PDA

Ver Versão Completa : Sportage com Motor GM Opala 151

reslima
17/05/2014, 12:54
Alguns vão me condenar pela mudança, mas vamos lá, vou partilhar mesmo assim, vai que pinta mais algum maluco por aí.

Meses atrás tive o desprazer de ver o motor 2.0 16v gasolina da minha sportage abrir o bico em uma trilha. Como não era de meu interessa fazer a retifica do motor, o qual inclusive está desmontado dentro do porta malas do carro, resolvi partir para um outro coração para o veículo. Inicialmente pensei em um motor AP injeção, mas o custo, PARA MIM, não justificaria o investimento para um veículo que a utilização será apenas para trilhas e passeios aqui pela região. Sendo assim, como tinha na mão um motor GM 151 álcool zerado, resolvi instalar ele no veículo e compartilharei aqui algumas fotos das mudanças que vem sendo feitas.

Vamos lá, o volante do motor opala é maior que a capa seca, portanto, não tem como usar ele e também não tem como aliviá-lo adequadamente para acomodar a cremalheira e embreagem da sport e para entrar na capa seca. O volante da sportage não batea furação com o virabrequim de opala e qqer mudança na furação, implicaria em um enfraquecimento da peça. A solução que encontramos foi usar volante de BF161 que tem uma massa maior que do opala e a furação bate com a do virabrequim do opala. Sendo assim, o volante foi aliviado e nele foi instalado a cremalheira e embreagem completa da sportage. Ficou um legítimo "cú de anú", mas vai funcionar. Ah, o arranque que será utilizado, também será o da sportage e, apesar de, nas fotos abaixo, ainda não estar aberto o espaço na flange para encaixá-lo, ele já está no lugar. De resto, fiz uma pequena alteração no suporte do motor, para não ter que mexer no suporte no chassi, a posição do suporte do motor opala é praticamente no mesmo lugar do motor original, por isso não foi dificil. Estou nos "finalmente" fazendo suportes do alternador, bomba da direção e compressor do ar.
Algumas fotos.

Volante original da sport

463113

Abaixo, fotos da flange. Moro nos cafundós e aqui é complicado serviço de CNC, então preferi comprar a chapa em 3/8 e fazer ela com um camarada meu aqui na tornearia onde frequento.

463114

Volante de BF já aliviado e instalado no motor, com a cremalheira e embreagem da sport e já com a flange, inclusive.

463115 463116

Observações e questionamentos quanto ao balanceamento do volante são desnecessárias, pois já tenho conhecimento de que será necessário balancear.

reslima
17/05/2014, 12:58
Encaixando motor no lugar, trampo só começando.

463117

Não tenho fotos do suporte do motor, mas providenciarei. As seguintes são do alternador e bomba hidraulica no lugar. Com a hélice e radiador, para ter noção da distância e da posição do conjunto.

463118463119463120

Logo posto mais.

reslima
19/05/2014, 15:47
Continuando, foi necessário deslocar a bucha grafitada do virabrequim 15mm para fora, para tanto, ela foi retirada e no torno fizemos uma bucha para acomodá-la na nova posição. O diâmetro interno da bucha grafitada é o mesmo da ponta do eixo piloto do cambio da sport.

463328 463330

reslima
19/05/2014, 16:00
Abaixo fotos da flange já com o espaço para acomodar o arranque.

463331 463332

Infelizmente, na posição que deu certo para colocar o arranque, no mesmo local onde vai originalmente o arranque do motor opala, foi necessário também abrir espaço na capa seca.

463333

De resto, embreagem hidraulica, garfo, eixo piloto e posição do câmbio permaneceram como nas sport original, nada precisou ser alterado.

463335 463336

reslima
19/05/2014, 16:12
Quanto ao motor, por um problema de espaço, bomba hidraulica teve que ficar embaixo e alternador em cima. O problema é que, como podem ver nas fotos, achei que a correia vai ter pouco contato com a polia da bomba hidraulica e é praticamente certo que quando forçar a bomba, ela vai cantar. De qualquer forma, vou tocar funcionar o motor e se realmente tiver esse problema, penso em alguma outra solução. Do lado direito do motor (lado da distribuição), não vai ter espaço, pois ali vai o compressor do ar e a mangueira do radiador atrapalha um pouco as coisas. Quanto ao suporte do motor, para facilitar as coisas, preferimos por fazer algumas alterações no original da sport mesmo.

Fotos do motor e do suporte.

463337 463338 463339

reslima
19/05/2014, 16:19
Não se assustem com as fotos, não to preocupado com beleza e sou meio desmanzeladão mesmo... kkkk
Acredito que hoje o motor volta para o cofre e até o fds dê uma partida nele...
Abs a todos...

Luiz Gaucho
19/05/2014, 19:57
reslima, acredito que como eu, a maioria dos usuários do forum estão acompanhando de perto esta sua "saga". Ao final, depois de sua viatura estar devidamente funcionando, tente dar uma ideia de quanto gastou. Mesmo que alguns valores, como por exemplo, o custo de um motor 151, sejam diferentes, teremos uma ideia de quanto pode custar esta adaptação.
Sou fã deste motor e, sendo viável, acho que é uma alternativa muito boa para nosso carro, em caso de quebra do motor original.

Um abraço,

Luiz

reslima
20/05/2014, 08:16
Luiz, tudo certo? bem, até agora o meu gasto foi apenas com a matéria prima para a flange, para o anel que foi instalado no volante do motor e alguns parafusos. O gasto maior com certeza é o motor, mas esse eu já tinha. Pode deixar que assim que terminar, posto o valor gasto.
Ontem o motor voltou para o cofre, acredito que até o fds consiga funcionar ele.
Abraço!
Renato

mflaviorodrigues
20/05/2014, 08:33
Reslima, já pensou em colocar polias para correia poli V assim você pode passar a correia, por dentro na bomba Hidráulica e não por fora como esta agora, as polias do motor do Omega devem servir. Não sei quanto a custo

Mais quando estiver andando, nos da um relato sobre como fico a viatura, (retomadas) fiquei bem interessado no seu projeto

reslima
20/05/2014, 08:55
Flavio, pensei nisso sim e até falei com meu amigo torneiro, pra que ele as fizesse em aluminio, mas em razão do custo aproximado que ele me passou, primeiro optei por ver como vai ficar essa mecânica no carro e, se realmente ficar a contento, faço a alteração, seja mandando confeccionar as polias, seja comprando as do omega que voce deu como dica agora e que eu nem tinha nem me ligado que serviriam, valeu aí!
Então, quanto ao desempenho, conversando com um camarada meu, ele disse que, por conta do volante estar bem aliviado, o motor vai ficar bem esperto e vai subir de giro bem rápido, to ansioso pra ver como vai ser.
Abraço!

reslima
20/05/2014, 09:34
Abaixo algumas fotos do suporte do motor, como podem ver, com as alterações que foram feitas nele, o suporte ficou na mesma posição, nada foi alterado no chassi. Se alguém reparar na solda que existe em um dos suportes, no lado do motor, essa solda já existia ali, deve ter quebrado e o antido dono soldou, não foi realizada alteração nos suportes que ficam fixos ao motor.

463397 463398 463399 463400

Abaixo, foto do motor. Agora é remontar tudo no lugar, acredito que hoje consiga adiantar bem o serviço. Depois é levar na elétrica e fazer uma limpa nesses fios ali.

463401

ANDREWKDT
20/05/2014, 11:02
Como ira ficar a parte legal desta adaptação?? tem como regularizar este motor nela??

reslima
20/05/2014, 11:09
Ter tem, desde que tenha NF do motor e passe por todo o lance da burRocracia junto ao detran, passando pelo inmetro, inclusive, mas não vou fazer isso... kkkkkk

antonio umino
20/05/2014, 12:37
Reslima.
No opala tem polia da bomba de água dupla. (correia).
Falando em polias do alternador e da bomba hidraulica...
Tem o recurso de colocar polia dupla na bomba de água.
Uma correia para motor bomba de agua e bomba hidraulica.
da polia da bomba de água para o alternador..
.meus cents
Muito bom esta adaptação..

vamos acompanhando.
abçs

reslima
20/05/2014, 13:13
Umino, já to usando polia dupla no vira e nas fotos aí não apareceu ainda o compressor do ar condicionado. Por isso uma correia ta tocando a bomba d' água, alternador e hidraulico. A outra vai tocar o ar condicionado. De qqer forma, valeu pela dica, vamos ver como vai ficar e aí decido o que fazer.
Abraço e valeu pela visita!

reslima
21/05/2014, 09:02
Semanas atrás, o amigo Eduarte me deu a dica de onde fica o módulo da injeção da sportage, hoje se tiver coragem chego até ele e de dentro pra fora, tento tirar o chicote da injeção. Provavelmente hoje, postarei mais notícias na montagem do conjunto.

reslima
22/05/2014, 08:33
Amigos, ontem tirei o módulo de injeção fora, achando que seria simples tirar o chicote como foi no 4.1 MPFI que instalei em uma A10 que tenho. No entanto, achei melhor não mexer no chicote, pois ele está entrelaçado a outros fios que provavelmente não fazem parte da injeção e, como não tenho conhecimento suficiente, resolvi deixar para o rapaz da autoelétrica resolver isso para mim.
Foto do módulo abaixo.
463891 463892

reslima
22/05/2014, 08:41
Ontem a coisa rendeu mais um pouco e a boa notícia é que não precisarei mais instalar uma manivela, como nos calhambeques, e nem uma cordinha, como nas motosserras, para poder dar partida no motor. Depois de colocado no lugar, testamos o arranque. Abaixo segue um pequeno vídeo. Infelizmente a bateria não estava com uma carga muito boa.

https://www.youtube.com/watch?v=mlQs7Ug72t4

reslima
22/05/2014, 08:56
O compressor do ar condicionado foi para o lugar, serão necessários alguns ajustes ainda para ficar tudo ok.

463893 463896

Abaixo, foto do motor de arranque no lugar, olhando de cima para baixo, parece não existir espaço suficiente entre ele e o diferencial, mas ficou em uma posição tranquila.

463894 463895

reslima
22/05/2014, 09:30
Em seguida, posto fotos de componentes que equipam originalmente a sportage, que acredito ser um catch tank e um dosador de pressão, respectivamente. Pergunto, principalmente ao pessoal que entende de Sportage, devo dar atenção a algo especifico para usar esses componentes no motor opala? O dosador é praticamente certo que não vou usar, pois não estou com muita vontade de usar a bomba elétrica original do carro, mas sim a bomba mecânica do motor opala.

