Conectar

Ver Versão Completa : Utilidade pública - teste 15 pneus em 7 modais!



fellipece
19/05/2014, 10:53
Pessoal

Achei esse texto aqui muito interessante para todos aqui.

É sobre pneus, é um teste que foi feito com 15 pneus diferentes. Segue texto abaixo

Pneus AT 4×4 – o que comprar? Teste a 15 modelos!

Publicado por Pedro Machado (http://pedromachadott.pt/author/pedromachado/) em 25 de Agosto de 2013
Esta é uma pergunta que muitos de nós, que utilizamos os nossos carros fora de estrada, já nos colocámos: que pneus comprar?
Os pneus AT são a resposta do mercado a um tipo de utilização mista muito em voga. Durante a semana andamos na cidade, e depois ao fim de semana pegamos no carro e fazemos alguns passeios fora de estrada. Não são os pneus ideais para todo-o-terreno e também não são os pneus ideais para estrada, mas são o melhor no toca ao compromisso entre os dois cenários.
Nos passeios que faço em Portugal, tipicamente levo pneus mais agressivos, mas os AT são os meus companheiros para grandes viagens a África, pois o carro consome menos com estes pneus que com pneus de perfil MUD, e além disso, este é um tipo de pneu mais apropriado para areia, pois garante um maior nível de ‘flutuabilidade’.
Quando comprei o Discovery II, em 2006, adquiri um jogo de pneus AT da BF Goodrich que me acompanharam durante seis anos, incluindo cinco viagens a África, uma delas à Mauritânia (ver aqui (http://pedromachadott.pt/expedicao-mauritania-2012/2036/)). Nessa viagem fizemos muitos quilómetros com baixa pressão, e acabei por destruir dois pneus. Está na altura de comprar um novo jogo.
E agora a pergunta….o que comprar? Os AT que tenho atualmente foram ‘desenhados’ faz muito tempo, e em todos estes anos muitas marcas lançaram novos modelos, com novas tecnologias, pelo valia a pena investigar um pouco para perceber quais poderiam ser as alternativas viáveis aos AT da BF Goodrich.
Esta tarefa não se mostrou nada fácil, pois não existe muita informação fidedigna neste campo, uma vez de 99% do que encontramos é troca a ideias em fóruns e afins, sempre por parte de utilizadores que dificilmente conseguem efetuar uma comparação realista entre vários modelos.



Após muita pesquisa encontrei uma revista Sul Africana que, em Outubro de 2012, efetuou um teste a 15 modelos diferentes de pneus AT. Esta revista existe em formato digital (ver aqui na APP Store (https://itunes.apple.com/us/app/leisure-wheels-magazine/id556457087?mt=8)), e convenientemente, vendem este teste como um suplemento independente a 0,89 cêntimos.
O teste está bem descrito e bem fundamentado, permitindo-nos, mais que olhar para as conclusões deles, ver todos os testes e escolher o modelo que mais se adequa à utilização que desejamos.


OS TESTES
Todos os testes foram efetuados três vezes, contabilizando apenas a média das duas melhores. Os testes juntaram a performance na estrada e fora dela (afinal estamos a falar de pneus AT, tipicamente associados a uma utilização diária), em pisos diferentes como areia, estrada e gravilha.
O carro utilizado neste teste foi uma pick-up Toyota Hilux 30D-4D Double Cab. Este modelo conta com caixa automática de quatro velocidades, motor diesel de 3 litros, 160 cavalos e 343 NM de torque.

