Conectar

Ver Versão Completa : Voltagem caindo, amperagem estável

jipinhotoyota
19/05/2014, 12:05
Boa tarde, amigos!

Estou com um problema na minha SW4 2.8D 93 que tento sanar há meses e, até agora, nada!
Já troquei alternador, fiz o esquema com o regulador de voltagem Gauss, já revisei o carro inteiro em mais de 5 eletricistas e nada!

Tenho um voltímetro no painel, por onde acompanho a voltagem da bateria. Após a troca do alternador, com o motor em lenta e todos os acessórios desligados, se mantém acima de 13,5V, que é o certo. Quando ligo o AC na potência máxima, os números vão caindo, ficando abaixo de 12 e caindo...

Na semana passada instalei um amperímetro analógico, pra ter mais um dado. E acontece que está marcando cerca de 30A e o alternador segura essa carga toda, mesmo com AC ligado e faróis alto e de milha. Se mantém em cerca de 27 a 30A.

Alguém sabe me explicar que coisa maluca é essa? O eletricista disse que nunca viu isso. E o cara é bom e paciente. Está quebrando a cabeça pra tentar resolver isso.

Ah, bateria é uma Heliar de 75A com alguns meses de uso. Já levei na assistência e disseram estar OK.

Agradeço qualquer dica!

jipinhotoyota
19/05/2014, 12:09
Antes de trocar o alternador, estava marcando cerca de 10A em lenta. Quando ligava o AC, o marcador já ficava negativo.
Isso foi medido com um amperímetro daqueles portáteis.
E agora o que está me deixando intrigado é que a amperagem se mantém estável, mas a voltagem vai caindo continuamente. O que, pra mim, seria sinal de que a bateria estaria descarregando.

atsf
20/05/2014, 16:20
jipinhotoyota,

tenho um carro exatamente como o seu. Atualmente está no estaleiro também com problemas elétricos. Já mandei revisar alternador, trocar escova, comprei bateria de 90A, adaptei gauss, comprei regulador novo original e nada adiantou. Minha última esperança está a caminho: um novo alternador. É claro que me faltou um eletricista bom também, pois nenhum que levei resolveu a bronca. Por isso resolvi buscar os manuas de serviço do carro. E lá está assim:

"Inspeção do Sistema de Carga: Medidos com motor em 2.000 rpm

Sem carga (luzes, ar,aquecedor, etc. Desligados)::

Amperagem Padrão: 10A ou menos
Voltagem Padrão: 13.8 - 14.4 V a 25ºc

Se a tensão(V) não for padrão, ajustar o regulador. Se necessário, substitua o regulador.

Com carga (luzes, ar, aquecedor, etc. Ligados):

Amperagem: 30A ou mais

Se a leitura for menor que o padrão substitua o alternador.

o manual (em inglês) está disponível aqui:
http://www.toyota4wd.dk/Teknik/J70/Toyota%20Motor%20Manual%202Lt.pdf

DICA: Com a bateria completamente carregada, a indicação as vezes será menor que a padrão."

atsf
20/05/2014, 17:34
jipinhotoyota,

Resumindo o manual: se a amperagem está OK, mas a voltagem está caindo então o problema é no regulador de voltagem.

jipinhotoyota
23/05/2014, 19:17
jipinhotoyota,

Resumindo o manual: se a amperagem está OK, mas a voltagem está caindo então o problema é no regulador de voltagem.

Valeu, amigo!

Já tentamos fazer o ajuste no regulador de voltagem. Não adiantou. Com o Gauss manteve a mesma faixa.
No meu caso, a única explicação que consigo pensar é que o compressor do AC que tá instalado consome mais carga. Ele, pelo que me falaram, é de Santana. O ar gela legal, mas o alternador parece não estar dando conta dele.
Comprei este alternador zero bala da América Auto Peças recentemente. Acho que ele não deu conta mesmo. É de 50A da marca Unipoint. Tinha comprado um de 100A da mesma marca. Só que a bomba de vácuo ficava na frente e havia apenas duas saídas para aquelas mangueiras do vácuo. Enquanto no original são 3.

Sinceramente, não sei o que fazer, pois me disseram que não tem como aumentar a amperagem do alternador original, por conta de falta de espaço pra enrolar a peça.
Alguém já conseguiu fazer isso ou adaptou outro alternador mais potente?

Tava pensando em ir até a concessionária pra ver se identificavam o problema. Mas fui alertado que o valor do diagnóstico era R$195/h, caso não fosse realizar o serviço lá. Já pensou se levam umas 10h pra identificar ou tentam me empurrar um alternador novo?? Última vez que perguntei custava quase 3mil. :shock::shock::shock::shock::shock::shock:

Pode me dar uma luz, atsf? Como pensa em resolver seu problema?

TCHEIGOR
23/05/2014, 23:09
Não sei detalhes do teu caso, mas o que o alternador tem a ver com o compressor do ar condicionado? O teu compressor do A/C não é tocado por correia do motor? O consumo elétrico do A/C é mínimo, mesmo sendo digital. A tua RPM cai quando liga o A/C? Se tu só nota o problema com o ar ligado, pode ser algum problema na fiação da ventoinha elétrica do A/C. Como teu compressor é adaptado dá uma revisada na parte do acionamento elétrico da ventoinha, pois elétrica da toyota tem que conhecer pra mexer, é invertida a ligação, o interruptor está no negativo e não no positivo como todo eletricista está acostumado a fazer. Se for realmente ligação invertida é estranho não ter queimado nenhum fusível, mas como tem adaptação...acho que é um bom ponto de partida.
Boa sorte!