463897 463898

EDuarte
22/05/2014, 09:50
A primeira foto é do canister, ele coleta e filtra os gases do tanque e manda pro coletor de admissão atraves da valvula de alivio de pressão ou dosador de pressão como vc mencionou.
Sugiro vc manter as duas bombas por precaução, se uma pifar no meio da trilha tem a outra, ja ta la mesmo. rss

[]s
(DU)

reslima
22/05/2014, 10:00
Falar com quem entende é outra coisa! Valeu Eduarte! Só vou precisar reposicionar a peça, pois onde ela fica originalmente, o compressor do ar, vai atrapalhar. Vou seguir tua sugestão e manter as duas bombas.
Mais uma vez, obrigado!
Renato S. Lima

ANDREWKDT
22/05/2014, 13:00
Como vamos batizar esta sportage?? A tempos atras chevette com motor de opala era apelidado de chepala, e a sportage com motor de opala será.............. sportala...;-)

reslima
22/05/2014, 13:09
kkkkkkkkkkkkkk
Sporpala é uma boa ein!
Abs!

Como vamos batizar esta sportage?? A tempos atras chevette com motor de opala era apelidado de chepala, e a sportage com motor de opala será.............. sportala...;-)

reslima
28/05/2014, 09:31
Amigos, final de semana não consegui funcionar o motor, por alguns problemas elétricos, módulo de ignição zuado e distribuidor dando curto. Problema resolvido ontem, no final do dia funcionei o motor, abaixo um pequeno vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=iaZXx7uJYyk&feature=youtu.be

reslima
28/05/2014, 09:41
Depois de ter funcionado o motor, foi a vez de verificar freios, embreagem e etc. Acredito que meu hidrovácuo esteja zuado, pedal do freio não amolece muito quando da partida no motor. Já a embreagem, depois de sangrar o cilindro, verificamos que seria necessário aumentar alguns mm a haste de acionamento do garfo, feito isso, deu embreagem e ficou bem bacaninha. Provavelmente hoje faça um test drive no carro, ontem se resumiu a funcionar e afastar ela na garagem da oficina.
Abaixo mais duas fotos.

464760 464761

reslima
28/05/2014, 13:53
Agradeço aos amigos que aqui postaram e contribuíram, em especial o Eduarte pelos conselhos dados aqui e em off. Inclusive, uma das dicas do amigo foi manter o canister e me deu mais dicas para a instalação no motor opala. Pois bem, vou retirar o regulador de pressão e esticar uma mangueirinha do canister à tomada de vácuo na base do carburador e vamos ver como fica! Agora que funcionou e parece estar tudo ok quanto a adaptação, me sinto mais tranquilo para, aos poucos, deixar tudo um pouco melhor.
Abraço e mais uma vez muito obrigado a todos!

Luiz Gaucho
28/05/2014, 14:13
Reslima, simplesmente muito show sua adaptação. Sou fã deste motor e, sem dúvida é uma alternativa aos motores de Sportage que precisam ser totalmente retificados. Parabéns mesmo pelo trabalho e fico no aguardo do vídeo com você e a Sportage tirando onda nas trilhas aí do Paraná.

Um abraço,

Luiz

EDuarte
28/05/2014, 14:36
Agradeço aos amigos que aqui postaram e contribuíram, em especial o Eduarte pelos conselhos dados aqui e em off. Inclusive, uma das dicas do amigo foi manter o canister e me deu mais dicas para a instalação no motor opala. Pois bem, vou retirar o regulador de pressão e esticar uma mangueirinha do canister à tomada de vácuo na base do carburador e vamos ver como fica! Agora que funcionou e parece estar tudo ok quanto a adaptação, me sinto mais tranquilo para, aos poucos, deixar tudo um pouco melhor.
Abraço e mais uma vez muito obrigado a todos!

Dependendo de onde vc colocar a mangueira do canister, pode ser que resulte em entrada de ar falsa.
Teste alguns pontos ou até mesmo diminua o diametro da mangueira.

[]s
(DU)

reslima
28/05/2014, 15:08
Opa, logo posto mais vídeos, agora vai uns dias ainda pra deixar as coisas todas mais ou menos em ordem!
Também curto demais esse motor, quando falei de instalar ele na sportage, ouvi de algumas pessoas que eu iria estragar o veículo e que era pra adaptar um AP. Sei que o AP é um ótimo motor, mas se fosse pra colocar um, partiria pra um 2.0 injeção e como não queria investir tanto, já que o veículo é pra trilha e rolezinhos aqui perto, optei pelo motor GM 151 que já tava fácil na mão e pelo o que ele me mostrou, provavelmente não vou me arrepender.
Abraço e valeu pelas palavras!

Reslima, simplesmente muito show sua adaptação. Sou fã deste motor e, sem dúvida é uma alternativa aos motores de Sportage que precisam ser totalmente retificados. Parabéns mesmo pelo trabalho e fico no aguardo do vídeo com você e a Sportage tirando onda nas trilhas aí do Paraná.

Um abraço,

Luiz

reslima
28/05/2014, 15:09
Beleza Edu, vou tomar esse cuidado.
Abração e mais uma vez valeu as dicas!
REnato

Dependendo de onde vc colocar a mangueira do canister, pode ser que resulte em entrada de ar falsa.
Teste alguns pontos ou até mesmo diminua o diametro da mangueira.

[]s
(DU)

reslima
28/05/2014, 15:11
Bom, como não é comércio e sim DOAÇÃO, não vejo problema em postar aqui. Se alguém precisar de uma Junta de Cabeçote do motor 2.0 16v Gasolina da Sport, tenho aqui. Comprei e como não fiz o serviço no motor original, ta lá embalada, sem uso. Quem estiver precisando, mande os dados por MP que envio a Junta sem nenhum custo.
Abraço.

Luiz Gaucho
28/05/2014, 16:22
Bom, como não é comércio e sim DOAÇÃO, não vejo problema em postar aqui. Se alguém precisar de uma Junta de Cabeçote do motor 2.0 16v Gasolina da Sport, tenho aqui. Comprei e como não fiz o serviço no motor original, ta lá embalada, sem uso. Quem estiver precisando, mande os dados por MP que envio a Junta sem nenhum custo.
Abraço.

Nobre Renato (descobri seu nome, hehehe)

Se puder me DOAR, agradeço. Refiz todo o motor do carro, mas vou ter que trocar a junta, pois a que comprei foi de qualidade "duvidosa".
Caso possa, te envio os dados por MP, e pode ser frete à cobrar.

Obrigado,

Luiz

reslima
28/05/2014, 16:30
Opa, posso sim Luiz, então, te mando e você ve se ela é de qualidade e te serve, pois apesar de não ter pago barato, também não sei se é de primeira. Passa seu endereço por MP que amanhã coloco no correio.
Abraço!

reslima
30/05/2014, 09:26
Amigos, a Sportage rodou, ainda com ajustes para serem realizados, mas rodou. Ontem coloquei os pneus 31" Armadillo de volta e levei ela pra casa. Hoje desentulho tudo que ta perdido dentro dela e dou uma boa lavada! Abaixo um pequeno vídeo que fiz agora cedo, ta bem ruim a qualidade, mas da pra ter uma ideia. Achei que o GM 151 ta bancando bem a relação do carro, o peso e os pneus. Se prestarem atenção, ta com um barulho, parecido com um assobio, vai ser necessário mais um ajuste na haste que aciona o garfo da embreagem, pois ta estrangulando o rolamento.

https://www.youtube.com/watch?v=U57TJuF9k2Y&feature=youtu.be

EDuarte
30/05/2014, 09:57
Amigos, a Sportage rodou, ainda com ajustes para serem realizados, mas rodou. Ontem coloquei os pneus 31" Armadillo de volta e levei ela pra casa. Hoje desentulho tudo que ta perdido dentro dela e dou uma boa lavada! Abaixo um pequeno vídeo que fiz agora cedo, ta bem ruim a qualidade, mas da pra ter uma ideia. Achei que o GM 151 ta bancando bem a relação do carro, o peso e os pneus. Se prestarem atenção, ta com um barulho, parecido com um assobio, vai ser necessário mais um ajuste na haste que aciona o garfo da embreagem, pois ta estrangulando o rolamento.

Muito bom Renato, parabens pelo trabalho.

[]s
(DU)

reslima
30/05/2014, 11:21
Fiz uma pesquina no google e no fórum, mas não encontrei, então posto aqui. Gostaria de saber a relação das marchas, relação da redução e a relação dos diferencias da sportage.
Abs!

Luiz Gaucho
30/05/2014, 13:37
Fiz uma pesquina no google e no fórum, mas não encontrei, então posto aqui. Gostaria de saber a relação das marchas, relação da redução e a relação dos diferencias da sportage.
Abs!

Renato,

Veja se aqui tem a informação que deseja:

http://www.envenenado.com.br/importados/kia/sportage.html

Um abraço,

Luiz

reslima
02/06/2014, 08:34
Isso mesmo Luiz! Valeu ein!
Abs.
Renato

Renato,

Veja se aqui tem a informação que deseja:

http://www.envenenado.com.br/importados/kia/sportage.html

Um abraço,

Luiz

reslima
02/06/2014, 09:08
Amigos, 68 km rodados com essa nova mecânica, vamos aos resultados. O GM 151 toca muito bem o carro, até parece que a atual configuração em que meu carro se encontra, com os pneus 31", inclusive, foi feita para esse motor. Bem, até agora minhas impressões se limitam a voltinhas em 4x2, rodando apenas em asfalto.

Instalei um manometro de temperatura mecânico, já que o original da sportage simplesmente não consigo confiar mais, ele está instalado provisoriamente com "enforca gato", acima da coluna de direção, comprei um copo de sobrepor, mas ainda não chegou, foto abaixo.

465453

A princípio, pensei que o radiador da sportage daria conta de refrigerar o motor de opala com sobra, mas infelizmente o motor está aquecendo demais, não demora a beirar os 100ºc. Com isso, pensei em tomar as seguintes atitudes, mas não sei exatamente por qual delas eu deva começar pra ver se resolvo o problema:
- Fazer uma ligação para que a ventoinha elétrica do Ar Condicionado (à frente do radiador), trabalhe de forma a auxiliar a ventoinha mecânica do motor opala;
- Varetar o radiador original da sport;
- Trocar o radiador por um com uma capacidade de troca de calor maior.
Se puderem me ajudar com isso, agradeço.