AREIA
O teste de areia consistiu em tentar subir uma duna e ver quão longe a carrinha de teste conseguiu atingir com determinado pneu.
Durante os testes, a Hilux levou sempre as redutoras ligadas, o diferencial traseiro bloqueado e o controlo de estabilização e de tração desligados. A pressão dos pneus foi baixada para 1,2 bar. Foi utilizada a primeira mudança, e o acelerador pressionado até ao fundo!
Entre cada teste a areia era alisada, e depois era feita uma subida com a carrinha para acamar a areia.
Nota: a questão da primeira mudança e do acelerador metido a fundo não me parece a melhor forma de subir uma duna, mas foi a maneira que a revista encontrou de manter o teste sempre igual para todos os pneus.
http://pedromachadott.pt/wp-content/uploads/2013/08/areia-300x200.jpg (http://pedromachadott.pt/wp-content/uploads/2013/08/areia.jpg)


ALCATRÃO (MOLHADO)
No alcatrão molhado foram efetuados dois testes: um teste de travagem e um teste de aderência.
O teste de aderência foi feito dando três voltas numa pequena pista, com sprinklers posicionados de modo a os testes serem repetidos sempre nas mesmas condições. O teste de travagem foi efetuado a partir dos 60 KM/h até a carrinha parar por completo.
Para este teste a Hilux tinha 2 bar de pressão nos pneus (o recomendado pela Toyota para este modelo), modo 4×2 ligado e com os controlos de estabilidade e tração desligados.
http://pedromachadott.pt/wp-content/uploads/2013/08/alcatrao-molhado-300x200.jpg (http://pedromachadott.pt/wp-content/uploads/2013/08/alcatrao-molhado.jpg)


ALCATRÃO (SECO)
Os testes no alcatrão seco foram iguais aos conduzidos no alcatrão molhado, com a diferença do teste de travagem ser efetuado a partir dos 80 KM/h.
http://pedromachadott.pt/wp-content/uploads/2013/08/alcatrao-seco-300x200.jpg (http://pedromachadott.pt/wp-content/uploads/2013/08/alcatrao-seco.jpg)


TERRA/GRAVILHA
Para o teste neste piso, a Hilux estava com as 4×4 engrenadas, pressão de 2 bar e os controlos eletrónicos desligados (estabilidade e tração). O teste de tração foi feito num pequeno troço de 0,5 KM, com parte em terra, parte em gravilha, e o teste de travagem foi efetuado em terra batida.
http://pedromachadott.pt/wp-content/uploads/2013/08/terra-300x200.jpg (http://pedromachadott.pt/wp-content/uploads/2013/08/terra.jpg)


OS TESTES – RESULTADOS

Areia
1 – 27,92 m (100%) – Goodyear Wrangler AT/SA
2 – 26,73 m (97,55%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
3 – 26,45 m (96,92%) – Dunlop Grandtrek AT3
4 – 25,45 m (93,58%) – Yokohama Geolander A/T-S
5 – 25,36 m (92,92%) – Continental Crosscontact AT
6 – 24,68 m (90,43%) – Apollo A/T
7 – 23,45 m (85,92%) – Bridgestone Dueler 694 AT
8 – 23,33 m (85,48%) – General Grabber AT
9 – 22,87 m (83,80%) – Velocity Raptor
10 – 22,80 m (83,52%) – Maxxis 700 Bravo A/T
11 – 21,71 m (79,55%) – Kumho Road Venture AT
12 – 21,15 m (77,50%) – Cooper Discoverer A/T3
13 – 20,82 m (76,29%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
14 – 18,22 m (66,76%) – Pirelli Scorpion ATR
15 – 17,27 m (63,28%) – Mikey Thompson Baja STZ
No teste da subida da duna os Goodyear conseguiram o lugar cimeiro com quase 28 metros alcançados. Na outra ponta, e pela negativa, temos os Mikey Thompson, os Pirelli Scorpion, e, surpresa das surpresas, os populares BFGoodrich All Terrain T/A KO que subiram menos 7 metros que os vencedores! Destaque ainda para os Hankook, uma marca que, pelo menos em Portugal, não tem grande expressão, mas que neste teste em areia se classificaram muito bem.