Walter da Camper
24/05/2014, 12:51
De fato o alternador não tem nada a ver com o compressor, mas quando o ar é ligado o consumo elétrico fica bem alto por causa das 2 ventoinhas (radiador e interna). Tanto é assim que a maioria dos carros que tem ar-cond a amperagem do alternador e da bateria são maiores.
O que eu acho estranho é o alternador original ser de apenas 50A num carro que tem AC de fábrica. O meu com 90A cai mais de 1/2 volt quando ligo o AC.

"jipinhotoyota", como está ligado este amperímetro? Entre a bateria e todo o resto? ou entre o alternador e a bateria? Se for a segunda opção, a corrente vai ficar estável, mesmo que a bateria esteja descarregando.

Não sei detalhes do teu caso, mas o que o alternador tem a ver com o compressor do ar condicionado? O teu compressor do A/C não é tocado por correia do motor? O consumo elétrico do A/C é mínimo, mesmo sendo digital. A tua RPM cai quando liga o A/C? Se tu só nota o problema com o ar ligado, pode ser algum problema na fiação da ventoinha elétrica do A/C. Como teu compressor é adaptado dá uma revisada na parte do acionamento elétrico da ventoinha, pois elétrica da toyota tem que conhecer pra mexer, é invertida a ligação, o interruptor está no negativo e não no positivo como todo eletricista está acostumado a fazer. Se for realmente ligação invertida é estranho não ter queimado nenhum fusível, mas como tem adaptação...acho que é um bom ponto de partida.
Boa sorte!

jipinhotoyota
24/05/2014, 20:17
Boa sorte!

Boa pergunta, meu caro. Sinceramente, não sei te dizer se tem lógica. Estou tentando desvendar este mistério.
O compressor tem uma correia. Sei que ele é adaptado (Santana). Inclusive, o suporte dele também é adaptado. Peguei o carro assim.
Acabei de tirar umas fotos pra mostrar pra vocês como ele está. Está bastante empoeirado, porque ainda não tive tempo de limpar depois que passou mais de 10 dias na oficina.

464226 464228 464229 464231

Vi num outro tópico aqui no fórum, com um relato parecido de voltagem caindo, que foi resolvido apenas apertando a polia. Parece que a correia do alternador não estava bem tensionado, gerando uma folga.
Segundo o eletricista, no meu caso isso não ocorre.
Será que esse suporte adaptado pro compressor pode tá influenciando nisso? De repente, a correia não é de tamanho apropriado, devido à adaptação que foi feita?

Infelizmente, não consigo saber a rotação certa do motor, pois o tacômetro não tá funcionando. Numa das tentativas de resolver o problema do alternador, por um instante, o tacômetro passou a funcionar perfeitamente, pela primeira vez comigo. Mas aí teve que retirar o alternador e parou de funcionar de novo.
Mas sinto que a rotação dele oscila um pouco mesmo. Com relação à ventoinha, mesmo com ela desligada isso ocorre. Fizemos este teste também. Tinha um rapaz que mexe com AC ao lado. Ele olhou tudo e disse que a instalação está OK.

Obrigado pela dica que deu. Este eletricista que levei foi o melhor até agora, apesar de não ter resolvido. Ele revisou a elétrica do carro todo e me disse que os faróis estavam ligados errados. Deveriam estar invertidos, mas acabaram ligando do jeito convencional. Isto é, ele colocou como original (invertido).

Sua viatura é igual a minha, não é, TCHEIGOR? O alternador é original (55A)? Você sabe me informar quanto marca na voltagem com AC ligado/desligado?

jipinhotoyota
24/05/2014, 20:41
De fato o alternador não tem nada a ver com o compressor, mas quando o ar é ligado o consumo elétrico fica bem alto por causa das 2 ventoinhas (radiador e interna). Tanto é assim que a maioria dos carros que tem ar-cond a amperagem do alternador e da bateria são maiores.
O que eu acho estranho é o alternador original ser de apenas 50A num carro que tem AC de fábrica. O meu com 90A cai mais de 1/2 volt quando ligo o AC.

"jipinhotoyota", como está ligado este amperímetro? Entre a bateria e todo o resto? ou entre o alternador e a bateria? Se for a segunda opção, a corrente vai ficar estável, mesmo que a bateria esteja descarregando.

Walter da Camper,

concordo com você. Os carros atuais vêm com alternador mais possantes. O original da Hilux tem 55A.
Como disse anteriormente, juntou desespero e ansiedade e acabei comprando um de 100A. Só que era incompatível com o meu carro, a não ser que tentasse uma adaptação, que descartamos à época, pensando que o de 50A da mesma marca resolveria a questão. Nessa brincadeira gastei mais de mil reais, sendo que uns R$250 só de frete, incluindo a troca que fiz com a América.
Tudo isso pra não resolver meu problema. :freaking::freaking::freaking:
A bateria que está no carro é de 75A. Original é de 85A. Mas, com o suporte do compressor adaptado, não consegui colocar a de 90A. Mas a bateria é nova. Não tem um ano e está na garantia.

