Ver Versão Completa : Suspeita de trinca de cabecote - ajuda
mariohgb
18/05/2014, 14:48
Meus caros, mais uma vez vou recorrer a ajuda do senhores para mais um problema...Apos o Marco (toyomundi) ter visto que o problema do TEC TEC TEC no motor era apenas ressecamento das correias do ar condicionado e alternador , agora tenho suspeita que meu cabecote esta trincado.
Historico:
3 semanas a tras - comeca a sair uma fumaca branca bem solida no cano descarga, sem cheiro, que dispersa rapido, como se fosse vapor dagua....logo depois a fumaca cessa.....
2 semanas atras - Motor comeca a aquecer, mas eu paro imediatamente antes mesmo de mostrar 3/4 no mostrador de temperatura. Envio carro rebocado diretamente para Toyomundi, que suspeitam imediatamente de valvula termostatica e iniciam intervencao. Nesta intervencao, suspeitam que a embreagem viscose da ventuinha nao esta fazendo efeito em temperatura alta, e tambem perdeu 4 litros de agua do radiador.
1 semana atras- para fazer uma manutencao completa de arrefecimento, pedido feito na America e foram trocadas : embreagem viscose, bomba dagua, valvula termostatica, mangueiras , tampa do radiador e varetagem de radiador.
Este final de semana: carro liberado, sob investigacao com 90% de suspeita de trinca de cabecote. Verificacao de agua do radiador...carro foi de Sao Goncalo a Jacarepagua sem baixar agua.
Agora, preciso saber onde encontrar um cabecote caso isso seja confirmado? Que marca usar? Alguem sabe onde encontrar? Ainda nao foi visto se foi apenas a junta do cabecote queimada, mas tenho que estar preparado pra tudo quando voltar para a Toymundi, se precisar.
Obrigado
Mario
guilhermeabreu
18/05/2014, 16:09
Tem um tópico só sobre cabeçote , mas a melhor marca é o AMC , onde comprar ? Não me lembro mas é só olhar no tópico de cabeçote aqui mesmo .
mariohgb
18/05/2014, 16:25
Tem um tópico só sobre cabeçote , mas a melhor marca é o AMC , onde comprar ? Não me lembro mas é só olhar no tópico de cabeçote aqui mesmo .
valeu guilherme...vou procurar!!! abracao
Você também pode pegar o cabeçote marca Sharek R$ 1.850 com a ferraço autopeças, o AMC é o melhor mas está em torno de 4.000 lascas
veja o relato do Feitosa
também to comprando um Sharek para a viatura.
Caro Dr. Guilherme, Engels e amigos ...
Entrei para a estatística, meu cabeçote trincou, fui cotar preço na IMPAVE do cabeçote AMC e pasmem R$ 3.990,00 , não tive outro jeito e comprei um SHAREK (fabricado na espanha) na Ferraco por R$ 1.850,00 após consultar o João da Sollo 4wd que já usou e disse ser bom.
Postei para atualizar os preços.
Abraços.
tópico do cabeçote:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/129283-cabecote-da-sw-foi-pro-saco-qual-utilizar.html
mariohgb
18/05/2014, 20:07
Boa Dica Jsantos...vou cotar na Ferrauto e ja deixar engatilhado....vou continuar monitorando o aquecimento.
Obrigado
guilhermeabreu
18/05/2014, 20:31
Boa Dica Jsantos...vou cotar na Ferrauto e ja deixar engatilhado....vou continuar monitorando o aquecimento.
Obrigado
O valor de 4 pratas do AMC é para o motor 1KZT-E , para o motor 1KZT é R$2.850,00 , meu amigo daqui de Campos o Jlmaro Siqueira comprou pra ele em Chapecó .
mariohgb
18/05/2014, 22:23
O valor de 4 pratas do AMC é para o motor 1KZT-E , para o motor 1KZT é R$2.850,00 , meu amigo daqui de Campos o Jlmaro Siqueira comprou pra ele em Chapecó .
Ja comecou a melhorar.....parece que esse AMC seria a melhor opcao..... show de bola!!!
João Spagnol
20/05/2014, 08:04
Grande Dr Guilherme. Sabe em qual loja em Chapecó?
guilhermeabreu
20/05/2014, 17:20
Grande Dr Guilherme. Sabe em qual loja em Chapecó?
JOÃO
IMPAVE (http://www.impave.com.br) , este foi o lugar de melhor preço no cabeçote AMC para motor 1KZT , o valor que meu amigo pagou foi de R$2.850,00
No meu carro estou a quase 2 anos rodando com o cabeçote Sharek sem absolutamente nenhum problema.
No meu carro estou a quase 2 anos rodando com o cabeçote Sharek sem absolutamente nenhum problema.
Pelo seu testemunho optei por comprar o Sharek, tem também o relato do Feitosa dizendo que o João da Sollo validou esse cabeçote.