Tração em terra
1 – 01:19.70 (100%) – Continental Crosscontact AT
2 – 01:20.20 (99,38%) – Apollo A/T
3 – 01:20.36 (99,30%) – General Grabber AT
4 – 01:20.40 (99,13%) – Bridgestone Dueler 694 AT
5 – 01:20.44 (99,08%) – Yokohama Geolander A/T-S
6 – 01:21.00 (98,37%) – Kumho Road Venture AT
7 – 01:21.30 (98%) – Dunlop Grandtrek AT3
7 – 01:21.30 (98%) – Goodyear Wrangler AT/SA
9 – 01:21.42 (97,85%) – Mikey Thompson Baja STZ
10 – 01:21.50 (97,75%) – Maxxis 700 Bravo A/T
10 – 01:21.50 (97,75%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
12 – 01:21.60 (97,62%) – Velocity Raptor
13 – 01:21.80 (97,37%) – Cooper Discoverer A/T3
14 – 01:21.88 (97,27%) – Pirelli Scorpion ATR
15 – 01:22.46 (96,54%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
Neste teste a diferença entre o primeiro e o ultimo classificado foi bastante diminuta, situando-se em menos de 3 segundos numa volta de mais de um minuto, ou seja, não se podem tirar grandes conclusões, pois a diferença não o justifica. Ainda assim, e mais uma vez pela negativa, é surpreendente ver os BF em último lugar.

Travagem em terra
1 – 21,86 m (100%) – General Grabber AT
2 – 22,25 m (98,22%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
3 – 22,96 m (94,97%) – Pirelli Scorpion ATR
4 – 23,07 m (94,47%) – Bridgestone Dueler 694 AT
5 – 23,16 m (94,06%) – Goodyear Wrangler AT/SA
6 – 23,37 m (93,55%) – Maxxis 700 Bravo A/T
7 – 23,35 m (93,19%) – Cooper Discoverer A/T3
8 – 23,39 m (93,01%) – Velocity Raptor
9 – 23,55 m (92,27%) – Continental Crosscontact AT
10 – 23,83 m (90,99%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
11 – 24,15 m (89,53%) – Kumho Road Venture AT
12 – 24,20 m (89,30%) – Apollo A/T
13 – 24,60 m (87,47%) – Yokohama Geolander A/T-S
14 – 25,49 m (83,40%) – Dunlop Grandtrek AT3
15 – 25,48 m (83,45%) – Mikey Thompson Baja STZ
No teste de travagem em terra os resultados já foram mais expressivos, com uma diferença de quase 17% entre o primeiro e o último classificado. No topo temos os General Grabber AT e, finalmente, os BFGoodrich a mostrarem serviço. Na outra ponta do teste estão os Mikey Thompson Baja STZ que, pela segunda vez, ficam em último lugar num dos testes.

Tração em alcatrão molhado
1 – 00:59.80 (100%) – General Grabber AT
2 – 00:59.90 (99,84%) – Continental Crosscontact AT
3 – 01:00.70 (98,50%) – Apollo A/T
4 – 01:01.20 (97,66%) – Pirelli Scorpion ATR
5 – 01:02.50 (95,49%) – Kumho Road Venture AT
6 – 01:02.60 (95,32%) – Goodyear Wrangler AT/SA
7 – 01:02.90 (94,82%) – Cooper Discoverer A/T3
8 – 01:03.00 (94,65%) – Bridgestone Dueler 694 AT
9 – 01:03.10 (94,49%) – Mikey Thompson Baja STZ
10 – 01:03.20 (94,32%) – Yokohama Geolander A/T-S
11 – 01:03.60 (93,65%) – Dunlop Grandtrek AT3
11 – 01:03.60 (93,65%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
11 – 01:03.60 (93,65%) – Maxxis 700 Bravo A/T
14 – 01:05.30 (90,81%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
15 – 01:04.80 (83,80%) – Velocity Raptor
O primeiro teste efetuado em alcatrão mostrou mais uma vez diferenças razoáveis entre os vários modelos, com os General Grabber AT a conseguirem novamente um primeiro lugar. Os BFGoodrich voltam a mostrar a sua inconsistência, e pouca aderência quando o piso está mais escorregadio.