Com relação ao amperímetro, te confesso que não sei te explicar. Eu também fiz essa pergunta a ele. Acredito que seja entre a bateria e o resto. Mas parece que ele ligou no alternador também. Mas, segundo ele, fez como consta no manual. Tinha um esquema desenhado.
Parece que vou ter que investir agora num amperímetro desses portáteis pra tirar a dúvida. Tá difícil. $$$$$$

Acabei de fazer alguns testes com o carro e fiz uma tabela com a voltagem e amperagem em cada situação. Segue resultado:

Motor na lenta
Alta rotação

Teste
Descrição
Volts
Amperes
Volts
Amperes

1
Sem acessórios
14,4
20-25
14,4
20-25

2
Farol
13,7
32-35
14,3
32

3
Farol + Milhas
12,9
30
13,1
32

4
AC 1º estágio
13,2
30
14
32

5
AC 2º estágio
13,1
30
14
30

6
AC 3º estágio
12,9
30
13,2
32

7
AC 4º estágio
12,8
30
12,9
32

*Não consigo estimar a amperagem exata, pois o aparelho é analógico e marca a cada 15A; o voltímetro é digital.
*Em todos os casos com baixa rotação trata-se da 1ª marca registrada. Depois, os números iam caindo. Exceto quando sem acessórios ligados.
*Em alta rotação, a voltagem se mantinha, exceto no último caso.

Infelizmente, acabei de descobrir que não é só com o AC ligado o problema. Até o farol está fazendo a voltagem cair. E vai baixando bastante, cerca de 0,1V a cada 10s.

Agora, uma coisa é certa. O alternador deveria segurar, no mínimo, os faróis, não é verdade??
Amigo, que problemão! Tá complicado!

Muito obrigado pela luz!

Walter da Camper
25/05/2014, 12:47
Parece que seu amperímetro está ligado entre o alternador e o restante do circuito, pois a corrente positiva está aumentando quanto se acrescenta consumo. Nesse caso estará medindo apenas a capacidade de fornecimento do alternador, que parece estar limitada em 35A e não nos 50A especificados, o que pode indicar defeito no alternador ou retificador.
Para ter certeza do ponto de ligação, verifique se o amperímetro marca algo com o motor desligado. Se estiver ligado na bateria ele deve ir aumentando a corrente negativa cada vez que se liga um acessório (farol, milhas, ventoinha do AC...). Ao ligar o carro, a corrente deve passar a positiva em razão da carga fornecida pelo alternador.
Se estiver ligado no alternador não vai marcar nada com o carro desligado e os acessórios consumindo bateria.

Jsantos
25/05/2014, 13:53
O Santana que usa esse compressor de ar tem alternador de 90 amperes, fui colocar ar condicionado em um palio, o técnico me falou que era obrigatória a troca do alternador original (65 amperes) por um de maior amperagem (90 amperes).

Alternador do Santana
464354

jipinhotoyota
25/05/2014, 14:47
Parece que seu amperímetro está ligado entre o alternador e o restante do circuito, pois a corrente positiva está aumentando quanto se acrescenta consumo. Nesse caso estará medindo apenas a capacidade de fornecimento do alternador, que parece estar limitada em 35A e não nos 50A especificados, o que pode indicar defeito no alternador ou retificador.
Para ter certeza do ponto de ligação, verifique se o amperímetro marca algo com o motor desligado. Se estiver ligado na bateria ele deve ir aumentando a corrente negativa cada vez que se liga um acessório (farol, milhas, ventoinha do AC...). Ao ligar o carro, a corrente deve passar a positiva em razão da carga fornecida pelo alternador.
Se estiver ligado no alternador não vai marcar nada com o carro desligado e os acessórios consumindo bateria.

Walter da Camper,

você tem razão. Quando o eletricista me mostrou o que estava acontecendo após a instalação do amperímetro, também fiz o mesmo questionamento a ele. Pois a intenção era medir, digamos, o "saldo" de corrente no sistema, ou seja, (corrente gerada) - (corrente utilizada).
Fiz o teste agora. Realmente, não marca nada com o carro desligado (posição de acessórios), tampouco fica negativo ao ligar o farol, por exemplo. Parece estar medindo a corrente gerada pelo alternador somente.

Muito estranho. Pois, com o alternador original, batia cerca de 10A só. Ao ligar o AC, passava pra negativo. Mas isso utilizando amperímetro portátil, ligado na bateria.

Obrigado por me ajudar a matar mais esta.

jipinhotoyota
25/05/2014, 15:02
O Santana que usa esse compressor de ar tem alternador de 90 amperes, fui colocar ar condicionado em um palio, o técnico me falou que era obrigatória a troca do alternador original (65 amperes) por um de maior amperagem (90 amperes).

Alternador do Santana
464354

Jsantos,

obrigado pela contribuição.
Muitas pessoas me falaram isso, inclusive, eletricistas. Que o alternador deveria gerar mais corrente.
Mas o que me deixa intrigado é que ele possui 55A originalmente. Creio que a maioria não passa por esse problema, tendo alternador original e com AC, faróis, milhas, etc ligados.
Por que tenho de ser o premiado??

O alternador que está instalado agora no meu carro é este. Comprei mês passado zerado na América: UNIPOINT-Your Best Choice for Starters, Alternators, A/C Compressors, Wiper Blades, Fan motors (http://www.unipoint.com.tw/Product_infoPage.aspx?Id=8979)

Antes, havia comprado este outro com eles mesmos: UNIPOINT-Your Best Choice for Starters, Alternators, A/C Compressors, Wiper Blades, Fan motors (http://www.unipoint.com.tw/Product_infoPage.aspx?Id=8970)

Pensei que seria compatível. Não me atentei ao modelo correto e acabei tendo que devolvê-lo. Mas acredito que os seus 100A cairiam como uma luva no meu caso.