De qualquer forma, surgiu um outro problema, essa semana vou precisar retirar o motor mais uma vez para conter um vazamento na junta da tampa do cárter, pois não tem espaço suficiente pra fazer com o motor no lugar.

Abaixo algumas fotos dela depois de dar uma lavada, espero que NÃO permaneça assim, limpa, por muito tempo. Hehehe.

465454 465455 465457

Abs a todos!

cegandrade
03/06/2014, 08:29
Antes dessa mudança toda, não seria melhor testar uma ventoinha maior? Notei que a sua é bem pequena.

reslima
03/06/2014, 08:45
Pensei nisso também, essa original do opala realmente é muito pequena. Hoje levei ela revisar o restante da elétrica. Essa semana dou um pulo em uma cidade vizinha, aí em algum desmanche vejo se acho uma um pouco maior. Valeu aí a dica amigo!
Abs.
Renato

Antes dessa mudança toda, não seria melhor testar uma ventoinha maior? Notei que a sua é bem pequena.

reslima
03/06/2014, 09:22
Se alguem tiver uma sugestão de uma outra hélice, maior, que eu possa usar, agradeço.
Abs a todos.

reslima
03/06/2014, 10:11
Ontem paguei a oficina e o autopeças, então, como havia prometido informo aqui o valor gasto com a adaptação.
- Oficina (flanges, torno, solda, mão de obra, etc) - R$ 700,00;
- Auto peças (correias, coxins, colas, etc) R$ 120,00.
Devo acrescentar que pode ser que haja alguma diferença minima de preço, é que recentemente mexi umas coisinhas na minha A10, então acredito que acabei pagando tudo junto.
O custo do motor não tenho como acrescentar, pois eu já tinha. Mas motor de opala tem de todos os gostos e de valores variados, de 800 a 1500 conto.
Abs.

cegandrade
04/06/2014, 08:17
Eu tive um opala antigo que vinha com essa hélice pequena, e tempos depois comprei uma caravan com esse mesmo motor, mais já com ventoinha elétrica e ela era bem grande. Foi ate por isso que fiz o comentário. Outra coisa que me espantei quando vi os custos que você postou, foi que um amigo aqui da região colocou um outro motor na dele, so que trocou diesel por diesel(sportage x l200) e cobraram a ele coisa de uns 9 mil para fazer a adaptação, fora motor. Eu particularmente sou apaixonado por esse motor do opala, nunca vi um cara desse deixar o dono na mao.

reslima
04/06/2014, 08:55
cegandrade, ontem tirei a hélice pequena e pra fazer um teste coloquei uma que um amigo tinha a disposição, também de plástico, 7 pás, salvo engano da ranger, ele comprou em um FV sem o acoplamento viscoso e fez uma pequena flange pra deixar ela travada. Rodei bem pouco de ontem pra hoje com essa hélice, mas posso afirmar que a coisa já mudou de figura e tenho a impressão que vai resolver o problema.
Sobre os custos da adaptação, acredito que por eu estar no interior, as coisas aqui sejam um pouco diferentes. De qualquer forma, tem o lance de que o camarada na oficina é meu amigo e eu também acabo mexendo no carro, dentro das minhas limitações, é claro.
Provavelmente hoje, vou ver se resolvo o problema de vazamento no cárter e ver se até o fds ela fica zerada, pelo menos nesse sentido. Agora é ir ajeitando o restante do carro aos poucos, trocar amortecedores, revisar freios, diferenciais, etc. Uma coisa que percebi é que os amortecedores dela são caros pacas.
Abs!

EDuarte
04/06/2014, 10:34
O fato estar sem o defletor do radiador torna a exaustão bem deficiente, esse defletor faz muita diferença.

[]s
(DU)

reslima
04/06/2014, 13:10
Então Du, também acho que sem a coifa fica pior, o problema é que a minha já não tinha, pois usava ventoinha elétrica quando estava com o 2.0 16v.

De qualquer forma, só o teste que fiz com a troca da hélice por uma de 7 pás, pouco maior, aparentemente já resolveu, vou rodar assim até o fds pra ter certeza e, se realmente aprovar, vou comprar uma hélice igual a que está no lugar.

Abraço!

O fato estar sem o defletor do radiador torna a exaustão bem deficiente, esse defletor faz muita diferença.

[]s
(DU)

reslima
04/06/2014, 13:23
465821 465822 465823 465824

Luiz Gaucho
04/06/2014, 14:55
Que isso. Tá um colosso !!!

Luiz

filipezanrosso
04/06/2014, 16:56
Muito legal a adaptação, uma solução barata e funcional pra manter o carro na ativa!!

(off topic) de que carro vem esses espelhos?? parecem do palio, como foi adaptado?

reslima
05/06/2014, 08:34
O loco, bem que queria que tivesse mesmo!
Valeu Luiz!
Abraço!
Renato

Que isso. Tá um colosso !!!

Luiz

reslima
05/06/2014, 08:39
Opa, valeu filipe...
Cara, não sei de que carro são os espelhos, já peguei assim, inclusive já estava com uma gambi no do motorista, mas é bom saber que não é o original, aí vejo se troco só o do lado esquerdo aqui.
Valeu a visita.
Abraço!
Renato

Muito legal a adaptação, uma solução barata e funcional pra manter o carro na ativa!!

(off topic) de que carro vem esses espelhos?? parecem do palio, como foi adaptado?

mflaviorodrigues
05/06/2014, 10:16
Reslima me fala uma coisa como fico as retomadas da viatura com esse motor? outra coisa você pensa em injetar esse motor?

reslima
05/06/2014, 12:59
Flavio, pode ser impressão minha, mas achei que as retomadas com o motor opala ficaram melhores. É um motor completamente diferente do 2.0 16v. O motor opala tem mais pegada em rotações mais baixas, então é só fincar o pé que o bicho calça o conjunto na boa. O original, como a maioria dos 16v que conheço, ia bem depois dos 3.000, 3500 giros, enquanto não chegava ali, apanha um pouco pra tocar o conjunto. Sei lá, impressão que tive. Até agora só alegria com o motorzinho, ainda mais agora que parou de esquentar!

reslima
05/06/2014, 15:29
Tinha passado despercebido aqui. Sim, futuramente pretendo injetar o motor, usando um módulo pandoo pulser e uma TBI monoponto de monza/S10.

outra coisa você pensa em injetar esse motor?

reslima
06/06/2014, 09:17
Só pra manter atualizado, ontem a sportage voltou para a alfisina para revisão de 10.000km... :mrgreen:
Zuera, parei ela pra conter o vazamento do cárter. Segunda no máximo ta de volta a ativa, pois só estamos mexendo depois do horário de expediente.
Abs a todos.

dieboy
06/06/2014, 15:30
Só pra manter atualizado, ontem a sportage voltou para a alfisina para revisão de 10.000km... :mrgreen:
Zuera, parei ela pra conter o vazamento do cárter. Segunda no máximo ta de volta a ativa, pois só estamos mexendo depois do horário de expediente.
Abs a todos.

Boa tarde reslima. Belo trabalho, isso prova o quanto vc gosta da sua viatura.
A hélice ficou fazendo algum barulho? Pois parece que ela é travada de fabrica correto? Se vc colocar um defletor vai melhorar muito a circulação de ar no radiador.

reslima
09/06/2014, 09:34
Então, a hélice que coloquei é plástica, 8 pás e que originalmente usa o sistema de acoplamento viscoso, mas estou usando ela travada, então faz um pouco de barulho sim. Vou ver se descolo um defletor pra colocar no lugar ou se alguem consegue "fabricar" um sob medida pra ela. De qqer forma, só a hélice já mudou completamente o cenário e não está esquentando mais, ta trabalhando em temperaturas bem próximas a de funcionamento normal do motor.
Abraço e valeu a visita!
Renato

reslima
10/06/2014, 09:42
Só pra constar, levei um dos retrovisores quebrados a um autopeças e realmente são do Palio Fire, 2 portas de 2004 a 2007, retrovisor trocado.
Abs.

Rafael Moscatelli
10/06/2014, 13:58
Oi depois nos informe como ficou se está retomando melhor e se anda bem de final, me pareceu uma boa opção!

reslima
11/06/2014, 08:13
Ok amigo, pode deixar que posto sim. Ontem a noite, depois de tirar o vazamento do cárter, funcionei o motor novamente. Hoje a tardezinha pego ela na oficina.
Abs.

andersoncolares
19/06/2014, 14:47
Ok amigo, pode deixar que posto sim. Ontem a noite, depois de tirar o vazamento do cárter, funcionei o motor novamente. Hoje a tardezinha pego ela na oficina.
Abs.

Fantástico Renato. Sempre bom saber que podemos contar com esta opção. Sabe de algum motor a diesel, que não o da L200, que caberia neste cofre? Minha VTR é uma GRand 2.0 TDI

Abraços e parabéns.

Múcio Luiz
19/06/2014, 20:02
Reslima, parabéns pela adaptação. Ficou show!

Abraço!

reslima
21/06/2014, 14:08
Obrigado Anderson! Para mim foi a melhor solução, o carro ficou fantástico! Preciso tirar mais umas fotos e fazer mais alguns vídeos, depois de instalar um outro escape e de ajeitar mais umas coisas. Cara, infelizmente não sei que motor diesel ficaria bom, mas já pensou em um mwm 2.8? Apesar de caro, acredito que espaço não seria problema pra ele na sportage e além disso, sei que é um ótimo motor.
Abraço, valeu pela visita!
Renato

Fantástico Renato. Sempre bom saber que podemos contar com esta opção. Sabe de
algum motor a diesel, que não o da L200, que caberia neste cofre? Minha VTR é uma GRand 2.0 TDI

Abraços e parabéns.

reslima
21/06/2014, 14:10
Múcio, valeu e obrigado pela visita!

Ela ainda ta em fase de ajustes, principalmente com relação ao consumo agora, que ta muito baixo, ta fazendo 3km/l de álcool entre cidade e estrada, mas já tenho em vista uma pequena alteração no sistema de alimentação e o cenário vai mudar.
Abraço!

Reslima, parabéns pela adaptação. Ficou show!

Abraço!

Leonardo Nunes Zerbone
21/06/2014, 17:49
Saquem só uma adaptação que encontrei na internet (youtube). Esta é datada de fevereiro de 2013! Parece que a "coisa maluca" relatada na primeira postagem do amigo vem dando certo!