Travagem em alcatrão molhado
1 - 16,66 m (100%) – General Grabber AT
2 - 18,18 m (90,88%) – Continental Crosscontact AT
3 - 19,79 m (87,22%) – Pirelli Scorpion ATR
4 - 18,80 m (87,16%) – Bridgestone Dueler 694 AT
5 - 19,27 m (84,34%) – Apollo A/T
6 - 19,42 m (83,44%) – Kumho Road Venture AT
7 - 19,80 m (81,16%) – Cooper Discoverer A/T3
8 - 19,98 m (80,08%) – Goodyear Wrangler AT/SA
9 - 20,45 m (77,26%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
10 - 20,61 m (76,30%) – Yokohama Geolander A/T-S
11 – 20,73 m (75,58%) – Mikey Thompson Baja STZ
12 – 21,10 m (73,35%) – Velocity Raptor
13 – 21,28 m (71,67%) – Maxxis 700 Bravo A/T
14 - 21,74 m (69,51%) – Dunlop Grandtrek AT3
15 – 21,96 m (68,19%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
A travagem em piso molhado confirma a tração já demonstrada no teste anterior pelos General Grabber AT e pelos Continental CrossContact (curiosamente os dois modelos da mesma empresa), com os dois lugares cimeiros. Na outra ponta estão novamente os BFGoodrich com um resultado desastroso: precisaram de mais 5,3 metros para imobilizar o carro a 60 KM/h, uma diferença de mais de 30% para os vencedores.
Se costumam conduzir em alcatrão em tempo de inverno, evitem os BF!

Tração em alcatrão seco
1 - 0:54.82 (100%) – Pirelli Scorpion ATR
2 - 0:55.60 (98,58%) – Maxxis 700 Bravo A/T
3 - 0:55.11 (99,48%) – Apollo A/T
4 - 0:55.69 (98,42%) – General Grabber AT
5 - 0:55.70 (98,40%) – Kumho Road Venture AT
6 - 0:55.91 (98,02%) – Cooper Discoverer A/T3
7 - 0:56.01 (97,83%) – Bridgestone Dueler 694 AT
8 - 0:56.08 (97,71%) – Goodyear Wrangler AT/SA
9 - 00:56.10 (97,67%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
10 – 0:56.20 (97,49%) – Mikey Thompson Baja STZ
11 - 0:56.54 (96,87%) – Yokohama Geolander A/T-S
12 - 0:56.78 (96,43%) – Dunlop Grandtrek AT3
13 - 00:57.21 (95,65%) – Velocity Raptor
14 – 00:57.53 (95,06%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
15 - 0:55.88 (92,92%) – Continental Crosscontact AT
Com alcatrão seco as surpresas não são muitas: os pneus com pisos menos agressivos conseguiram os melhores resultados. Ainda assim, os General Grabber que se têm portado bem nos testes anteriores, conseguiram um respeitoso 4º lugar, e os BFG, mais uma vez, posicionaram-se em 14º.

A diferença entre o primeiro e o último lugar não é muito expressiva, menos de 8%, pelo que este teste não pode ser considerado como muito diferenciador entre os vários modelos.

Travagem em alcatrão seco
1 – 26,33 m (100%) – Apollo A/T
2 - 26,91 m (97,80%) – Pirelli Scorpion ATR
3 - 27,51 m (95,52%) – Continental Crosscontact AT
4 - 27,53 m (95,45%) – General Grabber AT
5 - 27,53 m (95,45%) – Kumho Road Venture AT
6 - 27,76 m (94,57%) – Maxxis 700 Bravo A/T
7 - 27,80 m (94,42%) – Dunlop Grandtrek AT3
8 - 28,00 m (93,66%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
9 - 28,37 m (92,26%) – Yokohama Geolander A/T-S
10 – 28,45 m (91,95%) – Cooper Discoverer A/T3
11 - 28,91 m (90,21%) – Bridgestone Dueler 694 AT
12 – 29,55 m (87,78%) – Goodyear Wrangler AT/SA
13 – 29,75 m (87,02%) – Mikey Thompson Baja STZ
14 – 30,31 m (84,89%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
15 – 30,95 m (82,46%) – Velocity Raptor
O teste de travagem mostrou novamente grandes diferenças entre os vários modelos em teste, com diferenças de quase 18% entre o primeiro e o último classificados.

