esse balanço, apesar de parecer ser na dianteira, na verdade, é na traseira.
O motorista chegar a balançar as costas no banco de um lado para o outro, certo?
São as barras transversas que estão com o embuchamento gasto.
Olhando por baixo da viatura, essas barras vão do eixo traseiro aos pés dos passageiros.
As buchas originais são de borracha. Troquei por PU e duraram apenas três meses.
Voltei para borracha e estão durando bem.:concordo:
O balanço que tive na viagem melhorou quando troquei a bieleta quebrada por uma de S-10 (o carro passou a balançar menos, e só acima de 80km/h). Quando cheguei ao Rio, troquei as duas bieletas e o braço traseiro esquerdo da suspensão. Após a troca, o balanço diagonal quase não é sentido. Mas o desalinhamento traseiro de 2cm surgiu e o carro "salta" muito nas imperfeições da pista e não firma nas curvas, transmitindo insegurança no dirigir.
Marcelo_Taz
21/05/2014, 16:51
Quanto custou tudo isso?
2 braços do tensor pequeno - 560,00 o par
4 buchas do braço do tensor grande - 340,00 jg 4 buchas
1 braço transversal - 523,00
2 buchas do estabilizador traseiro - 60,00 o par
abs
guilhermeabreu
21/05/2014, 19:48
O balanço que tive na viagem melhorou quando troquei a bieleta quebrada por uma de S-10 (o carro passou a balançar menos, e só acima de 80km/h). Quando cheguei ao Rio, troquei as duas bieletas e o braço traseiro esquerdo da suspensão. Após a troca, o balanço diagonal quase não é sentido. Mas o desalinhamento traseiro de 2cm surgiu e o carro "salta" muito nas imperfeições da pista e não firma nas curvas, transmitindo insegurança no dirigir.
CARO DANIEL
Me desculpe , mas enquanto vc for fazendo as devidas gambiarras em seu carro a cada momento vc terá um comportamento diferente e vc nunca vai saber o que esta provocando o que e poderá até provocar um acidente por causa da insegurança da estabilidade ruim .
SUGIRO a vc corrigir/trocar se nescesário as barras e buchas da suspensão TODAS ELAS POR ORIGINAIS e a partir daí investigar o que esta AINDA DE ERRADO caso a dirigibilidade ainda fique ruim , pq tive uma SW4 93 por longos 10 anos e a estabilidade era fenomenal , nunca havia trocado uma bucha sequer da suspensão traseira e o carro andava grudado no chão em curvas a 100km/h .
Marcelo_Taz
21/05/2014, 20:55
CARO DANIEL
Me desculpe , mas enquanto vc for fazendo as devidas gambiarras em seu carro a cada momento vc terá um comportamento diferente e vc nunca vai saber o que esta provocando o que e poderá até provocar um acidente por causa da insegurança da estabilidade ruim .
SUGIRO a vc corrigir/trocar se nescesário as barras e buchas da suspensão TODAS ELAS POR ORIGINAIS e a partir daí investigar o que esta AINDA DE ERRADO caso a dirigibilidade ainda fique ruim , pq tive uma SW4 93 por longos 10 anos e a estabilidade era fenomenal , nunca havia trocado uma bucha sequer da suspensão traseira e o carro andava grudado no chão em curvas a 100km/h .
Perfeito, eu comprei a minha em 2006 e sempre nas estradas com uma estabilidade impecável, ela começou a sambar e troquei - fev 2014 -os braços tensor e transversal ORIGINAIS e ela voltou a ter o comportamento normal, ESTÁVEL.
abs
Daniel1971
21/05/2014, 21:50
CARO DANIEL
Prezado Guilherme,
Por mais que eu edite as postagens, para acrescentar detalhes, sempre fica alguma coisa de fora.
Como escrevi no post acima, troquei a bieleta danificada por uma de S-10. Isso se deu porque, na pequena cidade de Campos Belos-GO, primeiro lugar onde pude parar após a quebra da peça, não foi possível conseguir uma bieleta original Toyota. Esse reparo foi emergencial.
