PDA

Ver Versão Completa : Instalação guincho, duvida elétrica



JorgeMoraes
19/05/2014, 12:29
Olá, sou novo no forum, comprei um guincho para meu fourtrax 420..
comprei da AF Parts..

Minha duvida é, ligo ele direto na bateria?
ou há a necessidade de instalar um relé, ou algum porta fusivel antes?

leobertotto
20/05/2014, 11:51
Bom dia também sou novo no forum, tb tenho um fourtrax e gostaria de saber qual o guincho ideal para o fourtrax sem ser muito caro, e se é necessario o cabo ser sintético?

JorgeMoraes
20/05/2014, 12:13
Bom dia também sou novo no forum, tb tenho um fourtrax e gostaria de saber qual o guincho ideal para o fourtrax sem ser muito caro, e se é necessario o cabo ser sintético?

Tche, eu comprei este aqui -> Guincho Elétrico 3000lbs,1368kg, Para Jipe, Goiala, Buggy - R$ 538,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-558608593-guincho-eletrico-3000lbs1368kg-para-jipe-goiala-buggy-_JM)

vou começar a instalar essa semana..
vamos ver..

só estou na duvida se coloco relé ou não.. :x

Rodrigo Oliveira
20/05/2014, 16:55
Bom dia dependendo do guincho ele já vem com rele.
Como funciona o rele ?
R: Seria um aparelho que recebe um sinal de 12v com pouca amperagem que liga como fose a chave que aguenta bastante amperagem
Evitando ter que passar dois cabos grossos indo e voltando para bateria
O botão que é utilizado para ligar o rele pode usar o fio de 1mm ( bem fininho mesmo - pois nao vai amperagem apenas o pulso)

Caso voce não queira utilizar o rele ( tera que usar um djuntor ou botão que suporte muita amperagem )
Exemplo seu guincho puxa 1000 ( mil watts ) voce divide pela voltagem da bateria ( 12 V ) tera a amperagem que ira puxar
ficara 1000/12v = 83 amperes ( sem carga ou peso puxando ele )
Para aliviar a carga na bateria não danificar ou voce ficar sem bateria ( sempre deixe o quadriciclo ligado )
Desta forma a voltagem vai para 14,8 Volts
Então ficara 1000/14,8 = 67 amperes ( 90% dos alternadores de moto e quadriciclo produzem por volta de 400 a 600 wats
entao temos sendo produzidos no quadri 600 / 14,8 = 40 amperes ( de 40 para 67 amperes = 27 amperes que vai sair da sua bateria ) .... usar durante muito tempo vai acabar .Por isto nunca fique com ele desligado )

Agora voltando na questão do rele
Um cabo para suporta 50 amperes em 12 volts deve ser de 10mm ate 16 mm ( muito grosso )
não usando rele terá que puxar um cabo super grosso da bateria até o guidão do quadri que vai funcionar o guincho
deste botão ira sair outro super grosso para o guincho

E para finalizar não tenho tanta crtz mais as bateria de 7 amperes costuma conseguir enviar 7 amperes durante 1 h continuo ou 14 amperes em 30 minutos 28 amperes em 15 minutos ou 56 amperes em 7,5 minutos . mais o menos 10% pode variar dependendo do fabricante e do material usando como chumbo e cobre lá dentro.
Você tem por volta de 4 minutos de bateria ( com ele desligado )
:safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig:

leobertotto
23/05/2014, 12:25
E ai alguem sabe me dizer se esse guincho do amigo é bom? Ou precisar ser o WARN mesmo?

JorgeMoraes
23/05/2014, 12:35
Bom dia dependendo do guincho ele já vem com rele.
Como funciona o rele ?
R: Seria um aparelho que recebe um sinal de 12v com pouca amperagem que liga como fose a chave que aguenta bastante amperagem
Evitando ter que passar dois cabos grossos indo e voltando para bateria
O botão que é utilizado para ligar o rele pode usar o fio de 1mm ( bem fininho mesmo - pois nao vai amperagem apenas o pulso)

Caso voce não queira utilizar o rele ( tera que usar um djuntor ou botão que suporte muita amperagem )
Exemplo seu guincho puxa 1000 ( mil watts ) voce divide pela voltagem da bateria ( 12 V ) tera a amperagem que ira puxar
ficara 1000/12v = 83 amperes ( sem carga ou peso puxando ele )
Para aliviar a carga na bateria não danificar ou voce ficar sem bateria ( sempre deixe o quadriciclo ligado )
Desta forma a voltagem vai para 14,8 Volts
Então ficara 1000/14,8 = 67 amperes ( 90% dos alternadores de moto e quadriciclo produzem por volta de 400 a 600 wats
entao temos sendo produzidos no quadri 600 / 14,8 = 40 amperes ( de 40 para 67 amperes = 27 amperes que vai sair da sua bateria ) .... usar durante muito tempo vai acabar .Por isto nunca fique com ele desligado )