Marcelo_Taz
21/05/2014, 11:06
Tambem estou nesse e acho que vou com esse Sharek, agora a tarde vou na Toyomundi saber a lista completa do que preciso comprar na Ferraço.
abs.
mariohgb
24/05/2014, 20:17
Marcelo, nao existe mais suspeita....apos retirar o carro da Toyomundi com 90% de suspeita de trinca, o carro esta realmente perdendo agua em pequenos percursos....
Estou me preparando $$$$$ para retornar com a caminhonete para a Toyomundi para iniciar a troca do cabecote.
Meu, caro, por favor, te agradeco se voce puder postar o passo a passo , lista completa e custo de todo o servico, pois vou procurar seguir seus passos nesta empreitada,ok?
PS: No momento a SW4 esta parada...estou usando meu Felino (Puma GTB 4.1 1978) que estava empoeirado na garagem, para pequenos percursos, pq senao ninguem aguenta os 5 Km/L de consumo do bezerro de 6 canecos!!! :)
Obrigado pela ajuda!!!
Tambem estou nesse e acho que vou com esse Sharek, agora a tarde vou na Toyomundi saber a lista completa do que preciso comprar na Ferraço.
abs.
mariohgb
29/05/2014, 10:42
Pessoal, vi um anuncio de um cabecote MANDO, alguem ja colocou essa marca?
mariohgb
29/05/2014, 11:18
Pessoal, estou procurando cabecote, o carro ainda esta parado, porem a titulo de teste, andei uns 10KM por jacarepagua (supermercado, etc..) com a temperatura no meio, e quando voltei verifiquei agua no radiador ja frio...tive que completar 2 litros.
O carro nunca mais esquentou pq nao estou dando mole e nao estou andando mais, mas esta provado que esta sumindo agua . Esta puxando agua do reservatorio de espansao, mas nao retorna.
Vou postando para deixar o topico atualizado....proximo passo e retornar a Toyomundi munido de cabecote e junta
Pessoal, estou procurando cabecote, o carro ainda esta parado, porem a titulo de teste, andei uns 10KM por jacarepagua (supermercado, etc..) com a temperatura no meio, e quando voltei verifiquei agua no radiador ja frio...tive que completar 2 litros.
O carro nunca mais esquentou pq nao estou dando mole e nao estou andando mais, mas esta provado que esta sumindo agua . Esta puxando agua do reservatorio de espansao, mas nao retorna.
Vou postando para deixar o topico atualizado....proximo passo e retornar a Toyomundi munido de cabecote e junta
Não conheço o cabeçote da marca mando, mas o Dr. usou na antiga sw dele.
seria melhor vc deixar o carro parado para evitar maiores danos ao motor.
Marcelo_Taz
29/05/2014, 15:01
marcelo, nao existe mais suspeita....apos retirar o carro da toyomundi com 90% de suspeita de trinca, o carro esta realmente perdendo agua em pequenos percursos....
Estou me preparando $$$$$ para retornar com a caminhonete para a toyomundi para iniciar a troca do cabecote.
Meu, caro, por favor, te agradeco se voce puder postar o passo a passo , lista completa e custo de todo o servico, pois vou procurar seguir seus passos nesta empreitada,ok?
Ps: No momento a sw4 esta parada...estou usando meu felino (puma gtb 4.1 1978) que estava empoeirado na garagem, para pequenos percursos, pq senao ninguem aguenta os 5 km/l de consumo do bezerro de 6 canecos!!! :)
obrigado pela ajuda!!!
cabeçote
sharek
1850.00
Mario eu não posso enviar uma mensagem privada para voce, passe um email para tazdesign@uol.com.br com seu tel que te ligo.
abs
mariohgb
30/05/2014, 12:35
cabeçote
sharek
1850.00
Mario eu não posso enviar uma mensagem privada para voce, passe um email para tazdesign@uol.com.br com seu tel que te ligo.
abs
Valeu Marcelo, estou te enviando email agora.....
Liguei tambem para a America que tem um cabecote de 1-KZT por 1600,00 porem nao tem marca, apenas esta condicionado em uma caixa de madeira escrito "made in Japan"
Acompanhando e espero que dê tudo certo.
Abraço.
mariohgb
15/06/2014, 12:58
Pessoal, para aqueles que estao acompanhando o andamento desta situacao, o problema foi finalmente resolvido....
Eu havia retirado o carro da SW4 da Toyomundi e deixado em casa para me preparar financeiramente para retornar a oficina, porem um amigo (ex chefe de oficina de uma consessionaria Toyota) disponibilizou, na amizade, sua experiente mao de obra, tornando o conserto economicamente viavel!!!
Em resumo, mesmo depois de ter varetado o radiador, trocado valvula termostatica, trocado tampa de radiador e trocado embreagem viscose, o desfecho final foi muito satisfatorio.
Custo:
Cabecote Sharek (Ferraco)= 1.850,00
Kit de juntas (Ferraco)= 200,00
Mao de obra retifica para transferir valvulas p/ novo cabecote= 250,00
Frete Ponta Pora x RJ via onibus viacao TEX (4 dias) = 174,00
7 litros de oleo lubrificante = 17,00 cada
Filtro de oleo original = 90,00
Mao de obra = Amizade
Felizmente nao ocorreram danos em bielas pq deixei o carro parado. Os pistoes dos 4 cilindros estavam bem faciados e o eixo bem leve de rodar.