Na sequência da postagem que fiz acima, repare que coloquei que, "quando cheguei ao Rio, troquei as duas bieletas", ou seja, meu carro não está mais com a bieleta de S-10. Ambas as bieletas colocadas são originais Toyota. Da mesma forma, o braço da suspensão traseira esquerda foi trocado por outro, também original Toyota.
Apesar do pouco tempo como Toyoteiro, percebi rapidamente que a importância das peças originais em um veículo 4x4 é maior do que em um carro comum. Tive problemas com a Toyomec que, por engano, instalou pivôs inferiores da suspensão da marca paralela Viemar, quando eu havia pago por originais Toyota. Voltei lá, exigi o dinheiro de volta, e com o valor, instalei originais Toyota no lugar. Desde que comprei o veículo, usado, substituí um grande número de peças da suspensão. Todas as peças pelas quais paguei, em reparos regulares, foram originais Toyota.
Não estou preocupado à toa. Se o carro está todo original, não era para estar torto nem instável desse jeito. Esteja seguro de que, se eu tivesse feito qualquer gambiarra no veículo, não viria aqui pedir ajuda, ou gastar o tempo precioso dos colegas de fórum.
Atenciosamente,
Daniel Fernandes.
guilhermeabreu
22/05/2014, 00:22
Prezado Guilherme,
Por mais que eu edite as postagens, para acrescentar detalhes, sempre fica alguma coisa de fora.
Como escrevi no post acima, troquei a bieleta danificada por uma de S-10. Isso se deu porque, na pequena cidade de Campos Belos-GO, primeiro lugar onde pude parar após a quebra da peça, não foi possível conseguir uma bieleta original Toyota. Esse reparo foi emergencial.
Na sequência da postagem que fiz acima, repare que coloquei que, "quando cheguei ao Rio, troquei as duas bieletas", ou seja, meu carro não está mais com a bieleta de S-10. Ambas as bieletas colocadas são originais Toyota. Da mesma forma, o braço da suspensão traseira esquerda foi trocado por outro, também original Toyota.
Apesar do pouco tempo como Toyoteiro, percebi rapidamente que a importância das peças originais em um veículo 4x4 é maior do que em um carro comum. Tive problemas com a Toyomec que, por engano, instalou pivôs inferiores da suspensão da marca paralela Viemar, quando eu havia pago por originais Toyota. Voltei lá, exigi o dinheiro de volta, e com o valor, instalei originais Toyota no lugar. Desde que comprei o veículo, usado, substituí um grande número de peças da suspensão. Todas as peças pelas quais paguei, em reparos regulares, foram originais Toyota.
Não estou preocupado à toa. Se o carro está todo original, não era para estar torto nem instável desse jeito. Esteja seguro de que, se eu tivesse feito qualquer gambiarra no veículo, não viria aqui pedir ajuda, ou gastar o tempo precioso dos colegas de fórum.
Atenciosamente,
Daniel Fernandes.
CARO DANIEL
Te peço desculpas 1.000.000 de vezes , é que a lingua portuguesa é bem complicada , falo isto aqui , agora sim deu para entender que vc fez trocas emergenciais na viagem , NA REALIDADE DAVA PARA ENTENDER DESTA FORMA , e ERREI com minhas palvaras com vc não me leve a mal sempre procuro ajudar e neste seu caminho vc vai chegar a solução definitiva e ficar 100% satisfeito com o seu carro tenho certeza disto .
A coisa mais importante vc já fez que foi em trocar de mecanico pois este que trocou e cobrou pelos pivôs ORIGINAIS e colocou VIEMAR merece é cadeia . Mas deixa pra lá e segue neste caminho que vc vai ficar com ela 100% .
Agora tem é que ver o motivo deste desnível que ela tem .
Abração e boa sorte aí
Daniel1971
22/05/2014, 00:56
Sossegado, Guilherme
Eu que te peço desculpas, deveria ter explicado melhor a situação. É sempre bom lembrarmos a todos da importância que tem as peças originais, principalmente os pivôs da suspensão dianteira (inferiores e superiores), cuja quebra pode resultar em acidentes gravíssimos.