Link: https://www.youtube.com/watch?v=3YaJu0O44kQ

Parabéns pela engenhosidade, Reslima! Ficou sensacional!

reslima
23/06/2014, 08:23
E aí Leonardo, tudo certo?

Pois então, já tinha visto essa adaptação e até pensei em fazer o mesmo, pois até meses atrás tinha um 4.1 álcool que retirei da minha A10, no entanto, seriam necessárias muitas alterações que pra mim não rolaria, por exemplo, teria que mudar a posição do câmbio e ct, levando mais pra trás, pra isso ainda teria que levantar a carroceria toda uns 20 cm, pra que não fosse necessário cortar nada de lata, além é claro de perder o ar condicionado do carro, pois o radiador do motor, iria justamente pro lugar onde fica o radiador do ar. De qqer forma, se agora eu quiser tocar um 6 ali, a flange já ta pronta e é a mesma que se usa no 4.
Abs e valeu a visita.
Renato.

Saquem só uma adaptação que encontrei na internet (youtube). Esta é datada de fevereiro de 2013! Parece que a "coisa maluca" relatada na primeira postagem do amigo vem dando certo!

Link: https://www.youtube.com/watch?v=3YaJu0O44kQ

Parabéns pela engenhosidade, Reslima! Ficou sensacional!

reslima
30/06/2014, 08:44
No sabado, aproveitei a chuva e dei um rolé, acompanhado de 2 amigos em uma matinha aqui ao lado da cidade. O carro ficou sensacional e nada tem haver como era quando tinha o motor original.

468449 468450 468451 468452 468453 468454 468455 468456 468459

E as fotos abaixo são de ontem, após voltar de um resgate que fomos fazer a uma motoca de um amigo que ficou quebrada no meio da trilha. Infelizmente não tinha ninguém pra tirar fotos e fazer vídeos durante o percurso.

468462 468463 468464 468465

Leonardo Nunes Zerbone
30/06/2014, 09:22
Meus parabéns!

reslima
30/06/2014, 09:30
Tem um vídeo curtinho que fiz ontem no percurso até a trilha onde buscamos a motoca. Estávamos em 3 carros, eu com a Sport, um amigo de CJ5 e outro com um Jeep Cherokee 2006 que quebrou a homocinética do cardan dianteiro naquela subida no final do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=BoF3SGagx8w&feature=youtu.be

Luiz Gaucho
30/06/2014, 09:38
Muito show Renato !!!!

mflaviorodrigues
01/07/2014, 09:39
Reslima como fico o consumo da sua Viatura com esse motor? pelo que vi coloco um carbura simples, não fico muito beberrão?

reslima
01/07/2014, 10:22
OPa, tudo certo? Não era um carburador simples não, era uma weber 446. Esse carburador tem duas borboletas mas abre as duas de uma vez, não tem dois estágios. Estava fazendo entre 2,5 e 3km/l. Vendi ele e comprei um Solex H34 semi novo que estou esperando chegar, enquanto isso estou usando uma 3E que um amigo me emprestou.
Abs.

Reslima como fico o consumo da sua Viatura com esse motor? pelo que vi coloco um carbura simples, não fico muito beberrão?

Leandro-MacaúbaPaisagismo
08/07/2014, 08:54
Eu tive um opala antigo que vinha com essa hélice pequena, e tempos depois comprei uma caravan com esse mesmo motor, mais já com ventoinha elétrica e ela era bem grande. Foi ate por isso que fiz o comentário. Outra coisa que me espantei quando vi os custos que você postou, foi que um amigo aqui da região colocou um outro motor na dele, so que trocou diesel por diesel(sportage x l200) e cobraram a ele coisa de uns 9 mil para fazer a adaptação, fora motor. Eu particularmente sou apaixonado por esse motor do opala, nunca vi um cara desse deixar o dono na mao.

Bom dia amigos,

Muito interessante mesmo essa adaptação, mostra que nossas viaturas além de resistentes são fáceis de realizar essas adaptações. A minha é 2001 e tinha o motor diesel TDI, hoje depois de vários desgostos com aquele motor, estou com um da L200 2.5/121cv adaptado sobre o caput da viatura e estou muito feliz com o resultado que tive, ficou um furacão, de 0 a 100 tá mais rápido que muitos carros 2.0 esporte ai do mercado.
Não gastei R$9.000,00 mais o motor não, e sim R$9.000,00 com o motor da L200 incluso e MDO.

Leonardo Nunes Zerbone
08/07/2014, 20:03
Galera, estou pensando em colocar motor AP 1.8 na minha viatura. Alguém possui experiência pessoal (para quem usa este motor) ou mecânica (para as pessoas que fazem este tipo de adaptação)? Me indicariam algum motor ou mecânico? Sou da Região Metropolitana de São Paulo.

Abraços, aventureiros!

filipezanrosso
08/07/2014, 21:37
Galera, estou pensando em colocar motor AP 1.8 na minha viatura. Alguém possui experiência pessoal (para quem usa este motor) ou mecânica (para as pessoas que fazem este tipo de adaptação)? Me indicariam algum motor ou mecânico? Sou da Região Metropolitana de São Paulo.

Abraços, aventureiros!

No fórum tem um tópico semelhante a este com a adaptação de um AP 1.8.
Abraço!

Leonardo Nunes Zerbone
09/07/2014, 00:58
No fórum tem um tópico semelhante a este com a adaptação de um AP 1.8.
Abraço!

Hum .... joia! vou conferir! Obrigado ...

reslima
09/07/2014, 08:24
Leonardo, segue abaixo o link do tópico!
Abraço.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/53424-colocando-ap-na-sportage.html

mflaviorodrigues
10/07/2014, 12:00
Reslima conseguiu arrumar o velocímetro?

reslima
10/07/2014, 13:36
Ainda não cara, sabe o que é pior? Que dizem que precisa do módulo para funcionar, volte na página anterior pra ver, o primeiro vídeo que fiz com ela rodando, da pra ver o velocímetro funcionando e o módulo eu já tinha retirado coisa de quase 2 semanas antes. Estranho não? Além do mais, no módulo o pino 42 é marcado como "vehicle speed input", vai direto para painel, para o velocímetro. Sei lá, to penando com isso, vamos ver o que vira.
Abs!

Reslima conseguiu arrumar o velocímetro?

Leonardo Nunes Zerbone
11/07/2014, 21:26
Eh (...) estou gostando desta brincadeira do 151 (está engenhosa!). Até me animei, mas, no meu caso, acabei mandando retificar o motor KIA!

reslima
14/07/2014, 09:10
Leonardo, o 151 parece que foi feito para a sport, casou muito bem com o carro. Estou muito satisfeito. Futuramente, pretendo injetar com TBI de S10 e modulo pandoo pulser.
Abs.

reslima
14/07/2014, 10:20
Fds mexi algumas coisinhas, com base em fotos que vi aqui mesmo no Fórum, fixei o PX em dois furos próximos ao da fixação do retrovisor interno e fixei o retrovisor no PX. A antena coloquei na tampa do porta malas, mas ainda preciso passar o cabo por dentro do forro e ligar a alimentação do rádio, depois mando ajustar o ROE.

Algumas fotos.

470583 470584 470585 470587

reslima
14/07/2014, 10:29
A nova garganta do motor chegou, um carburador Solex H34 seminovo. É o carburador que acho mais adequado ao motor GM opala, seja álcool ou gasolina, para quem quer uma certa economia sem perder muito em desempenho. No sabado desmontei ele, verifiquei o estado, fiz uma limpeza, troquei as juntas e montei novamente. Hoje depois que sair do trampo, coloco ele no lugar e vamos ver o que acontece!

470592 470594 470596 470598

reslima
14/07/2014, 10:34
Estou enfrentando outro problema, o alternador de 120amp que tenho instalado no motor está com o regulador de voltagem zuado e o seu mal funcionamento está fazendo com que a bobina esquente em excesso, então depois de rodar por um período pouco mais longo, chega em um ponto que o carro só pega no tranco. Essa semana também resolvo esse problema, ganhei de um amigo um outro alternador do qual vou retirar o regulador de voltagem, que é exatamente igual do alternador instalado no carro. Foto abaixo:
470600 470601

Leonardo Nunes Zerbone
14/07/2014, 10:42
Leonardo, o 151 parece que foi feito para a sport, casou muito bem com o carro. Estou muito satisfeito. Futuramente, pretendo injetar com TBI de S10 e modulo pandoo pulser.
Abs.

Que legal, Reslima! Falava agora há pouco com o Eduarte que todo e qualquer relato de adaptações feitas nas nossas viaturas é de importância relevante aos amantes deste magnífico carro. Eu optei pela retífica mas acredito muito nesta sua adaptação ENGENHOSA (tanto que se meu motor "for para o saco novamente" esta será a minha opção). Quanto à "injeção usando o TBI de S10 e modulo pandoo pulser", acho uma ideia bacana!

Abraços e uni-vos todos para o engrandecimento das nossas Sportages!

Antes (...): deixo aqui minha saudação ao Eduarte pela opinião compartilhada por telefone!

Léo!

reslima
14/07/2014, 10:45
Bem, ontem fui almoçar com a família em uma fazenda turística e na volta, acompanhado de um amigo com uma cherokee sport, voltamos para a Cidade por uma antiga estrada rural, hoje abandonada e que só pessoal que faz cavalgada passa por ela, o percurso todo foi de mais ou menos 30km em estradas rurais. No final, chegando em casa, percebi que perdi a lanterna de seta direita... Se encontrar uma usadinha pra substituir e ir usando, filé, pois não to muito animado pra comprar o par novo por enquanto....

470606 470607 470605 470602 470603 470604

reslima
14/07/2014, 11:04
Opa, bacana Leonardo! O negócio é não deixar o carro parado. Eu tenho pra mim que o motor original é bom, o único inconveniente é o preço de peças de qualidade para fazer ele completo e deixar novamente confiável. Se essas peças fossem encontradas por um preço legal, teria também optado pela retifica. Entre fazer o motor com peças de 2 e 3ª linha a um preço razoável e trocar o motor, preferi trocar o motor e acabar de vez com o problema gastando bem menos do que gastaria.
Abraço!
Renato

Que legal, Reslima! Falava agora há pouco com o Eduarte que todo e qualquer relato de adaptações feitas nas nossas viaturas é de importância relevante aos amantes deste magnífico carro. Eu optei pela retífica mas acredito muito nesta sua adaptação ENGENHOSA (tanto que se meu motor "for para o saco novamente" esta será a minha opção). Quanto à "injeção usando o TBI de S10 e modulo pandoo pulser", acho uma ideia bacana!