Agora voltando na questão do rele
Um cabo para suporta 50 amperes em 12 volts deve ser de 10mm ate 16 mm ( muito grosso )
não usando rele terá que puxar um cabo super grosso da bateria até o guidão do quadri que vai funcionar o guincho
deste botão ira sair outro super grosso para o guincho

E para finalizar não tenho tanta crtz mais as bateria de 7 amperes costuma conseguir enviar 7 amperes durante 1 h continuo ou 14 amperes em 30 minutos 28 amperes em 15 minutos ou 56 amperes em 7,5 minutos . mais o menos 10% pode variar dependendo do fabricante e do material usando como chumbo e cobre lá dentro.
Você tem por volta de 4 minutos de bateria ( com ele desligado )
:safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig::safari-rig:


Resumindo: "Use relé", hahahah isto?

mas o vendedor me garantiu que não há necessidade de um relé :x
até o guincho já veio com todos os cabos, que vão para a bateria e tal, são grossos, mas nada de exagero, agora só não me recordo em mm a bitola..mas vou fazer o teste sem relé, máximo que pode acontecer é esquentar demais o cabo, correto?

JorgeMoraes
23/05/2014, 12:37
E ai alguem sabe me dizer se esse guincho do amigo é bom? Ou precisar ser o WARN mesmo?

ainda não instalei, mas olhando pra ele, parece ser de boa qualidade..
vou ver se instalo no fim de semana :)
ai posto aqui :curtir:

Rodrigo Oliveira
23/05/2014, 16:04
Resumindo: "Use relé", hahahah isto?

mas o vendedor me garantiu que não há necessidade de um relé :x
até o guincho já veio com todos os cabos, que vão para a bateria e tal, são grossos, mas nada de exagero, agora só não me recordo em mm a bitola..mas vou fazer o teste sem relé, máximo que pode acontecer é esquentar demais o cabo, correto?

Não tem perigo de esquenta pois o cabo sera original, só vai esquentar se ultrapassar a amperagem do cabo .
Existe uma regra que nao lembro mais quantos mais longe o cabo mais metros vai tendo perca e comsumindo mais amperagem ( não e seu caso ) mais de 8 metros de cabo
Tanto que empresas que fazem som pesado, costuma coloca o modulo o mais perto da bateria para n te perda de amperagem no cabo. Um modulo de som profissional de carro chega a puxar mais de 200 amperes .

Unico incomodo para voce nao usar o relo, como falei o cabo grosso indo para o guidão do quadriciclo. Será um de entrada para a botoeira e outro para a saida ( sera o fio positivo )
Já o negativo nao leva para o guidão, manda direto para o guincho

JorgeMoraes
23/05/2014, 19:54
Não tem perigo de esquenta pois o cabo sera original, só vai esquentar se ultrapassar a amperagem do cabo .
Existe uma regra que nao lembro mais quantos mais longe o cabo mais metros vai tendo perca e comsumindo mais amperagem ( não e seu caso ) mais de 8 metros de cabo
Tanto que empresas que fazem som pesado, costuma coloca o modulo o mais perto da bateria para n te perda de amperagem no cabo. Um modulo de som profissional de carro chega a puxar mais de 200 amperes .

Unico incomodo para voce nao usar o relo, como falei o cabo grosso indo para o guidão do quadriciclo. Será um de entrada para a botoeira e outro para a saida ( sera o fio positivo )
Já o negativo nao leva para o guidão, manda direto para o guincho

Na verdade, pro guidom não vai um cabo grosso..
meu guincho veio assim..

Uma central, nessa central sai cabos de positivo e negativo que eu ligo no guincho, e outros dois cabos que eu ligo na bateria..
ai vem um quinto cabo(não tão grosso), que está conectado o botão de acionamento do guincho..
então não será um problema quanto a isso :D

meeeeeeenos mal, pq não sei instalar um relé :@

JorgeMoraes
26/05/2014, 12:04
Não tem perigo de esquenta pois o cabo sera original, só vai esquentar se ultrapassar a amperagem do cabo .
Existe uma regra que nao lembro mais quantos mais longe o cabo mais metros vai tendo perca e comsumindo mais amperagem ( não e seu caso ) mais de 8 metros de cabo
Tanto que empresas que fazem som pesado, costuma coloca o modulo o mais perto da bateria para n te perda de amperagem no cabo. Um modulo de som profissional de carro chega a puxar mais de 200 amperes .

Unico incomodo para voce nao usar o relo, como falei o cabo grosso indo para o guidão do quadriciclo. Será um de entrada para a botoeira e outro para a saida ( sera o fio positivo )
Já o negativo nao leva para o guidão, manda direto para o guincho

Amigo, beleza?
bom, fui instalar o guincho..
quanto as cabos, beleza, funcionou tudo certinho..prendi ele na dianteira do quadri, mas na hora de montar a frente, adivinha? não serviu a grade de ferro..
ai vem minha duvida, tenho que cortar algo?
posso cortar?
na verdade, o que teria que ser cortado, são os "braços" de ferro, que seguram o farol por trás, e o "braço" onde este do faro, está preso..
acho que não tem problema de eu cortar ali, e fazer um novo suporte para o farol..
ou vc acha que o guincho estã no lugar errado? ou o suporte do guincho não é o certo? mas foi o unico lugar que achei que ele "coube"...