Agradeço os seus conselhos e a preocupação com meu bem estar. Já marquei mecânico novo para este final de semana, e prometo postar aqui os resultados da análise que ele fizer da viatura.
Forte abraço,
Daniel
guilhermeabreu
22/05/2014, 18:25
Sossegado, Guilherme
Eu que te peço desculpas, deveria ter explicado melhor a situação. É sempre bom lembrarmos a todos da importância que tem as peças originais, principalmente os pivôs da suspensão dianteira (inferiores e superiores), cuja quebra pode resultar em acidentes gravíssimos.
Agradeço os seus conselhos e a preocupação com meu bem estar. Já marquei mecânico novo para este final de semana, e prometo postar aqui os resultados da análise que ele fizer da viatura.
Forte abraço,
Daniel
GRANDE DANIEL
Amigo não é vc que tem que pedir desculpas , o erro foi meu sim , e fico aliviado por vc ter me entendido , beleza , e vc encontrou o bom mecanico ? Ou melhor vc vai no mecanico indicado pelo pessoal daí do Rio , o Jorge.Duarte , o Delfim tem mecanico bom aí .
E qdo resolver a parada , coloca aqui o que estava de errado no seu carro .
Abração
Daniel1971
24/05/2014, 11:55
GRANDE DANIEL
Amigo não é vc que tem que pedir desculpas , o erro foi meu sim , e fico aliviado por vc ter me entendido , beleza , e vc encontrou o bom mecanico ? Ou melhor vc vai no mecanico indicado pelo pessoal daí do Rio , o Jorge.Duarte , o Delfim tem mecanico bom aí .
E qdo resolver a parada , coloca aqui o que estava de errado no seu carro .
Abração
Amigos,
Fui até a Mitt Car, e conversei com o Carlos, dono de lá, ele mesmo mecânico. O Cláudio saiu de lá. Quem está ajudando Carlos é sua esposa, Paula.
Carlos me pareceu bem sincero e me deu bastante atenção. Saímos com o carro, ele dirigindo, e ele detectou problemas em uma das molas traseiras. Pode ser que eu tenha que trocar também os amortecedores, mas isso só saberemos após a retirada das molas.
Sobre as molas ele propôs instalar Toyota originais (R$ 600,00) ou Tigre (R$ 400,00). Garantiu que, pela experiência dele, duram a mesma coisa. Vou dar uma conferida no tópico que fala de molas para a SW4, acho que alguém tinha dito lá que Tigre era furada.
Para minha surpresa a tração 4x4, quando acionada, não fez o ronco alto. Fez um barulho baixo. A reduzida não fez barulho algum. A causa parece ser os dois braços laterais que vão no diferencial dianteiro, que estão totalmente frouxos, e pingando óleo (ele falou o nome da peça mas me esqueci). Ele disse que esse reparo é emergencial, pois se o óleo secar, vai ficar ferro no ferro e dar problema.
Essa é a causa aparente do ronco na tração 4x4. Carlos falou que se houver danos internos no diferencial, teremos de abrir e trocar mais peças.
Enquanto o mecânico anterior cobrou o absurdo valor de R$ 3.500,00 somente para abrir o diferencial, Carlos disse que cobra a partir de R$ 250,00. Estou dando uma conferida na conta bancária para iniciar os reparos no carro, mas devo deixar para fazê-los perto de viajar, em julho.
O custo do litro do óleo lá na Mitt Car é honesto (R$ 14,00 o litro e R$ 20,00 a mão de obra trocando o filtro), sendo que ele cobra mais R$ 40,00 se for trocar o filtro de combustível. Nas outras oficinas era bem mais caro.
Mesmo sem ter começado a efetuar os reparos lá, vi bastante gente levando os veículos lá, e conversei com um cliente que leva o carro lá há mais tempo, ele me contou que confia no Carlos e está muito satisfeito com o trabalho dele.