Abraços e uni-vos todos para o engrandecimento das nossas Sportages!

Antes (...): deixo aqui minha saudação ao Eduarte pela opinião compartilhada por telefone!

Léo!

Leonardo Nunes Zerbone
14/07/2014, 12:47
Legal, Reslima, a sua experiência com esta adaptação de motor certamente setá muito valiosa para nós, amantes da sportage.

Forte abraço!

reslima
11/08/2014, 10:42
Amigos, pra manter atualizado, após instalar o novo carburador (solex H34) e fazer algumas alterações em gicle, ponto, etc, o consumo do carro no álcool ficou em torno de 5km/l. Pra mim está bom demais!
Estou revisando alguns itens do carro e surgiu uma dúvida, existe reparo para o cilindro mestre de freio ou um outro cilindro que pessoal costuma colocar no lugar do original do carro?
Abs a todos.

cegandrade
12/08/2014, 08:23
O meu estava falhando comprei um reparo e não durou nada. Fiz a troca comprando um no MercadoLivre e já roda a bastante tempo.
Amigos, pra manter atualizado, após instalar o novo carburador (solex H34) e fazer algumas alterações em gicle, ponto, etc, o consumo do carro no álcool ficou em torno de 5km/l. Pra mim está bom demais!
Estou revisando alguns itens do carro e surgiu uma dúvida, existe reparo para o cilindro mestre de freio ou um outro cilindro que pessoal costuma colocar no lugar do original do carro?
Abs a todos.

reslima
13/08/2014, 10:58
Pois é, vou ter que partir pra um novo mesmo. O meu ta vazando um pouco, não curto isso de ficar direto repondo fluído. Mês que vem abraço um desses no ML.
Depois que zerar tudo que está me incomodando na mecânica, vou mexer com os parachoques.
Abraço e valeu!

O meu estava falhando comprei um reparo e não durou nada. Fiz a troca comprando um no MercadoLivre e já roda a bastante tempo.

reslima
18/08/2014, 12:45
Amigos, nem tudo são flores, portanto, tenho que compartilhar aqui alguns poréns que tive com a adaptação do motor Opala. Para quem usa o carro no dia a dia e pretende manter todo o carro funcional, inclusive com o ar condicionado, usando o motor de opala álcool (taxa maior) o sistema de arrefecimento deverá ser revisto. No meu caso que é um carro exclusivo para trilhas e voltinhas pela região, o ar ainda estava desligado, no lugar, mas desligado. Andando em velocidades mais baixas, sem acelerar muito o motor estava esquentando e chegando aos 100º. Em deslocamentos ou até em baixas velocidades, mas sempre com uma rotação um pouco mais acentuada, ele se mantinha na faixa dos 85º, 90º, era a hélice 8 pás fazendo a sua parte. Até aí tudo bem, para não correr o risco de ver o motor abrindo o bico novamente e, como o sistema do ar, ainda que instalado, ainda estava todo desligado e dependendo de manutenção, resolvi desmontar tudo e retirar principalmente o radiador do ar. Feito isto e após mais um tanto rodado, o motor agora se mantém em temperaturas mais adequadas ao seu funcionamento, independente do cenário que esteja enfrentando.
Inicialmente pretendia vender o ar condicionado, pois pra mim não terá utilidade nesse carro, mas desisti e vou deixar guardado e, assim que fizer uma revisão completa do sistema de arrefecimento, me arrisco a instalar ele novamente no carro.
Abs a todos.

reslima
18/08/2014, 12:53
Bola pra frente, dias atrás a maçaneta interna esquerda quebrou e comprei uma da besta GS, idêntica a da Sportage por R$ 14,00, detalhe, a mesma maçaneta da sportage custa R$ 25,00. Fotos abaixo:

474436 474438 474439

reslima
18/08/2014, 12:59
Outro problema que venho enfrentando é um vazamento na bomba da direção hidráulica, semana passada tirei a bomba e fui verificar onde o porque estava vazando e percebi que os O´rings que vão nas conexões não estão mais vedando. Sendo assim, comprei um kit de O´rings na internet e nesse fds efetuarei o serviço para estancar o vazamento. Foto do kit abaixo:
474444 474446

leonardorj
25/08/2014, 22:55
fala meu companheiro, preciso de uma ajuda tua muito grande, em primeiro lugar boa noite, estava aqui pensando meu motor não esta la grande coisa e essa eletrônica me mata de raiva, por isso apareceu um motor ap 1.8 de procedência e comprei e deixei guardado e uns tempos depois apareceu um willys maluco aqui o cara estava apertado corri para o banco, peguei aquele empréstimo (rsrs) e comprei o carro, porem desmontei ele td e estou reformando ele veio com motor opala 4cil que por sinal que maquina que esta, e estou pensando em trocar os corações entre eles passar o de opala para sportage e o ap para willys porque flange para willys tem de montão mais para sportage nada, ae pensei vou perguntar, vai que da certo (rsrs) vc tem o molde desta flange ou me da uns detalhes mais próximo de como vc fez pois ainda este mês a minha vai vira sportala (rsrsrsr) ou pelo menos começar a virar, es poder me ajudar ficarei grato e meu carro e para as mesmas configurações da sua e quem sabe depois um 6 canecos ae a galera aqui do rio vai endoidar nas competições já estou até imaginando kkkkkkk.
vlw e agradeço por esta informações aqui já postadas...

reslima
26/08/2014, 07:56
Leonardo, tranquilo? Então, quando instalei fiz o molde em papel cartão, mas não sei se ainda tenho guardado o molde da flange, vou ver e te digo. De qualquer forma, aqui no tópico tem todo o passo a passo para a instalação do motor opala.
Quando ao AP, te digo o seguinte, sei que já vem sendo comercializada a flange para instalar ele na Sportage, não lembro bem se pelo pessoal da DeepTec ou da Adap Brasil e se realmente já existir a flange pronta, com o motor já na mão, no teu lugar iria de AP, mais pra frente pra tocar um injetado fica bem mais fácil.
Abraço.
Renato

leonardorj
26/08/2014, 08:45
pois é, sei que o motor ap é melhor mais vai aquela historia quantos opalas na vida vc viu por motor quebrado? é um baita de um motor e não tenho interesse em injetar nenhum motor não nem do willys e nem a sportage, e para te falar a verdade particularmente acho que o opala vai empurrar muito melhor por causa do torque que o ap nem chega perto em baixa,
estou certo?
mais uma vez obrigado e no aguardo seu.

reslima
26/08/2014, 10:21
O meu pretendo injetar no futuro. Então, acredito que não tem comparação em relação ao torque de um AP 1.8 ou 2.0 carburado com o GM 151. A minha ficou muito boa, mas muito boa mesmo, ainda estando com pneus 31". Ela apanha um pouco só em marchas mais leves, na rodovia por exemplo. Mas de resto, o motorzinho ta se virando muito bem com o conjunto.
Abraço!

pois é, sei que o motor ap é melhor mais vai aquela historia quantos opalas na vida vc viu por motor quebrado? é um baita de um motor e não tenho interesse em injetar nenhum motor não nem do willys e nem a sportage, e para te falar a verdade particularmente acho que o opala vai empurrar muito melhor por causa do torque que o ap nem chega perto em baixa,
estou certo?

leonardorj
26/08/2014, 12:59
então me passa um contato seu para tirar umas duvidas que é bom eliminalas logo.(KKKKK)
abrços e obrigado pelas ideias.

Marcos Vaz
22/10/2014, 17:10
estou certo?

Olá Leonardo, desculpe entrar na conversa, já faz muito tempo que não posto nada aqui. Lendo seu comentário, aconselho o AP por ser de manutenção fácil e vc encontra peça em qualquer loja de auto peças.
Coloquei AP na minha viatura também, comecei com o AP 1.8 mas senti falta de torque, na trilha ela só funcionava reduzida ai troquei pelo AP 2.0 cara é outro carro com torque, força e velocidade. A minha também é carburada e a flange fiz por aqui mesmo, infelizmente não tenho mais o molde mas não é difícil de fazer não, mas se vc conseguir já pronta é quase metade do serviço.
Quanto á injeção acho melhor instalar uma Full Tec, tenho um amigo aqui que tem um Willys 51 com AP 2.0 e ele injetou com a Full Tec e ficou o bicho o carro dele. Se um dia resolver injetar minha viatura vou optar pela Full Tec.

Grande abraço,

Marcos Vaz
22/10/2014, 17:12
Caro Reslima,
Gostei do seu guincho, gostaria de saber que mesa vc usou para colocar o guincho e onde ela está fixada?
Poderia me passar o esquema?

Bem, ontem fui almoçar com a família em uma fazenda turística e na volta, acompanhado de um amigo com uma cherokee sport, voltamos para a Cidade por uma antiga estrada rural, hoje abandonada e que só pessoal que faz cavalgada passa por ela, o percurso todo foi de mais ou menos 30km em estradas rurais. No final, chegando em casa, percebi que perdi a lanterna de seta direita... Se encontrar uma usadinha pra substituir e ir usando, filé, pois não to muito animado pra comprar o par novo por enquanto....

470606 470607 470605 470602 470603 470604

reslima
23/10/2014, 09:20
Marcos, tranquilo? Já peguei minha sportage com o guincho instalado, mas ele foi feito especifico pra ela, pelo que percebi, está fixo ao chassi. Ela está em manutenção, revisando suspensão e transmissão dianteira, daqui uns dias, vou tirar o parachoque pra tentar inventar um outro e aproveito pra tirar fotos detalhadas da mesa.
Beleza?
Abraço.

leonardorj
23/10/2014, 20:00
Olá Leonardo, desculpe entrar na conversa, já faz muito tempo que não posto nada aqui. Lendo seu comentário, aconselho o AP por ser de manutenção fácil e vc encontra peça em qualquer loja de auto peças.
Coloquei AP na minha viatura também, comecei com o AP 1.8 mas senti falta de torque, na trilha ela só funcionava reduzida ai troquei pelo AP 2.0 cara é outro carro com torque, força e velocidade. A minha também é carburada e a flange fiz por aqui mesmo, infelizmente não tenho mais o molde mas não é difícil de fazer não, mas se vc conseguir já pronta é quase metade do serviço.
Quanto á injeção acho melhor instalar uma Full Tec, tenho um amigo aqui que tem um Willys 51 com AP 2.0 e ele injetou com a Full Tec e ficou o bicho o carro dele. Se um dia resolver injetar minha viatura vou optar pela Full Tec.