Apesar do resultado não ser tão mau como no alcatrão molhado, os populares BFGoodrich All Terrain revelaram novamente não serem ideais para andar em alcatrão.Não existe uma solução universal. Cada utilizador fará uma utilização diferente do seu carro, pelo que cada um de nós deverá analisar os resultados e ponderar bem os pontos fortes e fracos de cada pneu, escolhendo assim o que melhor se adequa ao que pretendemos.No meu caso, o pneu a adquirir, além da performance aqui analisada nestes testes, precisa também de ser robusto e ter proteção lateral acima da média para poder andar fora de estrada com alguma confiança, e até andar com baixas pressões, onde o pneu fica muito mais exposto. Neste ponto, todos os testes e críticas são unânimes, ao All Terrain da BF são os melhores.

Entre os outros 14 concorrentes presentes nestes testes, apenas dois são referenciados como tendo alguma proteção lateral extra, os Bridgstone Dueler e os General Grabber AT. Infelizmente, destes dois, apenas os General existem na medida que procuro (245/75R16), pelo que fiquei apenas com uma alternativa aos BF: General Grabber AT.Ao ver os resultados do teste, a performance dos BFGoodrich é um pouco desapontante, e em linha com o que já tinha lido em vários fóruns com experiências de utilizadores, que constantemente reportavam notar uma grande diferença, para melhor, quando mudavam de uns BF para outros modelos, pelo que a tudo me parece ‘empurrar’ para os General Grabber AT. Apresentam uma melhor performance que os BFGoodrich All Terrain nos vários tipos de piso, e…são bem mais baratos!

São menos robustos lateralmente, ou seja, a probabilidade de uma pedra efetuar danos na lateral do pneu é maior com os Grabber, mas estou disposto a sacrificar um pouco essa parte para ganhar em performance, tanto em estrada como fora dela. Além disso, e pelas primeiras consultas que efetuei, os General são, em média, menos 30 a 40 euros que os Goodrich, o que quer dizer que em 6 pneus estamos a falar de uma diferença entre os 180 e os 240 euros, o que quase dá para comprar dois General extra!

Link: Pneus AT 4×4 ? o que comprar? Teste a 15 modelos! | Pedro Machado TT (http://pedromachadott.pt/pneus-at-4x4-o-que-comprar-teste-a-15-modelos/2484/)

Parabéns a revista por ter feito o teste e pelo sr. Pedro Machado por divulgar.

Fiz uma tabela no excel explicitando os resultados.




Areia
Tração em Terra
Travagem em Terra
Tração em Alcatrão Molhado
Travagem em Alcatrão Molhado
Tração em Alcatrão Seco
Travagem em Alcatrão Seco
Soma