Pela atenção, sinceridade no trato, rápido diagnóstico do carro e bons preços de mão de obra, recomendo o Carlos: Mitt Car - Rua Indígena, 20, São Lourenço, Niterói/RJ. Telefones: 2621-3080 e 7762-6495
Site:
Bem-vindo(a) a Mitt Car (http://www.mittcar.com.br)
O custo do litro do óleo lá na Mitt Car é honesto (R$ 14,00 o litro e R$ 20,00 a mão de obra trocando o filtro)
Site:
Bem-vindo(a) a Mitt Car (http://www.mittcar.com.br)
Compre um galão de 20 litros de óleo sai bem mais barato o preço do litro.
Daniel1971
24/05/2014, 12:53
Compre um galão de 20 litros de óleo sai bem mais barato o preço do litro.
Concordo que sai mais barato. Mas trocar filtro de combustível, óleo e filtro do óleo por R$ 60,00, sendo o preço do litro do óleo dele o mesmo que pago no posto, sendo que não tenho como fazer a troca do óleo em casa, pois não tenho onde descartá-lo, parece ser bem razoável.
Daniel1971
24/05/2014, 15:04
Prezado Guilherme, achei esse post seu aqui no tópico sobre molas da SW4, gostei dele, quando for fazer o serviço vou pedir para o Carlos olhar.
"A suspensão traseira de nossos carros é chamada de QUADRILINK pq tem 4 barras que seguram o eixo traseiro para fazer os movimentos da suspensão , para NÃO DEIXAR O EIXO ÍR PARA FRENTE OU PARA TRAS ( 02 barras ) E PARA NÃO DEIXAR O EIXO FAZER MOVIMENTOS NA LATERAL ( 02 BARRAS ) , é provavel que as buchas que fixam estas 4 barras estejam desgastadas e fazem com ísto a traseira balançar , estas buchas não são tão caras e SUGIRO CASO ESTEJAM COM FOLGA , COLOCAR ORIGINAIS TOYOTA".
guilhermeabreu
24/05/2014, 22:53
Prezado Guilherme, achei esse post seu aqui no tópico sobre molas da SW4, gostei dele, quando for fazer o serviço vou pedir para o Carlos olhar.
"A suspensão traseira de nossos carros é chamada de QUADRILINK pq tem 4 barras que seguram o eixo traseiro para fazer os movimentos da suspensão , para NÃO DEIXAR O EIXO ÍR PARA FRENTE OU PARA TRAS ( 02 barras ) E PARA NÃO DEIXAR O EIXO FAZER MOVIMENTOS NA LATERAL ( 02 BARRAS ) , é provavel que as buchas que fixam estas 4 barras estejam desgastadas e fazem com ísto a traseira balançar , estas buchas não são tão caras e SUGIRO CASO ESTEJAM COM FOLGA , COLOCAR ORIGINAIS TOYOTA".
DANIEL
Então estas barras quadrilink , nas maiores pode só trocar as buchas e nas menores tem que trocar os braços pq as buchas são chumbadas nas barras , tem gente que coloca mans não durm muito tempo , o certo é trocar as barras menores caso as buchas estejam com folga , qto as molas , vc deve ter lido lá que o INACIO da MOLAS SRC não esta querendo fazer mais para particuklares , mas para mim ele tem feito e não falou nada de não fazer mais .
Abraço estou a sua disposição .
Daniel1971
25/05/2014, 01:19
DANIEL
Então estas barras quadrilink , nas maiores pode só trocar as buchas e nas menores tem que trocar os braços pq as buchas são chumbadas nas barras , tem gente que coloca mans não durm muito tempo , o certo é trocar as barras menores caso as buchas estejam com folga , qto as molas , vc deve ter lido lá que o INACIO da MOLAS SRC não esta querendo fazer mais para particuklares , mas para mim ele tem feito e não falou nada de não fazer mais .
Abraço estou a sua disposição .
Ainda não cheguei nesse ponto do tópico de molas, que é enorme. Que pena que ele está parando de fazê-las.