Continuo na minha dúvida. Se as viaturas dos colegas rodam tranquilamente com alternador original, por que no meu caso acontece isso? Seria problema no alternador? Ou seria possível alguma instalação elétrica errada?

E, se for o caso, como colocar um alternador mais possante, que dê conta do recado?
É verdade que não tem como mesmo aumentar a capacidade do alternador original, por conta do tamanho da carcaça dele?

Jsantos
25/05/2014, 18:10
Jsantos,

obrigado pela contribuição.
Muitas pessoas me falaram isso, inclusive, eletricistas. Que o alternador deveria gerar mais corrente.
Mas o que me deixa intrigado é que ele possui 55A originalmente. Creio que a maioria não passa por esse problema, tendo alternador original e com AC, faróis, milhas, etc ligados.
Por que tenho de ser o premiado??

O alternador que está instalado agora no meu carro é este. Comprei mês passado zerado na América: UNIPOINT-Your Best Choice for Starters, Alternators, A/C Compressors, Wiper Blades, Fan motors (http://www.unipoint.com.tw/Product_infoPage.aspx?Id=8979)

Antes, havia comprado este outro com eles mesmos: UNIPOINT-Your Best Choice for Starters, Alternators, A/C Compressors, Wiper Blades, Fan motors (http://www.unipoint.com.tw/Product_infoPage.aspx?Id=8970)

Pensei que seria compatível. Não me atentei ao modelo correto e acabei tendo que devolvê-lo. Mas acredito que os seus 100A cairiam como uma luva no meu caso.

Continuo na minha dúvida. Se as viaturas dos colegas rodam tranquilamente com alternador original, por que no meu caso acontece isso? Seria problema no alternador? Ou seria possível alguma instalação elétrica errada?

E, se for o caso, como colocar um alternador mais possante, que dê conta do recado?
É verdade que não tem como mesmo aumentar a capacidade do alternador original, por conta do tamanho da carcaça dele?

Pelo que andei olhando no catalogo de peças existem modelos de alternador de 40A, 55A, 75A e 90A.
será que o alternador do teu carro é original?

se quiser me passa o chassi do teu carro por mp que eu consulto no catálogo de peças a aplicação correta, se quiser pode baixar ele aqui

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/107002-catalogo-pecas-toyota.html

alternador de 90 A a venda no ml
464416

Jsantos
25/05/2014, 19:54
ou podes consultar o catálogo on line aqui
TOYOTA | Japan Parts EU (http://www.japan-parts.eu/)

jipinhotoyota
25/05/2014, 20:28
Pelo que andei olhando no catalogo de peças existem modelos de alternador de 40A, 55A, 75A e 90A.
será que o alternador do teu carro é original?

se quiser me passa o chassi do teu carro por mp que eu consulto no catálogo de peças a aplicação correta, se quiser pode baixar ele aqui

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/107002-catalogo-pecas-toyota.html

alternador de 90 A a venda no ml
464416

Jsantos,

obrigado por se disponibilizar em fazer essa busca por mim. Não consigo enviar MP ainda, mas já havia procurado a peça com o nº do chassi.
Eu descobri que o alternador era de 55A no fim do ano passado, realizando a busca através do chassi no Toyodiy.
Segue o código:

27020
ALTERNATOR ASSY

27020-54354
12V 55A

Já levei o carro em uma auto-elétrica onde me falaram que meu carro não teria AC de fábrica. Isso explicaria os 55A do alternador.
Contestei isso, pois ele vem de fábrica, sim.
Aliás, segue o código do compressor:

COMPRESSOR ASSY, COOLER

88320-35371

Acredito que todas as Hilux japonesas vieram com o alternador de 55A. Não tenho certeza quanto às argentinas.

Jsantos
25/05/2014, 20:57
Jsantos,

obrigado por se disponibilizar em fazer essa busca por mim. Não consigo enviar MP ainda, mas já havia procurado a peça com o nº do chassi.
Eu descobri que o alternador era de 55A no fim do ano passado, realizando a busca através do chassi no Toyodiy.
Segue o código:

27020
ALTERNATOR ASSY

27020-54354
12V 55A

Já levei o carro em uma auto-elétrica onde me falaram que meu carro não teria AC de fábrica. Isso explicaria os 55A do alternador.
Contestei isso, pois ele vem de fábrica, sim.
Aliás, segue o código do compressor:

COMPRESSOR ASSY, COOLER

88320-35371

Acredito que todas as Hilux japonesas vieram com o alternador de 55A. Não tenho certeza quanto às argentinas.

o alternador é original porém foi atualizado por outro de 55A, o da minha sw4 é de 60A.
464442

imagem da nova peça
464443

TCHEIGOR
25/05/2014, 22:07
jipinho a minha tem o alternador original de 55A, mas to com uma bateria de 90A. Durou 3 anos a última que botei.
Um problema das nossas japas (que são vintage) é justamente a parte elétrica, e não é problema de fábrica, é problema de idade mesmo. Naturalmente o alternador vai perdendo eficiência com o tempo, devido ao desgaste. Mas além disso, todas as conexões também perdem a 'boa capacidade de conduzir a energia' , oxidam e criam pontos de resistência que exigem ainda mais do alternador. Uma carga de 10A pode virar 15A por causa de uma má conexão. Gerando ainda um sobreaquecimento que pode trazer risco de incêndio. Muitas vezes a simples troca do alternador não resolva porque já há muitos pontos de oxidação. O ideal seria uma revisão principalmente nos pontos de conexão do negativo (terra, ou carcaça do veículo), onde ocorre muito problema. Quanto à oscilação que vc falou que sente ao ligar o a/c é normal só se o rpm sobe, pois o vácuo do compressor aciona uma válvula que acelera o motor para compensar a carga extra. Se cai o rpm quando liga o ar tem que verificar essa válvula, que fica bem junto da BI, ou a mangueira que liga ela ao compressor.

