PDA

Ver Versão Completa : Molas nas bieletas

Atila250s
18/05/2014, 10:15
Olá pessoal, tenho tido constantes substituições das bieletas da barra estabilizadora dianteira da minha XTERRA. É colocar e rodar uns dias pra estourar as borrachas. Estou pensando em substituir as borrachas por molas de estampo que suportam cargas imensas e tem pouco curso. O que acham?

Atila

Atila250s
18/05/2014, 12:40
Pessoal, coloquei umas fotos. Além do poliuretano estourado vcs conseguem ver mais alguma coisa errada?
463184463185

marcelohmuller
19/05/2014, 07:50
Olá pessoal, tenho tido constantes substituições das bieletas da barra estabilizadora dianteira da minha XTERRA. É colocar e rodar uns dias pra estourar as borrachas. Estou pensando em substituir as borrachas por molas de estampo que suportam cargas imensas e tem pouco curso. O que acham?

Atila

Tchê, não é normal estourar as borrrachas das bieletas. Fui trocar as minhas depois de 3 anos mas porque estavam ressecadas e faziam um ringido desgraçado!

Na autorizada é um balaio de dinheiro um kit, algo em tono de 500,00 pila.
Desmontei em casa e fui numa casa de borrachas aqui em POA, e comprei 08 borrachas do calço do amortecedor dianteiro da F1000. Essas são maiores e mais largas, tive que gastar uns 04 mm delas. Montei e ficou perfeita.

Eu particularmente não curto PU. Deixa o carro muito duro. A vibração é transmitida para o carro.

Atila250s
19/05/2014, 10:36
Olá Marcelo, no caso das bieletas a vibração não passa pois existem ainda as buchas da balança e de fixação da estabilizadora que amortecem. Alem disso eu não usei um PU muito denso não. Agora, com as molas bem engraxadas acredito que não tenha barulho algum. Acabei de me enfiar debaixo do carro pra trocar a configuração das bieletas. Vou testar e à noite posto o resultado.

Valeu

HERICK
20/05/2014, 05:08
Atila a sua suspensão parece ser original pelas fotos, as bieletas estouram quando se faz Suspen Lift, experimente colocar as da Cofap, tem no Mercado Livre, depois poste o trampo novo que queres fazer, com fotos e passo a passo, importante pra somar para o fórum, boa sorte e um forte abraço.

HERICK
20/05/2014, 05:11
Atila só mais um detalhe que vi nas fotos, me parece que quem apertou as bieletas, deu muita pressão no aperto, não precisa tanto, as borrachas tem que ficar somente justas e não espremidas hehehehe!

Atila250s
20/05/2014, 08:00
Olá Herick, quem apertou fui eu mesmo. Inclusive fui eu que confeccionei as bieletas. Comprei o PU, cortei e furei, comprei parafusos, arruelas e porcas auto-travantes. Agora, se não apertar fica fazendo barulho. Já testei a nova configuração e aparentemente está tudo bem. Vou aguardar mais alguns dias pois no final de semana irei a São Lourenço - MG e farei uma trilha leve. No retorno posto algumas fotos e o resultado.

Valeu

Atila250s
20/05/2014, 15:11
Estas são as fotos com a mudança.
463486463487

HERICK
21/05/2014, 05:31
Atila me parece que você deixou sem a chapeleta metálica entre as buchas de PU vai estourar com certeza, pelo menos comigo não deu certo, muita pressão gerada, basta passar mais rápido numa lombada ou buraco que o movimento do conjunto suspensão, vai fazer elas estourarem ok!

Atila250s
21/05/2014, 10:20
Olá Herick, olhando a foto abaixo, pelo que analisei, as duas arruelas centrais(ponto 3) existem apenas para aumentar a base de fixação das buchas. No caso da bieleta original, existe um espaçador de diâmetro 12mm que passaria por dentro das buchas caso não houvesse as arruelas. Como eu retirei o espaçador quem passou a fezer o papel das mesmas foram a barra estabilizadora(ponto 1) e a balança(ponto2). Andei bastante ontem e não estouraram e nem deformaram. Mas ainda faz um pequeno barulho. Penso em passar algum lubrificante no parafuso. Mas não sei se atacaria o PU. Graxa? Vaselina sólida? Grafite? Tem alguma idéia?

463735

HERICK
22/05/2014, 05:17
Atila pelo que sei PU não combina com nenhum lubrificante, se tá dando certo deixe do jeito que está, esse rangido é normal do PU, fica um nhec nhec, depois da viajem poste as impressões ok, um forte abraço.

Atila250s
12/06/2014, 01:54
Olá Herick, não deu certo. O PU foi destruído pela compressão. Já encomendei as molas de estampo. Devem chegar semana que vem. O custo foi baixo se o problema for resolvido( R$64,00 + frete). Depois de instalar eu posto as fotos. Um abraço

HERICK
12/06/2014, 03:48
Olá Herick, não deu certo. O PU foi destruído pela compressão. Já encomendei as molas de estampo. Devem chegar semana que vem. O custo foi baixo se o problema for resolvido( R$64,00 + frete). Depois de instalar eu posto as fotos. Um abraço

No meu caso teve uma hora que eu decidi por deixar as bieletas frouxas de tanto troca troca não aguentei, tem amigos que andam sem, mas trocam os amortecedores por mais duros pra compensar a falta da barra estabilizadora, depois posta o trampo pros amigos! Um forte abraço.

Atila250s
15/06/2014, 10:46
Olá Herick, amortecedores mais duros não compensariam o problema da maior rolagem da carroceria. O certo seria molas mais duras, mas como as molas da suspensão dianteira são as barras de torção, não sei se seria fácil encontrar barras com menos elasticidade. Agora, mudando radicalmente de assunto, deram uma porrada na polaina do para-choque esquerda da minha xterra. Quando cheguei no estacionamento tava lá o prejuízo. Sabe onde posso encontrar aqui no Rio? Valeu.