General Grabber AT
85,48
99,3
100
100
100
98,42
95,45
678,65


Continental Crosscontact AT
92,92
100
92,27
94,49
90,88
92,92
95,52
659


Apollo A/T
90,43
99,38
89,3
93,65
84,34
99,48
100
656,58


Goodyear Wrangler AT/SA
100
98
94,06
95,49
80,08
97,71
87,78
653,12


Bridgestone Dueler 694 AT
85,92
99,13
94,47
97,66
87,16
97,83
90,21
652,38


Hankook Dynapro AT-M RF10
97,55
97,75
90,99
94,32
77,26
97,67
93,66
649,2


Pirelli Scorpion ATR
66,76
97,27
94,97
98,5
87,22
100
97,8
642,52


Yokohama Geolander A/T-S
93,58
99,08
87,47
93,65
76,3
96,87
92,26
639,21


Kumho Road Venture AT
79,55
98,37
89,53
93,65
83,44
98,4
95,45
638,39


Maxxis 700 Bravo A/T
83,52
97,75
93,55
95,32
71,67
98,58
94,57
634,96


Cooper Discoverer A/T3
77,5
97,37
93,19
94,82
81,16
98,02
91,95
634,01


Dunlop Grandtrek AT3
96,92
98
83,45
90,81
69,51
96,43
94,42
629,54


Velocity Raptor
83,8
97,62
93,01
94,65
73,35
95,65
82,46
620,54


BFGoodrich All Terrain T/A KO
76,29
96,54
98,22
99,84
68,19
95,06
84,89
619,03


Mikey Thompson Baja STZ
63,28
97,85
83,4
83,8
75,58
97,49
87,02
588,42



Dos pneus testados, apenas 6 são disponíveis no brasil:

BFGoodrich All Terrain, Dunlop Grandtrek AT3, Pirelli Scorpion ATR, Hankook Dynapro AT-M RF10, Kumho Road Venture KL78 e Yokohama Geolander A/T-S

Lembrando que o General Grabber AT2 é diferente do AT, que nao tem no brasil

Hoje tenho BF, mas meus proximos pneus serao os Hankook. E voces?

Nava
19/05/2014, 11:23
Então os super power BFAT não são tudo isso...e existem outras marcas tão boas e até melhores?
Então agora que alguém de fora do país afirma isso começarão a acreditar...kkkkk

Troller-a-vista
19/05/2014, 15:36
nenhuma novidade acima do esperado, os bf sao lindos mas duros pra cacete, ou seja, nao sera a melhor opcao em quase nenhum teste, é uma boa opcao qdo o carro for bem pesado, tipo ums f250 por exemplo, ai ele mostra um valor melhor frente aos outros.

o teste nao leva em consideracao a utilizacao em asfalto (que é importante!), nem a durabilidade, nem conforto, nesse ítem, muitos teriam suas notas diferentes, por exemplo o scorpion nao é um pneu ruim no off leve, mas é gastao e nao tem estabilidade. Goodyear mesma coisa, ja o michelin é ultra confortavel, dura uma eternidade e tem um grip sensacional. Os duelers sao mais proximos do michelin mas considero o desempenho off road dele nem tao interessante assim (acho que nao se destacaria nem frente aos scorpion).

Enfim, toma lá da cá... Também nao falamos de preço. Peso do carro, etc. Tudo isso influiencia.

Mas o teste é MUUUIITO bom pelo visto.

fellipece
19/05/2014, 21:29
Sobre o Hankook Dynapro ATM RF10

Website Oficial de Hankook Pneus Brasil (http://www.hankooktire.com.br/Tires/0205_LightTruck_DynaproAT-M_RF10.aspx?mlev=3)

Medidas Disponiveis
http://www.hankooktire.com.br/image/img_ATM_detail01.gif

fellipece
19/05/2014, 21:48
Continental Crosscontact AT

Pneus de Passeio e Caminhonete Continental -ContiCrossContact AT (http://www.conti.com.br/www/pneus_br_pt/temas/quatro/cross_contact_AT/master_at_pt.html?page=4)

Parece que tem tambem as medidas
215 65 r16
205 70 r15

Rainer 89
19/05/2014, 22:50
Os testes são interessantes mas muito superficiais e consideram condições de condução off-road bem distintas das nossas.
Em trilhas com lama, travessias de rios e alagados com piso mole sem duvida os pneus que ficaram com as piores notas na areia e no asfalto vão se sair melhor pois são mais agressivos. E em erosões, trilhas com pedras soltas qual vai se sair melhor? Também não são considerados fatores como resistência do pneu a terrenos agressivos, durabilidade, etc.
Como eu disse é interessante mais nada conclusivo...

Att,

everaldor
24/08/2016, 21:48
O Felipe, na introdução lembrou o seguinte: "Durante a semana andamos na cidade, e depois ao fim de semana pegamos no carro e fazemos alguns passeios fora de estrada." Minha pergunta é se estes testes servem exatamente para este tipo de uso que é o meu caso? O Dueler da SW4 é ruim de freio no asfalto, tenho até medo e já passei muitos sustos. Então qual o bom neste caso?