Walter da Camper
26/05/2014, 08:12
Corretíssimo. O próximo passo é revisar todas as ligações e conexões para ver se não tem osmar-contato ou mesmo ligação errada. Até a lâmpada de aviso do painel influencia no comportamento do alternador, pois é ela que fornece a corrente inicial de excitação (ops...) para as bobinas do alternador. Verifique se está com a lâmpada correta.

Outro teste interessante é utilizar um multímetro, de preferencia digital, e media a tensão em diversos pontos com o carro ligado e todos os consumidores ativos: polos da bateria, saída do alternador, tomada do acendedor, antes e depois do amperímetro...
Nesse teste dá para diagnosticar queda de tensão devido a conexões ou componentes ruins (chaves, fusíveis, soquetes...).

Analisando os números, vê-se que no seu caso a bateria está realmente descarregando, porque os 30A do alternador mal dão para alimentar as ventoinhas do AC (em torno de 15A cada). Somando uns 10A dos farois, mais uns 9A dos milhas, certamente ultrapassa esses 30 e a bateria tem que fornecer o resto.

Boa sorte no diagnóstico.

jipinho a minha tem o alternador original de 55A, mas to com uma bateria de 90A. Durou 3 anos a última que botei.
Um problema das nossas japas (que são vintage) é justamente a parte elétrica, e não é problema de fábrica, é problema de idade mesmo. Naturalmente o alternador vai perdendo eficiência com o tempo, devido ao desgaste. Mas além disso, todas as conexões também perdem a 'boa capacidade de conduzir a energia' , oxidam e criam pontos de resistência que exigem ainda mais do alternador. Uma carga de 10A pode virar 15A por causa de uma má conexão. Gerando ainda um sobreaquecimento que pode trazer risco de incêndio. Muitas vezes a simples troca do alternador não resolva porque já há muitos pontos de oxidação. O ideal seria uma revisão principalmente nos pontos de conexão do negativo (terra, ou carcaça do veículo), onde ocorre muito problema. Quanto à oscilação que vc falou que sente ao ligar o a/c é normal só se o rpm sobe, pois o vácuo do compressor aciona uma válvula que acelera o motor para compensar a carga extra. Se cai o rpm quando liga o ar tem que verificar essa válvula, que fica bem junto da BI, ou a mangueira que liga ela ao compressor.

sandro_ventania
26/05/2014, 09:56
"Analisando os números, vê-se que no seu caso a bateria está realmente descarregando, porque os 30A do alternador mal dão para alimentar as ventoinhas do AC (em torno de 15A cada). Somando uns 10A dos farois, mais uns 9A dos milhas, certamente ultrapassa esses 30 e a bateria tem que fornecer o resto."

Tem certeza que a ventoinha do ar condicionado consome 15A ??? Achei muito! E o alternador é de 50A não de 30.

Walter da Camper
26/05/2014, 12:17
Sandro, embora o alternador seja de 50A, o amperímetro ligado a ele indica que está fornecendo apenas 30A, o que pode ser a causa do defeito (regulador/retificador defeituoso).

Quanto ao consumo da ventoinha, eu medi 18A na ventoinha de Astra que está adaptada no meu CJ5. Considerando que as de ar-cond geralmente são mais fracas que as de radiador, principalmente no caso da Hilux que tem ventoinha mecânica para o radiador, eu chutei esses 15 A.

"Analisando os números, vê-se que no seu caso a bateria está realmente descarregando, porque os 30A do alternador mal dão para alimentar as ventoinhas do AC (em torno de 15A cada). Somando uns 10A dos farois, mais uns 9A dos milhas, certamente ultrapassa esses 30 e a bateria tem que fornecer o resto."

Tem certeza que a ventoinha do ar condicionado consome 15A ??? Achei muito! E o alternador é de 50A não de 30.

jipinhotoyota
26/05/2014, 16:24

TCHEIGOR,

voce tem razao. Antes de trocar o alternador, havia conversado com o rapaz que ficou de instalar o meu som, que comprei em dezembro e ainda nao consegui faze-lo funcionar por conta deste problema. Ele me falou pra pedir ao eletricista pra colocar um fio mais grosso do alternador para a bateria, pois ele poderia apresentar uma resistencia e interferir na corrente, devido ao tempo que esta la.
Quanto a oscilacao da rotacao, infelizmente, nao tenho como afirmar com certeza o que ocorre. O meu tacometro nao ta funcionando. Chegou a funcionar perfeitamente em um determinado momento, entre a troca de um alternador e o outro. Acredito que seja algum fio mal conectado, pois ele funcionou perfeitamente e depois que o eletricista mexeu parou novamente de funcionar.
Mas acredito que a rotacao eleve um pouco, sim, com o AC. E certo que muda algo, mas confesso que e tao pouco que nao percebo se e pra mais ou pra menos. Estava ciente disso. O eletricista chegou a verificar tambem.

Pretendo deixar o carro amanha em outra auto-eletrica. Com as informacoes que me passaram, tenho certeza que vai ficar mais facil resolver. Acredito que o caminho das pedras e este mesmo de buscar onde estao as conexoes oxidadas que estao roubando corrente.