Grande abraço,
fala marcos blz? o que acontece a minha esta desmontada, e tenho um motor 151 fechado funcionando e um ap aberto, mais td estand e falta alguns perifericos, mais acho que um gm 151 não fica ruim em nossos carros não pois vou colocar mais para frente um 6 cil ja até estou começando a negociar com um amigo que tem oficina também e a adaptação do opala eu achei mais facil nos termos de flange pois sou tambem mecanico mais nunca fiz este tipo de serviço então começar de baixo é bem melhor hahahhah.
mais com certeza um ap não tem de que reclamar até porque troller começou com ele
fica na paz e tomara que papai do céu libere a torneira pra gente brincar pois as trilhas estão igual deserto....

leonardorj
20/03/2015, 12:01
Reslima, bom dia vi aqui no forum que vc aumentou a haste do cilindro, mais estou com um problema um pouco diferente na minha adaptação,percebi que o garfo ficou muito próximo da caixa sem muito espaço para ir para trás.
a sua ficou assim tambem?

reslima
01/04/2015, 10:29
Não, a minha não ficou assim. Que embreagem usou? Que motor adaptou? Você não ia retificar o seu?

cegandrade
02/04/2015, 10:20
Leonardo, posta fotos da adaptação do motor
Reslima, bom dia vi aqui no forum que vc aumentou a haste do cilindro, mais estou com um problema um pouco diferente na minha adaptação,percebi que o garfo ficou muito próximo da caixa sem muito espaço para ir para trás.
a sua ficou assim tambem?

leonardorj
26/07/2015, 19:32
Leonardo, posta fotos da adaptação do motor
galera boa noite, desculpa minha demora em td, o problema da minha já resolvi, usei a embreagem da sport com volante de motor dela msm, só que fiz uma coisa um pouco diferente da sua, no volante enchi os furos com solda de níquel que é muito forte e depois abri a furação do opala, e resolvi o curso da embreagem, mandei fazer a bucha um pouco maior para entrar o virabrequim então ela fazia calço no disco de embreagem e quando apertava o plator ele se comprimia e enforcava a embreagem retirei, diminui uns 7 mm e resolvido problema, e depois reajustei naquele parafuso que segura o garfo do colar adiantei ele um pouquinho a embreagem ficou uma luva o carro esta andando bem perfeito com carburador simples dfv 228 mais isso vou mudar, agora estou com um problema de aquecimento, que esta osso para resolver na minha uso ventoinha elétrica vou mandar o radiador para varetar amanhã, e amanhã também coloco as fotos, só não tenho durante o trabalho mais vou tirar dela já no lugar

Abraços a tds e esse fórum contribuiu bastante para me auxiliar, muito feliz agora com a viatura, se soubesse tinha feito isso a mais tempo.

reslima
27/07/2015, 10:58
Que bom que também curtiu a mudança Leonardo! Sobre o volante, preferi não mexer na furação e usei um outro aliviado para acomodar a embreagem da sportage, bem como sua cremalheira. Ta lá firme e forte até hoje. Também precisei espichar um pouco a bucha do vira para acomodar a ponta do eixo piloto. Sobre carburação, estou usando uma solex H34, usando bomba elétrica da sportage com dosador de combustível, meu motor é a álcool e está muito liso. Também tive problema com aquecimento, eu resolvi colocando uma hélice plástica de 9 pás e como só uso na trilha, tirei todo o sistema do ar condicionado, nunca mais me incomodou.

Abaixo segue foto de como ela vive agora...

508178 508179

Valdir viana
24/09/2015, 21:05
Boa noite a todos, acabo de ler todo os relatos deste tópico e confesso estar agora bem tranquilo quanto a minha sportage, se não por um pequeno detalhe a minha é a diesel, será que esta adaptação, que por sinal muito bem feita, servirá?
Penso em colocar um motor de opala na minha, não aguento mais o motor original, mas gosto do carro, também só uso para trilhas. Renato parabéns pelo belo serviço e pela iniciativa de postar tudo.
No começo você estava preocupado com a aderência da polia da bomba de direção, como foi, ficou do jeito que está na foto?
Pretendo iniciar a transformação na minha SPORT o quanto antes.

reslima
25/09/2015, 07:53
Opa, tranquilo Valdir?
Sim, a correia ta lá do mesmo jeito, mas não patina não. O que tenho tido de problema na adaptação é com o arranque, tenho que arrumar uma forma de proteger ele melhor, já tive que tirar 2 vezes pra limpar e revisar de tanto barro que tinha dentro.
Qqer coisa, estou por aqui.
Abraço.
Renato S. Lima

Boa noite a todos, acabo de ler todo os relatos deste tópico e confesso estar agora bem tranquilo quanto a minha sportage, se não por um pequeno detalhe a minha é a diesel, será que esta adaptação, que por sinal muito bem feita, servirá?
Penso em colocar um motor de opala na minha, não aguento mais o motor original, mas gosto do carro, também só uso para trilhas. Renato parabéns pelo belo serviço e pela iniciativa de postar tudo.
No começo você estava preocupado com a aderência da polia da bomba de direção, como foi, ficou do jeito que está na foto?
Pretendo iniciar a transformação na minha SPORT o quanto antes.

leonardorj
30/09/2015, 19:38
Opa, tranquilo Valdir?
Sim, a correia ta lá do mesmo jeito, mas não patina não. O que tenho tido de problema na adaptação é com o arranque, tenho que arrumar uma forma de proteger ele melhor, já tive que tirar 2 vezes pra limpar e revisar de tanto barro que tinha dentro.
Qqer coisa, estou por aqui.
Abraço.
Renato S. Lima
boa galera, estou com o msm problema de arranque, quanto ao mais a minha esta um pitelzinho esse mês aqui no rio em marica terá um evento off road com arrancadão na lama, cabo de guerra e td mais, será o teste final da criança, agora vou começar a bolar algo para colocar novamente o ar no carro pois não estou aguentando pois uso o carro td dia para ir de casa até a minha oficina e esta show com carburador simples fazendo 10 km/l muito feliz msm e ainda devendo as fotos

reslima
01/10/2015, 10:24
Se encontrar uma solução para o arranque, posta aqui. O meu ta na elétrica pra tentar dar uma "turbinada".
Abraço.

Renato S. Lima

boa galera, estou com o msm problema de arranque, quanto ao mais a minha esta um pitelzinho esse mês aqui no rio em marica terá um evento off road com arrancadão na lama, cabo de guerra e td mais, será o teste final da criança, agora vou começar a bolar algo para colocar novamente o ar no carro pois não estou aguentando pois uso o carro td dia para ir de casa até a minha oficina e esta show com carburador simples fazendo 10 km/l muito feliz msm e ainda devendo as fotos

calberto_bb
01/10/2015, 11:09
Bom dia, sei que este assunto não pertence diretamente a este fórum, mas indiretamente sim, o que foi mudado na minha não foi o motor, que pretendo fazer também, mas sim o câmbio, que era automático e foi colocado um manual que não sei se é do opala ou do chevete, só que colocaram o kit de embreagem do chevete e com um volante aliviado de Deus sabe de que carro e ele vive quebrando o disco de embreagem que segundo o meca não aguenta o tranco do motor 2.0 das sports. Alguém pode me dar uma ajuda pra saber o que posso fazer para resolver de vez este problema, só pra adiantar a tração esta ligada mas não traciona as rodas dianteiras, mas quando aciono a alavanca da tração, o cardã das rodas dianteiras fica duro, acho que o problema da tração são as rodas livres.

reslima
01/10/2015, 11:14
Bom dia, assim a grosso modo, sem saber mais detalhes é meio dificil opinar. Mas porque não mudaram o centro do disco da embreagem original da sportage, colocando nele a estria do disco que serve no eixo piloto do câmbio em questão?

calberto_bb
01/10/2015, 13:49
Então, eu comprei ela assim e gastei uns 6000k nela e deu este problema na embreagem, troquei a embreagem mas o meca falou que era questão de pouquíssimo tempo pra dar o mesmo defeito, então optei por devolver a Sport, mais por pressão da primeira dama, e amarguei este prejuízo, agora o dono da garagem falou que se eu der uns 3000k pra ele eu posso pegar ela de volta, agora pensa na batalha pra convencer a patroa, rsrsrsrs. Quando vi esta troca de motor fiquei bem empolgado e se pegar ela de volta, vou tentar resolver primeiro este problema da embreagem e depois juntar uma grana pra trocar o motor pelo do opala e ir pra galera. Reslima, muito obrigado pelo apoio, nem imaginava que isto pudesse ser feito, tentei colocar uma embreagem de cerâmica mas devido o trabalho de alivio do volante, as molas do disco de embreagem ficaram batendo no platô e tive que voltar o disco original do chevete.

leonardorj
02/10/2015, 21:21
reslima, boa noite, como assim turbinar o arranque???
gostei da ideia, a minha deu pau no arranque hj, fica sem pressão para virar o carro parece que esta fora de ponto.
o unico problema que estou tendo também.

reslima
09/10/2015, 09:28
Além da geral que foi dada no arranque, pois tava cheio de barro, ele mudou porta escova e escovas, colocou escovas maiores... Ficou muito bom, partida igual de carro novo... kkkkkk
É minha ultima tentativa com esse arranque, se der problema de novo, partirei para um modelo com redução.
Abs.

reslima, boa noite, como assim turbinar o arranque???
gostei da ideia, a minha deu pau no arranque hj, fica sem pressão para virar o carro parece que esta fora de ponto.
o unico problema que estou tendo também.

leonardorj
15/10/2015, 14:29
Além da geral que foi dada no arranque, pois tava cheio de barro, ele mudou porta escova e escovas, colocou escovas maiores... Ficou muito bom, partida igual de carro novo... kkkkkk
É minha ultima tentativa com esse arranque, se der problema de novo, partirei para um modelo com redução.
Abs.
irmão, fala pra mim, sabe de qual carro foi o porta escova adaptado??
o meu esta oxidando muito rapido, tambem não guento mais. kkkkk

reslima
15/10/2015, 15:28
Cara, não sei te dizer, mas posso ver com o rapaz da autoelétrica... Vou tentar bolar uma forma de proteger melhor o arranque também, vamos ver...
Abraço...

irmão, fala pra mim, sabe de qual carro foi o porta escova adaptado??
o meu esta oxidando muito rapido, tambem não guento mais. kkkkk

leonardorj
02/11/2015, 08:50
Cara, não sei te dizer, mas posso ver com o rapaz da autoelétrica... Vou tentar bolar uma forma de proteger melhor o arranque também, vamos ver...
Abraço...
boa galera. reslima fds passado tirei meu arranque fora lubrifiquei as escovas, dei uma geralzinha no arranque pois tinha um evento aqui em marica, e passei silicone do tipo preto alta temperatura em todas as juntas do arranque ou encaixe.
bom particvipei do arrancadão na lama, trilha pesada e tambvem jipecross e até agora o arranque tah um luxo. vamos ver como vai ficar para frente. abraços.