Rodrigo Oliveira
26/05/2014, 13:14
Amigo, beleza?
bom, fui instalar o guincho..
quanto as cabos, beleza, funcionou tudo certinho..prendi ele na dianteira do quadri, mas na hora de montar a frente, adivinha? não serviu a grade de ferro..
ai vem minha duvida, tenho que cortar algo?
posso cortar?
na verdade, o que teria que ser cortado, são os "braços" de ferro, que seguram o farol por trás, e o "braço" onde este do faro, está preso..
acho que não tem problema de eu cortar ali, e fazer um novo suporte para o farol..
ou vc acha que o guincho estã no lugar errado? ou o suporte do guincho não é o certo? mas foi o unico lugar que achei que ele "coube"...

Eu acho que voce esta colocando no lugar errado , seria no fortrax ? caso seja ele fica la na parte de baixo

da uma olhada nas imagens
https://www.google.com.br/search?q=guincho+fourtrax&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=TmiDU5HHBNKwsAS4voCQBA&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1517&bih=725&dpr=0.9

JorgeMoraes
26/05/2014, 22:22
Eu acho que voce esta colocando no lugar errado , seria no fortrax ? caso seja ele fica la na parte de baixo

da uma olhada nas imagens
https://www.google.com.br/search?q=guincho+fourtrax&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=TmiDU5HHBNKwsAS4voCQBA&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1517&bih=725&dpr=0.9


Cara, ve se por estas fotos tu consegue ver..
talvez o suporte não seja o certo..
ou sei lá..
na ultima foto, marquei com riscos vermelhos, o que eu teria que cortar para servir..

HEEEEEEEEEEELP! hahaha

464594

464595

464596


464597

Rodrigo Oliveira
27/05/2014, 10:12
Local ta certo, mais colocando um pouco para esquerda ou direita não consegue colocar ? evita corta pois vai prejudicar .... tenta colocar a chapa de outra maneira .
Procura no google kondz , marcos condz ele e fera em guincho fazer instalação. Liga que ele e gente boa.... bate um papo com ele . Ele faz milagre
Kondz (http://www.kondz.com.br/)

JorgeMoraes
27/05/2014, 12:42
Local ta certo, mais colocando um pouco para esquerda ou direita não consegue colocar ? evita corta pois vai prejudicar .... tenta colocar a chapa de outra maneira .
Procura no google kondz , marcos condz ele e fera em guincho fazer instalação. Liga que ele e gente boa.... bate um papo com ele . Ele faz milagre
Kondz (http://www.kondz.com.br/)

Não encaixa..ou o guincho não serve nos buracos do suporte, ou não encaixa aquele ferro..
tbm não estou afim de cortar, pq depois pra vender, se querer tirar o guincho, tá aquele negócio tudo talhado lá..

vou ver se consigo falar com este camarada ai..

volto a postar qualquer novidade
obrigado!

hofeldmann
07/06/2014, 18:27
Boa tarde Jorge, também sou novato e igual a você comprei um Fourtrax e estava pensando em comprar esse guincho. Conseguiu instalar? A base (suporte) deu certo? Se puder postar umas fotos de como ficou agradeço.
Qualquer hora vamos marcar uma trilha, pois to sem parceria.

Abraço

hofeldmann
08/06/2014, 22:18
Jorge, o suporte para o Fourtrax é diferente mesmo, da uma olhada no link abaixo:

http://www.equipaquadri.com.br//_produtos/suporte-guincho-eletrico-fourtrax-420.php

JorgeMoraes
13/06/2014, 17:16
Jorge, o suporte para o Fourtrax é diferente mesmo, da uma olhada no link abaixo:

http://www.equipaquadri.com.br//_produtos/suporte-guincho-eletrico-fourtrax-420.php


olá amigo..
na verdade o quadri é do meu coroa..
mas as vezes pego, podemos marcar algo sim..andava de moto, conheço várias trilhas aqui na minha cidade ;)

tchÊ, o link, não consegui acessar :/

hofeldmann
14/06/2014, 12:25
tchÊ, o link, não consegui acessar :/[/QUOTE]

Acessa aí: EquipaQuadri - Comércio de peças e acessórios para Quadriciclos (http://www.equipaquadri.com.br)

wolfline
14/09/2014, 19:56
Cara, ve se por estas fotos tu consegue ver..
talvez o suporte não seja o certo..
ou sei lá..
na ultima foto, marquei com riscos vermelhos, o que eu teria que cortar para servir..

HEEEEEEEEEEELP! hahaha

464594

464595

464596


464597

amigo e ai como ficou essa instalacao?? pois to querendo comprar um desses!