(Desculpe pela falta de acentos no meu teclado)

jipinhotoyota
26/05/2014, 16:38
Corretíssimo. O próximo passo é revisar todas as ligações e conexões para ver se não tem osmar-contato ou mesmo ligação errada. Até a lâmpada de aviso do painel influencia no comportamento do alternador, pois é ela que fornece a corrente inicial de excitação (ops...) para as bobinas do alternador. Verifique se está com a lâmpada correta.

Outro teste interessante é utilizar um multímetro, de preferencia digital, e media a tensão em diversos pontos com o carro ligado e todos os consumidores ativos: polos da bateria, saída do alternador, tomada do acendedor, antes e depois do amperímetro...
Nesse teste dá para diagnosticar queda de tensão devido a conexões ou componentes ruins (chaves, fusíveis, soquetes...).

Analisando os números, vê-se que no seu caso a bateria está realmente descarregando, porque os 30A do alternador mal dão para alimentar as ventoinhas do AC (em torno de 15A cada). Somando uns 10A dos farois, mais uns 9A dos milhas, certamente ultrapassa esses 30 e a bateria tem que fornecer o resto.

Boa sorte no diagnóstico.

Walter,

novamente, obrigado pela luz. Acredito que o caminho seja esse mesmo.Vou levar o carro amanha em outra auto-eletrica e pedir para analisarem esses pontos que voces citaram.
Agora, se os numeros que voce citou estao corretos, de fato, 55A nao da pra nada quase, ne? Sao quantas ventoinhas do AC? Nao e apenas uma do AC e uma do radiador? Ah, parece que tem uma ventoinha auxiliar pro condensador (ou seria compressor), ne?

Eu comprei um alicate amperimetro portatil. Pelo que li na internet nao daria muito certo, mas resolvi testar. Sera que consigo verificar a corrente com ele direto na bateria? Ele vem com as pontas (nao sei se e assim que se fala) com os dois polos. E tem uma chave que vai ate 200 e outra ate 1000A.
Eu ja espetei la e nao apareceu nada. Fiquei na duvida de onde conectar os fios vermelho e preto, pois sao 3 entradas.
Segue o link: Materiais Elétricos | Multímetro Digital com Alicate Amperímetro - Foxlux (http://www.foxlux.com.br/site/produtos/materiais-eletricos/multimetro-digital-com-alicate-amperimetro/)

464508

Walter da Camper
26/05/2014, 19:36
Pelo que deu pra ver na foto esse amperímetro só mede corrente alternada (AC) e por isso não vai servir para outra coisa exceto medir voltagem (Volts DC nas pontas preta e vermelha). Além disso a medição de corrente é somente no modo alicate, ou seja, colocando o fio a ser medido no interior da garra, sem usar as pontas de prova (que só funcionam para medir tensão ou resistência).

O ar-condicionado possui 2 ventoinhas, a interna (evaporador) e a do radiador (condensador).

Enquanto não leva no auto-elétrico, experimente medir a tensão (Volts DC) em vários pontos com esse multímetro que certamente é mais preciso do que o que está no painel.

Sei que isso já foi visto, mais vale lembrar que correia frouxa ou gasta faz o alternador patinar e perder eficiência. Tente girar a polia utilizando uma chave no parafuso central, se girar sem muito esforço é porque está patinando. Se o motor começãr a girar junto então está Ok.

Boa sorte

jipinhotoyota
27/05/2014, 15:57
Pelo que deu pra ver na foto esse amperímetro só mede corrente alternada (AC) e por isso não vai servir para outra coisa exceto medir voltagem (Volts DC nas pontas preta e vermelha). Além disso a medição de corrente é somente no modo alicate, ou seja, colocando o fio a ser medido no interior da garra, sem usar as pontas de prova (que só funcionam para medir tensão ou resistência).

O ar-condicionado possui 2 ventoinhas, a interna (evaporador) e a do radiador (condensador).

Enquanto não leva no auto-elétrico, experimente medir a tensão (Volts DC) em vários pontos com esse multímetro que certamente é mais preciso do que o que está no painel.

Sei que isso já foi visto, mais vale lembrar que correia frouxa ou gasta faz o alternador patinar e perder eficiência. Tente girar a polia utilizando uma chave no parafuso central, se girar sem muito esforço é porque está patinando. Se o motor começãr a girar junto então está Ok.

Boa sorte

Walter da Camper,

voce e eletricista? Sabe tudo!
Valeu mesmo por essas dicas. Infelizmente, gastei dinheiro a toa comprando este amperimetro, pois ja tinha um multimetro.
Mas ja deixei o carro no auto-eletrico. Estou aguardando uma posicao deles.
Assim que tiver noticia, posto aqui.
Muito obrigado pela contribuicao! :concordo:

Walter da Camper
27/05/2014, 16:56
Rs...rs... Não sou eletricista...8--) mas meu sonho é ser bombista...:lol: (estou estudando para mexer na BI da minha viatura).
Esse forum tem tanta informação técnica que até médico e advogado (como eu:twisted:) mete a mão na graxa.
Grande abraço.

jipinhotoyota
29/05/2014, 10:24
Rs...rs... Não sou eletricista...8--) mas meu sonho é ser bombista...:lol: (estou estudando para mexer na BI da minha viatura).
Esse forum tem tanta informação técnica que até médico e advogado (como eu:twisted:) mete a mão na graxa.
Grande abraço.

Se quiser fazer um bico entre uma audiencia e outra, ja tem como! :concordo:
Mas voce tem razao. Tem muita informacao aqui. E a gente vai aprendendo bastante principalmente com os perrengues que passamos.
Boa sorte quando for mexer na BI.