Valdir viana
02/11/2015, 15:37
Boa tarde companheiros, Reslima obrigado pelo retorno sobre a bomba hidra, notícia fresquinha a minha sport foi para a oficina esta semana para a transformação e já esta sem motor diesel, vi os relatos sobre o motor de arranque, apesar de vocês já terem tentado, vou também tentar manter o arranque no local original, sobre o volante vou optar pelo recurso do Leonardo rj, Leonardo tem algum comentário sobre?
Vou postar fotos do andamento e comentários para reforçar essa nova modalidade de sportage. Confesso que estou escutando demais que deveria ter optado por um motor AP, mas tenho 3 opiniões de mecânicos que confio e a de vocês e eu também prefiro o motor de opala, embora acredite que qualquer motor que puser na sportage fique melhor que o original, até de honda bis rsrsrsrs, mas quem deu sorte com o original faço votos que a sorte não vos abandone. O motor original foi retirado quando ainda em funcionamento correto, tenho turbina (com 90 dias de uso e revisada após a retirada), bomba injetora, etc, vou vender tudo.

Valdir viana
02/11/2015, 16:12
Como havia mencionado anteriormente a minha sport é diesel, tentei ver a posição do arranque na foto que o reslima postou, mas o flange esta ocultando, notei também que a saída da descarga é do lado contrário, estou postando uma foto da caixa seca, favor me dizer se é a mesma caixa. Outra coisa Reslima já abusando da boa vontade, vou começar a construir o flange, você por acaso encontrou o molde que fez? e vejam a turbina novinha que eu não preciso mais. abraço galera.

marcelo_sma
03/11/2015, 13:05
Como havia mencionado anteriormente a minha sport é diesel, tentei ver a posição do arranque na foto que o reslima postou, mas o flange esta ocultando, notei também que a saída da descarga é do lado contrário, estou postando uma foto da caixa seca, favor me dizer se é a mesma caixa. Outra coisa Reslima já abusando da boa vontade, vou começar a construir o flange, você por acaso encontrou o molde que fez? e vejam a turbina novinha que eu não preciso mais. abraço galera.

boa tarde Valdir
favor passar por e-mail o valor que está pedindo pela turbina: Marcelo_sma@terra.com.br

reslima
03/11/2015, 13:24
Valdir, tranquilo? Pelo que percebo, o câmbio da diesel é diferente, ao menos na fixação da capa seca. No meu caso, não mantive o arranque na posição original, posicionei ele mais ou menos no mesmo local do arranque original do opala e pra isso, fiz um pequeno corte na capa seca, para passar o focinho do arranque. Sendo assim, no teu caso, arranque e acionamento da embreagem que originalmente são do lado esquerdo, vão passar para o lado direito e o escape que é do lado direito, passará para o lado esquerdo.
Quanto à flange, infelizmente não encontrei mais o molde, ficou na oficina onde fiz a adaptação e depois não a encontramos mais.
Vai postando as novidades!
Coloca preço nas tuas peças que logo vende tudo.
Abraço.
Renato

reslima
03/11/2015, 13:25
O meu por enquanto está bom também, fazendo trilha quase todos os finais de semana, bastante água e barro... Vamos ver até quando aguenta...
Abraço...
Renato

boa galera. reslima fds passado tirei meu arranque fora lubrifiquei as escovas, dei uma geralzinha no arranque pois tinha um evento aqui em marica, e passei silicone do tipo preto alta temperatura em todas as juntas do arranque ou encaixe.
bom particvipei do arrancadão na lama, trilha pesada e tambvem jipecross e até agora o arranque tah um luxo. vamos ver como vai ficar para frente. abraços.

Valdir viana
03/11/2015, 19:30
Boa noite a todos, obrigado pela respostas, vou postar a transformação sim, não sei se pode por preço de peças para vender aqui, mas ta tudo no OLX.

leonardorj
23/12/2015, 14:06
fala meu camarada.como o seu cambio é dadiesel pelo que ja mechi em sport adiesel aqui,mantenha o arranque onde ele fica originalmente pois da diesel é ao contrario das nossos e com certeza vai ficar top. a unica coisa que vai ter que fazer é abrir um buraco no bloco do opala para isso acontecer. ou coloque do mesmo jeito das nossas vc tera a vantagem tambem de o garfo de embreagem da sua tambem para o lado contrario e não mechera em nada na minha tive que fazer uma gambiarra para colocar o cilindro devido a posição do arranque.
Boa noite a todos, obrigado pela respostas, vou postar a transformação sim, não sei se pode por preço de peças para vender aqui, mas ta tudo no OLX.

leonardorj
23/12/2015, 14:17
reslima, uma pergunta para vc. a minha sport fiz umas trilhas pesadas aqui com ela forcei legal e a minha segunda e quinta estão arranhando para entrar. fui trocar o oleo e para minha surpresa caiu bastante pedaços de metal. kkkkkkkkk acho que quebrou alguma coisa, kkkkkkk . agora vem a pergunta, estou com um desejo imenso d colocar a caixa de chevette, sera que nossa reduzida ira caber? estou quase aproveitando que final de ano acaba a temporada de trilha, rs estou pensando em desmontar td e começar essa mais nova empreitada.

Valdir viana
07/01/2016, 07:55
Bom dia pessoal, Rslima, ontem o mecânico colocou o motor no cofre mas o cárter ficou pegando no diferencial, na sua adaptação aconteceu isso?

reslima
08/01/2016, 10:46
Leonardo, que pena que seu câmbio zuou. Tenho feito trilhas médias aqui com a minha e tem aguentado bem, a lata é que está com algumas cicatrizes... kkkkkkk
Em adaptação nada é impossível, mas antes de tocar a de chevette, tira a sua e verifica o que estragou, quem sabe não é algo dificil de reparar.
Abraço.

reslima, uma pergunta para vc. a minha sport fiz umas trilhas pesadas aqui com ela forcei legal e a minha segunda e quinta estão arranhando para entrar. fui trocar o oleo e para minha surpresa caiu bastante pedaços de metal. kkkkkkkkk acho que quebrou alguma coisa, kkkkkkk . agora vem a pergunta, estou com um desejo imenso d colocar a caixa de chevette, sera que nossa reduzida ira caber? estou quase aproveitando que final de ano acaba a temporada de trilha, rs estou pensando em desmontar td e começar essa mais nova empreitada.

reslima
08/01/2016, 10:47
Valdir, tudo bem? Pois então, a minha não ficou pegando no diferencial, está bem próximo, mas pegando não.
Abraço.

Bom dia pessoal, Rslima, ontem o mecânico colocou o motor no cofre mas o cárter ficou pegando no diferencial, na sua adaptação aconteceu isso?

leonardorj
12/02/2016, 10:59
522387522390522391522389e ae esta nossa belizinha...andando bem.

MarceloPorto
27/03/2016, 10:38
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/kia-sportage/522387-sportage-com-motor-gm-opala-151-a-2015-114.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/kia-sportage/522390-sportage-com-motor-gm-opala-151-a-2015-115.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/kia-sportage/522391-sportage-com-motor-gm-opala-151-a-2015-124.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/kia-sportage/522389-sportage-com-motor-gm-opala-151-a-2015-122.jpge ae esta nossa belizinha...andando bem.

Bom dia, Leonardo.
Sou novo na comunidade, mais venho acompanhando a tempos o fórum da mesma. Tbm tive problemas com o motor original da sportage, e tbm estou trocando o mesmo, a minha primeira opção seria a troca por um AP, mais depois de ler bastante a respeito, percebi que não é um motor bom para se utilizar no dia a dia, pois na maior parte do tempo utilizo o carro no asfalto, devido a desempenho em alta e consumo. Estou a estudar a troca então pelo GM 151, motor que já possuo, pois foi retirado de um opala que possui, o motor encontra-se aberto, mais com toda retifica pronta, encamisado para stand, com pistões metal leve, eixo virabrequim, bielas, tudo refeito. Necessitando apenas de um comando novo, cabeçote e fechar o motor. Sendo assim, gostaria de saber se você possui o molde do flange, pois sou de São Pedro da Aldeia, bem próximo a Maricá. Outras perguntas, vi que você utiliza GNV tbm, e o carburador DFV 228, que tbm sou fã. Como ficou o consumo na Gasolina e no GNV, e qual a velocidade máxima alcançada no asfalto com esse conjunto.

Valdir viana
28/03/2016, 22:29
Boa noite Marcelo, sua Sportage é gasolina ou diesel? a pergunta é porque fiz a troca do motor da minha recente e tenho o modelo do flange mas para a caixa do motor diesel.

MarceloPorto
28/03/2016, 23:29
Boa noite Marcelo, sua Sportage é gasolina ou diesel? a pergunta é porque fiz a troca do motor da minha recente e tenho o modelo do flange mas para a caixa do motor diesel.