HERICK
15/06/2014, 16:20
Olá Herick, amortecedores mais duros não compensariam o problema da maior rolagem da carroceria. O certo seria molas mais duras, mas como as molas da suspensão dianteira são as barras de torção, não sei se seria fácil encontrar barras com menos elasticidade. Agora, mudando radicalmente de assunto, deram uma porrada na polaina do para-choque esquerda da minha xterra. Quando cheguei no estacionamento tava lá o prejuízo. Sabe onde posso encontrar aqui no Rio? Valeu.

Difícil pacas de se achar, não tem como recuperar? se puder é claro, depois posta uma foto ok! Um forte abraço.

Atila250s
15/06/2014, 16:56
Taí Herick, ela até dobrou.

file:///C:/Users/Cristina/Downloads/polaina.jpg467042

HERICK
16/06/2014, 18:06
Taí Herick, ela até dobrou.

file:///C:/Users/Cristina/Downloads/polaina.jpg467042

Eu acho que dá pra recuperar, não tenho certeza, mas ouvi dizer que aqueles sopradores térmicos que usam pra colocar o "insulfim" famosa película protetora, recupera, se o plástico não rasgou é claro, os encaixes internos são recuperáveis, leve num bom lanterneiro ok!

Atila250s
18/06/2014, 08:28
Olá Herick, estive procurando a peça e só encontrei em concessionárias ao menor preço de 580 dilmas. Daí fui procurar os lanterneiros e todos me deram o preço de 400 dilmas. Acho um absurdo para isso por um pedaço de plástico. Daí achei este vídeo na internet: https://www.youtube.com/watch?v=BylSmSj7Ym0 resolvi fazer eu mesmo e economizar 350 dilmas. Seria interessante repassar para todos pois é bem fácil de fazer.

Atila

Atila250s
18/06/2014, 22:55
Olá Herick, as molas chegaram e instalei agora à moite. O ruido desapareceu e a rolagem é mínima. Nas fotos eu ainda não havia aplicado graxa. Vou rodar uma semana para ter uma melhor avaliação.

467403
467404
467405

EduQxQ
18/06/2014, 23:18
Olá Átila,
Muito boa esta tua solução com as molas!

Um abraço,
Edu

HERICK
19/06/2014, 05:55
Olá Herick, estive procurando a peça e só encontrei em concessionárias ao menor preço de 580 dilmas. Daí fui procurar os lanterneiros e todos me deram o preço de 400 dilmas. Acho um absurdo para isso por um pedaço de plástico. Daí achei este vídeo na internet: https://www.youtube.com/watch?v=BylSmSj7Ym0 resolvi fazer eu mesmo e economizar 350 dilmas. Seria interessante repassar para todos pois é bem fácil de fazer.

Atila

É isso aí Atila, vai ficar um luxo! Um forte abraço e depois pota o resultado ok!

HERICK
19/06/2014, 05:57
Olá Herick, as molas chegaram e instalei agora à moite. O ruido desapareceu e a rolagem é mínima. Nas fotos eu ainda não havia aplicado graxa. Vou rodar uma semana para ter uma melhor avaliação.

467403
467404
467405

Gostei muito! Comprou aonde as molas? Vai dizendo como ficaram as molas no dia a dia, valeu!

Atila250s
19/06/2014, 07:10
Olá Herick, comprei na NIC MOLAS IND E COM. LTDA tel 11 2359-9904 CEL. 11 98441-8745. Fale com o Adriano e peça o pedido igual ao meu. Mas aguarde uma semana para ver como ficou. O custo foi de R$ 64,00 + frete que para RJ fica em R$ 30,00. No ato do pedido há um arquivo .doc que deve ser preenchido com as especificações das molas. Coloquei-o abaixo.

Um abraço,

Atila
WWW.NICMOLAS.COM.BR (http://www.nicmolas.com.br/)

467417

HERICK
19/06/2014, 11:28
Obrigado Atila! Servirá de exemplo para todos do Fórum, excelente contribuição!

Atila250s
28/06/2014, 07:07
Olá Herick, precisei fazer um acerto mas não foi nada demais. Nos dois lados da barra estabilizadora, onde as molas são comprimidas, houve a necessidade de acrescentar arruelas para eliminar o rebaixo existente. As molas estavam causando barulho de estalos quando passava em uma depressão maior. Fora isso correu tudo bem. Recomendo a alteração. Lubrificar com graxa.

Um abraço,

Atila

HERICK
28/06/2014, 07:37
Olá Herick, precisei fazer um acerto mas não foi nada demais. Nos dois lados da barra estabilizadora, onde as molas são comprimidas, houve a necessidade de acrescentar arruelas para eliminar o rebaixo existente. As molas estavam causando barulho de estalos quando passava em uma depressão maior. Fora isso correu tudo bem. Recomendo a alteração. Lubrificar com graxa.

Um abraço,

Atila
É isso Atila! Fico feliz de saber que o trampo deu certo, servirá para todos, um forte abraço.

ORLANDO BRITTO
13/05/2019, 22:47
Boa noite gostaria de saber se alguém já lubrifica as coifa das bieleta pois troquei as minhas e logo começou o rangindo novamente insuportável aí mi disseram pra furar um pouco as coisas e colocar desengripante se alguém poder mi ajudar fico grato

João Coimbra
01/07/2019, 15:47
Ola, você teria como me enviar a especificação dos parafusos, arruelas etc que foi usado nessa solução. Obrigado.