Deixei meu carro anteontem com o sr. Gilson, da Auto-Eletrica Irmaos Unidos, em Ramos, uma das mais recomendadas pelo pessoal do Rio.
Enviei o link a ele e pedi que olhasse nosso debate aqui. Quando tiver uma resposta, aviso a voces.

Um abraco!

EduQxQ
03/06/2014, 15:17
Olá JipinhoToyota,
Conseguiu um bom eletricista?
na espectativa.

Um abraço,
Edu

v_jordao
04/06/2014, 14:11
também no aguardo, pois a minha ta com o seguinte problema, se eu ando demais na estrada, ela descarrega a bateria, dai só no tranco, na cidade fica tranquilo, a impressão que dá é que se esquentar demais ela não carrega, alguém já passou por esta situação? levei num eletricista e ele quer que deixe a vtr uns 3 dias pra tentar descobrir o problema,

Walter da Camper
04/06/2014, 14:38
A única lógica para isso acontecer é a correia estar frouxa ou muito desgastada a ponto de patinar com a força feita para tocar o ventilador em alta rotação.

A primeira coisa a fazer, é instalar um voltímetro e testar na estrada.
Nem que seja um multímetro barato ligado no acendedor.

também no aguardo, pois a minha ta com o seguinte problema, se eu ando demais na estrada, ela descarrega a bateria, dai só no tranco, na cidade fica tranquilo, a impressão que dá é que se esquentar demais ela não carrega, alguém já passou por esta situação? levei num eletricista e ele quer que deixe a vtr uns 3 dias pra tentar descobrir o problema,

jipinhotoyota
05/06/2014, 11:57
Olá JipinhoToyota,
Conseguiu um bom eletricista?
na espectativa.

Um abraço,
Edu

Olá, Edu!
Valeu pela torcida!

Como falei, na terça passada deixei o carro numa auto-elétrica bem recomendada pelo pessoal do fórum aqui do Rio.
Ficou lá até 6ª feira, sem que eu tivesse uma explicação pra isso. Fui buscar a viatura na sexta e, de acordo com o eletricista, que está acostumado a mexer com estes carros, todos apresentam o mesmo quadro. E que isso se dá por conta do alternador de baixa amperagem. Deixei meu alternador original lá. Ele me disse que iria tentar aumentar a amperagem dele e colocar um regulador de voltagem interno. Disse que ia tentar chegar por volta de 100 a 120A, pra poder aguentar o AC tranquilo, que, segundo ele, consumiria cerca de 40A (ventoinhas).
Não esperava por isso, pelo alternador ser originalmente de 55A.

Mas essa semana estive na concessionária Toyota realizando um serviço e, claro, aproveitei pra trocar uma ideia com o eletricista sobre o assunto. Falei sobre o problema e ele já veio dizendo: "esse alternador aí é de quanto? 85A?".
Ele disse que, de fato, os 55A não são capazes de aguentar o consumo do AC. Falou que a saída seria justamente essa, de fazer uma adaptação, aumentar a amperagem, colocando um regulador interno.
Achou estranho o carro ter AC com um alternador desse.

Se eu não esperava ouvir isso no auto-elétrico, imagine na própria Toyota...

Será que ele veio com AC original? Ou é somente por adaptação? As pickups japonesas vieram com AC?
Estou encucado com isso, mas esperançoso de resolver o problema desta vez.

Pelo menos - não me pergunte como - a voltagem não está mais caindo com o uso do farol. Deve ter alguma ligação meio frouxa, que, ao mexerem, se acertou. Inclusive, a luz do painel estava parcialmente apagada. E voltou a funcionar por completo.

Eu, hein...
Tem que mandar benzer!
:???::???::???:

jipinhotoyota
05/06/2014, 12:03

Rapaz, que coisa, hein!
Geralmente, é o contrário que acontece, né... Em alta rotação, o alternador manda mais carga. Em lenta, o contrário.
Além da dica que o Walter deu, será que a bateria está OK? O nível do fluido dela está no nível correto?
Está andando na estrada com algo ligado? Faróis, AC?
Começou agora esse problema?
Tenta fazer um teste com um multímetro, como o Walter falou. Se não conseguir instalar um no painel, vê o que acontece com o carro parado em baixa rotação e acelerando o motor.

Walter da Camper
05/06/2014, 12:08
Queria entender melhor como os eletricistas conseguem aumentar a capacidade de carga de um alternador.
Substituir o regulador de voltagem até faz algum sentido, pois aumentando a tensão, automaticamente aumenta-se a corrente em relação à mesma carga (conforme a Lei de Ohm I = V/R).
O problema é que fazendo isso, o enrolamento original passa a trabalhar com uma corrente maior do que foi dimensionado, aumentando o risco de queima do induzido.
Seria mais o menos o equivalente a aumentar a pressão da turbina para ganhar potência, expondo o motor a um esforço maior.
Se o alternador tiver sido dimensionado com folga, pode até dar certo, sem qualquer problema. É tudo questão de fazer e esperar os resultados ao longo do tempo.

Olá, Edu!
Valeu pela torcida!