Obrigado, Valdir. Mais a minha é gasolina.

reslima
29/03/2016, 08:25
Opa, tudo certo? Infelizmente não tenho mais o desenho. Se perdeu em algum lugar na oficina.
Abraço.
Renato

Valdir viana
29/03/2016, 08:46
Bom dia, diga aí RsLima, fazendo muita trilha? a minha sportala nunca teve um motor tão bom, como costumo dizer até motor de honda bis é melhor que o motor original, kkkkk.

leonardorj
29/03/2016, 19:18
fala meus amigos, boa noite. desculpa a demora nas respostas mais esse inicio de ano esta bem tumultuado graças a Deus.
vamos la, infelizmente não tenho mais o molde, isso é a coisa que ninguem guarda.kkkkkkk cara minha oficina fica em são gonçalo, coelho, estamos mais ou menos perto. a minha tem gás sim mais uso muito pouco, inclusive o kit vou tirar e colocar no prisma da minha mulher. agora quanto o carburador, muito bom facil manutenção e pode se dizer quase manutenção nenhuma, agora bom msm não ficou não. mais como as trilhas que faço são bem pesadas estou sempre em reduzida, isso com os pneus que tenho que são mais ou menos 33 por causa da recapagem, não faz feio não inclusive passando com exito onde tr4 chorou, x terra passou com dificuldades e tal. estamos falando de carros preparados msm, e o cagalhão com os pés nas costas. kkkkkkk para ficar bom para dia a dia tem que ser carburador duplo, o carrro muda de figura, vou colocar na minha um 446, pois uso pouco no dia a dia somente para trilha. agora quanto a andar, com esse carburador ando a 100 fazendo um pouquinho de força, mais lembrando que os pneus são exagerados. agora do mais nada a reclamar super feliz com tudo até agora.

leonardorj
29/03/2016, 19:27
e antes que esqueça, fazendo novas mudanças, fiz mais umas adaptações no radiador original, mudei algumas posições cheguei ele para frente, fiz uns cortes aqui outros ali na lata do carro e consegui adaptar uma ventoinha de gol g5 que é uma baita ventoinha, pq fiz isso, pois cara infelizmente sem ar sem condições. kkkkkkkk ficou a parte de refrigeração nota 1000 a ventoinha liga e em menos de 1 minuto desarma, excelente, venta muito msm, amanhã vou começar a adaptação do compressor, e condensador que vou tambem tirar a ventoinha original do ar e colocar essas universal de 14 ou 16 pol pois na loja tenho os dois modelos, ainda verei como isso vai ficar. e talvez coloque o compressor original msm de opala pois estou sem tempo para esquentar a muringa para adaptar o original do carro. a parte de mangueiras como mecho tambem com ar isso para mim fica facil. agora a dica para vcs que querem colocar uma eletrica faz sem medo ficou nata 1000 sem contar que a eletrica a meu intender é melhor que a mecanica, menos perigoso, mais silenciosa e no engarrafamento das trilhas não corro risco de aquecer por causa da baixa rotação que vinha acontecendo. amanhã vou colocar as fotos.

MarceloPorto
29/03/2016, 23:31
Boa noite, Leonardo. Estava cogitando msm colocar a ventoinha elétrica moderna. Num Opala diplomata 88 que tive, troquei a ventuinha por uma do palio weekend e foi só alegria. Agora já vou direto na do gol G5, que é bem mais fácil de arrumar. Quanto ao contagiros e marcador de temperatura original da sportage, tem como usar? E quanto ao carburador, vou partir para um 3E, que tbm empurra bem o opala.

leonardorj
31/03/2016, 12:53
cara o velocimetro sim, a MINHA ESTA SEM MODULO E VELOCIMETRO FUNCIONANDO PERFEITAMENTE, AGORA CONTA-GIROS NEM TENTEI COLOCAR PARA FUNCIONAR E O MARCADOR DE TEMPERATURA DOS NOSSOS CARROS SÓ PELA MISERICORDIA, OPTEI POR UM ECANICO QUE FIZ IGUAL AO RESLIMA , MUITO MAIS SEGURO.

reslima
31/03/2016, 13:44
Opa, tranquilo? A minha liguei o contagiros, mas não marca certo, seja ligando no sinal da ignição ou no alternador... O velocimetro funcionou uma semana depois nunca mais... larguei mão também... e o manometro de temperatura original, esquece, ou ele vai te fazer perder um motor, no caso de aquecimento... não marca corretamente...
Abraço...

Valdir viana
31/03/2016, 21:03
Opa galera, vendo os assuntos aí sobre o termômetro, conta-giros, etc, eu nem tentei usar o termômetro original instalei logo uns da racetronix, pus um no cabeçote outro na saída da bomba d'água e um na saída do radiador, não porque precisa de todos, mas já estavam instados com o "fdp" do motor original aí deixei pois já havia instalado uma coluna de instrumentos, a vantagem de usar esses termômetros é que ele tem um set point de alarme aí pode acionar a ventoinha do ar condicionado a partir de determinada temperatura. agora o conta giro está funcionando, o modelo a gasolina também deveria pois o sinal de contagiros não vem da caixa? É isso aí, em tempo assim que aprender a carregar videos no fórum vou postar alguns videos de trilhas da minha região, até mais pessoal.

leonardorj
24/04/2016, 21:22
boa noite galera, estou com um problema na minha, o meu marcador sempre marcou acima dos 100° mais o carro nunca colocou agua para fora, inclusive troquei a ventoinha para fazer o teste ela arma e desarma certinho mais o danado esta sempre marcando alto, acho que a marca do fdp que já coloquei dois e aconteceu a msm coisa, alguem conhece uma marca boa e confiavel para comprar?

Valdir viana
25/04/2016, 08:01
Bom dia, como eu disse estou usando da racetronix, o que instalei no cabeçote, mesmo ponto onde é o termômetro original fica em geral com temperatura de 76°, quando em trilha, muito esforço do motor com o veiculo quase parado já atingiu 110°, esse modelo racetronix é bom e barato.

denishark
03/02/2017, 00:24
Boa noite pessoal....

Li esse tópico todinho, com muita tristeza venho contar que meu motor Turbo Diesel bateu tudo pela segunda vez em 2 anos.... desisti dele pra sempre...

Juntando o que li aqui com o q "dizem por ai" e mais algumas coisas q eu aprendi nessa curta vida, eu entendo que os APs são motores "de alta", funcionam bem em Gol e Santana, carros de até 1200kg... ja o do opala parece mais adequado ao peso do carro, é mais "torcudo" , parece melhor pra relação de marchas dela, e o principal..... eu ja tenho um 151 na garagem :) ...

Eu gosto muito do motor do Opala, também sou dono de uma Caravan 1980, está injetada multiponto com roda fônica e central MegaSquirt, roda bem, confiavel, e veio rodando de São José dos Campos - SP até Nova Mutum - MT onde vivo hoje, a alguns meses abri ele pra trocar a gaxeta por um retentor bipartido... conheço bem ele... no meu caso eu me sinto bem confortavel em instalar um motor de opala nela....

Sobre o retentor bipartido... segue o video pra quem interessar:

https://www.youtube.com/watch?v=qoj_YFHy3Lc

Segue fotos da injeção no motor 151 da minha Caravan 1980:
542960
542961
542962
542963
542964

Então motor de opala eu conheço o suficiente pra me aventurar.... e graças aos amigos do forum ja sei onde o bicho vai pegar.... isso ajuda muito...

E vamos começar !!!!

Sobre a flange, alguem ai tem algo pra servir de norte ??? Um desenho... um esboço ???

Sobre o volante, a opção do leonardorj de soldar e reabrir a furação do volante da sportage e usar o conjunto volante, platô e disco original parece mais pratica, funcionou beleza ? Precisa mudar a bucha do eixo piloto ?

Desde já agradeço qualquer ajuda... vou documentar bem a empreitada aqui...

Denis Goes

denishark
03/02/2017, 01:14

Boa noite Valdir... meu caso é o mesmo do seu... desisti do motor diesel.... pode me ceder o desenho da flange ?

tpidealli
01/09/2018, 11:29
Tentei realizar essa adaptação utilizando o volante do BF161, mas não sobrou material suficiente para fazer o rebaixo onde vai encaixado aparte das molas da embreagem da sportage, faltou material para fazer o rebaixo do centro no volante BF161.
Tentaremos utilizar o volante do próprio opala , pois parece ter mais material que o volante do BF161 que adquiri. Fica a dica a quem for fazer essa modificação, não sei se existe algum outro tipo de volante do BF161 mas o que utilizei não deu certo.

Alguns vão me condenar pela mudança, mas vamos lá, vou partilhar mesmo assim, vai que pinta mais algum maluco por aí.

Meses atrás tive o desprazer de ver o motor 2.0 16v gasolina da minha sportage abrir o bico em uma trilha. Como não era de meu interessa fazer a retifica do motor, o qual inclusive está desmontado dentro do porta malas do carro, resolvi partir para um outro coração para o veículo. Inicialmente pensei em um motor AP injeção, mas o custo, PARA MIM, não justificaria o investimento para um veículo que a utilização será apenas para trilhas e passeios aqui pela região. Sendo assim, como tinha na mão um motor GM 151 álcool zerado, resolvi instalar ele no veículo e compartilharei aqui algumas fotos das mudanças que vem sendo feitas.

Vamos lá, o volante do motor opala é maior que a capa seca, portanto, não tem como usar ele e também não tem como aliviá-lo adequadamente para acomodar a cremalheira e embreagem da sport e para entrar na capa seca. O volante da sportage não batea furação com o virabrequim de opala e qqer mudança na furação, implicaria em um enfraquecimento da peça. A solução que encontramos foi usar volante de BF161 que tem uma massa maior que do opala e a furação bate com a do virabrequim do opala. Sendo assim, o volante foi aliviado e nele foi instalado a cremalheira e embreagem completa da sportage. Ficou um legítimo "cú de anú", mas vai funcionar. Ah, o arranque que será utilizado, também será o da sportage e, apesar de, nas fotos abaixo, ainda não estar aberto o espaço na flange para encaixá-lo, ele já está no lugar. De resto, fiz uma pequena alteração no suporte do motor, para não ter que mexer no suporte no chassi, a posição do suporte do motor opala é praticamente no mesmo lugar do motor original, por isso não foi dificil. Estou nos "finalmente" fazendo suportes do alternador, bomba da direção e compressor do ar.
Algumas fotos.

463113

Abaixo, fotos da flange. Moro nos cafundós e aqui é complicado serviço de CNC, então preferi comprar a chapa em 3/8 e fazer ela com um camarada meu aqui na tornearia onde frequento.

463114

Volante de BF já aliviado e instalado no motor, com a cremalheira e embreagem da sport e já com a flange, inclusive.

463115 463116

Observações e questionamentos quanto ao balanceamento do volante são desnecessárias, pois já tenho conhecimento de que será necessário balancear.

robertoamv
08/10/2018, 19:52
Boa noite Valdir... meu caso é o mesmo do seu... desisti do motor diesel.... pode me ceder o desenho da flange ?
Já pensaram na possibilidade de usar a própria caixa do Opala, com um flange para a caixa de redução, como o colega que adaptou o motor do Omega? Creio ser menos trabalhoso.

Eltonjunior92
17/01/2021, 16:41

Algumas fotos.

463113

463114

463115 463116

Vc teria o desenho dessa flange vou adapta o motor no meu