Havia sinal de agua na cabeca do pistao do terceiro cilindro pq estava um pouco enferrujado (por esse motivo ela mancava um pouco quando ligava), mas a agua estava vazando mesmo pelo primeiro cilindro saindo pelo coletor que estava com aquela borra branca de agua.
Finalmente o carro esta rufando novamente !!!!
Gostaria de agradecer a todos com as dicas que foram muito importantes para que eu nao estragasse ainda mais o carro. Agora e so alegria !!!
Grande abraco!!!!
Mario
Maravilha Mário, agora é curtir a máquina...
Abraço.
mariohgb
23/06/2014, 09:11
Valeu Pela forca Zani.... Depois dessa zebra, pensei em fazer um upgrade para uma PRADO, mas agora de cabecote novo, em fevereiro 2015 " PUNTA DEL LESTE" ai vou eu!!!!
Obrigado
Mario
mariohgb
12/01/2016, 11:04
A Alegria durou Pouco......
Estou na mesma....o Carrro esta na TOYOMUNDI neste momento depois de sumir algua novamente e aquecer!!
Diagnostico: Cabecote condenado!!!
Agora estou sentado, chorando !!!! A procura de um cabecote AMC !!!
sandro_ventania
12/01/2016, 21:05
Poxa Mario, que pena! É muito chato essas coisas!
Você tem certeza que o cabeçote está condenado? Já levou em alguma retifica para avaliar?
Estou na mesma....o Carrro esta na TOYOMUNDI neste momento depois de sumir algua novamente e aquecer!!
Estranho durar tão pouco tempo.
Nesse período não deu mostras de alguma falha ou serviço mal executado?
bombacha
13/01/2016, 11:22
Bom dia meu amigo, esse tipo de problema é de deixar maluco.
Uma coisa que você pode fazer é trocar junto com o cabeçote seu sistema de arrefecimento, radiador mangueiras e válvula termostática.
Varetar esses radiadores não é uma boa, sai mais barato trocar, pois garante que seu motor não vai esquentar.
A minha também provavelmente tenha trinca, já relatei a saga aqui, mas ainda não troquei pois não aqueceu e cheguei a conclusão de que a quantidade que baixa é pouco. Fui ao Atacama no início do ano, 6000 km de viagem ida e volta, consumiu 800 ml de liquido, apesar da altitude, o mesmo que consome por aqui ao nível do mar.
A minha também provavelmente tenha trinca, já relatei a saga aqui, mas ainda não troquei pois não aqueceu e cheguei a conclusão de que a quantidade que baixa é pouco. Fui ao Atacama no início do ano, 6000 km de viagem ida e volta, consumiu 800 ml de liquido, apesar da altitude, o mesmo que consome por aqui ao nível do mar.
Foi esta a baixa durante os 6.000 Km´s?
Então não pode ser o cabeçote.
Verifique bomba d´água ou alguma outra junta/mangueira, que possa ter um pequeno vazamento.
E boa sorte!:concordo:
Sergio c
20/01/2016, 09:29
Também verifica a tampa do reservatório e do radiador, as vezes, com pressão, vai saindo vapor e é quase imperceptível, mas vai baixando o nível da água.
chbeckel
20/01/2016, 10:15
Sintoma de cabeçote trincado é o aumento expressivo de água no reservatório de expansão, geralmente em ebulição. Isto ocorre justamente pela fuga de pressão pela trinca do cabeçote, gerando pressão dentro do radiador. Pode ocorrer também desgaste na tampa do radiador, causando o mesmo sintoma. Semana passada dei uma abusada na minha SW4 1999 e não deu outra, cabeçote rachado. Comprei um cabeçote AMC espanhol de excelente qualidade e todas as juntas e retentores da válvulas originais Toyota.
Foi esta a baixa durante os 6.000 Km´s?
Então não pode ser o cabeçote.
Verifique bomba d´água ou alguma outra junta/mangueira, que possa ter um pequeno vazamento.
E boa sorte!:concordo:
Exatamente Glaicon, baixo só isso. A bomba d' água ainda não foi verificada, boa dica.
Também verifica a tampa do reservatório e do radiador, as vezes, com pressão, vai saindo vapor e é quase imperceptível, mas vai baixando o nível da água.
Sérgio, a tampa do radiador não é, já troquei duas vezes em testes. A do reservatório ainda é a original dela e parece mesmo um pouco sem pressão, será então que pode ser por ali?
mvcmartins
21/01/2016, 07:28
Sérgio, a tampa do radiador não é, já troquei duas vezes em testes. A do reservatório ainda é a original dela e parece mesmo um pouco sem pressão, será então que pode ser por ali?
Se o cabeçote rachou com tão baixa quilometragem solicitar a troca,ou a peça não tem garantia?