Como falei, na terça passada deixei o carro numa auto-elétrica bem recomendada pelo pessoal do fórum aqui do Rio.
Ficou lá até 6ª feira, sem que eu tivesse uma explicação pra isso. Fui buscar a viatura na sexta e, de acordo com o eletricista, que está acostumado a mexer com estes carros, todos apresentam o mesmo quadro. E que isso se dá por conta do alternador de baixa amperagem. Deixei meu alternador original lá. Ele me disse que iria tentar aumentar a amperagem dele e colocar um regulador de voltagem interno. Disse que ia tentar chegar por volta de 100 a 120A, pra poder aguentar o AC tranquilo, que, segundo ele, consumiria cerca de 40A (ventoinhas).
Não esperava por isso, pelo alternador ser originalmente de 55A.

Mas essa semana estive na concessionária Toyota realizando um serviço e, claro, aproveitei pra trocar uma ideia com o eletricista sobre o assunto. Falei sobre o problema e ele já veio dizendo: "esse alternador aí é de quanto? 85A?".
Ele disse que, de fato, os 55A não são capazes de aguentar o consumo do AC. Falou que a saída seria justamente essa, de fazer uma adaptação, aumentar a amperagem, colocando um regulador interno.
Achou estranho o carro ter AC com um alternador desse.

Se eu não esperava ouvir isso no auto-elétrico, imagine na própria Toyota...

Será que ele veio com AC original? Ou é somente por adaptação? As pickups japonesas vieram com AC?
Estou encucado com isso, mas esperançoso de resolver o problema desta vez.

Pelo menos - não me pergunte como - a voltagem não está mais caindo com o uso do farol. Deve ter alguma ligação meio frouxa, que, ao mexerem, se acertou. Inclusive, a luz do painel estava parcialmente apagada. E voltou a funcionar por completo.

Eu, hein...
Tem que mandar benzer!
:???::???::???:

jipinhotoyota
05/06/2014, 12:24
Queria entender melhor como os eletricistas conseguem aumentar a capacidade de carga de um alternador.
Substituir o regulador de voltagem até faz algum sentido, pois aumentando a tensão, automaticamente aumenta-se a corrente em relação à mesma carga (conforme a Lei de Ohm I = V/R).
O problema é que fazendo isso, o enrolamento original passa a trabalhar com uma corrente maior do que foi dimensionado, aumentando o risco de queima do induzido.
Seria mais o menos o equivalente a aumentar a pressão da turbina para ganhar potência, expondo o motor a um esforço maior.
Se o alternador tiver sido dimensionado com folga, pode até dar certo, sem qualquer problema. É tudo questão de fazer e esperar os resultados ao longo do tempo.

Walter,

também não sei te explicar muito bem, até porque seu conhecimento em elétrica é mais profundo que o meu.
Mas, como sou curioso, fiz essa pergunta pra um outro eletricista.
Ele me disse que o aumento da amperagem decorria exatamente de um novo enrolamento, alterando o original. A grosso modo, aumentaria fisicamente o número de "fios" no enrolamento, o que, por consequência, daria num acréscimo ao tamanho da peça. Por este motivo, alguns eletricistas me alertaram que não seria possível fazer isso, dado o tamanho reduzido da carcaça do alternador original.
Por outro lado, tanto o eletricista de onde deixei meu alternador quanto o da Toyota disseram que é possível, sim.
O da Toyota disse que é só "enrolar com um jeitinho" que dá certo.

E a substituição do regulador seria consequência da nova corrente produzida pelo alternador, já que devem ser compatíveis.
Seria colocado um regulador eletrônico, teoricamente mais eficaz, como o da Gauss que cheguei a adaptar pra tentar resolver o problema.

Vamos ver, meu amigo...

EduQxQ
05/06/2014, 16:58
Olá JipinhoToyota,
Bom que conseguiram resolver.
O aumento da capacidade de corrente do alternador se dá executando um enrolamento com fio mais grosso.
As picapes 2.8 pelo que tenho visto não possuem ventoinha específica para o AC, é utilizada a própria do radiador para refrigerar o AC, que está acoplada mecanicamente ao motor.

Um abraço,
Edu

v_jordao
07/06/2014, 08:15
vou levar em outro eletricista, mandar testar a bateria, penso que quando se esta a horas com o motor ligado em alta rotação, talvez a bateria esquente e não carregue, ou então o alternador esquente e não mande carga o suficiente, se eu soubesse o que era, ou trocava o alternador ou trocava a bateria, o pior são os eletricistas:evil:

Walter da Camper
09/06/2014, 07:57
Para esquentar a bateria (e ferver o eletrólito) a voltagem do alternador tem que estar muito acima do normal (mais de 15 V).
Mesmo assim, ela não ficaria descarregada, pois a consequencia é a redução da vida útil.
Faça uma medição de voltagem, para ter um diagnóstico prévio do problema e assim o eletricista não poderá te enrolar...

vou levar em outro eletricista, mandar testar a bateria, penso que quando se esta a horas com o motor ligado em alta rotação, talvez a bateria esquente e não carregue, ou então o alternador esquente e não mande carga o suficiente, se eu soubesse o que era, ou trocava o alternador ou trocava a bateria, o pior são os eletricistas:evil:

Freitag
09/06/2014, 11:38
Quanto as pick-ups realmente não possuem ventoinha elétrica para o A/C. Pelo que pude observar o meu alternador tem 104A , original do carro. Vou ver se consigo fotografar e posto uma foto por aqui... Um amigo teve problema parecido com o relatado e adaptou um regulador de corcel que custou miseras doletas e está 100% até hoje....

sandro_ventania
13/06/2014, 17:04
O regulador de voltagem da Gauss, o GA-057 (que é usado em corcel, pampa, etc), que o pessoal tem usado nas nossas toyotas...é mecânico ou é de estado sólido? Ele funciona melhor que o original por ser mais novo?